sábado, 9 de março de 2019

O que fazer com o resto da época?


Entrando na recta final da época parece-me relevante fazer uma avaliação sobra aquilo que ainda podemos fazer esta temporada. Julgo que todos concordamos que a época está perdida no que ao campeonato diz respeito, mas existes outros "pequenos" objectivos que podemos alcançar.

A importância da Taça de Portugal


Neste momento a tábua de salvação da temporada está na taça de Portugal e na possibilidade de conseguirmos vencer a competição. Este tem de ser o nosso principal foco em termos desportivos para o que resta da época. Neste sentido temos de aproveitar a vantagem de jogarmos apenas uma vez por semana até ao jogo contra o Benfica, gerindo muito bem a equipa para estarmos na máxima força no início de Abril.


A conquista do 3º lugar


Na Liga restam-nos 10 partidas para conseguirmos sair de um vergonhoso 4º lugar, que a acontecer seria a pior classificação do Sporting desde o inenarrável 7º lugar dos tempos de Godinho Lopes. Acredito que esse é um objectivo completamente ao nosso alcance e que o vamos conseguir.

Objectivos individuais


Em termos individuais parece-me evidente que Bruno Fernandes é o melhor jogador do campeonato mas há outro objectivo que seria importante conquistar, que passa por bater o recorde de médio europeu com mais golos numa época do Século XXI. Está neste momento a 4 golos do recorde de Frank Lampard. Por outro lado, Bas Dost é neste momento o 2º melhor marcador do campeonato a um golo de Seferovic. Conquistar pela 2ª vez o título de melhor marcador também é importante para ele e para o Sporting. Infelizmente, não estará hoje no Bessa a ajudar o Sporting a conquistar os três pontos.

A preparação da nova época


O facto de já não lutarmos declaradamente pelo título ou pela Champions, que são sempre os objectivos principais da época, permitem-nos começar já a preparar a próxima época, percebendo de forma clara que jogadores interessam manter no plantel. E neste sentido urge dar oportunidade a jogadores que não têm tido tanto tempo de jogo, para que se perceba se podem ou não ser opção. Falo fundamentalmente de jogadores da nossa formação como Luís Maximiano, Thierry Correia, Miguel Luís, Jovane Cabral ou Francisco Geraldes e os jogadores que foram contratados no mercado de inverno como Borja, Doumbia ou Luiz Phellype.

Como faltam tantos jogos para o final da época é também importante que estes jogadores sejam lançados em equipas onde as principais figuras da equipa estão presentes para que possam demonstrar a sua valia junto dos melhores. Colocar apenas os "suplentes" todos juntos em campo não permite que os jogadores se mostrem e cresçam. Dez jogos dá perfeitamente para ir gerindo e ir dando oportunidades a 2/3 jogadores por jogo. Por outro lado, de que é que nos serve ter um Gudelj em campo quando o jogador está emprestado (custa um balúrdio) e é mais que certo que não continuará na próxima época?

O regresso dos emprestados


No sentido de prepararmos bem a próxima época é ainda muito importante olhar para jogadores que têm estado emprestados e que podem ser solução. Neste rol de jogadores saliento Matheus Pereira, Ivanildo Fernandes e Domingos Duarte. Três jogadores que me parece entram de caras no plantel. Mas existem outros que também merecem fazer a pré-época e mostraram a sua valia ao treinador.

Para hoje, três pontos e uma boa exibição é o que se exige frente a um Boavista que tem o orçamento mais baixo de toda a Liga (2,5M).

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

22 comentários:

  1. Boa reflexão...parece-me acertada!!!

    ResponderEliminar
  2. A minha única dúvida é como "fazer experiências lançando "potenciais" jogadores" e ao mesmo tempo garantir que se recupera a desvantagem pontual para o Braga.

    A meu ver, apesar do 4ª lugar ser um péssimo resultado, a diferença entre o 3º e o 4º é praticamente nula para o futuro (principalmente se ganharmos a Taça de Portugal). Assim ... não tenho dúvidas: lançar os putos e ver quem tem qualidade e auto-motivação suficiente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, 3.º ou 4.º é a mesma coisa (péssimo). Posso enganar-me, mas com este treinador não vamos a lado nenhum e olhar para o outro lado da rua e ver um treinador sem medo de lançar jovens, deixa-me triste com o que se passa no meu clube. Quem tem medo compra um cão, mas Geraldes, Jovane ou Miguel Luís, são bem melhores que alguns que são titulares. O que falta à actual equipa do Sporting é o trabalho que se exige a qualquer treinador mediano e que não se vê em campo. Muitas vezes jogadores normais transformam-se em jogadores de altíssima qualidade nas mãos de um treinador e o contrário também acontecem mas com maus treinadores.
      Hoje não temos futebol para ganhar a Taça de Portugal e não acredito em milagres, no futuro. Oxalá me engano.

