terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Azia, compromisso e vídeo


O Sporting venceu esta fim-de-semana a Taça da Liga, depois de ter vencido o Porto no desempate por grandes penalidades, numa final 4 que ficou marcada por azia, compromisso e vídeo. 

A azia de Vieira 


A primeiro ataque de azia surgiu na primeira meia-final entre Benfica e Porto. No final do jogo, Luís Filipe Vieira atacou tudo e todos, tendo colocado em causa a honorabilidade de Fábio Veríssimo, VAR da partida. A realidade é que esse jogo fica marcado por 3 erros evidentes e possivelmente um outro erro de difícil análise para o VAR. O primeiro erro da partida foi a não marcação de um pontapé de penálti a favor do Porto, numa falta sobre Corona, num momento em que o jogo estava (0-0). Depois, o primeiro golo do Porto é precedido de falta no início da jogada. São dois lances evidentes em que Fábio Veríssimo deveria ter intervido. Depois há um lance evidente para segundo amarelo de Seferovic que o árbitro perdoou. Relembro que neste último caso o VAR nada pode fazer. 

O lance mais polémico da partida foi o golo "invalidado" ao Benfica. Nesse lance o árbitro auxiliar deixou prosseguir a jogada até ao final, de acordo com as recomendações. Aqui é preciso explicar que o árbitro auxiliar deixa o lance seguir para não parar a jogada e impedir a intervenção do VAR. Como sabemos, no final da jogada o árbitro auxiliar levantou a bandeira, considerando que estava em offside e correndo o risco de ser desmentido pelo VAR. Ao ver as imagens, parece-me que o jogador do Benfica não está offside, mas a realidade é que não dá para ter qualquer tipo de certeza absoluta olhando apenas para as imagens. O protocolo do VAR refere que só deve existir intervenção quando o lance for claro. Fábio Veríssimo não considerou o lance como erro claro e não interferiu. E aqui parece-me também evidente que se o árbitro auxiliar não tem assinalado o offside, Fábio Veríssimo teria tido a mesma opção. 

Tenho visto alguns comentários relativos à norma de "em caso de dúvida, beneficia-se o atacante". É muito importante que as pessoas percebam que esta premissa só é válida para os árbitros de campo. No caso do VAR, quando existe dúvida, prevalece a decisão da equipa de arbitragem. E foi o que aconteceu. 

Na minha opinião, parece-me que estas premissas são válidas para os lances objectivos como os de fora de jogo. Já em lances subjectivos, como os das grandes penalidades, parece-me que seria positivo haver uma alteração no protocolo por forma a permitir aos VAR mostrarem as imagens aos árbitros, sempre que estão estão com dúvidas. O árbitro viu o lance no campo e ao ter a possibilidade de ver as imagens fica com um total percepção do que aconteceu. 

A azia do trolha e do ressabiado


Depois da equipa principal do Benfica ter perdido com o Porto, foi a vez da equipa satélite jogar contra o Sporting. No final do jogo, o trolha e o ressabiado vieram a terreiro atacar a arbitragem. Para esses senhores deixo apenas as opiniões dos especialistas de arbitragem dos órgãos de CS.


A azia de Sérgio Conceição


Ao contrário de Vieira, Salvador e Abel, Sérgio Conceição não se refugiou em questões de arbitragem para justificar a derrota. No caso do treinador do Porto a azia manifestou-se durante a entrega das medalhas, tendo inclusivamente feito recolher a equipa para os balneários antes de o Sporting receber a taça. 

Devo dizer que não tenho nada contra o comportamento de Sérgio Conceição e dos seus jogadores. Identifico-me com a forma apaixonada como o treinador do Porto vive o futebol e sobretudo com a enorme vontade de ganhar que demonstra diariamente. Sérgio Conceição queria ganhar. Fez tudo o que estava ao seu alcance para ganhar mas perdeu. E na hora da derrota não teve problemas em mostrar a sua azia. Não vejo nenhum mal nisso e não considero sequer uma falta de respeito pelo Sporting e pelos seus jogadores não ter estado no relvado a assistir ao levantar da Taça. É a azia pura daqueles para quem a palavra derrota não consta no dicionário. 

