sexta-feira, 8 de março de 2019

Onde está o relatório e contas consolidado do grupo Sporting?


O mandato de Bruno de Carvalho ficou marcado por uma política de transparência para com os adeptos, sócios e accionistas, que se consubstanciou numa série de publicações de relatórios, sendo os mais importantes os seguintes: 
1 - publicação de todos os valores pagos e recebidos relativos a transferências de jogadores no final de cada mercado. Algo que os rivais não fazem, sendo que o Benfica nem sequer no seu relatório e contas apresenta os dados de todos os jogadores; 
2 - publicação trimestral dos relatórios e contas da SAD, ao contrário do que fazem os rivais que só apresentam contas semestrais e anuais;
3 - publicação anual do relatório e contas consolidado de todo o grupo Sporting. Algo que nenhum dos rivais faz de forma pública.

Não podemos voltar para trás


Este legado deixado pela direcção anterior não pode ser apagado e os sócios querem que esta política de transparência relativamente às contas se mantenha. O caminho percorrido não pode ser apagado e não podemos voltar para trás em relação à transparência das contas. O que é um facto é que a nova direcção do Sporting manteve os dois primeiros pontos, mas tem-se "esquecido" da publicação anual do relatório e contas consolidado de todo o grupo Sporting. É importante que os Sportinguistas percebam que este é o documento informativo mais relevante da vida do clube, uma vez que consolida as contas de todas as entidades ligadas ao Sporting, nomeadamente da SAD e clube. É através deste relatório que podemos ficar a saber qual é realidade total de todo o grupo Sporting.

Ora, esta informação começou a ser publicada no site oficial do Sporting a partir do início de 2015 e logo nessa altura foram publicados os relatórios dos anos anteriores. Aqui fica o print do site do Sporting, com as respectivas datas de publicação.

Link das publicações (aqui)
Como podem verificar, estes relatórios consolidados são publicados oficialmente em Janeiro de cada ano. Foi assim em 2015, 2016, 2017 e 2018. Infelizmente, em 2019 não foi o caso e Janeiro e Fevereiro já lá vão. 

Um pedido


Tenho aguardado serenamente pela publicação deste relatório, mas cheguei a um ponto em que já comecei a perder a esperança que esta política de transparência seja para manter. Posto isto, serve este post para solicitar ao conselho directivo do Sporting que publique o relatório e contas consolidado de todo o grupo Sporting da época 2017/2018 no site do clube, para que de uma vez por todas os Sportinguistas tenham acesso e possam fazer uma análise factual aos números finais de todo o mandato de Bruno de Carvalho à frente dos destinos do Sporting.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

53 comentários:

  1. "O mandato de Bruno de Carvalho foi marcado por uma política de transparência".

    Parei aqui.

    A credibilidade deste clister é inversamente proporcional aos seus níveis de autismo.

    Fds, é que nem quero imaginar o que aqui se diria se o Varandas andasse a passar milhões para o sogro ou para un batuque qualquer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está outra caixa de ressonância a vomitar o que vê na CMTV. E pensar pela própria cabeça Jô? Custa não é?
      Sugiro que comece por coisa pequenas, como por exemplo, ser você a decidir o que veste de manhã em vez da mae. Depois o que irá comer ao pequeno almoço, e por aí em diante.

      SL

      Eliminar
    2. Este Jô...mas que lampião, caramba. Burro todos os dias.

      Eliminar
    3. Sobre o tema em análise, o "Jô" não tem uma única palavra a dizer. Está a gostar de ver o ReC Consolidado do grupo Sporting escondido numa gaveta. Por que será?

      Eliminar
    4. Jô, já agora, seria também interessante saber quais os valores gastos pelo Sporting com a ComCorpus Clinic nos últimos 7 anos...

      Eliminar
    5. Também estou de acordo Jô, agora temos um clube que é uma merda, com um presidente que não vale a ponta de uma piça, e adeptos como tu, burros que nem uma porta. Que sorte desgraçada.

      Eliminar
    6. Vocês estão a perder tempo respondendo aos "Jô" que por aqui aparecem.
      Eles não querem saber dos vossos argumentos. Vêm aqui apenas para destilar a cartilha.

      Eliminar
    7. Ainda nao esta explicada essa de fazer uma cooperacao com uma empresa onde estava o sogro, mas nao deram 2 milhoes para a china apenas porque wolverhampton quis.

