segunda-feira, 19 de novembro de 2018

As fragilidades do processo Cashball


O dia 15 de Maio de 2018 ficará para sempre na memória dos Sportinguistas como um dos dias mais complicados da história do clube. Na manhã desse dia o jornal Correio da Manhã noticiou o caso Cashball e a meio da tarde a Academia do Sporting foi invadida por um bando de marginais. Compreensivelmente, os Sportinguistas entraram em pânico com estes acontecimentos e com o possível envolvimento dos seus dirigentes e funcionários. Durante  meses estes dois casos foram sendo alimentados em doses diárias até ao dia em que os Sportinguistas elegeram nova direcção. 

Depois da tempestade, parece estar a caminho a bonança. Meio ano depois e apesar de ainda subsistirem algumas dúvidas muito relevantes, o que é certo é que a neblina está a dissipar-se e já há muitas coisas que começam a ficar claras para todos. Vejamos por exemplo a última novidade relativa ao processo Cashball.

Um exclusivo escondido nas últimas páginas


Na sua edição de ontem, o jornal Correio da Manhã apresentou um exclusivo que acabou por ser remetido para as últimas páginas e sem destaque de capa. Por que será?


Na notícia do benfiquista Henrique Machado há duas passagens que gostaria de salientar. A primeira que diz que a juíza de instrução não suspendeu André Geraldes de funções, tendo-o "apenas" suspenso de contactar alguns agentes. Como sabemos, André Geraldes pediu voluntariamente a suspensão do seu cargo no Sporting. Algo que nunca foi suficientemente relevado e que tem muito importância. Veja-se por comparação a posição de Paulo Gonçalves no Benfica. 

O segundo ponto que quero salientar está nas últimas duas linhas: "A investigação revela fragilidades por falta de provas, apurou o CM. E arrisca arquivamento no que diz respeito a Geraldes".

A imprensa de hoje


Na imprensa de hoje, pouco ou nenhum destaque é dado a esta matéria e há apenas duas referências nas capas dos jornais de hoje.

Destaque na capa do Record e do Ojogo
Durante meses o nome de André Geraldes e do Sporting foi enxovalhado na praça pública com especiais de informação e dezenas de notas nas capas dos jornais. Agora que o MP demonstra uma enorme fragilidade não conseguindo sequer deduzir uma acusação, a imprensa ignora olimpicamente esta matéria. Excepção feita ao jornal Ojogo.  


Nesta peça jornalistica também quero salientar duas passagens. Uma primeira onde é dito que André Geraldes "dificilmente será condenado pelos 18 crimes de corrupção activa que estava indiciado no caso Cashball. Tudo porque a investigação revelou fragilidades, por falta de provas fortes contra Geraldes". 

Um confissão paga pelo Correio da Manhã


A segunda passagem neste artigo do jornal Ojogo, merece o meu aplauso, na medida em que o jornalista Bruno Fernandes deu aos seus leitores o devido enquadramento da matéria dizendo: "recorde-se que todo este processo foi espoletado por Paulo Silva, empresário que, em exclusivo ao "Correio da Manhã" revelou a prática destes eventuais crimes". Só faltou dizer que este Paulo Silva foi pago pelo Correio da Manhã como o próprio disse no seu testemunho ao Ministério Público. 

Link da notícia (aqui)
É importante que os Sportinguistas não se esqueçam de onde surgiu esta história e como foi montada a coisa. 

Notas finais


Segundo a tese inicial do MP, André Geraldes seria o mentor de todo o esquema. Não sendo membro dos órgãos sociais, André Geraldes ligava o Sporting ao processo por ser funcionário da SAD, motivo pelo qual a SAD é parte interessada nesta matéria. Portanto, numa fase em que o MP demonstra não ter provas sólidas para deduzir uma acusação, a direcção do Sporting remete-se incompreensivelmente ao silêncio. 

