domingo, 6 de outubro de 2019

O Chicão "duas-caras" e Companhia, Lda


Como sabem, não gosto de trazer para este espaço questões políticas, mas quando estas matérias se misturam com o desporto e sobretudo com o Sporting, não me resta outra alternativa.

Pois bem, o senhor da imagem introdutória deste post é Francisco Rodrigues dos Santos, vogal do conselho directivo do Sporting com o pelouro dos núcleos, presidente da juventude popular e nº2 nas listas do CDS-PP pelo distrito do Porto às legislativas que se realizam hoje. E porque é que eu trago o "Chicão" - alcunha pela qual é carinhosamente tratado - à baila? Precisamente, por concordar com uma ideia defendida pelo próprio em Maio de 2018.

"Ao futebol o que é do futebol à política o que está reservado à política."


Link do post (aqui).

"Não misturo emoções. Desde o momento em que a política tomou conta de boa parte da minha vida pública, decidi-me pelo recato na expressão da pulsão clubística. Ao futebol o que é do futebol à política o que está reservado à política.". 

Foi desta forma que o "Chicão" começou um post publicado na sua página de Facebook no dia do ataque à acedemia do Sporting. Portanto, "ao futebol o que é do futebol à política o que está reservado à política.". Não poderia estar mais de acordo, meu caro Francisco. O problema é que o "Chicão" é da estirpe de políticos que hoje diz uma coisa e amanhã diz e faz precisamente o seu oposto. 

A candidatura de Varandas a 24 de Maio e as listas fechadas a 18 de junho


Bem sei que a maioria dos Sportinguistas quer esquecer o período pós-ataque à Academia de Alcochete, que culminou com a destituição da direcção de Bruno de Carvalho e novas eleições. Mas é preciso reavivar a memória de alguns. Para os mais esquecidos, importa recordar que Frederico Varandas apresentou-se a eleições no dia 24 de Maio de 2018, altura em que apresentou a carta de demissão de médico do Sporting e concedeu uma série incrível de entrevistas a praticamente todos os órgãos de comunicação social. É bom recordar isto para os que agora dizem que não faz sentido aparecerem candidatos porque não há eleições. Pois é, tal como não haviam eleições marcadas a 24 de Maio de 2018. É engraçado verificar agora o queixume de Varandas e os seus apaniguados sobre precisamente aquilo que o próprio Frederico Varandas fez a Bruno de Carvalho. Diria que o karma é mesmo um bicho tramado. Mas isso são outras conversas que nos levariam muito longe. Adiante.

Link da notícia (aqui)
Ora, esta notícia é de 18 de junho de 2018, que como sabem é anterior à AG de destituição de Bruno de Carvalho, realizada a 23 de junho. Ou seja, ainda antes de haver sequer destituição, Varandas já tinha a lista fechada para uma eleições que nem sequer se sabia se iriam ocorrer. Uma lista que contava, obviamente, com Francisco Rodrigues dos Santos. Portanto, o nosso amigo "Chicão" precisou de cerca de um mês para mudar de opinião sobre à relação entre o futebol e a política. Absolutamente fantástico. 

O Chicão assume a coordenação dos núcleos do SCP


Link do post (aqui)
É este o post em que o "Chicão" apela ao voto na véspera das eleições do Sporting. Um post muito interessante especialmente por alguns dos comentários de amigos do "Chicão". 


Deixo aqui estes pequenos comentários pela relevância que estas 4 figuras têm no universo leonino. João Pedro Varandas é irmão de Frederico Varandas e fez parte do CD de Godinho Lopes, o tal que quase fechou portas ao clube. Curiosamente, foi pela mão do mano João Pedro que o Dr. Varandas assumiu o cargo de médico no Sporting, vindo do Vitória de Setúbal. Dizer ainda que João Pedro Varandas é sócio de Rogério Alves na sua empresa de advocacia.

Pedro Almeida Cabral é um actual órgão social do Sporting fazendo parte da Mesa da Assembleia-Geral. Miguel Menezes da Silva é um fervoroso apoiante de Frederico Varandas que defende os actuais órgãos sociais "até ao fim" na antena da SportingTV. Por fim, Luís Pinho da Costa é um conhecido adepto da zona norte do país tendo já pertencido à direcção do Solar do Norte, filial do Sporting CP.

Mas as reacções de apoio não vieram apenas do universo leonino. Do mundo da política foram muitas as mensagens de apoio ao "Chicão", sendo que uma é particularmente relevante.

Os jotinhas do Largo do Caldas


A mensagem seguinte é de Francisco Conceição, um "jotinha" da Juventude Popular que identificou outros dois colegas "jotinhas" como "membros desta lista" ao Sporting Clube de Portugal. Vejamos:

Link da publicação (aqui)
Ora, como podem verificar, os próprios José Monteiro Limão e Fábio Seguro Joaquim sinalizaram esta identificação com um coração. Sinal evidente de concordância. É de salientar que estes dois "membros da lista" de Frederico Varandas fazem parte do conselho nacional da Juventude Popular:

Link (aqui)

Olhando para o perfil destes dois "jotinhas" que participaram na campanha eleitoral de Frederico Varandas foi possível encontrar uma curiosidade muitíssimo relevante num deles.

Fábio Seguro Joaquim - O Jotinha que foi delegado na AG de destituição 


O senhor Fábio Seguro Joaquim teve um papel muito relevante na história do Sporting, ao fazer parte do lote de delegados da Assembleia-Geral que ditou a destituição de Bruno de Carvalho.

Links das publicações (aqui) e (aqui)
Os prints anteriores não deixam margem para dúvidas. Nem mesmo da vontade expressa pelo rapaz em destituir Bruno de Carvalho. Algo que é absolutamente legítimo. Infelizmente, existiram outras coisas pouca legítimas naquela assembleia. 

Os Delegados de encomenda


Fábio Seguro Joaquim é mais outro dos delegados de "encomenda" que fizeram a Assembleia Geral de destituição a 23 de junho de 2018. Delegados que foram escolhidos por João Teives, advogado com uma fortíssima ligação à agência de comunicação LPM. Eu já falei sobre tudo isto, mas é necessário recordar que João Teives foi o responsável pela queixa disciplinar que deu origem ao processo disciplinar que permitiu a uma comissão de fiscalização não eleita, tomar a decisão disciplinar mais importante dos 113 anos de história do Sporting, ao suspender um conselho directivo em funções. 

Vou só deixar aqui um post de uma apoiante de Frederico Varandas que antes da AG andava a arranjar voluntários para a posição de delegados na AG de destituição. 


Como podem verificar, o email é precisamente o de João Teives. Curiosamente, importa recordar que a tal participação disciplinar teve um outro sujeito a dar a cara pela mesma. Falo de Manuel Moura dos Santos. Curiosamente, com a direcção de Frederico Varandas este senhor passou a ter um lugar cativo na tribuna de Alvalade. 

Imagem Jornal Record

A imagem anterior é do último jogo realizado pelo Sporting em casa frente ao Lask Linz e nela pode ver-se Manuel Moura dos Santos no seu lugar habitual. Isto para não ir buscar a particiapação como convidado de honra em outros eventos do Sporting, como ocorreu recentemente com o lançamento do relógio comemorativo do aniversário do clube. 

Para concluir esta matéria em relação aos delegados por encomenda, importa dizer que Miguel Afonso, alto quadro da LPM e actual membro do conselho directivo do Sporting, Rahim Ahamad, também membro do conselho directivo de Frederico Varandas e actual director do Jornal Sporting e o senhor João Teives, actual vice-presidente do Conselho Fiscal de Disciplinar também estiveram em grande na AG de destituição. Aqui fica um pequeno vídeo dos senhores. 


Para fechar este capítulo, importa dizer que a MAG não aceitou o pedido de Bruno de Carvalho e dos restantes membros da direcção para que na AG de destituição estivessem delegados afectos à então direcção do Sporting. Já que estamos em dia de eleições, e para as pessoas compreenderem melhor, seria o mesmo que nas eleições de hoje existissem apenas e só delegados afectos a um único partido. O que diria o nosso querido "Chicão" se nas eleições de hoje só estivessem presentes delegados afectos por exemplo ao partido comunista...

A ver se nos entendemos. Frederico Varandas montou a sua equipa bem antes da AG de destituição, quase com uma certeza inabalável que o clube iria a eleições antecipadas. O tempo tem-nos mostrados alguns dos delegados dessa AG e vamos percebendo todos esses nomes que vão surgindo estão ligados à candidatura do actual presidente do Sporting, quer através das ligações políticas à Juventude Popular, quer através de ligações à LPM.

Relativamente a esta matéria já falei bastante num post publicado há mais de um ano (aqui)

A "amiga" do "Chicão"


Mas as ligações aos jotinhas do CDS a este Sporting e ao nosso amigo "Chicão" não se ficam pelos dois nomes referidos anteriormente. Caros Sportinguistas, apresento-vos Frederico Sapage Pereira

Link (aqui)

Como podem verificar, o rapaz é Presidente da Mesa do Congresso Nacional da Juventude Popular. Para além disso é um grande amigo do nosso querido "Chicão". Algo que até não esconde no seu Facebook pessoal. Deixo-vos apenas com três exemplos:

Link (aqui)

Link (aqui)

Link (aqui)

Aqui o problema está no momento em que a amizade entre os "jotinhas" passa a utensílio de cozinha. Ora, segundo informação que consegui recolher, Frederico Sapage Pereira foi uma das primeiras escolhas do "Chicão" para o departamento de núcleos do Sporting, tendo escolhido o amigo para o cargo de coordenador dos núcleos do Sporting Clube de Portugal. Mas como é habitual nos meus posts, não me fico pelo "diz que disse". Trago-vos os factos. Estão prontos para eles? 

Living in America



Esta publicação, como as que apresentarei de seguida, são retiradas da conta pessoal de Instagram de Frederico Sapange Pereira e até tiveram direito a "like" de Francisco Rodrigues dos Santos. Publicações referentes à recente digressão do Sporting pelos EUA e pelo Canadá, em Julho passado. 

Nesta primeira publicação é possível vermos Frederico Sapange Pereira, cheio de estilo, ao lado do amigo "Chicão" e de Paulo Gomes, director da Academia Sporting escolhido por Frederico Varandas. Esta troika leonina exibe-se no passeio da fama dos Toronto Maple Leafs à porta do Air Canada Center em Toronto. 


Felizmente para os nossos "jotinhas", ainda deu para visitar as cataratas do Niágara. Mas a visita ao Canada tinha um pretexto. 


A "pièce de résistance" é a placa comemorativa do oitavo aniversário da Academia Sporting de Toronto, que conta com a inscrição do nome de Frederico Sapage como Coordenador dos núcleos do Sporting.

"Senhores padres, rezem com muita força e com muita fé"


Quando escolhi o "Living in America" para sub-título anterior e só apresentei factos relacionados com o Canada, não foi um lapso. É que estes senhores também foram mesmo passear aos EUA. Aqui ficam as imagens do famoso vídeo de Frederico Varandas no lar dos leões de New Jersey, onde pediu para os senhores padres "rezarem com muita força e com muita fé" pelo Sporting.


Infelizmente, nem com rezas lá vamos, mas adiante.

Ora, como podem ver no vídeo anterior, na mesa do lado esquerdo da imagem encontram-se Hugo Viana, Miguel Cal, Francisco Rodrigues dos Santos e em pé está o nosso amigo Frederico Sapage. Permitam-me que o trate por "senhor dos sacos", para ser mais fácil perceberem de quem se trata. Olhando para isto com olhos de ver, parece-me inequívoca a relação com o Sporting.

Face a isto eu gostaria de saber se o senhor Francisco Rodrigues dos Santos vai ter a lata de dizer aos Sportinguistas que abriu um concurso para o cargo de coordenador dos núcleos e que por coincidência das coincidências o cargo foi ocupado pelo amigo Sapage? Bem, se calhar até tem lata para isso, não fosse ele um aspirante a político de 3ª categoria.

O político Frederico Varandas eleito nas listas de um conhecido benfiquista 


Por falar em ligações entre política e futebol, não posso deixar de falar na carreira política do actual Presidente do Sporting. Algo que será uma enorme surpresa para a esmagadora maioria dos sócios do Sporting.

Link (aqui)
Como podem verificar, Frederico Varandas é membro da Assembleia de Freguesia e foi eleito nas autárquicas de 2017, onde pertenceu à lista de coligação entre o PSD e o CDS-PP liderada por...Fernando Seara.


Ora, consultando o site da freguesia de Odivelas é possível confirmar que Frederico Varandas ainda é dado como sendo membro da assembleia de freguesia, pelo que não terá abdicado do cargo.

Portanto, o Presidente do Sporting já esteve numa lista encabeçada por um sujeito que ao longo de anos tem denegrido o bom nome do Sporting e até de alguns Sportinguistas. Fernando Seara que esteve até envolvido profissionalmente em alguns processos contra o Sporting. Fantástico.

Mas se algum Sportinguistas encarar o facto de o actual Presidente do Sporting ter feito parte das listas encabeçadas por um sujeito da estirpe de Fernando Seara como sendo algo muito mau, tenho que vos dizer que não se fica por aqui.

Frederico Varandas - O nº2 de um "cartilheiro" do Benfica 


Desenganem-se aqueles que pensam que as eleições de 2017 foram o primeiro acto eleitoral do Dr. Varandas. Nas autárquicas de 2013, Frederico Varandas foi nº2 nas listas para a Assembleia de Freguesia de Odivelas. E quem foi o nº1 da lista para esse órgão, perguntam os leitores!?

Link da notícia (aqui)
Nada mais, nada menos do que Marco Pina. Portanto, o Dr. Frederico Varandas, actual Presidente do Sporting foi nº2 de Marco Pina para a Assembleia de Freguesia de Odivelas. Estão a ver quem é o artista, certo?

Marco Pina a comentar arbitragem na CMTV
Se alguém tem dúvida sobre o papel que Marco Pina desempenha na brigada de propaganda mentirosa do Benfica, basta clicar no link seguinte onde eu já demonstrei o que tinha a demonstrar sobre a estirpe do artista (aqui). e a forma como entrou no "comentadeiro nacional do apito" com a bênção do Benfica.

Importa ainda dizer que na campanha de 2017, Marco Pina já não concorreu à Assembleia de Junta de Odivelas, mas sim à CM de Odivelas.

Campanha autárquica 2017
Na imagem podem ver também (do lado direito) o senhor Ricardo Henrique Tomás, outro antigo membro da direcção de Godinho Lopes que trabalha para a firma de advocacia de Fernando Seara e que enquanto esteve ao serviço do Sporting fez negócios absolutamente "fantásticos" para o Sporting.  Gosto particularmente do negócio de aluguer do Multidesportivo de Odivelas à Municipália, entidade da qual Ricardo Henrique Tomás fazia parte do Conselho de administração, sendo que na assinatura de contrato esteve em representação do Sporting. Como diria JJ, "limpinho, limpinho". E já para não falar em Rui Paulo Figueiredo e em José Pedro Rodrigues, celebrizado como o "senhor dos empurroezinhos" de Odivelas.

Concluo este ponto dizendo de Fernando Seara, Marco Pina, Ricardo Henrique Tomás, Frederico Varandas e Luís Duque - sempre na sombra de Seara - sofreram uma goleada nas autárquicas de 2017. Apenas e só o pior resultado de sempre no concelho, numa eleição que culminou em maioria absoluta para o PS.

O Varandas também vai às feiras


Para que não restem dúvidas, deixo-vos com imagens de Frederico Varandas a fazer campanha em 2013 ao lado de Marco Pina.

Link (aqui)
Link (aqui)
Link (aqui)


Varandas esconde o seu percurso político


Os Sportinguistas não conhecem o percurso político de Frederico Varandas porque o actual presidente do Sporting faz questão de o ocultar. Querem ver?

Começo pela sua página pessoal no site da ComCorpus, empresa de medicida desportiva da qual é dono.

Link (aqui)

Como podem verificar, nem uma palavra sobre o percurso político. Passamos agora para a sua conta pessoal no LinkedIn.

Link (aqui)

Como podem verificar, nem uma linha sobre o seu percurso político. Por fim vamos ao ponto mais importante de todos. A comunicação oficial do seu curriculum vitae à Sporting SAD e aos seus accionistas.

Link (aqui)
Portanto, em todas as comunicações sobre o seu percurso o Dr. Varandas opta por omitir a sua ligação ao mundo da política. Por que será?

"Ao futebol o que é do futebol à política o que está reservado à política." - Das palavras à prática


Link (aqui)
Num post datado de 7 de Abril, Francisco Rodrigues dos Santos anunciou que seria "candidato a Deputado com o número 2 no círculo do Porto nas listas do CDS". Portanto, desde 7 de Abril até hoje que este rapazinho é oficialmente candidato a deputado. 

Durante esse período há até um episódio muito relevante sobre a real incompatibilidade de funções entre um cargo num clube com a grandeza do Sporting e uma carreira política. Falo concretamente do debate eleitoral que ocorreu a 5 de setembro do Porto Canal.

Link (aqui)
Um canal que é propriedade do FC Porto, o tal clube que foi alvo do maior ataque institucional por parte do actual Conselho Directivo do Sporting, do qual o "Chicão" faz parte. Refiro-me concretamente à campanha que o Sporting montou contra o FC Porto após as agressões a Miguel Albuquerque e à sua esposa no Dragão Caixa em Março deste ano. Recordo as queixas apresentadas pelo Sporting nas instituições nacionais e em particular, a longa conferência de imprensa que o próprio Presidente Varandas deu sobre esta matéria.

Portanto, enquanto membro do Conselho Directivo do Sporting o nosso "Chicão" fica muito indignado com o comportamento do FC Porto e dos seus dirigentes, mas quando veste o fato de político já está tudo bem e até vai para a antena do Porto Canal "botar faladura" sobre política. É o chamado "troca tintas". Aposto que quem deve ter gostado de ver o debate foi Miguel Albuquerque e a sua esposa.

E aqui é importante recordar as palavras do "Chicão" cerca de um ano antes, onde dizia que "Ao futebol o que é do futebol à política o que está reservado à política.". Durante meio ano o "Chicão" misturou o mundo do futebol com a política para ter ganhos políticos. Falamos de um período em que teve a oportunidade de utilizar a sua condição de membro do Conselho Directivo do Sporting, nomeadamente, através da ligação aos núcleos para andar em pré-campanha. Meu caro "Chicão", isto não é digno.

A realidade é que Francisco Rodrigues dos Santos poderia ter tomado uma atitude digna, que na minha opinião passaria por pedir a imediata demissão do cargo de vogal do Conselho Directivo do Sporting, mal ficou definido que seria candidato a deputado da nação. E até concedo que no limite suspendesse a sua condição de órgão social do Sporting, desde que dissesse claramente aos sócios do Sporting que em caso de eleição para deputado pediria demissão do seu cargo no Conselho Directivo do Sporting. Mas nem isso este senhor fez.

Aqui o nosso jotinha não teve o mínimo de respeito pelo Sporting e pelos Sportinguistas, misturando política e futebol de forma inequívoca, chamando até para o seio do clube os seus amigos "jotinhas", como vimos em cima. A falta de dignidade faz com que se chegue ao dia da votação sem que este artista tenha sequer dado uma palavra aos Sportinguistas sobre esta matéria. E eu bem que esperei até ao limite possível para publicar este artigo. Mais seria impossível.

Perante a total falta de dignidade, de transparência e respeito pelos sócios do Sporting, em no mínimo dos mínimos, tomar posição antes do acto eleitoral sobre se continuará ou não como órgão social do Sporting, só me resta questionar agora o "Chicão" sobre se vai querer finalmente cumprir com o "Ao futebol o que é do futebol à política o que está reservado à política." ou se vamos continuar neste circo de promiscuidades entre a política e o futebol?

Para fechar, dizer também que ao trazer aqui o percurso político de Frederico Varandas, pretendi demonstrar que até mesmo nos cargos de menos relevância política - como é o caso de membro da Assembleia de Freguesia - é muito complicado traçar um linha que delimite a compatibilidade de funções e a promiscuidade existente entre agentes. Se assim é para um mero membro de uma assembleia de freguesia, o que dizer de alguém que quer ser deputado da nação!?

Enquanto andam em campanha, os núcleos são abandonados


Termino com um notícia que só pode deixar qualquer Sportinguista chocado face a total falta de valores dos actuais responsáveis do clube.

Link (aqui)

Esta publicação foi publicado na página oficial do núcleo do Sporting de Figueira de Castelo Rodrigo na passada quinta-feira. Núcleo que ontem comemorou o seu  25º aniversário e que nesse mesmo dia inaugurou uma nova sede. Os dirigentes deste núcleo pediram apenas ao Sporting a presença e apoio de dirigentes e algum atleta ao núcleo. Nem uma coisa, nem outra porque "ah e tal é muito longe". Apesar de tudo parece-me que não é tão longe como o Canada ou os EUA. 

Bem, a realidade é que o evento foi completamente ignorado pelo Sporting e pelos seus responsáveis. Ficam todos os Sportinguistas a aguardar explicações do senhor Francisco Rodrigues do Santos, máximo responsável pelos núcleos do Sporting. Pode ser que quando ele acabar de brincar à política tenha tempo para o Sporting. Aproveite a declaração e tome a atitude mais digna e peça a demissão. 

Pois é, meus caros Sportinguistas, é triste, mas a realidade é que enquanto os "jotinhas" andam em campanha, os núcleos do Sporting ficam ao abandono. É este o amor e o compromisso desta gente ao Sporting. 


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

21 comentários:

  1. É o que temos. Compadrio e mais compadrio.

    ResponderEliminar
  2. E mais uma vez um brilhante trabalho de investigação do MC...
    Pena é que os acéfalos do costume continuem a justificar o apoio a trastes destes com frase ilustres de "o Clube é que importa..." ou "o SCP não tem culpa... Temos de apoiar..."
    Triste realidade esta, onde uma corja de chulos sequestrou o Clube...

    ResponderEliminar
  3. Nojo de este monte de esterco da cartilha do expulso mostrar símbolos do Sporting...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nojo temos todos de quem te fez e fez uma bela bosta

      Eliminar
    2. A mim enoja-me mais a cartilha dos que explusam. E esses também, quando lhes dá jeito, se abanicam com o símbolo do Sporting. Blhérc.

      Eliminar
    3. A verdade incomoda-te? Esterco por esterco, olha-te ao espelho e vê se tens vergonha, pois a verdade é a honra dos homens, sem cartilhas e sem encomendas, sem corrermos o risco de fazermos figuras tristes como a tua.

      Eliminar
    4. Como alguém disse, tu também és oligofrénico mas nem por isso te desculpo.

      Eliminar
  4. O guru do "Chicão" deve ser o irrevogável "nunca serei político" e "se um amigo me convidar para a política, deixo de ser amigo dele".

    https://www.youtube.com/watch?v=NVoRM3WcNRo

    https://www.youtube.com/watch?v=fzTKs6Nxmdo

    ResponderEliminar
  5. Brilhante Mister! Brilhante, partilhem o máximo possível sportinguistas!

    ResponderEliminar
  6. Excelente artigo, mais uma vez, sempre em defesa do Sporting e contra todos os que o desrespeitam.
    Força Mister!

    ResponderEliminar
  7. Mister, conhece alguém "bacteriologicamente" puro?

    Eu não, a sério que não conheço. Mas sempre lhe digo que é, de longe, a mistura política/desporto, do que a mistura construção civil/desporto, pois a construção quase sempre traz a política a reboque.
    Qualquer dia até a vida privada é chamada na avaliação de candidatos a Presidente do SCP.

    Para além do mais, seja na política, seja no desporto, futebol incluído, seja em qualquer ramo de actividade, encontramos muita gente honesta, íntegra, ficando por saber se algum passaria pelo seu crivo.
    Não digo que me estou nas tintas para o Varandas, porque é o Presidente do meu Clube - respeito-o
    por isso e, confesso, não me interessam absolutamente nada as suas opções políticas, amizades pessoais. O que quero e como sócio exijo, é que seja sério com o Clube e o governe de forma íntegra.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre a passar uma esponja pela "porcaria", como se uma Instituição de Utilidade Pública, fosse uma coisa de privados, em que se podem misturar amizades, negócios, politica, cargos, "benesses" e tudo o mais.
      Claro que o desprezo pelo Núcleo de Figueira de Castelo Rodrigo não lhe diz nada, nem as viagens injustificadas à conta do clube, por "jotinhas" da treta não lhe causam impressão. No seu afã em defender a sua dama, torna-se ridículo. Respeitar a Instituição, não é sinónimo de aceitar tudo e querer "branquear", a qualquer custo, a realidade, reduzindo-a a uma interrogação sem sentido.

      Eliminar
  8. Viva o "sócio" não pagante!!!
    Promiscuidade pura. O que não conseguem nas urnas, mamam no nosso clube.
    1 voto nas legislativas vale 3€ para partidos, quanto valerá para estes marmelos no SCP.
    Hienas na savana...

    Continuo a defender 1 sócio 1 voto no SCP! Acabava com estas vergonhas e responsabilizava os sócios e suas decisões.


    ResponderEliminar
  9. Enquanto uns andam de PM e Min das Finanças no camarote, nós ficamos com estes betos moribundos.

    Oh Sporting!!!...

    ResponderEliminar
  10. AAAAAAHHHHHHHHHHHHHH!!! Este é que é o "Chicão"! Muita forte!

    ResponderEliminar
  11. Agora que o CDS quase desapareceu, arrisca-mo-nos a levar com o Chicão a tempo inteiro. Mas também não há problema, é só mais um, entre tantos, para nos chular.

    ResponderEliminar