terça-feira, 5 de março de 2019

É Carnaval, ninguém leva a mal


Na noite de ontem Bruno Fernandes publicou o seguinte instastory na sua conta de instagram que deixou algumas dúvidas no ar. 

A publicação 



O capitão do Sporting diz que "o que vale é que é carnaval e não levo a mal" e que "quando quiserem falamos com o meu gestor de conta a ver onde foi parar o dinheiro". Como se pode ver na imagem, a SIC cita o relatório e contas do Sporting. Vejamos então o que diz o ReC do Sporting do semestre, publicado na passada sexta-feira.

O que está no relatório e contas


Pag. 31 ReC Semestre 18/19

É fácil constatarmos que 1,6M de euros foram gastos na "reposição do activo". Importa dizer que os outros 200 mil euros estão relacionados com cláusulas de performance que foram cumpridas pelo jogador, razão pela qual o Sporting teve de pagar este montante adicional à Sampdoria. Fica este esclarecimento.

Para onde foi parar o dinheiro?


À pergunta "onde terá ido parar o dinheiro?", a resposta é relativamente simples. Vejamos a página 46 do ReC, relativa a fornecedores de aquisição de jogadores. 

Pag 46 do ReC Semestre 18/19
Como podem verificar, o valor da conta corrente do fornecedor Positionumber, Lda - empresa que agência o atleta - aumentou cerca de 1,227 M. Ora, como no período em análise no ReC o Sporting não negociou mais nenhum jogador com a Positionumber, Lda, só posso concluir que este montante está relacionada com o regresso do jogador ao Sporting. Importa dizer que a comissão de gestão "ofereceu" essa comissão, mas não a liquidou deixando o encargo para a direcção eleita.

Concluindo


Portanto, o Sporting não pagou um cêntimo adicional ao jogador, mas pagou 1,6M aos empresários por um jogador que já era seu, como os tribunais irão provar em outros casos de rescisões. Independentemente da valia de Bruno Fernandes, que fique claro que foi o Sporting quem aceitou e perdoou o jogador e não o contrário.

Posto isto, não consigo compreender o porquê de os seus empresários garantirem 1,6M de comissão do Sporting sem que tenham feito algo de positivo em todo o processo. O jogador regressou ao Sporting por vontade própria e por ter reconhecido o erro. Tanto assim foi que o quis fazer tendo como ponto de honra regressar nas mesmas condições que tinha inicialmente. Oferecer 1,6M aos empresários que só influenciaram a cabeça do atleta para rescindir com o Sporting é um verdadeiro crime, na minha opinião.

No meio de tudo isto custa-me perceber o porquê de Bruno Fernandes ainda continuar a ser agenciado por alguém que lesou deliberadamente o clube e que o levou a tomar uma atitude errada. Não me parece algo digno de um capitão de equipa, mas isso é provavelmente um problema meu, que ainda sou um româtico do futebol. Contudo, até posso estar a ser injusto e Bruno Fernandes já terá a garantia dos seus empresários que na tão falada renovação de contrato com o Sporting, os seus empresários não receberão nenhuma comissão. Seria uma boa forma de rectificar esta comissão insultuosa para com o Sporting.

PS: Para fechar, recordar que os sócios do Sporting continuam sem saber a verdade sobre a forma como foi negociado o regresso de Bas Dost e Rodrigo Battaglia. Era bom que em próximos relatórios e contas os sócios e accionistas tenham acesso a essa informação.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

27 comentários:

  1. Mister, seria também importante saber os contornos da renovação do Acuña em Outubro, tendo em conta que, como se sabe agora, também quis rescindir.

    ResponderEliminar
  2. A distribuir milhões como o Sporting não há igual! Depois andam a chorar que não há dinheiro e que têm de chamar o Fundo Apollo, de que o lacrau Rogério Alves é advogado, para adiantar o dinheiro da NOS...com 9% de juros!!!

    9% de 60 milhões de Euros... É fazer as contas! São 5.400. milhões!

    Obrigado 71%. pelo regresso do Sporting Clube das Negociatas!

