quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Escarro


Num momento tão conturbado da vida do Sporting e com tanto assunto para escrever é triste ter de trazer para a análise uma matéria que está fora da agenda mediática do clube, mas face à gravidade do que foi feito, tenho de o fazer. 

O grande campeão


Como sabem, o judoca leonino Jorge Fonseca sagrou-se campeão mundial de Judo na passada sexta-feira. Um feito incrível e único para o Judo português. Para que se perceba melhor a importância deste resultado, importa dizer que a campeoníssima Telma Monteiro nunca conseguiu chegar ao lugar mais alto do pódio num mundial. Este é um feito incrível do atleta do Sporting que fez até com que dois jornais desportivos lhe dessem a manchete, algo que é muito raro. 


Mas o destaque não foi só nos desportivos. Todos os jornais do dia seguinte à conquista deram destaque de capa a este feito. Eu repito, todos. E já para não falar no impacto que esta conquista e a história de vida de Jorge Fonseca tiveram nas televisões com uma série de reportagens sobre o leão. 

Obviamente, Jorge Fonseca era já um nome conhecido na modalidade e no seio do Sporting e dos Sportinguistas, mas esta vitória permitiu-lhe sair do "anonimato" e passar a ser um nome conhecido do grande público. E perante esta onda mediática tão positiva para com um seu atleta, o que é que o jornal do Sporting fez?

Um escarro!



Esta foi a primeira capa do Jornal Sporting após a conquista de Jorge Fonseca. Como podem verificar, não só não foi dada a manchete a Jorge Fonseca, como nem sequer fizeram uma chamada de capa. Isto só tem uma designação possível. É um escarro! 

Os 4 estarolas


Infelizmente, o escarro não se ficou apenas pela capa. No interior do jornal verificamos que a notícia desta conquista foi enfiada lá para uma página no fundo do Jornal, quando deveria ser um dos primeiros temas a abordar. Mas ainda há pior. Nem Rahim Ahamad, nem Tito Arantes Fonte, nem Pedro Almeida Cabral nem Juvenal Carvalho, dedicaram uma única linha a parabenizar Jorge Fonseca pelo seu enorme feito. 


Destes quatro senhores, dois deles têm até responsabilidades acrescidas, uma vez que fazem parte dos órgãos sociais do Sporting, sendo que Rahim Ahamad é até director do jornal e membro do conselho directivo. É absolutamente vergonhoso que não tenha sido dada uma palavra a Jorge Fonseca no editorial desta semana. 

Então e a Daria Bilodid?


Dias antes da vitória de Jorge Fonseca, uma outra atleta do Sporting tinha-se sagrado campeã do mundo da modalidade. Falo de Daria Bilodid que venceu na categoria de (-48 quilos). Vejamos agora a capa seguinte a essa conquista.


Como podem verificar, foi dado destaque de capa, apesar de não ser manchete. E eu aqui até dou de barato que tenha ficado apenas pelo destaque e que não tenha sido manchete, até porque nessa semana o Sporting passou para a liderança da Liga.

Fonseca Vs Bilodid 


Trago esta comparação entre o destaque dado a estes dois atletas que conseguiram ser campeões do mundo, para demonstrar que o caso de Jorge Fonseca é ainda mais relevante. Desde logo, porque a atleta ucraniana tem pouco tempo de casa e nem sequer treina em Alvalade. No fundo é uma atleta "contratada". E que fique bem claro que não tenho nada contra essa política de termos os melhores atletas sob contrato, mesmo que não treinem diariamente no Sporting e que sejam estrangeiros. Agora, por ser uma atleta "contratada" não pode ter destaque superior ao dado a Jorge Fonseca.

Ao contrário de Bilodid, Jorge Fonseca é português e é um filho da casa. Um homem que se formou no Sporting como homem e atleta, sob o comando de Pedro Soares. Um homem que sabe o que é o clube, que o vive todos os dias quando treina em Alvalade e que sempre respeitou o leão rampante. Para quem não sabe, Jorge Fonseca tem 7 campeonatos nacionais conquistados ao serviço do clube e foi o líder da equipa que venceu a Taça dos clubes Campeões europeus. 

