segunda-feira, 29 de julho de 2019

"No pasa nada"


Ainda agora terminamos a pré-época e a promessa feita pela administração da SAD de "batermos todos os recordes" já está a ser cumprida. Infelizmente, são recordes negativos.

Zero vitórias



Seis jogos realizados nesta pré-época e o melhor que conseguimos foram três empates e três derrotas. Vitórias, nem vê-las. E não é que os adversários tenham sido particularmente complicados, até porque no lote estão equipas de campeonatos secundários, como o Brugge da Bélgica e o St.Gallen da Suiça e até equipas de divisões secundárias, como o Estoril (2ª Liga) e o FC Rapperswill-Jona (quem?).

Mas, lá está, "no pasa nada"...

Há quantos anos não acabávamos a pré-época sem uma única vitória?


Bem, esta é uma pergunta interessaste, mas para a qual não posso dar uma resposta definitiva. Dos registos que consegui consultar, o Sporting venceu pelo menos um dos seus jogos de pré-época de 1968/1969 até 2018/2019. Em 1967/1968 só encontrei 3 amigáveis realizados (empate contra Estudiantes e Real Madrid e derrota com o Vasco da Gama), mas estes dados podem estar incompletos. Tenho dúvidas que o Sporting tenho apenas realizado estes três jogos de pré-época. De qualquer forma, mesmo com a informação incompleta é perceptível a grandeza do "feito" conseguido.

Mas, lá está, "no pasa nada"...

"Feito" igualado...


Nesta pré-época houve um momento que fica para a história do clube. Os tais rapazes do FC Rapperswill-Jona, que são um bando de amadores que jogam na estrondosa 3ª divisão da Suiça conseguiram o incrível feito de ganhar ao Sporting Clube de Portugal. Em 113 anos de história só tínhamos perdido uma partida frente a um adversário do terceiro escalão, na longínqua época de 1948/1949 frente ao Tirsense.

Mas, lá está, "no pasa nada"...

A única equipa da 1ª Liga a acabar a pré-época sem uma única vitória


A pré-época terminou para praticamente todas as equipas da 1ª Liga e o Sporting foi a única equipa do principal escalão do futebol português a não conseguir uma única vitória. No topo da tabela que seria onde o Sporting deveria estar, estão precisamente os nossos rivais com percentagens de vitórias muito altas. O Benfica venceu 7 dos 8 jogos disputados (87,5% vitórias) e o Porto venceu 6 dos 8 jogos disputados (75%). 

Mas, lá está, "no pasa nada"...

Ainda sou do tempo dos campeonatos de pré-época



Os celebres campeonatos de pré-época caíram em desuso nos jornais desportivos nacionais, mas se existissem mostrariam que o Sporting foi a equipa com pior desempenho das 18 que participam na primeira liga, com uma média ridícula de meio ponto por jogo. Enquanto isso, os rivais lideram esta "classificação" com 2,63 pontos por jogo para o Benfica e 2,38 pontos por jogo para o Porto. O Sporting conseguiu uns incríveis 0,5 pontos por jogo.

Mas, lá está, "no pasa nada"...

A equipa com mais golos sofridos na pré-época



Em termos absolutos o Sporting é a equipa da 1ª Liga que sofreu mais golos nesta pré-época (11). Em termos médios dá uns incríveis 1,83 golos encaixados por partida. Mais do que a soma dos golos sofridos pelos nossos rivais (11>9). Nos 6 jogos realizados, só por uma vez o Sporting não sofreu dois golos (derrota contra o Estoril por 1-0). 

Mas há mais. Das 18 equipas da 1ª Liga o Sporting foi a única que não conseguiu acabar uma única partida sem sofrer um golo. Sofremos golos em todos os jogos. 

Mesmo em termos de golos marcados o Sporting é o 11º clube com melhor média de golos por jogo com 1,33 golos/jogo enquanto que Benfica lidera a lista com 4,38 golos/jogo e o Porto tem o segundo melhor registo com 2,38 golos/jogo. 

Mas, lá está, "no pasa nada"...