    ResponderEliminar
  3. O jogador também terá um contrato a cumprir com o seu representante. Abandoná-lo teria certamente custos para Bruno Fernandes.
    O que interessa aqui é a forma como foi gerido o dossier e os encargos futuros deixados pela CG e que continuamaa ser encobertos pelo actual CD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Presumo que o representante também tenha obrigações nesse contrato. Receber comissões à revelia do seu representado com prejuízo para a imagem deste, não deve ser uma delas

      Eliminar
  4. É simples INCOMPETÊNCIA E INCAPACIDADE. ponto

    Vamos por onde irmos, em questão "financeiras" tudo está dependente da "performance" no dito "mercado". PEDIR EMPRESTADO PARA IR GASTANDO NÃO É SOLUÇÃO, isto é uma SAD de futebol, não é uma empresa como as outras, e daqui talvez a grande dificuldade...

    Nem o Orelhas, o Pintinho e até o Salvador, são "doutores" de nada, nem experts em finanças ou em coisa alguma ... mas o que não são é PARVOS, como os do Sporting parecem ser.

    E lá voltamos à mesma tecla... o BdC foi o melhor presidente q passou pelo Sporting, neste capítulo FUNDAMENTAL E Determinante, é isto desde que eu me lembro (por isso ganhou tantos INIMIGOS) ... ISTO NÃO INTERESSA NADA AO SPORTING, nem as intervenções públicas desse tal de Zenha, q só destruíram por completo a posição e perspectivas do Sporting no MERCADO.

    O q interessa é : está aqui, vendemos 5 ou 6 jogadores, *SÓ* 1 ou 2 é q são pérolas, e encaixamos 60 ou 70 milhões... e até podia ser o presidente mais execrável do mundo (NÃO É NEM NUNCA FOI O CASO)..

    O q não interessa : está aqui, vendemos 2 jogadores, demos 7 a favor duma tal folha salarial, e emprestamos outros 17, para um encaixe de 1 milhão!!! ... e não importa que seja o melhor e mais santo presidente do mundo (Q TAMBÉM NÃO É NEM NUNCA FOI O CASO).

    https://scpconteudos.pt/sites/default/files/comunicadomercadoinverno20fev19_vf.pdf

    É esta última parte que pode arruinar o Sporting, TAL COMO o tirou da falência. Ponto. E agora TAMBÉM NÃO INTERESSA NEM DOYENS NEM MENDEZES, q tudo farão para destruir o SPORTING ainda mais rapidamente, entrando como que para colmatar as absurdas e atrozes incompetências e incapacidades dos seus dirigentes... e estes pensam que está o assunto resolvido e bem entregue. É O PRÓPRIO PRESIDENTE QUE TEM DE ARREGAÇAR AS MANGAS, *APRENDER* SUPER RÁPIDO (Ccontrate o Dionísio Castro), E NÃO SE DEIXAR ENGANAR, E FAZER BONS NEGÓCIOS... pois empréstimos não resolvem nada, só adiam... e como tudo no futebol, tende a entrar num ciclo vicioso (atrás dum vêem outros nas mesmas tendências).

    Tal como o problema da performance no futebol... INTERMITENTE!.. É devido a uma preparação física inadequada, tipo anos 80, quado devia de ser de atletas de "COMBATE", com controlo de peso e todos os suplementos alimentares (sim! até com esteróides anabolizantes se for CASO etc etc, isto nas fases de grande baixa de forma (não é preciso lesões, BAIXA DE FORMA deve ser considerado uma lesão ), sob **baixa médica** -> TODOS FAZEM ISSO, TODOS FAZEM ISSO -> DOPING NÃO! *TRATAMENTO*, POIS HOJE EM DIA ATÉ UM COMPRIMIDO PARA AS DORES PODE ACUSAR DOPING... todos se calhar menos o Sporting, q tal como nos valores e formas dos negócios, vivem bem no passado).

    ResponderEliminar
  5. E o maior culpado disto tudo, Bruno de Carvalho.
    E já agora mister, para quando, a historia das relações, Bruno de Carvalho, claques ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, que raio de contratação aquela de Bruno Fernandes!

      Eliminar
    2. Disto e do aquecimento global! E já agora descobrir qual a relação a eleição do Bolsonaro e o BdC. Fica a dica!

