quarta-feira, 28 de março de 2018

Amílcar & Vieira, Lda - Os senhores dos bigodes


No passado dia 25 de Março, Bruno de Carvalho fez uma publicação na sua página de Facebook com várias considerações sobre um certo "estadista" (aqui). Nesse post foram colocados alguns pontos sobre o passado e o presente do tal "estadista". Julgo que praticamente todos os pontos são do do conhecimento geral. Contudo, há um me parece não ser ainda conhecido do grande público. 

"Eu apenas passava o meu tempo no escritório do administrador do BES, Amílcar Morais Pires, a aumentar a dívida do clube;

Quem é Amílcar Morais Pires? 


Link (aqui)

Este senhor tem um longo passado no Banco Espírito Santo, onde chegou a administrador executivo em 2004 e membro do Conselho de Administração do BES Investimento em 2005. Durante alguns anos foi também administrador da PT em representação do BES. Amílcar foi o braço-direito de Ricardo Salgado no BES. Para que se perceba melhor, estamos a falar de uma espécie de Paulo Gonçalves lá do sítio. 

Link da notícia (aqui)

São inúmeros os processos em que este artista esteve e está envolvido. Desde o processo relacionado com a compra de acções da EDP em 2008, passando pelo "saco azul do GES", operação Marquês, desvio de dinheiro para paraísos fiscais, etc. Um bocadinho de tudo, ao bom estilo do amigo "estadista". 

A relação com o Benfica


O nosso amigo benfiquista aparece numa série de emails divulgados pelo site Mercado de Benfica. São dezenas de mensagens onde é convidado para actos oficiais do Benfica. Estamos a falar de convites de honra feitos por Luís Filipe Vieira para as galas do clube, inauguração do museu Cosme Damião, acções promocionais como o lançamento de um relógio e de um carro alusivo à conquista de um título do Benfica, gala em honra de Eusébio ou até para a inauguração da Benfica TV, onde fez parte da lista de convidados de hora de Luís Filipe Vieira. Ilustres personagens como António Mexia, Zeinal Bava ou Armando Vara. Outros verdadeiros "estadistas" deste país. 

Existe também um email em que é concedido a Amílcar Morais Pires um parque no interior do estádio para toda a época 2016/2017. Mas há coisas mais giras...

Um, dois, três, quatro, cinco, seis...


Email publicado pelo site Mercado de Benfica
Entre outros convites para o camarote presidencial, quero destacar em particular o que foi feito para o Benfica-Braga de 2012/2013. Na altura, Luís Filipe Vieira ofereceu 6 convites de tribuna presidencial a Amílcar Morais Pires para o Benfica-Braga da época 2012/2013. De todos os emails que tenho visto, nunca me apercebi de alguém ter direito a tantos convites para esta zona privilegiada do estádio. 

Voa, voa, voa....



No dia 6 de Maio de 2013, Ana Paula Godinho em nome do Presidente Luís Filipe Vieira convidou Amílcar Morais Pires para estar presente na Final da Liga Europa em Amesterdão. No dia seguinte, a secretária do conselho de administração do BES respondeu ao convite.


Meus amigos, não é para quem quer, mas sim para quem é um "menino querido".

Um exemplo perfeito


Podia estar aqui a dar muitos exemplos, mas escolhi o caso do Verdelago por se tratar de um caso que abrange várias ramificações do polvo, o que se torna num exemplo perfeito do como funciona a teia em torno do "estadista" e dos seus "meninos queridos". 

Portanto, num contexto de crise o BCP e o BES aceitaram emprestar 250 milhões de euros a Luís Filipe Vieira no ano de 2011 para projectos imobiliários. Isto numa altura em que existia uma enorme falta de liquidez no sistema financeiro português. Ninguém conseguia contrair um empréstimo, mas para Vieira "toma lá 250 Milhões". A maravilha continua com o governo a classificar o projecto como PIN (potencial interesse nacional). Mais uns bilhetes para a mesa do canto se faz favor...

Para terminar em beleza, quem é o trolha que vai tratar do assunto? Nada mais, nada menos do que o "labrego" António Salvador através da Britalar. Coincidências...

Fiquem agora com um excerto de um artigo que é perfeito para ilustrar a relação entre Luís Filipe Vieira e Amílcar Morais Pires. 

"O "seu" homem no Bes"


Artigo do Expresso (aqui)
Em Maio de 2015 era isto que Pedro Santos Guerreiro, benfiquista assumido e director do Expresso, escrevia sobre a relação entre Vieira/Benfica e Amílcar/Bes.

Dizia Pedro Santos Guerreiro:"Amílcar Morais Pires. Foi com ele que Vieira montou muitos negócios e chegou a ser um dos maiores devedores ao BES. No final, as suas empresas safaram parte dos empréstimos". 

Esta história podia acabar aqui, mas é sempre bonito vermos finais felizes em filmes de gangsters. Hoje toda a gente sabe que a reestruturação da dívida de Luís Filipe Vieira ao Novo Banco foi feita através da passagem dos seus activos para um fundo gerido por Nuno Gaioso, vice-presidente do Benfica, através da Capital Criativo. Curiosamente, Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira também é accionista dessa empresa. 

Isto é aquilo a que eu chamo de "verdadeiro bigode".

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

17 comentários:

  1. Ó Mister, nunca nos falhas! eh eh eh! Isto é o verdadeiro Telejornal!

    ResponderEliminar
  2. Mais um excelente trabalho de verdadeiro jornalismo de investigação, denunciando e expondo os podres rabolhos.

