sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Declaração de voto


Como habitualmente, aqui fica a minha declaração de voto na véspera do acto eleitoral. 

O acto eleitoral de amanhã tem características muito próprias e sobre as quais é preciso reflectir, nomeadamente as problemáticas mais prementes. 

Situação interna do clube


Pela primeira vez na história tivemos um presidente destituído pelos sócios. Falamos de um presidente eleito com cerca de 90% dos votos dos sócios em 2017 e que em Março deste ano tinha ganho uma AG com valores semelhantes.

Serve esta ideia inicial para demonstrar que nada apontava para uma eventual queda dos órgãos sociais do Sporting. Ainda para mais, numa altura em que faltavam cerca de 3 anos para o término do mandato. 

É importante que os Sportinguistas percebam que o inesperado da situação dificulta imenso o aparecimento de projectos realmente interessantes, com gente escolhida com calma e ponderação e sobretudo não permite que as pessoas que querem vir para o Sporting preparem a sua vida para tomarem essa decisão. Já pensaram na quantidade Sportinguistas com capacidade para servirem o clube, mas que não tiveram a possibilidade de concorrer pelo inesperado da situação e por não terem conseguido resolver a vida familiar e profissional em tempo útil? 

Toda estas limitações não acontecem quando existe data marcada para as eleições e os mandatos são cumpridos até ao fim. 


Continuidade pela estabilidade financeira


Logo na altura do ataque na Academia defendi que Bruno de Carvalho deveria ceder o seu lugar a Carlos Vieira para este continuar o projecto. Não foi esse o entendimento do Conselho Directivo e os elementos do CD acabaram por ser destituídos. Já o disse publicamente e repito: Não concordo com os castigos aplicados pela comissão de fiscalização aos membros do CD e caso Bruno de Carvalho e Carlos Vieira estivessem aptos para irem a eleições, votaria em Carlos Vieira. Já expliquei esta opinião (aqui)

Fartei-me de falar na importância do fecho da reestruturação financeira que permitiria ao Sporting ficar com 90% do capital da SAD e dar definitivamente um pontapé no rabo à Holdimo, que nem direito a administrador da SAD teria. Carlos Vieira garantiria essa questão fundamental da vida do Sporting e a sua equipa manteria o clube a funcionar nos mesmos moldes. 

Infelizmente, a comissão de fiscalização decidiu tirar todos os elementos do Conselho Directivo anterior da jogada, não permitindo nenhum tipo de continuidade à frente dos destinos do clube. Todos os dossiers passarão agora para mãos de gente que não esta dentro dos assuntos.

Tantos candidatos


O facto de existirem tantos candidatos é exemplo claro de duas coisas: 
1) completa desunião no seio dos sócios, que estão divididos em facções;
2) sinal evidente do não aparecimento de uma lista verdadeiramente credível.

Se tivesse aparecido uma lista verdadeiramente abrangente e capaz de agregar os Sportinguistas teríamos condições para um nova liderança forte e com capacidade para liderar o clube nos próximos anos. Infelizmente, não foi isso que aconteceu. E isso deve-se também ao que fui dizendo em cima sobre a falta de tempo para preparar um projecto verdadeiramente vencedor e com gente de enorme valia. Posto isto, considero que todas as listas são fracas e há muita gente que não interessa ao Sporting em todas elas. No fundo, concordo absolutamente com a definição do tal "mal menor" que tanto tem sido debatida entre os sócios do Sporting.

O que é certo é que chegamos a este ponto com 6 candidatos e há que fazer uma escolha. E aqui parece-me mesmo que é importante que os Sportinguistas votem e escolham a candidatura que acham que é melhor para o Sporting.

Será que o próximo presidente chega ao final do mandato?


É importante que os Sportinguistas não tenham medo de se questionarem sobre isto. Desde logo, recordar que de acordo com os estatutos este mandato será mais curto do que o habitual, uma vez que as eleições serão realizadas fora do período consagrado nos estatutos. 

