sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Uma Cândida donzela


A procuradoria geral da República anunciou ao final da manhã a abertura de inquéritos à procuradora titular do processo da invasão à academia do Sporting, assim como à divulgação de áudios de interrogatórios a arguidos. 

A imprensa diz que este inquérito disciplinar prende-se com o tom utilizado pela magistrada Cândida Vilar no interrogatório realizado no âmbito das agressões na academia.

O vídeo



Confesso a minha perplexidade pela forma como a procuradora do ministério público tratou este arguido em sede de interrogatório judicial. Se é desta forma que estas diligências são conduzidas por altos magistrados do MP, eu imagino o que acontecerá em esferas inferiores. E digo isto, não me referido em especifico para este caso, mas para todos, independentemente do tipo de crime ou de dano.

Cândida Vilar abusou do seu poder perante alguém que está preso, logo, numa situação de fraqueza perante a senhora procuradora. Gritou com o arguido, impediu-o por diversas vezes de se defender através da resposta às questões, chegando ao ponto de dizer "o senhor não é nada", concluindo posteriormente com um "no desporto". Uma conclusão forçada, porque basta ouvirmos este pequeno excerto para percebermos exactamente aquilo que a senhora pensa sobre o arguido. A sensação que dá é que a magistrada queria colocar na boca de Fernando Mendes, precisamente aquilo que queria ouvir. No caso do interrogatório de Nuno Torres, chega mesmo a ameaça-lo com o seu passado.

Causa-me estranheza a necessidade de defesa dos jogadores como sendo uns coitadinhos. Toda a gente sabe que foram eles as vítimas e que este episódio nunca deveria ter acontecido. Não vejo por isso qual a necessidade de todo o enxovalho quando o arguido Nuno Torres diz que deu cabo da sua vida por esta situação. Os termos a que se referiu à vida de Rui Patricio, mas sobretudo a ameaça relativa ao passado do arguido é um enxovalho que tem tanto de odioso como de irrelevante para o caso.

A forma como esta diligência foi conduzida diz muito sobre a postura profissional da senhora, mas diz ainda mais daquilo que é enquanto pessoa. Resta-nos esperar que a PGR faça o seu trabalho e analise se esta é a forma correcta de uma procuradora do MP lidar com os arguidos.

Para fechar, deixo a perguntar que se impõe: Será que a senhora procuradora faz este tipo de interrogatório quando tem pela frente pesos pesados? Era isso é que eu gostava de ouvir, para verificar se o abuso de força é só usado contra os fracos. 

PS: Na foto introdutória deste post é possível vermos a senhora procuradora em amena cavaqueira com Henrique Machado - famoso jornalista Benfiquista do CM - e Rui Pereira, seu amigo pessoal, mandatário da candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

43 comentários:

  1. "Na foto introdutória deste post é possível vermos a senhora procuradora em amena cavaqueira com Henrique Machado - famoso jornalista Benfiquista do CM - e Rui Pereira, seu amigo pessoal, mandatário da candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica"- Pelos vistos, continuas a marrar no Benfica! Não me digas que continuas a ser pago para isto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode não ter nada a ver com isso, e a senhora não se deixar influenciar por amizades ou gostos clubísticos. Mas, ouvir o inquérito e descartar essa hipótese , não é só ser burro: é ser burro e marrar com essa burrice. O que se ouve ali é no mínimo muito mau profissionalismo, tanto é que a PGR já instaurou inquérito para averiguar a forma como a dita procuradora agiu.

      Eliminar
    2. A verdade incomoda-te, oh soraiva!!!!!

      Eliminar
    3. Saraiva continuam a sair mail's reproduzidos na imprensa, já há queixas nos US of A, ou é só aos bloggers para parecerem muita maus ? Parecem putos no recreio a bater nos mais pequenos. Tenham vergonha.