"No pasa nada"


O Sporting é um clube que joga todos os jogos para ganhar e para dominar os adversários. Nesta pré-época nem domínio, nem vitórias, mas "no pasa nada". Pelo menos desde 67/68 que o Sporting não terminava uma pré-época sem conseguir vencer um único jogo, mas "no pasa nada". Das 18 equipas da 1ª Liga, o Sporting foi a única que não conseguiu vencer um único jogo de pré-época, sendo que Porto e Benfica foram as equipas com maior percentagem de vitória, mas "no pasa nada". Das 18 equipas da 1ª Liga o Sporting foi a que consentiu mais golos e a que terminou a pré-época com a pior média de golos sofridos, sendo que os rivais estão no topo da lista com melhores registos, mas "no pasa nada". Sporting que pela primeira vez na sua história perde o jogo do Troféu 5 violinos (já tinha perdido o troféu na época passada, mas tinha empatado o jogo), mas "no pasa nada". Como cereja no topo deste bolo de pré-época os Sportinguistas ainda foram brindados com uma derrota frente a um bando de amadores da 3ª divisão da Suiça, mas "no pasa nada". 

Na realidade até não se "poderia passar nada", se os Sportinguistas vissem a equipa com processos de jogo definidos, com ideias claras para o que se quer, com um plantel bem composto, com reforços a mostrarem capacidade, com jovens da formação devidamente aproveitados, etc. O problema é que a estes números junta-se uma mediocridade total em todas estas áreas. 

A única área onde estamos fortíssimos é mesmo na propaganda na comunicação social. Aí de facto, "no pasa nada" e o Sporting vive num mundo encantado. Vejam lá que até o director do Jornal Record se queixou da arbitragem de João Pinheiro na partida de ontem. 


Sobre o futebol medíocre apresentado pelo Sporting nesta pré-temporada é que há pouco ou nada a dizer. Tudo isto no mesmo jornal que anunciou ontem em parangonas que iriam estar mais de 40 mil espectadores em Alvalade. Da "expectativa" à realidade foi só a diferença de 8 mil pessoas. Mas há algo ainda mais relevante e que mostra a "boa fé" como a imprensa tem analisado a pré-época do Sporting. No dia de hoje, depois de os sócios do Sporting terem sido brindados por uma má exibição, por uma derrota no Troféu 5 Violinos e por uma pré-época com resultados miseráveis, eis que a medalha de lata do Record não vai para Marcel Keizer mas sim para um tal de... Tamas Kanderesi. 

Imaginem o que se diria noutros tempos desta pré-época do Sporting. Nos jornais de hoje já tinham surgido análises a tudo o que aqui coloquei, os comentadores já estariam todos a questionar as opções de Keizer e da administração da SAD, etc. Meus caros, enquanto não contarmos para o totobola do que realmente interessa (luta pelo campeonato e pelo pote dos 40M da Champions) continuaremos a estar nas boas graças da imprensa nacional. É este um dos efeitos da bipolarização do futebol português. E é bom que os Sportinguistas tenham noção disso. 

Quanto à Supertaça estou profundamente convicto que vamos ganhar da forma habitual. O problema é que para se ganhar campeonatos não é possível vencer jogos nas grandes penalidades. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

38 comentários:

  1. Mister,
    Deixe lá essa chatice!
    Agra é fácil, fácil.
    Está tudo bem.

    ResponderEliminar
  2. Tudo aquilo que o Mister aqui diz é inquestionável, não só pelos factos, mas em especial pela não aceitação dos mesmos, com desculpas de mau pagador, coisa que tem siso a sina do futebol masculino do Sporting. E o maior problema é que realmente a benevolência da comunicação social comprova a secundarização do Sporting, na sua modalidade mais importante e marcante. Recordo-me aqui há uns anos, quando o Benfica andou de rastos e quase junto à linha de água (valeu-lhes a prestação excepcional de 2 jogadores: João Pinto e Preud Homme...) foi a um telejornal falar dessa crise do Benfica, um actor da nossa praça, que não tinha uma mão e usava uma protese, de nome Artur Semedo que em termos exaltados desancou de alto a baixo no que se estava a passar e com especial acentuação que muitos dos jogadores da equipa nunca deveriam vestir uma camisola do clube pois não tinham qualquer categoria como jogadores e revelavam uma apatia gritante nos jogos. Mas no Sporting é como diz o Mister "NO PASA NADA...). Veja-se a diferença de rendimento dos jovens jogadores do Benfica que têm sido lançados pelo actual treinador, quer no aspecto técnico, quer na estampa física, quer na condição físico-atlética e em especial na desenvoltura e maturidade que revelam em campo. Enquanto nós continuarmos a invectivar quem vê as coisas e as dizem como é o caso do Mister e meu e a escondermos a cabeça na areia, como a avestruz, continuaremos alegremente a lutar, cada vez com mais dificuldade, para o 3º lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Sportinguistas continuam a viver na ilusão. Olham-se ao espelho e vêem-se vestidos de fraque, quando na realidade o fato é de sarapilheira. Com muita pena minha pelo Sporting, não pelos sportinguistas, porque o sporting é uma instituição de grande relevo e importância social, desportiva e cultural no panorama Nacional. Os sportinguistas têm de começar a fazer uma limpeza à instituição começando por acabar com as ditas elites, e pretendentes à mesma.

