terça-feira, 20 de março de 2018

A investigação do processo e-toupeira


Na passada sexta-feira o blogue Mercado de Benfica publicou um documento do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa que resume os indícios existentes contra os cinco arguidos do processo E-Toupeira. A notícia da divulgação do documento e de alguns dos seus trechos foi divulgada por praticamente toda a gente. A TVI até abriu o seu noticiário da 20h com essa notícia. Entretanto já passaram três dias e tenho visto muito pouca análise aos factos relatados. Posto isto, vamos a uma análise mais aprofundada.

O documento pode ser descarregado no Mercado de Benfica no seguinte post (aqui)

O que está em causa




Neste caso não vale a pena estar a salientar a "marcador" as partes mais relevantes, uma vez que tudo é relevante. 

Os arguidos 



Paulo Gonçalves e José Augusto Silva foram detidos e presentes a juíz de instrução criminal. Paulo Gonçalves foi libertado ficando com termo de identidade e residência enquanto que José Augusto Silva ficou em prisão preventiva. Já apresentei devidamente três destes arguídos. Podem e devem consultar os posts no links seguinte:
- José Augusto Silva (aqui)
- Júlio Loureiro (aqui)
- Óscar Cruz (aqui)

Quanto a José Manuel Ribeiro não se vislumbra grande interferência no caso, para além de ter sido alegadamente cúmplice de José Augusto Silva, de quem é familiar. 

Os processos consultados

Neste documento estão informações detalhadas sobre os acessos indevidos efectuados por José Augusto Silva, quer a processos ligados ao Benfica, quer a processos ligados aos rivais. Não vou estar aqui a publicar todas essas páginas, mas faço um resumo:

1) Processo dos vouchers: 64 consultas indevidas entre 1 de Setembro de 2017 e 29 de Janeiro de 2018.

2) Processo violação sistema informático Benfica: 107 consultas entre 1 de Setembro de 2017 e 29 de Janeiro de 2018.

3) Processo contra Francisco J.Marques e Porto Canal: "Pelo menos" uma consulta a 1 de Setembro de 2017

4) Processo no seguimento de uma denúncia anónima contra Bruno de Carvalho: 2 consultas, uma no dia 2 de Setembro de 2017 e outra no dia 7 de Setembro.

5) Caso dos emails: 156 consultas entre 1 de Setembro de 2017 e 29 de Janeiro de 2018.

Foram ainda consultados mais 5 processos do interesse de Paulo Gonçalves.


Neste documento é dito de forma indiscutível que todas as informações recolhidas por José Augusto Silva chegaram ao conhecimento de Paulo Gonçalves.

O senhor dos bilhetes



A oferta de bilhetes foi mesmo confirmada pelo Dr.Paulo Gomes, advogado de José Augusto Silva e figura sobre a qual já escrevi (aqui). Estamos a falar de dezenas de convites para todos os jogos em casa e para os jogos fora perto da residência de José Augusto Silva. O mesmo acontece com Júlio Loureiro que também é presenteado regularmente como já demonstrei no post dedicado a essa figura (aqui)

O "banqueiro" do povo



Neste documento não há mais nenhum tipo de informação sobre este indício. Mas de facto é no mínimo muito estranho ver tantas operações a crédito num espaço de um ano. E atenção que o valor também é significativo. Investigue-se...

Jobs for the boys


Apenas acrescentar que isto é que foi um verdadeiro passeio familiar.

Bobby, tareco, busca, busca...


Nas viaturas de José Augusto Silva forem encontrados 


Vejamos agora o que foi encontrado em casa do José Augusto Silva.

Tudo somado estamos a falar de 258,91€ em material do Benfica. Algo que supera em muito os 150€ legais para ofertas a funcionários judiciais. E já nem estou a contar com os bilhetes para os jogos na Luz e fora, ou com a eventualidade dos depósitos e transferências se confirmarem como sendo ligados ao processo. 

No mesmo dia das buscas, Fernando Nuno, o tal sobrinho de José Augusto Silva a quem foi prometido um emprego no Museu do Benfica foi apanhado com:


Ai Julinho, Julinho...


Com esta informação sobe para 7 o número de jogos em que Júlio Loureiro foi presenteado com bilhetes, uma vez que num post anterior já tinha apontado 5 jogos com base em emails divulgados. 

Entre Fevereiro e Abril de 2017 já tinha sido presenteado com bilhetes para os jogos do Benfica no Estádio da Luz com os seguintes adversários: Dortmund, Chaves, Belenenses, Porto e Estoril. 

