Enquanto clubes históricos do nosso futebol definham, mergulhados em crises financeiras brutais, com infraestruturas degradadas, salários em atraso e impedidos de inscrever jogadores, Pedro Proença e a sua entourage decidiram brindar o futebol português com uma nova sede da Liga Portugal. Um edifício faraónico de 18 milhões de euros, erguido às custas de um futebol profissional que, fora dos 3 principais palcos do tugão, sobrevive à míngua, abandonado por quem o deveria proteger.
Na inauguração do edifício, em timing perfeito para abertura da campanha para as eleições da Federação Portuguesa de Futebol, a Liga Portugal divulgou um vídeo de apresentação do edifício que contou com a participação dos Embaixadores da Liga Portugal, designando-o por...
"O homem sonha, a obra nasce"
O título promete e o vídeo cumpre, desde logo com a abertura onde Pedro Proença começa por alinhar com uma precisão cirúrgica a sua Montblanc, a agenda e o telemóvel. Na geometricalidade desta imbecilidade teatralizada, mais tarde reforçada com um jeitinho nos cartões e no apito do museu da Liga (que deveriam estar virado num angulo de 90 graus para um pack de vouchers e fruta variada), pretende-se mostrar um homem meticuloso, um visionário que vê muito além dos embaixadores que têm o privilégio de se sentar à mesa com tão ilustre figura.
Entre o ar de espanto encenado dos que veem neste projeto uma utopia e um Nuno Gomes que se sujeitar ao ridículo de fazer uma piada digna dos "Malucos do Riso", surge o ator secundário que acompanhará Proença ao longo de todo o vídeo. Nada mais, nada menos, do que Paulo Futre, o apóstolo do delírio e da chalupice, o homem do libidium fast e do "vai vir charters todas as semanas com trezentas e quatrocentas pessoas. O Sporting vai ter comissões dos charters, dos hoteis, dos restaurantes, dos museus, etc, etc, etc.". Foi este o escolhido para encarnar o papel da voz do bom senso e da razão. É este o homem que pergunta a Proença: "Você não está a sonhar muito alto?"
A realidade é que o vídeo foi publicado e nenhum clube, jornalista ou personalidade do futebol português se mostrou minimamente incomodado com esta personalização patética de uma obra que não é mais do que uma ode à saloice, na linha do típico empresário português que compra um Mercedes topo de gama, mas que vive de empréstimos à banca, enquanto o seu processo produtivo/comercial continua a ser do século passado.
Se não se importaram com isso, talvez também não se importem com o seguinte:
Os "Embaixadores"
Para quem não sabe, todos os antigos jogadores que participaram neste vídeo são Embaixadores da Liga Portugal, com os respetivos benefícios que advêm desse estatuto.
Curiosamente, grande parte dos Embaixadores da Liga Portugal que participaram neste vídeo de apresentação da nova sede da Liga, acabaram por nas semanas seguintes ter vídeos de apoio seus nas redes sociais oficiais da candidatura de Pedro Proença à liderança da Federação Portuguesa de Futebol.
Só que, coincidência das coincidências, nesses vídeos de apoio à candidatura de Pedro Proença à Federação, os Embaixadores estão todos com a mesma roupa que estavam no vídeo de apresentação da nova sede da Liga, e inclusivamente percebe-se que esses vídeos de testemunho foram feitos dentro da sede da nova Liga.
Podemos todos continuar a assobiar para o lado, mas a realidade é que os vídeos de apoio à candidatura de Proença à Federação foram gravados no dia da gravação do vídeo de apresentação da nova sede da Liga, com recursos técnicos e físicos da Liga, nas instalações da Liga e usando a imagem de Embaixadores da Liga.
Neste sentido, gostaria de perguntar a Pedro Proença, à direção da Liga e sobretudo aos clubes que compõem a Liga Portugal se acham isto bonito. Se são estes os métodos que querem ver replicados na Federação? Muito provavelmente são.
De seguida estão montagens que comprovam isso mesmo (Do lado esquerdo print do vídeo de apresentação da Liga enquanto que do lado direito está o vídeo de apoio à candidatura de Proença à FPF).
![]() |
https://www.facebook.com/reel/953380209583058 |
![]() |
https://www.facebook.com/reel/1147582790261658 |
![]() |
https://www.facebook.com/reel/1302135344119671 |
![]() |
https://www.facebook.com/reel/1152416109784262 |
![]() |
https://www.facebook.com/reel/457801604040079 |
![]() |
https://www.facebook.com/reel/1565337480837007 |
![]() |
https://www.facebook.com/reel/621442473655900 |
![]() |
https://www.facebook.com/reel/1639623503303163 |
![]() |
https://www.facebook.com/reel/1963295067488548 |
A Honra e o empréstimo à Associação de Futebol de Lisboa
![]() |
(Aqui) e (Aqui) |
De Embaixadores da Liga Portugal a membros Comissão de Honra da candidatura de Proença à Federação foi um tirinho, como se pode ver nas duas publicações na página de candidatura. Deste lote de Embaixadores, notar ainda que quatro estão envolvidos na campanha de Rui Rodrigues, conhecido como o senhor da carrinha do apito da Sporttv, que concorre à liderança da Associação de Futebol de Lisboa.
![]() |
https://www.instagram.com/afl_detodosparatodos |
A troika do Apito
Por certo, todos os embaixadores têm futuro assegurado, seja na futura Liga Portugal, que Proença tudo tem feito para entregar de mão beijada a Artur Soares Dias, quer na Associação de Futebol de Lisboa de Rui Rodrigues, que conta com igual apoio e mentoria de Proença.
Em nenhum outro país do mundo, um ex-árbitro alcançou um cargo de destaque fora da esfera da arbitragem. Em Portugal, preparamo-nos para ter três nas três principais instituições futebolísticas nacionais, com a conivência e apoio declarado de Sporting, Benfica e Porto. De facto, vamos ter um futuro brilhante com a liderança destes atores de filmes tão galardoados como o "Apito Dourado", "A fruta de comer", "Vouchers Dourados" ou "Os emails do apito".
Quanto à ProençaTV, tudo indica que avançará a todo o gás na execução de produções tão ou mais brilhantes quanto "O homem sonha, a obra nasce", mas agora no sinal aberto do Canal 11.
Estão prontos, meus queridos?
Sem comentários:
Enviar um comentário