terça-feira, 22 de outubro de 2019

Varandices


Depois da humilhação em Alverca tem ocorrido uma série de episódios surreais, que merecem ser baptizados por "Varandices". Vamos a elas.

A uma quinta-feira?



O nível de bazófia dos actuais dirigentes do Sporting chegou ao ponto de se dizerem coisas como esta: "Sabemos que nos próximos anos iremos esmagar todos os recordes relacionados com a marca Sporting". Declaração de Miguel Cal, administrador da Sporting SAD no célebre artigo de opinião sobre a venda de cerveja nos estádios e sobre a necessidade de o Sporting passar a jogar a dias e a melhores horários.

Ora, nesse artigo foi prometido aos Sportinguistas que os horários e os dias dos jogos do Sporting iriam melhorar para benefício dos nossos sócios e adeptos. Só que como se tem visto, nada disso tem acontecido. E eu pergunto aos nossos doutos dirigentes e à fantástica estrutura de futebol o porquê de termos aceite antecipar o jogo da Taça de Portugal para uma quinta-feira, quando apenas jogamos na quinta-feira seguinte?

Para que as pessoas tenham uma melhor noção desta vergonha, importa dizer que o Alverca-Sporting foi o único jogo desta eliminatória da Taça a ser realizado na quinta-feira (17). No dia seguinte (sexta-feira) jogou apenas o Benfica e no sábado e domingo os restantes jogos da eliminatória da Taça de Portugal. Isto quando o Benfica joga já na próxima quarta-feira e Porto e Sporting jogam apenas na próxima quinta-feira. Ora, a haver alguma antecipação de jogo até deveria ser para o Benfica que é a primeira equipa portuguesa a entrar em campo nas competições europeias.

Da bazófia até à realidade ficam os números. Dos 12 jogos realizados pelo Sporting esta época, apenas um foi realizado num dia em que no dia seguinte não seria "dia de trabalho" para a maior parte dos Sportinguistas (Sporting-Rio Ave num sábado). Todos os outros 11 jogos foram realizados nos seguintes dias: Domingo (5), Quinta-feira (3), Segunda-feira (2) e Quarta-feira (1). Isto é que é defender o Sporting e os Sportinguistas, não é? Mas tenho de concordar com o Miguel Cal. Se ao menos vendessem cerveja nos estádios, sempre ajudava os Sportinguistas a beberem para esquecer que são liderados por um bando de amadores cheios de bazófia.


Mais um recorde para Varandas


Mas de facto, há que dar o mérito ao vaticínio de Miguel Cal relativo a baterem todos os recordes. Eu até já perdi a conta aos recordes negativos que têm sido acumulados pela administração presidida pelo Presidente Frederico Varandas. O doutor conseguiu mais um em Alverca. Pela 2ª vez nos 113 anos de história do Sporting, perdemos um jogo oficial contra uma equipa de uma 3ª divisão. Tínhamos perdido com o Tirsense em 1948/1949 por 2-1 na Taça de Portugal. Passados 70 anos voltamos a perder um jogo oficial contra uma equipa do terceiro escalão. 


Mas ainda há mais informação relevante. Se contabilizarmos também as partidas não oficiais verificamos que em 113 anos de história só por três ocasiões perdemos com equipas de 3ª divisão, duas delas com Frederico Varandas na Presidência. Recordar que em Julho passado perdemos uma partida de pré-época contra uma equipa da 3ª divisão da Suiça. Um bando de amadores que dão pelo nome de FC Rapperswil-Jona. De facto, Frederico Varandas é um mestre a bater recordes.

Jogar para aquecer


Em Agosto fomos atropelados pelo Benfica na disputa pelo primeiro título da época. Foram 5 secos que ditaram a pior final de sempre dos 113 anos de história do Sporting. Lá se foi a Supertaça. Em Setembro ficamos fora da luta pelo título. Estamos a 8 pontos da liderança e a 7 de Benfica e Porto. Também em Setembro colocamo-nos praticamente fora da Taça da Liga. Temos de vencer os 2 jogos em disputa e esperar que o Rio Ave escorregue frente ao Gil Vicente. Por fim temos a Liga Europa, mas será que alguém acredita que uma equipa que nem ao Alverca ganha, irá disputar a Liga Europa até ao fim?

Portanto, é hora de um reality check para muitos Sportinguistas. Meus caros, vamos andar o ano todo a jogar para aquecer. É esta a dura realidade que nos está a ser proporcionada por uma equipa directiva absolutamente incompetente. 

Um 11 "Made in Varandas"


Dos 11 atletas que entraram em campo em Alverca, 9 foram contratações de Frederico Varandas, sendo que os outros 2 são jogadores da formação: Max e Miguel Luís. Talvez agora os Sportinguistas percebam melhor o porquê de o quadro com os custos relacionados com a compra e venda de jogadores continuar por divulgar como já abordei (aqui).

Não ganhamos a ninguém, mas o Excel está um luxo



"Reduzimos a massa salarial e, parece-me, não reduzimos a competitividade do plantel profissional. Os rivais perderam alguns dos melhores jogadores e o Sporting manteve o seu melhor e reforçou a equipa." Esta afirmação tem um mês, caros Sportinguistas. Da bazófia a uma realidade, à vista de todos em apenas um mês.

Bem, mas há que ver as coisas pelo lado positivo. Eu já estou a imaginar o Excel de Francisco Salgado Zenha todo a verde com as poupanças em deslocações e estadias que iríamos ter caso seguíssemos em frente na Taça de Portugal.

Uma casa a arder



Então não era com esta direcção que o Sporting passaria a ser um clube que "sabe estar", liderado por "gente de bem"? Admite-se que nenhum jogador do clube tenha dado a cara na hora da derrota? Onde estão os capitães de equipa?


Por falar em atletas...


Jornal Record 20-10-2019
Continua a limpeza nas modalidades do Sporting, especialmente naquelas que não são modalidades de pavilhão. Em tempo oportuno também avisei para esta matéria mostrando-me contra o Orçamento apresentado aos sócios (aqui). Mas, como sempre, os sócios são soberanos e decidiram em consciência. Aceitaram cortar 2,3M de euros nas modalidades mesmo acrescentando o Basquetebol. Cortes que vêm na sequência de 6 exercícios consecutivos de lucros no clube, com lucros totais acumulados na casa dos 17 milhões de euros.

Dignidade, histerismo ou cobardia?


Não é o Presidente Varandas que diz que "há três formas de lidar com a derrota: com dignidade, a versão histérica e a cobarde". Vejam o vídeo seguinte e digam-me em qual destas categorias se enquadra a reacção do Presidente Varandas?


Bem, a parte da histeria parece-me que podemos retira-la da equação. Sobram a dignidade ou a cobardia. Há alguma dignidade nesta declaração? Um líder que começa a sua declaração aos Sportinguistas a dizer que "não há muito a dizer". Isto é para rir? 

Depois disse simplesmente isto: "Não há a mínima desculpa. Tamos envergonhades e este grupo tem que reagir. É a obrigação. Tem que reagir. Tá!? Muito boa noite". E foi isto. Uma declaração de 10 segundos sem direito a perguntas dos jornalistas. Ou seja, a culpa é do grupo. Tudo o resto está impecável. E eu a pensar que já tínhamos ficado envergonhados com a pior pré-época em 50 anos, com a maior derrota de sempre numa final, com a pior série de jogos sem vencer da história do Sporting, com duas derrotas contra equipas da 3ª divisão no espaço de três meses ou com as 6 derrotas que já levamos esta época em apenas 12 jogos. Só depois de tudo isto é que Frederico Varandas chegou ao ponto da vergonha. Vergonha têm os Sportinguistas de terem um bando de incompetentes à frente dos destinos do clube.  

Uma atitude de homem


Independentemente do teor das declarações, não posso deixar de dar uma palavra de apreço para o Silas, que face às limitações regulamentares que o impedem de falar na Flash e em CI, veio ao exterior do estádio dar a cara e responder a todas as perguntas dos jornalistas. Quando deveria ter uma estrutura a vir a terreiro dar o peito às balas em defesa do treinador, teve de ser o próprio a dar a cara pela derrota. 

#SilasOut


O jornal de propaganda da direcção do Sporting já encontrou o bode expiatório. Ainda está para nascer o dia em que este pasquim dará uma medalha de lata a Frederico Varandas.


