sexta-feira, 15 de março de 2019

As viagens de Boaventura


Ontem ficamos a saber que o jogador brasileiro Lionn do Desportivo de Chaves, declarou no Tribunal de Esposende que o empresário César Boaventura o tentou aliciar nas vésperas do jogo contra o Benfica na época 2015/2016. 

Declarações que foram proferidas sob juramento, no âmbito de uma queixa que o jogador Cássio interpôs contra César Boaventura depois de alegadamente o empresário ter sugerido que o então guarda-redes do Rio Ave facilitou num jogo contra o FC Porto que terminou com 0-5 para os portistas.

As reconstituição do depoimento feito pelo Porto Canal




Para fechar


Para quem está atento ao futebol português a declaração de Lionn não surpreende. Apesar de não nos surpreender, os adeptos do futebol não dispensam a opinião dos grandes senhores do futebol português, que já se deviam ter pronunciado. A começar pelo senhor presidente da Liga, que ao que parece gere uma competição desportiva que foi corrompida. Seria também bom ouvir o que pensa o senhor presidente da FPF sobre o este escândalo e até o senhor Secretário de Estado do Desporto e do Mirtilo (será que estamos em época da apanha do mirtilo!?). Já agora, porque não também ouvir o senhor presidente da república. Será que se sente vexado por ter um desporto corrupto no país que lidera? 

O que também já não surpreende é a total ausência de reacção digna desse nome por parte do Sporting. A única reacção vinda do Sporting foi uma declaração feita por uma suposta "fonte oficial dos leões" que assegurou ao jornal Record que o clube "está muito atento ao desenvolvimento das diligências judiciais neste importante caso para a Verdade Desportiva que temos repetidamente vindo a defender.". Estamos tão atentos a isto como estivemos ao processo e-toupeira onde nem sequer recorremos...

É absolutamente vergonhoso que nem sequer esta fonte tenha dado a cara para defender o clube numa matéria tão importante para o Sporting, que a ver ser confirmadas estas suspeitas poderá sagrar-se campeão nacional 2015/2016 na secretaria. Como viram, a peça que coloquei em cima foi transmitida no noticiário do Porto Canal de ontem e durante a noite o canal dos Dragões debateu ainda toda esta matéria. É absolutamente lamentável que tenha de ser o Porto Canal a investigar e a produzir notícias e debates sobre esta matéria quando na realidade o Sporting é o clube que mais pode sair beneficiado de uma eventual condenação do rival encarnado. 

É lamentável que um Sportinguista tenha sintonizado a SportingTV na noite de ontem para ver uma peça, uma reacção ou comentário sobre esta matéria e tenha esbarrado com um silêncio ensurdecedor. Enfim, é a tal tese do "saber estar" preconizada pelos actuais dirigentes do Sporting.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

43 comentários:

  1. claro..aliciar um gajo que estava lesionado e nao iria jogar era de genio....como outro que ia para a bancada e ja agora outro que estava em espanha....isso sim...nao é surpreendente...nunca acabem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos 3 envolvidos, 2 jogaram e o lionn na semana do jogo "lesionou-se", apenas e só para o jogo dos corruptos. Estranho. Um estava em espanha. Loles

      Eliminar
    2. Até dá impressão que um jogador lesionado, perdeu a capacidade de poder influenciar os colegas.
      Este César Boaventura é um "cromo" do futebol corrupto, em Portugal, e sempre ligado ao mesmo clube. O que andará a fazer a Polícia Judiciária? A ver passar os navios?

      Eliminar
    3. Talvez esteja a investigar o cashball!?

      Eliminar
    4. Para desviar de terem pago a mala de 300.000 euros ao Belenenses pelo empate, coincidente com a vinda do ácaro para Portugal, tentam publicar algo que já tem barbas.
      O Marques e a sua escumalha andrade anda há 3 anos a tentar comprometer o Boaventura e o Benfica.

      Ninguém se esqueceu da ópera macaca criada pelo lagarto Gonçalo Ferreira da SIC, dos "alegados jogadores" do Marítimo (que afinal eram actores)comprados pelo Boaventura e Benfica, que levou 13 adeptos da Juve Leo à Madeira com um saco de dinheiro (200,000 euros) para ganharem ao Benfica, com uma ópera bufa parecida.

      Lembro o que saiu na altura na imprensa.
      Jogadores que o Boaventura "tentou corromper"!!

      Cássio
      Marcelo
      Lion
      Nadjack

      2 lesionados e o Nadjack a jogar no Reus de Espanha!!!
      Um dos supostos corrompidos já tinha contrato assinado com o Sporting (Marcelo)
      Marcelo e Cássio foram considerados os melhores em campo.

      Por coincidência, no jogo do Porto com o Rio Ave, este perde 5-0 e o guarda redes Cássio faz passes para os avançados do Porto que não se fazem rogados.
      "Não ajuda sofrer um golo na primeira vez que o FCP foi à baliza", disse o "probecito", com um sorriso no rosto a caminho do banco.
      Damn it! Que azar!!! E que coincidência!!!

      Eliminar
    5. Pá Manel... só dizes disparates.

      Uma coisa é uma asquerosidade como tu, vir para aqui (ou em qualquer lugar da "free speach" na Internet), debitar autêntica diarreia nausebunda q lhe sai pela boca, outra coisa é ires perante um juiz, jurares que só dizes a verdade, e seres esclarecido q se mentires, tal vai ser considerado crime (sim, CRIME, e publico).

      Acho que não fazes a mínima ideia da gravidade da situação (não são opiniões, ou ouvi falar que, são declarações que ficam registadas, e todos têm advogados -> q tu só podes ser do "diabo" mesmo.)

      Mas não desesperes, ISTO É PORTUGAL, onde a pior doença mental e epifania mundial ao *anti-despostivismo*, e q é capaz de afectar juízes e outros altos dignatários (de certo, se não fosse pela "doença mental")... muito raramente perdem!..

      Eliminar
  2. Este campeonato tem que ser vosso. Tantas evidencias... Vamos aguardar mas mesmo num pais de 3 mundo como 9 nosso este não vos escapa.

