segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

O Pavilhão João Rocha está pago?


No passado sábado, o Jornal Record publicou uma notícia "bombástica" sobre o Pavilhão João Rocha. 

A notícia



Portanto, o Sporting terá de responder na justiça por três processos relacionados com a construção do Pavilhão João Rocha, num valor próximo de 5M. Duas acções no valor total de cerca de 580 mil euros, interpostas pela Ferreira Build Power e uma terceira interposta pela Camacho & Nunes no valor de cerca 4,2M. 

"Trabalhos extra"!?


Portanto, a Ferreira Build Power tem os tais 2 processos contra o Sporting no valor de 580 mil euros e ao mesmo tempo transmitiu para a Camacho & Nunes uma alegada dívida de 4,2 Milhões de euros por "trabalhos extra". Ora, importa aqui dizer que a construção do Pavilhão João Rocha foi feita no regime de "chave na mão", logo é impossível terem existido "trabalhos extra", quanto mais 4,2 Milhões em extras. 

Vamos recordar o comunicado do Sporting de 9 de Maio de 2015:

Cliquem na imagem para aumentar
Infelizmente, o comunicado já não está disponível no site do Sporting, mas consegui recuperar o conteúdo que coloco em cima na integra. 

Para o assunto em causa interessa o ponto 7 e 8, que passo a transcrever: 

"7 – Tal informação, levou a que de imediato, no mesmo dia 7 de Maio, em reunião extraordinária a Direção do Sporting Clube de Portugal tenha decidido por unanimidade:a) Dar procedimento à indicação da adjudicação da empreitada ao segundo concorrente Ferreira Build Power pelo valor global de 7.496.000,00€ no regime de preço global - chave na mão e incluindo todas as alterações propostas ao projeto que constituem uma clara mais valia;
8 – No dia 8 de Maio de 2015, foi assinado o contrato com a empresa Ferreira Build Power no Estádio José Alvalade tendo ficado estabelecida a apresentação pública do projeto aos Sócios do Sporting Clube de Portugal na Assembleia Geral do dia 28 de Junho de 2015."

Na AG de 28 de Junho os sócios aprovaram o acordo. Portanto, não há aqui espaço para "trabalhos extra" de mais de 4M de euros quando falamos de uma obra em "regime de preço global - chave na mão".

Ou seja, estes senhores querem que o tribunal acredite que num pavilhão construído em "regime de chave na mão" com um custo de 7,5M, ainda existam 4,2M em "trabalhos extra". Mas alguém come isto? Há! Os sempre prestáveis senhores da Camacho & Nunes.

Outra vez a Camacho & Nunes? 


Os Sportinguistas atentos a estas matérias devem conhecer bem o nome da Camacho & Nunes, uma empresa de recuperação de créditos. Falamos da mesma empresa que há cerca de um ano pediu a insolvência da SAD do Sporting, depois de terem adquirido uma alegada dívida do clube a uma empresa de apoio aos espectadores. A direcção de Godinho Lopes entendeu que o Sporting não tinha nada a pagar, assim como a direcção de Bruno de Carvalho. A realidade é que esse crédito da treta foi comprado pela Camacho & Nunes e fez parangonas no Correio da Manhã. Curiosamente, a acção com o pedido de insolvência deu entrada nos tribunais na segunda-feira seguinte à AG que legitimou Bruno de Carvalho como presidente do Sporting com cerca de 90% dos votos. 

Capa do Correio da Manhã

Um processo de insolvência da treta que acabou em Novembro passado quando os jornais deram conta que a Camacho & Nunes reconheceu "que a SAD leonina não tinha qualquer dívida". Nessa altura, fonte do Sporting disse aos jornais que a SAD não procedeu a nenhum pagamento à Camacho & Nunes. Nesse sentido, e uma vez que a empresa reconheceu que não tinha direito a estes montantes, o Sporting também deixou cair o processo de litigância de má fé e de responsabilidade civil por pedido infundado, interposto pela direcção de Bruno de Carvalho em Março deste ano. Podem saber tudo sobre esta processo (aqui)

A primeira vaga do ataque


A 12 de Dezembro do ano passado, o Correio da Manhã voltou à carga contra o Sporting. Vejamos: 


Como podem verificar, a construtora tentou numa primeira fase o "arresto da contas da SAD para garantir o pagamento de mais de quatro milhões e meio de euros". Hoje, conseguimos perceber que não lhes foi dada razão, até porque transmitiram os tais 4,2M deste bolo para a Camacho & Nunes. Se os senhores da Ferreira Build Power estivessem seguros que iriam vencer o processo não faziam a passagem da "dívida" para a Camacho & Nunes. 

