quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

O "extremo" dos grandes com melhor rendimento


Depois da questão da "poupança" do ordenado, a narrativa utilizada para justificar a saída de Nani passou para o "fraco rendimento do extremo" leonino. Posto isto, resolvi fazer uma análise factual do rendimento do atleta e comparar esse rendimento com os rendimentos dos restantes extremos do nosso plantel e dos planteis dos rivais.

Os extremos do Sporting


Ao longo desta época o Sporting utilizou 6 extremos: Nani, Raphinha, Diaby, Acuna, Carlos Mané e Jovane Cabral. Eis o rendimento destes atletas em termos de participações directas em golos. 

Dados Transfermarkt
Como podem verificar, Nani é o extremo com mais influência no plantel do Sporting, estando ligado a 16 golos do Sporting esta época (9 golos e 7 assistências). O 2º extremo mais influente do Sporting é Diaby que esteve ligado a 12 golos (6 golos e 6 assistências). Nani é o extremo com mais golos e com mais assistências (empatado com Jovane).

Se olharmos para todo o plantel, Nani é o terceiro jogador com mais golos, sendo só superado por Bruno Fernandes e Bas Dost (21 golos). Em termos de assistências é o 2º melhor, sendo só superado por Bruno Fernandes (11 assistências).

Mostrada a importância dentro do plantel do Sporting, passo agora para a comparação com os extremos dos outros grandes.

Os extremos dos rivais


Aqui fica o quadro com os números dos extremos de Porto e Benfica.

Dados transfermarkt

Como podem verificar, mesmo incluindo os números dos extremos dos nossos rivais, Nani continua a ser o jogador com mais participações directas em golos. Não me dei ao trabalho de verificar os números dos extremos dos restantes clubes nacionais, mas acredito que os números de Nani serão os melhores do país. 

Ora, se isto não é apresentar rendimento, não sei o que será, mas pode ser que alguém apareça para explicar. E aproveitem o "embalamento" e expliquem o motivo pelo qual despachamos o extremo com mais rendimento dos "três grandes" a custo zero. 

Para fechar


O mais interessante no meio de tudo isto é vermos que nenhum jornal desportivo fez uma análise meramente desportiva à saída de Nani. Ninguém analisou o seu rendimento, o que a equipa perde por não poder contar com a sua qualidade ou o facto de termos perdido o capitão de equipa. Nada disso parece importar para jornais desportivos que mais parecem ter virado folhetins económicos, tal é a preocupação com as "poupanças" do Sporting. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

30 comentários:

  1. Mais uma vez, excelente trabalho Mister!

    Contra factos não há argumentos. Mais uma aberrante decisão desta direcção, a qual tem de ser devidamente explicada.

    Mesmo com 32 anos, com a qualidade que tem como jogador e ainda mais importante, como sportinguista, sair assim do Clube a custo zero e nesta altura da época, é um autêntico crime de lesa-Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há falta de dinheiro...

      Vamos ver a 2 anos, pois a 3 é mais passa para "longo prazo"..

      Exercício 16/17 = 31 milhões de lucro
      Exercício 17/18 = 20 milhões de prejuízo

      Vamos elaborar q o dinheiro de 16/17, foi todo gasto com dívidas mais antigas...

      Exercício de 18/19 = 40 milhões da NÓS de direitos TV + Camisola ; Empréstimo Obrigacionista 26 milhões para pagar um anterior de 15 milhões + juros, sobra vá lá 10 milhões ; William 16 milhões, Picini 7 milhões, Rui Patrício 14 milhões, Heldon 0,25 milhões, Demiral 3,5 milhões, Jonathan 2,5 milhões, Ronaldo 4 milhões (solidariedade da Juventus)... 97,25 milhões

      Disparates e outros

      Mendez 4 milhões do Ronaldo e ainda quer mais, Diaby 3,5 milhões, Gudelj 3 milhões de taxa de empréstimo, Bruno Gaspar 5 milhões, Nani a custo zero, Dumbia 4,2 milhões, ilori 3 milhões, Borja 3,5 milhões... 26,2 milhões

      Massa Salarial de 73 milhões o ano passado, q já deve ter baixado CONSIDERAVELMENTE (só Jasus, William, Rui Patrício, Bryan Ruiz, Picini, Gelson Martins, Fábio Coentrão deve ser menos 20 milhões por época, não por 2 anos) mesmo assim sobram 71,05 milhões para massa salarial e demais ... SEM CONTAR COM BILHETICA, PRÉMIOS DA LIGA EUROPA, DIREITOS TELEVISISOS DA LIGA EUROPA, CAMISOLAS E OUTRO MERCHANDIZING, GAMEBOXES E OUTRA PUBLICIDADE...

