quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Nojo


Peço desde já desculpa aos leitores pelo título utilizado, mas a realidade é que não há nenhum adjectivo que expresse melhor o que sinto em relação à contratação de Tiago Ilori pelo Sporting.

A novela em torno da saída de Tiago Ilori


No Verão de 2013 o Sporting vivia a maior crise desportiva e financeira da sua história. Vinhamos de uma época em que terminamos no 7º lugar e de dois exercícios económicos que totalizaram quase 100 milhões de euros em prejuízos. A direcção de Bruno de Carvalho tinha entrado no clube no final de Março e estava por esta altura a negociar a reestruturação financeira. Só para se ter noção do estado financeiro do clube, recordo Nobre Guedes, financeiro de Godinho Lopes, que por esta altura dizia à boca cheia que o "Sporting não tem salvação". 

É preciso relembrar os Sportinguistas do momento que se vivia no clube para que fique claro que foi neste contexto que Tiago Ilori e Bruma decidiram entrar em conflito com o Sporting, numa jogada que teve a mão de Pini Zahavi. A novela em torno de Tiago Ilori começou logo no início de Maio, ainda com o campeonato em andamento. 


Nesta notícia é dito que "o objectivo primordial da nova direcção verde e branca prolongar o vínculo do jogador por mais algumas temporadas". Alguns dias depois é tornado público o interesse do Liverpool.


Portanto, chegamos a meados de Maio e o Sporting estava a tentar renovar com o jogador enquanto que apareciam já os primeiros interessados no concurso do atleta. Dessa altura, destaco a notícia seguinte, publicada em finais de Maio. 


Segundo a notícia, o Sporting ofereceu a Tiago Ilori um contrato com um vencimento progressivo que ia dos 350 mil euros na primeira época até aos 700 mil euros na última época. Isto daria um vencimento desta grandeza:
- 1ª época: 350 mil euros
- 2ª época: 437,5 mil euros
- 3ª época: 525 mil euros
- 4ª época: 612,5 mil euros 
- 5ª época: 700 mil euros

Tudo somado, estamos a falar de um contrato no valor global de 2,625 Milhões de Euros para um jovem valor que tinha 12 jogos feitos na equipa principal. E isto numa altura em que o Sporting passava grave dificuldades financeiras. 

No dia 7 de Junho, os jornais já davam o jogador como estando com um pé no Liverpool. 



No dia seguinte a estas notícias...


Tudo isto numa altura em que o jogador estava com a selecção no Campeonato do Mundo de Sub20. Neste mesmo dia há um artigo muito interessante do jornalista António Tadeia que resume bem o que se passava em torno desta novela. Deixo uma pequena citação: 

"Tiago Illori ainda tem mais dois anos de contrato. Não é mais um: são mais dois! Uma eternidade, portanto. Por isso, colocado perante este cenário, ao Sporting só restam duas alternativas que não se aproximem da gestão danosa. Uma é ficar com o jogador e esperar que ele mude de ideias. Se não quer se aumentado já, pode continuar a ganhar o que ganha agora; se quer jogar e progredir, fantástico; se não quer, pode ser que daqui por um ou dois anos a ver jogar os outros na bancada, ainda alguém lhe pegue. A outra alternativa é aceitar vendê-lo, mas a troco daquilo que faz mesmo falta ao Sporting. E o que lhe faz mesmo falta em Alvalade é dinheiro, dinheiro a sério, não os 4,5 milhões de euros que a imprensa diz que o Liverpool está na disposição de vender nem um marroquino para a única posição que no clube atual há excedentes de qualidade." - Link do artigo (aqui)

Avançando mais um dias nesta novela.



Como se pode ver, nos últimos dias do mês de Junho o jogador mostrou-se "deprimido" pelo Sporting não o querer vender por meia dúzia de trocos. Devido a toda esta novela, o seleccionador nacional deixou até o jogador no banco de suplentes de Portugal na estreia no campeonato do Mundo. Alguns dias depois alguns meios de comunicação social ingleses dão eco que o Liverpool desistiu do jogador devido ao braço de ferro entre Zahavi e o Sporting, para a renovação de contrato do jogador. 


