segunda-feira, 17 de setembro de 2018

"Sarilhos pequenos"


Manuel Fernandes será provavelmente a maior lenda viva do futebol leonino. Foi jogador do clube durante 12 épocas, realizou 433 jogos e marcou 259 golos pelo Sporting. Depois de ter pendurado as chuteiras fez um pouco de tudo no clube: treinador-adjunto, treinador principal, director da Academia, director da equipa B, director de Scouting e mais recentemente director desportivo interino. 

Faço esta introdução para que os mais jovens percebem o percurso e o estatuto de Manuel Fernandes no Sporting. Ao longo dos últimos tempos, Manuel Fernandes tem conciliado o cargo de director de Scouting do Sporting com o de comentador do play-off da Sic Notícias. Aquando da entrada da comissão de gestão, Sousa Cintra promoveu Manuel Fernandes para Director desportivo, sendo que durante esse período suspendeu as funções no programa.

Play-off de 9 de Setembro


No dia seguinte às eleições, Manuel Fernandes regressou ao seu lugar de comentador. No programa de dia 9 teceu uma série de considerações sobre a vida interna do clube, relativas ao período em que teve o cargo de director desportivo interino. Aqui ficam algumas dessas declarações numa versão resumida.


Eu percebo a vontade em falar, mas como profissional do clube - regressou ao cargo no dep. Scouting - não o pode, nem deve fazer, até por motivos contratuais. Estamos a falar de questões que não podem vir para a praça pública, muito menos vindas por alguém com responsabilidades. Neste pequeno resumo ficamos a saber várias coisas: 
1) Bas Dost ainda tem algum receio de um eventual ataque;
2) Manuel Fernandes atacou João de Deus, antigo treinador da equipa B;
3) Jovane Cabral é mais humilde do que a família dele;
4) Francisco Geraldes saiu por dinheiro.

Portanto, de uma só vez Manuel Fernandes trouxe para a praça pública as inseguranças de Bas Dost, atacou João de Deus, atacou a família de Jovane Cabral - é fácil associar estas declarações à recente renovação de contrato - e para fechar em grande ainda atacou Francisco Geraldes.

Sobre Bas Dost e a família de Jovane Cabral não há muito mais a acrescentar, senão dizer que é vergonhoso que se tragam esses assuntos para a praça pública, atropelando uma conversa privada com o jogador holandês e atacando a família de um jogador do clube para o qual trabalha. 

João de Deus


Sobre João de Deus, deixo apenas a declaração do antigo treinador da equipa B do Sporting no jornal Record. 


Serei só eu que não vejo aqui nenhuma colagem de João de Deus ao trabalho realizado pelo jogador? Aliás, o antigo treinador da equipa B até faz rasgados elogios a Carlos Bruno, responsável pelo laboratório de optimização de rendimento da Academia. Provavelmente Manuel Fernandes queria ver os elogios direccionados para Tiago Fernandes, treinador dos juniores que esta época foi promovido a adjunto de José Peseiro.

Francisco Geraldes


Recordo que Manuel Fernandes só deixou de ser director desportivo no dia do próprio programa. Por isso é ainda mais incompreensível que não tenha noção que Francisco Geraldes não estava a jogar no Frankfurt por estar com problema físicos.

Link da notícia (aqui)
Quando um director desportivo não sabe o estado em que se encontram os jogadores que tem que gerir, parece-me que está tudo dito sobre a sua valia para o cargo. 

Volta à carga


No programa de ontem, mais uma série de novidades sobre a vida interna do Sporting. Vou apenas destacar a declaração sobre a reunião realizada entre o novo Presidente e os jogadores:


E ficamos assim o sentido do discurso do Presidente do Sporting numa reunião cujo conteúdo tinha de ser preservado. 

Para fechar


Se Manuel Fernandes não tem a noção dos seus limites, alguém tem de falar com ele. Como elemento da estrutura do Sporting, não pode andar a contar a vida interna do clube na televisão nacional. Em defesa do Sporting e do próprio, algo tem de ser feito neste sentido, sob pena de sarilhos pequenos se tornarem nuns sarilhos enormes. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

19 comentários:

  1. Manuel Fernandes não será o melhor representante do Sporting neste tipo de programas. Julgo que estava a ser substituído pelo Carlos Xavier que terá um perfil mais adequado.

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao Geraldes nao falhou nenhum jogo por lesão, a lesão foi nesta paragem num jogo treino.

    ResponderEliminar
  3. Já nos júniores, esse Jovem Cabral era anormal para a idade que tinha.
    Geraldes protagoniza bem a mentalidade dos jovens alcocheten$e$.
    Manuel Fernandes calado era um poeta. A cabeça só para cabecear.

    ResponderEliminar
  4. Mister, que mal lhe fez o Manuel Fernandes? Não entendo a sua animosidade em relação a ele...

    ResponderEliminar
  5. Le o post e ouve o que o homem disse. Manuel Fernandes é uma lenda do clube mas gosta deaparecer. Mas devia saber que assim nao ajuda o Sporting

    ResponderEliminar
  6. Eu não acompanho nenhum destes programas nas das duas uma: ou o Sporting se demarca de todos estes comentadores e emite um comunicado oficial a informar que não se revê em qualquer um deles oi então arranjem pessoas competentes para o representar. Será assim tão difícil fdx??? A maior parte dos que lá andam dos rivais são para baixo de analfabetos. Basta alguém com dois dedos de testa para os desmascarar facilmente. Ninguém no Sporting percebe isto?