      Eliminar
    8. Cooperação com uma empresa onde estava o sogro?
      Não conseguem arranjar alguma coisinha melhor para caluniar o homem?
      Se investigarem um pouco mais, vão verificar que essa empresa também ofereceu duas galinhas e um salpicão, para ganhar o concurso.

      Eliminar
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    10. Pá Jô!!.. esta direcção já passou 9 milhões ao Mendes, SEM DIREITO A NADA... E com isso vai ter um grupo de "empresários" à perna, a pedir 25 milhões de "comissões", QUANDO NÃO TÊM DIREITO A NADA...

      Só no 1º ano do BdC, em 2013, o Sporting foi a tribunal 10 vezes se não estou em erro, e só perdeu um caso para um trabalhador que foi "dispensado"... e pareces mais um acéfalo a falar do caso Bruma!.. claro BdC vai ser a ruína do Sporting diziam em 2013... mas claro o Sporting foi a tribunal e o Bruma, acabou por custar 13 milhões + 1,2 de Solidariedade ao Galatasaray -> a venda mais caro dum jogador de 18 anos para fora de Portugal. Ponto

      Gostas de A não gostas de B, não interessa para nada.. O QUE EU QUERO É QUE ESTA DIRECÇÃO FAÇA EXACTAMENTE O MESMO, E NÃO DEIXAR O SPORTING SER ROUBADO (vou-lhes fazer a mesma festa e elogios que fiz ao anterior) - > tipos como tu, infiltrados e JORNALIXEIRADA ABJECTA E IMUNDA, vão fazer muita pressão para q o Sporting seja roubado...

      Eliminar
    11. O Jô não é adepto do nosso clube. Só pode!

      Eliminar
  2. Jô ...Soares, a dizer piadas desde que aprendeu a falar.

    ResponderEliminar
  3. MdC, se pesquisarmos no Google "relatório e contas anuais Sporting 2018" encontramos uma página do site do sporting que tem o R&C. Não indica se é consolidado ou não e está numa lista de outros R&C, mas que efetivamente não parece ser a lista "oficial" como demonstra o screenshot acima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso são as contas da SAD e não o ReC Consolidado de todo o grupo. Esse tinha de estar no link que coloquei no post.

      Eliminar
    2. Não andará para aqui?

      https://www.sporting.pt/pt/noticias/comunicados

      Pelo barulho que pelo menos eu tenho feito com o "Comunicado" das entradas e saidas de jogadores na janela de Janeiro... mas pode não ser, e NÃO QUERO MESMO ESSE CRÉDITO... mas a realidade é que seguindo o "path" do link pelo "site oficial", o sub-link para "comunicados" NÃO APARECE EM LADO NENHUM, é tens que escrever 'à mão' na barra de endereço, para lá chegar... pelo menos eu estou farto de lutar contra o site, e se não escrevesse à mão, nunca tinha lá chegado...

      Claro, as conclusões não podem ser boas... só um Jô da Vida é que gosta o que lhe digam e interpretem para ele, o que ele há-de pensar sobre qualquer documento ou "comunicado" (claro, os gelados na testa, não querem outra coisa).

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. De qualquer maneira o Consolidado é só no fim do exercício... acho eu... q nos clubes desportivos termina só em 30 Junho,enquanto outras empresas do Grupo noutras actividades, decorre um período normal de exercício (tem de haver uma espécie de mistura). Pelo menos na imagem do site q mostras, Mister, as datas *parecem* corresponder todas com os fins dos respectivos exercícios do futebol.

      De qualquer forma, se houvesse boa vontade, NÃO CUSTAVA NADA.

      Eliminar
    5. "De qualquer maneira o Consolidado é só no fim do exercício... acho eu... q nos clubes desportivos termina só em 30 Junho(...)"
      E é desse que estamos a falar: do de 30 de Junho de 2018, que não está em lado nenhum.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode-se sempre assobiar para o lado e ver o clube a cair a cada dia que passa. É uma opção...

      Eliminar
  5. Eu até podia estar 100% de acordo com o tema em questão. Mas para quem apregoa a transparência total, fica então por explicar esta "azia" com a nova direção que leva a que se lhes dedique todos os posts num blog que até ficou conhecido por falar dos rivais.
    Este mês de Março, já vamos com um 5 em 5, sempre a malhar no mesmo.... porque não havia antes este escrutinio com BdC?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer que eu fale dos outros quando tenho a minha casa a arder?

