quinta-feira, 7 de março de 2019

O pedido de insolvência


A SAD do Vitória de Guimarães entrou ontem com um pedido de insolvência da Sporting SAD por incumprimento do plano de pagamentos da transferência de Raphinha. Vamos lá por partes tentar deslindar todo este caso.

O negócio Raphinha


A contratação por Bruno de Carvalho

Quadro contratações Sporting Verão 18/19

Como podem verificar, o Sporting contratou Raphinha ao Vitória de Guimarães por 6,5M de euros. Como habitualmente, na esmagadora parte das transferência, os montantes totais são divididos em tranches para serem liquidadas ao longo do tempo.

No relatório e contas anual de 2017/2018 podemos verificar que a administração de Bruno de Carvalho liquidou a primeira tranche de cerca de 2M de euros passando a dívida ao Vitória de 6,5M para cerca de 4,5M.


Importa também referir que destes 4,5M que ficaram por liquidar, 2M só terão de ser pagos no próximos exercício económico (19/20 - após 1 de Julho), uma vez que no ReC anual de 17/18 foram inscritos na rubrica de "fornecedores - não correntes".

A gestão de Sousa Cintra

Chegamos ao 1º ReC trimestral de 2018/2019 que compreende o período de 1 de Julho de 2018 e 30 de Setembro de 2018 e verificamos o seguinte:

ReC 1º trimestre 2018/2019
Como podem verificar, o valor da dívida aumentou dos 4,517M para os 4,583M. Um acréscimo de 66 mil euros que acredito possam estar relacionados com algum acordo feito entre a administração da SAD do Sporting e o Vitória de Guimarães para protelar alguma tranche. É impossível ter a certeza absoluta sobre quem terá feito este eventual acordo, mas diria que terá sido a administração de Sousa Cintra, já que na entrevista de despedida do Sporting, o presidente interino da SAD disse que tinha a situação regularizada com o Vitória de Guimarães. Outro facto que me leva a ter esta análise está relacionado com o facto de a administração de Frederico Varandas ter entrado em funções a 9 de Setembro, sendo que o período de análise deste ReC termina a 30 de Setembro. 

A gestão de Frederico Varandas


Olhando para as contas do 1º semestre e comparando-as com as do 1º trimestre é possível verificarmos que a dívida ao Vitória desceu dos 4,583M para os 4,1M. Ou seja, a administração de Frederico Varandas pagou 483 mil euros ao Vitória no último trimestre de 2018. Aqui não há margem para dúvidas porque nesse período a SAD foi gerida apenas pela administração do Presidente Varandas.

A tranche dos 2M até Janeiro


Pelos jornais de hoje ficamos a saber que a administração de Frederico Varandas teria de liquidar uma tranche de 2M até Janeiro deste ano. O Sporting não cumpriu com o que estava acordado com o Vitória e nem sequer chegou a um entendimento com os dirigentes vitorianos. É este incumprimento que o Vitória leva a tribunal para pedir a insolvência da SAD. 

A ameaça


Primeiro que tudo é preciso recordar que no dia 25 de Fevereiro surgiram as primeiras notícias nos jornais sobre um eventual pedido de insolvência da Sporting SAD a pedido do Vitória de Guimarães. 

Capa Jornal Record e Abola de 26/02/2019
Como habitualmente, o Sporting optou pela tal "gestão silenciosa" e não disse uma única palavra sobre esta matéria. Dez dias depois, chegou o processo de insolvência a pedido do Vitória de Guimarães.

Resposta do Sporting


Ao final da tarde de ontem a imprensa começou a noticiar a entrada do processo de insolvência da Sporting SAD. A resposta do Sporting chegou por João Sampaio, vogal da SAD que numa nota enviada aos jornais disse o seguinte: 


É de salientar que não houve uma única nota oficial ou comunicado nas redes de comunicação do Sporting. Apenas esta espécie de bitaite enviado às redações.

Resposta do Vitória de Guimarães


Link do comunicado (aqui)
Ao contrário do Sporting, o Vitória de Guimarães reagiu através de comunicado oficial publicado no seu site e assinado pelo seu presidente. Portanto, o Sporting que é o clube acusado de estar em incumprimento e de estar envolvido num processo onde é pedido o fecho de portas, manda um vogal da SAD atirar umas larachas à imprensa. É a tal "gestão silenciosa".

