segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A maior potência desportiva nacional


Quatro de Fevereiro de 2018 ficará para sempre marcado na história do nosso clube como um dos dias mais felizes do clube. Ontem, o Sporting conquistou a Taça dos campeões europeus em corta-mato em masculinos e femininos em prova realizada em Mira. 

O vídeo das provas 



Com a conquista destes dois títulos europeus, o palmarés do Sporting fica agora recheado com uns impressionantes 27 títulos internacionais em 4 modalidades distintas: Atletismo, Andebol, Futebol e Hóquei em Patins.

Os 27 títulos internacionais


Gostaria de deixar algumas notas interessantes:

- O quadro anterior mostra-nos os títulos internacionais conquistados pelo Sporting e os presidentes responsáveis por essas conquistas. João Rocha é o presidente com mais títulos europeus conquistados pelo (12 títulos). De seguida segue Sousa Cintra com 6 títulos e a fechar o pódio está Bruno de Carvalho com 5 títulos.

- Bruno de Carvalho é o único presidente a ter conquistado títulos em 3 modalidades distintas: andebol, hóquei em patins e atletismo.

- Nas quase duas décadas do período conhecido com "Roquetismo" o Sporting conquistou 2 títulos europeus. Em 5 anos de presidência de Bruno de Carvalho o Sporting conquistou 5 títulos internacionais. 

- Está foi a quinta ocasião em que o Sporting conseguiu conquistar mais do que um título internacional num ano: 1977,1981,1984, 1991 e 2018. E ainda estamos no início do ano...

A maior potência desportiva nacional


O Sporting é de longe o clube português com mais títulos internacionais. Em termos internacionais continuamos no 3º lugar dos clubes com mais títulos só atrás de Real Madrid e Barcelona.

E não vamos ficar por aqui...


Esta época o Sporting ainda está a lutar pela conquista de mais títulos internacionais. A Liga Europa de Futebol, a Uefa Futsal Cup onde já estamos nas quatro melhores equipas, a Liga dos campeões de Ténis de Mesa onde se disputa neste momento os quartos de final, a Liga dos Campeões de hóquei em Patins onde o Sporting se encontra em boa condição para avançar para os quartos de final e no atletismo ainda temos a taça dos clubes campeões europeus em pista, onde também temos excelentes hipóteses de revalidar o título conquistado em 2016.

As condições para conquistarmos mais títulos internacionais estão criadas, sendo que dentro deles se inclui o pavilhão João Rocha que pode ter um papel decisivo. Seria excelente chegarmos ao final do ano ultrapassando a fasquia das três dezenas de títulos internacionais. Eu acredito!


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

12 comentários:

  1. Nem mais !
    Infelizmente andamos a dar tiros nos próprios pés a discutir questões menores.
    Aqui temos de dar mérito à voz da oposição (não pode ser assim tão pequena) que está a conseguir saber dirigir os adeptos do nosso clube para o que lhe interessa.

    ResponderEliminar
  2. E uma palavra sobre o jogo do Estoril?

    ResponderEliminar
  3. Realmente....na ressaca de uma derrota vergonhosa contra uma equipa que,não lhe negando qualidade nem merecimento pela vitória,lutava e inda luta para não descer,vir para aqui enaltecer as conquistas o corta-mato é de pôr um sorriso amarelo em todos...até porque tenho mais do que a certeza de que 99,9% dos sportinguistas,durante e após o jogo,nem se lembraram desse feito...apoiar sim,sempre mas criticar também é preciso...

    ResponderEliminar
  4. há um clube que se chama futbol club porto e outro sporting club portugal

    - um tem o nome de um desporto o outro o nome de todos desportos
    - um tem um nome de uma região outro o nome do país

    giro não?

    espero que exibam as taças atletismo no relvado de Alvalade no próximo jogo para mostrar a determinada comunicação social

    SCP, a maior potência nacional com 27 títulos europeus e a 3ª potência europeia. sim porque o SCP não é só futebol

    agora falando do jogo estoril: com ou sem rachas jogámos sem medo, apesar derrota

    já há meses que falava no problema da ausência de dost e a dependência da equipa. montero e dumbia não são substitutos. falta a referência do pinheiro na frente. agora os defesas adversários vão jogar à vontadinha? a saída de gelson fez-se sentir.

    não percebo porque JJ dispensou um ou outro ponta de lança de 2ª (spalvis, leonardo, dala) que agora dava jeito. também não percebo porque se contrata weldon e depois não joga.

    e porque razão dispensou tobias? fica com 3 centrais de raíz, curto para o resto do campeonato. erros de palmatória de JJ

    ResponderEliminar
  5. Tem toda a razão mas não vale tudo, muito menos tomarem-nos por lorpas. Quanto à ameaça onde iria arranjar melhor emprego com a possibilidade de mais tarde bem empregar filhos e netos

    ResponderEliminar
  6. Comentários?
    Para quê?
    Basta saber ler os quadros acima.
    Só não vê, quem não quiser ver.
    Mas ainda há dessa "raça"!

    ResponderEliminar
  7. «- Está foi a terceira ocasião em que o Sporting conseguiu conquistar mais do que um título internacional num ano: 1981,1991 e 2018. E ainda estamos no início do ano...»

    1977, 1984 e 1985 também...

    ResponderEliminar
  8. «Com estas conquistas o Sporting passou a ter mais títulos internacionais do que os títulos de Porto e Benfica somados. O Sporting conta com 27 e os rivais juntos conseguem 26 títulos.»

    Deve haver algum lapso... os azuis têm 15 (7 futebol, 7 hóquei, 1 bilhar)... os do outro lado 13 (2 futebol, 1 futsal, 1 triatlo, 9 hóquei)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só em Hóquei temos 11 títulos, não 9, e no total 26 títulos.

      Eliminar
    2. Curioso este meu comentário ter sido publicado e o outro não.

      Eliminar
  9. olá,
    então e o do goalball do ano passado, n conta? n é reconhecido oficialmente?

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente se a ideia é engrandecer o Sporting C.P. conseguiram precisamente o contrário. Como portista, o Sporting C.P merece o meu respeito e é de facto um clube importante no que toca às modalidades. Agora andar a colocar-se em bicos dos pés e contabilizar títulos de uma modalidade, com todo respeito, que se pratica no desporto escolar e de que ninguém passa cartão nem aqui nem na China é revelador de uma mente muito pequena e tacanha ou então de um complexo de inferioridade crónico. Um europeu de corta mato, e mais uma vez com todo o respeito pela modalidade, no fundo não acrescenta nada demais ao clube. Ganharam muitos títulos de corta-mato, ok parabéns. Mas agora comparar isso com uma Liga dos Campeões, atendendo à dimensão mediática e financeira que tem e ao prestígio que traz, creio que já é forçar um pouco a coisa, não acham? Não há mal nenhum em festejar os títulos que o Sporting ganha sejam eles de futebol, andebol, corta-mato, sueca ou matrecos mas sejamos sérios quando queremos comparar determinadas modalidades... Cumps.

    ResponderEliminar