quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Onde está o Chicão?


Onde está Francisco Rodrigues dos Santos? Onde está o "nosso" querido "Chicão"? Alguém sabe? Sinceramente, começo a ficar seriamente preocupado com o desaparecimento do rapaz. É que já lá vão 11 dias desde a última aparição e até agora nada.

Para perceberem a minha preocupação com o membro do Conselho Directivo do Sporting é melhor começarem por este post (aqui). Parece-me importante que leiam este primeiro post antes te avançarem para o resto deste post.

De "Chicão" a "Chico fininho"


Como se sabe, o nosso "Chicão" foi nº2 pelas listas do CDS no distrito do Porto, nas legislativas do passado dia 6 de Outubro. No final do dia, as suas aspirações políticas levaram um grande revés ao não ter sido eleito deputado. Uma estrondosa derrota do seu partido, que no distrito em causa foi apenas a 6ª força política, tendo até sido ultrapassado pelo PAN.

Uma "maça sumarenta"


Link da notícia (aqui)
Mas "Chicão", mesmo na hora em que nas urnas se tornou num "Chico fininho", aspira sempre a mais. No dia seguinte ao acto eleitoral, em balanço à dolorosa derrota sofrida, eis que reaparece como "maça sumarenta" para atacar a liderança do partido. Desde esse dia, anda desaparecido.

"Onde está o Chicão?"


"Onde está o Chicão?". Esta terá sido uma interrogação que muitos sócios do Sporting terão feito na última assembleia geral do Sporting, realizada no passado dia 10 de Outubro. Uma pergunta que tem toda a razão de ser pois Francisco Rodrigues dos Santos falta à chamada precisamente numa altura em que os Sportinguistas tinham tantas coisas interessantes para o questionar. A começar pelo facto de ter continuado em funções no Sporting enquanto decorria a campanha eleitoral (já sabia desde Abril que estaria nas listas do CDS ao parlamento) e a acabar na transformação do departamento de núcleos no Sporting num espécie do Largo do Caldas para "jotinhas".

Eu recordo que este é o mesmo rapaz que em Maio de 2018 dizia: "Não misturo emoções. Desde o momento em que a política tomou conta de boa parte da minha vida pública, decidi-me pelo recato na expressão da pulsão clubística. Ao futebol o que é do futebol à política o que está reservado à política.". Portanto, parece-me que havia por aqui muito para responder ao Sportinguistas, nomeadamente o que terá mudado de lá para cá. Por que será que o rapaz que não misturava política com futebol, o passou a fazer?

Tenho de confessar que não fico surpreendido por ter faltado à chamada para dar esclarecimentos aos sócios no local próprio. É coerente com a má índole que tem mostrado ter ao longo de todo este tempo em que tem misturado "futebol e política". A minha dúvida está apenas relacionada sobre se o facto de ter decidido faltar à AG do Sporting está relacionada com covardia ou se com medo de alguma perda política numa fase em que se apresenta como "maça sumarenta" à liderança do CDS. Se calhar as duas opções até estão certas.


Chicão - O André Ventura do Sporting 


Não sei se as pessoas repararam, mas se transformássemos as eleições legislativas num derby entre Sporting e Benfica verificaríamos que os cartilheiros do Benfica venceriam o conselho directivo do Sporting por dois "golos" sem resposta. É que Telmo Correia e André Ventura foram eleitos deputados enquanto que o "Chicão" ficou "curto". E que fique claro que este campeonato da promiscuidade entre o futebol e a política é uma competição que nem sequer quero ver o Sporting participar, quanto mais ganhar.

Link notícia (aqui)

Mas o mais engraçado no meio disto é que há alguns benfiquistas que também não querem ver o clube a jogar neste "campeonato". Esta semana ficou até marcada pela carta aberta de um grupo de sócios "notáveis" benfiquistas - assim foram apresentados os senhores - onde expressaram o seu descontentamento pelo aproveitamento e utilização do Benfica por parte de André Ventura.

Ou seja, pelas bandas do estádio da Luz há benfiquistas indignados com a utilização do Benfica por parte de André Ventura para obter ganhos políticos. André Ventura que não é funcionário ou membro dos órgãos sociais do Benfica. É um mero cartilheiro. Do outro lado da segunda circular temos o nosso "Chicão", membro do conselho directivo com a responsabilidade dos núcleos (mais me ajuda quanto à incompatibilidade) que vai a eleições legislativas sem sequer suspender o cargo no Sporting. Posto isto, digam-me vocês em qual destes casos está a maior incompatibilidade entre desporto e política?

Será que é hoje?


Para terminar, dizer que hoje há reunião do conselho nacional do CDS. Uma espécie de Assembleia Geral. Do género da que o nosso querido "Chicão" faltou na última quinta-feira no pavilhão João Rocha. Confesso que tenho alguma expectativa para perceber se tem mais consideração pelos militantes do CDS do que a que teve pelos sócios do Sporting, ao ter faltado à última AG.

Contudo, até posso aceitar a sua ausência do Pavilhão João Rocha se, à semelhança de Pedro Santana Lopes nos anos 90, estiver a preparar-se para lançar a sua candidatura à liderança do partido, devendo assim abandonar imediatamente a Direcção do Sporting. Se assim não for, tem de vir imediatamente a terreiro dar explicações aos Sportinguistas. É preciso colocar um ponto final entre esta promiscuidade entre o mundo do futebol e o mundo da política. Como diz o nosso "Chicão": "Ao futebol o que é do futebol à política o que está reservado à política."


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

7 comentários:

  1. Ora, aqui está um tema pertinente e que diz muito aos sportinguistas.

    Eu já não durmo há vários dias.

    Mas onde raio pára o Chicão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente tens razão, boys/carreiristas como o Chicão interessam pouco ou mesmo nada quer aos sportinguistas em especial, quer aos portugueses no geral até porque os resultados eleitorais vão tratar de o devolver ao merecido esquecimento e insignificancia.

      E já que o tema não te interessa, podias sempre ter abordado outro mais... 'interessante'. Que tal assim uma derrota contra uma equipa da terceira divisão? Mas tu pela pinta deves ser daqueles que ficaram o resto da noite em extase com aquele requinte à saida do estádio. Um presidente que tem um motorista-mordomo para lhe despir a gabardine, é realmente de outra extraccao.


      Eliminar
  2. acerca do jogo com o alverca lembrei-me disto

    alguém disse um dia: "quem contesta o trabalho desta direção ou não percebe nada de futebol ou é intelectualmente desoneste"

    e acrescento, quem contesta este trabalho também devem são minorias de brunecos, portanto todos os milhares de adeptos e sócios insatisfeitos são todos brunecos ou intelectualmente desonestos

    equipa que iniciou o jogou com o alverca já não tinha qualquer jogador contratado pela anterior direção, portanto agora sim este SCP está muito melhor.

    esta equipa de futebol - sem ideias, inofensivo, medroso, amorfo, cada um tenta resolver as coisas sem uma táctica, alguns fogem da bola, sem garra, sem ambição, desesperados

    argumento de alguns: a culpa é do bruno e agora não há dinheiro para contratar jogadores.
    Mas espera com esta nova direção já se gastaram 32M a contratar jogadores, por isso esse argumento já não cola ...
    Mas espera o orçamento do Alverca é substancialmente inferior ao do SCP por isso não se pode resumir o insucesso a uma questão de dinheiro ...


    as falácias:
    o scouting do SCP era uma porcaria (é o que se vê 32M gastos e nem um que se aproveite)
    a formação está mal (a formação não é nem nunca foi um problema, o problema é o desaproveitamento e não darem oportunidades a jogadores com potencial)

    só é pena que muitos demorem tanto tempo a perceber as evidências ou se recusam a aceitá-las como uma pré-época desastrosa com zero vitórias

    ResponderEliminar
  3. Sempre foi uma grande incógnita para mim, por que razão se atribuia ao Chicos o privilégio da esperteza.Porque não Carlos, Josés, Albetos ? Mas não, Chicos Espertos. Que todos os outros me perdoem, mas este...

    ResponderEliminar
  4. A tão grunhedo a tentar ganhar na secretaria o que perderam justamente em campo? Lolololololololol

    ResponderEliminar
  5. Fiquei a pensar nisto:

    Jordão faleceu no dia a seguir ao jogo miserável em Alverca.
    Será que viu o jogo? Será que a exibição lhe afectou a saúde?
    ...

    ResponderEliminar
  6. qual o problema da formação?

    -> Demiral precioso no empate da Turquia contra França

    -> Domingos Duarte e o seu Granada em 3º à frente do At. Madrid de J. Félix

    -> Daniel Bragança emprestado Estoril eleito médio do mês

    -> Matheus a fazer sucesso em Inglaterra

    ...

    ResponderEliminar