      Só há falta de dinheiro se o pessoal tem entrado no estádio à borla, ninguém pagou ainda as GAMEBOXES, e num acto divino de solidariedade magnânimo o Sporting doou os prémios da liga Europa, outros direitos televisivos e outras publicidades, a instituições de caridade! - > DAR O NANI E O MONTEIRO, INSERE-SE NESTA ONDA DE SOLIDARIEDADE!..

      Como isso não aconteceu de certeza, só resta dizer " BULL SHIT "... parafraseando o Presidente Varandas "ESTÃO A QUERER FAZER AS PESSOAS DE PARVAS, PENSAM QUE ELAS SÃO IDIOTAS".

      Eliminar
    2. Por falar em "gastar o dinheiro todo dos lucros a pagar dívidas antigas"...

      SE NÃO ESTOU EM ERRO, no início desta época, o Sporting tinha 230 milhões de passivo ou dívidas, o benfica 435 milhões de passivo ou dívidas (com o Orelhas a prometer dar os 400 milhões do Contrato NOS, todo duma vez para ficar com dívida zero... o que não vai acontecer de certeza), e o Porto 380 milhões de passivo ou dívida.

      Como não podia deixar de ser, invariavelmente, é o Sporting o caloteiro, a instituição que não paga dívidas, e por isso está e merece estar sempre à rasca para pagar, até merece ser executado.... E SE TAL NÃO FÔR ASSIM, OS DONOS DISTO TUDO COM A SUA JORNALIXEIRADA E AMIGOS "DE DENTRO" E OUTROS, ARRANJAM TODAS E QUAISQUER "CRISES", E PROMOVEM À EXAUTÃO AS PESSOAS CERTAS PARA QUE TAL ACONTEÇA (não vos parece que desde o BOMBEIRO, o problema de tesouraria anterior, o cashball, o assalto a Alcochete, as chantagens para demissões, as rescisões, a propaganda da falta de dinheiro -> FAZ PARTE TUDO DA MESMA *AGENDA* ?? -> Não creio que o Varandas fosse a pessoa instruída e desejada para o lugar... mas há sempre forma de dar volta a um bicho!.. LOGO NANI E MONTEIRO.. )

      Eliminar
    3. DA nos não entra nenhum, já foi adiantado.

      Eliminar
  2. Caro Mister, tens de avaliar o tempo de jogo de cada um, o Jovane Cabral tem melhor medio comparada com o tempo de jogo. Dos 6 extremos do Sporting o Nani é o que tem maior taxa de utilização.
    Segundo tem a ver com a vontade do jogador, quando recebem nesta fase da carreira uma proposta economicamente mais vantajosa, primeiro não é bom para o grupo ter um jogador descontente, de seguida aceitando a proposta, é de certa forma agradecer tudo o que o Nani fez pelo Sporting.

    ResponderEliminar
  3. O problema é que o NANI não podia ir para o banco nem podemos jogar com 12.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás bem!?

      O Nani não podia ir para o banco porque tinha um problema nas nalgas, é isso!?.. qualquer PROFISSIONAL joga e vai pó banco as vezes que o treinador entender. Ponto (o se gosta ou não de determinadas situações, são outros 500).

      Eliminar
  4. Vá, vamos lá a repetir:

    "Assim poupamos milhões!!!"
    e
    "Sai a ZERO porque não tem rendimento, é melhor despachar!"

    ResponderEliminar
  5. Assim não vamos lá, comparar o incomparável. Há dias assim ate os mestres metem água.

    ResponderEliminar
  6. Meu caro, ninguem fala disto mas fica aqui.
    O Nani era um activo do clube. Foi vendido a custo zero e isso significa que não só o activo desapareceu como o clube não embolsou absolutamente nada com a saida.

