quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Erros crassos


No final da partida com o Braga, Frederico Varandas decidiu falar aos jornalistas. Esta foi a primeira vez que os Sportinguistas viram o seu presidente falar no final de uma partida. Uma semana depois, e face ao que ocorreu ontem, é útil analisar a forma e o conteúdo do que foi dito há precisamente uma semana pelo Presidente leonino. 

Amadorismo


Antes de passar ao conteúdo da declaração, gostaria de analisar a forma como a mesma foi feita. Para isso recorro às imagens.


Como podem verificar, Frederico Varandas apresentou-se aos jornalistas presentes na zona mista precisamente no momento em que Abel Ferreira estava a dar a sua conferência de imprensa. Obviamente, as televisões continuaram com a conferência de Abel Ferreira, passando depois uma gravação das declarações de Frederico Varandas. Para depois passarem essas declarações gravadas de Frederico Varandas, as televisões têm de esperar que todos os protagonistas falem, para não perderem a via aberta na recolha de declarações em directo. 

É absolutamente vergonhoso que um clube como o Sporting tenha um departamento de comunicação com este nível de amadorismo. O problema é que este não é um caso isolado. É apenas e só mais um episódio na longa lista de patetices feitas pelo departamento liderado pelo benfiquista Gonçalo Vilela Santos da LPM. Para os mais desatentos, importa dizer que Frederico Varandas é presidente da SAD, e que um dos seus pelouros é precisamente o da comunicação, o que quer dizer que estas patetices são da sua directa responsabilidade. 

Para ser justo tenho de retirar desta equação o Paulo Cintrão, responsável pela comunicação da equipa de futebol. Quer Marcel Keizer, quer os jogadores falaram nos momentos certos e tiveram as suas intervenções a passar em directo nas televisões e sem se sobreporem a ninguém. 

Para fechar sobre esta matéria, dizer apenas que é muito triste ver a comunicação do Sporting a ser gozada - com argumentação válida - por um canal como a CMTV.

A intervenção 


Aqui fica a intervenção na integra para análise dos leitores.


Passo agora a analisar as três ideias chave da declaração.

A dedicatória a Keizer


O Presidente Varandas começou por dedicar a vitória a Marcel Keizer por este ter perdido um familiar próximo naquele dia. Foi uma excelente forma de começar a sua declaração mostrando-se solidário com o nosso treinador. Julgo que poderia fazê-lo em nome de todos os Sportinguistas. Ficaria ainda melhor. 

As três formas de lidar com a derrota


Após a bonita referência a Keizer, Frederico Varandas decidiu teorizar sobre as formas de lidar com a derrota. Disse então que "há 3 formas de lidar com a derrota, com "dignidade (olhando para dentro), com histerismo ou com cobardia". Da teoria, Varandas passou à prática e exemplificou. 

Considerou que perder com dignidade foi o que o Sporting fez com o Tondela ou com o Portimonense, onde na sua opinião a "equipa perdeu bem". Varandas exemplificou o perder com "histerismo" com a reacção que António Salvador teve no final desse jogo e fechou atirando a versão cobarde para o comportamento que Luís Filipe Vieira teve no dia anterior, onde fez um ataque feroz à arbitragem.

Curiosamente no tal jogo em que Varandas diz que "o Sporting perdeu bem" com o Tondela aconteceu isto.


Não sei em que categoria das "três formas de lidar com a derrota" é que Frederico Varandas enquadra o comportamento do Beto. E o que dizer do comportamento do senhor que foi substituir Beto no banco e que acabou expulso no jogo de ontem?


Dignidade, histerismo ou cobardia, caro Presidente?

Obviamente, estas declarações são um erro crasso de Varandas e um autêntico tiro no pé, como ontem se viu. Uma figura como o Presidente do Sporting tem de perceber que as suas declarações nunca podem ser fechadas. Nunca se pode balizar o que quer que seja da forma como Varandas fez. Ainda para mais, não tendo incluído a critica legitima ao trabalho de uma equipa de arbitragem. Estava na cara de que mais cedo do que tarde o Sporting seria gravemente prejudicado pela arbitragem. Foi preciso esperar apenas uma semana para isso acontecer.

Por falar em tiros nos pés, gostaria também de recordar que durante a campanha eleitoral, o então candidato Varandas dizia que só iria aparecer nos maus momentos, deixando o protagonismo para os jogadores nos bons momentos. Ora, não é isso que se tem visto. É precisamente o oposto. Varandas só deu a cara no final dos jogos depois da vitória contra o Braga e da conquista da Taça da Liga. Ninguém o ouviu falar depois dos jogos com o Portimonense, Tondela, Porto ou Setúbal.

Posto isto, depois da roubalheira de ontem eu gostaria de perguntar ao Presidente o seguinte: de que forma devem os Sportinguistas reagir ao que se passou em Setúbal. Com "dignidade (olhando para dentro), com histerismo ou com cobardia"?