Recorda também que os últimos 3 presidentes viram os seus mandatos serem interrompidos antes do termino (JEB, GL e BdC), por isso é bastante provável que aconteça o mesmo. Basta para isso percebermos uma série de situações que nos levam nesse caminho:
1) Nenhum candidato conseguirá ter um resultado maioritário nestas eleições;
2) As sondagens apontam para que o candidato vencedor consiga um resultado na casa dos 30%. Portanto, 70% dos sócios não validarão o projecto do novo presidente. Estamos a falar de valores na casa dos que foram obtidos na destituição do Conselho Directivo. 
3) Do rol de candidatos é possível verificar que dentro dos favoritos existem taxas de rejeição enormes. Qualquer que seja o Presidente nunca irá convencer uma franja significativa dos sócios dos seus méritos e nunca terá a devida paz. Não adianta pensarmos que o benefício da dúvida será dado agora quando nunca foi dado a nenhum presidente. Infelizmente, está no nosso ADN.
4) Falamos de um clube historicamente desunido e com muitos problemas internos que advêm de uma série de grupos, grupinhos e grupetas. 
5) Falamos de um clube que não ganha o campeonato nacional de futebol sénior masculino há 16 anos e a pressão está sempre lá. Sempre! 

Há que reconhecer que o aspecto não é animador. 

Focos de acção


Face a tudo isto, considero que o próximo presidente do Sporting será um presidente de transição para um presidente com um verdadeiro projecto de futuro para o Sporting. Um projecto que pode e deve começar a ser pensado desde já para que no momento certo possa ser apresentado aos Sportinguistas. Momento "certo" que pode ser antecipado, com julgo que irá acontecer. Não é o meu desejo, mas não acredito em milagres. É hora de os inúmeros sócios do Sporting com capacidade saírem da sua zona de conforto e comecem a pensar em projectos e equipas verdadeiramente credíveis para liderarem o futuro do clube. Fica o apelo. 

Relativamente às áreas principais de actuação de um conselho directivo: As modalidades têm esta época perfeitamente planeada e acredito que os excelentes resultados irão continuar. Seria muito difícil ver uma direcção destruir o que de tão bem foi feito. Em termos de infraestruturas e comunicação parece-me que serão áreas pacíficas de actuação. No futebol acredito que o Sporting precisa de alterar essencialmente a sua política na formação. No futebol sénior o plantel é competitivo mesmo faltando o tal ponta de lança e o defesa esquerdo. Em termos gerais é preciso contratar menos e bem, aproveitando sempre o talento da nossa formação. 

Voto 


Como considero que nenhum dos actuais candidatos tem todas as capacidade necessárias para ser presidente do Sporting, penso no curto prazo e nas vertentes que considero mais importantes. Neste sentido há três pontos fundamentais que têm de ser já resolvidos e que não adicionei na primeira fase de análise: A coesão interna, a política externa e a vertente financeira. 

Desde o dia em que fecharam as candidaturas que a minha intenção de voto só poderia passar por dois nomes: João Benedito ou Dias Ferreira. Olhando para estes três vectores de actuação que considero fundamentais no curto prazo, decidi votar em Dias Ferreira. E passo a explicar:

Coesão interna:
O Sporting é um clube com muitas sensibilidades, com muitos grupos, grupinhos e grupetas, com muitos interesses e onde há muita política diária em torno da liderança do clube. O Grupo Stromp, os cinquentenários, os leões de Portugal, etc. Se há alguém que conhece tudo isto é Dias Ferreira que faz parte de muitos destes grupos, já fez partes dos órgãos sociais de João Rocha e de José Eduardo Bettencourt e tem uma experiência absolutamente avassaladora nas "politiquices" do Sporting. Não há sequer comparação com a experiência de Varandas e Benedito. As sensibilidades, as facções ou o que lhe queiram chamar são todas conhecidas por Dias Ferreira. E aqui até valido algo que é muito criticado pelos Sportinguistas, inclusivamente por mim, em relação a Dias Ferreira. O tal "contorcionismo" de estar bem com toda a gente e com o poder vigente. É altura de o utilizar a favor do Sporting. Se há candidato que pode agregar toda esta gente é Dias Ferreira. 

E depois há outra questão fundamental em relação a esta matéria. Dias Ferreira já garantiu aos sócios que só fará um mandato e que depois dará o lugar a outro. Também salientar que foi o único candidato a propor uma segunda volta eleitoral para que o presidente eleito tivesse uma maior legitimidade. Não deixa de ser interessante que todos os outros candidatos tenham recusado a proposta. 

Política externa: 
Ainda Benedito e Varandas andavam de fraldas já Dias Ferreira andava nos meandros do futebol. Foi director do futebol do Sporting nos anos 80, foi representando do Sporting na Liga nos anos 90 e esteve na criação da Liga, na origem da criação do Conselho Nacional do Desporto, etc. Como temos visto recentemente, se há coisa que não parece ter mudado é o modus operandi do futebol português. Coisa que Dias Ferreira conhece como muito poucos. 

