sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

UEFA coloca Benfica e Porto no Top20 Europeu de clubes com maior dívida


Pelo 10º ano consecutivo a UEFA publicou o relatório de referência do licenciamento de clubes no futebol europeu. No documento foram analisados dados económicos de mais de 700 clubes das primeiras divisões europeias. Vejamos os dados relativos à dívida líquida recorrendo também aos dados dos dois relatórios anteriores.


2015



No ano de 2015 o Benfica apareceu neste estudo como o 2º clube com maior dívida em termos europeus. É também curioso que para além do Benfica, Jorge Mendes tenha mais 3 carruagens do seu carrossel neste lista: Valência (4º), Atlético (15º) e Mónaco (18º). 


2016



Em 2016 tivemos os 3 grandes neste ranking. Benfica a repetir o 2º lugar do ano anterior. O Porto no 16º lugar e o Sporting a fechar o ranking no 20º lugar. De notar que de acordo com este estudo o Benfica tinha mais dívida líquida do que Porto e Sporting juntos. Mais uma vez, os "amigos" de Mendes estão em grande nesta lista: Benfica (2º), Atlético de Madrid (6º), Valência (9), Porto (16º) e Besiktas (18º).


2017



No estudo publicado na semana passado vemos que o Benfica melhorou a sua situação, passando do 2º lugar para o 6º. O Porto seguiu em sentido inverso passando do 16º para o 14º lugar. O Sporting não se encontra na listagem dos 20 clubes com maior dívida em termos europeus. 

Quanto aos "amigos" de Mendes: Atlético de Madrid (3º), Benfica (6º), Valência (12º), Porto (14º), Besiktas (17º) e Mónaco (18º)

Os últimos dados publicados pelos clubes


Para fechar importa recordar os últimos dados relativos ao passivo dos três grandes, de acordo com os ReC do exercício de 17/18.



Porto lidera com um passivo de 464M. Benfica está com 398M e o Sporting com "apenas" 282M. Como referi os dados são relativos ao exercício 17/18, mas o Sporting publicou já as contas do 1º trimestre de 18/19. É que ao contrário dos rivais, os leões publicam as suas contas trimestralmente. 

Ora, de acordo com o ReC do 1º trimestre de 18/19 o Sporting está com um passivo de 281M, tendo conseguido uma descida de cerca de 1,3M neste período. Nada mau, para quem está falido, como dizem alguns comentadores da praça. Se o Sporting está falido, os rivais estão o quê? 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

15 comentários:

  1. Contra a propaganda e a aldrabice não há nada melhor do que factos:

    O passivo não tem nada a ver com falências, de outro modo todas as empresas estariam falidas. Só gente muito ignorante, que quer manipular números para desviar a sua condição de falido, pode confundir(?) e fazer tais afirmações.
    O SCP tem de acrescentar ao passivo declarado mais 135M de VMOCS, o que dá um total de 416M, que são passivo já que para além de não estarem pagas estão no Capital Social por uma questão de cosmética. Esquecem-se é que o Capital Social também é passivo, é DÍVIDA aos acionistas!!! Ignorantes!!!

    O único clube que não tem CP negativo e não está tecnicamente falido é o SLB. E que por isso não necessita de vender activos nem tem problemas de tesouraria.

    Depois, se analisarmos mais de perto, tanto o SCP como o FCP para além de estarem intervencionados pela UEFA e pelos bancos (porquê?), têm CP negativos e, muito pior, têm graves problemas de liquidez devido ao facto de terem tido custos operacionais todos os anos muito superiores às receitas operacionais. Que tem causado um aumento brutal do passivo.

    Porquê? Porque tentam acompanhar o crescimento crescente do SLB, que tem mantido as suas contas controladas todo os anos. Como provam os resultados operacionais que se têm mantido sempre positivos.

    E foi mesmo por isso que se aliaram com a compra de ácaros e de toupeiras infiltradas na CS e na justiça, numa versão moderna do Projeto Roquette, uma vergonha como lhe chamou João Rocha. Um conjunto de crimes de tráfico de influências e de corrupção activa que nunca irá ser investigado. Trata-se de crimes que ultrapassam largamente a violação de correspondência informática e consequente possibilidade de extorsão, mas que se insere claramente na intenção de causar dano reputacional irreparável, com elementos roubados, truncados, falsificados, descontextualizados, uma verdadeira mistificação da realidade que permitiu manter uma actividade puramente especulativa e altamente nociva para a reputação da vítima e do seu desempenho desportivo.

