quarta-feira, 7 de março de 2018

As toupeiras encarnadas - José Augusto Silva


Segundo o que foi sendo passado pela comunicação social nas últimas horas, o "processo e-toupeira" conta com três outros artistas que também merecem ser conhecidos do grande público.

Para além de Paulo Gonçalves, também foi preso o senhor José Silva, técnico informático do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ). No âmbito deste processo foram ainda constituídos arguidos o senhor Óscar Cruz e o senhor Júlio Loureiro. Vamos por partes. Neste post falarei apenas de José Augusto Silva. Durante o dia de hoje publicarei mais dois posts sobre os outros dois sujeitos.

O senhor José Augusto Silva




José Augusto Nogueira da Silva terá sido o responsável pela recolha de informações nos processos judiciais através do portal eletrónico. O técnico informático do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça tinha acesso aos documentos protegidos pelo segredo de justiça por ser elemento do Núcleo de Arquitectura de Sistemas de Informação para a área dos tribunais.

José Silva terá entrado no sistema informático dos tribunais e retirado as primeiras informações do processo referente ao "caso dos emails" do Benfica – relativo a suspeitas de corrupção desportiva.

Um assunto de família


Segundo a revista Sábado: "Um sobrinho do técnico do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) José Silva, detido esta terça-feira pela Polícia Judiciária, foi contratado pelo Benfica para trabalhar no Museu Cosme Damião. De acordo com informações recolhidas pela SÁBADO, a investigação considera que a contratação  de Fernando Rocha foi uma das contrapartidas dadas por Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD, ao técnico do IGFEJ para a recolha de informações nos processos judiciais a que este tinha acesso como elemento do Núcleo de Arquitectura de Sistemas de Informação para a área dos tribunais."

É engraçado verificarmos que o Benfica veio a terreiro desmentir esta notícia da Revista Sábado. Não sei quem estará a dizer a verdade, se a revista, se o Benfica. Mas uma coisa sei: Esta foi a unica coisa que o Benfica desmentiu, e assim sendo é porque aceitam tudo o resto como verdadeiro.

O book é tramado...


Na página de Facebook do senhor José Augusto Silva é possível encontrarmos algumas preciosidades. 

Capa de Facebook do senhor José Augusto Silva
A foto de capa na sua página pessoal no Facebook diz muito sobre o sujeito. Mas há mais coisas giras.


A 9 de Dezembro de 2017 parece ter estado no Estádio da Luz para acompanhar o jogo entre o Benfica e o Estoril Praia. Mas esta não foi a única presença do senhor no Estádio da Luz. Há mais e melhor.


Na foto vemos José Augusto Silva com outro José Augusto, uma antiga glória do Benfica. Ora, esta foto foi colocada no seu facebook pessoal no dia seguinte à recepção do Benfica ao Belenenses no Estádio da Luz. Como é do conhecimento geral, José Augusto é presença regular no camarote presidencial, não fosse ele um histórico do Benfica. 

O painel atrás dos senhores está na tribuna presidencial do Estádio da Luz e é onde Carlos Dias da Silva costuma fazer as entrevistas para a BTV, no intervalo dos jogos. É também relevante dizer que o Benfica é acusado de dar diverso material do clube e bilhetes para jogos em casa e fora às suas "toupeiras".Vemos então o "nosso amigo" com uma camisola oficial do clube encarnado na tribuna presidencial do Benfica. Coincidência!?

Honras de tribuna Presidencial


Posto isto, é fácil concluir que o "nosso amigo" José Augusto Silva - técnico de informática que retira informações sobre processos para as passar para o Benfica - foi convidado de honra de Luís Filipe Vieira para a sua tribuna presidencial. Alguém consegue perceber como é que um técnico de informática do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, que vive e trabalha em Fafe tem ligação com o Benfica e prestígio suficiente para ser convidado para a tribuna presidencial do clube? 