    O passivo do clube continua intacto, mas o activo diminiuiu.
    O que se passa quando o passivo ultrapassa o activo? Falência técnica.... é preciso acrescentar algo mais a isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas qual manutencão? És cego por ventura?
      O Nani joga, se ele sai o ordenado terá de ser pago a outro jogador para ocupar o seu lugar.... não há manutencão nenhuma porque a poupanca é minima. A não ser que apareca um jogador que jogue de borla... fico à espera.

      Eliminar
    2. se sabe tanto de contas, tem de ir para a DR para explicar que há, certamente, uma grande redução na rubrica de salários e custos associados, o que melhora o resultado líquido...

      Eliminar
  7. se algum dia tiver que amputar pernas, espero que nenhum médico me venha contar quanto é que vou poupar em meias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah ah ah
      Mas sem pernas deixas de comprar sapatos tb e apenas usas calcões... logo poupas a dobrar.
      E deixas de "andar" perdido. É só vantagens.

      Eliminar
  8. Há uma razão! Bruno Fernandes! Só isso. Mas espero que seja para bem do SCP, que é o que mais interessa e deve estar acima de TUDO!

    ResponderEliminar
  9. Análise patética que não serve para mais do que, uma vez mais, vir amesquinhar a direcção do Sporting.

    "Os números de Nani são os melhores do país" LOL
    De repente encontrou-se o melhor jogador do campeonato, e ninguém sabia.
    Dos jogadores de Porto e Benfica que está a comparar - à exepção de Hernani - Nani não tirava o lugar NEM A UM. Nem para a seleção Nani serve, quanto mais para comparar a jogadores de plantéis de clubes que objectivamente disputam o título.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enfim...só mesmo quem não percebe nada de futebol ( e nem vê ) é que pode desvalorizar assim um jogador como o Nani.

      Eliminar
  10. Obrigado por mais um artigo de interesse jornalístico, com factos ignorados pela imprensa que prefere subverter ou omitir, em vez de aferir e informar - até porque o fim último dos órgãos de comunicação de massas é por norma propagandístico e está subjugado a interesses que não o interesse público.

    ResponderEliminar
  11. https://www.rtp.pt/play/p260/e390954/prova-oral

    Proval oral com Fernando Alvim e BdC

    num ano em que o clube tem a melhor performance na conquista de títulos e a melhor prestação na champions o presidente é destituído

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As conclusões que tirei do livro (e que nem são novidade):

      1) O Sporting está constantemente a ser alvo das mais variadas tentativas de saque;
      2) O Sporting é um clube que não tem remédio.



      Eliminar
  12. Como aqui abundam adeptos do ex presidente e não do sporting, não analisam a situação com clareza. Nani assim com matieu, por ex, são incomportáveis para o clube, simples.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abundam é lampiões, como tu.
      O site do porco gil não tem foruns para vocês tentarem escrever em Português?

      Eliminar
  13. Época 2017/18
    - 18 títulos conquistados e o resto é conversa
    - e em 5 anos 1 pavilhão espectacular que devolveu o brilho às modalidades e evitou as deslocações desnecessárias de um lado para outro

    mais mitos:

    Mito 8
    "SCP poupa milhões com saídas de Nani e Montero para EUA" (então porque o SCP não recebeu nada em troca ?). Se eu amputar a perna também poupo nas meias e nos sapatos, não consigo é andar quanto mais correr ou marcar golos.

    Mito 9
    Vai-se agora investir em mais relvados na Academia.
    E o que é que isto tem a ver com formação? Nada.
    O Ronaldo e o Figo surgiram e ainda nem havia academia...
    Não é a quantidade de relvados que define a qualidade da forma~ção. Uma academia XPTO não é sinónimo de formação de bons jogadores. A Academia devia ser só para a formação (jogadores dormirem no local) e os séniores deviam treinar noutro local para evitar deslocações desnecessárias.

    ResponderEliminar
  14. Estatística tipo 100 gramas são mais que 2 toneladas.

    ResponderEliminar
  15. Já agora porque é que o hernani aparece abaixo do Zivkvic ou do cervi???

    ResponderEliminar