terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Uma "granada" em Tondela


O Sporting conquistou ontem três pontos muito importantes na luta pelo título nacional. Uma vitória tirada a ferros que deixa os leões a 2 pontos do Porto que joga na quarta-feira os segundos 45 minutos da partida com o Estoril. Se o Porto não conseguir vencer essa partida que perde por (1-0), os leões ficam a depender apenas de si, sendo que no próximo dia 2 há clássico contra o Porto. 

Mas vamos aos lances da polémica do jogo de ontem. 

Compensação de compensação


Ora vamos lá desmontar a propaganda mentirosa com factos. João Capela deu 4 minutos de compensação na partida de ontem. É uma falácia dizerem que o jogo foi interrompido para assistência aos 93:40, razão pela qual João Capela teria apenas de dar mais 20 segundo de compensação. Ó meus amigos e o tempo de jogo que ficou por jogar entre os 90:00 e os 93:40 não conta?

Depois dos 90 minutos o jogo teve 6 paragens: Duas faltas onde os jogadores do Tondela impediram a rápida marcação das mesmas, dois cantos a favor do Sporting e dois pontapés de baliza de completo anti-jogo.

Dentro da totalidade dos 4 minutos de compensação (90:00-94:00) apenas foram jogados 1:29. Como é lógico, o árbitro da partida teve de dar compensação sobre compensação. A verdade é que o golo do Sporting surge aos 2:54 de tempo de jogo útil do minuto 90 em diante. Ainda sobrou um minuto que considerando os 10s para cada paragem de jogo de tempo médio dá ao árbitro razão total no tempo de compensação.


Começa a ser cada vez mais urgente resolver a questão do tempo útil de jogo. É preciso beneficiar o espectáculo e com tantas ferramentas será que é assim complicado avançarmos para a definição de um tempo de jogo útil? Se as instituições acham isto demasiado, que façam como diz o Sérgio Conceição:

Mas confesso que é engraçado ver os rivais a queixarem-se de algo que esta época já aconteceu nos seus jogos, e bem.

PS: No lance do golo do Sporting ficou por mostrar amarelo a Coates por festejar sem camisola.

Juízo Final!? Onde?


No final da partida estava muito expectante para perceber os lances que viriam a ser analisados do jogo do Sporting no novo programa "juizo final". Existiram dois lances de dúvida na área do Tondela, só que a Sporttv decidiu não passar os lances. Aqui ficam eles com acesso às repetições dadas durante o jogo.


Só o jornal Abola analisou o lance do penálti sobre Mathieu. O insuspeito Duarte Gomes considerou como sendo lance passível de pontapé de penálti.



Vejamos agora outro lance de penálti a favor do Sporting.


OJogo analisou o lance sobre Coates e dois dos três experts consideram pontapé de penálti.


Pois é, os senhores da Sporttv não tiveram interesse em debater estes lances com acesso às imagens do VAR. Por que será?

Oh lá lá


O momento do jogo foi a expulsão de Mathieu por duplo amarelo. E nem vou contestar a facilidade com que Capela deu o segundo amarelo ao francês. Apenas deixo o vídeo da "falta" onde levou o primeiro amarelo.


A expressão de "Oh lá lá" de Mathieu para o árbitro diz tudo sobre o lance. Em bom português tiria sido: "Nem lhe toquei, caralho".  O francês deveria ter redobrado a sua concentração no jogo para não dar oportunidades a João Capela, como veio a acontecer.

Porradinha da boa...


O meninos de Tondela fizeram ontem 24 faltas contra o Sporting. Já no jogo de Alvalade tinham feito 20 faltas. Nos dois jogos realizados com o Porto fizeram 21 faltas em casa e 16 fora. Já contra o Benfica em Tondela ficaram-se apenas por 8 faltas. É curioso não é?


Talvez por isso sentiu alguma indigestão no final da partida. Ele e o seu treinador com contrato de aguadeiro, para contornar o facto de não estar habilitado legalmente para treinar uma equipa de 1ªLiga.

Já que este senhor gosta de falar de arbitragem seria bom recordar o um dos feitos do seu clube em que 2015/2016 marcou o golo mais irregular do Séc XXI - Primeiro, o arbitro considera uma falta inexistente que dá origem ao livre. No livre, a bola é batida para o interior da área onde um jogador do Tondela dá um toque para Luís Alberto que se encontra em fora de jogo e com a mão empurra a bola para a baliza. Rui Patrício defende e Luís Alberto numa segunda tentativa empurra novamente a bola com a mão, só que desta vez para dentro da baliza. 4 irregularidades num só lance: Falta inexistente, fora de jogo, e dois momentos em que toca a bola com a mão.


Uma "granada" em Tondela


De facto, o pontapé de Coates parecia uma granada a explodir nas malhas da baliza do Tondela. A granada explodiu de forma tão violenta que deixou o Presidente do Tondela confuso.


Tão confuso que não viu dois pontapés de penálti por assinalar a favor do Sporting e Mathieu mal expulso. Ficou tão confuso que até foi à sala de conferência de imprensa falar de tempo de compensação. Num mundo tecnológico já vai sendo hora de o Presidente do Tondela comunicar pelas redes sociais. E o homem até tem página de Facebook...


Mas, já que o senhor presidente do Tondela se deslocou à sala de imprensa, os jornaleiros de serviço podiam ter aproveitado a oportunidade para fazerem perguntas realmente interessantes. Perguntas do género disto: A venda do Tondela aos espanhóis do Granada já está fechada ou ainda estão a aguardar a mala com os...papeis.



Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

6 comentários:

  1. A propósito do Tondela-Sporting de ontem.

    Ficou demonstrado o porquê da disciplina de matemática ser aquela onde o fracasso dos alunos é maior. Ficou também demonstrado que não compensa faltar à escola para ir jogar bola.

    Ontem, o Sr. Capela decidiu que a vergonha do antijogo do Tondela merecia a módica quantia de 4 minutos de desconto. Um roubo, depois de tudo o que se passou na segunda parte.

    Ainda assim, em tempo de compensação, o jogo foi interrompido para assistência a um mergulhador quando faltavam 18 segundos para os 94´, portanto aos 93’.42´´. O jogo foi retomado 2´.30 ‘’ após a assistência ao dito mergulhador, portanto aos 96´. 12’’. O árbitro deu 2 minutos extra por essa assistência.

    O Sporting marcou aos 98’. 01’’, ou seja, 1’.49´´ depois do recomeço do jogo. Ainda ficou um minuto para o Tondela tentar marcar o golo do empate, o que não chegou a acontecer.

    O único clube que deve estar indignado com tudo isto é o Sporting. Quanto ao Tondela, que vá para a segunda e não volte mais!

    Vão estudar!

    ResponderEliminar
  2. Este, como tantos outros jogos, é um belo exemplo do nojo que é o anti-jogo e o problema que é para o futebol. E todos, incluindo os grandes, o fazem. O problema seria de resolução mais ou menos fácil, era parar o relógio cada vez que o jogo tivesse uma interrupção. Quer por faltas, quer por pontapés de baliza, quer por assistências a jogadores que estão "muito queixosos" mas assim que a maca chega para os levar, levantam-se e andam normalmente (isto aconteceu ontem na primeira parte do Tondela - Sporting, o jogador teve, no mínimo 2 minutos no chão e o Capela deu 1 minuto extra na primeira parte - 30 segundos por golo). Este é capaz de ser um dos maiores problemas mas com resolução mais fácil no futebol.

    ResponderEliminar
  3. Mister falas bem nos 2 lances de dúvida na área do tondela, mas há um que não deixa qualquer dúvida, o lance aos 65 minutos com Gelson que a bola bate no braço do Joãozinho, todos dizem que o braço está junto ao corpo e não há intenção o que concordo em absoluto, mas ninguém fala na entrada do Joãozinho as pernas do Gelson logo depois deste cruzar cometendo pênalti claríssimo e sem margem para dúvidas. Deixo aqui o link http://videos.sapo.pt/lRNAwmtJV3VE2s7InlJD da jogada vejam a entrada e comentem.
    SL

    ResponderEliminar
  4. Faltou, ainda, perguntar ao labrego do presidente vermelho do Tondela, porque motivo contra o Sporting deram tanta pancada (24 faltas) e fizeram tanto anti-jogo e contra o clube principal do labrego pareciam uns anjinhos (8 faltas) e assim que caíam levantavam-se logo. O descontrolo emocional dos jogadores no final não foi pela derrota em si mas pela perda do chorudo prémio pago pela Sede Lisboeta, vulgo Mala. Basta ver a atitude dos emprestados. Já agora o desconto de tempo é para as duas equipas e o Sporting até estava a jogar com 10. Porque é que não tentaram ganhar o jogo ? Já agora que moralidade tem o Sport Lisboa e Batota ou o Fruta Clube do Porto para falarem do que quer que seja?

    ResponderEliminar
  5. Para além de que o Ricardo Costa seria expulso logo na primeira parte aquando do Penalty não assinalado sobre o Matieu, pois já tinha amarelo.

    ResponderEliminar
  6. Podia ter falado mais cedo mas aqui vai podes colocar como mensagem? o k os outros estao a fazer com o capela e uma violencia psicologica de todo o tamanho.
    Porquê pk supostamente ajudou o sporting o k nao foi o caso.....eu e a minha irma contamos as paragens de jogo e deram exactamente 2.11 segundos o tempo extra nao comecou aos 45....comecou aos 45.10 depois houve 2 pontapes de baliza em k o guarda redes demorou 15 segundos a mandar a bola...nem sei pk raio não levou amarelo os do sporting num canto tb demoraram 10 segundos,numa falta mais 10 segundos...outra falta 5 segundos isto tudo antes da falta em que faltavam 20 segundos pro final...1.25....o arbitro nao deve parar uma equipa quando ela ataca nem de ve terminar um jogo quando e falta....a falta do livre do golo foi 97.40 e o golo aos 98....tanto se queixavam do tempo extra este ate foi cumprido...
    Esqueceram -se de mencionar k pra mim a maior vergonha do jogo do belenenses k a unica coisa foi ter perdido 40 segundos a ver o Var mas deu minutos ate o benfica empatar...e como a historia podia ter sido muito difetente a partir desses jogo....

    ResponderEliminar