segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

O "folhetim" Acuna


Perante as notícias que têm surgido na imprensa nos últimos tempos é perceptível que a saída de Marcos Acuna do Sporting está para muito breve. Dentro deste "folhetim" entramos hoje na fase de justificação da venda, como se pode perceber pela notícia do jornal Ojogo.

A cláusula de Sousa Cintra



Diz o jornal Ojogo que "Sousa Cintra demoveu o argentino a rescindir em Maio e inclui-lhe uma cláusula no contrato depois de renovado".

Ora, é importante recordar que Sousa Cintra só se tornou presidente da SAD depois da destituição de Bruno de Carvalho a 23 de Junho. Isto é o mesmo que dizer que Sousa Cintra não teve qualquer interferência na tomada de decisão do jogador, uma vez que o prazo legal para exercer esse pedido de rescisão - com base nos acontecimentos de Alcochete - terminou um mês depois do incidente (16 Junho), numa fase que ainda era Bruno de Carvalho presidente do Sporting.

Depois é dito que Sousa Cintra incluiu uma cláusula que permitia a saída de Acuna por 20M. Algo que não é verdade, até porque não foi Sousa Cintra quem renovou o contrato com Marcos Acuna. Durante a gestão de Sousa Cintra existiram notícias que davam conta de negociações para a renovação do contrato, mas nada foi assinado entre as partes. Acuna só renovou contrato a 23 de Outubro de 2018, já com Frederico Varandas na presidência do clube, como se pode ver de seguida.

Link da notícia (aqui)
O comunicado do Sporting é muito claro quanto à cláusula de rescisão do atleta: 60M. De qualquer forma, se existe uma outra cláusula que permite ou dificulta a vida do Sporting caso apareça uma proposta de 20M, a mesma é da responsabilidade Frederico Varandas e não de Sousa Cintra. 

Ainda relativamente ao não pedido de rescisão é importante recordar que se havia jogador com debilidades argumentativas num processo contra o Sporting, esse jogador era Marcos Acuna. É também importante que os Sportinguistas não se esqueçam do comportamento do atleta no final do jogo na Madeira.


Por falar nos comportamentos do atleta, vamos recordar os últimos tempos. 

O pontapé de saída


No dia 14 foi noticiado na Rússia o interesse do Zenit no jogador. As informações rapidamente chegaram a Portugal e no dia seguinte já era noticiado o seguinte:


Portanto, a 15 de Janeiro o empresário de Acuna já andava por Lisboa a negociar a venda.

Um jogador revigorado


Depois de ter sido anunciado o interesse do Zenit e do empresário de Acuna ter estado em Lisboa, o jogador ganhou um "andar novo". A melhoria no rendimento do jogador foi clara e evidente para todos os que acompanharam essas partidas. As análises dos desportivos às exibições de Acuna também comprovam esta ideia. Uma vez que comecei por falar no jornal Ojogo, coloco aqui as crónicas desse jornal em relação às últimas exibições de Acuna. 

Acuna, melhor em campo frente ao Feirense e Moreirense

Para o jornal Ojogo, Acuna foi a "figura" contra Feirense (16/01) e Moreirense (19/01). No jogo seguinte frente ao Sporting de Braga para a Taça da Liga(24/01), o jornal disse isto:


Acuna teve nota 7 e só foi ultrapassado por Renan, que acabou por ser a figura da partida ao ter defendido 3 penáltis. No jogo contra o Porto, Acuna saiu ao intervalo, presumivelmente por dificuldades físicas. 

Portanto, dos 4 jogos realizados após ter sido tornado público o interesse do Zenit, Acuna foi o melhor em campo em 2 desses jogos e num terceiro só não foi o melhor porque Renan destacou-se nos penáltis. 

A pergunta do milhão de dólares


Quantas vezes foi Marcos Acuna considerado o melhor em campo no período da época que antecedeu o interesse do Zenit? A resposta é simples: ZERO!

Acuna fez 23 jogos pelo Sporting esta época antes do interesse do Zenit ter sido tornado público e nunca foi considerado o melhor em campo pelo Ojogo, sendo em apenas 3 ocasiões conseguiu ter nota 7: Rio Ave (Taça), Rio Ave (Campeonato) e Santa Clara (Campeonato).

