sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

A relevância da liderança no final da primeira volta


Fechada a primeira volta do campeonato que não foi nada positiva para o Sporting, deixo uma análise aos resultados dos últimos 20 anos para demonstrar a importância de fazer uma grande primeira metade de campeonato. 

Os campeões de inverno



No quadro anterior é possível vermos os líderes do campeonato no final da primeira volta dos últimos 20 anos. Como podem verificar, o Porto lidera este "ranking" de forma destacada. Nos últimos 20 campeonatos o Porto chegou ao final da primeira volta na liderança por 11 ocasiões. Benfica conseguiu por 4 vezes, Sporting em 3 ocasiões e Braga e Boavista por uma ocasião. 

Campeões de Inverno Vs Campeões Nacionais


Retirando esta época da análise - porque ainda não há campeão - é possível concluir que a probabilidade de a equipa que termina a primeira volta em 1º lugar fechar a Liga como campeã nacional é muito grande. Em 14 das 19 últimas edições, o "campeão de inverno" festejou o título nacional em Maio. 

As igualdades no final da 1ª volta


Em duas das cinco ocasiões que o "campeão de inverno" não se sagrou campeão nacional, o número de pontos do líder no final da 1ª volta era o mesmo de outros concorrentes. Aqui ficam os 2 casos.

2004/2005 - Benfica campeão
No final da primeira volta de 04/05 o Sporting era líder mas com os mesmos pontos de Benfica e Porto. Acabou por ser uma luta quase até ao último suspiro com o derby do Estádio da Luz com o mítico lance faltoso de Luisão sobre Ricardo deu o título ao Benfica.

2009/2010 - Benfica campeão
- Em 09/10 o Braga foi "campeão de inverno" mas só por uma questão regulamentar uma vez que tinha os mesmos pontos que o Benfica. Esse campeonato acabou por ser decidido na última jornada. 

Relativamente a estes dois campeonatos nem sequer se pode falar de uma verdadeira recuperação. 

A 3 "verdadeiras" recuperações


1999/2000 - Sporting campeão
O Porto liderava o campeonato no final da primeira volta com 3 pontos de avanço do Sporting. Os comandados de Augusto Inácio conseguiram recuperar esta desvantagem sendo que o clássico de Alvalade foi crucial para a conquista do campeonato. 

2011/2012 - Porto campeão
No final da primeira volta o Benfica liderava o campeonato com um avanço sob o Porto de 2 pontos. A liderança do Benfica manteve-se até à 21ª jornada, altura em que o Porto foi ao Estádio da Luz vencer por 3-2 e assumir a liderança da Liga 

2015/2016 - Benfica campeão
Sporting acabou a primeira volta com 4 pontos de avanço de Porto e Benfica. A recuperação do Benfica ficou consumada na 25ª jornada quando o Benfica ganhou no Estádio de Alvalade por 1-0. 

"Aspirações intactas"


As conclusões que retiramos destes números são claras. Quem acaba a primeira volta na liderança muito dificilmente não se sagra campeão nacional. Como vimos isto aconteceu "verdadeiramente" em 3 ocasiões nos últimos 19 campeonatos e nestes casos o jogo entre os candidatos na segunda volta foi decisivo. 

Posto isto, a conclusão é simples: Neste século nunca nenhum clube recuperou de uma desvantagem superior a 4 pontos no final da primeira volta. Neste momento, o Porto tem 5 pontos de vantagem do Benfica e 8 do Sporting e joga com ambos no Estádio do Dragão na 2ª volta. 

Serve este exercício para demonstrar que os campeonatos se começam a ganhar desde a primeira jornada e que nos momentos certos é preciso ganhar os confrontos directos para recuperar ou ultrapassar quem vai na frente. Tenho de voltar a bater na tecla da falta de atitude competitiva e de mentalidade vencedoa. Foi muito isto que faltou no Sporting para partir em busca da vitória no clássico da semana passada, mesmo sabendo que seria preciso correr alguns riscos. Riscos que tinham de ser corridos por quem se deixou ficar para trás na corrida ao título.

Vencer o jogo reduziria a diferença para 5 pontos e qualquer percalço do Porto poderia colocar o Sporting a depender apenas de si na luta pelo título. Infelizmente, o empate foi o resultado final e o Sporting tem de recuperar 8 pontos ao Porto. Tantos quanto o número de pontos desperdiçados pelos Dragões na primeira metade de campeonato. Só um milagre. E daqueles que dão direito a canonização.

Mas, mais cego do que quem não vê e do que quem não quer ver, são aqueles que querem que outros vejam coisas que não existem. Dizem os senhores da comunicação do Sporting no Jornal do clube que as nossas aspirações ficaram intactas depois de um um clássico que nos deixou no 4º lugar da Liga a 8 pontos do líder.


Do mal o menos, ninguém se aleijou...

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

24 comentários:

  1. Misterdocafe, na verdade acho que os Sportinguistas deveriam ser honestos para consigo mesmos e assumir que o objetivo desta época nunca pode ser ganhar o campeonato. Com tudo o que se passou, importa sarar as feridas, reconstruir uma equipa para os proximos 2 ou 3 anos e lutar pelo acesso à liga dos campeões. O objetivo será sempre o segundo lugar e acho que se o conseguirem já se devem considerar plenamente satisfeitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O objectivo do Sporting tem de ser sempre ganhar o campeonato. Neste clube não se pode pensar de outra forma. O Sporting tem infraestruturas para proporcionar aos seus profissionais todas as condições de trabalho. Temos um plantel que embora seja desiquilibrado, tem muita qualidade. Temos o maior goleador do campeonato e o melhor jogador do campeonato. Para além destes dois, temos jogadores de classe internacional como são os casos de Coates, Mathieu, Nani ou Acuna. No mesmo plantel temos meninos de um grande talento como são os casos de Jovane, Raphinha ou Wendel.

      Relembro que estamos atrás do Braga que nem um 1/4 do nosso orçamento tem. Olhando para o plantel do Braga não há lá um único jogador que fosse indiscutível no Sporting.Estou farto do discurso derrotista e dos chavões de treta. No Sporting tem de se apontar sempre ao título.

      Eliminar
    2. Mister,

      A questão é que o Braga não teve um treinador da treta a planear a pré-época, nem a fazer contratações. E tem uma equipa equilibrada e que não joga nas competições europeias, o que lhes permite estar 100% concentrados no campeonato e os jogadores não estarem desgastados. Na época do Leonardo Jardim também lutamos até ao fim contra o FCP, mas só o conseguimos fazer porque não estavamos nas competições europeias.

      E se é verdade que o SCP tem que lutar sempre para o título, com a equipa tão desequilibrada, só com muita sorte é que poderíamos lutar pelo 1º lugar.

      Eliminar
    3. Mike, essa do não jogar nas competições europeias como uma forma de vantagem não me parece lá grande argumento. O Porto esta bem na LC e vai muito bem no campeonato. Quando ganhou a LC e as LE, foi campeão por cá também. O Sporting é um clube grande e só tem de ter esse pensamento. Pensar pequeno é para os peseiros e outros que tais.

      Eliminar
    4. O Mike faz referência ao desgate no transfer UEFA/Campeonato, e bem, porque em 1999/00, há um bom exemplo, se o FC Porto termina a 1ª volta líder isolado, porém, a chicotada no Sporting resultou, tal como a chegada dos 3 reforços cirurgicos (Prates, Cruz e Mbemza), mas não só, há outro dado mt relevante, vejamos quantos jogos disputou FC Porto e Sporting na UEFA na temporada 1999/00:

      -FC Porto 14 jogos na Champions, quando então havia duas fases de grupo distintas por edição, o FC Porto caiu nos quartos em Munique, foi derrotado por 1-2 na 2ª mão.
      -Sporting eliminado na 1ª eliminatória da Taça UEFA, perante o desconhecido Viking. O Sporting disputou apenas 2 partidas europeias, em contraste o FC Porto fez 14 jogos na Champions.

      De igual forma, no campeonato 2009/10, o surpreendente Sp Braga de Domingos disputou o campeonato até ao final com o Benfica, e também nessa temporada o Sp Braga foi eliminado numa pré-eliminatória da Taça UEFA pelo Elfsborg do norte da Europa, isto é, internamente manteve-se sempre "fresquinho"!

      Esses são dois meros exemplos, mas há muitos mais, andar na Europa até Abril, não mata, mas mói!

      Eliminar
    5. A propósito do transfer provas da UEFA/Campeonato deixo outros exemplos, muito reveladores das sequelas que provoca andar até abril/maio em "mar alto":

      - Porto de Mourinho vence a Champions em 2004, nesse campeonato, esse Porto de Mourinho na 1ª volta perde apenas 6 pontos em 17 jornadas, porém, na 2ª volta nas mesmas 17 jornadas, vai perder 14 pontos, mais do dobro dos pontos perdidos na 1ª volta, isto é, foi Campeão Nacional, porque na 1ª volta amealhou vantagem pontual suficiente para gerir na 2ª volta.

      -Sporting de Peseiro disputa 15 jogos ate à Final da Taça UEFA, perde esse campeonato no terço final para o Benfica de Trapattoni que a partir de fevereiro estava fora da Taça UEFA!

      Eliminar
    6. Desde a ultima jornada do campeonato passado em Maio:
      - O Sporting teve 5 treinadores (JJ, Sinisa, Peseiro, T.Fernandes e agora Keiser).
      - 3 direcções (Bdc, CG e agora Varandas)
      - o ultimo onze apresentado foi Patricio, Piccini, Coates, Matthieu,F.Coentrão, W.Carvalho, Battaglia, Gelson, B.Fernandes, Acuña, Bas Dost mais Doumbia, Montero e B.Ruiz. Desde essa data para cá, metade destes jogadores (7) já não joga mais no Sporting;
      - Uma AG destituitiva, novas eleições, um empréstimo obrigacionista não subscrito a 100%,...

      Depois de tudo isto, a questão que se deveria colocar na minha opinião, era como é que ainda conseguimos ser competitivos depois de tudo isto???

      Eliminar
  2. O objetivo desta época muito dificilmente seria o campeonato, tendo em conta tudo o que se passou na pré-época com os jogadores.
    Mas o 2º lugar deveria ser algo muito possível de alcançar e é nessa luta que temos que nos focar agora.

    ResponderEliminar
  3. Obviamente que com tudo o que aconteceu, dificilmente o Sporting seria candidato ao titulo este ano. Teria que ser uma conjugação de factores extremamente positiva para o clube, que já se sabe nunca é muito provavel quando falamos no SPorting.
    Eu acho que já fazer melhor que o ano passado, já seria uma época positiva.

    ResponderEliminar
  4. Para ter um mínimo de honestidade intelectual, este post deveria ter acabado com a afirmação de que ganhar ou perder com o porto era indiferente porque de acordo com as próprias premissas do texto:

    - "quem acaba a primeira volta na liderança muito dificilmente não se sagra campeão nacional".

    - "neste século nunca nenhum clube recuperou de uma desvantagem superior a 4 pontos no final da primeira volta".

    Era essa a conclusão óbvia e minimamente coerente face a tudo o que está escrito no post.

    No entanto, a conclusão avançada pelo Mister é a de que vencer contra o porto era imperativo para manter intactas as aspirações, na medida em que "vencer o jogo reduziria a diferença para 5 pontos e qualquer percalço do Porto poderia colocar o Sporting a depender apenas de si na luta pelo título".