Um verdadeiro escândalo


Mas nas buscas, a "melhor" parte estava guardada para Paulo Gonçalves. Atentem bem no seguinte: 


Para abrir é logo interessante verificar que o curriculum vitae do sobrinho de José Augusto Silva estava no gabinete de Paulo Gonçalves. Está mais do que provadas as diligências em curso para que o senhor Fernando Nuno se tornasse funcionário do Benfica. 

Mas mais relevante do que isso é o facto de o assessor jurídico do Benfica e braço direito de Luís Filipe Vieira ter no seu gabinete no Estádio da Luz, informação privada e confidencial de Hernâni de Jesus Fernandes, funcionário do Sporting. Isto é um escândalo e o Sporting tem de agir criminalmente contra o Benfica e Paulo Gonçalves. 

Será assim tão difícil perceber de onde é que terão saído os documentos confidenciais da Segurança Social? Já que a PJ efectuou busca na casa de Paulo Gonçalves, podiam ter aproveitado a oportunidade para questionar a esposa do arguido sobre se teria ideia de como é que esses documentos teriam sido passados da Segurança Social para o Benfica. Aposto que a sua experiência de mais de 13 anos no Instituto da Segurança Social poderia ser útil para ajudar os investigadores.

Factos provados


Para fechar deixo para reflexão uma listagem de factos provados sobre este processo:
- José Augusto Silva recebeu convites e produtos do Benfica. Informação confirmada pelo advogado do próprio e através de buscas como se pode ler neste documento.
- José Augusto Silva acedeu a mais de 10 processos do interesse do Benfica, nomeadamente de rivais. Estão provados 340 acessos ilegais a esses processos mas foram muitos mais. Reparem que as provas só começaram a ser recolhidas a 1 de Setembro e a investigação acredita que o esquema remonta a Julho. 
- Nas buscas em casa de José Augusto Silva foi encontrado diverso material desportivo do Benfica. Algum desse material ainda por estrear e com as etiquetas.
- Vigilâncias e escutas indicam a promessa de dar emprego ao sobrinho de José Augusto Silva. Nas buscas ao gabinete de Paulo Gonçalves foi encontrado o CV do tal sobrinho.
- Júlio Loureiro tinha em sua posse vários bilhetes para jogos do Benfica. 
- Paulo Gonçalves tinha no seu gabinete no Estádio da Luz, documentos sobre um funcionário do Sporting e documentos sobre a segurança social do Sporting.

E atenção que isto são provas recolhidas numa fase muito preliminar. Neste momento os investigadores já devem ter acesso a muito mais informação. Perante tudo isto, ainda há por ai algum benfiquista com vontade de defender Paulo Gonçalves e o Benfica? Ou já todos perceberam o que está aqui em causa?

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

29 comentários:

  1. Com o Mister do Café, o objectivo é silenciar.
    Acabar com o blogue, porque os incomoda. Muito!
    O blogue estar activo é muito mau para o vieirismo.
    Estão a ver se, com ordem judicial, conseguem bloquear. Impedir mais posts.

    Ameaçam supostos autores, para que o verdadeiro tenha chatices.
    Querem que ele pense duas vezes antes de escrever. Que faça auto-censura.
    E, claro, comece a pensar em despesas, como pagar a um advogado, custas, etc.
    E, portanto, pare de escrever.

    Eles sabem que nunca vão incriminar o autor do blogue.
    Não há lá nenhum crime.
    Só documentos de outros sítios (imprensa, redes sociais), factos e opiniões.
    Nada isso é crime.
    Nem vão conseguir indemnizações.
    O Estado Lampiónico ainda só é um estado dentro do Estado Português.
    Mas ainda não é o Estado. Ainda não o capturou por completo.

    Mas, sim, haverá chatices.
    A chantagem, a ameaça obriga a pensar duas vezes, a hesitar.
    A ameaça é só para que o autor se cale ou pense em calar-se perante os problemas que terá.

    É que estamos a falar de um anónimo contra um gabinete de paródia, composto por batalhão de advogados pagos a peso de ouro.