Dias depois, nada melhor do que entrar em cena o interesse de José Mourinho.

Anunciado novo pretendente, voltam a surgir notícias sobre o estado psicológico do jogador.


Uma notícia que surgiu um dia antes de o jogador voltar a treinar com a equipa do Sporting. Três dias depois, o jogador fez uma fractura no 4.º metacarpo da mão direita e ficou afastados dos relvados entre 3 e 4 semanas. 

De seguida, começaram a aparecer pretendentes por toda a Europa. Aqui fica um breve resumo. 


A novela continuou a ser alimentada até ao último dia do mercado de transferências, altura em que Tiago Ilori foi transferido para o Liverpool por 7,5M, sendo que o Sporting ficou ainda com 25% de uma mais valia futuro. Algo que nunca chegou a acontecer. 

A entrevista


Dois dias depois de o Sporting ter confirmado à CMVM o negócio, Tiago Ilori decidiu dar a celebre entrevista onde disse que "estava preparado para ficar dois anos sem jogar". Declarações vergonhosas que serviram essencialmente para confirmar que a novela que se iniciou no início de Maio - ainda com o campeonato a decorrrer - e terminou no último dia do mercado, foi escrita por este senhor e pelo seu empresário. Curiosamente, foi Zahavi que voltou a ter Ilori no Sporting. Aposto que até abdicou da comissão...

Tiago Ilori e o seu empresário aproveitaram-se da fragilidade desportiva e financeira do Sporting para facturarem uns largos milhões e isso é inaceitável. Foram 4 meses de novela que acabou a contento desta gente. O Sporting resistiu até onde teve força, mas acabou mesmo por vender Bruma e Ilori em cima do fecho do mercado. A entrevista concedida depois da transferência serviu apenas para colocar a cereja em cima do bolo da ingratidão. 

Mal saiu a entrevista os Sportinguistas reagiram mostrando o seu descontentamento com a atitude do jogador. Desse dia para cá, nunca foi esquecido entre nós o exemplo do jogador que estava disposto a estar 2 anos sem jogar para sair sem que o clube recebesse um cêntimo. 

Nojo


Acabo com uma série de notas sobre o regresso do jogador:

- O vídeo de apresentação de Tiago Ilori é mais um enxovalho, e é sobretudo tomar os Sportinguistas como parvos. Usar a figura tão querida dos Sportinguistas como é o Paulinho para lavar a imagem da entrada de um traidor no Sporting, é um gesto muito baixo.

- Depois das tristes declarações, Tiago Ilori teve 5 anos para dar uma entrevista a contrariar o que disse, teve 5 anos para se desculpar pelas suas palavras e para mostrar algum tipo de arrependimento ou carinho pelo Sporting. Nunca o fez. 

- O destino pregou uma partida na carreira de Tiago Ilori. Ao longo destes 5 anos passou por 5 clubes. No Liverpool fez 3 jogos. Esteve emprestado ao Bordéus onde fez 15 jogos, ao Aston Villa onde fez 3 jogos e ao Reading onde fez 8 jogos. Em 17/18 foi comprado pelo Reading da 2ª Liga Inglesa por cerca de 3,75 milhões de libras (cerca de 4,3M de euros). Na época passada fez 34 jogos e nesta época ia com 24 jogos no 22º classificado da 2ª Liga Inglesa. Chega ao Sporting por 2,4M por 60% do passe, o que é ainda uma avaliação inferior aquela com que saiu do Liverpool. Isto para mostrar como a carreira do jogador tem vindo a decair. Face a tudo isto, ainda vamos estender a mão a quem tão mal nos tratou. Se a vida tivesse corrido bem a Ilori e estivesse num grande clube e não enterrado num clube que está na zona da descida para a 3ª Liga Inglesa, também teria vontade de regressar? Pois...