    Por isso estão os dois, neste preciso mês de Janeiro, desesperadamente a diminuir os seus custos operacionais vendendo activos que custam demasiado e a tentar substituir por outros actos mais baratos. E a antecipar vendas de milhões para pagar os custos operacionais, salários e outros, para sobreviverem até Julho.
    Chama-se a isso empurrar os problemas com a barriga, algo que são especialistas.

    Estão a vender alguns titulares e uma quantidade de flops que foram acumulando e a comprar aquilo que se pode chamar de "refugo". Afinal, a mesma estratégia que fazem os clubes mais pequenos em Portugal, que legitimamente com pouco dinheiro vão fazendo pela vida, comprando barato e pedindo emprestado. É que se chama viver na corda bamba.

    Em contraste, os únicos jogadores que o Benfica tem vendido são jogadores que se encontram emprestados, de que não necessita, e que estão a ser vendidos por dezenas de milhões. Talisca já foi por 25M, temos o Jimenez que irá ser comprado por valores de 30M. Para além do Horta e do João Carvalho que já saíram por mais de 20M, ainda temos o Jovic, Carrillo, Diogo Gonçalves e outros que poderão render mais algumas dezenas de milhões.

    Entretanto estamos a comprar jovens que irão ser estrelas no futuro. Todos querem vir para o Benfica, até os filhos da "realeza" dos rivais. Sabem onde está a qualidade e as pessoas sérias e competentes. Não se querem ver envolvidos com vigaristas, trafulhas e corruptos que não cumprem o que prometem nem pagam as dívidas que vão acumulando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica é que é. Nem o motorista do chefe era director do clube, e Paulo Gonçalves era apenas o porteiro do Sporting. Deixa-te dessas análises de pseudo economista e contabilista, misturada com argumentário de subjetividade atroz e de evidente parcialidade. Talvez pudesses explicar vendas de 15 mendilhões, mas tá quieto.
      O Benfica é que é...

      Eliminar
    2. Este paneleiro do Benfica, a tentar enfiar mais uma galga. Mas alguém acredita nessa merda que escreves-te?
      Que grande história de embalar: parece o testamento de um desgraçado.
      Vens para aqui fazer o quê?
      Já te fartas-te de lavagem na pocilga?
      Não tarda muito abres um blog para javardos: Gajos do Benfica.

      Eliminar
    3. "Disse o Manel enquanto comia uma vianneta com a testa..."

      Eliminar
    4. Manuel pá, não devias de falar de coisas que não entendes "pevide"...

      Por exemplo o Sporting teve 20 milhões de prejuízo no ano passado 17/18, mas teve 30 milhões de lucro no ano anterior a esse 16/17...

      FALÊNCIA É MUITO DIFERENTE DE INSOLVÊNCIA, E PROBLEMAS DE TESOURARIA É MUITO DIFERENTE DE INSOLVÊNCIA... E O ANO PASSADO 17/18 TEVE 130 MILHÕES DE RECEITA NO ANO NO GRUPO (NEM FALIDO NEM INSOLVENTE).

      Quanto às VMOCs e os actuais problemas de tesouraria, bem podemos agradecer ao FDP DO BOMBEIRO & MUCHACHOS (porque é que não esperaram por Setembro???), q TUDO FIZERAM para impedir o "empréstimo obrigacionista" em Maio 18 (realizada em Novembro por 26 milhões em vez de 30),e para impedir a "Nova Restruturação Financeira", q iria comprar todas as VMOCs (Sporting com ~90%, Holdimo ~10%,residual com outros), pagar outros passivos para mais baixo q aquilo, Capitais Próprios bem positivos e sem problemas de Tesouraria e com PASSIVO TOTAL A DESCER para perto dos 200 milhões (quase metade do Merdica -> claro aqui não se pagam dívidas, q pague o povo e o estado!..)... praticamente o Sporting ficaria a dever somente aos bancos que avançariam com o dinheiro e a um juro bastante razoável (depois lá vinham as críticas de favorecimento bancario... mas vozes de burro não chegam ao céu nem aos bancos... o papel já só faltava assinar, e o Varandas já deu a entender que vai avançar com a Restruturação... SE NÃO O FIZER TEM EM MIM UM INIMIGO, seria magnífico só para te ver comer a tua própria trampa oh Manel.. e outros como tu. )

      Eliminar
    5. De lembrar que do contrato da NOS ( direitos televisivos do Tugão, conseguido por BdC), são 40 milhões por ano, da bilhetica, merchandizing e outros patrocínios e publicidade têm sido acima dos 20 milhões.. sem contar com prémios de participação em PROVAS (Liga Europa etc ) e SEM VENDAS DE JOGADORES... e se calhar com os altos salários que se foram, e emagrecimento do plantel, se calhar este ano as despesas com pessoal (97/98 % dos gastos) não passa ou passa por muito pouco os 60 milhões...