Posto isto, eu pergunto: Onde anda o Presidente da Sporting SAD? Num processo desta importância, não seria de esperar que fosse o Presidente SAD a dar a cara, ou pelo menos, a fazer um comunicado oficial assinado por si e pela sua administração? Ou ver um concorrente da nossa Liga a fazer algo que nunca foi feito no desporto português é algo normal?

Análise ao bitaite de Sampaio aos jornais e ao comunicado oficial do Vitória


Diz João Sampaio no seu bitaite aos jornais que "o Vitória optou pelo histerismo público em vez de esperar pela solução de curto prazo que propusemos e ignoraram". No comunicado do Vitória de Guimarães é dito que é mentira que o Sporting tenha apresentado "uma solução de curto prazo credível". E mais, diz o Vitória que o Sporting "actuou com um profundo desrespeito pela nossa instituição"

Este é para mim o sumo das duas comunicações e que faz com que o Sporting tenha a faca e o queijo não mão. Se há essa proposta fantástica do Sporting para resolver o assunto no curto prazo, como diz João Sampaio, que seja mostrada aos sócios imediatamente. Mostrem lá os documentos com essa proposta e assim de uma vez por todos tiramos as dúvidas sobre quem está a falar verdade. 

O outros pedido de insolvência


Num passado recente o Sporting já foi alvo de um pedido de insolvência, mas esses caso não tinha pés nem cabeça e estava relacionado com uma alegada dívida dos tempos de Godinho Lopes que depois foi comprada por uma empresa de recuperação de crédito. De recordar que três direcções do Sporting rejeitaram sempre a existência dessa dívida (Godinho Lopes, Bruno de Carvalho e Frederico Varandas) e que o processo acabou por morrer no final do ano passado com a desistência do requerente. Podem saber mais sobre isto (aqui)

Ao contrário desse caso já resolvido na situação com o Vitória de Guimarães a dívida existe e é reconhecida por todas as partes. 

Resumindo o caso


A administração de Bruno de Carvalho comprou o jogador por 6,5M e acordou com o Vitória pagar o jogador em prestações, sendo que 4,5M seriam pagos ao longo desta época e 2M seriam pagos na próxima época. A realidade é que a administração de Bruno de Carvalho deixou o Sporting com os compromissos em dia em relação a esta transferência, tendo pago de imediato as 2M ao Vitória. Segundo me é dado a perceber pelas contas e pelas declarações de Sousa Cintra, foi chegado a um entendimento entre os clubes para que uma outra parcela (a pagar no período da CG) fosse paga em Janeiro de 2019. Portanto, para todos os efeitos, Sousa Cintra também terá deixado a situação regularizada. O problema está na administração de Frederico Varandas que não conseguiu cumprir e nem sequer conseguiu chegar a um entendimento para protelar a dívida, atendendo às dificuldades de tesouraria do Sporting. 

"Tá fácil"


Para os mais distraídos é preciso recordar que Frederico Varandas apresentou-se como candidato em Maio de 2018, sendo que as eleições foram em Setembro desse ano. São quase 4 meses de preparação para conhecer os problemas do Sporting e para encontrar soluções para os resolver. Já depois disso está há cerca de 6 meses no poder. Ora, falamos de uns impressionantes 10 meses para encontrar soluções para resolver o problema de tesouraria que está há muito identificado. 

Na campanha eleitoral foi prometido aos sócios que esta lista teria soluções de financiamento alternativo nunca antes visto no mundo do futebol (até de bitcoins se falou) e que só em último recurso se iria recorrer ao montantes do contrato com a NOS. O que os Sportinguistas estão a ver é uma administração que falhou de forma estrondosa o empréstimo obrigacionista em que seriam necessários 60M para suprir as questões de tesouraria e nem metade desse valor foi conseguido. Para além disso, os tais meios alternativos de financiamento nem vê-los e parece que vamos agora recorrer ao tal "último recurso" - assim foi designado por Francisco Salgado Zenha - para conseguirmos cumprir com as nossas obrigações. Um "último recurso" que tem de estar definido até ao final deste mês por forma a cumprir as questões de licenciamento da UEFA e a questão da reestruturação bancária. 

Para fechar


Explicado o caso é importante pensarmos no porquê de o Vitória de Guimarães ter tomado esta posição drástica. É que falamos de provavelmente o único clube nacional que tem boas relações com todos os clubes grandes e que numa base regular faz negócios com todos eles. Porquê alienar as boas relações com o Sporting? De salientar ainda que esta é a primeira vez que um clube em Portugal pede a insolvência de um outro clube. Têm ocorrido pedidos de insolvência de clubes, mas sempre feitos por entidades que não são clubes. 

É que isto é tudo muito bonito, mas os 2M de euros vencidos fazem muita mossa num orçamento pequeno como o do Vitória de Guimarães, que também tem até ao final deste mês para regularizar o seu licenciamento para a UEFA. Também compreendo que não deve ser fácil para o Vitória de Guimarães ter este dinheiro a receber e no mesmo período vê o Sporting a gastar 15M em contratações (mesmo que também sejam parceladas) ou a fazer protocolos de treta com o Wolves pelos mesmos 2M de euros. Isto faz lembrar a história daquele tipo que nos deve dinheiro mas que continuar a ir a bons restaurantes e ainda por cima mete as fotos nas redes sociais.

Posto isso, não me parece que a posição do Vitória de Guimarães tenha sido tomada de animo leve, até pelos avisos que foram sendo feitos ao Sporting, sem que ninguém tenha reagido. A sensação com que fico é que o Sporting se borrifou para o Vitória de Guimarães e agora estamos a pagar a inabilidade de Frederico Varandas e seus pares, num processo que enxovalha o nome do Sporting. E este enxovalha mesmo porque ao contrário do outro pedido de insolvência, esta dívida existe mesmo e o Sporting está em incumprimento com o Vitória. Mas repito, há uma forma de o Sporting mostrar que o Vitória de Guimarães está de má fé neste caso, que passa por mostrarem a fantástica proposta que dizem que o Vitória de Guimarães terá rejeitado. O problema é que algo me diz que essa proposta fantástica nunca verá a luz do dia. 

Para fechar, a minha expectativa é que nos próximos dias o conselho de administração da SAD feche mesmo o tal "último recurso" para se financiar e que este assunto fique resolvido. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

40 comentários:

  1. O que eu penso que tenha sido a "proposta" apresentada pelo SCP ao Guimarães, foi algo do género: "Esperem aí um bocado que nós até final de Março temos o financiamento resolvido e nessa altura podemos pagar-vos."

    ResponderEliminar
  2. Isto é fabricada para alimentar a teoria do caos. A partir daí têm carta branca para fazer tudo, com todo o tipo de fundos.
    Exatamente, noutro plano, o que fazem com a dívida pública. Exagerar e assustar para depois reinar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E q tal destituição ??.. basta 500 sócios...

      E pedir INSOLVÊNCIA duma instituição q tem bem mais de 100 milhões de receita bruta por ano, e PODIAM SER MUITO BEM ESSES 100 MILHÕES EM 1/2 ANO, se esta direcção não tem DADO 7 jogadores, e emprestado outros 17 a taxa ZERO, https://scpconteudos.pt/sites/default/files/COMUNICADOMERCADOINVERNO20FEV19_VF.PDF, por causa duns míseros 4...é um atentado ao bom nome e reputação -> pagar já esta merda e pôr uma acção em tribunal contra o VSC Guimarães -> ia dissuadir os tais empresários que se preparam para fazer o mesmo que a empresa de construção do pavilhão, que pede dinheiro QUANDO NÃO TEM DIREITO A NADA..

      SE lá estivesse a anterior direcção nada disto acontecia... o Guimarães estava em dia, o Mendes não tinha visto um tostão, nem saiam carradas de jogadores sem entrar nada, e provavelmente a receita do Semestre tinha ultrapassado os 100 milhões...

      Eles os FDP do futebol, sentem uma direcção mole e SUPERINGENUA, e vão querer enterar a faca até ao fundo (pressupõe-se q esta direcção vai ficar assustada, e vai anuir A TUDO, quando no passado recente anuia a nada, e ganhou >90% das acções em tribunal) ...

      Eliminar
  3. Doumbia, Ilori, um defesa esquerdo, Luis Philipe, mais um avançado custaram milhões e foram comprados no mercado Janeiro. Houve dinheiro para comprar estes jogadores, mas não houve para honrar o pagamento de Raphinha? (isto a acreditar no que diz o Vitória)
    As culpas disto também são do BdC? Já não cola...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem faz essa "CAMPANHA COM TODA A FORÇA", são os nojentos e SEM ESCRÚPULOS dos Bacalhaus à Brás da Vida...

