domingo, 30 de setembro de 2018

Do "vexamento" à indiferença


Aquando do ataque à Academia de Alcochete o país ficou em suspenso durante semanas a fio. As televisões e as rádios dedicaram centenas de horas de programas especiais sobre o assunto. Os Sportinguistas foram bombardeados com as opiniões de figuras de todos os quadrantes sociais. De repente, toda a gente tinha uma opinião formada sobre esta matéria. Dentro destas opiniões gostaria de salientar a forma contundente como as figuras compiladas na foto anterior vieram a terreiro falar sobre o assunto. O comentário mais relevante acabou até por ser proferido pelo senhor Presidente da República que se disse sentir "vexado" com os acontecimentos na Academia do Sporting. 

Total indiferença


Faz hoje precisamente um mês dos graves incidentes que ocorreram num restaurante na ilha de São Miguel nos Açores. A 30 de Agosto de 2018 um grupo de adeptos do Boavista entrou num restaurante local e desatou a agredir os funcionários do estabelecimento de forma brutal. Aposto que nem metade dos leitores se apercebeu deste caso, tal foi a pouca relevância dada ao assunto. Aqui fica a reportagem da RTP.


Mais do que terem destruído o restaurante e terem agredido os funcionários, o que me choca profundamente é o estado em que estes animais deixaram as duas senhoras que trabalham no estabelecimento. Os 5 funcionários foram todos transportados para o Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada. Isto é absolutamente inqualificável. 

Presos


Links (aqui) e (aqui)

No dia 4 de Setembro a PSP anunciou a detenção dos 5 indivíduos que andavam fugidos da polícia. Um deles terá inclusivamente fugido para a ilha Terceiro por forma a tentar viajar para o Continente sem ser apanhado no aeroporto. Segundo o Record, neste grupo de 5 "Panteras negras" - claque do Boavista - estava o próprio líder da claque, um sujeito que dá pelo nome de Sousa. No mesmo grupo, um dos membros da claque é inclusivamente agente da PSP, o que torna este caso ainda mais vergonhoso. Destes 5 elementos, 3 ficaram em prisão preventiva e 2 têm de se apresentar regularmente às autoridades.

Ninguém diz nada? 


Estive a pesquisar declarações dos protagonistas acima referidos relativamente a esta matéria e não encontrei absolutamente nada. 

O senhor presidente da república não se sentiu vexado, nem mesmo ao ver senhoras a serem atacadas inclusivamente por um agente da PSP. Se nem o açoriano Carlos César, líder parlamentar do PS viu nada, não se poderia esperar que o presidente da AR visse o que quer que fosse. O senhor primeiro-ministro, por essa altura deveria estar preocupado com a nomeação de Vítor Pataco para o IPDJ e também não se apercebeu do sucedido. O IPDJ nada disse e muito menos diria o secretário de Estado do desporto e da juventude, que por essa altura provavelmente andaria pela apanha do mirtilo. Neste caso nem o próprio Ministro da Administração Interna que viu um agente da PSP envolvido nesta vergonha teve a coragem para falar no assunto. 

Fernando Gomes e Pedro Proença viram uma claque fazer estas cenas e nada disseram. O próprio Boavista e os seus responsáveis também nada disseram e muito menos tomaram qualquer tipo de atitude para condenar e punir severamente estes adeptos e a própria claque. 

Para fechar


Os acontecimentos da Academia foram muito graves e reafirmo o que já disse anteriormente: Todos os sujeitos que participaram nesse crime têm de ser punidos pela justiça e pelo próprio clube. Enquanto Sportinguista não tenho problema nenhum em dizer que não fiquei minimamente satisfeito com o facto da comissão de gestão ter reatado relações com a claque, devolvendo-lhes privilégios que tinham sido suspensos pelo anterior conselho directivo antes da destituição. É importante que pelo menos todos aqueles que estiveram envolvidos no ataque à Academia nunca mais possam frequentar um recinto desportivo em Portugal. 

Agora, não posso é deixar de salientar a hipocrisia nestes agentes políticos e desportivos que nada dizem sobre este caso vergonhoso, assim como a falta de coerência de imprensa que ignorou olimpicamente o assunto. Quer os jogadores, quer os funcionários do restaurante foram atacados no seu local de trabalho de forma bárbara por claques de futebol. A não ser que a segurança de jogadores profissionais de futebol seja mais valiosa do que a de trabalhadores do sector da restauração, não consigo compreender esta diferença de tratamento. Não consigo!? Se calhar consigo...

Todos estes senhores, foram do "vexamento" à indiferença num ápice, o que prova que a motivação principal de todo o circo mediático em torno do incidente na Academia nunca foi a preocupação com o bem estar dos agredidos, as questões sociais/ ou o tema da violência nas claques, mas sim um conjunto de interesses económicos, políticos e estratégicos.

Nada de novo no país que dedicou mais tempo de antena ao episódio das calças de ganga de António Costa de que às agressões nos Açores. Por certo, custos da insularidade.