    ResponderEliminar
  3. O BdC esta a fazer muita falta ao Sporting e a justiça de Portugal , parece mesmo que foi uma golpada do bombeiro a mando de alguem para o abater e meterem la um que favorecesse o regime de impunidade do carnide e hoje vemos o Sportig a dar as costas a justica e a deixar os criminosos sem julgamneto , enfim uma pena .

    ResponderEliminar
  4. Cada vez mais me convenço que a máfia que controla o slbatota é a mesma que neste momento controla o SCP.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Aqui tenho que discordar. Nem o SCP nem a Liga podem fazer declarações sobre algo que ainda não foi julgado. Se for provado em tribunal que Boaventura tentou aliciar os jogadores, então sim, terão que ser feitas algumas declarações públicas, mas enquanto a condenação não acontecer, não passam de alegações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O julgamento não é sobre esse caso, nem tem nada a ver com isso. Apenas foi aproveitada pelo suspeitos do costume para tentarem "queimar" o Boaventura. Aproveitando a embalagem, antes do jogo com o Dinamo e o Moreirense, e no dia em que ácaro é extraditado para Lisboa, para atacarem o Benfica com mais uma suspeita. Não andamos a dormir.
      Mas olhem que a PJ e o MP (de Lisboa) também não andam a dormir e já perceberam a marosca.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Então diga lá quais os árbitros de andebol suspensos? Não há. Tal como não há jogadores suspensos. O cashball foi fabricado pelo mesmo interveniente deste caso. Não há absolutamente nada para lá de uns print screen manhosos de um agente que a data fazia transferências de milhões com jogadores do carnide.

      Eliminar
    2. Sim, de facto não há suspensos em modalidade alguma.

      Eliminar
    3. O "Cashball"! outra invenção deste Cesar Boaventura. Um "cromo" sempre ligado ao Benfica e cuja fama já vem de longe.

      Eliminar
    4. Agora o CashBall é um invenção do Boaventura. Não me façam rir que estou com cieiro!!

      CashBall
      Fonte: CM, i & SIC

      Fonte da procuradoria confirmou que a Operação Cashball tem 7 arguidos constituídos.
      A investigação do MP ao alegado esquema de corrupção do Sporting para viciação de resultados no andebol e no futebol tem os 4 arguidos, André Geraldes, Gonçalo Rodrigues, João Gonçalves e Paulo Silva e mais 3 arguidos constituídos. São pessoas ligadas à modalidade do andebol.

      Uma rede de crime altamente organizada. Quem o diz é o MP que nos mandatos de detenção admite mesmo que os 4 arguidos, André Geraldes, Gonçalo Rodrigues, João Gonçalves e Paulo Silva, possam ficar em prisão preventiva.
      Fala em perigo de perturbação de inquérito e de destruição de provas, assim como de continuação da atividade criminosa.

      Contas bancárias do Sporting vão ser passadas a pente fino por causa de alegado saco azul para 'luvas' a árbitros de andebol e a jogadores de futebol. Geraldes não pode falar com Bruno de Carvalho.
      Quando entraram nas instalações do Sporting Clube de Portugal no Estádio José de Alvalade, em Lisboa, os inspetores da PJ do Porto queriam, acima de tudo, evitar a destruição de prova essencial para compreender o suposto esquema de corrupção alegadamente chefiado por André Geraldes. Furiosos com as notícias e entrevista do empresário e denunciante Paulo Silva ao Correio da Manhã, os inspetores nortenhos sabiam que o efeito surpresa já tinha desaparecido. Mas as buscas judiciais são autênticas caixinhas de surpresas.

      Estes indícios sobre a existência de um saco azul no Sporting vão levar inevitavelmente à abertura de uma nova linha de investigação que terá mais dirigentes do clube na mira. Os investigadores não acreditam que um funcionário como André Geraldes (que nem sequer faz parte dos órgãos sociais do clube nem da SAD, mas sim de “team manager” do futebol desde a saída de Octávio Machado, depois de ter sido responsável pelo Gabinete de Apoio aos Atletas e Modalidades) fosse capaz de implementar este alegado esquema sem o conhecimento de outros dirigentes do Sporting. Nesse sentido, o DIAP e a PJ do Porto suspeitam que mais dirigentes do Sporting poderão estar envolvidos no caso.

      Aliás, os investigadores estão convencidos que os referidos 63 mil euros pertenciam efetivamente ao Sporting, até porque os fundos foram encontrados no Estádio José Alvalade e no espaço de trabalho de um alto funcionário do futebol profissional. Se os mesmos fundos tivessem sido encontrados, por exemplo, em casa de André Geraldes, a questão seria diferente.

      Por isso mesmo, a PJ do Porto terá de perceber a origem de tais fundos e se, efetivamente, os mesmos têm origem em contas bancárias do SCP. Para despistar totalmente a matéria, as contas de André Geraldes, de Gonçalo Rodrigues e do clube deverão ser passadas a pente fino pelos investigadores. O objetivo será reconstruir o circuito financeiro que teve como consequência os referidos 63 mil euros.
      Daí André Geraldes e Gonçalo Rodrigues terem sido proibidos de contactar com todos os dirigentes do Sporting e da SAD — grupo no qual se inclui o presidente Bruno de Carvalho. Aliás, quer o DIAP do Porto, quer a juíza de instrução criminal titular dos autos, fazem questão de referir-se a André Geraldes como o braço direito do presidente do Sporting.

      Paulo Silva foi constituído arguido
      A Operação Cashball iniciou-se em fevereiro com uma denúncia de um agente desportivo do andebol que o empresário Paulo Silva tentou aliciar em nome de Sporting, tal como o Público noticiou esta sexta-feira. Mais tarde, já em abril, Silva foi mesmo interrogado pela PJ do Porto, tendo sido constituído arguido por corrupção ativa desportiva. O empresário e alegado intermediário do Sporting foi ouvido a 19 e a 24 de abril, tendo aceitado denunciar mais factos do que aqueles que a investigação conhecia.




      Eliminar
    5. Numa perspetiva de cooperação com a Justiça, Paulo Silva acabou por denunciar André Geraldes como o alegado “chefe” que é regularmente mencionado nas mensagens da aplicação WhatsApp e telefonemas trocados entre Silva e João Gonçalves (igualmente empresário que alegadamente fazia a ponte com Geraldes) e Gonçalo Rodrigues (funcionário do Sporting, como coordenador do Gabinete de Apoio aos Atletas e Modalidades, que também seria um alegado intermediário entre Silva e Geraldes).