      O intuito é claro... DAR AZO, PROPAGANDA E INCENTIVO para que esta direcção CONCORDE com todos os q querem roubar o SPORTING, em vez de ir para tribunal como o expulso foi tanta vez... q eles vão COM TODA A FORÇA continuar a branquear e a pôr todas as culpas em quem não as tem...

      Portanto dum lado A PROPAGANDA E A FALÊNCIA E A VENDA DA SAD (Belenenses, alguém?) ... por outro lado idas a Tribunal e NÃO DAR NADA A NINGUÉM. PONTO

      Eliminar
  4. Pois é, tanta coisa para ir ao pote mas utilizá-lo para o que ele serve (ou devia servir) não está tão "fácil, fácil"...
    Recapitulando, são vários os problemas financeiros de curto prazo: VMOCS, dívidas a fornecedores, como o Vitória de Guimarães que está a pedir a insolvência da Sporting SAD, isto enquanto a direcção apregoa investimentos em mudanças de colchões e actualizações informáticas, e despende balúrdios com empresa de comunicação (ao mesmo tempo que silencia a crítica interna com a lei da rolha), comissões, Jorge Mendes, e faz investimentos avultado no total em vários jogadores no valor de 14-15 milhões, pretende adiantamentos do contrato com a NOS e anda a pedinchar a fundos de investimento internacionais maquias superiores às do empréstimo obrigacionista (em mais do dobro), com juros mais elevados.
    Agora é que isto está bom, com o ex-Presidente louco íamos rumo ao abismo, ainda bem que os neo-exigentes que pensavam pela sua própria cabeça enquanto ofendiam tudo e todos que tentavam manter algum equilíbrio e defender o rumo anterior já sabiam o que aí vinha e nos avisaram com antecedência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abriram-lhes as portas, contribuindo para minar a direcção anterior, com a miragem da 3.ª via, cantiga velha em que caíram, uns iludidos outros à má fila.
      E diziam, "os sócios não voltam a eleger os croquettes, se por acaso conseguirem tiramos-los de lá em instantes".
      Agora andam muito mais reservados, distantes, aparecem quando já se sentem insignificantes, tentando o mesmo revisionismo histórico de antes.

      Eliminar
    2. Autênticos agitadores anti-ditadores, provocando ao "coreano" inúmeros dissabores, críticos capazes dos maiores golpes baixos e horrores, agora andam mansos, ponderados, conservadores.
      Ainda faltará a sua derradeira hipocrisia, quando alguém vender a SAD um dia, e eles virem com a conversa de sempre: "Bruno Miguel, eu não te dizia?"
      A culpa é do mesmo de sempre, porque isso de ser "diferente" é ser igual a tanta gente indigesta, traidora, mesquinha, ingrata, que foca-se sempre na mesma árvore, mas nunca consegue ver a floresta.
      E onde anda essa figura messiânica, que afinal não existe e é tão funesta, aquela que trará a 3.ª via, lesta, lesta?

      Eliminar
    3. Falam dos processos e procedimentos do coreano, de chatagens de AG's e o catano, mas tocam muito menos piano quando há processos anti-estatutários, por comissões de fiscalizações compostas por facciosos ordinários, purgas, silenciamentos, suspensões e expulsões compulsórios.
      Será que estes fenómenos todos são para eles mais satisfatórios? A culpa também é do outro, ou será que falhou, para a 3.ª via, o peditório?

      Eliminar
    4. Bruno de Carvalho, o D. Sdebastião de uns quantos, o rei-sol, o Perfeito.

      Independentemente das muitas razões que assistem nos ataques à actual direcção, porra, que já chateia esta veneração cega a um gajo e por um gajo que, se ofereceu muito ao Sporting, também foi o gajo que lhe tirou o tapete.

      Nem Ricciardi nem Benedito são soluções e acho que alguém, na sombra, anda a minar esta m***a toda, para que a chegado de um milagreiro investidor se torne inevitável.

      Eliminar
    5. *GOLPADAS* no Sporting sempre foram extremamente lucrativas para TERCEIROS.. Não é coisa recente nem do passado recente... pena que exista ainda tanto Sportinguistas Intoxicados por uma JORNALIXEIRADA abjecta...