      Eliminar
    3. https://ocacifodopaulinho.wordpress.com/2012/10/09/o-sporting-sao-voces-mas-e-o-caralho/

      Em 2012 já se sabia da relação entre Fernando Mendes e Godinho Lopes.
      Agora Fernando Mendes está preso devido ao ataque a Alcochete.

      O braço direito de GLopes ,PPCristóvão,esse não precisa de apresentações..

      A cada dia que passa mais as certezas da golpada,do que as duvidas.
      E esta direcção está metida,basta ver tudo o que se passou e até na ultima conferência de imprensa colocou as culpas em BDC e Carlos Vieira e não falaram uma única vez do sousa cintra e dos erros que cometeu.
      SL

      Eliminar
    4. Pá xico, vai ver a novela das 8 e dasampara a loja.. és um caso perdido!..

      Balakov.. apesar de tudo, duvido que esta direcção esteja metida (eles simplesmente são incompetentes pro futebol e seu mercado.. mas tiveram a inteligência de seguir o que estava planeado para as modalidades, aos quais o actual "director geral" q era do futsal na anterior direcção, não deve ser nada alheio.. e os resultados falam por si).

      PRO BONO??, isto é, quem mais beneficiou com todos os tumultos incluindo o assalto a Alcochete??... umm! eu até diria que foi o Mendes e os amigos. e q dinheiro andou e em q mãos é uma coisa para descobrir...

      Vamos ver uma coisa, TODA A GENTE É SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO (pelo menos dentro do círculo restrito dos piores inimigos do Sporting), sabiam antecipadamente da possibilidade duma demonstração de desagrado em Alcochete (como foi há 2 anos.. mas não passou nada), mas agora com uma altíssima probabilidade de violência e desacatos... É CLARO E EVIDENTE, na peça da TVI sobre o assalto a Alcochete, em resposta à Campanha da Invasão de Crianças a Alcochete (uma espécie de contra propaganda q a TVI é tão boa, a não deixar ninguém branquear nada... ninguém, mas eles é todos os dias se tiver nas suas agendas!)... com todos aqueles "Print Screens" de posts de membros do Grupo Privado do WhatsApp, afecto à Juveleo, q eles mostraram para mostrar o NÍVEL DE ÓDIO q havia em alguns posts... ORA SE O TAL "GRUPO É PRIVADO", requer prévia inscrição e aceitação, quer dizer que eles têm "alguém infiltrado"... tiveram acesso ao q está no inquérito em SEGREDO DE JUSTIÇA, numa aberrante violação (CRIME GRAVE)... ou então têm piratas informáticos que fazem o tal André Pinto corar de vergonha (CRIME GRAVE).

      Eu vou por "agentes infiltrados"... e logo um círculo restrito sabia antecipadamente... depois foi só jogar no aproveitamento sórdido (se houve chantagens e ameaças para forçar demissões dos antigos órgãos sociais... provavelmente houve dinheiro envolvido... e é uma pena enorme, e um escândalo para mim, que ninguém tenha denunciado às autoridades, pois também são crimes graves).

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Se estivermos a falar do salário do jogador, não posso estar mais de acordo. Aliás, no final da época as suas condições contratuais deveriam até ser revistas em alta. O mesmo não posso dizer dos 1,6M oferecidos aos empresários.

      Eliminar
    2. Não sejam ingénuos! Muitas vezes ou quase sempre, não digo que seja este o caso mas não me surpreendia, o dinheiro para o empresário é dividido pelo jogador. Faz parte do acordo.
      Assim como uma pequena percentagem dos salários é cobrado por alguns empresários. Depende do acordo.
      Muitas vezes, até por razões fiscais, os empresários recebem grande parte do aumento que depois por portas e travessas vai parar aos bolsos dos jogadores.

      Eliminar
  7. Esta comissão não é apenas insultuosa para o Sporting. É-o, certamente, na nossa perspectiva de Sportinguistas, mas sê-lo-á mais ainda para o "cliente" da empresa, BF, que (a ser verdade que é mesmo assim), tendo abdicado de qualqeur lucro, vê a empresa que o agencia a lucar 1,6 milhões no negócio em que o unico activo é ele mesmo, o que lucrou...0! Mas como digo, pode não ser exactamente assim. Se calhar, esses 1,6M são pagos ao empresário (por razões fiscais, pode ser mais vantajoso), mas terão como destino, na sua grande parte, o bolso do jogador.