Portanto, em 23 jogos só por 3 ocasiões conseguiu ter nota 7 dada pelo jornal Ojogo. Curiosamente, nos últimos 4 jogos teve duas notas 7 e uma nota 8. Isto é o que eu chamo de "jogar para a transferência".

Concluindo


O que aconteceu na Academia do Sporting foi inqualificável e não tem desculpa, mas não podemos apagar o comportamento que Marcos Acuna teve para com os adeptos do Sporting no final do jogo na Madeira e no aeroporto. Por isso mesmo, os seus argumentos num eventual pedido de rescisão eram muito fracos. De qualquer forma o jogador não entrou em confronto com o Sporting e acabou por ter sempre o apoio dos Sportinguistas. 

Relativamente à renovação do jogador, não consigo perceber como se renova com o atleta depois de ter passado pouco mais de um ano do início do seu contrato. Ainda para mais quando existia a expectativa de fazer uma venda. Parece-me que os sócios merecem uma explicação sobre esta matéria e também sobre a existência de alguma clausula especial.

Por outro lado, não consigo perceber o motivo pelo qual o jornal Ojogo tenta atirar para cima das costas de Sousa Cintra a responsabilidade de o Sporting não conseguir fazer mais de 20M pelo jogador. A tal cláusula falada (se existir) não é da responsabilidade de Sousa Cintra, mas sim de Frederico Varandas. Cheira-me a esturro e provavelmente só quando os valores forem comunicados oficialmente se perceberá melhor o porquê desta notícia. Vamos aguardar com serenidade.

Quanto aos valores falados, a informação que tenho (já com algum tempo) é que o Zenit ofereceu 16M fixos + 4M em variáveis e o Sporting pede 20M fixos + 4M em variáveis. Parece-me que a posição do Sporting é justa e os valores se enquadram na valia do jogador. 

Para fechar, é bom que a equipa técnica e a administração da SAD façam uma profunda reflexão interna sobre aquele que foi o comprometimento e a qualidade de Acuna antes do interesse do Zenit e depois do interesse. É que se isto vira moda, se calhar será uma boa ideia deixamos de investir em condições de treino e em treinadores e passamos a investir em notícias de jornal para motivar os jogadores...

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

42 comentários:

  1. Acuña Matata, o homem-empata, sempre respondão, nunca consensual, o Ovo de Colombo no olho do furacão, Humpty Dumpty sobre o muro que divide a nação, quando joga com vontade só por Rei-Nan é superado.

    https://profeciasleoninas.blogspot.com/2019/01/cronicas-de-rei-nan-mate-ao-papa-dragao_28.html

    Profecias Leoninas, o blog que também fala do clero sem batinas.

    ResponderEliminar
  2. Por dificuldades físicas? Saiu ao intervalo porque senão acabava expulso! Tem o cérebro do tamanho de uma ervilha!!!

    ResponderEliminar
  3. LOl, que monte de esterco que para aqui vai. Da grande vitória do Scp no fim de semana n falas tu. do facto do amigo keizer em meia duzia de meses ja ter metade das taças do JJ em 4 anos. Do facto do Varandas já ter 1/3 das taças em meio ano do Bdc em 6 anos. Sempre a denegrir a imagem do varandas. Já chega homem.. para de trabalhar para outros. Acorda pah!! Para de desunir o clube com estes artigos baseados em nada. Quando souberes realmente o que está no contrato, quando souberes se foi ou não vendido e por quanto foi, ai sim, podes e deves escreves os artigos que quiseres. ganhamos mais uma taça à 2 dias e tu vens com esta merdA???? fds! JÁ CHEGA!! SCP SEMPRE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Davas um belo lampião, sem dúvida...burro que nem uma porta Sabes ler? O MdC não denegriu o trabalho do Varandas, apenas desmontou a falsidade de algumas notícias em jornais, nomeadamente no Ojogo. Mas o amigo entendeu isso como ataque ao Varandas, e tinha de vir fazer comparações com o anterior.

      Eliminar
    2. tu tens a mesma class dos rabolhos, sem duvida alguma. Longe sff!