    Então, mas os 5 pontos não eram insuperáveis de acordo com todas as estatísticas!? Qual é a lógica disto!?

    Espantoso!

    Numa coisa, o Mister tem razão: "mais cego do que quem não vê e do que quem não quer ver".




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fica claro que só consegue recuperar o atraso quem consegue nos momentos chave vencer os confrontos directos. Tivéssemos vencido o clássico e estaríamos a 5 pontos. Continuava a ser difícil mas de 8 para 5 pontos (que podem ser dois, uma vez que dependemos de nós para vencer o jogo da 2ª volta) é muito diferente. Até pela questão anímica, seria o mote para fazermos uma boa segunda volta.

      Mas registo a sua falta de exigência

      Eliminar
    2. O que fica registado, mais uma vez, é a sua falta de coerência!!

      É, no mínimo, surreal que quem escreveu um post derrotista (a escarnecer sobre quem acha que o Sporting ainda pode ter aspirações) me venha agora dar lições de exigência!!!

      De qualquer forma, deixe-me sublinhar que em momento algum eu referi que para mim era indiferente ganhar, perder ou empatar com o porto.

      O que eu disse é que, DE ACORDO COM OS SEUS PRESSUPOSTOS, seria indiferente ganhar ou perder com o porto.

      As suas premissas é que estão erradas!! O seu post é que está errado!

      A minha exigência é sempre máxima (seja contra o Tondela, contra o Porto, contra o Guimarães, contra Braga, seja contra quem for)!!

      Para que fique claro: digam as estatísticas o que disserem, eu quero sempre ganhar todos os jogos. E mesmo se for já matematicamente impossível ganhar o campeonato, quero continuar a ganhar, a ganhar, a ganhar!!

      Eliminar
    3. Não, pá: o que o Mister devia dizer era que nem valia a pena jogar mais o resto da época (!)

      Que infantil esta argumentação! Não pode haver jogo mais importante que contra o líder do campeonato e nem se pode desistir.

      Eliminar
  5. Pergunta: deviam os tais "senhores da comunicação do Sporting" dizer que "acabou-se, vamos preparar a próxima época?" Imagino o que por aqui se diria, nesse caso...

    Já agora:há dois anos tínhamos também 8 pontos de atraso nesta fase, não era? O que fizeram os então senhores da comunicação do Sporting? E o que disse o Mister na altura?

    Sejamos realistas, seria necessário um milagre para sermos campeões este ano. Mas a lógica do futebol não é que "só acaba quando acabou"? E para o segundo lugar não precisamos lutar tanto como se fosse para sermos campeões? Ou este ano já não é importante? Não é isso a tal "exigência"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente não deveriam dizer que as "aspirações estão intactas". Isto é passar um atestado de burrice ao Sporting. Há dois anos critiquei Bruno de Carvalho, Jorge Jesus e a equipa. Critiquei também a comunicação do Sporting pela forma negligente como não combateram as arbitragens vergonhosas de que fomos alvo na altura.

      Em 16/17 ficamos a 8 pontos do Benfica depois de termos perdido no Estádio da Luz por 2-1 no célebre jogo em que ficaram duas grandes penalidades evidentes por assinalar a favor do Sporting. Recordo que nessa época ainda não havia VAR e que o Sporting foi muitíssimo prejudicado pela arbitragem, coisa que não aconteceu esta época.

      Se estivéssemos a 5 pontos do Porto (Dependíamos de nós para que a distancia fosse de 2 pontos) ainda tínhamos uma hipótese. Mas de facto, que joga da forma como o Sporting jogou em Guimarães e sobretudo em Tondela, não merece ser campeão.

      Quanto ao futuro, resta-nos ganhar as Taças e fazer uma grande segunda volta. É isto que os Sportinguistas querem

      Eliminar
  6. Caro, se me é permitido, deixo-lhe outro dado estatístico, mas mais alargado, o mesmo revela que em Portugal há um padrão bem definido, quem vira líder isolado para a 2ª volta ou é campeão de inverno, por tendência muito marcada, termina Campeão, porém, há excepções, e fiz uma observação aos últimos 60 campeonatos, balizados entre as temporadas 1958/59 e 2017/18.