Relativamente a esta matéria, importa ainda dizer que a Ferreira Build Power apresentou queixas-crime contra Bruno de Carvalho e restantes membros do seu Conselho directivo, mas também contra o actual presidente Frederico Varandas e contra os seus "vices" Salgado Zenha e Filipe Osório Castro. 

A tal garantia bancária


Relativamente a essa matéria, também já tinha saído uma notícia no jornal Record que dava conta do motivo pelo qual a garantia bancária foi executada pelo Sporting. Aqui fica:

Jornal Record 12.12.2018
Portanto, o Sporting teve de executar a garantia por forma a concluir parte da empreitada que não foi concluída pela Ferreira Build Power.

Concluindo


A Ferreira Build Power interpôs então dois processos. Um no valor de cerca de 375 mil euros, que se trata da tal garantia bancária que o Sporting teve de executar, por forma a concluir parte da empreitada que não foi concluída pela Ferreira Build Power. E o outro processo pelos 205 mil euros que se refere a facturas não liquidadas pelo Sporting. Facturas que a direcção de Bruno de Carvalho, a comissão de gestão e a nova direcção de Frederico Varandas se recusaram a pagar. E recusaram-se a pagar porque a Ferreira Build Power não concluiu a empreitada. Perante isto, parece-me que o Sporting faz muito bem em não pagar e avançar para os tribunais, até para se chegar a um acordo sobre quem deve a quem, uma vez que a empresa não cumpriu com o estipulado contratualmente. E já nem vou entrar no prazo de entrega da obra que também não foi cumprido. 

Já todos percebemos que numa obra em regime de "chave na mão" no valor de 7,5M não podem existir "trabalhos extra" de 4,2M (a não ser que se tenha trocado um marcador electrónico normal por um marcador electrónico revestido a ouro). Isto mesmo fica claro quando a própria construtora cede o crédito à Camacho & Nunes. Se estavam tão convictos que tinham razão nos "trabalhos extra" porque cederam este crédito e ficaram com os outros dois? 

E aqui é muito curioso que tenha sido a mesma empresa que no passado tinha pedido a insolvência do Sporting a ficar também com este processo. Como vimos em cima, o pedido de insolvência acabou com a Camacho & Nunes a assumir que não tinham razão. E aqui choca-me que perante este pedido vergonhoso de insolvência, que tanta tinta fez correr sem que existisse o mínimo de validade, a administração da SAD tenha deixado cair o processo de litigância de má fé e de responsabilidade civil por pedido infundado, interposto pela direcção de Bruno de Carvalho em Março de 2018. É um acto de gestão vergonhoso que agora cai na cara da administração da SAD. Os senhores da Camacho & Nunes brincaram com o Sporting e não foram "abatidos" e voltaram agora à carga com mais uma brincadeira. Só que agora meteram-se com o Sporting (clube) e aqui os sócios podem claramente dizer o que querem em sede de AG. Veremos até onde vai a paciência dos Sportinguistas. 

Para fechar, dizer que é muito triste que o Sporting tenha um conselho directivo que perante estas graves acusações não emita de imediato um comunicado a esclarecer os Sportinguistas. Onde está a resposta oficial à questão que dá título a este post? Esta falta de transparência e de defesa do Sporting e dos Sportinguistas é uma vergonha que não podemos aceitar. Infelizmente, é um comportamento reiterado desta direcção que teima em não mudar, até ao dia...

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

21 comentários:

  1. Opá, deixa lá essa gente continuar a usar o chavão "Paguem o Pavilhão!" e "E o Cashball?" e outros que mais.

    Se na capa do CM há algo contra o Sporting eles ficam todos alegres.
    Há uma sobre o Benfica e é tudo uma caVala.