- Ver Tiago Ilori a jogar em frente aos sócios em Alvalade, a treinar na Academia onde formamos o nosso futuro e a receber dinheiro do Sporting é um enxovalho que me deixa com um profundo sentimento de revolta. A mensagem que estamos a passar aos nossos jovens da Academia é a que podem cuspir no prato que comeram porque a porta estará sempre aberta para os traidores. Para além do péssimo exemplo para os jovens da Academia, há ainda que referir que Ilori está a retirar espaço na primeira equipa a dois jogadores que têm todas as condições para fazerem parte do plantel da próxima época: Ivanildo e Domingos Duarte. O que pensarão eles do regresso de Ilori? 

- A responsabilidade por esta contratação é obviamente do Presidente Frederico Varandas, que demonstrou, mais uma vez, uma total falta de memória e de respeito pelos Sportinguistas e pelos valores do clube. A negociação com o Reading para o regresso de jogador dura há semanas e durante todo esse período os Sportinguistas manifestaram-se contra o regresso do jogador. Mesmo assim, o Presidente Varandas decidiu ir contra uma enorme maioria de sócios do Sporting e recuperar o traidor. Existem dezenas de defesas centrais com qualidade no mercado e dentro dos valores que podemos pagar. Porquê fazer finca pé na contratação de alguém que os Sportinguistas não gostam?

Deve ser esta a forma de "unir o Sporting" tão propalada na campanha eleitoral. Se continuarmos a unir desta forma, não faltará muito nos unirmos com gente como Bruma, Carrillo, Moutinho ou até quem sabe o Simão Sabrosa. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

30 comentários:

  1. 100% de acordo com tudo o que o texto relata e lembro que quanto mais nós nos baixamos, mais se nos vê o cú....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os empresários fazerem a cabeça a um jogador para ir ganhar num ano, se calhar o mesmo q ganharia em 5, se calhar até é bem fácil (QUEM NÃO ACEITARIA??).. agora esses "empresários" arriscarem a sua reputação do ponto de vista "DESPORTIVO", ao enganarem Liverpools e outros, só no intuito de sacar um jogador ao Sporting, ninguém se lembra, ou até parece bem...

      NOJO, NOJO, NOJO... É o Sousa Cintra e as Escumalhas das Comissões, terem dado 2,5 milhões ao Mendes, do Ronaldo pá Juventus à conta duma palavrinha por um autêntico coxo LESIONADO... e para isto bastou alegar somente q lhe tavam a dever (palavra de FDP de tráfico humano é sagrada!) -> quando um jogador acaba contrato sai do clube a custo ZERO, mas no Sporting quando um jogador acaba um contrato e muda para outro, o Sporting está sempre a dever ao empresário e detentores de partes do passe, não importa para onde vá ou quantos contratos faça entretanto.

      Não vi nem ouvi UMA PALAVRA CONTRA SOUSA CINTRA E ESCUMALHAS DAS COMISSÕES... até parece que gostam!.. mas agora o iludido é azarado do Llori é que representa todos os males...

      Eliminar
  2. A minha opinião sobre este assunto é polémica.
    Isto porque eu defendo que o jogador não tem obrigação nenhuma de aceitar o contrato de 5 anos que o SCP lhe queria oferecer, com ordenados tão baixos, tendo ele uma proposta em cima da mesa do Liverpool com um ordenado muito superior.

    Claro que o empresário teve um papel maior na pressão à venda, mas não nos esqueçamos que €7,5M por um jogador que mal tinha jogado na equipa principal, naquela altura, foi bastante bom.

    As palavras de "estava preparado para estar 2 anos sem jogar", embora sejam infelizes, não devem ser levadas fora do contexto da entrevista. A proposta de 5 anos do SCP era fraca, quer queiramos quer não. O jogador ía ficar "preso" a nós por 5 anos, sendo que só no 5º ano ía ganhar €700k.