    ResponderEliminar
  7. Há anos que está a mais no Sporting. E mais um ratinho que ali anda a desfilar o penteado e falar de tudo e de todos.
    É triste, e foi com ele que começou a decadência. 12 épocas, 2 títulos. Glória?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Manel Fernandes é o jogador vivo que mais impacto teve no Sporting.

      Foram "só" 259 golos!

      Se houve decadência, ele foi o menos culpado e o que mais lutou contra ela.

      Além disso, a decadência começou com ele e com centenas de jogadores que passaram no Sporting durante esses 12 anos, para não falar dos principais culpados: os dirigentes, os treinadores, etc.

      Eliminar
    2. Manuel Fernandes sempre pensou com as patas! Não tem cérebro.

      Eliminar
  8. Mas será que ninguém tem a coragem de lhe dizer : "Oh Manel , não sejas burro !!!" ou então "Manel, calados és um sábio" .

    ResponderEliminar
  9. Que post mais estúpido!

    O MF não disse nada de mal, nem da 1ª vez e muito menos da 2ª.

    Aqui o Mister tem os seus ódiozinhos de estimação e vá de bater neles o ano inteiro!

    ResponderEliminar
  10. INDISCUTIVELMENTE , O MANUEL FERNANDES NÃO PODE NEM DEVE FALAR DE ASSUNTOR INTERNOS DO CLUBE , DE QUE TEVE CONHECIMENTO QUANDO LÁ EXERCIA FUNÇÕES - ( mais outro zé dos tremoços ) - ASSIM É QUE VEMOS O NIVEL DE ALGUMAS PESSOAS QUE ESTÃO NO SPORTING .

    ResponderEliminar
  11. Traduçaõ do comentário do inenarrável "rudolfo dias"

    Já nos departamentos de marketing, o rudoldo era amoral para a idade que tinha.
    rudolfo protagoniza bem a mentalidade dos maketeers pagos a peso de ouro para sujar e infectar .
    Rudolfo calado era um poeta. Mas não receberia massaroca do benfica se estivesse calado.

    ResponderEliminar
  12. A respeito do estado presente, da vida pública do Sporting, o Mister do Café tem uma opinião um tanto que perturbadora.
    Eu, pelo contrário, tenho a certeza que o actual estado decadente, no reino do Leão, se encontra no mais alto nível da incapacidade voluntariosa.
    Quero eu dizer que, pela forma irresponsável e mesquinha que os ditos comentadores se têm comportado, podemos ver com perfeita nitidez, o grau de imbecilidade que detém o domínio na emoção do adepto palhaço .
    Penso que estamos no bem caminho, afinal de contas a estupidez tem que servir para alguma coisa. Quem sabe é por esta via que seremos finalmente respeitados, ou até mesmo temidos.

    ResponderEliminar
  13. Já não é de hoje...infelizmente estas 'histórias' já não são de hoje e a pouca inteligência comunicacional - para além de outras - até estava de acordo com o paradigma - da falta de qualidade comunicacional - da anterior direcção... (à nova urge corrigir JÁ este facto...)

    MF não tem culpa... mas é preciso, pelo respeito que a todos nos merece, fazer o que ele diz "...temos de chamar à atenção às pessoas..." pelo que... OH MANEL... CALA-TE...!!!

    ResponderEliminar
  14. Mais um ponto a favor de BdC quando correu com o Manel do Sporting, sem dúvida que foi um dos maiores jogadores do Sporting quiçá de Portugal, no entanto não passa de um "pedregulho" a expor as suas ideias, portanto nunca devia de ser comentador ou comentar notícias do Sporting. Todos nós sabemos do que somos capazes e, das nossas competências, deviam explicar isso (mas devagarinho) ao Manel para ver se não faz mais estragos do que anda a fazer ao Sporting, com ele o Carnide pode estar descansado.

    ResponderEliminar
  15. Agora é que Manuel Fernandes faz comichão ao Mister do Café? Por estar a expor em praça pública os resultados que deram as porcarias que o seu "queridinho" andou a fazer antes de ser escorraçado pelos sócios do Sporting?
    Enquanto víamos Manuel Fernandes - durante os últimos 2/3 anos - todos os fins de semana a destilar ódio ao Carnide com boatos, mentiras, e recadinhos do seu ex-presiDANTA alguma vez o incomodou?
    Quando Manuel Fernandes foi o único comentador que manifestou apoio ao demente quando este quis boicotar à comunicação social o espaço de opinião dos comentadores afetos ao Sporting, fez-lhe confusão?
    Quando Manuel Fernandes fez autenticamente de capacho ao ser a única personalidade no espaço público a não retirar o apoio ao Bardamerdas depois de tudo o que aconteceu, como foi?
    Tudo bem. No pasa nada.
    Agora é que é preciso abater Manuel Fernandes, porque este se compatibilizou com a nova direção do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho uns puzzles para exercitar o cérebro. Pode começar com os de 9 peças, que não é vergonha nenhuma, vá ver que daqui a umas senanas já faz os de 100. Doença não é vergonha!

      Eliminar
  16. uma lenda sempre a tentar sobreviver

    ResponderEliminar