      Eliminar
  2. Na linguagem dos advogados parece-me que a detenção de BdC foi um acto ilícito quando devia ter sido notificado para comparecer ao interrogatório. Só poderia ser detido se se recusasse a comparecer. Não é uma violação ao direito à liberdade de um cidadão?
    Pior ainda quando foi detido e (até agora) não há provas directas que liguem o destituído ao ataque (há frases tiradas daqui e dali descontextualizadas).
    Mas mais grave ainda é que, segundo noticia do CM, a procuradora recorre da decisão do tribunal entendendo que o destituído devia ficar em prisão preventiva:

    https://www.cmjornal.pt/exclusivos/detalhe/procuradora-quer-ver-bruno-de-carvalho-e-mustafa-presos

    No inquérito a Fernando Mendes humilhou e inferiorizou o arguido, num tom que não é próprio de juízes. Isto faz-me lembrar a santa inquisição e o inquérito a Galileu Galilei, quando este foi obrigado a mentir dizendo aquilo que a igreja queria ouvir: que o sol gira à volta da terra.

    Ao pesquisar na net encontramos outros casos:

    https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/procuradora-candida-vilar-alvo-de-inquerito-disciplinar-no-caso-dos-comandos

    Quanto à acusação de terrorismo e um tema que dá pano para mangas. Se o ataque Alcochete foi terrorismo então o que dizer de o assassino de Ficcini. E por aí adiante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caso do Galileu nada teve que ver com o modelo e aparatos do heliocentrismo, na época bem conhecido pela Igreja.
      Galileu foi obrigado a pedir desculpa por se atrever a afrontar a Sagrada Escritura, pois está registrado em Josué 10-12,13 que o Sol se deteve e a Lua parou, quase um dia inteiro.
      Galileu afirmava que a Escritura estava errada e devia ser alterada.

      Eliminar
  3. Pois foi este mesmo Rui Pereira, que ao comentar o caso Etoupeira na CMTV, disse que o Benfica não tinha nada a haver com o caso, dois pesos duas medidas.
    Portugal a precisar de gente séria como pão para a boca.

    ResponderEliminar
  4. Arrogante,mal educada,mentirosa eis a nova PGR nomeada pelo Antonio Costa!Mas o ridículo do F. Mendes também merece ser enxovalhado,não só pelo que fez mas pela postura que teve ali dentro!Deprimente a todos os níveis!
    Qualquer gajo normal não permitiria este abuso!Eu sei como iria reagir,já mandei patrões otários e aldrabões para o caralho na cara,querem respeito dêem se ao respeito!Ainda para mais num cargo desses!

    "(ahahaha)Isto é para os apanhados?Onde estão as câmaras?Foram na buscar ali ao mercado?como é que está o quilo da toupeira?A Procuradora está escondida atrás da porta?"
    "se você é procuradora deste Pais então o António Costa e o Marcelo são os verdadeiros mestres do circo"
    "Não perco tempo com tolinhas,você alem de arrogante,mal educada ainda diz mentiras sobre factos gravados,agora fique ai a gritar sozinha enquanto eu lhe chamo TOLINHA"
    "TOLINHA,TOLINHA,TOLINHA"

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Balakov, deves estar a fazer confusão. Esta gaja não é a nova PGR.

      Eliminar
    2. tens razão amigo não é a mesma pessoa mas conhecendo os BOIS a encomenda está feita.

      SL

      Eliminar
  5. Eu ainda estou é para entender como é que um crime de terrorismo é investigado pela GNR/PSP, ficando a PJ a ver na tv.

    É que é mesmo terrorismo, certo???

    ResponderEliminar
  6. As datas:

    1 - caso cashball surgiu no CM (caso sem fundamento)
    2 - aconteceu ataque a alcochete
    3 - seguiram-se as rescisões
    4 - depois surgiu uma notícia sobre buraco nas contas (caso sem fundamento)
    5 - de seguida um pedido de insolvência da SAD SCP (caso sem fundamento)
    6 - detenção de BdC
    7 - de seguida o record noticia que a direção SCP pretende fazer um pedido de indemnização ao destituído

    Até hoje não ouvi a actual direção do SCP a pensar tomar alguma medida contra os casos sem fundamento mas não exitam em processar o anterior presidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. será que está para vir aí alguma manobra diversão com nova detenção de BdC?

