domingo, 4 de fevereiro de 2018

Ai, Sporting, Sporting


Os acontecimentos de ontem da assembleia geral do Sporting merecem alguma reflexão por parte dos Sportinguistas, nomeadamente em relação ao comportamento do homem responsável pelas reuniões magnas do clube. 

O timing da AG


Esta assembleia geral foi convocada no dia 24 de Janeiro, dando cumprimento ao regulamentado estatutariamente. É importante referir que a convocatória foi feita precisamente no dia do clássico com o Porto, sendo que o último jogo realizado pela equipa de futebol tinha sido o malogrado empate em Setúbal. Logo, cai por terra a teoria daqueles que acusaram a direcção de oportunismo na apresentação das propostas, pelo clube estar num bom momento. Está num bom momento, como poderia estar num mau momento. Quem é que adivinharia que no dia da AG iríamos estar em 1º lugar - depois de deslizes dos rivais - e com o troféu da Taça da Liga no nosso museu? Só mesmo o Nhaga poderia saber, como disse o Presidente.

Enorme expectativa


Desde o dia em que a AG foi convocada criou-se nas redes sociais um enorme falatório em torno das propostas de alteração de estatutos. Li e ouvi coisas absolutamente surreais, tamanha era a ignorância de algumas pessoas sobre o que estava em causa. Criou-se a ideia que estávamos perante uma golpada da direcção para se perpetuar no poder e para calar os sócios, quando não era disso que se tratava, até porque nenhuma alteração estatutária diz respeito ao Conselho directivo ou aos termos em que o órgão é eleito. 

Obviamente, olhando para tudo o que foi acontecendo ao longo dos últimos dias, seria de esperar uma Assembleia Geral muitíssimo bem composta. Seria também de esperar que a Mesa da Assembleia Geral estivesse precavida para isso. Só que não estava.

Uma vergonha


Convocatória AG

Importa assinalar que a AG foi marcada para o Multidesportivo antes da toda esta discussão ter início nas redes sociais. Por isso, cai por terra a teoria daqueles que dizem que a AG deveria ser realizada no Pavilhão João Rocha. Normalmente as AG tem sempre pouca adesão e o Multidesportivo é um espaço com capacidade para acomodar os sócios. É também importante referir que o Pavilhão esteve a ser utilizado pelo hóquei e pelo voleibol do clube durante o dia. 

Como podem verificar, foram designadas as 14:30h como hora para dar início aos trabalhos. Como habitualmente nestas situações, os trabalhos só se iniciavam a essa hora caso se "encontre presente a maioria absoluta dos sócios com direito de voto". Algo que nunca acontece, logo, o início dos trabalhos seria adiado por 30 minutos, para as 15:00h.

Uma hora depois...


O problema é que o tempo foi passando e quase uma hora depois da hora prevista para o início dos trabalhos ainda estávamos neste ponto:


Isto é absolutamente surreal a até anedótico. Como é possível que o Presidente da Mesa da Assembleia Geral não tenha tido a clara noção que esta seria uma Assembleia Geral muito concorrida? Alguém consegue compreender isto? Uma hora depois da hora prevista para o início da AG e ainda estava a pedir cadeiras e ainda haviam sócios a tratar da credenciação: "Entre por um lado e sai por outro". Mas isto cabe na cabeça de alguém?

Duas horas depois...



Às 16:51, Jaime Marta Soares deu início à Assembleia Geral, iniciando a sua intervenção pedindo "compreensão" aos sócios "por não ter os cuidados que deveria ter". Enquanto sócio quero dizer de forma muito clara que não aceito este pedido de desculpas. Não é admissível que uma AG com esta importância se atrase tanto tempo. Foram vários os sócios que tiveram de esperar mais de 3 horas até ao início dos trabalhos. Isto é inadmissível.

Desespero


Obviamente, todos estes atrasos geraram muita insatisfação entre os sócios. Quem é que fica calmo e sereno depois de tão longa espera? Ainda para mais numa AG com assuntos importantes para serem debatidos.

O problema é que as asneiras de Jaime Marta Soares não se ficaram por aqui. A forma como as votações foram conduzidas não dignificam o Sporting. Uma AG com assuntos desta importância deveria ter por parte da mesa uma condução dos trabalhos absolutamente exemplar. A questão é que com a pressa de recuperar o atraso inicial, Jaime Marta Soares acabou por só fazer asneiras. O já habitual braço no ar resulta em assembleias com poucos sócios e onde os temas são pouco relevantes, mas nunca poderá ser usado para votar assuntos desta magnitude. É confrangedor ver o PMAG a fazer cálculos mentais em relação ao nº de votos dos associados que votaram contra ou que se abstiveram.