      Eliminar
    3. Vai-te catar, escroque. Vergonha haver pesssoas como tu a apoiar (dizer que apoia) o Sporting.

      Eliminar
    4. Zé,
      Ele é portista, e vem para aqui dar música.

      Eliminar
  4. O varandim não precisa de unknowns nem de misteres para desunir o clube . o clube está desunido porque tem um traidor a presidente ( alem de que é o presidente mais fraco de há anos a esta parte )

    ResponderEliminar
  5. Se o Acunha for vendido por 20M, boa viagem... é um bom jogador mas é caro e corre-se o risco de um jogo qualquer virmos a jogar com menos 1.

    Quanto ao jogar melhor depois do zenit mostrar interesse, até pode acontecer, os jogadores melhoram, motivam-se com vários factores, aqui não há nada de novo. As vezes acontece o contrário, quando um clbe mostra interesse num determinado jogador, parece que desaparece.

    Como extremo não faz grande falta, na defesa, faz falta mas ele não é defesa o que temos de fazer é vender e arranjar um bom defesa para o contesto Sporting.

    A noticia do regresso de Ilori não me agrada, principalmente porque não o vejo com futebol para jogar no nosso clube. No próximo ando andamos novamente atrás de defesas e emprestar o Ilori, alguém tem duvidas. Quanto ao ter saído da maneira que saiu, tb conta para os regressos, mas o factor que deve pesar é o binomio preçoxqualidade. O Ilori nao tem qualidade para o sporting, foi uma excelente venda por 5M.

    ResponderEliminar
  6. O valor que se dá à Taça esta época e não se deu na anterior, por alguns moralistas de encenador, deixa pensativo qualquer observador, "quem foi que fez o casting a este mau actor"?

    É que recordo-me do quanto se desvalorizou a anterior, e não se descansou enquanto a época se dinamitou, muito por acção directa de quem tanto agoirou.

    Ver tanta hipocrisia barata e desonestidade intelectual ao redor, simplesmente desvaloriza o catalisador, e é bom que comecemos a dar valor a quem representa a camisola e luta pelo seu esplendor, e a bloquear a propaganda de quem se pensa melhor que o antecessor, ainda por cima o que nesta vitória de Janeiro foi percursor.

    ResponderEliminar
  7. Portanto, esta época em final de Janeiro, a 8 pontos do primeiro, já é um sucesso imenso...

    Já o ano passado, na mesma altura, estava tudo mal, e a equipa jogava que era um tormento.

    A internet tem uma coisa boa, permite sempre voltar atrás e reviver o momento...

    É pena haver tantos hipócritas de coração cinzento...

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro pessoas(?!)que se escondem atrás de "unknown" , leva-me a pensar nos NN . Mas também como eles tu não passas de mais um cobardolas sem nome.

    ResponderEliminar
  9. É pena que o Antigo presidente fosse o primeiro a vir para a praça publica, malhar nos jogadores/treinadores no mesmo mes de Janeiro. Então em Fevereiro, foi o descalabro, com as (ofertas) dos centrais em Madrid, palavras do Sr BDC. Um ignóbil, falso moralista. Tanta diarreia escrita pelo médico doente da Marvel..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mentiroso, o primeiro a malhar nos jogadores são sempre, sempre pessoas como tu.

      Quem não vos conheça, que vos compre...

      Eliminar
    2. O ano passado não falavas tu em "Grande Vitória" após a conquista da 1.ª Taça da Liga, hipócrita dissimulado, propagandista desmiolado...

      Eliminar
    3. Até esperneias com as vitórias do SCP! Aguenta que a taça esta ganha!! SCP ACIMA DE TD E TDS!

      Eliminar
    4. Tanto fiquei feliz com a primeira, como com a segunda... venha a terceira...

      Mas para mim são todas iguais, para outros... depende de quem são serviçais...

      Eliminar
    5. Mesmo mister, outro Hulk, anotado.

      Eliminar
    6. Que recebes em notas, sabemos nós... mas não nos confundas, que não somos como tu tótós!

      Eliminar
    7. Mais um rabolho que de verde so mesmo o nick. Longe sff!

      Eliminar
    8. O teu discurso já foi desmontado, dá-te por resignado...