    Se até o Jorge Jesus, que ganha o que se sabe, perante a ameaça de 14milhões de indemnização, lhes deu aquilo que ainda tinha direito (e ainda pagou a advogados), imagine-se um bloguer com vencimento seguramente muitíssimo menor.
    Os jornaleiros quando ameaçados com processos tb têm as costas quentes. As empresas para quem trabalham assumem as despesas.
    Não é o caso de um bloguer.
    Aliás. A cartilha, agora gabinete da paródia, e as toupeiras têm conseguido suprimir algumas páginas que não gostam.Já têm a coisa montada.
    Mister do café se for preciso juntar dinheiro, esteja à vontade, estou pronto para ajudar! Tudo que seja para ajudar a colocar esses criminosos do benfica na prisão estou cá para dar uma ajuda e Mr do café faz muita da papinha da PJ no processo de acusação!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Carlos Campos, como muito bem diz esta é uma estratégia condenada à partida. Nem que seja no Tribunal Europeu, a alegação da indevida divulgação do “segredo de justiça” vai morrer pois o Interesse Público do assunto sobrepõe-se a qualquer proibição.

      Agora concordo que é situação chata e desgastante, pois até uma decisão extrema do Tribunal Europeu dos Direitos do Homens, muitos anos vão passar e despesas a efectuar, e como hoje quem perde tem de pagar parte das custa dos vencedores, poderá ser, na pior das hipóteses, desgastante.

      De qualquer modo, a vitória final pela verdade da pertinência dos factos será reconfortante, com um Tribunal internacional de último recurso a reverter eventuais decisões contrárias e a obrigar a acertar as contas do dinheiro gasto, além de indemnizações por danos causados.

      Por último, estou certo que se o Mister do Café precisar de abrir uma linha de apoio , não lhe faltaram muitos apoios do Norte ao Sul de Portugal. :)

      Eliminar
  2. Mister, Mister, olha que violar o segredo de justiça acarreta penas!

    E piche, já agora, era o que esses galináceos precisavam

    ResponderEliminar
  3. EU sou o Mister do Café!...
    Mister, sem medos! NUNCA!...
    Esses "BULLIES" continuarão a tentar denegri-lo, e como Sócio do SCP, sou completamente a favor da disponibilização do Gabinete Jurídico do Clube para qualquer solicitação do Mister, na sua defesa e ataque, se necessário!...
    Continue com o EXCELENTE trabalho de desmontagem do "Circo Carnide, a sua agremiação criminosa"!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu creio que o Mister nem precisará da ajuda de terceiros para se defender porque nada mais tem feito do que partilhar conteúdos que foram divulgados ou na imprensa ou em outros sites, tudo que aqui tem sido publicado é devidamente creditado na sua fonte.

      De qualquer forma, eu pessoalmente não me importo de contribuir seja com outros Sportinguistas ou até cidadãos de outros clubes para que seja feita justiça, neste caso ilibando-o.

      É pena que neste país tenham que ser blogues a fazer o trabalho que competiam a jornalistas, eles que passam a vida a enfiar informação errada na cara das pessoas, e agora já se chega ao cumulo de haver não só censura nos jornais como também perseguição a blogues na internet...

      Um nojo o estado em que está o mundo da comunicação social em Portugal, NOJENTO, gostava de saber o que senhores da ERC e dos sindicatos de jornalistas acham de conteúdos altamente sensíveis não serem tocados por jornalistas por medo, ou conluio com os criminosos, e depois andarem criminosos a fazer perseguição e coação a quem na internet tem coragem de divulgar as suas patifarias...

      SL

      Eliminar
  4. O Trafica nunca poderia estar a disputar o campeonato! é por demais evidente tanta corrupção. O Mirim também anda metido nisto! INVESTIGUE-SE!

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez, excelente trabalho Mister!

    ResponderEliminar
  6. Mas quem é o Mister do Café? Eu sou o Mister. O BdC é o Mister. O JJ é o Mister.... ninguem vai calar o nosso Mister do Café. Estamos unidos e estamos armados com a Verdade. Doa a quem doer.

    ResponderEliminar
  7. Nao ha uma instituicao no desporto e nao so que nao esteja corrompida pelo benfica , restalhe corromper muito poucas instituicoes e as que nao consegue corromper silencia-as com decisoes feitas por juizes como o que impediu as buscas no seu ultimo dia de servico os crimes esparrachados nos emails deixaram de ser divulgados mas la estao os criminosos e um dos ultimos e bruno paixao que nao passa de um empregado ladrao ao servico do orelhas https://www.facebook.com/fcportolucido/photos/a.334151800336268.1073741828.334045037013611/439918783092902/?type=3&hc_location=ufi

    ResponderEliminar
  8. expresso 17 março 2018

    Jornalista pergunta: "Quando e porque razão pararam esses procedimentos de segurança?"