      Eliminar
  7. Mister, isto é muito grave. Por um lado como é que transpiraram estas gravacões.
    Por outro, a tipa não tem qualquer tipo de competência para ser magistrada.
    Espero que lhe seja retirada a carteira profissional pois o que se passou foi uma clara falta de respeito por todos os principios que regem a profissão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirar a carteira profissional? ... bom, que tal serem-lhe só retirados uns pontos? ... assim estilo aviso ...

      Tirar a carteira profissional ...

      Eliminar
  8. Também mostraram gravações ao inquérito do caso do triatleta assassinado, parece uma prática comum, a fase de tribunal é que acho que não pode ser gravada.
    No inquériro aos suspeitos de terem morto o triatleta assassinado não ouvi a magistrada a falar neste tom intimidatório.

    Agora espero é que a CMTV não se esqueça de mostrar as gravações aos inquéritos dos outros casos do futebol.

    E assim como mostraram as imagens do ataque a alcochete também deveriam mostrar as imagens de Ficcini a ser atropelado mortalmente.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Imaginem entao se essa procuradora a tratar o violador do sistema judicial ou com ele a coisa pia mais fino por ser venfiquista e por isso um terrorista com carat branca ?

    ResponderEliminar
  11. Depois ouve-se o interrogatorio ao Paulo Toupeira Gonçalves .... até parece que as preguntas e respostas estavam preparadas ( igual que as entrevistas fabricadas com o estadista).
    O tom de voz utilizado nos 2 interrogatorios não podia ser mais diferente , esta parece que só falta dar um estalo no Fernando Mendes, a outra só falta interromper o Paulo Toupeira Gonçalves para lhe oferecer um cafe ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o interrogatório áudio a PG passou na CMTV?
      tenho ideia que não, mas se mostraram um porque não mostram o outro?

      Eliminar
    2. Não tem a ver com mostrar o interrogatório na tv ou não mostrar, mas sim o tom utilizado por quem interroga. A diferença entre o tom de voz utilizado nos dois interrogatórios….

      Eliminar
  12. Mais uma prova ( como se fosse preciso ) q há 2 pesos e 2 medidas na justiça, forte com os fracos e fraca com os fortes.
    Assim q ouvi estas gravações lembrei-me logo das gravações do José Socrates. Aí quem gritava não era o procurador...

    ResponderEliminar
  13. após a eliminação do slb na champions futsal após empatar com o scp:

    https://1.bp.blogspot.com/-w61wsbsWg2k/W_hFtaR8NNI/AAAAAAAAFTk/xpnaeN0c9jAYhcrwSTiKfOHIlXfJYVNhwCLcBGAs/s1600/omiss%25C3%25A3o%2Bda%2BRTP.jpg

    lapso, gralha, não houve tempo ou omissão?

    ResponderEliminar
  14. Esta Sr.ª é uma desgraça!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Quando ouvi o áudio senti-me revoltado, mas também assustado, imaginando aquelas práticas de forma generalizada! Espero que o Primeiro-ministro (ex ministro da Justiça!), a Sra. Ministra e o Presidente da República estejam atentos a estes sinais. A chamada "reforma da justiça" tem de levar em altíssima consideração a formação de juízes e magistrados... O Centro de Estudos Judiciários, tal como está estruturado, é uma FRAUDE: mistura gente meritória que trabalhou e estudou muito (a minoria) com gente inepta (a maioria). Há quem entre na carreira, simplesmente, porque copiou nas provas; meninas e meninos cuja experiência se esgota numa vida académica geralmente escatológica e cuja mundividência lhe permite distinguir pouco mais que o preto e o branco das cervejas. De facto todos temos um passado - as pessoas e as instituições. E no futuro, para começo de conversa, o ingresso na carreira tem exigir a formação jurídica de 3.º nível e uma experiência profissional comprovada, no mínima de 3 anos (preferencialmente fora do Direito!). Mas, enfim, esta conversa levava-nos longe, muito longe... (Entretanto, vem aí uma greve de uma organização sindical que acolhe membros que se dizem pertencentes a um órgão de soberania. Mais palavras para quê?...)

    ResponderEliminar
  16. Gosto particularmente de "Não me está a responder, deixe-me falar!"...
    Curiosamente este interrogatório tem tido muito poucos ecos na comunicação social!