Felizmente, no Sporting também temos gente dessa fibra. Da raça que nunca se vergará - e não vergaram mesmo, nem a jogar 14m com menos um - como Paulo Freitas ou Ângelo Girão. Bem sei que alguns Sportinguistas não gostam deste estilo, mas é este o estilo que quero ver no clube. Dignidade na hora da vitória e uma profunda azia na hora da derrota. Uma azia digna e que não passe os limites, como infelizmente aconteceu com o treinador de guarda-redes do Porto, que agrediu um adepto do Sporting à "medalhada". Mesmo não sabendo o que disse ou fez o adepto do Sporting, nada justifica o comportamento "Cantoniano" do senhor. 


Inacreditavelmente, o Sporting viu um dos seus adeptos serem agredidos por um agente desportivo e até ao momento, nem uma única palavra sobre o sucedido. É absolutamente vergonhoso que o Sporting não tenha colocado o tema na agenda e defendido o seu adepto. Pior ainda é vermos o Benfica a liderar o assunto.

Link da notícia (aqui)


Enquanto isso acontece, a comunicação do Sporting está mais preocupada em meter nas capas dos jornais o senhor que foi assistido por Frederico Varandas nas bancadas de Braga, do que em colocar o adepto que foi agredido pelo treinador do Porto, para que este tenha a possibilidade de explicar o que aconteceu.   

Compromisso


Toda a equipa demonstrou um enorme compromisso nesta final 4 da Taça da Liga, mas há dois jogadores que merecem destaque pela resiliência e compromisso para com o clube: André Pinto e Petrovic foram uns heróis em terem jogado naquelas condições. Pareceu-me que no caso de André Pinto não dava mesmo para aguentar mais, uma vez que até já andava em campo com as duas narinas tapadas. Quanto a Petrovic gostaria de salientar que foi graças ao seu esforço que Marcel Keizer conseguiu ter uma última substituição. A entrada de Diaby acabou mesmo por ser decisiva para a vitória, uma vez que foi o jogador que sofreu a grande penalidade que nos permitiu empatar a partida. 

Gostaria também de mais uma vez enviar um forte abraço a Nélson Pereira. O nosso treinador de guarda-redes tem também grande mérito nesta vitória. Com ele na liderança dos guarda-redes leoninos nunca perdemos um desempate por grandes penalidades. E vão 6 :
- Sporting 2x2 Braga (3x1) 14/15
- Sporting 0x0 FC Porto (4x3) 17/18
- V. Setúbal 1x1 Sporting (4x5) 17/18
- Sporting 1x0 FC Porto (5x4) 17/18
- Braga 1x1 Sporting (3x4) 18/19
- Sporting 1x1 Porto (3x1) 18/19

Por curiosidade, perdemos o Troféu 5 violinos nas grandes penalidades, mas nessa altura Nélson não estava na equipa, uma vez que tinha sido vergonhosamente afastado da equipa por Sousa Cintra.

Vídeo


Esta foi a quarta final disputada pelo Sporting nesta competição. Na primeira final frente ao Setúbal perdemos do desempate por penáltis. Na segunda final tivemos de levar com o senhor Lucílio Baptista e um dos maiores escândalos da arbitragem portuguesa. Este senhor conseguiu transformar uma bola no peito numa bola no braço, sem sequer ver o lance. Bastou-lhe o espalhafato feito por Di Maria. 


A realidade é que com VAR a funcionar nesta partida, o Sporting teria conquistado a sua primeira Taça da Liga. Importa também lembrar que a vitórias nas finais da época passada desta época só aconteceram porque o VAR viu duas grandes penalidades evidentes que os árbitros das partidas não conseguiram ver. Talvez com este pequeno exemplo as pessoas consigam perceber o porquê de alguns clubes questionarem tanto o VAR.