      PRO BONO??.. digam lá se não é lucrativo pagar uma nota preta a 1 ou 2, para bater no Bas Dost, mesmo tendo que pagar-lhe(s) ouma estadia prolongada em Angola ou Moçambique, para onde se puseram ao fresco?? (desconhecimento da realidade do futebol em Portugal dá nisto - PURO CRIME).

      Eliminar
    6. Lindomania...

      Esquece lá o Bruno de Carvalho, faz de conta que foi um zé qualquer que muito raramente aparecia na TV, mas fez TUDINHO igual.

      O que anda a minar esta direcção é a sua aberrante e atroz incompetência e incapacidade para lidar com futebol e os seus negócios, o seu MERCADO... e enorme dificuldade para acordar para a REALIDADE que estão metidos NUM MUNDO DE CRIME COM FDPs DA PIOR ESPÉCIE, q de certa forma têm a CS NO BOLSO a branquear-lhes os crimes, a influenciar massas acéfalas, e a ingerirem-se de toda a forma e feitio na vida do Sporting, influenciando "DIRIGENTES" a troco de "BOA IMAGEM", para estes terem mais hipóteses em eleições -> UM AUTÊNTICO NOJO E UM CRIME PEGADO.

      Eu sempre disse... mesmo que tenha uma agenda desconhecida (acabar por vender a SAD, se não ele esse tal de Zenha, ou outro próximo),, q o Varandas não tinha a mínima ideia onde se ia meter...

      Eliminar
  5. pois; gastarm o grabeto nos colchões agora os 70% ue se deiteeeeeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmmmmm.
    Velho LEÃO RAMPANTE agora já pareces um gatinho assustado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são 71%dos sócios, são 71% dos votos, o que é muito diferente, porque há sócios antigos com muitos votos que foram indromi ados pela brutal campanha anti-bruno da imprensa

      Eliminar
  6. "os 2M de euros vencidos fazem muita mossa num orçamento pequeno como o do Vitória de Guimarães, que também tem até ao final deste mês para regularizar o seu licenciamento para a UEFA"

    "não me parece que a posição do Vitória de Guimarães tenha sido tomada de animo leve"

    "Também compreendo que não deve ser fácil para o Vitória de Guimarães ter este dinheiro a receber e no mesmo período vê o Sporting a gastar 15M em contratações"

    Já atacas o Sporting fazendo de advogado de defesa dos outros. É triste.
    Coitadinhos da malta do Vitória de Guimarães..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, eles não precisam sequer de advogado de defesa. Se o Sporting não pagar fecha portas. É um facto.

      Eliminar
    2. Ó Mecas, experimenta não pagar a casa e vais ver o que te acontece. Depois os outros é que são maus.

      Eliminar
    3. Eles não têm escrúpulos,só querem malhar no MDC.

      MDC ainda hás de fazer um post a criticar os pedófilos e vais ver os mesmos nicks aqui a criticarem te.
      Passa ao lado,não percas tempo com esses!O teu tempo é precioso demais!Ès muito útil ao universo sportinguista e espero que um dia sejas reconhecido merecidamente como tal!
      SL

      Eliminar
    4. Nem há 15 dias fizeste um post (https://misterdocafe.blogspot.com/2019/02/) sobre dividas a fornecedores em que concluias que era tudo uma histeria.

      Uns dias depois, o Vitória de Guimarães faz voz grossa e dizes que "Se o Sporting não pagar fecha portas".

      Qual é a coerência disto?

      Eliminar
    5. Porque o denominador comum de todas as comunicações agora é bater sempre em quem lá está.
      Obviamente que se perde toda a objectividade e a coerência vai ser sempre a mesma.

      E eu nem sei se Varandas vai ou não ser um bom presidente para o Sporting. Acho que não é altura de fazer balanços. Se BdC teve 5 anos e meio para mostrar o seu trabalho, acho que Varandas merece pelo menos cumprir os 4 anos do seu mandato.
      Até porque foi esse o desejo da maioria dos votos dos sportinguistas que votaram na ultimas eleições, como já antes tinha sido a vontade da maioria que votou na destituição de BdC. É a democracia a funcionar!!!

      Eliminar
    6. Maioria dos votos, não maioria dos sportinguistas.