      Eliminar
    2. Compreendo, Martins.
      Mas também tem a ver com a motivação dos jogadores.
      Geraldes, Jovane e Miguel Luís jogaram há uma semana pelos sub23 e deram uma péssima imagem, jogando muito abaixo dos restantes.

      Eliminar
    3. O Sporting, se jogasse apenas com os jogadores emprestados e proscritos , jogava muito mais do que com os atuais. E mesmo que jogasse o mesmo ( pior era muito difícil ), pelo menos jogava com jogadores da formação. É triste olhar para o lado e ver que qualquer cêpo de vermelho vale logo milhões e vemos jogadores como o Demiral, Nani, e outros a serem "oferecidos".

      Eliminar
    4. Claro "DAR NANI E MONTERO", numa altura da época sem possibilidade de rectificação, é por si só pôr uma fé extrema nos possíveis substitutos...

      Não interessa se já passou o jogo do Boavista ou não... não é com esse tipo de responsabilidade que se lançam jovens (ou não) potenciais jogadores, é duma INCOMPETÊNCIA para o futebol gritante.

      O PROBLEMA "DE FUNDO" SENTIDO NA PARTE MAIS IMPORTANTE DA ÉPOCA, é uma gritante preparação física inadequada... tanto mais que agora se questionam se o Bas Dost está realmente lesionado, ou se está de "BAIXA MÉDICA" para ser submetido a tratamentos com esteróides anabolizantes, vitaminas, anfetaminas etc, e à espera de "limpar" -> pois isso é o que todos fazem... todos menos o Sporting, q se vale então das opiniões dos nojentos e execráveis bacalhaus à brás da vida, para entender o que de mal se passou ou pode passar!! (como se já não bastasse a incompetência para o futebol.. e viver nos anos 80).

      Eliminar
    5. Isto tudo traduz-se com mais ou menos "INTENSIDADE", para uma equipa que quer GANHAR OS JOGOS TODOS... e o Keiser percebeu depressa esse "espirito", sem DESCULPAS ESTÚPIDAS... é que é PROIBIDO FALHAR, TANTO NA DEFESA COMO NO ATAQUE (o mal do Jasus, é que só esteve preocupado com a defesa... e o seu discurso do "EU" destruiu a moral da equipa, POIS NÃO PERCEBEU q tinha a melhor equipa a actuar em Portugal -> tanto q foram Campeões Europeus de Selecções, quando o "campeão" levou só esse portento de técnica e entendimento táctico que era o Eliseu... ).

      Eliminar
  3. Ou muito me engano, e espero mesmo estar, mas acho que o gudelj tem opção obrigatória de compra no final da época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não. De qualquer forma o Sporting é a MELHOR EQUIPA técnico-tacticamente em campo (vejam como sem muito esforço encostam um Boavista no Bessa à sua grande área, como já o fizeram com o Merdica em Carnide), e NÃO ESQUECER OS "CAMPOS INCLINADOS", e não é só "desta épocac, é de TRADIÇÃO até na formação, e o Gudelj até é bom jogador, mas há melhores...

      O problema do Sporting, está no aspecto QUE NINGUÉM FALA, quando falam do Sporting... mas quando há um PORCO-MERDICA OU MERDICA-PORCO no horizonte, muitas vezes o q não faltam são as insinuações de "doping" -> o CLÁSSICO diz o roto para o nu porque é que não te vestes tu (e NÃO HÁ se um jogador fôr para o campo já "limpo").

      Eliminar
    2. Tanto quanto julgo saber não há, felizmente, opção de compra do Gudelj. Agora o que me preocupa é se este treinador ficar é muito provável que queira continuar com este cepo no plantel, já que tem sido dos mais utilizados e nunca é substituído, mesmo fazendo sempre exibições miseráveis.