Os requerimentos a pedir o adiamento


Relativamente aos pontos 6 e 7 da ordem de trabalhos, assistimos a uma orquestração por parte de figuras claramente identificadas com a chamada "oposição" que pretendia essencialmente atrasar os trabalhos e aumentar o clima de tensão. Foram propostos 3 requerimentos no sentido de estes dois pontos serem discutidos numa AG futura. Os proponentes destes requerimentos foram: Rui Morgado, o tal senhor que andou durante toda a semana a preparar esta AG na comunicação social; Carlos Severino, candidato à presidência do Sporting em 2011 e o associado Paulo Paulino. Todos estes requerimentos foram rejeitados, sendo que a contagem por mão no ar também não foi bem feita por Jaime Marta Soares que contabilizou votos a menos.

Pelo meio, oportunidade para Bruno de Carvalho desmascarar Carlos Severino como sendo o bufo que envia informação confidencial para o Correio da Manhã. Farto deste circo organizado para atrasar a AG, Bruno de Carvalho pediu a palavra e colocou um ponto final na conversa.


Obviamente, demissão 


É importante que as pessoas percebam que o presidente da MAG é a figura mais importante do clube, até por ser o máximo representante dos sócios. Infelizmente, Jaime Marta Soares não tem a mínima noção do cargo que ocupa e muito menos das suas responsabilidades. 

Eu recordo que os episódios desta AG não são os únicos casos graves protagonizados pela MAG presidida por Jaime Marta Soares. Já nas eleições de 2017 os sócios do Sporting esperaram e desesperaram pelos resultados eleitorais até às 5 da manhã. Uma espera feita fora das instalações do clube e à chuva. Posto isto só vejo uma solução, que passa pelo pedido de demissão imediato por parte de Jaime Marta Soares. É hora de reconhecer os seus erros e fazer bem mais do que um simples pedido de desculpa.

PS1: Não existiu qualquer agressão a Pedro Madeira Rodrigues ou a Carlos Severino como tem vindo a ser noticiado. Seria bom que estes dois senhores viessem de imediato a terreiro desmentir esta situação impedindo que o nome do Sporting seja manchado na praça pública por uma mentira. A intervenção policial serviu apenas para resolver um conflito entre dois sócios anónimos. 

PS2: Absolutamente lamentável que Sportinguistas tenham ido para esta reunião de telemóvel em punho e que posteriormente tenham passado os vídeos para a comunicação social.


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:

Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

11 comentários:

  1. Eu também estive na assembleia. Também vi o que se passou. E sou a favor de Bruno de Carvalho. Votei nele e voltaria a votar. Mas também fui uma das pessoas que votei que aquele requerimento deveria ser submetido a votação dos socios. Ninguém contestou o bruno de carvalho. Teve uma atitude de criança mimada e de intolerância. Espero bem que volte atrás com a palavra porque isto em nada ajuda o Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas aquela moção(s)(não é requerimento) era propor a votação do fim defenitivo dos croquetes, os tais pontos 6 e 7, para uma data posterior numa futura AG...

      Hipocrisia e demagogia é muito feio!.. nesse caso não vale a pena sensorar BdC pois ele fez essa vontade sem necessidade de votos, e retirou 'essas propostas' (AGORA ESTÁ MAIS QUE EXPLUCADO)...

      O que é de resalvar, é se o clube é ACÉFALO e vai a reboque da CS do Janela Encartilhada (a tal dos "é 400 pa ti, é 500 pa mim Olá Olá... Não! em Euros por favor -> quem trabalha com juízes desembargadores, um punhado de jornalixeirada reles é um copo de água) e ou a CS do Moniz (a tal que até a PIDE fugiria deles, e se tivesse existido no tempo do Salazar, este não teria criado a PIDE)... promovendo gajos abaixo de zero q fazem barulho nas AGs, cujas propostas e opiniões sobre estatutos ou q quer que seja, é sempre alguma coisa de mal com o BdC (o clube é MAIS QUE ENORME, e tem imensa gente de ALTISSIMO NIVEL), e as caras q espetam na TV e outros órgãos, e assim constantemente promovidas, é sempre o mesmo punhado de mentecaptos e ou escroques, q a única coisa válida e útil q têm para o clube, é ver quem é que diz mais mal do BdC.

      Alguns vê-se coitados q não têm culpa, a inteligência fugiu se alguma vez lá esteve, e são tão pobres e fracos q até dá vergonha ouvi-los a dizer que são Sportinguistas!... e assim, mesmo que não se goste, e se ninguém de valor alguma vez se chegar à frente, para mim o BdC parece que tem um cargo vitalício...

      Para evitar isto é tempo dos sócios perceberem que quando se insulta e enxovalha diariamente UM PRESIDENTE (não importa quem seja) insulta-se e enxovalha-se todos os sócios que o elegeram (>90%) e com isto o próprio clube... ISTO É A GRANDE QUESTÃO (q ninguém de nível se ia sujeitar a passar, sem uma vontade e amor enormes à causa... ou então sem ser ladrão, Narcotraficante, trafulha suberambicioso e corrupto) ÉS TU QUE ÉS DONO DO CLUBE E MANDAS EM TI, OU É UMA CS CUJOS ADJECTUVOS MAIS BAIXOS E RELES NÃO LHE FAZEM JUSTIÇA Q MANDA EM TI E É DONA DO CLUBE!??? (não sabes no q acreditar, NÃO te intoxiques com jornalixeirada seria um óptimo começo... e imforna-te primeiro e acima de tudo...).

      Por exemplo no Porto nada disto aconteceria... a CS não interessa o quê, até tremia a abordar certos assuntos, se dissessem um décimo (1/10) do Pintinho do que já disseram do BdC, já teria havido mortos e ou vários esturpos (NÃO ESTOU A EXAGERAR. PONTO)... mesmo hoje os tipos q foran à TV do Moniz debitar o seu veneno reles e mentecapto anti-BdC, não teriam uma noite descansada DE CERTEZA (até a escroqueria do Rui Piquinho à Azedo Santinha faria vénias cada vez que visse o BdC.. a menos que andasse SEMPRE com um polícia em cada bolso...)

      Ora nós somos imensamente maiores q o FêQêPê... Parece um filme surreal de Cuba a invadir os EUA, e estes só sabem é deixar e lamentar-se... BOLAS!

      Eliminar
  2. continua a haver gente que se está a cagar para o sporting e não quer saber dos seus superiores interesses, só olhando para o sporting como uma forma de promoção e estatuto social... assim estaremos sempre divididos e será mais dificil combater os adversários externos com tantos adversários internos.

    ResponderEliminar
  3. Esta assembleia, a forma como decorreu, foi uma vitória daqueles que querem a destabilização do Sporting. Tanto os internos, como os externos.

    Na falta de ideias, projectos, figuras credíveis, em suma uma real alternativa, esta gente sabe que a única hipótese que tem de poder ter sucesso, é criar confusão. E aí tenho de admitir, Bruno de Carvalho, e quem o rodeia, fez-lhes um favor.

    Ainda não tive oportunidade de dar a minha real opinião sobre a principal, ou as principais alterações que estava a ser propostas. Se efectivamente é mau uma pessoa estar a ser ofendida, injuriada, mal falada diariamente, e se por esse prisma eu compreenda que se arranjem mecanismos para se punirem essas pessoas, por outro lado acho que é uma má estratégia.

    Má estratégia porque sendo essa única forma dessas pessoas comunicarem,por não terem ideias, por não terem projectos, por na realidade não valerem uma merda, acho má ideia que se lhes corte o pio, porque assim tirasse-lhes as hipóteses de se irem enterrando cada vez mais no seu próprio veneno.

    Uma real alternativa, com gente credível, com projecto, não precisa da difamação para se afirmar.

    Por isso, e assim os corpos sociais tenham arcaboiço para irem aguentando, eu acho que se devia deixar essas pessoas falar o que quisessem, e qualquer coisa mais complexa poderia ser resolvida em tribunal, como se deve de fazer num país democrático.

    Ou seja entendendo(acho eu) o que se realmente pretendia, acho que dadas as especificidades do nosso clube se deveria deixar essas pessoas a vontade para falar o que quisessem, sempre claro denunciando os seus comportamentos em sede própria(AG), quando a gravidade das situações assim o exigisse, e dando-lhes a oportunidade de se defenderem também nesse mesmo local. Algo que em parte até aconteceu ontem.

    Era na minha opinião a melhor estratégia a tomar.

    ResponderEliminar
  4. Tamanho amadorismo de Jaime Marta Soares, quer na organização da sessão, quer na coordenação dos trabalhos da mesma! Fico estupefacto que um homem que se "alimentou" tantas décadas da política, demonstre tamanha ingénuidade e tamanha irresponsabilidade!!! Como temia, e pelo que tinha acompamhado das reações dos SPORTINGUISTAS à ordem de trabalhos a ser discutida e votada na AG, pedia-se mais clarividência e sensatez ao PMAG. Foi displicente e tornou as votações, que de si não previam unanimidade, numa feira das galveias... Acabou por dar pérolas a porcos, que sedentos de divisionismos aproveitaram a ocasião dada. TRISTE!

    Não é virgem esta falta de "compromisso responsável" de Jaime Marta Soares. O SCP como maior Instituição Desportiva deste país, tem como responsabilidade demonstrar uma imagem de eficiência e qualidade primeiro aos seus sócios, que são o seu adn e em segundo a quem nos quer mal, para não terem argumentos de enxovalho!!!

    Quanto a BdC, na minha opinião também não esteve nos seus melhores dias. O PRESIDENTE tem de saber respeitar o que ele não aceita ou concorda, não pode abandonar uma AG faltando deste modo ao respeito a sócios que fizeram centenas de km para estarem presentes e que sempre o acompanharam e apoiaram... Não deve apresentar um abandono com a chantagem de demissão!!! É eleito com 86% dos votos tem toda a massa associada a lutar por ele... BRUNO NÃO VAMOS EMBANDEIRAR EM ARCO!!!

    ResponderEliminar
  5. Parece óbvio que a AG foi mal preparada pelos OS... mas não é preciso ser tão drástico Mister.

    O que é preciso é DESCERNIMENTO E CALMA, pois se a AG foi mal preparada pelos OS, ela foi muito bem preparada pelos inimigos do Sporting (POIS ESTA ALTERAÇÕES DE ESTATUTOS PODE SIGNIFICAR O FIM DEFENITIVO DA ERA DOS 'CROQUETES'), começando logo pelas "denúncias anónimas" (e anónimas porque falsa participação dum crime é crime em si, ou litigância de má fé quando tal não se enquadra)... tal como as campnhas de intoxicação e desinformação por parte da CS do Janela Encartilhada ('do Janela' ou 'Janelada', adjectivação q significa muito mas muito pior q escroque, pulha, escumalha, filhos da *uta, etc), e ou a CS do Moniz (a tal que se o Salazar tivesse tido, não teria criado a PIDE... e falam eles de democracia!).

    Seria importante não dar motivos ou assuntos a estas coisas hediondas, reduzir ao máximo possível estas influências inimigas e nojentas... por isso dum modo geral sou a favor de todas as propostas, como acredito serem a larga maioria dos associados (não era necessário ameaçar demissão... ficou mal!)... muito em especial a tal extinção do CL, q de homenagem pelo nome, passou a um acto de ditadura atroz.

    Para mim "SPORTINGADOS", significa muito mais Sportinguistas Intoxicados do que Aziados (Intoxicados pela CS do Janela Encartilhada e ou CS do Moniz)... Porque os outros, a quem provavelmente a designação se destina, não são nem Sportinguistas, nem Aziados, nem Intoxicados (DE LEMBRAR QUE O JANELA DA CARTILHA DE *ÓDIO* AO CLUBE E SEU PRESIDENTE, JÁ FOI DIRIGENTE DO SPORTING), são agentes inimigos infiltrados que são sócios, e ou foram recrutados para sabotagem, influências nefastas e ou destruição, conforme as suas inteligências e ou níveis de ambição pessoal acima de qualquer coisa.

    ... o CL ten também servido de campo de recrutamento interno de beija ânus do Orelhas...

    ... vaidades, ambições pessoais desmedidas, promessa de mediatismo na CS do Janela e do Monuz, conseguem amiúde, transformar Sportinguistas em inimigos do clube e de quem o dirige...

    Não serve absolutamente para nada, e com este presidente têm Zerinho de mordomias... mas sempre vão sabendo algumas coisas internamente q passam aos inimigos do Sporting, e têm uma áurea de 'Oficial' e 'Prestígio'... combinação q forças de manipulação, propaganda e *CORRUPÇÃO* não poderiam desejar melhor, para fazerem o seu trabalho sujo...

    Não existe, nem nunca existiu nenhum 'Conselho Lampiânico' nem nenhum 'Conselho do Ladrão.. err Dragão'!.. Mas é ver como a CS do Janela o defende com unhas e dentes, até comentadeiros e jornaleiros clara e publicamente afectos a esses clubes griram 'crime'!! (TAL NÃO É O NÍVEL DE HIPOCRISIA!) ... Não têm, nunca tiveram, e para os seus clubes não é bom (nunca ninguém propôs tal coisa).. mas para o Sporting já é crime acabar com tal órgão absolutamente inútil, mas boa fonte de ruído e croquetes.

    Ainda por cima, por ter sido parte do programa eleitoral da presente direcção... Nada disso interessa diz a CS do Janela... é crime!

    Não conseguiria arranjar melhor argumentos para propor uma extinção instantânea e ponto... A CS do Janela apoia e é defensora da continuidade daquilo que se quer extinguir!! (Dass! qual é a dificuldade?... e injúrias e insultos ao presidente *=* insultos e injúrias ao Sporting!?. também qual é a dificuldade?).

    ResponderEliminar
  6. Isto provavelmente vai soar muito a teoria da conspiração. Mas não me admirava nada que houvesse malta "infiltrada" com o intuito de gerar confusão para outros fazerem dinheiro com vídeos para a comunicação social que tanto gosta de episódios destes.


    Em relação ao PMAG concordo, já mostrou mais que uma vez que não está apto a desempenhar o cargo que ocupa, logo deverá demitir-se antes que existam outros episódios destes ou piores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu chamar-lhe-ia "Teoria da Factualização" meu caro.

      Mas mesmo a sério, existe alguma dúvida??

      Até o próprio Orelhas foi durante algum tempo (vários anos creio), sócio do Sporting (público e notório), e se não tivesse deixado de ser, poderia ter estado na AG a debitar as suas sentenças de "nunca a subir qualquer coisa" sem ter de perguntar a ninguém "o que passou-se"... FACTO NÃO TEORIA (não há nenhuma lei que o impedisse).

      O próprio Janela foi sócio, ou ainda é... e foi dirigente do Sporting, mas tal não o impediu de produzir a mais vergonhasa, hedionda e vil cartilha de ÓDIO PURO a um clube e a quem o dirige...

      O tal "Severino" foi/é Jornalista do Ministério da Imformação do estado Lampiânico, o Correio da Manha... O Pateta do Ribeiro Cristóvão, o tal que cada vez que fala do Merdica só falta prostar-se no chão em reverência, também é sócio do Sporting de longa data...

      Por isso É MUITO IMPORTANTE deixar o teclado e ir AGs sempre que possível, lá o clube pode ser 'desviado' do seu destino por gentalha desse calibre, com uma agenda... e depois não te lamentes.

      Meu caro, só FACTOS, nenhuma teoria.

      Eliminar
  7. Julgo que a divulgação de imagens da AG do clube, não é próprio de verdadeiros sportinguistas, mas daqueles que se querem promover à custa do Sporting e que se julgam acima do mesmo. Custa a acreditar que ainda haja sócios que conseguem e querem fazer o papel dos nossos adversários, alimentando o clima de guerrilha e de ódio de todos aqueles que querem mal ao nosso clube.

    ResponderEliminar
  8. Marta Soares não tem condições para continuar à frente do cargo que ocupa. Uma Assembleia é algo de muito importante para se poder cometer demasiados e graves erros como ele o fez. Conto que seja ao menos um homem responsável.

    ResponderEliminar
  9. Caro PRESIDENTE!sou um adepto sportinguista que sempre tenho seguido a vida do club.Devo reconhecer pela positiva os efeitos da sua administração independentemente da forma como age relativamente a algumas situações que têm provocado ódio naqueles que descreve como sportingados. Aprovo a sua posição de se demitir, por vezes é necessário tomarmos medidas radicais para nos tornarmos compreendidos. Se for essa a sua última decisão, com enormes prejuizos para o Club porque irá cair nas mãos dos oportunistas e irá regressar ao passado não longínquo ou mesmo porventura cair nas mãos de corruptos, poderá ser uma enorme desgraça, mas talvez seja melhor morrer que sofrer toda a vida. PREFIRO UM PRESIDENTE ADEPTO E POLEMICO MAS HONESTO A UM PRESIDENTE CORRUPTO.

    ResponderEliminar