Nos próximos meses haverá fortes desenvolvimentos nessa área e Dias Ferreira é de todos os candidatos o homem com mais experiência e competência - até profissional - para lidar com estes casos. Só a termo de exemplo, Dias Ferreira já se tinha constituído assistente de vários processos que correm na justiça contra o Benfica. Relembrar que na própria Liga haverão várias matérias de interesse que é necessário que o Sporting consiga salvaguardar. Um dos principais pontos positivos da sua campanha foi a assertividade com que falou sobre essas matérias. 

Finanças: 
Olhando para as competências dos gestores financeiros das outras listas só me dá mesmo vontade de rir, para não chorar. Na lista de Benedito temos Ricardo Andorinho para responsável financeiro e na de Frederico Varandas temos um miúdo de 35 anos que toda a experiência profissional que tem é na banca. Já para não falar de José Maria Ricciardi, mago da alta finança. Quando Carlos Vieira se apresentou como apoiante de Dias Ferreira, disponibilizando-se para ajudar a fechar o acordo de reestruturação financeira, a minha opção ficou definitivamente fechada. Quem acompanha o blog, sabe que para mim este é ponto de honra. Quero ver esta reestruturação financeira fechada o mais rápido possível. Nesse sentido não há melhor para tratar do assunto do que um dos responsáveis pela mesma. 

Nota final


Sinceramente, nunca pensei ver chegar o dia que tivesse de votar em Dias Ferreira para ser presidente do meu clube. Não o faço com a profunda convicção que dará um enorme presidente, mas faço-o com a profunda convicção que é bem melhor do que os restantes candidatos. 

Para terminar faço um apelo para que os sócios compareçam nas eleições e exerçam o seu direito de voto. Que vença o melhor e que no dia 9 estejamos todos do mesmo lado da barricada em defesa do nosso clube. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

18 comentários:

  1. Concordo com a sua análise. Também deixei de ter dúvidas logo que foi noticiado o apoio de Carlos Vieira a Dias Ferreira, no entanto, tenho muito receio que a divisão de votos entre Dias Ferreira e João Benedito venha beneficiar o candidato oficial da golpada, Frederico Varandas e todos os abutres que se escondem por detrás da sua candidatura.
    Teria sido sensato a fusão destas duas candidaturas, a bem dos superiores interesses do Sporting, pois está muita coisa em jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a análise por isso os meus votos serão para João Benedito porque é ele que está na luta pela vitória. Faz me alguma confusão como é que há tantos sportinguistas a pensar assim, votar em Dias Ferreira é tar a dar um empurraozinho a candidatura de Frederico Varandas. Pense direito mister! Votar em Dias Ferreira é tar a dar puleiro aos gatos de novo.

      Eliminar
    2. Tens que ver o lado positivo da coisa... em vez de 1 o Sporting vai passar a ter 3 presidentes.. o Varandas a fachada do edifício, o "barbini" o agitador de massas mais suspeito de ter incentivado e manipulado o Ataque a Alcochete q 3 BdC juntos, e o Rogério Alves, tipo que nunca percebi, mas q dá arrepios na espinha, tipo jesuíta que numa sala está a ensinar crianças os 10 mandamentos (não matarás etc), é na sala ao lado vai instruir cruzados q matar um infiel não é crime, é o caminho para o céu...

      GRANDE PARTE DOS PROBLEMAS.. A GRANDE MAIORIA TALVEZ... E NÃO É DE AGORA, JÁ VEM BEM DETRÁS... É A SUPER EXCESSIVA "MEDIATIZAÇÃO TIPO PAPPARAZICA DA PIOR ESPÉCIE" DE QUE O SPORTING "É VÍTIMA" JÁ FAZ BASTANTES ANOS..

      É diga-se de passagem q todos os presidente até agora falharam rotundamente, incluindo o BdC, que apesar de identificar o problema super bem (por isso é que foi um alvo mais q preferencial), decidiu que poderia vencer, esclarecer e ou instruir A Máquina jornalixeirada mais estupidamente deturpadora, descaradamente manipuladora, e nojentamente tendenciosa, onde não existe nada isento ou independente nem nos atacadores dos sapatos, através da "força" da sua lógica e argumentos, em vez de adoptar uma atitude Pintesca da Costa de total desdém e desprezo..

      Neste as de sobremaneira IMPORTANTE todos os candidatos presentes estão talhados a falhar rotundamente e maior parte dos problemas, convulsões, golpadas, confusão... vai-se manter... aliás na minha opinião há tantos candidatos, em 1º lugar por causa dessa excessiva mediatização (todos na procura frenética do apoio e simpatiação da tal "mediatização", e sempre são no mínimo algumas horas de fama a dar-se a conhecer), e em 2º lugar porque a situação do Sporting NÃO É NADA ASSIM TÃO MÁ, como alguma gente e a JORNALIXEIRADA, tentou passar a todo custo (basta ver o último R&C).