Para fechar


Toda esta chinfrineira feita pelos rivais serviu para valorizar a prova e a nossa conquista. Depois de tudo o que foi dito e depois de toda a azia, hoje ninguém terá a coragem de dizer que a Taça da Liga na vale nada. O meu agradecimento a todos os que contribuíram para isso. Esta é nossa! 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

9 comentários:

  1. O penalty do Pedro Silva é muitíssimo mal marcado e hoje em dia não o seria...
    Tal como o golo do Sporting, pois é precedido de falta... Mas disso nunca vocês se lembram, vá-se lá saber porquê... Dá sempre mais jeito o drama do roubo da taça da carica...

    https://3.bp.blogspot.com/-klyDowemTxw/XE-Nm_3i46I/AAAAAAABDuE/Xaw6DOIYi68o2UDSvpukQLhan2FnnUvAgCLcBGAs/s1600/falta.jpg

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lampiao aldrabão. A única falta nesse lance e a do máxi que se pendura nas costas do montenegrino do sporting. Não passas de um aldrabão, tal como a restante corja que apoia o teu clube.

      Eliminar
    2. Nas regras é explicito:Marca se penalti em caso de certeza apenas.Aliás quantas e quantas vezes vimos os árbitros a dizerem que não marcaram porque não tinham a certeza ou porque não viram?Agora com o VAR acabou se essa treta!E os padres e fruteiros têm os dias contados.

      Ora,isto para falar da taça que era para ser uma grande nova prova nacional mas que os sucessivos roubos dos padres a favorecer o slbatota acabou por sabotar ao ponto de se pensar na extinção da prova.Aliás o SCP chegou a jogar com a equipa B como forma de protesto dos roubos escandalosos sempre a beneficiar o mesmo.
      Ora,Lucilio Baptista teve a certeza que a bola bateu no braço do Pedro Silva e teve a certeza que o lance foi dentro de área.
      Agora pergunto te,como pode um árbitro ter certeza de algo que nunca existiu?Nem uma ,nem outra!
      Pois,roubo escandaloso.Falar de "erro" só pode ser para rir.

      SL

      Eliminar
    3. Nuno, menos, muito menos... ódiozinhos bacocos é só demonstração de grande défice intelectual. Venha de lá esse vídeo do golo onde mostra a falta do Maxi e eu se achar que é falta, a assumirei sem problema. A imagem do link que deixei não deixa dúvidas a não ser a quem tem graves défices cognitivos (lá está...)

      balakov, iamos ficar aqui num ping-pong sem sentido com "certezas" dentro das áreas dos nossos clubes em derbys...

      Cumps

      Eliminar
  2. Jaime,

    Tudo o que se passou nesse jogo da taça carica poderia estar há muito esquecido por todas as partes (sim, mesmo a lamentável decisão do Lucílio), não fosse a abjecta entrada em cena desta inqualificável personagem, ainda hoje idolatrada pela "estrutura":

    https://www.youtube.com/watch?v=Vt5e5B2r1bc

    "Esta taça é nossa e foi ganha com todo o mérito...".
    Lições de "verdade desportiva" depois duma final ganha desta forma, com ataques ao então presidente do Scp (não, não era BdC...como se alguma vez fosse isso que fizesse a diferença!...)

    Muito para além do futebol e dos erros, quem assistiu jamais irá esquecer...nem perdoar!

    António P.

    ResponderEliminar
  3. para mim será sempre a taça LUCILIO CALABOTE uma das maiores vergonha que vi no futebol

    ResponderEliminar
  4. O Sporting ganha um trofeu na raça, com uma equipa remendada, com jogadores lesionados e adpatados, a virar um resultado negativo, e o que tens para escrever aqui é esta merda!!

    Esta obsessão com o que se passa na casa dos outros só menoriza o Sporting!

    Foi isso que o cocainado não percebeu. E é isso que tu ainda não percebeste!

    As respostas têm que ser dadas com os dentes cerrados, mas é dentro do campo. Foi isso que fizeram o Petrovic, o Paulo Freitas e o Ângelo Girão este fim-de-semana! Mas em vez de escreveres sobre eles, vens aqui falar da fibra do conceição!?

    Os outros que se fodam. A "fibra" dos outros que se foda! Só interessam os nossos! Só interessa o Sporting!

    ResponderEliminar