    E é isto todas as semanas!....
    E tanto que passa por entre os pingos da chuva....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que houve (espero bem ser passado... Oh Varandas) muitos Presidentes q davam ouvidos a este tipo de Cócó nauseabundo. Aliás não davam ouvidos a absolutamente mais nada, como por exemplo as Escumalhas das Comissões q qualquer porcaria de NÃO ASSUNTO, lá iam eles a correr para a CMTV!..

      Aparacia um Bacalhau à Brás a dizer que por 15 milhões o Acuña era bem vendido... e até vendiam por 13 para parecer bem... aparecia um vigarista imundo dos "empurrõezinhos" a dizer que o Sporting lhe devia 4,2 milhões, e até davam 5 em acordo com DESCULPAS, para parecer bem e magnânimo... e talvez mais se pudessem dizer que a culpa é dum Presidente anterior...

      Eliminar
  2. Tudo se resolvia portanto com mais um post no facebook...não aprenderam nada

    ResponderEliminar
  3. Bastava o teu guia espiritual voltar ao FB e fazer um post sobre o assunto e ficava tudo resolvido... ou então não!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Caro Mister,
    O BdC adora estas manchetes, agora vai iniciar novo circo. O Octávio machado já afiou a língua.
    Uma coisa é certa, tudo o que de bom e mau se passou nos mandatos de BdC o grande responsável tem um nome, chama-se BdC, o iluminado que julgava ser um deus.

    O Octávio estava desejoso que bdC inicia-se o lavar de roupa suja e agora o Sporting que se aguente.

    Tivemos maus presidentes, BdC foi um presidente em quem confiei e se fosse uma pessoa equilibrada tinha competências necessárias para levar o clube a bom porto. Infelizmente o seu ego exacerbado, o deslumbramento e provavelmente com ajuda de alguns produtos proibidos levou-o a loucura. Como foi possível enganar tanta gente, prejudicar tanto so clube depois de ter feito uma gestão meritória.
    Aquela observação do Octávio de levar a filha pré-adoloscente para os jogos no estrangeiro e deixa-la só no hotel ou na companhia dos jogadores não lembra a ninguém.
    BdC de um inicio prometodor com boa gestão acabou num péssimo presidente. Neste momento está no rol dos maus presidentes... o homem que dizia que aturava o maior filha da puta desde que fosse útil ao Sporting, que chavão mais demagógico e olhe que ainda acreditei, afinal este chavão deve ser corrigido para o seguinte... Qualquer filho da puta que me faça frente, tentarei arruiná-lo e o Sporting que se foda... Esta foi a realidade... Por isso, preferia jogar com a equipa B, afundando o clube, só para satisfazer o seu ego...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. comentário completamente nogento jose com letra pequena e sem acento falar da filha dos outros é façil guarda lá as tuas e já agora guarda lá o teu homem pois tens uma certa fixação na pessoa provavelmente gostarias que ele enfiasse a tripa para dentro,perfeito javardo é o que és insinuar aqui neste post que o homem é drogado se fosse comigo havia de te comer a guita toda falares da minha familia porco, caralho até te comia vivo.

      Eliminar
    2. Pá Zé!.. ninguém quer saber do Octávio, da filha de quem quer que seja, e o diabo a sete...

      SE o CONTEÚDO é da peça que vem no Rascord... até estou bem desapontado, o compadrio, os conluios, os favores e facilitamentos, os prémios para ganhar ou perder, compras de BANCADAS INTEIRAS, a famigerada mala... FALTANDO AS CONTRATAÇÕES DE JOGADORES DE EQUIPAS, na véspera de jogos com ESSAS equipas...

      Isso o pessoal mais atento já está "Grego" de saber, estes e outros blogues davam para escrever "enciclopédias"... em vez de telenovelas de gajos q comem muito Cócó de JORNALIXEIRADA IMUNDA e depois vem regugitar para aqui, para parecer muito despeitado...

      Basta olhar bem para o jogo dos 10-0, em q a Morsa Sebosa Guerra, craque do Damaense, poderia perfeitamente alinhar pelo Nacional, pois mais "pino" ou menos pino não iria fazer diferença nenhuma... A FAMOSA "ESTRUTURA", esteve, já e ainda vai estar em efectividade por mais tempo (reverso da medalha depois são os 5-0 com equipas como o Basileia).

