Está neste momento a decorrer uma petição que visa o reconhecimento oficial dos vencedores do campeonato de Portugal como campeões nacionais da modalidade. Peço a todos os desportistas que a assinem para assim o assunto ser debatido na Assembleia da República e ser reposta a verdade dos factos.
Assinem a petição (aqui)
Sporting sempre na linha da frente
Desde sempre que o Sporting considerou os títulos do campeonato de Portugal como sendo de campeão nacional. Existem documentos e até declarações publicas de antigos presidentes do Sporting que o comprovam. Podem ver isso mesmo clicando (aqui).
A contabilidade foi sempre feita de forma separada até ao dia em que alguns iluminados na FPF decidiram alterar a contabilidade sem darem cavaco a ninguém. É curioso que esta alteração "pela porta do cavalo" tenha sido feita quando o Porto empatou em número de títulos com o Benfica. Nessa mesma altura o Benfica também deu tudo por tudo para tentar fazer de uma Taça Latina uma competição oficial. Algo que a UEFA rejeitou por completo.
FC Porto, Belenenses, Marítimo e Atlético juntam-se à luta
Filipe Soares Franco, José Eduardo Bettencourt e Godinho Lopes nunca se preocuparam em defender a história e o legado leonino. Com a entrada de Bruno de Carvalho no Sporting esta questão voltou a ser tema de conversa. O primeiro aliado do Sporting na luta pelo reconhecimento dos campeonatos de Portugal como títulos nacionais foi o Porto, que em Maio de 2017 em comunicado conjunto com o Sporting afirmou: "Reconhecimento dos títulos do Campeonato de Portugal como sendo de Campeões Nacionais, como consta da documentação oficial da Federação Portuguesa de Futebol e suas plataformas" - Link (aqui)
A FPF está a criar uma comissão técnica que irá avaliar este assunto. Não vejo aqui qual é a dificuldade. Os factos são indesmentíveis e nem o nacional-benfiquismo conseguirá tornar uma mentira em realidade. O mais engraçado no meio de tudo isto é vermos o Benfica a lutar para que estes títulos não sejam reconhecidos, mesmo sabendo que para eles é indiferente, uma vez que de uma maneira ou de outra ficarão sempre com o mesmo número de títulos. Neste momento os prejudicados são o Sporting, Porto, Atlético, Marítimo, Belenenses e Olhanense.
Para quem tem dúvidas sobre o assunto basta verem o vídeo seguinte:
Completamente de acordo, mas atenção à conversa da Taça Latina que era uma competição organizada de forma rotativa pelas Federações dos quatro países envolvidos e como tal era oficial, embora obviamente não possa ser reconhecida pela UEFA, pois esta nem existia quando a prova começou.
ResponderEliminarO Sporting é o clube português com mais participações na Taça Latina, o que demonstra o seu poderio na altura e tudo fez para ganhar essa competição.
Não reconhecer a importância da Taça Latina é tão aberrante como não reconhecer que os Campeonatos de Portugal foram a competição mais importante do calendário do futebol nacional até 1938.
Pior ainda será desvalorizar uma competição só porque o rival a ganhou. Espero que o Sporting não se meta nisto pois a história do nosso Clube não pode ser feita em função do Benfica.
A Taça Latina existiu entre 1949 e 1957; a UEFA foi fundada em 1954. Portanto, pelo menos nos seus últimos 4 anos não foi reconhecida por uma UEFA já existente. Mas, ao ser organizada pelas Federações de França, Itália, Espanha e França. é bom sber que as duas primeiras tinham como presidentes, respectivamente, Jules Rimet (também então presidente da FIFA) e Ottorino Barassi (então também vice-presidente da FIFA). E a FIFA não reconheceu a Taça como sua prova oficial, apesar de ter sido (via Jules Rimet) a sua criadora (ver declarações de Jules Rimet ao Jornal dos Sports, edição 6554, de 4 de janeiro de 1951, páginas 5 e 7. Rio de Janeiro, Brasil).
EliminarAh! ... E mais importante que toda a História da Taça Latina.... JÁ ASSINEI E RE-ENCAMINHEI PARA MAIS 20 SPORTINGUISTAS!!
EliminarFeito!
ResponderEliminarJá assinei
ResponderEliminar