      Mas podemos debater todos os posts, começando por este. Na sua opinião o ReC Consolidado do grupo Sporting deve ser escondido ou mostrado aos sócios como vinha sendo hábito?

      Eliminar
    2. Só a nossa é que está a arder ?? era tão bom quando só falava dos outros. este ódio visceral ao Varandas e amor eterno ao BdC só fica mal. Amor eterno só ao Sporting. que me interessa um relatório de contas consolidado todo martelado ?? Prefiro viver na ignorância que na mentira

      Eliminar
    3. A casa a arder (infelizmente para quem segue esta tese do "passado com BdC é que era bom) não começou agora.
      Na minha opinião começou naquela AG ridicula a Fevereiro do ano passado, menos de um ano de ter ganho as eleições por 91% e numa altura importante da época, onde BdC resolve mais uma vez procurar protagonismo com um "ou mais de 75% ou vou-me embora". Primeiro sinal de desorientação!!!
      Os sócios deram-lhe 87% e apartir daí começou o descalabro e a desorientação total...que acabou como acabou!

      A grande pergunta que me devia responder, é como é que de uma AG em Fev18 onde obtem um 87% de aprovação passa para outra AG em Julho onde só consegue 29%? É um caso digno de estudo nos manuais de politica e liderança institucional.

      Eliminar
    4. Senhor J, a resposta à sua pergunta é muito simples;
      Os resultados da assembleia de Julho foram invertidos, 71% votou a favor da manutenção de Bruno de Carvalho, nunca existiu uma destituição nesse dia.
      Portanto trata-se de fraude, sendo uma intenção propositada para calar os constantes protestos durante toda a assembleia.
      A vontade dos sócios, neste caso, ficou virada ao contrário.
      Bruno de Carvalho continua a ser o Presidente do Sporting Clube de Portugal.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. "Na minha opinião começou naquela AG ridicula a Fevereiro do ano passado, menos de um ano de ter ganho as eleições por 91% e numa altura importante da época, onde BdC resolve mais uma vez procurar protagonismo com um "ou mais de 75% ou vou-me embora". Primeiro sinal de desorientação!!!"

      Estou inteiramente de acordo. Aí começou a tempestade perfeita após anos a ser cozido em lume brando.

      "A grande pergunta que me devia responder, é como é que de uma AG em Fev18 onde obtem um 87% de aprovação passa para outra AG em Julho onde só consegue 29%? É um caso digno de estudo nos manuais de politica e liderança institucional."

      A resposta é simples. Partindo do princípio que não houve marosca, na AG de destituição estiveram 3 vezes mais sócios, muitos deles com um número significativo de votos. Eu sei que a destituição venceu em todas as mesas de voto (partindo do princípio que a contagem foi bem feita - não vi ninguém da outra parte a fiscalizar - e que aqueles sacos cheios que saíram da assembleia estavam cheios de ossos de frango e de guardanapos sujos), mas não se pode comparar uma coisa a outra.

      Eliminar
    7. (continuação do comentário anterior)
      Eu sei que muitos argumentam com o "sempre apoiei BdC, mas depois de (escolha uma opção) Fev/post de Madrid/entrevista/Alcochete/MPAG, tinha que sair". Eu próprio acho que BdC já não tinha condições, mas não pelas razões que muitos evocam.
      Agora, tenho consciência de que a altura era péssima para aquela direcção sair, pois estava-se numa fase crucial para o clube.
      Quiseram deitar tudo abaixo e voltar a 2013... Paciência.

      A queda de BdC não começou em Fevereiro de 2018: começou com a negociação do contrato com a NOS. O Sporting, com as contas organizadas, tornava-se mais uma vez um clube apetecível pelas hienas. Depois... Foi criar a tempestade perfeita para correr com o "maluco" que tinha revitalizado o Sporting e a alma sportinguista.