    ResponderEliminar
  17. Caro Mister,

    não me surpreende absolutamente nada este inquérito a esta gaja, que aliás não é o primeiro.

    Conforme julgo ter lido, nos meus comentários aos seus posts anteriores e recentes, manifestei aquilo consegui "fotografar" apenas apesar da voz e do tom com que inquiria Fernando Mendes. Não me enganei.

    Apenas me faltou fazer refência aquela conversa, se é que aqueles gritos histéricos e coléricos se podem chamar conversar de dizer a Fernando Mendes «...você não é ninguém no desporto para pedir explicações a atletas de alta competição, mesmo que o tenham ofendido» ou seja, para esta gaja, o estatuto de atleta de alta competição permite-lhes ofender quem, quando e como quiserem, que ninguém terá o direito de os confrontar com essas ofensas. É Dues no céu e os atletas de alta competição na terra, podem fazer o que quiserem e ai de quem os confronte...Ridicula.

    Provavelmente, digo eu com os nervos, vai ser afastada do processo e é sem sombra de dúvida uma personagem que deveria ser colocada no seu devido sitio, um centro psiquiátrico.

    ResponderEliminar
  18. Para além de o Benfica andar tentar saber da identidade daqueles blogues e blogueiros que tanto o difamaram nas redes sociais, publicando informação privada, confidencial e adulterando a maior parte dela, agora aqui o Clister arrisca-se a que a Procuradora o procure.
    E sem os 750.000 mais vouchers torna-se mais difícil defender o indefensável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó.burro,olha que o MP nao abriu investigação apenas à divulgação do inquérito, mas mais importante que isso, abriu inquérito à forma surreal como o mesmo foi feito.

      Eliminar
  19. Pergunta: vai continuar a defender o Azevedo quando ele for expulso de vez de sócio do Sporting? É que dizer que é do Sporting e apoiar o Azevedo vão deixar de ser coisas compatíveis.
    Mais: é óbvio que é do inteiro interesse da direcção do Sporting que o Azevedo vá apanhar sabonetes, primeiro para acabar com a instabilidade do clube provocada pela carneirada que ainda o apoia, e depois para ser o próprio Azevedo a encher os cofres do clube com indemnizações (já que arranja do pé para a mão 70 mil euros para fianças).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez bimbo, sempre bimbo. A carneirada aos poucos vai percebendo que foram comidos de cebolada. E já não são 71%, alguns já abriram os olhos...

      Eliminar
  20. Eu sei que iriam tentar rotular essa acção como apoio ao Segundo acto barbaro de invasão a Alcochete.Como tentativa de desculpar quem o fez ou mesmo de apoio a Bruno de Carvalho. Eu sei tudo isso, mas...Não nos podemos esquecer, (como muitos o querem fazer), que antes da invasão Dois houve a invasão número Um. Na altura entrou um grupo organizado de vândalos (seriam terroristas ?) em Alcochete que agrediram adeptos do Sporting. Alguns ficaram feridos. Segundo dizem, houve feridos. Eu sei que sobretudo a cabeça de Bas Dost é valiosa, mas para mim, qualquer adepto do meu clube não é menos importante.Daí que peça à SportingTV que faça uma reportagem sobre o que aconteceu na altura e entreviste quem foi agredido. E já agora e como se avizinha o Natal, que enviem uma cópia para a senhora meretíssima Magistrada Cândidal Vilar, de modo a ficar um pouca mais esclarecida sobre o submundo do futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual Sporting TV, quem ainda há poucos dias apresentou as imagens desse ataque, foi o Porto Canal num programa que vejo sempre - Universo Porto-Da bancada - às 3ªs feiras às 22.30h ou o Universo Porto às 5ªs no mesmo horário.

      Defendem aí mais o Sporting do que a Sporting TV ou o Fivelas e os paineleiros "afectos" ao Sporting do tipo Octávio Machado, Henrique Monteiro, Carlos Severino, Carlos Anjos, José Pedro Rodrigues, mais o Samuel não sei das quantas, etc, que são uma cambada de acéfalos que ainda não perceberam o mal que estão a fazer ao clube, descredibilizando-o, dividindo-o e fazendo o jogo urdido pelo polvo lampiânico.