Mas o melhor de tudo isto é o facto de a foto ter sido colocada no Facebook a 20 de Agosto de 2017, ainda antes das primeiras buscas no Estádio da Luz. Sinal claro que a ligação vem muito de trás. Estas informações ficam ao cuidados dos senhores inspectores da Polícia Judiciária e do ministério público, que terão por certo muito mais capacidade do que eu para verificarem o início da ligação entre José Augusto Silva e os dirigentes encarnados. Para eles e para os leitores, recordo que este é apenas o primeiro capítulo das toupeiras encarnadas. Ainda durante o dia de hoje, haverá mais novidades.

EDIT 17:20 - Durante o dia de hoje a SIC notícias mostrou a zona que me referia no post. Vou colocar de seguida as duas fotos para perceberem que a foto de José Augusto Silva foi tirada na tribuna presidencial do Estádio da Luz. 




Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

10 comentários:

  1. Caro Mister;

    Não se esqueça do "Beto", peça chave neste puzzle de corrupção!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Sabes o que também é interessante? O facto do nome deste labrego não aparecer nos arquivos dos emails que foram leakados até ao momento. Quando o Gonçalves pede bilhetes à outra, nunca mencionou este (que me lembre). No entanto, aí está o senhor e com uma foto na tribuna presidencial do funfica.

    Ora para ter tal honra, teve de ser uma "prenda". Ninguém vai para o camarote presidencial sem ser devidamente autorizado. A conclusão é que há tanta "prenda" que o funfica deu que não sabemos, que não aparece nos emails. Muito bom mesmo, muita esperança. Quer dizer que os emails são a pontinha do iceberg.

    ResponderEliminar
  3. Mais um "menino bonito" em todo o esplendor.

    ResponderEliminar
  4. Mister, segundo o morsa disse ontem, os lampiões preparam-se para usar um post seu, de 9 de Fevereiro, onde refere a(s) toupeira(s), demonstrando assim que "houve fuga de informação" de dentro do MP ou da PJ.
    (Sinceramente, não me lembro do post)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma mentira desse senhor. O post é este http://misterdocafe.blogspot.pt/2018/02/o-caso-da-toupeira.html

      No próprio post está referida a fonte dos documentos.

      Eliminar
    2. A fonte que vem referida é o blog O Mercado de Benfica, mas ainda antes do post do Mister do Café já o JN tinha dado também a notícia e referindo a mesma fonte. O que prova que, neste momento, para os de Carnide desviarem atenções doa que se passa e/ou tentarem desculpas e justificações não basta dirigirem o foco para a Imprensa ... tem de ser para o SCP ou para vias de comunicação afectas ao SCP. O mais giro é que imputar responsabilidades de fuga de informações no sistema judicial ao Mister do Café (exactamente aquilo de que esta rede é acusada) não lhes serviria de muito por a ligação do blog ao SCP ser "apenas" afectiva; então, o guru comunicacional Hugo Gil (quem mais) tratou de unventar uma ligação funcional do Blog Mister do Café a ... Nuno Saraiva!!?? Alguém que lhe expl0que que o Saraiva que por aqui costuma passar é um lampião daqueles que cimem cornetos com a testa.

      Eliminar
    3. O rascor refere que os lampiões vão apresentar como "trunfo" o seu post na deslocação à PGR
      (Sim, porque eu estou mesmo a ver a comitiva ser recebida já(!) para falarem das sucessivas quebras do segredo de justiça!!!... Começo a pensar que algumas dessas "violações" poderão ser obra dos próprios lampiões, no intuito de inviabilizarem provas)

      Eliminar
  5. Mister, tenho que lhe dar os parabéns pelo seu trabalho e sobretudo pela forma clara como explica tudo tim-tim por tim-tim. Grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Mister, estás a ficar com fama :)
    http://abola.pt/Clubes/Noticias/Ver/719610/40/

    "Nomeadamente de documentos da investigação que circulavam na Internet, em especial em blogues de clubes rivais como, por exemplo, o «Mister do café», que em fevereiro já trazia um documento do processo que agora é chamado de E-toupeira."

    Rigor jornalístico é uma beleza neste país...

    Continuação de um bom trabalho Mister!

    ResponderEliminar