    Eu acho que nós fizemos o que tínhamos que fazer e vendemo-lo bem. Não lhe guardo rancor, como por exemplo guardo ao Bruma (apesar de €12M também terem sido bons). Bruma e os seus empresários sim, tentaram enganar o SCP e fugir à lei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso da mesma maneira.

      Era um miúdo, subjugado pelos interesses do empresário e o lucro rápido.

      Novamente, URGE, aconselhar e acompanhar o crescimento dos jovens. Não interessa eles serem "porreiritos" nos júniores, é preferível dar-lhes aulas de como os empresários só pretendem é dinheiro.
      Até podem explicar em como as SAD's vieram prejudicar ainda mais o futebol. Peguem no exemplo do Belém se for preciso!

      Não é um valor elevado, vem com mais experiência e desde que seja para ajudar - a sua alegria será a nossa!

      Contudo, concordo que para colocar uma pedra no assunto convém ele 'dar o peito às balas' e dar umas palavras em directo ao Mundo leonino.
      Não custa nada e que explique isto mesmo.....ganância pode acabar com tudo!

      Eliminar
    2. JPereira,

      Penso que ele deve responder em campo. Se fizer boas exibições, toda a gente se calará. Se fizer más exibições....

      Eliminar
    3. Estás enganado. A renovacão do contrato nunca tem o objectivo de manter o jogos x anos no clube, mas sim aumentar a margem de negociacão que o clube tem na hora de o vender. O clube está a investir no atleta, e dai a um ou dois anos pode sair por um valor mais alto.

      Eliminar
  3. Concordo a 500%... Nojo, vómito e desrespeito pela história e honra do nosso clube.
    Impensável em grandes clubes, o que apenas demonstra a pequenez e fragilidade a interesses que o clube actualemente está submitido.

    ResponderEliminar
  4. É tempo de riscarmos definitivamente os nossos traumas com o passado, mas é evidente que ir repescar este jogador que fez finca-pé em deixar o clube para ir em busca de melhores condições de vida, se a isso como profissional tinha todo o direito, também o clube se devia furtar a ir buscá-lo novamente como se não houvesse no mercado mais centrais disponíveis... Evitava-se mais um grão de areia na engrenagem da união dos sportinguistas ainda tão abalada pelos infelizes tempos recentes e grãos na engrenagem é aquilo de que menos precisamos...

    ResponderEliminar
  5. Mister, não pode constantemente fazer este tipo de exercícios de memória, porque a maior parte dos que têm memória curta irão vir cheios de comentários sobre brunices e outras verborreias que tais. Já estávamos habituados à falta de memória ( e sobretudo de inteligência ) por parte das galinhas, mas nunca pensei ver tanto sportinguista a padecer do mesmo mal.

    ResponderEliminar
  6. Pouco barulho! Isto é o Novo Sportem! #decalçasembaixo

    ResponderEliminar
  7. belo exemplo que estamos a dar aos jovens da nossa academia . rescindam , não renovem , tratem mal o SPORTING , que daqui a uns anos se estiverem em baixo o SCP vai busca-los .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então é através do medo? Ainda não viram onde nos levou a estratégia do medo?

      Eliminar
    2. Não é através do medo, é uma questão de se dar ao respeito.
      O Ilori ou outro qualquer jogador tem todo o direito em querer fazer o que bem entender para a sua carreira. Tem que perceber que todas as decisões têm consequências, boas e más.
      A confiança e lealdade entre empregador e empregado são importantes. Todos os jogadores que queiram sair sabem que fecham uma porta. Tal como é legítimo que um jogador que seja dispensado do Sporting, não queira voltar.

      Eliminar
  8. Ainda vai ajudar muito o clube.
    Passado é passado.

    ResponderEliminar
  9. Esta atitude só vem avivar a minha ideia do actual presidente. Como diz o ditado "quem não sente não é filho de boa gente".Poderá ser filho da outra.