      Eliminar
    9. Hulk, este lampiurso pensa que são todos parvos como eles. A cada comentário, percebe-se logo que é bitch do orelhas

      Eliminar
    10. Vão com muita sede ao pote, dão muito nas vistas... e a sua desonestidade/falsidade faz o resto.

      Saudações

      Eliminar
  10. até porque o teu "Nick Leocadio" dá te uma moral imensa.. com cada rebento!!

    ResponderEliminar
  11. Chamar traidor ao Varandas é de uma inteligência... Só se for por n ter diagnosticado a doença cerebral do antigo presidente, destituído pelos Sócios do clube.

    ResponderEliminar
  12. Mister, muitos parabéns... Tenho a certeza q nem portistas nem benfiquistas fariam melhor para tentar desunir ainda mais os sportinguistas. Mas tu tens a certeza q queres mesmo ver o Sporting a ganhar? Ou a tua luta é mesmo q o Bruno volte ao clube para sabermos todos os dias as novidades da familia dele? Tb todos sentimos falta de quando ele inventava qualquer coisa para tirar os holofotes dos rivais e para os apontarem para ele. Continua a tua luta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre a GRANDE vitória da taça nem uma palavra deste falso Sportinguista!! Este mister n engana ninguém. Mas é como tu dizes caro companheiro, cada um com a sua luta..

      Eliminar
    2. Qual palavra, nem meia palavra, a obrigação dos jogadores é honrar a camisola, coisa que raramente fazem.

      Eliminar
  13. Mais uma teoria da conspiração mirabolante.

    Cá para mim o Acuna com a garra e intensidade que coloca em todos os jogos anda a fazer de propósito para ser sempre expulso e assim deixar de jogar, desvalorizar e ser vendido.

    Sobre a vitória na Taça da Liga, nem uma palavra. O que interessa são as cotações que O Jogo dá ao Acuna...

    ResponderEliminar
  14. "Blá blá blá... Sobre a vitória na Taça da Liga, nem uma palavra... Blá blá blá"


    Ora vamos lá ver o que escreveu o Mister do Café no texto anterior:
    "Para mais logo
    Como se costuma dizer, "as finais não se jogam, ganham-se" e é isso que o Sporting tem de fazer mais logo. De nada adianta todo o esforço e dedicação das partidas anteriores se no momento decisivo não conseguirmos levantar o "caneco". Vamos a isso, leões!"

    Eh, pá! Afinal o Mister quer que este Sporting ganhe!... Ninguém diria!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Aqui o Mister da YoungNetwork não fala na conquista da Taça da Carica porque o timoneiro não era o destituído.

      Eliminar
  15. renan e diaby foram decisivos na final
    apesar da borrada peseiro, só por isto o cintra já merece uma medalha

    não estava à espera que o SCP ganha-se este troféu, principalmente quando tinham 1 dia a menos de descanso

    FCP perdeu jogo nas substituições - a ganhar por 1 a 0 tirou um atacante e meteu um médio defensivo (estava para meter um jovem estreante e mudou de ideias conceição), e colocou em campo um dos que falhou nos penaltys.
    Já Keizer meteu Diaby que foi decisivo.

    dado estatístico: desde que o VAR surgiu o SLB não voltou a ganhar qualquer troféu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro dado estatístico ultimo campeonato que o SCP ganhou foi também o ultimo campeonato em que os árbitros eram sorteados.
      Apartir dai foram sempre nomeados.Outra curiosidade nada inocente.
      SL

      Eliminar
    2. Este gajo com nick de jogador faz a figura habitual de burro, porque se fosse se não fosse sabia que a razão pela qual o Sporting ganhou os 2 últimos campeonatos não teve nada a ver com o sorteio dos árbitros, mas porque conseguiu vencer o sistema do seu querido aliado do norte, porque tinha na altura um presidente com eles no sítio, o que não acontece agora que tem um que é que igual ao anterior, apenas um pouco mais falso e hipócrita, que tem uma coisa em comum com o anterior, ambos drogavam-se.
      Leiam o que disse o Marinho Neves numa entrevista, esse sim o verdadeiro obreiro dessas conquistas.


      CdA: É do foro público que o Marinho trabalhou para o Sporting contra o “sistema”. Quem foi a primeira pessoa a iniciar essa luta contra o “sistema” no futebol Português?