      Eliminar
    7. J, o BdC ao fim de 3 meses já mostrava serviço. Até a equipa de futebol melhorava a olhos vistos. Agora? Cada vez pior, dia a dia.

      Eliminar
    8. O "Mecas" não sabe a diferença em divida regularizada e dívida vencida, mas eu posso explicar. SE o "Mecas" pedir 100 mil euros ao banco para comprar uma casa tem uma dívida de 100 mil euros. Se estiver a pagar as prestações a dívida está a ser paga e está regularizada. Se não pagar terá crédito vencido. É o que acontece neste caso. O Sporting tem 2M vencidos. Por isso é que está em incumprimento e o Vitória tem legitimidade e a lei do seu lado nesta matéria.

      Eliminar
    9. Obrigado pela explicação mas estou a par desses conceitos financeiros.

      No entanto, a minha dúvida continua a ser a mesma. Se passámos a ter 2 milhões de crédito vencido, há razões para histeria? Vamos fechar portas?

      Não seria normal, como qualquer sócio, esperar que o Sporting resolva a situação para depois se emitir opiniões/juizos?

      O pavio curto que tens com esta (e presumo eu futuras direcções) contrasta brutalmente com o pavio bem longo que tinhas com a antiga direcção. Porquê? O Sporting merece que se respeite e dê algum tempo aos presidentes eleitos para mostrarem resultados.

      Eliminar
  7. Meu caso, concordo com tudo, mas faltou referir uma coisa. O varandas tem andado a anunciar aos quatro ventos que o clube está em risco de falência. Por muito que se queira desculpar esta direccão, eles andam a fazer tudo para baixar a pouco credibilidade que ainda têm.

    ResponderEliminar
  8. Em caso de dúvida, é malhar no Varandas.É aqui a palavra de ordem do dia.
    Se o problema é de tesouraria e nao de investimento, porque é que os 15 milhões que investimos agora e que só irão começar a ser pagos em Maio, tem que vir ao assunto?
    O Sporting não deve só ao Guimarães. Aliás o Sporting deve a uma série de clubes e empresários e desconfio que estejam tão interessados em receber como o Guimarães. Quanto é que o total, Mister? tens ai á mão!?
    Só porque o o Guimarães fala mais alto agora, deveria o Sporting pagar os tais 4.5 milhões ignorando os outros devedores?

    O problema criado, ao contrário do que o Mister disse, foi pela alavacagem a curto prazo da gestão BDC confiante num "all in" que seria financiado pela ida á Champions este ano e com a venda de jogadores influentes no balneário que sairam depois a custo zero ou a preço de saldo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os 2M oferecidos ao Wolves o quê? Quando me responder a esta, respondo ao resto.

      Eliminar
    2. Não correram com o BdC de lá? Agora é altura de arregaçar as mangas e gerir o clube, como outros fizeram. Que se conste, em 5 anos não ficou assim tanto por pagar. Estes em meia dúzia de meses já conseguiram ficar mais devedores que os outros em 4 anos.

      Eliminar
    3. É claro que os 2 Milhões estão por explicar, assim como os 1.6 milhões ao BF.... no Sporting estamos habituados a um escrutinio absoluto sobre as contas, talvez como nenhuma outra sociedade em Portugal.

      Entretanto, olhe, mesmo a propósito. Diz o Record:
      "De acordo com o Relatório e Contas do primeiro semestre, a dívida do Sporting a fornecedores ultrapassa os 54 milhões de euros, um valor que revela um aumento de 10 milhões de euros em relação ao período homólogo do ano passado. Convém sublinhar que a grande fatia deste bolo pertence aos clubes que venderam jogadores aos leões.
      Um dos principais credores é o V. Guimarães que ainda espera o pagamento de 4,1 milhões de euros pelo passe de Raphinha. Aliás, nos últimos dias, o clube vimaranense colocou a hipótese de avançar com um período de insolvência para tentar assegurar o pagamento desta verba.Os italianos da Sampdoria também esperam 4,2 milhões de euros em relação à transferência de Bruno Fernandes, e o Brugge três milhões por Diaby. Já a Fiorentina espera mais 2,5 milhões de euros pela venda dos direitos de Bruno Gaspar"

      Eliminar
    4. Farei um post a explicar o tal "all in"

      Eliminar
  9. Os 2 milhões que supostamente pagaram ao wolverhampton/Jorge Mendes para entrar no mercado chinês…, dava para pagar a tranche do Raphinha.
    Esta direcção não veio para resolver os problemas do clube (em campanha tinham soluções)? Afinal não foi isso que fez até agora, mais parece que veio para resolver (dissolver) o clube.
    Senão vejamos faz uma conferência de imprensa para falar e acusar o passado em vez de anunciar as soluções que agora anda a apresentar por cada noticia que sai na comunicação social. Dás duas uma ou a ideia é acabar com o clube ou é fruto de muita inexperiência militar!