    Secretária de Estado da Justiça responde: "Desde outubro do ano passado (2017) que estávamos a colaborar profundamente com a PGR e com a PJ. E não acionámos determinadas matérias de propósito, porque só assim poderíamos chegar até à 'toupeira'"

    ResponderEliminar
  9. Mister... haverá material para desmontar esta noticia do CM sobre o investidor fantasma? Se houver faça-o pf.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Mister, não se acanhe, o que aqui faz é verdadeiro serviço público! Denunciar os podres do futebol português que tanto ajudam a que o Sporting seja arredado da conquista do campeonato tantas vezes sem ser só por culpa própria. Quando chegar a altura, muita gente honesta estará consigo, quer monetariamente se for caso disso, quer juridicamente!! Mantenha-se como um Leão que passeia entre galinhas! Não se esqueça as galinhas andam sempre de peito inchado, mas acabam sempre a levar na cloaca!!

    ResponderEliminar
  11. Mais um excelente post, Parabéns.
    Ps. Espero que o Sporting o ajude contra a máfia de carnide,porque precisarmos de ser alertados sobre os procedimentos mafiosos dos dirigentes do Benfica, já que da comunicação social nada nos chega.

    ResponderEliminar
  12. É de facto uma parodia o tal gabinete de crise ter instaurado um processo contra o Mister do café , diria mais patético o que revela o desespero e desnorte da direcção do SLB relativamente a informação que circula na Internet e " desmontada " inteligentemente neste blogue . O desespero e o ridículo é tal que leva o histérico e hipócrita saco de esterco Guerra a ameaçar em directo na tv quem parafraseou os títulos dos jornais que faziam noticia ao alegado valor monetário que teria recebido a toupeira , sendo o mesmo bipolar a insinuar e lançar lama no mesmo programa sobre equipas e jogadores que se teriam vendido para facilitar em campo o FCP assim como já o tinha feito relativamente ao SCP no passado , dando como exemplo o guarda redes do Boavista , um canalha da pior espécie que espero lhe chovam processos por difamação quer pela direcção dos clubes dos atletas visados , quer por parte dos atletas ,e nesse mesmo programa em jeito de " cereja no topo do bolo " o imbecil surge com copias de um documento interno da PJ algo que se encontra em segredo de justiça independentemente de ter sido vazado para o exterior , a minha única curiosidade e sabendo-se que tal documento tem origem no "badalado " Mercado de Benfica qual a fonte do mesmo? Seria algo poético que o documento com qual o saco de esterco acena histericamente no ar e o leva a espumar a bom espumar fosse informação que tenha origem na documentação entregue pela toupeira a Paulo Gonçalves ... Era de bradar ! Mister que nunca lhe doam os dedos no que concerne a denunciar esta " cosa nostra " a portuguesa .

    ResponderEliminar
  13. Mister já não há palavras para o trabalho que desenvolve neste blog! Essas polícias bacocas e incompetentes têm muito a aprender consigo! Força Mister! Saudações Leoninas! #somostodosmister

    ResponderEliminar
  14. Mais um exemplo do que deve ser jornalismo de investigação.
    Não são certamente os parodiantes de carnide que vão silenciar o Mister

    ResponderEliminar
  15. Por cada Mister que cair, 3 milhões de Leões o levantarão!!!

    ResponderEliminar
  16. Bem...se p "Mister" pode ser arguido...
    Isso quererá dizer que solidariamente...o mesmo pode acontecer comigo...
    Mas não é por isso que vou deixar de dizer que supostamente o Benfica na pessoa dos seus maximos responsáveis...está "enterrado até às penas", neste processo...supostamenteno passível de ser considerado corrupção...

    ResponderEliminar
  17. Vamos lá a ver uma coisa, uma vez que o Mister do Café usa apenas informação que já era do conhecimento público, então todos os orgãos/entidades que divulgaram essa mesma informação também irão ser processados?

    Piu...

    ResponderEliminar
  18. Já todos percebemos o que está aqui em causa... Todos menos os 14M de escarlates que ainda acham que isto não tem nada a ver com a bolinha dentro da rede... nem com o Clube do Regime "Ah e tal isto são só negócios...sitos particulares.. de uns aldrabões...zitos que querem só uns bilhete...tios p'ra bola." (isto para aqueles que mesmo assim, ainda conseguem conjugar duas palavras seguidas)

    #TodosSomosMister

    ResponderEliminar
  19. Muito bom! Quero saber mais podres e já agora do Porto, Sporting e Braga. Também devem fornecer umas boas relíquias deste género

    ResponderEliminar