    Identifiquei 13 excepções de Campeões de Inverno ao final da 1ª volta, mas que não foram Campeões (apenas 21,5%), isto com uma amostra razoável, os últimos 60 campeonatos, vou elencar e registar as 13 excepções, quando os Campeões de inverno, não foram Campeões Nacionais:

    1958/59- Benfica vira líder isolado, FC Porto Campeão.
    1968/69- FC Porto vira líder isolado, Benfica Campeão.
    1970/71- Sporting vira líder isolado, Benfica Campeão.
    1974/75- FC Porto vira líder isolado, Benfica Campeão.
    1975/76- Boavista vira líder isolado, Benfica Campeão.
    1976/77- Sporting vira líder isolado, Benfica Campeão.
    1977/78 -Benfica vira líder isolado, FC Porto Campeão.
    1978/79- Benfica vira líder isolado, FC Porto Campeão.
    1985/86- Benfica vira líder isolado, FC Porto Campeão.
    1990/91- FC Porto vira líder isolado, Benfica Campeão.
    1999/00- FC Porto vira líder isolado, Sporting Campeão.
    2011/12- Benfica vira líder isolado, FC Porto Campeão.
    2015/16- Sporting vira líder isolado, Benfica Campeão.

    Dado curioso, coincidentemente ou não, pós-Abril de 1974, isto quando o PREC confrontava e ameaçava a jovem Democracia, as reviravoltas revolucionárias chegaram também ao Futebol, sobretudo atacaram o “campeão de inverno”. Foram muito comuns nessa década de 70 essas "cambalhotas", tal aconteceu em 6 ocasiões, mas 5 delas consecutivas, justamente pós-Abril: campeonatos de 1975, 1976, 1977, 1978 e 1979. Curiosamente nesse período, o “campeão de inverno” por tendência não terminou Campeão, provavelmente efeitos do processo revolucionário. Entre as 13 excepções nos últimos 60 campeonatos, 6 delas (quase 50%) ocorreram na década de 70.

    Saudações des_Portistas

    ResponderEliminar
  7. O Sporting não tem intactas as aspirações. Sporting está já arredado do título. A defesa sofre golos sobre golos, o ataque funciona, com os jogadores do tempo do Bruno, A direcção não tem, contrariamente ao que propalou na Campanha eleitoral, os meios para construir uma eqipa FORTE.

    ResponderEliminar
  8. Vamos lutar claramente com o Braga plo 3 lugar.
    Neste momento Não temos mentalidade para lutar sequer plo segundo.
    Os planteis mais fortes porto e Benfica irão lutar plo 1 lugar.
    Como já ficou provado não temos equipa para os jogos grandes.
    É contra os pequenos por vezes existe um relaxamento q nunca poderia acontecer ao contrário do Braga.

    ResponderEliminar
  9. Este assunto e as opiniões que lemos demonstram muito bem o que se passa no SCP:A maior parte dos sportinguistas não pensa e vai na conversa da comunicação social.

    Num plantel com jogadores como Nani,Bruno Fernandes,Bas Dost,Wendel,Raphinha,Mathieu,Acuna etc etc vemos "eles" dizerem que não têm hipótese para o titulo.Estou ansioso por saber os orçamentos dos 3 clubes também..