    ResponderEliminar
  8. em momento algum se identificou um "arrependimento" ao contrário do que este blog tenta passar como factual, isso é falso, não existie, nunca existiu, e nunca teria de existir. O que ficou claro foi um regresso de alguem que com base num novo enquadramento directivo, aceitou e quis voltar, resolvendo o processo de rescisão. A questão da comissão à revelia do profissional de futebolista Bruno Fernandes é infelizmente uma realidade de gente que gravita à volta desta industria, é infelizmente uma realidade, se calhar esta bem menos chocante do que empresários obrigarem clubes a contratarem irmãos (amadores) de jogadores profissionais contratados, com vencimentos de profissionais...
    Felizmente o Bruno voltou e tem demonstrado uma entrega, qualidade e profissionalismo incrivel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor é aumentar o salário, não vá o craque alegar que está mal pago e rescindir contrato.
      Temos que zelar pelo bem dos atletas.

      Eliminar
  9. É pagar comissões, é pagar comissões..., está tudo bem. "stasse" bem! não complique! paz, amor e abraço solidário. As "lecas" curam tudo, até o medo e os "traumas". Sejamos educados, porque o passado justifica tudo e ainda há "gordo" ou um "Belzebu" para carregar com a incompetência dos outros, É pagar, é pagar, ao Mendes nosso amigo e que gosta de dar "esmolas" ao nosso clube. Mendes à presidência! somos todos amigos.
    Numa coisa estamos de acordo, BF é um enorme jogador.

    ResponderEliminar
  10. Nos tempos do Bruno 'Messias' é que era bom! Não havia comissões para ninguém...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havia as comissões normais a qualquer negócio, no âmbito do futebol, mas benesses à Varandas não havia, nem para o Mendes, nem para os "Wolverhanptons" desta vida, com desculpas esfarrapadas. E não era "Messias", mas mais "gordo" e Belzebu".

      Eliminar
  11. Eu sei que muitos não concordam, mas o Bruno Fernandes é um jogador que eu gostava de ver fora do Sporting, ele e os outros artistas que rescindiram.
    Temos ótimos atletas na academia, não necessitamos de entulho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. B.Fernandes não é entulho..mas entendo te..nem o Cr7 ou o Messi queria de volta depois de rescindirem.

      SL

      Eliminar
  12. Incrível como se gasta 1.6 M€ (ou dito de outra forma um ano de ordenado do Castaignos) com um jogador tão medíocre.
    Ó Mister já estamos a rapar mesmo o tacho!
    A seguir vai ser a cor dos sapatos ou do carro do Varandas. Ah não, isso era com o outro, é verdade.

    ResponderEliminar
  13. https://observador.pt/2019/03/06/v-guimaraes-pede-insolvencia-da-sad-do-sporting-por-atrasos-no-pagamento-de-raphinha/

    mais um pedido insolvência, agora do Guimarães? é verdade a notícia Mister?
    compraram jogadores e não pagaram o que faltava de Raphinha?
    até quando os adeptos têm de ver constantemente o SCP neste tipo de notícias?
    culpa disto também é do BdC?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que o "Belzebu" há mais de 9 meses que não está no clube. Deves pensar, também, que as compras dos passes de jogadores são efetuadas a pronto pagamento? è bom ter um contrato com a NÓS, não é? A propósito, por onde anda o Plata? Também é culpa do "Gordo"? Já chegámos à China, via Inglaterra? E só passaram 6 meses.

      Eliminar
  14. Mister, uma duvida que tenho acercas destas negociatas que tem havido...

    Que aconteceu ao dinheiro das vendas que fizemos este verao? Patricio, William, Picini e mais outros, mais o dinheiro do emprestimo obrigacionista. Sao muitos milhoes mas nao percebo onde foram parar.

    Se alguem puder ajudar a perceber...

    ResponderEliminar
  15. Gostava era de saber a situcao do Rafael Leao porque motivo rescidiu contrato

    ResponderEliminar