      Eliminar
    3. BDC fez o que tinha de fazer,defendeu os sócios perante o que se estava a passar no balneário do SCP.
      Desde que BDC anunciou que o SCP ia comprar a parte da Holdimo na SAD começaram se a passar coisas estranhas,não só em termos de comunicação social(cofina) mas também no rendimento de alguns jogadores.
      BDC foi eleito pelos sócios e foi como seu representante que deu um murro na mesa.
      Não ver isso é não ver o óbvio.BDC viu que a época estava perdida com aquele grupo.
      Mas os adeptos não viram o mesmo que BDC e deciram atraiçoar o seu lider perante o mundo todo quando batia palmas ás voltas olimpicas dos atletas,chamando inclusivé cabrão ao seu representante.
      No final BDC tinha razão e os adeptos viram o que BDC já sabia.Que aqueles atletas iriam atraiçoar o SCP no momento mais decisivo e que apenas se importavam com as suas carreiras e promessas de empresários.
      No final,esses mercenárias ficaram com as vitimas e BDC como o papão.

      SL

      Eliminar
    4. Ó José, só dizes merda.
      Já não bastava ter que aguentar com a corja de energúmenos que agora frequenta a Sporting TV, tenho também que levar contigo.
      Posso dizer-te, que o Sporting sem o Bruno de Carvalho, é uma valente merda.
      Só não deixo de ser sócio, porque não quero faltar com o respeito ao meu pai.
      Fica lá com a tua retórica de 5 tostões, e podes cagar no clube que tens.
      És como um burro.




      Eliminar
    5. Nem vale a pena responder-te porque todos vêm que tu não és do Sporting, quanto mais teres votado no BdC.
      A verdade é que todos viram o que se passou com o clube. Nem nos piores momentos do anterior Presidente o clube este tão mau quanto agora.

      Podes voltar para a cova donde vieste.... fdp porco gil!

      Eliminar
    6. Esperem para os próximos capítulos e o BdC será ainda maior para as vossas cabecinhas.
      Se alguém duvida que votei no BdC então vou repetir, votei sempre no BdC, acreditem se quiserem, inclusive na famosa assembleia de Fev de 2018. O fim do meu apoio, foi precisamente nessa assembleia, quando no discurso de encerramento em vez de assumir um discurso agregador, toca a disparar em todos os sentidos, até o Marco Silva que já estava enterrado, foi desenterrado, pergunto: o que é que o SCP ganhou com aquele discurso depois ter recebido mais de 90% de apoio dos sócios? Ganhou desagregação, divisões e foi o início do fim do BdC. Aí acordei do sonho...
      A partir daí foi só merda que fez, todo o balanço positivo do seu mandato, foi apagado...

      Caro Tito Loureiro:
      Falei da filha, face as notícias que surgiram na cmtv pela vóz do Octávio Machado e a minha opinião continua a ser a mesma, jamais deixava as minhas filhas quando tinham a idade da filha do BdC num Hotel sozinha, isto é a minha opinião baseada na educação que recebi, mas cada qual sabe de si, há muitos pais que até vendem os filhos...

      Sobre a droga, meu caro eu só consigo desculpar parte de algumas atitudes, comportamento, dos graves danos que causou o Sporting se de facto BdC tenha se metido no caminho da droga porque uma pessoa normal, jamais poderia fazer o que fez. Em seis meses estoirou o nosso clube (nosso clube, caso ainda sejam do SCP).
      Quanto a sua preocupação centra-se na falta de alguma pontuação ou de algumas palavras escritas em minúsculas, está tudo dito… fique bem.

      Caro Balakov, BdC nunca defendeu os sócios, defendeu sim e sempre o seu egocentrismo, o SCP ficava sempre para segundo plano. Os sócios e adeptos nunca atraiçoaram o seu presidente, este é que atraiçoou os superiores interesses do clube. Por várias vezes que os adeptos, sócios alertaram que não estavam a gostar do rumo dos acontecimentos a partir da assembleia, o que fez BdC? Cagou nos sócios esta é a verdade dos factos… Borrifou-se para os grades apoiantes que ajudaram a conquistar a presidência, borrifou-se para toda a gente e o resultado foi o que sabemos, o SCP voltou novamente a estaca zero.
      Caro Romao Casais, quando tiver algo de concreto a pronunciar escreva, falar em blá, blá não acrescenta nada ao debate, fique bem…

      Eliminar
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    9. José, então queres algo de concreto!
      Pois bem, o que posso eu dizer a um sportinguista que não sabe distinguir uma verdade de uma falácia?
      Qualquer pessoa instruída, sabia que o Sporting, com Bruno de Carvalho, era um Clube extremamente perigoso, porque ele sabe cativar as pessoas, todos o tinham como um homem de confiança, um lider que incita nas massas uma enorme força de perseverança.
      O Sporting estava em uma linha ascendente, de tal modo extravagante, que fez tremer as estruturas de um sistema corrupto, muito complexo, montado pelo Benfica.
      Esse sistema perverso, com o total apoio da comunicação social, infestada de benfiquistas, tinha que ser mantido a todo o custo, e desde muito cedo ficou patente que a única forma de manter as aparências, seria elaborar uma campanha de desinformação para esconder do público o real objetivo dos Leões, liderado por um homem que de forma nenhuma se deixa manipular.
      O que sempre foi escondido do grande publico, e dos sportinguistas, foi o facto de o Sporting, desde a sua origem em 1906, ser o Clube com o maior potencial. Os motivos que sustentam esta afirmação, são variados e não cabe referir aqui, pois é muito difícil esconder o fascínio por um legado proveniente da nobreza e com a aprovação de D. Carlos I, Rei de Portugal.
      Foi então que, ao fim de muitos anos, e depois de orgulhosas conquistas, todo esse património foi incutido nos sócios de uma forma efetiva e infalível, o Sporting vivia agora o seu sonho de grandeza, o sonho de José Alvalade, Alfredo Holtreman e Francisco Stromp.
      Uma onda verde crescia poderosamente a os sportinguistas, agora orgulhosos, tinham consciência da realidade: a maior potencia desportiva nacional, um Clube magnífico que tornará às glórias do passado.
      Um homem que tem o mesmo espírito e suporta as mesmas convicções dos fundadores do Sporting, não apenas tinha que ser varrido para sempre, como transformado em um malfeitor, usurpador de um reino que somente existia no imaginário dos antepassados.
      Para mim o Sporting representa a genialidade, a grandeza e sabedoria de homens íntegros, leais e honestos, que nunca traíram as suas convicções. O poder de persuasão de Bruno de Carvalho, a sua audácia e confiança era de tal modo avassalador, que foi necessário recorrer a táticas de subversão para literalmente varrerem com ele.
      O Sporting muito rapidamente se tornou em um Clube temível, para os adversários, e apaixonante para os adeptos, o regresso do hóquei a vitórias nacionais e internacionais, a volta gloriosa do atletismo, com títulos europeus de prestígio, o futebol feminino que é a imagem perfeita na nossa supremacia, e muitos outros títulos de modalidades históricas, como o andebol, o voleibol, o ténis de mesa, a natação, a ginástica...
      A construção de um pavilhão, uma obra de excelência à dimensão do Sporting.
      Tudo foi possível graças à dedicação e persistência de um homem com convicções inabaláveis, um verdadeiro sportinguista com visão leonina, muito além do esperado, somente comparável ao legado dos 5 violinos. Enfim, um génio sem igual.

      Eliminar
    10. Disseste tudo o que eu penso! BRAVO!!

      Eliminar
    11. AINDA DÂO RESPOSTA A MERDA ELE SABE LÀ O OU QUEM É O BDC.

      Eliminar
  6. deve ser mentira, já que nenhum benfiquista tem dívidas à banca
    e o que vem escrito na lista dos grandes devedores à banca?
    também deve ser mentira

    ResponderEliminar
  7. Porque é que a direcção diria algo para defender o Sporting sobre isto? É bom para eles que isso fique no ar, aliás, eu até penso ser suspeito que possam ter algo a ver com esta notícia tão a forma que beneficia o actual CD...

    ResponderEliminar
  8. e a capa do CM de hoje?
    está a escapar a todos

    ResponderEliminar