      Eliminar
  4. Colocar a jogar Gudelj ou Diaby em detrimento de jogadores formados no clube, não ajuda nada a confiar num treinador visivelmente fraco.
    Um conselho que dou a Francisco Geraldes é seguir a vida dele e deixar o Sporting, pois o que lhe têm feito, é desprezível. O mesmo para Jovane, mas por razões diferentes, na medida em que lhe estão a cortar a possibilidade de evoluir.
    Olhar para o outro lado da rua, causa-me tristeza por ver o que se passa no meu clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha convicção é que Gudelj não está a jogar na sua posição natural, a 8.
      Já todos percebemos que Gudelj não é um trinco.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Jogo no Bessa

    positivo:
    - deram a volta a um resultado adverso e a jogar fora
    - houve mais vontade de vencer do que o habitual e quando assim é a probabilidade da sorte sorrir é maior
    - jogadores do boavista fizeram anti-jogo e tentaram enervar ao máximo o SCP com muitas faltas e queimas de tempo, mas no final quem acabou enervado foram os jogadores do Boavista (e os dirigentes) - para castigarem Beto ou Hugo Viana é no dia a seguir, agora quero ver QUANDO vão castigar os agressores do final do jogo.

    negativo:
    - sofrer um golo logo no início
    - mais um extenso comunicado (que ninguém lê) a responder às agressões no final do jogo. Mais uma vez se constata: comunicados para quem quer mal ao clube e conferências na TV com um alvo bem definido a falar de colchões, mochilas e cervejas.

    cartilheiros:
    dizem que têm dúvida no penalty mas já não têm dúvida no golo anulado

    ResponderEliminar
  7. Ainda há muitos pontos em disputa no campeonato.

    1 - O Braga tem que jogar com FCP e SLB.
    2 - O SCP já não tem mais nenhum jogo com rivais directos.

    Por isso é uma questão de ganhar todos os jogos que faltam e acreditar no 2º lugar, enquanto for matematicamente possível.

    Ficar em 3º ou 4º parece igual ao litro mas tem uma diferença. O 3º lugar dá acesso directo à fase de grupos enquanto o 4º é necessário disputar uma pré-eliminatória para aceder à Liga Europa, muito próximo da pré-época.
    Por isso espero que tanto treinador, como dirigentes, como jogadores não sejam displicentes ao ponto de pensar que 3º ou 4º é indiferente.

    Quanto à Taça também é possível passar à final, basta acreditarem.
    E quem não acredita que um Ristovski pode ser despenalizado à última hora se calhar também não acredita noutras coisas, não é?

    ResponderEliminar
  8. Notícias frescas:

    1 - Mais um negócio à "croquete"

    https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/777671

    Demiral parece que para o ano vai para a Juve.
    Não serviu para o SCP. Veio Ilori e ainda vem Neto.
    E ainda pagaram o Sturaro que nunca vestiu a camisola...
    Se em vez de andar a comprar Ilori tivessem ficado com o Demiral se calhar ainda poupavam uns milhões e pagavam o Raphinha.
    É isto que choca: não acreditar nos activos que se tem em casa.

    2 - Invasão nos campos de treino do PSG. Isso dá direito a rescisões? Ah espera isto é em França

    https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/777637

    Será que os jogadores vão rescindir?
    Aqui está mais um argumento para os dirigentes leoninos usarem na defesa dos interesses do SCP. Isto se estiverem virados para aí claro.

    3 - Congresso extraordinário dia 23 pode servir para destituir o presidente da Liga Bombeiros

    https://www.abola.pt/nnh/Noticias/Ver/777624

    ResponderEliminar
  9. Como melhor presidente da história e o treinador 6 milhões

    25ª Jornada - 2016/2017

    P J V E D GM GS DG
    1 Benfica 63 25 20 3 2 56 13 +43 a
    2 FC Porto 62 25 19 5 1 57 11 +46
    3 Sporting 51 25 15 6 4 47 26 +21

    Façam lá o Sporting Clube de Carvalho duma vez e deixem esta instituição Centenária em paz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem dormes a pensar em BDC.
      Já foste ao Guiness?Está lá o Vieira e os processos crimes do tempo do BDC como Presidente do SCP.
      È um recorde mundial!Só falta uma foto e um prefácio do Paulo Gonçalves.
      Parabéns toupeirinha!
      SL

      Eliminar
    2. Este desconhecido é burro todos os dias. Só pode ser lampião. Ó burro, vai buscar ja agora as 3 épocas antes do BdC ( modalidades incluídas , porque o Sporting não é um clube de futebol, é um clube desportivo ) e compara com as 3 piores épocas do tempo do BdC. Já te escondeste, urso?

      Eliminar
  10. All in e nem passou do Flop. Gestão champions com os resultados iguais ao que os post anti-Sporting tentam denunciar dia sim, dia sim, foram é 5 anos a lampionizar o clube. Agora até os adeptos estão ao nível do Neandertal.

    ResponderEliminar