Por falar na conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, na altura desta conquista os responsáveis pelo Jornal Sporting fizeram praticamente o mesmo, relevando para segundo plano a conquista histórica do Sporting. Na altura preferiram colocar como manchete uma entrevista ao Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar cuja principal ideia passava por apelar aos Sportinguistas para castigarem Bruno de Carvalho em sede de AG. Podem ler o post sobre o assunto (aqui)


Entrevistas


Já após a conquista de Daria Bilodid ficou visível que o Sporting pouco ou nada relevou o seu feito em termos mediáticos. Nem sequer uma entrevista foi feita à atleta, quanto mais utilizar a excelente imagem da ucraniana para campanhas publicitárias do universo leonino, etc. 

No caso de Jorge Fonseca é ainda mais gritante o completo alheamento do Sporting. Desde que venceu o campeonato do mundo, Jorge Fonseca tem andado num correrio de intervenções públicas nos jornais, nas televisões e até em canais de Youtube. Ainda ontem protagonizou um momento que tem andando a correr as redes sociais quando falou sobre Bruno de Carvalho e o papel que teve nas modalidades do Sporting. 


Da parte do Sporting, nada. Não seria lógico e útil que na edição do Jornal Sporting publicada hoje viesse já uma grande entrevista com o atleta? Não seria lógico que a SportingTV fizesse o mesmo? Não seria lógica uma capa inteira dedicada ao atleta, ao judo e à formação do Sporting? Ou será que são as opiniões pessoais de Jorge Fonseca que ditam estas decisões vergonhosas? É que vejo muita gente com responsabilidade no clube a falar em democracia e em liberdade de expressão e depois os Sportinguistas são brindados com comentadores demitidos por delito de opinião, como aconteceu com Rui Calafate e Samuel Almeida no programa "Pressão Alta" (aqui)

Para fechar


É muito triste verificar a transformação que o Jornal Sporting foi sofrendo ao longo deste último ano. De um jornal que estava "no ponto", passamos para um folhetim de propaganda de terceira categoria que envergonha os Sportinguistas.

Apesar de os jornais terem dado grande destaque a esta conquista de Jorge Fonseca, vários foram os Sportinguistas que se insurgiram contra o facto de a comunicação social pouco ou nada ter relacionado o seu nome com o nome do Sporting. É patético verificar que o Sporting tenha perdido a oportunidade de se associar publicamente ao atleta com uma capa digna do momento criando aqui um marco na história do clube, do jornal e do atleta. Enfim, o Sporting prefere não o fazer, remetendo um feito destes para uma página no fundo do seu jornal.

Todos os limites são ultrapassados quando não se valoriza o feito de um filho da casa que está no Sporting há tanto tempo, que tanto tem dado ao clube e que inclusivamente tem uma história de vida incrível e que deveria servir de exemplo para todos.

Posto isto, só posso terminar de uma forma. Desculpa Jorge, eles não sabem o que fazem!  

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

14 comentários:

  1. Com o estilo de gente que governa o SCPortugal agora, com esta entrevista este gajo está complectamente queimado.

    ResponderEliminar
  2. Por estas e por outras é que deixei de comprar o jornal Sporting de há cerca de um ano a esta parte. E comprava - o semanalmente, não era de vez em quando. É profundamente lamentável o que se está a passar no nosso Clube, a vários níveis.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho dito desde a candidatura do Varandas que este é muito, mas muito pior do que Bruno de Carvalho. E quando alguns apelidam este de ditador, veja-se o que o Varandas faz, como por exemplo no caso do programa Pressão Alta e os tiques que vai demonstrando ao longo deste ano de presidência. Aliás, isso era notório em todas as entrevistas que ele deu e debates. Mas o único, por incrível que pareça, que foi capaz de o topar e de o dizer, foi o Ricciardi, mas como era o Ricciardi, ninguém lhe deu ouvidos. Mas justiça lhe seja feita, porque foi de uma perspicácia enorme.
    Como o Varandas é um doutor (de tigela, já que nem falar sabe, o que me faz questionar muita coisa mesmo... e fico-me por aqui) todo mundo falou bem do homem, ah a e tal é médico, e bla bla bla, mas a prova é que é um ditador dos piores, quiçá fruto da sua formação militar, que, como sabemos, é sempre e sempre será uma formação com base ditatorial, porque é assim que é a formação militar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior que o Bruno de Carvalho seria se o Bruno fosse sequer mau. Mas como foi um dos melhores Presidentes da história do clube, nem faz sentido comparar.
      Seria como dizer que o Cristiano Ronaldo é muito melhor que o jonas.... nem estão ao mesmo nivel.