Para quem não sabe, a CMVM obrigou a Sporting SAD a colocar o processo Cashball no capitulo dos riscos no prospecto do empréstimo obrigacionista que está em curso. Numa altura em que a administração da SAD se desdobra em propaganda, entrevistas e apelos à subscrição deste empréstimo obrigacionista, parece-me que seria muito importante que fosse emitido um comunicado ao mercado a referir que dois dos principais riscos apontados no prospecto (envolvimento de dirigentes do Sporting no Cashball e no caso de Alcochete/rescisões) foram agora fortemente reduzidos, uma vez que os indícios contra Bruno de Carvalho não são fortes - como reconheceu o próprio juiz no comunicado onde ordenou a libertação do ex-presidente - e no caso de Geraldes nem acusação o MP conseguiu deduzir. 

Fico a aguardar um comunicado da Sporting SAD que defenda os interesses da sociedade, dos seus accionistas, dos actuais e futuros obrigacionistas e sobretudo dos sócios do Sporting. É também importante que os Sportinguistas pensem bem nos superiores interesses do clube. Tenho visto posições muito extremadas, que vão desde o boicote ao empréstimo obrigacionista por um lado, até a uma ardente vontade de ver Bruno de Carvalho e André Geraldes presos e condenados. Deixo esta pequena reflexão à consciência de cada um. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

19 comentários:

  1. Há lagartos que ficaram tristes com este desfecho... No entanto, trata-se de uma grande vitória para os Sportinguistas, para o Clube e para a gestão de Bruno de Carvalho.

    O stock de gelo e Halibut vai esgotar...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Podes chamar-lhe aquilo que quiseres ó Mister, mas não só defendo, como apelo ao boicote à subscrição deste EO. Não foram 71% a escolher este caminho ? Então eles que subscrevam essa merda!

    Como sou avesso a golpadas, enquanto esta direcção de mansos lá estiver, este Sporting não verá mais 1 cêntimo que seja da minha parte. Não renovei as duas Gameboxes cá de casa para a época em curso e não marcarei presença em nenhum evento desportivo do clube. Nem em casa nem fora.

    E só não deixei de pagar quotas, para poder utilizar os meus 9 votos contra as propostas desta direcção fantoche em AG e ajudar a correr com essa rataria golpista que tomou o meu clube de assalto, assim que houver oportunidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sócio do Sporting, andei um total de 700 Km, para votar contra a destituição de BDC, mas agora é tempo, julgo eu, de recuperar e andar para a frente, tal como está a fazer (parece-me) o anterior presidente, porque o que está em causa é o nosso clube.
      Só espero que em Dezembro estejamos em maioria para votar contra as medidas de suspensão ou de expulsão, dos anteriores membros do CD e de BdC em particular.
      Queremos justiça, mas temos que estar sempre com o SCP, independentemente dos seus dirigentes. Não façamos o que muitos fizeram a BDC, caro consócio, porque alegro-me com as vitórias e entristecem-me as derrotas, apesar dos dirigentes, dos "notáveis", dos detratores, dos maldizentes e de toda a espécie de escumalha televisiva que se dizem representar o clube.
      SPORTING SEMPRE!

      Eliminar
    2. Não tenho esperança de que se mantenha sócio do SCP. A actual direcção tem muitos amigos em lugares influentes para quem o BdC não convém muito.

      Eliminar
    3. De quem é a culpa para que tivesse havido uma assembleia de destituição?
      Porque é que foi necessário este EO? Acorde enquanto é tempo...

      Toda esta confusção gerada no sporting foi provocado por quem? Ha pois, se tivessemos seguido o que o rei deus disse no discurso final da assembleia de janeiro, naada disto acontencia, é isso? Nao ler joranis, nao ver televisao dos programas desportivos... é isto que deviamos seguir? Não haver comentadores sportinguistas...
      O rei deus tratava de tudo...

      Homem acorde...

      Eliminar
    4. O Sr. José está equivocado. O Empréstimo Obrigacionista estava previsto arrancar antes da tal assembleia, no Parque das Nações e só não foi liderado por BdC pelos motivos que se sabem. A necessidade deste EO é de certo desconhecida para si. Informe-se!
      Quanto a não ler jornais desportivos e programas desportivos de televisão, ainda é hoje uma medida profilática, porque é mais burro aquele que tem pachorra para aturar Pedros Guerras e afins e ver CMTVs, do que aquele que assiste a touradas e espetáculos semelhantes.
      Bruno de Carvalho nunca foi "o rei deus" para mim, mas era sim um Presidente que defendia o clube e ás vezes, até de mais e se o foi para si, devia ter-se questionado quanto aos seus problemas.
      ACORDE SR, JOSÉ!