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

8 comentários:

  1. Não tenha a menor dúvida, Mr.do Café, para os políticos Continentais, nós Açorianos somos Portugueses de segunda,e deixa-me desiludido Carlos César deixar passar em claro a situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francisco, acho que é mais para dizer que qualquer cidadão que não tenha influência (seja mediática, bastidores, económica, etc e tal) para a grande maioria dos políticos são cidadões de segunda. So assim se justifica que sejamos um pais sem qualquer tipo de estratégia nas mais diversas áreas. Só assim se justifica a forma como a grande maioria dos serviços públicos tratem os cidadões como costumam tratar.

      Eliminar
  2. Mais um caso que só vem reforçar a minha opinião de que os verdadeiros "Autores Morais" dos acontecimentos de Alcochete são todos aqueles que, sendo responsáveis pelas entidades que têm o poder e obrigação para agir, condenar e punir actos destes, limitam-se a este silêncio incompreensível numa sociedade que depois apelidam de primeiro mundo!
    Não me refiro à PSP, que vai fazendo o seu trabalho de enfrentar estes animais em batalhas campais, em investigações que evidenciam os níveis de cumplicidade destes "grupos de crime organizado" com dirigentes que chegam à pouca vergonha, de publicamente vir defender ou passar a mão no pelo a esta corja. Refiro-me obviamente aos governantes, políticos, magistrados, entre outros, que perderam igualmente a vergonha de publicamente continuar a partilhar tribunas com gente atolada de processos de investigações criminais, ou mesmo alguns que se safaram por questões técnicas!
    Todos sabemos porque todos lê-mos os e-mails, porque todos ouvimos as escutas e porque todos conhecemos a arrogância com que estes GANGSTERS continuam a operar, e estes PULHAS, que nós democraticamente escolhemos para ser o garante da boa funcionalidade da nossa sociedade, teimam em passar a mensagem de que isto tudo é moralmente aceitável.
    Estes PULHAS é que são os verdadeiros "Autores Morais" do ataque em Alcochete, pelo clima de impunidade que continuam a deixar existir! Mas no caso de Alcochete, o que menos me preocupa é saber quem são os "Autores Morais", até porque ja sei! O que eu quero saber é quem são os MANDANTES.
    Obrigado Mister por continuar a informar a malta e contribuir para a sanidade moral de todos nós.

    SL.

    ResponderEliminar
  3. Estado Português, sempre a zelar pelos seus... interesses.

    A propósito de falsos profetas,

    Profecias Leoninas - blogspot

    Tem boas novas, e também revelações do arco da velha...

    https://profeciasleoninas.blogspot.com/



    ResponderEliminar
  4. Qual é a surpresa se há um ano houve um adepto barbaramente assassinado por membros de uma claque e estes Senhores não disseram nada...

    ResponderEliminar
  5. Eu percebo e concordo com a analogia, por ser óbvia "Quer os jogadores, quer os funcionários do restaurante foram atacados no seu local de trabalho de forma bárbara por claques de futebol".
    Mas não sejamos ingénuos, as prioridades da comunicação social não se definem com base num tratamento igualitário das notícias. Se o Presidente da República se sente mal e desmaia isso é notícia de telejornal, apesar de todos os dias haver milhares de pessoas que se sentem mal (e algumas até chegam a morrer) e só os próximos sabem disso.
    Não perceber o impacto que teve o ataque à Academia é não perceber "o mundo das notícias". Pessoalmente, não aprecio muito esse mundo, mas percebo o seu modo de funcionamento, que procura as notícias com audiência. E quem tem audiências são os conhecidos, os populares, os grandes e poderosos. Esses é que têm o destaque das notícias e, felizmente, o SCP continua a ser conhecido, popular, grande e muito mais poderoso do que os "Boavistas" do nosso futebol.
    E felizmente que, por enquanto, naquilo que realmente interessa, a justiça vai fazendo o seu caminho de forma mais ou menos “cega”, procurando manter-se imune às tempestades mediáticas.
    Quanto aos palpites dos políticos, eles seguem a onda da “notícia que está a dar”. Mas há uma coisa boa. Há uma série de “Misters do Café” que vão tomando notas…para mais tarde recordar e, eventualmente, acusar de incoerência. Sinceramente, não me parece ser este o caso, mas…vale sempre a pena tirar notas.

    ResponderEliminar
  6. violência no futebol? casos e mais casos é o que não faltam

    https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/sporting-apresenta-queixa-contra-presidente-do-portimonense

    o que é preciso é "paz", ou seja andar numa de avestruz com a cabeça enfiada na areia e não levantar ondas na comunicação social. Já se fosse outra personagem aqui del rei que é crime.

    o ipdj, a fpf tratam disso no final do mês (resta saber de que ano é esse mês)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, onde andam os filhos da puta dos indignados? Um presidente agride um jogador e a comunicação social nada diz. Filhos da Puta!

      Eliminar