      Paulo Silva denunciou um sistema de alegada corrupção do Campeonato Nacional de andebol da última temporada, em que os leões quebraram um jejum de 16 anos sem o principal título, aparentemente simples:
      1. A mando de João Gonçalves, que conheceu em 2013, contactava um dos elementos que compõem a dupla de árbitros que caracteriza o andebol;
      2. O número de telefone costumava ser cedido por João Gonçalves;
      3. Marcado o encontro pessoal com o árbitro, Silva prometia contrapartidas monetárias para favorecer o Sporting;
      4. O valor das contrapartidas variava consoante os objetivos a alcançar e só eram pagos após os jogos e validação dos objetivos cumpridos;
      5. A alegada comissão de Paulo Silva era de 500 euros, dos quais retirava 150 euros para João Gonçalves.

      Além dos contactos com João Gonçalves, Paulo Silva também era contactado por Gonçalo Rodrigues, funcionário do Sporting que, devido às suas funções, trabalhava de perto com as modalidades.
      A alegada atividade ilícita de Paulo Silva terá sido exercida em dez jogos do Campeonato Nacional de andebol na época de 2016/2017, que foi ganho pelo Sporting. Além dos encontros do conjunto verde e branco, também os do principal rival ao longo da temporada, o FC Porto, teriam sido alvo de atenção, nomeadamente a deslocação dos dragões à Luz que, com o trunfo do Benfica, acabou por estender a passadeira para o primeiro lugar.

      Até ao momento, eram conhecidos 4 arguidos nesta operação: André Geraldes, diretor-geral do futebol do Sporting; Gonçalo Rodrigues, ex-responsável pelo gabinete de apoio ao atleta; João Gonçalves, empresário e intermediário no caso; Paulo Silva, empresário - agora arrependido - que terá corrompido árbitros de andebol e jogadores de futebol. Ficaram todos proibidos “de contactos com a estrutura directiva de clube desportivo identificado, com a sua SAD ou com funcionários dos mesmos”, e igualmente impedidos de contactar “dirigentes desportivos, árbitros desportivos, agentes desportivos e jogadores de qualquer modalidade desportiva”. Além destas medidas de coacção, os quatro detidos foram ainda proibidos de frequentar as instalações do Sporting, de se ausentar para o estrangeiro e de contactarem com os restantes arguidos.

      O caso está nas mãos da equipa coordenada pelo procurador Jorge Noel Pinto, especializado na investigação de “crimes de colarinho branco” no DIAP do Porto. Foi um elemento desta equipa que pediu esta quinta-feira em tribunal uma caução de 60 mil euros como medida de coacção para o actual director-geral do futebol do Sporting, André Geraldes, no âmbito do processo Cashball, no qual o dirigente é suspeito de corrupção activa no fenómeno desportivo, apurou o PÚBLICO junto de fonte das defesas.

      O autor da participação criminal que deu origem à investigação da Operação Cashball foi um agente desportivo ligado ao andebol, que o empresário Paulo Silva tentou corromper no Porto. Por isso mesmo é que o inquérito está a ser dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto que delegou o apuramento dos factos na Secção Regional de Investigação da Corrupção da Directoria do Norte da Polícia Judiciária.

      No caso do Sporting, a surpresa chamou-se “cofre” num armário do gabinete de trabalho do principal alvo daquelas buscas: André Geraldes. Era um pequeno cofre com um recheio muito significativo: 63 mil euros e mais uns trocos devidamente acondicionados em vários envelopes. Na face de alguns deles estavam iniciais escritas à mão, enquanto que outros continham documentos.




      Eliminar
    6. Conjugada esta descoberta, com prova documental e testemunhal do denunciante Paulo Silva que apontam para a alegada liderança de André Geraldes de um esquema de alegada corrupção no Campeonato Nacional de andebol da temporada 2016/17, que foi mais tarde alargado à Primeira Liga de Futebol, a PJ do Porto e o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, titular dos autos, não tiveram dúvidas em defender no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto de que existiam indícios de que o Sporting tinha um alegado saco azul que financiava pagamentos de alegadas ‘luvas’ a árbitros de andebol.

      Isto porque:
      Os 63 mil euros não pertenciam ao património pessoal de André Geraldes;
      Tais fundos seriam utilizados em práticas alegadamente ilícitas para beneficiar o Sporting em detrimento de outros clubes desportivos;
      E indiciam a existência de um alegado saco azul com pagamentos que, pela sua ilicitude, não podem ser contabilizados pelo clube.

      Os detidos do caso, que também incide sobre a viciação de resultados no campeonato de futebol 2017/18, foram presentes a uma juíza do Tribunal de Instrução Criminal do Porto. Apenas Paulo Silva, que assumiu ao CM ter corrompido árbitros, é que aceitou prestar declarações à juíza.

      Ao contrário do que tem sido repetido por diversos órgãos de comunicação social, não foi o empresário quem denunciou os crimes. Já o inquérito decorria, quando Paulo Silva foi oferecer a sua história ao CM, a quem disponibilizou inúmeras comunicações feitas através do WhatsApp e que referem contactos para pagar aos árbitros da Liga de andebol entre 1500 e 2000 euros.

      Paulo Silva, o empresário que tornou pública a alegada rede de corrupção que envolve o Sporting, terá sido pago para falar com a comunicação social e revelar dados sobre o caso, segundo afirmou aos investigadores da Operação Cash Ball. Recorde-se que o "CM" e a CMTV divulgaram uma entrevista com o alegado intermediário da rede.

      De acordo com o "Expresso", um documento do tribunal revela que Paulo Silva sentir-se-ia pressionado pela comunicação social a falar e acabou por ceder, por precisar de dinheiro, já que se encontra desempregado. Segundo ele, o jornal do grupo Cofina pagou uma quantia elevada de dinheiro, para que falasse com os jornalistas.

      O CM sabe que o procurador chama a André Geraldes, “braço direito de BC”. Refere que o “chefe” a que se refere João Gonçalves nas conversas já reveladas é precisamente o director de futebol do Sporting. Imputa a todos os arguidos, 18 crimes: 10 casos de corrupção activa no andebol e 8 na Liga.

      André Geraldes trabalha no Sporting desde 2013. Esteve ligado às claques como Oficial de Ligação aos Adeptos, à bilhética, é o responsável do Gabinete de Apoio ao jogador e há cerca de um ano também o team manager do futebol - subiu a braço direito de Bruno de Carvalho, que promoveu a sua ascensão interna.

      É acusado de ser o estratega do esquema de corrupção e viciação de resultados.

      Antes de se tornar team manager, lembremos, André Geraldes começou no Sporting com oficial de ligação aos adeptos, ou seja, era o responsável pela coordenação às claques e era o homem que fazia a ponte entre as mesmas e a direção.
      Com o “esquema” em causa, André Geraldes conseguiria manter um ‘saco azul’ no clube sempre com dinheiro disponível para corromper desportistas - quer no andebol, como no futebol.

      Para a juíza de instrução criminal do Porto, que tem em mãos o caso “cashball”, os 60 mil euros que foram apreendidos pela Polícia Judiciária no gabinete de André Geraldes, diretor-geral, são do clube de Alvalade, avança o “CM”.
      Este montante, que serviria alegadamente para pagar subornos a árbitros, comprar jogadores, será proveniente da venda de bilhetes para jogos em Alvalade, em particular aqueles que são distribuídos pelas claques.

      Segundo o matutino, Geraldes foi questionado em tribunal, sobre a origem dos 60 mil euros que foram encontrados no seu escritório em Alvalade. O dirigente leonino, contudo, não revelou a origem do dinheiro, nem a quem pertence.



      Eliminar
    7. Dizem que ele era o elo mais fraco da cadeia, já que lhe cabia contactar os árbitros e os jogadores e tinha ainda de dividir a sua comissão. João Gonçalves dava a Paulo Silva por seu turno o contacto dos árbitros ou jogadores que deviam ser aliciados determinando também os preços a pagar. As ordens superiores eram depois dadas por AG.
      O MP realça que as conversas de Geraldes reenviadas por Gonçalves não deixam dúvidas no esquema criminoso. No caso de Geraldes e Gonçalo as penas podem ser mais elevadas, precisamente por serem funcionários do Sporting.

      João Gonçalo, intermediário em transferências de jogadores (head manager para a Europa da MGB Group), mantém ligação próxima com Bruno de Carvalho e André Geraldes, intermediando, nos últimos anos, várias transferências dos leões. O CM revelou mensagens escritas e de voz, através do Whatsapp, nas quais funcionaria como intermediário entre o "chefe" do esquema (André Geraldes) e Paulo Silva, o alegado corruptor e denunciante do caso.

      Paulo Silva, intermediário de jogadores, é o denunciante do caso e coopera com a investigação da PJ com o intuito de ver diminuída a sua pena, assumindo ter sido o corruptor, o responsável por coagir árbitros e jogadores e fazer os pagamentos. As mensagens escritas e de voz publicadas estavam no seu telemóvel. "Só fiz isto para combater a fraude que já existia nas modalidades", disse, em entrevista à CMTV, acrescentando que foi o seu sportinguismo que o levou a cometer tais atos.

      O empresário Paulo Silva, que admitiu ao CM ter pago a árbitros para beneficiar a equipa de andebol do Sporting em vários jogos no campeonato 2016/17, ficou igualmente proibido de contactar órgãos de comunicação social e jornalistas.

      Para a investigação, liderada pelo DIAP, mas que contou no terreno com a brigada que combate a criminalidade económica e financeira da PJ do Porto, a colaboração de Paulo Silva foi determinante.
      As conversas recuperadas no telemóvel de Paulo Silva foram autenticadas pela PJ como verdadeiras. Também as mensagens reenviadas por Geraldes foram validadas.

      Gonçalo Rodrigues, funcionário do Sporting desde 2016 é o coordenador do Gabinete de Apoio ao Atleta e Modalidades Profissionais do clube. Aparece nas conversas na posse da PJ como uma espécie de braço direito do "chefe" e mentor das tramas de corrupção. Publicada a notícia, o Sporting garantiu que contactou Gonçalo Rodrigues e que este disse estar "de consciência tranquila". O clube aceitou a sua auto-suspensão de funções e instaurou-lhe um processo de inquérito.

      O MP fala em procedimento organizado para que o Sporting obtivesse vantagens desportivas. Para o procurador não há dúvidas que o grupo visava a obtenção dos resultados desportivos.
      Foram feitas buscas na SAD e em Alvalade e também em Pombal, Entroncamento e Setúbal.

      Os jogos da Primeira Liga de futebol

      Das mensagens e clips de som da conta de WhatsApp divulgados pelo CM e pela SIC, é claro que Paulo Silva também terá falado de alegadas tentativas de aliciamento de jogadores da Primeira Liga de futebol. Há vários casos concretos de jogos que foram disputados em agosto e em setembro de 2017, relativos ao início da época desportiva de 2017/2018.
      As suspeitas de corrupção relativas aos jogos de futebol sempre foram encaradas pelos investigadores como mais frágeis do que os indícios relativos à alegada manipulação da verdade desportiva nos jogos de andebol.

      Eliminar
    8. No interrogatório que decorreu no TIC do Porto, naquele que era o seu terceiro interrogatório como arguido, Paulo Silva esclareceu que lhe terão sido ordenados contactos com vários jogadores profissionais da Primeira Liga mas que apenas concretizou tais ordens em dois jogos que o Sporting disputou com o Desportivo de Chaves, ambos na mesma semana: um para a Primeira Liga, que decorreu no dia 14 de janeiro de 2017, e outro para a Taça de Portugal, que se verificou três dias mais tarde.

      O jogador do Chaves contactado chama-se Leandro Freire Araújo e ter-lhe-á sido oferecido por Paulo Silva a quantia de 25 mil euros para beneficiar o clube leonino. Curiosamente, foi nessa semana que o Sporting teve o seu pior período da temporada: com o empate para o Campeonato (o 2-2 foi marcado por Fábio Martins a três minutos do fim), os leões ficaram a oito pontos do Benfica no final da primeira volta; depois, com um golo de Ponck aos 87′, os flavienses ganharam por 1-0 o jogo da Taça de Portugal, tendo no final Bruno de Carvalho ido ao balneário numa troca de palavras que terá azedado com William Carvalho, Adrien e Dost.

      Sporting Compra Defesa do Aves.
      A troca de mensagens entre João Gonçalves, o empresário ligado a AG director do Sporting e o intermediário Paulo Silva, que corrompia jogadores adversários, de 27 de Agosto a 8 de setembro, a propósito do suborno ao defesa Bruno Nascimento do Feirense é fatal para os envolvidos no esquema.

      E foi esclarecedora para a investigção da PJ do Porto que deteve Geraldes, Paulo Silva, João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues, funcionário do SCP por corrupção desportiva.
      Nas conversas, falaram ainda da forma como o defesa Nelson Lenho do Aves, já teria sido corrompido na 1ª jornada da época que agora acabou.

      Quando Paulo Silva reclamou pelo facto de ganhar só 350 euros de comissão por cada atleta que subornava, Gonçalves respondeu: “Se não queres fazer, não faças, eles logo arranjam outro. Na 1ª jornada fizeste nada e eles controlaram o Lenho (do Aves que o Sporting ganhou 2-0). Portanto se quiseres assim, tudo bem. Senão é só dizeres”.

      Paulo Silva, respondeu, “Faço o melhor que posso. Se está a correr mal, avancem com o gajo que fez o Lenho, que não conheço nem me interessa”.
      Falaram sobre o defesa do Aves que já teriam corrompido, o clube que já no próximo domingo vai defrontar o Sporting na final da Taça de Portugal.

      As informações para os intermediários seriam claras. Paulo Silva teria de identificar e subornar defesas-centrais ou laterais direitos. Os primeiros facilitariam as açcões de Bas Dost e os segundos de Gelson, avançados do Sporting.

      Quanto ao objectivo pricipal dessas conversas, o suborno a Bruno Nascimento do Feirense, Paulo Silva garantiu ter o jogador controlado por 4 mil euros. O SCP acabou por ganhar 3-2 com um penalty já quase no fim do jogo, mas AG, o “chefe está fodido, o gajo não fez nada”, não terá gostado da prestação do defesa corrompido e recusou-se a pagar. O jogador terá depois reclamado.

      Jogo do Guimarães sob Suspeita.
      As suspeitas de corrupção no Sporting, com os mesmos protagonistas que na época de 2016/17 viciaram o campeonato de andebol, às ordens do director A. Geraldes, estendem-se ao futebol profissional e à Liga. Um dos 8 jogos em causa diz respeito à 3ª jornada dessa época 2017/18, quando o Sporting se deslocou a Guimarães para jogar com o clube local, subornando um atleta adversário. O SCP acabou por golear por 5-0.

      Cinco dias antes da deslocação a Guimarães, João Gonçalves já pressionava Paulo Silva, para que corrompesse o defesa João Aurélio, “O gajo está mesmo connosco? Não podemos falhar. É muito importante”, avisou a 14 de agosto.


      Eliminar
    9. Quem garante ter feito o suborno ao defesa João Aurélio, para dar espaço aos avançados do Sporting foi Paulo Slva, intermediário ao telefone. E até dá pormenores sobre o encontro junto ao Estádio para o pagamento no dia seguinte.

      João Aurélio teve de facto intervenção em 2 golos do Sportimg, no 2º fez a flat para o livre que deu o golo do Dost e no 3º falhou a intercepção da bola antes do cruzamento para o remate do Dost.

      João Aurélio será interrogado e poderá vir a ser constituido arguido por corrupção desportiva se houver indícios de que efetivamente recebeu dinheiro.
      Paulo Silva foi o único interlocutor entre a estrutura leonina, sujo “chefe” AG próximo de João Gonçalves como atestam a troca de mensagens e o atleta que ele diz ter subornado. Antes de jogo, João Gonçalves insistiu em saber se estava “tudo tratado” porque não podiam “falhar”, tendo acabado por correr bem.

      Aos 20 minutos de jogo, João Aurélio fez uma falta sobre Fábio Coentrão à entrada da área, tendo na sequência da marcação do livre Bas Dost ter feito o 2-0 de cabeça. Abriu caminho para a goleada do Sporting e deu azo a que Gonçalves afirmasse que o jogo “correu bem”.
      “O Aureas portou-se bem. Amanhã combinamos a entrega”, disse.

      Ao que Paulo Silva respondeu, “Combinado, amanhã, perto do Afonso (entrega do dinheiro a João Aurélio, perto do “Afonso Henriques”).

      Saber se os jogadores receberam ou não é indiferentes em termos penais. Se se fizer prova de que o Sporting teve a intenção de corromper e só falhou o último elemento da cadeia, os intermediários incorrem na mesma nos crimes de corrupção no fenómeno desportivo.

      A seguir ao jogo, Gonçalves deu conta de que o pagamento podia ser feito porque “o chefe gostou”. Falava de AG.

      O defesa do Chaves, Leandro Freire, em 2016/17 também terá sido aliciado pelos leões. Paulo Silva conta que abordou o atleta antes do encontro. Freire terá aceitado mas PS diz que alguém ouviu falar da proposta no balneário, Freire por isso recusou ajudar o Sporting.
      A denuncia de que o atleta terá sido aliciado foi depois feita pelo próprio Leandro Freire à direcção do Chaves. Depois terão existido conversas com o Sporting que terá negado a situação.
      (ia dizer que sim?)

      As conversas do WhatsApp apreendidas pela PJ remeteram também para este atleta e para o momento em que se “desbroncou todo”.
      JG dizia depois disso a JS para só abordar os jogadores na véspera dos encontro, explicando, “Não fales. Fala só um dia antes, para evitar armadilhas. Lembra-te do Freire que se desbroncou todo. É preciso todos o cuidado”.
      PS explicava que inicialmente a intenção era de que Freire ajudasse no campeonato e na Taça: “O negócio acabou por não se fazer quando foi conhecido no balneário”.
      No caso de Freire, estão em causa 2 jogos em janeiro de 2017, um para o campeonato e outro para a Taça, em que PS aliciou o jogador com 25 mil euros para prejudicar o Chaves nos 2 jogos com o Sporting. Não se concretizou.

      Tal não signfica, porém, que deixem de ser passíveis de investigação. O mesmo serve para a questão da culpabilidade dos jogadores. Até aqueles que rejeiraram as abordagens poderão ser indiciados por não ter denunciado as mesmas. Os que aceitaram, se tal vier a ser provado, serão acusados de corrupção passiva sendo irrelevante se a mesma se consumou ou não.

      Subornos Em Envelopes
      350 euros para Paulo Silva e 150 euros para João Gonçalves. As conversas não deixam dúvidas de qual era a comissão recebida pelo denunciante do esquema e a apreensão de um depósito bencário em casa de Paulo Silva confirma também que JG recebia 150 euros.

      Os preços para os corruptores ativos são variados. No andebol, PS falou em pagamentos entre 1500 e 2000 euros, mas os montantes aumentavam quando se falava de futebol.

      Eliminar
    10. Os jogadores das equipas adversárias recebiam entre 3 e 10 mil euros, dependendo da equipa que estava em causa. Os intermediários recebiam 500 euros a dividir por ambos.
      O CM apurou que as autoridades apreenderam também na posse de PS vários envelopes do Sporting com o simbolo timbrado do clube, que o próprio garantiu terem-lhe sido entregues por JG.

      Era aí que guardava o dinheiro dos subornos, mas depois PS não os entregava aos corrompidos, para não deixar rasto. Há uma conversa em que se revela o cuidado extremo para os suspeitos não serem apanhados pelas autoridades. Após o suborno de uma equipa de arbitragem, no andebol, JG diz a PS para se encontrarem no Areeiro, em Lisboa, já que o “chefe” irá dar-lhe o dinheiro. Diz depois que e oncontro não deve ocorrer numa bomba de gasolina, porque existem câmaras de video.

      PS diz que sim e é categórico ao afirmar que o dinheiro é para entregar aos árbitros. Estas e outras conversas aliadas aos vários documentos apreendidos pela PJ do Porto, são as provas que agora serviram para fundamentar a investigação, que entra numa nova fase: definidos os corruptores activos é fundamental perceber-se os inúmeros nomes referenciados por PS foram mesmo subornados e se incorreram nos crimes de corrupção passiva, no âmbito do processo desportivo.

      PS viajou para a Madeira dias antes de o SCP disputar um jogo de andebol que envolvia uma dupla de arbitragem da ilha. Os documentos da viagem estão no processo e servem para desmonstrar que o intermediário tudo fazia para agradar ao “chefe” e conseguir bons resultados para o SCP.

      Mensagens do WhatsApp
      Adeptos cheios de MILITÂNCIA!!!!!
      As mensagens foram validadas pela juiza de instrução. O telefone foi entregue voluntariamente pelo suspeito e as conversas foram autenticadas.

      Troca de mensagens entre João Gonçalves e Paulo Silva a partir de 27/8/17 com vista ao jogo com o Feirense, acertam um esquema para subornar João Aurélio do Guimarães.

      15/8 - JG: Tudo certo? Falaste?
      16/8 - JG: O gajo está mesmo connosco? Não podemos falhar, é muito importante.
      18/8 - JG: Nâo podemos falhar é muito importante.
      19/8 - PS – Vai correr bem.
      Depois do jogo
      - JG – Correu bem. O Aureas portou-se bem. Amanhã combinamos a entrega.
      20/8 - PS – Combinado amanhã perto do Afonso (estádio Afonso Henriques)
      JG – OK.
      21/8 JG – Correu tudo bem?
      PS - Sim.
      JG - O chefe (André Geraldes) gostou.
      PS – Ok.

      Áudio entre Gonçaldo Rodrigues funcionário do Sporting, braço direito de Geraldes, e Paulo Silva:
      “Eu sei, estou a brincar consigo. Mas ouça lá uma coisa, você não faça isto à revelia do João Gonçalves, atenção, porque o André tem uma relação muito boa com o João e tudo isso que é jogadores e entradas aqui, tem que passar pelo João. Por isso veja lá, mesmo para não estar a arranjar problemas para si, não faça isso à revelia dele”.

      Eliminar
    11. Troca de mensagens entre JG e PS a partir de 27/8/17 com vista ao jogo como Feirense com o Sporting ganhou 3-2.

      JG. Vamos atacar o Feirense, pensa num gajo. As regras são as mesmas, só em caso de vitória e o gajo tem de estar mesmo connosco. Os valores depois falamos, ainda não tenho dados concretos.
      PS. Estive a ver aqui na net e pensei no central brasuca Bruno Nascimento. Que dizes?
      JG. Pode ser uma boa opção. Logo já falamos melhor, tenho de falar com o chefe.
      PS. Aguardo então. Até logo.
      JG- Podes avançar. Jà sabes que só recebe se o resultado for a vitória, 4 (mil euros) mais os teus 500.
      PS - OK. Mas eu ganho uma merda nisto e eles continuam a ir com os putos à missa. Se um dia isto dá raia, eu estou fodido e desamparado. Faço isto contrariado, mas para combater o poder instalado tem de ser assim.
      JG - Eh pá, não queres fazer não faças, eles logo arranjam outro. Na 1ª jornada não fizeste nada e eles controlaram o Lenho (do Aves). Portanto, se quiseres assim, tudo bem. Senão é só dizeres.
      PS - Sabes que estou sem trabalho, preciso de comer. O Gonçalo tinha-me dito que me arranjaria alguma coisa junto de parceiros do Sporting e até agora nada.
      JG- Junto de parceiros do Sporting? Isso é que não, não pode haver nenhum ligação tua a eles. Vou falar com eles e logo se vai arranjar alguma coisa, agora junto deles é que não. Nem o chefe quer de certeza, tu para eles não existes.

      JG - Estás a pensar falar com o brasuca quando?
      PS - Nâo sei, tenho de ver. Mas o jogo é só dia 8 (setembro) temos muito tempo.

      1/9 – JG – Quando vais falar com o brasuca? Já tens o contacto?
      PS. – Vou lá 2ª feira. Tenho o número dele, vou marcar com ele. O jogo é 6ª não é?
      JG - Acho que sim. Mas atenção muito cuidado. Se tudo correr bem, temos um prémio chorudo no fim da época.
      PS - Estou farto de promessas. Vamos indo, o final da época é só em Junho. Caga para isso.
      4/9 – PS. Vou falando com ele durante a semana até ao dia D.
      JG – Não fales. Fala só no dia antes, para evitar armadilhas. Lembra-te do Freire (do Chaves) corrompido na época anterior (2016/17) que se debroncou todo. É preciso muito cuidado.
      7/9 – JG - Falaste com o gajo?
      PS – Falei sim e está tudo como o previsto. Agora certezas só no decorrer do game.
      JG – Pois, mas ele tem de estar a 100%. Não interessa menos. Ou está ou não está, pois isto não está a correr como devia.
      PS – Olha eu faço o melhor que sei e posso. Se está a correr mal, eles que avancem com o gajo que fez o Lenho, que não conheço nem me interessa conhecer. Fds, querem omeletes quase sem ovos?
      JG – Sabes as regras. Só tens de dizer se está feito ou senão dá para fazer, nada mais.
      PS – É mesmo amor à camisola, fazer uma coisa destas por 350 euros e tu ganhas 150 é de loucos. (Que MILITÂNCIA!!)

      8/9- JG – O chefe está todo fodido. O gajo não fez nada, não vai pagar nada.
      PS – Não fez nada? Só podes estar a brincar.
      JG – Quem parecia estar controlado foi o gajo que fez o penalty… agora ele fez o quê? Se não fosse o outro a fazer aqueles disparate tinham empatado.
      PS – Olha João, nem comento. Faltas à entrada da área, espaço ao Dost, houve um lance em que entrou pela baliza adentro e aleijou-se… Nâo fez nada? Deve ter visto um jogo diferente, só pode. Nâo quer pagar não paga. Estou-me a cagar para isso, mas eu é que dou a cara e quero, pelo menos, receber o meu para fazer face às minhas despesas. Não sou a Santa Casa.
      JG – Sabes as regras. Sò ganhas se tudo correr como o previsto. Mas vou falar com ele sobre isso e se não estiver satisfeito com o teu trabalho que arranje outro.
      PS – Por mim está completamente à vontade. Não estou é para filmes destes, não mesmo. Eu sou do Sporting, não sou o A, do B ou do C. Nem os conheço de lado nenhum. Fds que é isto? Não paga?? Não paga?? Eu não sou remunerado pelo Sporting, não tenho cartões de despesas, estão fodidos comigo.

      Eliminar
    12. Mensagem de voz de Paulo Silva para João Gonçalves:
      “Já falei com o rapaz (Bruno Nascimento). E ele disse-me: “Ó cara, como posso fazer mais alguma coisa? Eu tinha dito que não ia dar escandaleira, fiz o possível. Alheei-me do jogo muitas vezes. E se o Luis não fazia o penalty eu fazia o penalti. Era a última chance para ganhar o meu”.
      Acho que o puto fez o trabalho dele, muito honestamente. Agora se o chefe quiser pagar paga, se quiser não paga. Não foi escandaloso mas fez. Se vires este jogo do Bruno e vires o jogo do João Aurélio eu acho que este gajo teve mais influência que o João Aurélio.
      Mas não sei o que é que queriam mais. Sò se o gajo metesse a bola com a mão dentro da baliza.”
      JG - Falei com o chefe e ele paga as tuas despesas.

      Na realidade o Sporting venceu o Feirense por 3-2 com um penalti salvador aos 90+6 cometido por Luis Rocha entrado 6 minutos antes. Bruno Nascimento alegadamente aliciado está ligado aos 2 primeiros golos dos leões. No 1º é um dos que falha a marcação a Coates e no 2º não consegue evitar o golo apesar da tentativa acrobática em cima da linha.

      Paulo Silva explicou que o dinheiro proposto pelo Sporting para corromper os jogadores adversários não é suficiente garantindo que um atleta que inicialmente havia aceitado a oferta acabou depois por voltar atrás com as palavras e até foi dos melhores em campo.
      “Temos ido com os putos à missa. Com pouco. Portanto, ou nós vamos de uma forma convincente… As pessoas têm de perceber que muitas das vezes ou se vai com um valor que mexa com as pessoas ou mais vale estar quieto”, refere o empresário.

      Aquilo é que era cá uma MILITÂNCIA clubística!! Cometer crimes de borla. LOL!
      Sò gostava de saber se também há procuradores e PJ´s com este nível de militância!

      A entrevista ao Correio da Manhã
      A entrevista que Paulo Silva concedeu ao Correio da Manhã prejudicou gravemente a investigação, na ótica do DIAP e da PJ do Porto. Não só as buscas judiciais acabaram por precipitar-se por causa da revelação de prova central no inquérito (as mensagens e os clips de som de WhatsApp), como os restantes arguidos acabaram por ser avisados de que estava a decorrer uma investigação judicial sobre esses mesmos factos. Por isso mesmo, Silva acabou por ser detido esta quarta-feira por perturbação do inquérito.

      No interrogatório que decorreu no TIC do Porto, o empresário e alegado intermediário acabou por revelar um dado surpreendente: teria dado a referida entrevista ao CM e à CMTV por alegadamente lhe ter sido oferecida uma quantia monetária de valor elevado mas que nunca recebeu, matéria que foi desmentida de forma cabal por Octávio Ribeiro em declarações ao semanário Expresso.
      Paulo Silva justificou o seu comportamento com o facto de estar desempregado e porque precisava de dinheiro para sustentar os seus filhos — dinheiro que nunca recebeu, enfatizou o empresário.

      Aquando da decisão de libertar os arguidos mas com medidas de coação graves, a juíza do TIC não deixou de tecer duras críticas aos arguidos pela prova indiciária reunida pela investigação. Além de constatar que os arguidos atentaram contra o interesse público e tentaram manipular a verdade desportiva das competições de andebol e de futebol, a juíza também evidenciou a importância social e económica que o desporto profissional e amador tem em Portugal.

      No que diz respeito a Paulo Silva, a juíza foi um pouco mais longe ao afirmar que o empresário provocou um enorme alarme social ao divulgar na comunicação social as conversas que teve com João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues e o respetivo e alegado esquema de corrupção. O que pode constituir um entrave à ação da Justiça.


      Eliminar
    13. Mas André Geraldes, João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues não ficaram atrás na censura da juíza. Juntamente com Paulo Silva, aqueles arguidos, segundo a magistrada, terão tido como objetivo desvirtuar a verdade desportiva em prejuízo de outros clubes. O que terá tido como consequência um dano e uma mancha na imagem de um clube de grande expressão desportiva e social, como é o Sporting Clube de Portugal — facto que já tinha sido devidamente evidenciado pelo Ministério Público na promoção que apresentou no tribunal.

      O Benfica disse estar a acompanhar atentamente a investigação sobre os corruptos. “Aguardemos que as entidades competentes da justiça desportiva e cível desenvolvam o seu trabalho com o necessário rigor e tranquilidade”.

      O FCPorto repudia mais um expediente usado pelo SLBenfica que, aproveitando-se das investigações, tenta desesperadamente ressuscitar a sua velha tese de vítima no caso dos emails”, afirma o clube.


      Espero que as dúvidas que ainda existam tenham sido dissipadas de vez!!

      Eliminar
    14. Pedro Guerra a fazer horas extra aqui no Mister do Café. É bom sinal...é sinal que esta noticia abalou pelo menos um bocadinho a estrutura que "está 10 anos à frente".

      Eliminar
    15. Os andrades estão ao ataque, desesperados para passar rapidamente para a frente do campeonato. Com o dinheiro fresco da venda do Militão andam a pagar aos jogadores corruptos que já tinham sido pagos para facilitar nos seus jogos, há videos no YouTube, para testemunhar contra o Boaventura e indiretamente acusar o Benfica.
      Falharam ontem. O Benfica passou. Agora vem o Moreirense!! Toca a meter toda a carne no assador!! Quem não os conhecer...

      Os amigos que eles possuem dentro de alguma CS que todos sabemos qual é, e em programas de TV sobejamente conhecidos, encarregam-se de plantar as "fake news" a troco de boas remunerações, para eles e para os órgãos de informação.

      Mas acham que alguém com 2 dedos de testa, que conhece o modus operandi da escumalha andrade, acredita em notícias falsas, plantadas nos jornais Expresso e na Sábado, órgãos de informação conhecidos por espalhar notícias falsas dos dragartos, que estão com a corda no pescoço a caminho da falência, tão falidos como os clubes que as promovem, as planta e as paga?

      Ninguém acredita nisso. Eu até sei quanto o Cassio recebe pelo frete. Serão os 250.000 euros que ele diz ao Expresso que foi aliciado pelo Boaventura. Por esse dinheiro ele até era capaz de vender a mãe!
      Acusam os outros daquilo que eles fazem. Nunca falha!
      São tão transparentes e previsíveis como a máfia italiana.

      E pagaram 300.000 euros ao Belenenses pelo empate. Daí o regojizo dos azuis no final do jogo como se tivessem ganho a Champions.

      O que eu não percebo é como o fisco português e os departamentos de investigação de crimes fiscais, deixa ou permite que andem a fazer pagamentos sucessivos, todos os anos, de centenas de milhares de euros por debaixo da mesa, que constituem crimes de fuga ao fisco e de branqueamento de capitais. It beats me!!
      Follow the money, idiots!!

      Eliminar
    16. Para mim, o que o Manuel escreveu, era tudo para apagar.
      Ele que vá meter nojo para outro lado.
      Mentir ó Caralho.

      Eliminar
  7. Este tipo é aprendiz e peão de brega de LFV. Tal como Paulo Gonçalves trabalha por conta própria…, sobrevive do ar e do amor ao SLB! Está em todos os processos judiciais do SLB e desconfio que brevemente vamos tê-lo metido no "Cashball" e "Alcochete"

    ResponderEliminar
  8. O caso "cashball" surgiu sensivelmente na mesma altura do ataque a Alcochete.
    Porquê?

    ResponderEliminar
  9. A investigação em causa começou com 5 jogadores "nomeados".... pelo caminho, já cairam 2... um deles até era do FCP veja-se lá bem.

    É esperar que a justiça faça o que tem a fazer e que quem cometeu algum crime seja castigado por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que o Benfica sempre teve, no consulado do Vieira, procedimentos "sui generis", isso é verdade. Basta ter memória e dois dedos de testa, por que exemplos há muitos.

      Eliminar
    2. Hei-de ir-me embora deste planeta e tudo isto é muito mais continuar em silêncio. Ninguém quer a justiça. Somos o País do Fado e da Saudade. Os ditos cujos no sítio só alguns muito poucos os têm e nos das Caldas.

      Eliminar
  10. Este Manuel é mesmo um manelito ou será um porquito?!? Que imaginação! É como as toupeiras! Não passa tudo duma cabala! Fonix que os tugas são mesmo idiotas 😂😂😂🤡🤡🤡🐙🐙🐙🦔🦔🦔🐁🐁🐁

    ResponderEliminar
  11. Reparem bem nas fontes 'credíveis' que ele, o manelito, cita:cm, i & SIC! Tudo gente séria e independente! Entretanto as toupeiras também foi tudo um invenção, tal como os desfalques do orelhas e o corrupto do Rangel e por aí fora. É tudo um cabala contra o fifica. És mesmo burro pah! 😂😂😂🤡🤡🤡🐙🐙🐙🦔🦔🦔🐁🐁🐁

    ResponderEliminar
  12. Manel... Lampião, esta tudo dito. Burro todos os dias, como a restante corja lampiã.

    ResponderEliminar
  13. Este "Manuel" é outro cromo boifikista que se dá ao trabalho de escrever muito e nada, pensando com isso ilibar um dos clubes mais corruptos em Portugal, com uns escritos longos e manhosos. Num país a sério, Manueis e Boaventuras não existiam, nem mesmo para tapar o sol com uma peneira.

    ResponderEliminar
  14. O que vale é que o LFV não sabe de nada..não sabe deste pilha galinhas,não sabe do Paulo Gonçalves,não sabe do Domingos Soares Oliveira ..mas continua a proteger todos.
    O verdadeiro Al capone se fosse vivo corava de vergonha,até ele foi preso por fugir aos impostos..

    SL

    ResponderEliminar
  15. Que vergonha com esta direcção, até o Porto Canal já questiona a "carneirisse", que vai por lá, vá lá golpistas façam o mesmo que fizeram ao BdC, mostrem que são homens!.: https://www.facebook.com/andre.santos.585112/videos/10218053982439448/?t=74

    ResponderEliminar
  16. Tirando o lance do golo ao santa clara, o futebol do SCP continua mastigado.
    Curioso ver na sporting tv o aniversário da juve leo com ... Mustafá.

    ResponderEliminar