sexta-feira, 2 de março de 2018

Ganhar!


O Sporting joga hoje no Dragão muitas das suas aspirações à conquista do título nacional. Com uma desvantagem de 5 pontos para o Porto, só uma vitória interessa ao Sporting. Importa recordar aquilo que tem sido a época e perspectivar o jogo de logo mais. 


Carreira na Europa


A época começou com o play-off da Liga dos campeões que foi ultrapassado com sucesso. Na fase de grupos da Champions lutamos até ao último jogo pela qualificação frente a dois gigantes como são Barcelona e Juventus. Passamos para a Liga Europa onde estamos nos oitavos de final e com boas perspectivas de avançarmos até aos quartos-de-final da prova. Em termos financeiros, esta é já a melhor participação da história do Sporting nas competições europeias. Mediante o que conseguirmos fazer nos próximos jogos, esta poderá ser também a época onde somamos mais pontos para o ranking da UEFA. Estamos neste momento com o 2º melhor registo da história do Sporting, só superado pela participação de 2011/2012 onde chegamos às meias-finais da Liga Europa. 

Carreira interna


Em termos nacionais vencemos pela primeira vez a Taça da Liga. Na taça de Portugal estamos nas meias-finais com tudo em aberto para garantir uma presença na final do Jamor. No campeonato nacional estamos neste momento com a melhor pontuação de sempre do Sporting na 24ªjornada (campeonato com 18 equipas e a 3 pontos por vitoria). Os 59 pontos alcançados até ao momento igualam o registo de 2015/2016, num campeonato em que batemos o record de pontos do Sporting no campeonato. 

Enorme sobrecarga de jogos


Desde o final do mês de Dezembro que o Sporting tem jogado duas vezes por semana. Estamos a falar de 16 jogos consecutivos sem qualquer pausa. E esta série é para continuar, uma vez que nos próximos 15 dias vamos disputar mais 5 partidas. Os adeptos têm de perceber que os atletas praticamente só fazem banhos, massagens e treinos de recuperação. Não consigo confirmar, mas julgo até que durante todo este período os jogadores não tiveram um único dia de folga. No Verde no Branco de ontem foi até referido que esta época será a época com mais jogos oficiais da história do Sporting. 

Posto isto, não consigo perceber como é que há Sportinguistas a assobiarem os jogadores do Sporting como aconteceu em Alvalade na última partida. Jogadores que fizeram um esforço brutal na luta pelo resultado que nos interessava. Jogadores que perante dois jogos em que ficaram a jogar a última meia hora com 10 homens, nunca desistiram. Isto tem de ser reconhecido pelos Sportinguistas. 

Ganhar!!!


Como já vimos o Sporting chega à jornada 25 com o seu máximo de pontos na Liga. E aqui há que reconhecer mérito ao Porto pela fantástica pontuação que conseguiu amealhar nestas 24 jornadas. Não confirmei, mas julgo que nunca nenhuma outra equipa conseguiu ter tantos pontos neste fase da Liga. E nunca podemos esquecer o Benfica que tem os mesmos pontos que nós. De facto, esta Liga pode ser decidida nos pormenores e é muito provável que nesta recta final de campeonato se percam poucos pontos. 

Por tudo isto, o Sporting só tem uma solução para o jogo de mais logo: Ganhar! Tudo o que não seja trazer os 3 pontos para Alvalade não permitirá ao Sporting ser campeão. Esta é a minha convicção. Mesmo um empate deixaria o Sporting numa posição muito complicada. Tínhamos de vencer todos os jogos e esperar que o Porto tivesse duas derrotas nos nove jogos restantes. O Porto até pode ter 3 desaires até ao final da Liga desde que pelo menos dois fossem empates. Mais uma vez, fica provado que só a vitória nos interessa. 

A estratégia para a vitória


Tendo em conta a forma de jogar do Porto, parece-me lógico que o Sporting entre com a equipa bem arrumada no terreno de jogo e com os sectores bem juntos, sem correr grandes riscos iniciais. No fundo, iniciar a partida como se de uma final de uma competição se tratasse. Apostar declaradamente no ataque desde o minuto inicial poderia abrir espaços que o Porto é perito em aproveitar. Em caso de necessidade iria colocando mais carne no assador, como diria Quinito. 


Na defesa não há muito para mexer. Não tendo Piccini parece-me importante ter alguém com capacidade para ajudar o Ristovski a fechar o lado direito. Nesse sentido e não havendo Gelson, deslocaria o Bruno Fernandes para a direita. Na frente, sabendo que não temos Bas Dost para disputar bolas pelo ar, é previsível que o Porto pressione alto. Por isso considero importante contrariarmos essa questão e só temos um jogador com capacidade para disputar esses lances: Rafael Leão com os seus 1,88m. Para além de toda a irreverencia que pode dar à equipa, jogar na frente liberta-o de grandes tarefas defensivas que teria se jogasse numa ala. Tendo Leão na frente, optaria por Montero para jogar ao seu lado, uma vez que tem mais capacidade de passe e de segurar a bola.

Mediante o que o jogo der devemos ter a capacidade de nos adaptar. Que fique claro, que se o Sporting estiver empatado nos últimos minutos espero e desejo que se arrisque tudo para conseguir a vitória como fizemos contra o Tondela e Moreirense.


Histórico recente



Olhando para os confrontos desde que Bruno de Carvalho tomou posse como presidente do Sporting temos os seguintes resultados: 5 vitórias para o Sporting; 4 empates (um deles que acabou com vitória nos penáltis na meia-final da Taça da Liga); 4 derrotas.

Durante este período o Porto nunca conseguiu ir vencer a Alvalade, mas o Sporting foi duas vezes vencer ao Dragão. Espero que hoje seja a terceira.

"Eu parece que já os estou a ver"



Esforço, dedicação, devoção, atitude e compromisso. Vamos lá leões!

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário