sábado, 28 de julho de 2018

Os capitães


Com a saída de Rui Patrício e William Carvalho o Sporting ficou os seus capitães de equipa. Este é um tema que ainda não foi divulgado oficialmente e que merece uma reflexão de todos os Sportinguistas. Esta é a minha.

Existem vários factores que devem ser levados em conta aquando da definição dos capitães de equipa. A antiguidade no clube, o número de jogos, os títulos conquistados, a experiência internacional, a relação com os adeptos, a relação com a equipa técnica/dirigentes, a qualidade futebolística e sobretudo o seu percurso enquanto profissional e homem.

Antiguidade


Neste momento os jogadores com mais épocas na equipa principal são Fredy Montero, Jefferson e Carlos Mané. Estes três atletas partem para a 5ª época na equipa principal. Numa segunda linha existem mais 3 jogadores partem para a 4ª época na equipa principal: Coates, Bruno César e Nani.

Incluindo a formação, Carlos Mané (24 anos) é o jogador com maior ligação ao Sporting. Parte para o 18º ano de ligação ao clube (esteve 2 anos fora por empréstimo). Matheus Pereira vai para a 10ª época de ligação ao Sporting. Luís Maximiano e João Palhinha partem para o 7º ano de ligação ao Sporting e Nani parte para a 6ª época. 

Para completar a informação, dizer que Francisco Geraldes parte para a 16ª época com ligação ao Sporting, mas não entra nestas contas porque foi emprestado. 

Número de jogos pelo clube



Apenas 4 jogadores têm mais de 100 jogos com a camisola do Sporting: Montero, Nani, Coates e Jefferson

Títulos conquistados pelo Sporting


3 - Fredy Montero
2 - Nani, Jefferson, Carlos Mané 
1 - Coates, André Pinto, Mathieu, Ristovski, Bruno César, Palhinha, Bruno Fernandes, Acuna, Doumbia, Bas Dost, Ryan Gauld e Salin. 

Fredy Montero é o jogador com mais títulos pelo Sporting do actual plantel. Uma Taça de Portugal, uma Supertaça e uma Taça da Liga. 

Outros Títulos 



O plantel tem dois campeões mundiais e europeus por clubes: Nani e Mathieu. Pelas selecções há ainda a destacar as vitórias de Nani no Europeu, Coates na Copa América e Doumbia na CAN. 

Internacionalizações


Claro destaque para Nani que tem 112 jogos por Portugal e é o 4º jogador da história com mais jogos por Portugal. Destaque também para a carreira de Petrovic e Ristovski que têm um bom registo em selecções "menores". Coates também com um bom registo. 

A soma dos factores qualificáveis


Olhando para todos estes dados há vários jogadores que se destacam. 

- Fredy Montero é o jogador com mais jogos, com mais épocas de plantel principal e com mais títulos ao serviço do Sporting. No total de títulos na sua carreira é também o 4º melhor do plantel. A carreira internacional é que não é tão relevante, uma vez que tem apenas 4 internacionalizações/1Golo.

- Nani é o segundo jogador com mais jogos pelo Sporting, em termos de épocas no plantel principal só é ultrapassado por Montero, é o jogador mais titulado do plantel, com mais experiência internacional e tem o bónus de ser um jogador da "casa". 

- Coates parte para a sua 4ª época ao serviço do Sporting, é o 3º jogador com mais jogos pelo clube (111), também faz parte dos jogadores mais titulados, dos mais internacionais do grupo e conta ainda com um título internacional pela sua selecção. 

Estes são os 3 nomes principais que saem da análise destas questões passiveis de serem contabilizadas. 

Outras questões


Olhando para a postura e para o reconhecimento dos adeptos, diria que aos três nomes que saíram da análise "contabilística", teria de incluir os nomes de Bas Dost, Bruno Fernandes e Mathieu. 

Na minha opinião, Bas Dost e Bruno Fernandes nunca poderão ser capitães do Sporting nesta época e duvido que algum dia o possam ser. Seria um completa falta de respeito pelo Sporting, pelos seus sócios e até pelos jogadores que não rescindiram, colocarem algum destes jogadores no lote de capitães. 

Quanto ao Mathieu tenho algumas dúvidas em relação à sua capacidade de liderança. Não me chocava a aposta nele para fazer parte do lote, mas não seria a minha solução. 

As minhas opções


Há três nomes que para mim são incontornáveis pelos seus comportamentos, postura e passado no clube: Nani, Montero e Coates. Estes três jogadores têm ainda a particularidade de falarem fluentemente inglês, o que pode parecer um pormenor, mas que é relevante para as competições europeias. 

Ficando a faltar um quarto elemento para compor o lote de capitães de equipa, optaria por dar a oportunidade de um jovem da nossa formação fazer parte desta "equipa". A escolha recairia em Carlos Mané, atleta com 24 anos que inicia agora a sua 18ª temporada nos quadros do Sporting, capitão nos diversos escalões de formação, um dos jogadores com mais épocas de equipa principal de Sporting e também um dos jogadores com mais jogos. Uma forma de premiar o seu percurso no clube e de incentivar os mais jovens. 