      Eliminar
  3. Pronto, mais um post para os virem 71% com a sua panóplia de insultos e raivas ( mas incapazes de contrapor com argumentos válidos)

    ResponderEliminar
  4. A forma como este blog passou para o lado da "constestação permanente" no matter what, é qualquer coisa....
    Se ganharmos o caneco no dia 4 de Agosto, vai-se ainda falar na pré-temporada?
    Se fosse para ganhar jogos, acho que teria sido muito mais fácil levar o André Pinto, Jefferson, Petrovic, Mattheus Oliveira, o Misic etc em vez de ter apostado numa segunda linha muito jovem, com a maior parte de jogadores da formação que têm assim uma primeira oportunidade e contacto com a primeira equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ya meu, vamos começar a jogar com os juniores ou a equipa de sub 23, que se lixem os resultados. Há aí mais atrasados mentais como este para dar opiniões destas? Façam fila.

      Eliminar
  5. É verdade, não ganhámos nenhum jogo, mas a pré-época não serve para isso. Não se pode crucificar uma equipa pela pré-época que faz, vamos dar tempo ao tempo. A época começa já na próxima semana e aí é que conta. Sinceramente, eu prefiro perder na pré-época (se bem que ninguém gosta de perder) e entrar nos jogos a sério com os pés bem assentes na terra do que entrar iludido com vitórias contra equipas de qualidade duvidosa. A pré-época serve para testar esquemas e ver quem está apto para ficar ou não, não é para ver quem faz mais "pontos".
    Eu não sou do Bruno de Carvalho nem sou do Varandas, sou SPORTINGUISTA e quero sempre o melhor para o meu clube. Por muito que eu não concorde com algumas coisas, temos que aceitar o trabalho que estão a fazer no nosso clube e não julgar previamente. No final, faz-se as contas e vê-se se vale a pena continuarem nos respetivos cargos. Temos que nos unir mais, vejo pessoas que torcem para que as coisas corram mal para lhes darem a razão a todo o custo e ser sportinguista não é isso.
    Precisamos de mais união, se é a "direção" que desune os sportinguistas, que seja pelo clube que nos voltemos a unir, pois esse é o que fica.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que é? preferes perder mas ninguem gosta de perder? Ah , ninguem gosta de perder excepto tu, Ah ok, entao estas com a direçao certa. Estabilidade, uniao, tao bonito, os 500 milhoes dos direitos televisivos ja la foram, pedem agora mais 50 milhoes a fundos duvidosos, q se lixe , sera que a garantia desta vez foi o pavilhao? nao me admirava nada. NO PASA NADA. Que pena que este discurso de estabilidade e de uniao nao tenha vindo ha 2 anos atras, qdo tinhamos o melhor presidente de sempre do SCP . Chegou atrasado, que asar.

      Eliminar
    2. Temos que nos unir?
      Com hipócritas e vigaristas?
      Não tenho a mais pequena intenção de me juntar com gente repugnante, de estirpe dissimulada e índole perversa, tal qual os bandalhos da atual direção do Sporting.
      Não há união possível entre homens Sportinguistas e cães que não conhecem o dono.
      Um Clube sem identidade não é nada.