      Esta direcção já provou que não sabe gerir coisa nenhuma e duvido que alguém com real competência se queira meter na boca do lobo, depois de verem como a anterior direcção foi tratada (sim, eu sei que o feitio e disparates de BdC ajudaram... ele é o principal responsável, mas não pelas razões que costumam evocar, mas sim, por não ter sabido evitar cair nas armadilhas que entretanto lhe montaram. Ele bem que pediu, militância, mas se sentia que não estava a dar conta do recado sozinho, remetia-se ao silêncio, e não fazer o que fez. Quando a cabeça das pessoas é massacrada/formatada de um determinada forma, a melhor maneira de as fazer regressar à razão é com paciência e não com fugas para a frente.

      Eliminar
    8. Enquanto houver gente a "resolver" os problemas com a tese de que a AG de destituição foi aldrabada, que o BdC ganhou por 71% e os resultados foram aldrabados, não vale sequer a pena começarmos a pensar em como sair deste buraco, se o FV vale ou não vale, etc. Não é possível pensar em futuro desta maneira. Com todas as críticas do mundo, isto é uma questão de sportinguistas, não de fanáticos de grandes líderes, por melhores que possam ter sido.

      Eliminar
    9. HY...,
      De facto é uma questão para sportinguistas, porque mais importante que um título de campeão de futebol, é restaurar a verdade no Sporting.
      A única forma de sair deste desespero, é devolver aos sócios a vontade da maioria.

      Eliminar
    10. Pois...a maioria que voce gosta, aparentemente. Porque quando não gosta, não a reconhece como maioria...

      Eliminar
    11. HY...,
      Estou a falar da trafulhice que fizeram com os sócios do Sporting.
      Os meus gostos não interessam para nada.

      Eliminar
    12. Romão Casals

      Resultados invertidos? Aquando da votação para suspensão do sócio Bdc, a votação foi significativa uma vez mais (69% se não estou em erro). Se a votação para expulsão do Bdc vier a ter lugar, vais reparar como mais uma vez será uma votação significativa.

      A unica fraude que houve foi um senhor chamado Bdc que será rapidamente esquecido e apagado da história. E podem vir com o argumento que o pavilhão será sempre a imagem de marca dele que eu respondo que não porque quando entro no estádio de Alvalade ou na Academia não me lembro dos presidentes que os construíram.

      Eliminar
    13. Mecas,
      Estás a ser enganado, será que não entendes?
      Os sportinguistas foram enganados, a única votação real foram as eleições para presidente, que é visionado pela Universidade do Minho. De resto podes correr e saltar, eles estão a manipular os resultados.
      A forma de preservar no engano, foi inventar um falso argumento para que, suspendendo Bruno de Carvalho, não fosse possível candidatar-se a presidente. Todos sabiam que venceria de novo, e que pior é a emenda que o soneto.
      Não há volta a dar, os sócios querem a verdade e o Sporting de volta.

      Eliminar
    14. Quer se queira quer não verificou-se até hoje que:
      - Em AG, 71% dos Sócios do Sporting Clube de Portugal manifestaram-se pela destituição do Presidente em exercício. Acto ocorrido pela primeira vez na centenária vida do Clube;
      - Em Acto Eleitoral mais concorrido de sempre, os Sócios do Sporting Clube de Portugal, elegeram o sucessor de BdC.

      Em ambos os casos o sistema de votação/votos foi o mesmo que permitiu a BdC ter as suas vitórias retumbantes.

      - Em AG, os Sócios do Sporting Clube de Portugal, votaram pela suspensão de BdC da qualidade de Sócio do Clube;
      - Até à presente data não se reconhece nenhum movimento pró BdC que consiga agregar em si a iniciativa de convocar uma AG de destituição do actual CD.
      - De todas as providências cautelares interpostas por BdC, relativamente ás AG, em nenhuma (não tenho presente se falta alguma, penso que não) lhe foi reconhecida razão.

      Eliminar
    15. AJSSB, estive em todas e o sistema de votação na AG de destituição não foi o mesmo que nos atos eleitorais (quer em 2013, 2017 ou 2018). Se houve marosca ou não, isso não sei dizer.

      Eliminar
  6. O Bruno de Carvalho é um exemplo de transparência. A toque de Batuque ou a aumentar a mulher?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lampião sempre a tentar mandar areia para os olhos, mas a cair-lhe sempre no rêgo. Depois aleijam-te!

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Grande Mister, sempre a repor a verdade, sempre a cascar nos lampiolhos e nos croquetes (tudo m*** do mesmo saco)!