Um tempo que não volta para trás 


Mas não se pense que só tenho críticas para o Presidente do Sporting. As declarações sobre o VAR e sobre a pressão inaceitável feita por Luís Filipe Vieira a Fábio Veríssimo, foram muito boas. E aqui destaco mesmo a relevância e qualidade da expressão utilizada: "um tempo que não volta para trás". E não pode mesmo voltar. Mas para isso não acontecer, o Presidente do Sporting tem de estar activo, tem de dar a cara pelo clube, não pode deixar que a bipolarização do futebol português volte a ser uma realidade, tem de fazer propostas para melhorar o futebol nacional, tem de encontrar aliados, tem de defender intransigentemente os interesses do clube e sobretudo tem de unir o Sporting, como tanto apregoou na campanha eleitoral. Algo que claramente não está a conseguir, pelo contrário. 

Um tempo que voltou atrás


Mas pior do que vermos erros próprios é vermos Frederico Varandas a repetir erros do Presidente anterior, até usando algum do palavreado recorrentemente usado por Bruno de Carvalho.  Ainda antes do jogo de ontem ter principiado, começou a circular na imprensa um editorial do Jornal Sporting com um ataque feroz ao Benfica, sendo que o mesmo estava assinado por Frederico Varandas. E aqui importa referir que o jornal só saiu hoje para as bancas e que foi a comunicação do Sporting quem decidiu passar em primeira mão para a imprensa esse editorial. Precisamente antes de um jogo decisivo para as contas do Sporting ter início. 


Como podem verificar, a notícia do Expresso foi publicada às 18:56, quatro minutos antes de se iniciar o jogo do Sporting em Setúbal. Quanto ao editorial em si não consigo perceber a estratégia de atacar o Benfica num momento em que nada de relevante aconteceu, até porque Varandas já tinha comentado as declarações de Vieira na Taça da Liga. Também não me parece que incendiar o ambiente antes do derby traga algo de positivo para o Sporting. Aliás, não faltará por ai gente a assacar responsabilidades morais a Varandas em caso de alguma coisa correr mal nos dois próximos derbys. 

Na realidade o karma é mesmo tramado e enquanto a notícia do editorial dedicado ao Benfica circulava pelos jornais e redes sociais, o Sporting deixava dois pontos em Setúbal, ficando a 10 pontos do Porto, a 5 pontos do Benfica e a 4 pontos do Braga. Se calhar era sobre isto que os Sportinguistas gostavam de ler um editorial...

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

20 comentários:

  1. Vamos aos factos?

    Varandas em 6 meses na presidência do Sporting conquistou a Taça da Liga, facto, mas, com um plantel construído por 3 gestões distintas: BdC, Cintra e Varandas, nesse período, o Sporting teve 4 treinadores distintos, um deles interino.

    Bruno de Carvalho, em 5 temporadas desportivas completas, venceu uma Taça de Portugal, uma Supertaça, e uma Taça da Liga, também facto!

    De que valeu mesmo a comunicação truculenta, e quase diária do anterior Presidente do Sporting?

    Se fossemos avaliar os famosos "ratios" de presidentes do Sporting neste século, quanto a títulos e troféus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um rebuçado para o clube manso. No que interessa, campeonato e qualificação para a Champions, ganhas bola! E ainda baixas as calças ao Mendes...

      Eliminar
    2. Nem vou contabilizar os factos que foram as vitórias nas modalidades pois voltará cá, seguramente, o Paulo Teixeira para o fazer, uma vez que se considera com queda para a contabilidade.
      Só a qualidade do relvado de Alvalade, percentagens de passes de jogadores, o pav. João Rocha e o boom nas modalidades deviam fazer o Paulo Teixeira arrancar, imediatamente e a pé, até Fátima.

      Eliminar
    3. desde 2007 que não entravamos em campo sem nenhum jogador da formação, aconteceu em setúbal -facto.
      contratamos um treinador holandes para impulsionar a formação -facto.
      deixamos sair um central promissor da formação por 500 mil euros - facto.
      Esta direçao recebeu o sporting em primeiro lugar - em 4 meses estamos em 4º lugar a 10 pontos do primeiro -facto.
      última vez que em janeiro estavamos a 10 pontos do primeiro em janeiro. época do sétimo lugar -facto.
      penúltimo presidente que ganhou uma taça da liga em junho não estava no clube - facto
      Para o bem do Sporting seria bom que o último que ganhou a taça da liga ( varandas) tenha o mesmo destino
      SL

      Eliminar
    4. Falta dizer que Bruno de Carvalho pegou no clube em 7º lugar, nem à liga Europa tínhamos lugar, com o estádio às moscas, com metade dos sócios que temos actualmente e um plantel com um orçamento ridículo..

      Eliminar
    5. Olha! Valeu agora o Varandas ganhar a Taça da Liga outra vez...