      Queres fazer uma projecção de lucro sem venda de jogadores... Oh Manuel??

      Eliminar
    6. Ah... VMOCs não são dívidas nem passivo, são CAPITAL PRÓPRIO (acções/shares futuras) ->(V)alvores (M)obiliarios (O)brigatoriamente (Co)nvertíveis.

      Há gajos que lhes fazia uma enormidade de bem passarem por este blog... e os que passam (não é verdade Manel!?), ou não sabem ler, são mais estúpidos que uma porta, ou então estão de grosseira e obtusa " MÁ FÉ "... pois repetem sempre a mesma patranha estúpida pelas VMOCs...

      Eliminar
    7. O típico lampião. Burro que nem uma porta e nem adianta tentar fazer desenhos ou explicar porque para eles, só o que comem na testa é que é válido. Está tudo errado, a UEFA, a judiciária, etc...!É destes é que o orelhudo gosta.

      Eliminar
  2. Que bebedeira este Rabolho Manel apanhou.

    ResponderEliminar
  3. E poderia estar bem melhor, bastava que o Varandas tirasse o dedo do cu e finaliza-se de uma vez por todas o processo de reestruturação das VMOC´s com os bancos, conforme estava já negociado, mas isso não interessa para nada, agora interessa é sermos correctos, amigos, cantar o kumbaya e darmos as mãos, enfim...

    ResponderEliminar
  4. Ahahahah Manuel cantas bem mas não me alegras

    ResponderEliminar
  5. Caro Mister,
    Permita-me que lhe diga, as dividas dos 3 grandes é uma autentica vergonha. Os clubes empobrecem e os dirigentes, empresários e jogadores enriquecem... Que os jogadores enriqueçam, ainda dou de barato, o que não posso aceitar é que os dirigentes e empresários enriqueçam a custa do empobrecimento do clube.

    O nosso deve menos, mas não ganhamos nada. Não me importava ter a divida do FCP e ter os títulos que eles têm conquistado.

    A verdade é que a nossa divida é estrondosa para os títulos ganhos, acrescento mais, para as classificações que temos tido, devíamos ter divida zero.

    ResponderEliminar
  6. Der Spiegel, entrevista ao Rui Pinto: http://www.spiegel.de/international/world/interview-with-lawyer-for-detained-football-leaks-whistleblower-a-1249970.html

    ResponderEliminar
  7. Quando traduzirem o termo VMOC para uefês, o SCP (Sporting Clube de Penaltis) passa para o pódio.

    ResponderEliminar
  8. "Um conjunto de crimes de tráfico de influências e de corrupção activa que nunca irá ser investigado"

    ESTE TIPO PASSA-SE..É PRECISO UMA LATA DE TODO TAMANHO QD SABEMOS QUE É A EQUIPA DELE QUE TEM INFLUENCIA EM TUDO QUE É PRESTÁVEL PRA SOCIEDADE....está escrito nos emails, não tem como tapar os olhos aos outros com uma peneira!!!!!!!! e aponta-nos o dedo????? que desplante mesmo!!!!
    além de terem o sistema na ão desde 2013, tmbém controlam as modalidades mas cashballs foram criados pelo Gabinete de Crise com toda a certeza!!!!

    e as escutas da mala de dinheiro em que a equipaB esteve envolvida, nada lhes aconteceu!!!!! milagre???? corruptos de merd@!!!! mas foi nesta altura em que saiu esta bomba que o Gabinete da Crise começou a inventar com cashballs e que o Sporting andava a comprar...

    e não te esqueças que a Manuela Ferreira, enquanto ministra, ajudou o teu clube a sair duma falencia tecnica, comprando ações!!!!!! mas tudo isto não interessa falar e não convém espalhar....interessa é criar problemas, iventar, mentir, sobre o vizinho do lado.
    Já agora, cameonatos desde 2013 até hj e campeonatos no tempo do Salazar era serem retirados todos aos lamps...tudo uma mentira o nosso futebol!!

    ResponderEliminar