      Eliminar
  2. Se votasse, tbm seria no Dias Ferreira, ninguém conhece melhor o nosso futebol que ele e tendo em conta que as coisas prometem ficar ainda mais quentes com esta questão do Moreirense, do Benfica, do IPDJ, vouchers, Mala Ciao, Cashball e outras bombas que se avizinham, precisamos de alguém que conheça bem esta selva, internamente assim que Carlos Vieira deu o seu voto é um sinal que a reestruturação vai acontecer. Agora cabe a todos os sócios decidirem ou pomos um leão na frente de combate ou mandamos os "meninos". É convosco caros sócios

    ResponderEliminar
  3. A minha tendência foi desde início também DF, numa lógica baseada em muito do que apresenta o mister, reforçada agora por mais algum racional aqui muito bem explicado. Apesar da opção poder ser estrategicamente arriscada contribuindo para validar a vitória de um oportunista, eu vou votar Dias Ferreira.

    ResponderEliminar
  4. Quem ganhar, será o "meu" Presidente, a quem desejo, desde já, as maiores felicidades.
    Entretanto, o meu voto já está em Alvalade (espero bem!) e, precisamente, para Dias Ferreira: por algumas das razões apontadas pelo Mister, por outras que serão minhas e que, para o caso, tanto vale.
    Votei nele - felicidades, Doutor!

    ResponderEliminar
  5. Varias candidaturas poderão significar maior união nos sportinguistas. Passo a explicar:

    A vitoria esmagadora de BdC, deixou uma franja, uma espécie de minoria silenciosa que acabou por passar a maioria ruidosa aquando do ataque à academia e toda a panóplia de acontecimentos seguintes, ataque esse que serviu de gota de água para fazer aparecer em todas as estações televisivas elementos dessa minoria, sem direito a contraditório.

    Essa minoria com tempo de antena das 9 às 5 (da manhã) foi paulatinamente crescendo dada a quantidade e diversidade de gente que se prestou a denegrir a imagem de BdC e do SPORTING. Parecia uma fabrica chinesa, com turnos sucessivos na produção, cada um deles com unico intuito de dizer mal do ex-presidente. O Octávio passou de comentador de domingo a comentador de toda a semana, por exemplo.

    Ora essa pequena maioria cresceu, o post no facebook após Madrid foi um tremendo erro, algumas outras atitudes quer verbais quer de postura puseram o ex-presidente exposto a criticas umas com outras sem razão.

    Quem não lê a blogolândia e as noticias online, não está próximo da verdade, da realidade. Quem só via dizer mal de BdC nas televisões, teve tempo e aparentes razões para lhe retirar o apoio.

    Muito mais poderia detalhar, mas onde é que eu quero chegar; varias facções consoante os candidatos, poderão significar que, mesmo que alguma delas venha a tentar criar "casos", será abafada pelos restantes candidatos não eleitos.

    Mais, eu acredito inclusive que, apesar de alguns momentos mais tensos nesta campanha, todos sem excepção declarem, no fim do dia, apoio ao presidente eleito e que, não haja casos nem minorias silenciosas a operar nos subterrâneos que se venham a transformar em maioria ruidosa e assim, dentro de muito pouco tempo, as facções se extingam e tudo fique mais unido.

    Um dos truques é canalizar as energias contra as toupeiras e emails, a vergonha do futebol e do desporto nacional. Esse poderá ser um mote para não pensarmos nas facções resultantes desteS candidatos e, por consequência, não criar guerrilhas internas.

    Como diria o outro, penso eu de que...

    Caro Mister, se há 2 ou 3 meses estávamos com a corda ao pescoço, tínhamos as estações de televisão, os jornais, os comentadeiros e "especialistas" em direito desportivo, os manteigas e fanhas e mais os batistas e cristóvãos e manhas e ritas, mais os "nossos" octávio, madeira rodrigues, josé eduardo, fernando mendes, etc, a carregar para baixo e tudo parecia perdido, agora, meu caro, o que estamos prestes a assistir é a pacificação, a acalmia e no toupeiral, está avista. Ehehehe...

    Iríamos ter 3 ou 4 épocas para recuperar, éramos ultrapassados pelo Braga, Guimarães, etc, mais os defaults do "especialista em assuntos financeiros", mais isto e mais aquilo. E agora? E hoje o que é que se passa?