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente o "baixar de calças" começa a ser normal no Sporting.Conseguem acabar com todos os valores que nos fazem ser Sportinguistas

    ResponderEliminar
  11. caro,
    que valia reconhece ao jogador, em face do seu trajecto nos últimos cinco anos? viu o jogo do reading com o manchester united, de que a sporttv + passou um resumo alargado há umas semanas... ele está uma lástima.
    de resto... tiago djaló, ivanildo, domingos duarte, (o miúdo que veio da alemanha para so sub-23), ...
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso vi um pouco do jogo. O Ilori saiu ao intervalo tal era o nível da sua exibição. O Tiago Djaló foi vendido neste mercado ao Milan. Os jornais falam em 500 mil euros ficando o Sporting com 20% de uma venda futura.

      O Ivanildo e o Domingos estão a fazer épocas brilhantes. O Ivanildo tenho acompanhado e está um "animal". Não vi nenhum jogo do DD, mas as crónicas vindas de Espanha são muito positivas. É um jogador de marcação na linha do Coates.

      Eliminar
  12. É POR ESTAS E POR OUTRAS QUE DEIXEI DE PAGAR QUOTAS. VÃO PARA A PÁTRIA QUE OS PARIU. FDP!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixar de pagar quotas é prejudicar os nossos rapazes das modalidades e é também perder a voz dentro do clube.

      Eliminar
    2. Eu não foi as quotas, deixei de ser sócio.
      Não vou compactuar com golpes e corrupcão de nenhuma forma.

      Eliminar
  13. Nojo pelo jogador que em ultima analise estava apenas atentar fazer o melhor pela sua carreira e vida pessoal... mas nenhum nojo por quem ameaçou que o atleta ia ficar 2 anos sem jogar e com isso prejudicar o clube pois nem o metia a render em campo nem o fazia render o dinheiro que queriam pagar por ele. Quo vadis Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem vale a pena comentar de tão estupido.... não se discute com estupidos, apenas se lamenta.

      Eliminar
    2. Em qualquer disputa entre um jogador e o Sporting estou sempre do lado do Sporting, confesso e faço o mea culpa.

      Eliminar
  14. https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/marcelo-vai-permitir-a-divulgacao-dos-grandes-devedores-da-banca?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques

    agora vem lá dizer que é mentira que até cresce o nariz

    ResponderEliminar
  15. Infelizmente não é um caso isolado.... o novo sporting está cheio destes casos.
    Quem votou nisto que pague a factura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior é que pagamos todos..
      Eu bem avisei para deixarem BDC e Carlos Vieira acabarem o mandato e logo víamos o que era melhor para o clube.Se acabarem o projecto era importante,era importante também serem eles a defender os interesses no SCP no caso das rescisões.Sempre preferi uma boa gestão com uma péssima comunicação do que o inverso.Só que agora nem uma coisa nem outra.Uma comunicação deficiente e muitas vezes ausente.Contratamos uma equipa técnica e jogadores que ninguém entende,pelos vistos o Presidente nem sabe o que se passa no clube(caso Pedro Henriques),com a idade que tem ainda não entendeu o País em que vive e põe se a dar carta branca aos padres e fruteiros etc etc è complicado unir o SCP assim.

      SL

      Eliminar
  16. Nojo, trauma e falte de memória é já estarmos a mais de 10 pontos do 1º e ainda a meio da época...

    ResponderEliminar
  17. NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOJO ao que isto está a chegar estes croquetes sao de uma imcompetencia inacreditavel nao vou conseguir ver o clube jogar com este caramelo a vestir a camisola do LEÃO RAMPANTE Dr fivelas você é uma marioneta NOJENTA NAO ENTERRE O CLUBE QUE EU TANTO AMEI SEU FILHO DA PUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUTA

    ResponderEliminar
  18. Como sócio tenho uma dúvida. Quando podemos recolher assinaturas a pedir nova s eleições para Julho ?

    ResponderEliminar