quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Chapa(da) 5


No passado dia 15 de Agosto o Sporting recebeu o Steaua para a primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos Liga dos Campeões. O empate a zero nessa partida foi o rastilho para o início do clima de pré-crise que os rivais e a imprensa alimentaram a toda a força durante dias. 

Quase na "pré-crise"


No final do jogo frente ao Vitória de Setúbal, alguns Sportinguistas vieram a terreiro criticar a equipa, treinador e dirigentes. Alguns desses adeptos até tiveram a coragem de afirmar que o Sporting venceu o jogo graças à equipa de arbitragem: Isto quando todos os árbitros com presença na comunicação social afirmaram cabalmente que a grande penalidade foi bem assinalada e que ainda ficou por assinalar um pontapé de penálti por falta sobre Coates (aqui). Os leões não fizeram uma grande exibição mas criaram oportunidades mais do que suficientes para golear os sadinos. Perante isto, alguns Sportinguistas iniciaram um ambiente de quase "pré-crise".


"Pré crise" após o jogo com o Steaua


Chegamos ao jogo com Steaua e o Sporting fez uma má exibição tendo empatado a partida a zero. Após a partida, o clima de pré-crise ficou implementado em grande parte dos Sportinguistas e durante os dias seguintes ouvi e li pérolas como estas:
- "Piccini não presta. O Schelotto é que era bom."
- "Bryan não está na equipa porquê?"
- "Coentrão está sempre lesionado. Deviamos ter ficado com o Jefferson"
- "Mathieu é muito lento"
- "Beto é que era bom e devia ter ficado."
- "William não joga porque o Sporting quer vendê-lo"
- "Adrien está contrariado"
- "Bruno Fernandes não serve para jogar atrás do Bas Dost
- "Acuna é o Bruno César 2.0"
- "Jorge Jesus não percebe nada disto"
- "O Chico Geraldes é que é bom"
- "O Iuri não joga porquê?"
- "Bruno de Carvalho para a rua"
- "Agora já cantamos músicas do Tony Carreira!? Vergonha!"
- "O Podence fica na bancada?"
- "Jorge Jesus nunca faz nada de jeito na Europa, nem aposta nas competições da UEFA"
- "Futebol previsível"
- "Só contratamos entulho"
- "Bas Dost tem tijolos nos pés"
- "Doumbia é um Djaló com mais força"
- "Doumbia a titular e Bas Dost no banco? Jorge Jesus está louco!"
- "Venha o Paulo Fonseca, Luís Castro ou o Vítor Pereira..."

Estou apenas a citar algumas. 

Havia motivos para pré-crise?


Claro que não! O Sporting tinha vencido os dois primeiros jogos no campeonato e estava completamente dentro da eliminatória com o Steaua. Na primeira época de Jorge Jesus entramos na 2ª jornada com apenas 4 pontos e fomos eliminados da Champions League pelo CSKA. Isso não nos impediu de fazer um excelente campeonato. Assim como na época passada o início brilhante de campeonato com 4 vitórias seguidas não se traduziu num bom campeonato. A verdade é que após o jogo com o Steaua o Sporting liderava o campeonato e tinha tudo em aberto na Champions. 

Mas a crise estava ao virar da esquina. Uma deslocação ao sempre complicado D.Afonso Henriques e a segunda mão do play-off da Champions dava aos "velhos do restelo" oportunidade perfeita para lançarem um clima de crise. 

Chapa 5


- Em Guimarães vimos mais uma vez um Sporting muito forte em termos defensivos com Mathieu a demonstrar toda a sua velocidade e qualidade. No final da época passada o jornal Marca fez um estudo sobre os jogadores mais rápidos do Barcelona e o francês só foi superado pelo Neymar. Em Portugal, dizem os especialistas que o Mathieu é um jogador muito lento. E há Sportinguistas que vão nisto. 

- Vejo Piccini a mostrar qualidade e a melhorar de jogo para jogo dando solidez defensiva e a acompanhar Gelson no ataque. É tremendamente injusta a forma como tem sido tratado pelos Sportinguistas levados na onda da pasquinada. Ainda antes de se ter estreado na equipa principal já era o patinho feio. 

- Olhamos para Fábio Coentrão e vemos um jogador a mostrar qualidade e um comprometimento fantástico com a equipa. Já enfrentou um dos jogadores mais velozes da Liga (Salvador Agra) e um dos extremos mais falados para revelação do ano (Raphinha) e não o vi a ser ultrapassado por nenhum. O que eu tenho visto é uma enorme vontade de ajudar a equipa. As subidas pelo flanco que o tornaram conhecido já estão a dar frutos, com uma assistência para o 2º golo de Bas Dost em Guimarães e com a jogada fantástica de ontem que deu o 5º golo já no final da partida. Se fazer 100 metros aos 86 minutos e oferecer um golo a um companheiro é estar mal fisicamente...

- Os "entendidos" diziam que Bruno Fernandes não poderia jogar no apoio a Bas Dost. Os resultados dos últimos dois jogos são claros. 

- Battaglia fez uma excelente partida em Guimarães e ontem fez o gosto ao pé, mostrando que também tem chegada à área, numa fase em que Petrovic já tinha assumido a posição 6 após a saída de Adrien Silva.

- Acuna, o "Bruno César versão 2.0" como tem vindo a ser apelidado tem feito um trabalho extraordinário em termos defensivo e no ataque os números falam por si: 3 Assistências e 1 golo em 5 partidas. 

- Francisco Geraldes na equipa para quê? Para ficar uma época inteira sem jogar ou jogar muito pouco? Quem é que tiravam da equipa para entrar o Chico?

- É curioso ver alguns jogadores da formação endeusados pelos Sportinguistas enquanto não fazem parte da equipa principal. Assim que lá chegam deixam de contar. Vejam por exemplo o caso de Iuri Medeiros que na sua estreia oficial no campeonato pelo Sporting fez uma assistência para o golo de Adrien em Guimarães.

- Adrien Silva ainda não está na sua melhor forma física, mas tem dado tudo em campo. Veja-se a exibição contra o Setúbal onde deu tudo o que tinha, tendo saido de campo com os "bofes de fora". Irá recuperar a forma e liderar a equipa durante a época.

- A decisão de Jorge Jesus em colocar Doumbia em campo na partida de ontem, mostrou-se ser positiva tendo o costa-marfinense marcado o primeiro golo da partida.

- Custa-me ver Sportinguistas afirmarem que William não está lesionado e que o Sporting está a poupar o jogador para o vender. Afirmar uma barbaridade destas é colocar em causa todo o trabalho da equipa médica do Sporting, o seu profissionalismo e o cumprimento de uma norma deontológica. Relembro apenas que na época passada João Mário e Slimani jogaram antes de sair do Sporting. Se bem se recordam Slimani até saiu do jogo em lágrimas por saber que iria ser transferido. 

O futuro


Depois das duas goleadas tem sido muito interessante ver os "experts" a defenderem a tese de que o Vitória de Guimarães e o Steaua não jogam nada. Os tais adversários designados antes da partida por "muito complicados" e que poderiam deixar o Sporting em crise e até colocar em causa o lugar do Presidente e do treinador em causa, no dia seguinte às partidas tornaram-se fracos. E o que me custa mais é ver Sportinguistas "comerem" isto.

Os Sportinguistas não se podem deixar ir na onda da propaganda lançada pelos rivais. Para quem não sabe, a qualificação do Sporting para a Champions retirou a Benfica e Porto muitos milhares de euros através do Marketpool da Liga milionária.

Curiosamente, após o jogo com o Steaua saíram os castigos do túnel de Alvalade, dos vouchers e do jogo da mala, criando um reboliço em torno do nome do Sporting. Os paineleiros e jornaleiros saíram todos da toca a lançarem ferozes ataques ao Sporting e ao seu presidente e treinador. Artistas como Vítor Serpa ou Rui Santos, só para citar aqueles cuja actuação analisei (aqui).

O repto que lanço aos Sportinguistas é para estarem sempre com a equipa e não entrarem na onda da propaganda dos rivais. O Sporting não tem o melhor plantel do mundo nem o pior. Tem o que a sua capacidade financeira lhe permite ter. Um plantel equilibrado que tem condições para lutar por títulos e para dar bons espectáculos. Um exemplo claro: A compra de Bruno Fernandes é hoje elogiada por toda a gente, mas se calhar custa a perceber a alguns que para darmos mais de 8M pelo Bruno foi preciso vender o Semedo por 14M, uma vez que a Champions não estava assegurada na altura.

Estas duas vitórias fizeram descer o nível de alerta leonino de "pré-crise" para "preparação de pré-crise". Ao primeiro deslize a imprensa/rivais farão um escabeche e será iniciada a fase da pré-crise. É isto que temos ferozmente de combater.

Peço aos Sportinguistas que apoiem esta equipa durante toda a época e no fim faremos contas. No final da época teremos possibilidade de pedir cabeças ou de aplaudir. A critica construtiva é bem vinda em qualquer momento da época. Agora, o que assisti ao longo dos últimos dias onde se colocou tudo em causa sem o mínimo de discernimento e de lógica não é positivo para o clube e muito menos justo. O próprio Presidente já colocou a cabeça no cepo em relação a títulos neste mandato. Perante isto, custa muito apoiarmos os nosso presidente, a nossa equipa técnica e os nossos jogadores? É mais fácil sermos campeões se estivermos ao lado da nossa equipa ou se estivermos constantemente a colocar o trabalho das pessoas em causa?

Nada foi conquistado e a época ainda agora começou. Temos de ir pensando jogo-a-jogo. Encher Alvalade contra o Estoril e conquistar mais 3 pontos. Siga!

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

7 comentários:

  1. Excelente. É isso mesmo, esta bipolaridade é muito tipica e é o que nos lixa frequentemente.

    Devemos apoiar sempre e no final fazer um balanco. Ficar contente com ganhar e lixado depois de perder é normal, mas colocar tudo em causa quando ainda estamos no inicio é que não é saudavel.

    ResponderEliminar
  2. Apesar de não gostar do JJ por todo o seu passado de arrogância e de negociatas com jogadores para recuperar o que perdeu na banca, concordo que temos de apoiar quem lá está. Parabéns pelo excelente trabalho de investigação que tem feito para desmascarar o polvo e a máquina de propaganda lampiónica. Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. Eu concordo com tudo mas as citações que enunciou só podem vir de melancias. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com quase tudo, excepto uma coisa, o JM antes de sair falhou por exemplo o jogo com o Porto.

    ResponderEliminar
  5. A pré crise foi fabricada pelos cartilheiros... Parcial de 10-1!venham mais crises destas.

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns, excelente análise! Subscrevo integralmente!

    ResponderEliminar