    ResponderEliminar
  3. É por estes labregos que Portugal está como está, porque se não fosse isto milhões de Portugueses poderiam viver melhor.

    ResponderEliminar
  4. O Pulitzer deste ano é para o Mister do Café!!!!

    ResponderEliminar
  5. Bravo Mister. Continue a desmascarar essa cambada de vigaristas. Que nunca lhe doa as mãos por tanto escrever. Nós Sportinguistas agradecemos.
    S.L.
    #TodosSomosMister

    ResponderEliminar
  6. Toupeiras?Não,autênticas e genuinas ratazanas de esgoto...

    ResponderEliminar
  7. Meu caro, que GRANDES coincidências tu arranjas para "entalar" estadistas, banqueiros e trolhas... Na minha humilde opinião o PRESIDENTE DO SCP é ainda muito "brando" nos posts do facebook em relação a esta quadrilha de gangsters!

    Estes "estadistas" que são o orgulho de grande parte da comunicação social até tremem, por lerem ou ouvirem as VERDADES NUAS E CRUAS que no Mister do Café e nos posts do Bruno são simplesmente apresentadas. Mais uma vez o vou escrever, quando todas estas histórias de CRIME forem julgadas PORTUGAL ficará mais limpo e será um país bem melhor. O Estado Português, tem aqui uma grande oportunidade de demonstrar que somos uma república democrática em que qualquer cidadão tem exatamente os mesmos direitos e deveres. Este país não é do Luís e dos seus apóstolos!

    Meu caro, o teu trabalho ORGULHA QUALQUER CIDADÃO.

    ResponderEliminar
  8. vergonhoso. um insulto aos portugueses estes "trolhas"

    ResponderEliminar
  9. Oh caramba, lá está o Mister com as suas coisas de expor o que realmente se passa em Portugal, com todas as suas incongruências que levam tantos indivíduos a andar de peito feito e a mostrarem-se tanto.

    E depois....puff, isto é publicado e então percebe-se que afinal as coisas não são como tantas vezes as pintaram na CS.

    O maior problema disto é que isto é apenas uma parte do polvo. Se envolve tanto dinheiro, envolve também muitas mais coisas.
    E aqui é um principal opositor da verdade: segues o dinheiro.....

    ResponderEliminar
  10. Sem ofensa para quem o use, neste caso, é uma questão de bigodes mais ou menos farfalhudos a exemplo das toupeiras.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns de um portista.
    Enorme trabalho! Que nunca lhe doam os dedos para que possa continuar a denunciar as trafulhices do clube do regime.

    ResponderEliminar
  12. Caro mister, caros scpguistas

    Por favor peguem nestes indicios e noutros ,notícias de jornais (mesmo sendo jornalixo), textos de blogues que exponham a podridão e indicios de corrupção e submetam para a uefa:
    https://integrity.uefa.org/index.php

    Eu sei eu sei, fica e uefa é tudo compadrios mas lá fora a vergonha é maior.

    Somos 3 milhões de scpguistas.
    Diria um milhão segue a bola.
    Pelo menos 200-300 mil somos doentes.
    Basta 1 por cento submeter uma queixa, uma suspeita para termos 3000 Mails sobre o assunto.... Nem a Uefa pode ignorar

    Militância também é isto.
    Vamos todos perder uma hora ou duas.
    Juntos terá impacto.

    SL


    ResponderEliminar
  13. Grande trabalho ! 👏🐙✉🔞👮

    ResponderEliminar
  14. O Mister não sabe de metade da missa !!! O "Estadista" sempre foi especialista em comprar terrenos ao Estado ou a Bancos. com grandes favores e prendas para politicos e administradores dos Bancos ! Onde o "Estadista" deu o pulo do gato foi com a antiga fabrica das loiças sacavem !!! Depois foram os terrenos da Expo! Depois usou o taco do Mantorras e edificou uma mostruosidade em Cabanas ! A historia do terreno na Altura era um terreno que alguem ( estrangeiro ) comprou para edificar mas foi sempre impedido pelo ministerio do ambiente e acho que o homem acabou por morrer e o terreno foi parar a CGD. Com o "Estadista" as aprovações apareceram na hora ! Mas o Estadista nao tem culpa nenhuma ! A culpa é dos otarios que vao votar e que escolhem esta corja de politicos que se corrompem por bilhetes de bola ! O Otário , para além de passar parte de seu Domingo de pé a espera de meter uma cruz no papel , ainda tem que pagar bilhete quando quer ir ver a Bola enquanto aqueles que receberam seu voto sentam se ao lado do Estadista ! O Eleitor , se ficar a dever uma prestaçao da casa o Banco fica-lhe com a casa , enquanto o Estadista nao precisa para emprestimo nenhum ! Parabens a todos eleitores deste pais , onde numa lista de 15 partidos votam essencialmente em 2 !!!! E parabéns ao Estadista que conseguiu perceber que para corromper um Politico ou Adminstrador de Banco , basta oferecer uns bilhetes para ir ver a Bola ! E parabens ao Mister . que sabendo disto , não se ficou pela cobardia endemica lusitania e meteu isto cá para fora . para que os brilhantes eleitores deste pais saibam que quando forem votar correm o risco de votarem em pessoas que gozaram a vida toda com seu voto !

    ResponderEliminar
  15. É uma pena a nossa comunicação social (minada) com muitos mais recursos não conseguir (é mais falta de vontade)fazer um trabalho deste género!!
    Parabéns Mister.

    ResponderEliminar