    No galinheiro ao menos não vemos isso,eles são muito pequeninos em muita coisa,mas acreditam sempre que podem ganhar.
    Vejam este ano,a "reconquista" com tantos processos judiciais e problemas de balneário,não os vemos a arranjar desculpas desfarrapadas.
    Mas o sportinguista é assim,ao mínimo obstáculo acobarda se e se for preciso ainda trai os seus.
    Assim,até o Napoleão, tinha perdido todas as batalhas.
    SL

    ResponderEliminar
  10. Taça de Espanha

    Golo de Doumbia (Girona e ex-SCP) elimina o Atlético M. de Gelson (ex-SCP) na Taça do Rei.
    Pena que Doumbia tenha sido mal aproveitado. Esperemos que o novo Doumbia faça melhor.
    Já se fala no empréstimo de Gelson.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As declarações de Mathieu onde refere que a época passada foi positiva e até renovou contrato podem servir de argumento para Varandas exigir 100M€ ao A.M. por Gelson.

      Eliminar
  11. Balakov,

    Ouvir o GORDO "Sportinguista" de Torres Vedras no "mais tabaco" afirmar isto: "o Acuna custou 10 M€, a ser vendido supostamente por 20 M€, está mt longe de ser um bom negócio..."

    Eu que sou Portista, e não mando dizer por ninguém, afirmo, se o FC Porto tivesse um Acuna com 27 anos, comprado há ano e meio por 10 M€, e ser vendido hoje por 20 M€ ("só" o dobro), um atleta que nem é um nuclear, era já!

    É verdade, o Militão tem 20 anos, não tem 27 anos...

    Mas afinal, só pergunto o que fez o Sporting ao GORDO Sousa de Torres Vedras? Mas não confundam o GORDO do "mais tabaco", com o propagandista oficial e oficioso: "o bacalhau"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente o Acuna é jogador para 30milhões no minimo. Não tem 30 anos,tem 27!Ainda tem pelo menos mais 5 anos de futebol ao mais alto nível.
      Além da qualidade como jogador e polivalência estamos a falar de um jogador que dá tudo em campo e além disso não nos podemos esquecer que estamos a falar de um jogador da selecção da Argentina que apesar do seu temperamento ás vezes tirar os sportinguistas do sério a verdade é que não é um jogador maldoso nem tem um historial de expulsões e violência como outros jogadores.

      Em relação ao Gordo que processou o SCP ,alegando dividas mas perdeu em tribunal,tudo o que ele diga e os seus colegas não passo cartão há anos.Ainda comecei a ver esse programa quando começou mas depois apercebi me que eram só novelas da propaganda benfiquista e de vários empresários.Mas da TVI do vice Presidente do slbatota Moniz já sabemos o que podemos esperar.
      Agora,quando temos o JMendes a escrever uma crónica no Record,está tudo dito em relação a esse pasquim!E olha que durante muitos anos comprava o jornal diariamente além da subscrição aqui na net.O Futebol Leaks foi a gota de água e se o Rui Pinto abre a boca(o que não o vai fazer pois vai se prejudicar) acho que tanto o slbatota como o Record num País sério teriam que fechar portas.Aliás a vergonha é algo que não os assiste naquelas bandas,quando o futebol leaks apareceu com documentos oficiais do SCP colocaram como OURO na ultima página dizendo que era um serviço publico mas quando foi a divulgação dos mails do slbatota colocaram como LIXO.È histórico e factual.Só é enganado quem quer e custa me ver sportinguistas gastarem dinheiro com a COFINA,só demonstra ainda mais o que disse no texto que escrevi em cima.

      SL

      Eliminar
  12. Os neo-exigentes, croquettes (novos e velhos) e os situacionistas são sempre muito inteligentes, menos para ver o óbvio que vêem as humildes gentes, aí tornam-se propagandistas, mas como sempre acabam por dar muito nas vistas, tão depressa se transformam em contorcionistas, acabando fazendo como se nada fosse com eles.

    Por falar em sermões de eunucos e missas de predadores impolutos, que se passou em Alvalade, terá sido com a benção do Papa ou decreto do Ministro tanta vontade?

    https://profeciasleoninas.blogspot.com/2019/01/conegos-e-padres.html

    Profecias Leoninas, o blog que fala de bola, de bulas e de gelatinas.

    ResponderEliminar