      MN: Quando Dias da Cunha foi eleito presidente do Sporting, depressa se apercebeu da falcatrua que era o nosso futebol. Não sabia para que lado se havia de virar.
      Fui então contactado pelo seu assessor, Carlos Severino, para ver que disponibilidade tinha para trabalhar directamente com o presidente com a função de o alertar dos perigos que o clube corria. Inicialmente não me mostrei muito interessado, mas por outro lado pensei que poderia lutar por dentro e combater a corrupção, até porque a Polícia Judiciária já me tinha como consultor e não me pagava nada.

      Aceitei, mediante um bom vencimento e com a condição, por mim proposta, de que se não gostassem do meu trabalho despedia-me sem qualquer tipo de indemnização. Fiquei por lá seis anos, mas no meu segundo ano fomos campeões nacionais, principalmente porque o Sporting sabia com 15 dias de antecedência as armadilhas que lhes estavam a preparar.

      Um exemplo: 15 dias antes avisei o presidente que no jogo X que antecipava um jogo com o Porto, o árbitro da partida seria fulano e que Beto e Rui Jorge iriam ser espicaçados por esse árbitro durante o encontro para este encontrar motivos para os expulsar. No dia do jogo confirmou-se a minha informação.

      Num outro caso, num jogo decisivo para a conquista do campeonato, frente ao Boavista, soube que o árbitro da partida tinha ido almoçar com Valentim Loureiro, que era presidente da Liga. Avisei o presidente e todos ficaram em pânico. Não sabiam o que fazer porque não havia provas. Disse-lhes que a única coisa a fazer era Manolo Vidal, antes do jogo, quando fosse entregar as fichas aos árbitros, deveria dizer: "Então o almoço de terça-feira foi bom?" Mais nada.

      Quando o árbitro ouviu aquela pergunta associou de imediato a intenção do delegado ao jogo e ficou em pânico, contou-me depois Manolo Vidal. Durante esse jogo o árbitro até beneficiou o Sporting e fomos campeões. O árbitro não sabia que provas tínhamos e como era internacional, não colocou a sua carreira em risco.
      Mas a conquista do campeonato desencadeou uma série de invejas dentro do próprio clube e quando dei por ela estava a lutar contra gente que estava a ser paga pelo clube, mas que queriam que este perdesse para conquistarem o poder e poderem fazer os seus negócios. Cheguei mesmo ao ponto de saber que os meus relatórios semanais eram entregues, por gente do Sporting, aos nosso principais inimigos, Porto e Boavista. Não sou nem nunca fui sportinguista e nunca escondi isso. Era apenas o meu trabalho."


      Depois a culpa é do Benfica. Lagartos burros!!!




      Eliminar
    3. Manuel vai rezar aos padres,vai pedir que o VAR acabe(aonde já se viu não podermos roubar á vontade?),vai pedir que o Vitor Pereira volte,vai mamar na piroca do Orelhas que é so para isso que serves!

      SL

      Eliminar
  16. e não se esqueçam da vitória no hóquei

    ResponderEliminar
  17. Já viste MDC?O Varandas a despachar os amigos internacionais ao desbarato(R.Patricio,William e agora o Acuna)enquanto "reforça" o SCP com o entulho das II ligas Europeias e vemos ai bananinhas a criticarem te a ti em vez do Presidente.
    Se não fosse triste até dava para rir..
    Mas reparei numa coisa em relação ás datas ,a golpada estava orquestrada e já se sabia quem ia ganhar,só assim se aceita a promessa de o vender por 20milhões durante o Verão quando as eleições foram em Setembro.
    "Acuna fica,o churrasquinho está marcado para Setembro,depois é so o Doutor assinar"
    SL

    ResponderEliminar
  18. Deixem de ladrar o Sporting está acima de
    Tudo e de todos.

    ResponderEliminar
  19. Este blog está a transformar-se no Camarote Leonino do tempo do BdC, mas ao contrário.
    Cá por mim, que já lia os dois antes, vou continuar a ler os dois agora. Nem sempre se aprende muito, nos dois, mas vai-se observando as tendências da moda.
    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar