terça-feira, 29 de outubro de 2019

Festa rija!


De expressões bélicas como "guerra civil" ou "terrorismo", o Sporting passou nas últimas horas a um estado de festa rija, que na minha visão é absolutamente incompreensível e serve de exemplo para a mediocridade instalada no seio do clube. Vamos por partes:

Wendel dá início às festividades


Os Sportinguistas estranharam a ausência de Wendel da convocatória de Silas para o jogo com o Vitória de Guimarães. No final da partida, o técnico leonino foi muito claro quanto à não convocação do atleta.


Silas foi directo ao assunto, dando a cara pela decisão e mostrando que o clube e a equipa sobrepõe-se sempre às individualidades. É isto que os Sportinguistas querem. Existem regras e condutas próprias para atletas que jogam num clube como o nosso e quem não as respeitar tem de ser punido em conformidade.

Em relação a estas matérias considero que é preferível manter o problema entre portas não dando espaço para a imprensa, adeptos e concorrência cavalgarem no assunto. Contudo, neste momento Silas não se pode dar ao luxo de não o fazer. É um treinador com pouco currículo, com pouco tempo de trabalho e com uma liderança muito "fresca" num clube grande. Tem de se impor e aproveitar estes momentos para mostrar para dentro e para fora quem manda. Silas tem essa personalidade e capacidade para o fazer e esteve muito bem.

E esteve muito bem, também por outra questão. O treinador leonino nunca entrou em qualquer pormenor sobre o comportamento que o jogador teve. É um problema disciplinar e não é necessário entrar em pormenores sobre o sucedido. O jogador será castigado - ficou de fora da convocatória e treinará agora com os sub-23 - e só lhe resta uma opção: "atinar" definitivamente.

Por "atinar", refiro-me a tornar-se num profissional que respeite o clube, os colegas e a profissão. É isso que Wendel tem de fazer. E se não o fizer, a solução não pode passar pela saída do atleta, como hoje surge em toda a imprensa. É engraçado que os astros parecem alinhados para a saída do jogador já em Janeiro. As notícias apontam a vontade do Sporting em vender o atleta, a vontade do jogador de sair do clube e a habitual vontade dos empresários em transferirem os jogadores para facturarem mais uns "cobres".

Que o Wendel e o seu empresário pensem na saída como melhor opção, acho normal. O que já não acho normal é o Sporting considerar sequer essa opção. Um clube como o Sporting não pode ceder às vontades e desvarios dos jogadores. Se Wendel não tem comportamentos dignos, tem de ser punido por eles e procurar a redenção através do trabalho, do profissionalismo e da competência. É este o único caminho que tem de ser mostrado ao jogador e enquanto esse caminho não for percorrido, o atleta não pode sair do Sporting. Não há cá saídas fáceis por empréstimo nem vendas. Ou muda o seu comportamento tornando-se um elemento válido para o grupo ou então "apodrece" nos sub-23.

É que se assim não for, não faltarão jogadores a cometerem atitudes erradas para forçarem a saída ao desbarato. No caso de Wendel falamos já do 5º caso de indisciplina. Começou com um atraso na pré-época de 18/19, depois um atraso no regresso de uma viagem ao Brasil, uma viagem a Itália para ver o Juventus-Ajax sem autorização do Sporting, o gravíssimo caso de conduzir sem carta e por fim o episódio ocorrido no noite da passada sexta-feira, onde segundo a imprensa, terá chegado a um restaurante para jantar às 23H00 tendo só saído do mesmo já na madrugada de sábado, com treino na manhã desse dia e na véspera de um jogo. Ou seja, são já cinco casos envolvendo o atleta que com tudo isto se desvaloriza no mercado e não corresponde às exigências do Sporting. Termino com a mesma ideia. Das duas, uma: ou "atina" ou então apodrece nos sub-23 até ao final do contrato como forma de exemplo para todos os outros.


Para a próxima levem auscultadores


Para dar seguimento à festa iniciada por Wendel na madrugada de sexta-feira para sábado, o Sporting decidiu dar um colorido auditivo especial ao final do jogo com o Vitória de Guimarães.


Musica nas alturas para silenciar os sócios do Sporting. Eu aproveito a ocasião para sugerir ao "Doutor Coragem" que na próxima partida em Alvalade apague as luzes e ligue os aspersores da relva virados para as bancadas. 

"Dale Papi"


Da festa de furar os tímpanos dos Sportinguistas no final do jogo, passamos para a festa no balneário do Sporting no final da partida. 


Eu não sei se o Sportinguistas têm a perfeita noção que o Sporting vai jogar para aquecer até ao final da época, razão pela qual me parece melhor fazer uma revisão da matéria dada até ao momento.

Na Supertaça fomos atropelados pelo Benfica por 5-0 na pior final da história do Sporting. Na Taça da Liga estamos com pé e meio fora da competição, dependendo de terceiros para conseguirmos a qualificação para a Final 4. Na Taça de Portugal sofremos a humilhação de sermos eliminados por uma equipa da 3ª divisão dentro e fora do campo contra um bando de amadores. Na Liga Europa temos um dos grupos mais acessíveis de sempre e temos conseguido vitorias caídas do céu contra essas equipas. Perante isto, alguém espera que o Sporting consiga vencer a Liga Europa? Por fim, na Liga estamos em 4º lugar a 5 pontos do Famalicão e a uns incríveis 7 pontos dos nossos dois rivais, sendo que eles já jogaram entre si. Sinceramente, alguém acha que vamos ser campeões perante este cenário?

E isto são apenas os resultados da equipa, porque ainda há que somar a isto as exibições da equipa e toda a instabilidade no clube. Foi perante este cenário que os jogadores do Sporting decidiram fazer uma festa no balneário. Se isto não é sinal de total mediocridade, não sei o que será. 

O convidado de honra


Em qualquer festa rija é fundamental haver um convidado de honra, sendo que o escolhido por Frederico Varandas foi William Carvalho.  


William Carvalho esteve no Sporting mais de metade da sua vida (14 épocas), tendo chegado a capitão de equipa e sendo um dos jogadores mais respeitados do clube. Apesar de tudo isto, decidiu rescindir unilateralmente com o clube que lhe deu tudo, utilizando uma "justa causa" que não existe e que é um mero copy paste das justificações patéticas apresentadas pelos restantes jogadores.

É engraçado que William Carvalho tenha perdido o medo de sair à rua e tenha deixado de acordar a meio da noite com suores frios. Talvez o chorudo ordenado que aufere em Sevilla - fruto da canalhice que fez ao Sporting - lhe tenha permitido fazer um tratamento inovador para curar essas maleitas. Quem sabe até se não foi o "Doutor Coragem Varandas" que lhe aplicou esse tratamento inovador.

A rescisão unilateral levou o Sporting a vender o jogador por uma verdadeira bagatela em mais um negócio ruinoso de Sousa Cintra. Falamos de um jogador que foi vendido por 16M com 4M por objectivos, sendo que destes extras apenas considero como sendo realizável 500 mil euros, caso o jogador seja convocado para o Euro 2020.

Se os órgãos sociais do Sporting fossem dignos, ao invés de formularem convites para os camarotes de Alvalade, já teriam tomado medidas contra os atletas que rescindiram contrato com o clube. A começar pelo Conselho Fiscal e Disciplinar que já deveria ter aberto um processo disciplinar com vista à expulsão de sócios de todos aqueles que rescindiram contrato com o Sporting. Haverá acto mais lesivo do que rescindir de forma unilateral - usando argumentos mentirosos - para colocar em causa o futuro de clube? Se isto não dá expulsão de sócio, não sei o que dará. Quanto a esta matéria, se o CFeD não tomar medidas, talvez esteja na hora de os Sportinguistas fazerem as respectivas participações disciplinares.

Por parte do Conselho Directivo e da administração da SAD o que se pede é que defendam a honra do clube e dos seus associados. William Carvalho cuspiu no prato onde comeu durante todos estes anos, assim como cuspiu na cara de todos os Sportinguistas. Ver o conselho directivo e a administração da SAD validar estes comportamento com convites VIP e palmadinhas nas costas é uma desonra e um acto indigno para com os Sportinguistas.

Esta atitudes são de uma completa falta de respeito pelo Sporting. Mesmo do ponto de vista interno é um sinal terrível que se está a passar aos jogadores que decidiram manter-se fieis ao clube, assim como para os jovens que estão a sair da Academia. O que o Sporting está a dizer é que o jogadores podem cometer um acto de extrema gravidade para com o clube que apesar disso, serão sempre bem-vindos em Alvalade. 

Nada de novo vindo da administração que achou por bem recuperar um sujeito da estirpe de Tiago Ilori ou que decidiu forrar as paredes da Academia do Sporting com imagens de Rui Patrício como sendo um sujeito que "liderou pelo exemplo". E de facto, liderou. Foi Rui Patrício que liderou o processo de rescisões de contrato com o Sporting. 



Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

15 comentários:

  1. Um clube feito em pedaços, totalmente desprovido de dignidade.
    É isto que temos, e pouca letra...

    ResponderEliminar
  2. Já percebeste que ninguém te liga, não já?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se ninguém lhe liga, o que vens aqui fazer?

      Eliminar
    2. Ele considera-se ninguem.... deixa-o que na sua insignificância está ele bem.

      Eliminar
  3. Estas atitudes presentes adensam as suspeitas de um passado recente. Sr doutor, mostre que tem caracter, marque eleições para Maio de 2020.

    ResponderEliminar
  4. Sinto-me envergonhado, desrespeitado, traído por esta gente sem princípios.
    É de facto um clube sem dignidade, este Sporting.
    Estão a conseguir a pouco e pouco matar o meu amor e sentimento de pertença ao Clube.

    ResponderEliminar
  5. Quase totalmente de acordo. Não concordo com a crítica aos festejos no balneário e a "cantoria" do Jesé… Caramba, então quando ganham não podem festejar no balneário!? Até porque o Jesé está a fazer um esforço de adaptação visível (está nitidamente em melhor forma do quando chegou) e marcou um golo. Acho grave é alguém filmar o interior do balneário e as imagens aparecerem na cmtv. É este o tipo de falta de blindagem que ninguém entende como não é punido severamente!

    ResponderEliminar
  6. pobre Sporting, o que eras e o que te tornaste...

    ResponderEliminar
  7. Ganda Mister, sempre a malhar no Super Pateta e na sua entourage. SL

    ResponderEliminar
  8. Muito bem mister! Sempre atento :)

    ResponderEliminar
  9. Aos poucos, o clube vai se afundando e perdendo protagonismo no desporto nacional.Mas parece me que quase ninguém se importa com isso. É preciso é chamar de Brunistas ( ou pior) a todos aqueles que não se revêem numa direção incompetente. Tadinho do Sporting, foste enorme e vais acabar na trampa
    .

    ResponderEliminar
  10. Custa-me dizer isto, mas no Sporting de Varandas o crime compensa. Por mim todos esses bandalhos, quer os que desertaram, quer os que voltaram, eram todos corridos e nunca mais lhes seria permitida a entrada em qualquer instalaçao co Clube. Ao contrario ainda sao convidados para os camarotes. Esta gente nao tem vergonha nenhuma na puta da cara. Se na pior das hipoteses esta Direçao continuasse, alguns depois de ja ninguem os querer, ainda haviam de voltar para garantir uma boa reforma. Puta que pariu isto tudo.

    ResponderEliminar
  11. Sem duvida. Isto e a GOLPADA no seu explendor.

    ResponderEliminar