    ResponderEliminar
  10. Estes últimos 7 meses têm sido o escárnio completo do Sporting, até um clube de 3 tostões vem dar a sua retórica com pedidos de insolvência. Todos perderam o respeito, a palhaçada é geral e os sportinguistas mais mediáticos nada fazem para pôr fim a esta pouca vergonha.
    Agora só falta mesmo promover a dissolvência do património, vender a academia aos chineses e pedir aos sócios para comprar os troféus do museu. Afinal, já mete um certo fastio ouvir falar do Sporting.

    ResponderEliminar
  11. "Miguel Cal não deixa ainda de apontar soluções para o aumento das assistências no Estádio de Alvalade: horários dos jogos, marcação dos jogos, redução do IVA para 6 por cento, venda de cerveja nos estádios, experiências únicas aos mais assíduos, tornar mais fácil e acessível a compra de bilhetes e campanha gamebox."

    Correcto mas é resolvendo essas questões que as pessoas vão querer ir ver os jogos? Aqui há 5 ou 6 anos as assistências eram fracas (para a dimensão do clube), os resultados medianos e o clube lutava pelo 4º ou 5º lugar (tal como agora), ou seja poucos motivos para querer gastar dinheiro.

    O que interessa é o essencial e não o acessório. E o essencial é isto: qualidade do futebol, ambição, vontade de vencer e vontade de ganhar títulos. E tudo o resto vem por arrasto.

    Por mais qualidade que tenham os colchões, os sistemas informáticos, os sistemas de rega, etc.., isso de nada serve se os jogadores não praticarem bom futebol e não ganharem jogos.

    ResponderEliminar
  12. Cerveja! é preciso cerveja. Cerveja! venha de lá a cerveja e já agora "charters de chinocas" e então há que construir novo estádio, para tantos interessados: "chinocas" e "bebedores de cerveja". É triste e ridículo.
    Para os seguidores do Sr. Varandas, é necessário saber que o que está agora em causa, na história do Guimarães, são cerca de 2 milhões de euros, pois o restante da dívida (+ 2 milhões) ainda não se venceram.
    Quanto à Democracia, viu-se bem em maio passado como ela funciona, e não querem que a mesma funcione para o sr. varandas e companhia? Os mandatos são para cumprir! serão?

    ResponderEliminar
  13. Que chatice o Sporting arranjar este fundo agora, Mr.do Café queria tanto ver o Sporting a pegar fogo, grande Sportinguista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À custa de um contrato negociado pelo "Gordo", também conhecido por "Belzebu", ou "destituído". No entanto, é feio fazer-se afirmações de realidades que pertencem à esfera intima da pessoa. Não conheço Mr.do Café, mas eu próprio que discordo de todo o processo que levou à destituição de BDC, não serei menos sportinguista que aqueles que concordaram e concordam com esse mesmo processo. Infelizmente, as soluções propagandeadas pela a atual direção, reduziram-se agora à solução mais fácil e óbvia, que qualquer pessoa minimamente conhecedora consegue fazer. Pedir emprestado com base num juro atrativo, para o emprestador, baseado numa antecipação de receitas infalível, até eu. Na verdade, o "Gordo" sempre deixou qualquer coisa de jeito...

      Eliminar
    2. Ó xico "esperto", o Sporting pegar fogo? Está bonito, está... Ele ha cada burro que mais parece lampião.

      Eliminar
  14. Besteira. O wolves pelo fair play não podia dar mais, e não foram 2 a menos, foram 12 a mais.

    ResponderEliminar
  15. Cá eu acho curioso que tenham saído da ribalta todos os casos pendentes de atletas que rescindiram com o SCP, que podem vir a render muitos € para o clube!

    ResponderEliminar