      Eliminar
  3. É melhor esperares sentado pelo comunicado! :)

    ResponderEliminar
  4. Este tipo de processos cheira a esturro, e do bem queimado. A começar pelo pré-aviso no Facebook do lambe botas vermelho chamado César Boaventura que uma semana antes do mesmo acontecer falou no CashBall, até à confissão da principal testemunha (um Paulo Silva) que o CM lhe tinha pago dinheiro para mentir. Tinha mesmo de não dar em nada. Curioso que o merd@s do Boaventura já
    veio hoje informar que vai ser pedido a reabertura do processo Apito Dourado eheh. As toupeiras andam malucas e aflitas para que não se fale deles. Mas mostra que estão bem afinados e que o gabinete da crise funciona mesmo . Tudo se arranja para desviar as atenções.E só comprova que o Benfica está cada vez mais envolvido em manobras de contra informação, suficientes para envenenar a concorrência. Que o diga o BdC .

    ResponderEliminar
  5. E o CM, no meio disto tudo, nao lhe acontece nada?
    Meses e meses a lançar veneno contra o Sporting, e continuam felizes da vida?
    Nao ha ninguem no clube que tenha uma atitude à CR7 e que agarre no micro e o atire pa PQP?

    ResponderEliminar
  6. Bom artigo!
    Seria lógico que a ERC ou outra autoridade competente teria de averiguar a origem da notícia, surgida através de Paulo Silva.

    ResponderEliminar
  7. Nada? Mas mesmo nada?

    Caraças, pá, isto é uma cavala!!!

    ResponderEliminar
  8. Como sócio do Sporting, com quotas em dia, EXIJO, que a direcção do Sporting, tome posição pública sobre esta matéria. Toda a actuação do cm/cmtv, não pode passar em claro.

    ResponderEliminar
  9. Boicotar o empréstimo = mau para o scp
    Prender BdC e Geraldes = mau para o Sporting e não há provas fortes

    É melhor ficarem quietos e apoiarem o empréstimo obrigacionista que certamente será cumprido, seja com que presidente for porque financeiramente estamos em bom estado. Não ricos mas em bom estado.

    ResponderEliminar
  10. Depois de ouvir as gravações das declarações à procuradora de Fernando Mendes, quem ouve a voz da procuradora e, a mim, depois do que vi que escreveu na acusação pareceu-me apenas uma pateta sem conhecimento, sem à vontade no que escreve sobre desporto em toda a sua abrangência e não só em questões especificas, hoje e pela voz, dá ideia de uma velha pateta, alcoolizada, solteirona, de lábios e unhas pintados de vermelho escarlate, com as mãos e a cara cheia de rugas, com aqueles fios tipo estivador pendurados ao pescoço, por cima da blusa, com um perfume enjoativo, chata, casmurra, ditadora mas em que isso apenas resulta com os netos que tem medo dela. Parece pela voz e pelo tom de voz, não quer dizer que seja.

    Depois de escrever isto fui procurar fotos da gaja na net e saiu-me isto

    https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/procuradora-candida-vilar-alvo-de-inquerito-disciplinar-no-caso-dos-comandos

    ResponderEliminar
  11. https://www.rtp.pt/noticias/pais/magistrada-candida-vilar-afirma-que-foi-vitima-de-saneamento_n727927

    Leiam na parte dos comentários no fim da noticia o que alguém diz sobre ela.

    ResponderEliminar
  12. E o que faz o clube SCP perante isto? Nada.
    E o que diz o canal Sporting? Nada.
    Vitórias morais para BdC? Nem pensar.

    Se o destituído for ilibado de todas acusações de Alcochete vai ser mesmo muito chato.

    ResponderEliminar
  13. o curioso é que nem sequer saiu acusação quanto mais ir a julgamento.

    ResponderEliminar