Portanto, os meus capitães seriam estes e por esta ordem:
1º Fredy Montero
2º Nani
3º Coates
4º Carlos Mané

Optaria por dar a liderança do grupo a Montero, por tudo o que já referi anteriormente. Apesar de todo o seu percurso, não me parece justo dar de imediato a Nani a liderança do grupo, até porque estamos a falar de um jogador que esteve fora do clube e que não conhece grande parte do grupo. Montero tem essa vantagem e na prática pode ser uma boa forma de na próxima época passar o testemunho. Reparem que é expectável que Montero não seja titular, ao contrário de Nani. Por isso, em campo será praticamente sempre o Nani a liderar a equipa. Um líder no campo e outro no balneário. 

Depois, a escolha óbvia por Coates que tem sido um elemento muito importante na equipa ao longo das últimas épocas. Fechava o grupo com o Carlos Mané que esperemos possa estar completamente recuperado fisicamente e mostrar definitivamente toda a sua valia. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

14 comentários:

  1. Muito boa análise. Esta é uma das questões mais importantes da época e não parece.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Em qualquer desporto sério (o que é questionável no moderno futebol...) o capitão de equipa é escolhido por atributos psicológicos específicos que o potenciam como dinamizador e controlador natural do grupo, sem tiques de autoritarismo ou decisões aleatórias e predominantemente emotivas.

    Mas no futebol actual o circo está montado, e normalmente o capitão deve ser um «showman», um palhaço mediático...

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto com a análise do Mister!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Baseando a opinião em factos ( como é feito nesta análise) até poderia fazer sentido, mas basta ver um jogo do Sporting e rapidamente se percebe que o montero nunca poderá ser capitão. De todos, considero ser a pior opção. Joga mal, não tem estofo, não tem autoridade e tem dias que parece que joga de salto alto.

    Continuação de um excelente trabalho mister. O melhor blog relacionado com o Sporting

    ResponderEliminar
  5. Montero a capitão? Que disparate... Há muito que não ouvia semelhante palermice.

    Um jogador banal que duvido seriamente que tenha qualidade para estar no plantel do Sporting quanto mais ser capitão.

    ResponderEliminar
  6. Isto é a análise sobre os números, mas falta um aspecto, provavelmente o mais importante que é a personalidade do jogador como capitão e por acréscimo o respeito dos restantes.

    É preciso quem dê o exemplo de manter a concentração e frieza nos momentos difíceis e que comande os colegas. E quando for preciso barafustar com o árbitro, saber fazê-lo sem levar cartões.

    Muitas vezes dá-se capitania ao melhor jogador ou ao mais experiente mas isso nem sempre é o melhor.

    ResponderEliminar
  7. Incluía Bas Dost no lote de capitães: foi o que mais sofreu (no corpo), havendo que juntar um factor importante, a esposa, em fim de gravidez e várias vezes ameaçada; junte-se o compromisso do jogador com o jogo e com a equipa, junte-se facto de sempre ter argumentado com a falta de segurança como justificativo da saída; finalmente, por me parecer que foi relativamente fácil convencê-lo a regressar.

    ResponderEliminar
  8. Disseram-me que entregaram a braçadeira ao desertor-oportunista Bruno Fernandes, mas eu não acreditei. achei que estavam a gozar com a minha cara e com a de milhões de Sportinguistas... Era uma piada, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bruno Fernandes tem um bom discurso e parece-me ter mais perfil de capitão do que Montero e Carlos Mané. E creio que ninguém questionará essa opção se ele jogar como jogou no ano passado.

      Eliminar
    2. Eu não gostei das rescisões mas ainda bem que 3 desses jogadores regressaram. É uma vergonha termos esse recorde de 9 rescisões. Mas também é feio chamar nomes a esses jogadores pois só quem sofreu na pele algo semelhnate é que pode criticar. Espero que o Rafael Leão regresse (ainda é garoto e esperemos que pelo menos um jogador da formação seja recuperado)

      Eliminar
  9. Digo e repito o que disse a "Portugueezza" isto de escolher um capitão de equipa não pode ser só pelos números!!
    E a respeito disso, o que fizeram de relevante os ex-capitães Patrício e William? Nada!!!
    Acho muito bem o Bruno Fernandes ser o 1º. capitão, para já, pela sua atitude em campo, é um verdadeiro Capitão, para além de ser um belíssimo jogador (arrisco, o melhor da equipa), já tem experiência de capitão nos sub21 da selecção, e parece-me que é bom rapaz!!!

    SL

    ResponderEliminar
  10. .... e que seus companheiros o respeitam … e e preciso que alguém ponha ordem dentro do campo!!!

    SL

    ResponderEliminar