      Se o Varandas fôr inteligente NÃO ACABA com "The Future of Football"... foi lá que tudo de bom se conseguiu, com responsáveis da UEFA e da FIFA a irem tão fundo, com o VAR e contra os Mendez da Vida e outros canalhas, q até saiu pela boca (claro os doridos rectais, e todo o seu aparelho, incluindo a JORNALIXEIRADA IMUNDA, vingou-se agora no rosto mais visível da coisa, Bruno de Carvalho) ... e é lá que TEM DE CONTINUAR. PONTO

      Ditas "alianças internas e similares", não servem de absolutamente nada... pelo contrário, vai servir para BRANQUEAR a aliança tácita existente, Q é ACABAR COM O SPORTING (no intuito do estudo q Portugal só tem "dimensão" para 2 Clubes Grandes... em 2013 quase conseguiram, pena é para eles que o Sporting é um clube deveras INTERNACIONAL e demasiado eclético).

      Eliminar
    6. Conana...

      SE FALARMOS DE DESPORTO, a sério, contundentemente, o Sporting nos Masculinos e Femininos, em todos os escalões etários, individuais e por equipas, tem mais TÍTULOS, q todos os clubes de nomeada em Portugal (mais de 22 mil e agora a somar com turbo, podem juntar Merdica, Porco, Braguilha, Belenenses, etc etc etc)., incluído 30 Títulos Europeus e mais a caminho já esta época ...

      Conversas para quê??

      Eliminar
  2. Que saudades do tempo em que o Mister se dedicava a desmontar, com um excelente trabalho de investigação, os esquemas e falcatruas do rivais do Sporting, mas parece que agora só temos direito a publicações ressabiadas anti-Varandas.
    Mister, já viste ao ponto a que chegaste, que estás todo contente com o empate de ontem, só para lixar o Varandas? É triste demais. É mau demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos, e felizmente para o Presidente Varandas, só "leva" aqui com o Mister e safa-se à cmtv em modo diário-repetitivo, tvs generalistas em modo semanal (no mínimo) mais jornaleirada diversa. E não esquecer os panfletos e outdoors...
      Tem a certeza que é triste, Vítor?

      Eliminar
  3. Entrevista à RTP:

    RTP: Qual é a sua banda preferida?
    VAR: Bananarama.

    RTP: E super-herói, tem algum especial?
    VAR: Sim, adorava ver o Bananaman.

    RTP: E a sua fruta preferida?
    VAR: Fruta? Isso era dantes, o tempo não volta para trás.

    RTP: Não come fruta?
    VAR: Só em batido. Não despenso o meu batido de banana.

    RTP: O que tem a dizer sobre o rival do próximo jogo?
    VAR: Isto não pode ser uma República das Bananas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *dispenso em bom português, mas eu estava a falar em bananês...

      Eliminar
  4. Estamos como antes: https://www.youtube.com/watch?v=-ZXdwcRLCGg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é de 2013... e eles ccontinuam lá e estiveram à coca com Bruno de Carvalho, pois o FDP DO BOMBEIRO (E AMIGOS), foi Prresidente da MAG com o Godinho, q foi condenado pelo tribunal por gestão danos... mas nunca viu nada que pudesse conduzir a um processo de destituição (quando o Sporting falisse de vez, já via... e aplaudia no íntimo!.. ).

      O PROBLEMA DO SPORTING É QUE OS SPORTINGUISTAS *NÃO SABEM A HISTÓRIA DO SEU CLUBE*.

      Eliminar
  5. vamos voltar rapidamente ao tempo de levantar a cabeça , dos rivais dizerem que faz falta um SCP forte , de em novembro estarmos afastados dos dois ou três primeiros lugares , mas o que interessa é ter bom perder , sermos desportistas ( nos gostamos mesmo e de saber perder , nada como o sergio conceição ) respeitar os valores do clube ( que valores ) valores do SCP é ganhar , seja de que maneira for , o resto é aquela fabula onde a raposa desvaloriza as uvas , que estavam verdes , porque não lhes chegava .

    ResponderEliminar
  6. Plagiando um blogue isento:
    "Varandas considerou que depois do Sérgio Conceição e do Militão lhe terem cagado na guarda-de-honra e de o treinador dos guarda-redes do clube da fruta agredir um adepto dos sapos, o melhor que o presidente do Sporting podia fazer era soltar o brunalgas que há dentro de si e mostrar ao mundo de que massa são feitos o sapismo mais reles e o antibenfiquismo mais básico. Com dois dérbis à porta, Varandas achou este o momento ideal de acicatar as hostes no nobre intuito de ajudar a pacificação e a..."bófia".
    Isto sim, resume a actuação do VARandas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um blog isento sobre batráquios escrito por vermes? E você, deve ser a libelinha?

      Eliminar
  7. Bom dia,

    criei um blogue novo - Castigo Máximo - e terei todo o gosto em que passe por lá. (esperando que a experiência não se revele um verdadeiro castigo...) O endereço é : https://castigomaximo.blogs.sapo.pt/

    Saudações Leoninas

    Pedro Azevedo

    ResponderEliminar
  8. Só digo uma coisa: o Sporting não precisa de inimigos, eles estão (ou estiveram!!) no seu interior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuam a estar, e não sei como vamos sair desta embrulhada.
      Chegamos a um ponto tal, que nem mesmo os sócios podem decidir. Estamos a ser usados à má fila.

      Eliminar