      Eliminar
    2. E mais aquela cambada que em vez de tratar este assunto que atingiu o clube desde Maio com pinças, entrou a matar, gente absolutamente burra, mas burra mesmo, sem qualquer yoctômetro cúbico de inteligência como o Marta Soares ou a Tia Eduarda, mais aquele rapazinho advogado que costumava soprar ao ouvido do bombeiro.

      Não conseguiram antever a importância que era, nesse momento, estar calado, fazer um pacto e dizer que eram assuntos internos e reunir, reunir até à exaustão, sem que nada pudesse transpirar cá para fora para alimentar o vampirismo da cmerdatv, da sicputicias.

      Aliás o Sporting deveria ter analisado bem os emails onde o seu nome era referido ou ou o de figuras do Sporting para traçar um plano que visasse criar uma carapaça, defender-se contra aquilo que eram os medos dos corruptos lampiânicos e os eventuais ataques que se podiam seguir.

      Aliás isso hoje ainda faz todo o sentido, mas que se saiba, nada, nem na Sporting TV nem em lado algum estão preparados para defender o Sporting mas antes em auto promover-se para, quem sabe, mais tarde, arranjar um lugarzinho, nem que seja ir buscar diariamente o jornal ao chefe, seja ele quem for ou vier a ser.

      Eliminar
    3. Os medos do polvo eram a união dos sportinguista que estava em constante crescimento, o aumento de sócios, o aumento do património, os resultados financeiros e, principalmente, os resultados desportivos. Vem nos emails.

      Veja-se a quantidade de fake news lançadas pelo polvo, nas tv´s, nas redes sociais, nos blogues, a cartlhagem, como por exemplo a insistência no despesismo exorbitante nas modalidade, para disfarçar os resultados negativos das modalidades onde aquela corja vermelha nojenta não cheirou nada. Isso mais tarde, serviu de arma de arremesso por exemplo da BURRA da tia Eduarda no Sporting Talks. Era mentira e essa parvalhona teve o descaramento de referir isso como se de uma assalariada da cartilha se tratasse. Enfim...tanta coisa


      Eliminar
    4. Tia Eduarda Proença de Carvalho, para que não fiquem duvidas. Nem um yoctômetro de inteligência.

      Eliminar
    5. Sempre Leão. Revejo-me em 95 % do que escreveu. Se os sócios apoiassem o clube, como as claques apoiam os nossos jogadores, em todos os campos, em todas as modalidades, teríamos um clube vestido de leão, rei da savana. Assim temos um leão, sem dentes e anestesiado, para entrar na pista do circo. Odeio a parte escura da vivência das claques, mas reconheço também, os seus méritos que os têm também.
      Revolta-me a grande maioria dos chamados notáveis do Sporting, que só põem os cornos de fora, quais caracóis, quando chove e se o fazem, é para terem tempo de antena para si e não para defender o clube.
      Deixo aqui uma palavra de apreço, da mais elementar justiça, a Mister do Café e Eduardo Barroso Fazem mais pelo clube, que uma centena desses auto referidos notáveis da treta.

      Eliminar
    6. Exactamente Carlos Silva, Eduardo Barroso e Carlos Padrão são os únicos que são ponderados, defendem o Sporting e não alimentam divisionismo. Chapéu a esses 2 senhores. portanto não são 95, concordamos a 100% porque o que diz sobre as claques também é a minha opinião. Quanto ao desdentado é que não concordo, o leão apurou-se para a Final Four dos Campeões Europeus de Futsal, passou à fase seguinte da Velux /Campeões europeus de Andebol) e ainda hoje cimentou o 1ª lugar no hóquei numa excelente vitória sobre o FC Porto, no futebol ainda está na luta em todas as frentes, acredito que no volei vai melhorara muito depois de pôr a malta que veio esta época a entender melhor o volei do treinador e, assim sendo, não está desdentado, vai continuando de dentes e garras bem afiadas.

      Quanto ao Mister, precisamos (e atenção ao tempo verbal) de mais Misters.

      Eliminar