      Eliminar
  4. Durante décadas assinei o Jornal Sporting. Todas as semanas esperava pacientemente pelo dia em que chegava a casa e o encontrava na minha caixa de correio. Lia tudo, do futebol às modalidades, da primeira à última página, para depois o guardar religiosamente junto com os números anteriores que já somavam algumas centenas.
    Hoje, em vez dum orgão de informação sério e credível, temos um escarro ao serviço desta Direcção de incompetentes cujo único objectivo é, juntamente com a TV do clube, deitar areia para os olhos dos sócios e adeptos mais distraídos.

    ResponderEliminar
  5. Um homem não pode dizer a verdade, pois os senhores que se julgam de uma superioridade moral, acima de qualquer suspeita, não gostam e não esquecem.
    Vamos ver quanto tempo decorre, até este campeão do mundo ser "corrido" do clube, sob um qualquer pretexto, que poderá ser, muito bem, o tão estafado argumento da "contenção de custos" e "emagrecimento das modalidades.
    JORGE FONSECA obrigado por ter dignificado Portugal e o Sporting Clube de Portugal e contribuído para o meu orgulho de sportinguista.

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente não tem sido só o Jornal Sporting que tem caído em descrédito, para ser simpático. Na "nossa" (entre aspas, porque de nossa já tem pouco) televisão tem-se vindo a verificar o mesmo, com uma programação cada vez mais tendenciosa e repetitiva: como exemplo, tentei ver o triste jogo contra o Rio Ave (masoquista, eu sei) uma vez que não vi em direto. Procurei nas gravações, uma vez que era hábito repetir-se os jogos em casa um ou dois dias depois e qual não foi o meu espanto quando encontrei um Sporting - Rio Ave, verifiquei que afinal era o mesmo jogo , mas do ano passado!
    Tem-se vindo a verificar cada vez mais um branqueamento dos eventos negativos para este CD, quer nos nossos orgãos de CS, quer até nos outros, nacionais. É preocupante e o outro é que era o coreano!!!

    ResponderEliminar
  7. Peço desculpa o novo comentário, mas como só vi a entrevista depois de colocar o primeiro, só tenho mais uma coisa a acrescentar: parece-me que este rapaz 1.os tem grandes e no sítio e 2.não vai durar muito mais tempo no Sporting, infelizmente!!

    SL Jorge Fonseca!!!

    ResponderEliminar
  8. ui Ui ui...!!! Jorge...!!! Não sei não...!!!

    Esta entrevista é para ir para o arquivo VIVO... Bem vivo...!!! Daqui a uns tempos (agora/já dava muita manca!!!...) pode ser documento essencial... juridicamente falando...!!!

    ResponderEliminar
  9. Isto é tão grave, o que fizeram a este jovem campeão, que é o mesmo que aconteceu com o grande sportinguista, SENHOR Fernando Correia, Saneado da TV do Sporting, por ter sido apoiante de Bruno Carvalho. Vergonha sportinguista!!!!

    ResponderEliminar
  10. Só quero ressalvar aqui um "pormenor"... Vocês devem ter tido muita sorte, porque eu, à excepção de um noticiário na SIC/cabo já a horas tardias, cansei-me naquele dia da vitória do nosso grande Jorge Fonseca de ouvir a notícia nos meios de comunicação social televisivos sem indicação do clube a que pertence o atleta, mas malhar no órgão social do clube (neste caso com razão!) parece ser mais importante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu não tenho tv cabo e tanto na RTP como na TVI disseram que o atleta era do Sporting.

      Eliminar