      Eliminar
  6. a culpa é apenas e só dos sócios, eles é que assinaram a sentença de morte do clube no momento em que tiraram de lá BdC, agora é arcar com as consequências... eu, pessoalmente, já me estou a cagar para isto tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca fui bom a história, mas não me lembro de no tempo de BdC tenhamos conquistado 2 Taças numa época.... e foram conquistadas aos mais fortes rivais de Portugal.
      Não será o mesmo ganhar ao Setubal numa final da Taça da Liga que ao Porto.
      Ou então não será o mesmo ganhar ao Nacional e ao Braga numa Taça de Portugal, do que Benfica e Porto. Mas isso sou eu a dizer: Serão essas as consequências?

      Eliminar
    2. Por acaso reparaste na forma como foram ganhas??? Tens orgulho nisso? Ou es como os lampioes que nao olham a meios para atingir os fins? E contentas-te com tacinhas, quando esta em jogo campeonato e acesso a liga dos campeoes? Lembras-te da ultima vez q lutaste pelo titulo e acedeste a liga dos campeoes? Tera sido em que mandato???

      Eliminar
    3. J, Tal como a anterior taça da Liga, também esta foi ganha com muita sorte já que fomos sempre inferiores aos adversários. Apenas no segundo jogo das meias fomos superiores e ganhámos e bem ao benfica. Mas na final, o Porto jogou mais e novamente a sorte voltou a sorrir para nós. Ganhar sim, mas com a sensação de que fomos melhores.

      Eliminar
    4. J.
      Andas mesmo fraco a história. Quando ganhámos a final ao Setúbal eliminámos quem na meia-final? Ah, o Porto.

      Eliminar
    5. Chega a ser confrangedor...os comentarios desta malta!!!
      Querem agora falar de justiça? e de quem mereceu ganhar? Ganhamos e pronto! São titulos para o museu.
      Corrigo então, ganhar uma final ao Porto eliminando o Braga daquela dupla nojenta Abel Salvador na sua casa nas meias finais.

      Eliminar
    6. J., confrangedor é ver este Sporting jogar e ver malta como tu contentes. Lembras-te de ver jogos contra o Real Madrid em Madrid?Ou Barcelona, ou Juventos? Que sorte agora não apanharmos equipas assim, não é? Agora é que é bom.

      Eliminar
    7. Acabamos de empatar com o campeão europeu há 1 semana atrás....a ansia de dizer mal é tanta, que depois dá nisto!

      Eliminar
    8. Arre que é burro. A ânsia de dizer sem pensar continua a dar burrice. Contou para quê esse ponto conquistado? E já agora, que tal foi esse jogo?

      Eliminar
    9. É burro é. Do argumento das vitórias e conquistas do ano passado que não contam tanto porque os adversários jogaram mais á bola; passamos agora para um "Bora mas é festejar 1 empate e 5 derrotas na Champions porque os adversários eram muita bons e nós até demos luta".
      Fantástico!!!

      Eliminar
  7. O Varandas é uma versão 2.0 do BdC, mais polido, mais falso, mais inteligente na utilização da comunicação, que vai levar o Sporting ao rumo que estas traçado desde alguns anos a esta parte, o descrédito, total, desportivo e financeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yeap. O Bruno por sua vez era a versão 1.2 do Godinho.

      Eliminar
  8. Mister, boa tarde.
    Tenho duas coisas a relevar relativamente a este excelente post.
    Primeira. A avaliar pelos lugares vazios no estadio nao me acredito nos tais 32 mil cento e tal lugares ocupados ou vendidos , whatever.
    Segunda: No discurso do Nenuco (vulgo Keizer) achei piada a ele dizer q nao tinha sido extraordinario os resultados com o Valencia (4º da liga espanhola e equipa da champions) , Brugge e Liverpool . Cadê os outros, ter-se-a esquecido? Por favor enviem ja Memofante pá porta 10 de Alvalade ao cuidado de Mister Nenuco pf. TAMOS LIXADOS COM "F" GRANDE.

    ResponderEliminar
  9. E programas desportivos onde atrasados mentais a representar o Sporting falam das opções técnicas existe? Ou anda tudo a elogiar o Vagandas ?