    ResponderEliminar
  9. Assim vão os democratas da verdade e da transparência!

    ResponderEliminar
  10. Mister está na altura de voltar a falar num assunto que parece que anda meio esquecido. A violência está a aumentar no nosso país por culpa da justiça.

    https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/mae-de-marco-ficini-pede-em-tribunal-quase-600-000-euros

    https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/familia-de-adepto-morto-diz-que-libertacao-de-homicida-e-um-murro-na-barriga

    O que é feito do julgamento do adepto Ficini que morreu há 2 anos (!?).
    Parece que foi adiado para setembro de 2019. Isso mesmo 2 anos e até hoje nada. É curioso que este tema deixou de ser falado no SCP, o único que não deixa que o assunto caia no esquecimento é o rival FCP, caricato não?

    Comentário do irmão de Ficini: "Como é que deixam que o tempo da prisão preventiva terminasse. Porquê?" Boa pergunta.

    Se eu confio na justiça?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. O crime de Alcochete foi posterior ao assassinato de Ficini.

      O julgamento do caso Alcochete está em andamento.
      O julgamento da morte de Ficini está parado, pelo menos até Setembro.

      Eliminar
    3. A Justiça português tem caminhos que ninguém percebe. São os caminhos insondáveis da (in) justiça que consegue adiar um julgamento de um crime de morte, para as calendas e como uma arruaça e violência protagonizada, por jovens burros e idiotas, se transforma em terrorismo. De facto, as verdadeiras vitimas de terrorismo mostram um cartão vermelho à (in) Justiça portuguesa.
      Ao adepto (?) que entra no pavilhão João Rocha, e não sabe quem foi o promotor da sua construção, é evidente que também não saberá como apareceu a Sporting TV. Podem matar os obreiros, ou esquecê-los deliberadamente, mas as obras permanecem, para infelicidade dos detratores.

      Eliminar
  11. Ó Mister, porque não promover e devolver em assembleia "1 VOTO POR SÓCIO"?!!
    Muitos continuam a emprenhar pelos ouvidos, façam como o comentador do CMTV deveria fazer: "TÁ CALADO,CALADO", só sai merda!
    Deixam-se enrolar em ondas artificiais e iniquas e esquecem depressa da "ONDA VERDE"!!!

    O SCP NUNCA SERÁ CAMPEÃO SEM PRESIDENTE DO CALIBRE DO BRUNO DE CARVALHO!!!

    Na hora que o Homem precisou de todos,fizeram como Pilatos, lavaram as mãos na água suja da propaganda!
    Contra informação continua a ser usada como estratégia nesta guerra desigual de corruptos,lampiões,"in"justiça...contra a honestidade e transparência como decerto o Mister, eu e alguns que aqui passam.
    Faz parte de nossa personalidade e é nossa Honra enquanto Homens e Sportinguistas nos revemos no MELHOR CLUBE DO MUNDO!!! SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!

    ResponderEliminar
  12. AHAHAHAHA "O mandato de Bruno de Carvalho ficou marcado por uma política de transparência para com os adeptos, sócios e accionistas"
    AHAHAAHAHAHAH eu acabei mesmo de ler isto???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendo-te.O teu clube é pequenino então passas a vida nos blogs do SCP.
      Nem toda a gente tem estofo para ser do grande SCP.
      Não se pode,nem se quer,nasce-se..

      SL

      Eliminar
  13. Também anseio por toda esta informação. Quero saber tudo o que a Comissão de Gestão andou a fazer e a actual direcção do Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  14. Parei de ler no "O mandato de Bruno de Carvalho ficou marcado por uma política de transparência para com os adeptos". Nota-se por todos os buracos que estão a ser descobertos e os que ainda estão por vir. Seria melhor na frase substituir transparência por maquilhagem financeira.
    Continue a comer gelados com a testa e a dá-los de comer aos leitores brunófilos deste blogue que eles adoram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como pode alguém como tu, aplicar a expressão de gelados com a testa para os outros? Logo tu, um lambão de gelados, como bom lampião que és. São só os adeptos mais burros do mundo.

      Eliminar
    2. Já perguntaste ao Domingos se a conta do casamento da filha vem no relatório de contas?
      Ah!ok! foi só um adiantamento!

      Eliminar