    Temos que nos unir seja quem for que vença, só espero que não seja o Baccardi. Por todas as razões e mais alguma. O nosso inimigo não está dentro da nossa casa.

    Quanto a Bruno de Carvalho, pecou por excesso de facebook, de linguagem hostil, até perante e para sócios do clube que não o hostilizavam. Teve alguma prepotência, entrou em parafuso e começou a cometer demasiados erros. Fez um excelente trabalho a nivel de estruturas do clube, a nivel financeiro, a nível desportivo, a nível de mobilização, infelizmente deitou tudo a perder por, repito excesso de linguagem. Necessitava de aulas de low profile. Foi excelente até certo ponto, depois descarrilou, com muita pena minha.

    Agora pertence ao passado, não contará para o futuro próximo.

    Olhemos para o futuro com garra e união OS NOSSOS INIMIGOS NÃO ESTÃO, NÃO PODEM ESTAR DENTRO DA NOSSA CASA.

    LZ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais ou menos como penso. Deixou o adepto crescer demasiado e o presidente ficou refém. Em meia dúzia de meses "estragou" o que tinha feito em 4 anos.

      Eliminar
  6. Os meus parabéns por mais uma excelente análise, e é excelente só por si, mas mais ainda porque estou completamente de acordo quanto aos 2 nomes referenciados e também quanto à sua escolha que seria a minha também se votasse...

    ResponderEliminar
  7. Tarde e a má horas creio que esta é a primeira vez que ouso emitir um comentário (serôdio como sempre) neste espaço que leio todos os dias!
    As opiniões do MdCa (para não confundir com o MdCe) sempre me convenceram mas, desta vez, chegaram um pouco tarde e eu já tinha votado seguindo o meu livre pensamento e, por algum acaso, não são coincidentes com o do MdCa! Mas eu só valho um (1) voto apesar dos meus 74 anos de idade! Sei que isso é um assunto diferente mas, porque vivo em países mais democráticos que Portugal, tenho tendência a não acreditar na democracia do Sporting! Li, sem acreditar, que há quem votando represente 1000 votos! Se fossem 20 já seria um exagero! Se alguém me puder elucidar agradeceria! Mas estou de acordo que estas eleições provocadas, Deus saberá como, nunca serão o espelho da massa associaiva do Sporting de que jà fui sócio!

    Que votem todos sem carneirismos para bem do Sporting Clube de portugal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que controlam de facto 1.000 votos, mas são vários sócios.
      O numero maximo penso que sejam 20 ou 30 votos por sócio, mas posso estar enganado.

      Mas não acredito que seja preciso muito para aldrabarem os resultados, como vimos na ultima AG. Quem aldraba o resultado não se preocupa tanto com os socios que votam x ou y mas sim em "cozinhar" o resultado desejado e depois deixar correr o resto para não desconfiarem.

      No Pav. Atlantico, à vista de todos, conseguiram retirar uma quantidade enorme de votos. Nas celebres imagens dos "sacos de supermercado". E igualmente na contagem final dos votos, onde certos votos desapareceram por magia.

      Eles preparam o resultado antes, pelo que quem vota em quem pouco importa no final.

      Eliminar
  8. A sério, vais validar estas eleições!?!!

    ResponderEliminar
  9. Ah e para o homem que conhece os meandros e anda nisto há tanto tempo nunca o vi dizer 10% do que já ouvi Fernando Mendes, por ex.

    O resto do exercício tem alguns pontos a favor, efectivamente.

    ResponderEliminar
  10. Não há duvida que a cafeína do Café faz despertar. Este seu artigo, que só li hoje sábado, dia das eleições, fez mudar o sentido dos meus 10 votos de Varandas para Dias Ferreira. Sinto que vou um pouco mais tranquilo para as urnas. Obrigado

    ResponderEliminar
  11. O meu voto é no Benedito.

    O meu presidente é o que ganhar as eleições.

    Está na hora de acabarmos com as divisões e acabar com os rótulos.

    Somos todos Sporting!

    ResponderEliminar
  12. O melhor que os Brunóides que frequentam este espaço tinham a fazer era votar no Madeireiro.
    Votando em quem não conta, seria uma prova que queriam o regresso do destituído.
    Mas no fundo, estas eleições marcarão o fim da YougNetwork e das avenças e vouchers a que este blogue tem direito.
    Compreende-se perfeitamente o voto do MdC em Dias Ferreira pois, ao bom estilo deste blogue, é o candidato mais conflituoso, problemático, belicista, arrogante e mal educado de entre todos os que concorrem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Traduzindo do toupeirês para o português, não se metam com as toupeiras.

      Eliminar