    ResponderEliminar
  10. A culpa é do Varandas ! Mas a taça e a taça da liga a culpa também é dele. Qualquer dia ainda vou ler aqui o Mister a defender o Peseiro, ou a dizer que os 7 milhões que o JJ levava para casa eram peaners... Ou quiça a defender contratações dos minis messis, Douglas, Shikabalas e dezenas de outros que só serviram sabemos todos nós para que.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A taça e a taça da liga com a equipa q o outro construiu , ne?? E com o treinador q ele mais tarde demitiu nao foi? Ja agora para que é q serviram? Sabes por acaso ó sabichao quantos jogadores é q ja foram contratados desde que a comissao de gestao tomou posse? Ou a CMTV a q tu tanto assistes ainda nao disse, isso nao interessa nada , nao é? Chico esperto, és pouco burro és, o teu clube a ser humilhado e ainda bates palmas.

      Eliminar
    2. Vai ter com tua mamã e papá, que eles não sabem de ti!!!

      Eliminar
  11. pergunto a um adepto do SCP daqueles que destilam ódio pelo destituído e responde-me: isso de jogos pré-época não interessa para nada...

    boa justificação

    então se os resultados não interessam ao menos tinha mais lógica por os putos a jogar. é que esta pré-época (deprimente) não é carne nem é peixe.

    gostei da entrevista de Ângelo Girão. quando entrou no SCP ouviu logo: "vamos ser campeões" quem disse isto?

    ResponderEliminar
  12. ««
    Na realidade até não se "poderia passar nada", se os Sportinguistas vissem a equipa com processos de jogo definidos, com ideias claras para o que se quer, com um plantel bem composto, com reforços a mostrarem capacidade, com jovens da formação devidamente aproveitados, etc. O problema é que a estes números junta-se uma mediocridade total em todas estas áreas.
    »»

    O problema é mesmo este. Podiam ter perdido os jogos todos se jogassem bem mas parece-me que o jogo colectivo só está a piorar de dia para dia.

    ResponderEliminar
  13. Em 67/68, de acordo com a wikisporting, antes do campeonato ainda jogámos a Taça de Honra, que era uma espécie de torneio de pré-época da AFLisboa, salvo erro, em que perdemos 3-1 com o Benfica na meia-final e depois 1-2 com o Belenenses no jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar.

    A época, claro está, não foi boa. Não foi "godinhescamente" má (que sinceramente é o meu medo neste momento, atenta a quantidade de golos e de situações de golo contra que sofremos e o facto de não ver trabalho nesse ponto), foi só má.

    ResponderEliminar
  14. O SCP não merece sócios assim.
    Apoiantes de golpes,Varandas...enfim Cambada de "Vitores Espadinhas".
    Nobres mascarados de plebe,nas eleições arregaçam as mangas GUCCI com discursos de sócio comum.
    "Façam o favor e faleçam!"

    ResponderEliminar
  15. É o que temos. É lidar.
    Perder na pré não é mau por si, mas se a equipa mostrasse algo, mas o que vemos até agora é mau, muito mau, muito muito mau.... mas quem apoiou esta golpada tem o que merece.

    ResponderEliminar
  16. Mister, gabo-lhe a pachorra pela recolha dos resultados que permitiram essa "classificação da pré-época".
    A coisa foi má? Em certos casos, sim, má de mais, com resultados incompreensíveis e inaceitáveis.
    Agora, não há remédio: campeonato perdido, restando esperar pela próxima pré-época.
    SL

    ResponderEliminar
  17. Toda esta gente que comenta sobre o SCP,deve ser adepto ou sócio do Sporting Futebol Clube de Portugal, ou seja tudo o que o SCP,fez,faz e continuará a fazer,valeu ou vale,ZERO
    Porque é que não fundam o SFCP ?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que faz e o que deixou de fazer e acima de tudo o que não fez e devia/podia ter feito.

      Eliminar
  18. O cabeça de cagado está a esconder o sistema de jogo, para o campeonato os tipos estão à espera de um Sporting fraco e o cabeça de cagado ganha os primeiros 4 ou cinco jogos, é uma porra depois os outros vem a táctica e estamos fodidinhos da silva, mandem mas é o sonecas fivelas e Rogério ave para o caraças já agora corram com todos os benfiquistas que esta direcção trouxe para o Sporting até o nosso canal já mete nojo tantos elogios ao fifica.

    ResponderEliminar