O reaparecimento do "Chicão"



Na noite em que o SCP foi humilhado em Alverca, Francisco Rodrigues dos Santos, carinhosamente tratado por "Chicão", reaparece no Cons. Nacional do CDS disponibilizando-se para a liderança do partido. Diz o rapaz que "não abandona o partido e não foge". Isto depois de ter fugido à última AG do Sporting onde teria uma série de explicações a prestar aos sócios. Questões como a incompatibilidade de funções entre o cargo que ocupa no conselho directivo do SCP com a de deputado (cargo ao qual concorreu e perdeu), mas sobretudo pelo facto de transformado o departamento de sócios do Sporting numa filial da Juventude Popular.

Que ao menos tenha a decência de pedir imediatamente a sua demissão do conselho directivo do Sporting. Mais informação sobre esta matéria (aqui) e (aqui).

"Tripla punição"


Como se tudo isto não fosse suficientemente mau, a direcção do Sporting decidiu ir mais longe e contestar na secretaria a vitória justíssima que o Alverca conquistou em campo. E aqui não me interpretem mal. Defendo que os regulamentos devem ser cumpridos - e até me parece que foram - mas há outras coisas que vão para além dos regulamentos. Nomeadamente, a dignidade.

Eu até aceitaria sem problemas alguns uma queixa do Sporting nesta matéria, desde que a mesma fosse feita no momento certo. E aqui até haviam dois momentos para a fazer. O primeiro desses momentos teria de ser obviamente na reunião preparatória da partida que ocorre entre os delegados das equipas, as forças de segurança, bombeiros e a equipa de arbitragem. Nesse momento são entregues as listas de convocados das equipas e restantes informações relevantes. Se o Sporting achava que o adversário estaria a usar um atleta que estava impedido de o fazer só tinha de apresentar a queixa neste momento. Era um gesto de respeito e de cortesia para com o adversário que até poderia retirar nesse momento o atleta da ficha de jogo morrendo o assunto por ali. Não foi isto que o Sporting fez.

Depois havia ainda uma segunda hipótese que passava por efectuar o protesto ao 4º árbitro logo após a bola ter começado a rolar e com o atleta em causa na equipa titular, para garantir a tal pretensa ilegalidade do adversário. Qualquer um destes dois momentos seria encarado por mim como um protesto digno. Antes de se saber o resultado e não depois da humilhação sofrida em campo.

Meus caros, o Sporting é um dos maiores clubes da Europa e do Mundo, tendo uma estrutura gigante e muitíssimo bem remunerada. Uma estrutura que supostamente deveria ser competente, mas que claramente não o é. E o responsável tem rosto e nome: Beto, team-manager do Sporting e responsável directo pela equipa.

E agora eu pergunto? Quando a equipa andou a preparar o jogo com o Alverca não estudaram o adversário? Não viram que o Luan (atleta em causa) era um dos titulares habituais do Alverca e que tinha sido expulso na última partida do Campeonato Nacional de Seniores? Quando prepararam o jogo e analisaram o adversário contavam com a utilização desse atleta por parte do adversário ou não? Se contavam com a não utilização do atleta, como é possível que não tenham feito um protesto formal de imediato quando viram o atleta a ser inscrito na ficha de jogo pelo Alverca? Enfim, cada um tirará as conclusões devidas.

Para concluir, dizer apenas que perdemos em campo, vamos perder na secretaria e já perdemos na dignidade ao levar um clube da terceira divisão para uma batalha na disciplina desportiva. O que vale é que o "Sporting já não é motivo de chacota".



Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

12 comentários:

  1. Concordo com este post exceto na parte dos horários dos jogos. Nesse caso o clube nada pode fazer, pois as TVs mandam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errado. Tem de haver concordância entre os clubes e o operador para o dia e hora dos jogos. Neste caso o poder dos clubes é reforçado uma vez que o jogo foi antecipado quando por defeito deveria ter sido realizado no fds.

      Eliminar
    2. Eu não me referia ao jogo da Taça, mas no geral. As TVs conseguem impôr os seus horários devido aos contratos que têm. E o SCP como joga na Liga Europa à 5ª feira não tem muitas hipóteses de horários que não seja no Domingo à noite ou 2ª feira a não ser que seja numa semama em que não haja Liga Europa.

      Eliminar
    3. A influência dos jogos da Liga Europa só se fez sentir por uma vez. Depois do jogo na Holanda em que jogamos a uma segunda-feira em Alvalade contra o Famalicão. O outro jogo da Liga Europa, contra o Linz em casa foi seguido da paragem nas competições. O jogo seguinte a esse foi precisamente o jogo com o Alverca.

      Portanto, só se pode usar essa desculpa para um jogo.

      Eliminar
    4. São tão tristes os varandistas que ainda por cima de ignorantes não passam.

      Eliminar
  2. Mister concordo em absoluto, mas o problema não é da Juve Leo dos Brunistas?
    E eu a pensar que o problema do Sporting seria esse..
    Conclusão Vagandas é zero rodeado de pessoas incompetentes.

    ResponderEliminar
  3. vamos a factos que é o que interessa:

    1 - A conquista da última Taça de Portugal deveu-se ao desempenho de toda a equipa mas especialmente de alguns jogadores fundamentais como Rafinha, Bas Dost, Bruno Fernandes, Mathieu e Renan. Importante referir isto: são jogadores contratados pelas anteriores direções de BdC e SC.

    2 - Ora Rafinha e Bas Dost foram vendidos pela direção de FV e comprados outros. Nota-se a ausência destes jogadores fundamentais. O jogo miserável em Alverca - onde iniciaram o jogo só jogadores da nova direção de FV e 2 da formação - é a prova que nenhum dos jogadores contratados pela nova direção (32M€) conseguiu (ainda) mostrar ser uma mais valia para a equipa.

    3 - Agora que algumas jóias da anterior direção foram vendidas no início da época começa a ficar a nú, através dos resultados com equipas da 3ª divisão, o insucesso na política de contratações. Dos 32M gastos não se vê um único que consiga mostrar ser uma mais valia clara para a equipa. Não se percebe o total desacerto principalmente para quem atacou o scouting do clube da anterior direção durante a campanha.

    4 - As ZERO vitórias na pré-época foi um sinal de alarme de que algo vai mal no plantel.
    Pior ainda: Bruno Fernandes, que tem sido o "abono de família", vai ser vendido para o ano e isso será uma ausência de peso. Se esta época está a ser um desastre total para o ano será pior com a saída de BF. Se o scouting de FV não conseguiu até agora suprimir as ausência de Rafinha e Dost também não será de esperar que consigam substituto para BF. Zero preocupação.

    5 - O insucesso desportivo não se resume a falta de dinheiro. A equipa do Alverca, que eliminou o SCP sem espinhas, tem um orçamento substancialmente inferior, o que prova que o problema do futebol sénior não é dinheiro.

    Curioso que o grande Jordão tenha falecido no dia a seguir ao pesadelo de Alverca. O ex-craque já estava doente mas fico a pensar se terá visto o jogo deprimente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gudelj também foi importante na época passada, apesar de não ser um craque.

      Eliminar
  4. Isso do horarios e o seguinte primeiro estao os jogos da premier league so quando esses acabarem e que se podem por os jogos da liga portuguesa na sporttv
    e em relacao ao Silas ele nao tem culpa de so ter acuna,mathieu(ja ta a ficar velho),fernandes,vieto e bolasie(esforcado) tudo o resto dos jogadores sao muito fracos

    ResponderEliminar
  5. Se fosse um homenzinho marcava eleições para Maio de 2020, de modo a que possíveis candidatos se fossem preparando.

    ResponderEliminar
  6. No meio de tanto desnorte e asneirada, há um episódio que, para mim, diz tudo sobre esta direcção: a questão dos aumentos salariais dos administradores.
    Uma vergonha de todo o tamanho, mas a melhor prova que esta gente é MENTIROSA e INCOMPETENTE. Mentirosa porque esta proposta faz cair definitivamente por terra o argumento de que “não há dinheiro” e “há que cortar nos salários”… Incompetente porque é preciso ser um verdadeiro cêpo para (independentemente da sua justiça) propôr aumentos salariais dias depois de apresentar um Relatório e Contas com prejuízos e numa fase de péssimos resultados desportivos!
    Ah, e vale a pena lembrar que esta proposta foi aprovada (apenas) com os votos do Clube, através do seu representante, sem consultar os sócios. Respeitar e valorizar os sócios, disseram eles…

    ResponderEliminar
  7. a formação do SCP está tão mal (como dizem comentadores experts na matéria e outros que vão na cantiga) que o clube rival quer contratar Ruben Semedo, um produto da formação de ... cof cof Alcochete

    então mas afinal o Bas Dost queria acabar carreira em Alvalade?

    teresa teresa teresa

    ResponderEliminar