quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Indignos


Começam-me a faltar adjectivos não insultuosos para qualificar os actuais órgãos sociais do Sporting e as suas atitudes. O que esta gente está a fazer a Jorge Fonseca, recentemente consagrado como campeão mundial de Judo é absolutamente indigno. 

Indignidade nº1 - Comunicação do Sporting ignora o atleta


Já aqui abordei a questão aquando do momento em que o atleta venceu a competição mundial e nem sequer teve um destaque na capa do jornal Sporting (aqui). O problema é que a indignidade não se ficou por aqui. De lá para cá, o Sporting tem ignorado por completo o seu atleta. Em termos de comunicação, para além de terem metido a notícia da conquista de um título mundial lá bem enterrada na página 22 do jornal do clube, não fizeram mais nada. Nem sequer uma entrevista para a televisão ou jornal, um especial de informação com o combate, ou qualquer outra coisa para festejar e salientar este feito incrível.

Só para perceberem melhor o feito de Jorge Fonseca, dizer que Telma Monteiro, grande referência do judo nacional, nunca conseguiu ganhar um mundial. Mais, ficamos a saber esta semana que Jorge Fonseca subiu à posição nº2 do ranking mundial, tornando-se o melhor português de sempre. Coisa pouca.

Jornal Abola 25/09/2019
Curiosamente, também não houve espaço na edição do Jornal Sporting que saiu hoje para as bancas a dizer que Jorge Fonseca é só o melhor português de sempre no ranking mundial de Judo.

Indignidade nº2 - Órgãos sociais não homenageiam o atleta


Pior do que não existir qualquer iniciativa da comunicação do clube para dar visibilidade ao atleta e ao clube destacando o feito do atleta, só mesmo nem sequer haver reconhecimento oficial pelo que conseguiu para Portugal e para o Sporting. Meus caros, o Sporting nem sequer chamou o atleta para a tradicional volta de honra no intervalo na primeira partida em casa após a conquista. ZERO!

Jornal Ojogo 24-09-2019

Uma partida que ficou marcada pela homenagem da Juventude Leonina ao nosso campeão, como podem ver de seguida. 


Portanto, temos uma claque a fazer o trabalho que deveria estar a ser feito de forma oficial pela direcção do Sporting. Uma direcção que não representa condignamente o reconhecimento que os Sportinguistas têm pelo atleta e pela sua conquista.

Indignidade nº3 - Descartado de homenagem no Minho


No dia 20 de Setembro, em resposta aos rumores vindos das redes sociais que apontavam para o facto de a direcção do Sporting ter vetado a presença de Jorge Fonseca no "Rugido Minhoto", o Record tentou esclarecer o assunto falando com o presidente do núcleo do Sporting de Braga. Eis as justificações do senhor.

Record 20-09-2019
Portanto, havia a vontade de homenagear Daria Bilodid e Jorge Fonseca, mas como a atleta ucraniana não estava em Portugal, não homenagearam ninguém. Foi esta a brilhante lógica encontrada para resolver o assunto. Uma narrativa tão básica que parece ter saído da cabeça de algum retardado. A atleta ucranian esta ao serviço do Sporting, mas nem sequer treina em Portugal, logo é óbvio que não estaria disponível para a homenagem. Já o que acontece com Jorge Fonseca é completamente diferente, uma vez que é um filho da casa, com mais de uma década ao serviço do Sporting, que treina todos os dias em Alvalade e que é português.

Curiosamente, o senhor que passou esta narrativa é um fervoroso apoiante do Presidente Varandas e que até tem direito a assistir a jogos nas tribunas leoninas, como já se viu em inúmeras fotos colocadas a circular nos últimos tempos. Mas isto é apenas uma curiosidade, porque como toda a gente sabe, todos os presidentes, vices e restantes membros de todos os núcleos do Sporting são convidados para as tribunas de Alvalade, certo?

Indignidade nº4 - O assédio do Benfica e o desalento do atleta


Hoje, o jornal Abola tem uma reportagem de acompanhamento do atleta numa homenagem feita pela Escola Básica Vasco da Gama em Lisboa. Através da reportagem é possível percebermos melhor o que se está a passar.


Como seria de esperar, o nosso rival tudo está a fazer para contratar o nosso campeão do mundo: "Sim já tive uma proposta para deixar o clube. O Benfica já me convidou". Felizmente, parece que Jorge Fonseca não está para ai virado: "tenho o meu treinador, que me deu tudo, e os adeptos estão do meu lado. Não penso em mudar de clube. Estou lá há 12 anos e vou passar a minha vida toda ali. Não tenho ambição de mudar para o Benfica".

Por fim, o atleta mostra-se ainda desiludido com o Sporting quando diz que tem sido ignorado pelo membros directivos do Sporting: "não falaram comigo", e mostra o seu desalento dizendo que "esperava outro tipo de reconhecimento. Estou no Sporting há 12 anos e sou campeão do mundo(...)Qualquer decisão do Sporting não magoa porque tenho os adeptos do meu lado, a apoiar-me. Homenagearam-me e deram-me um presente. O mais importante é ter os adeptos do Sporting do meu lado".

Mais claro do que isto é difícil.

Para fechar


Portanto, temos um atleta que é filho da casa, que veste as nossas cores há mais de 12 anos, que treina diariamente em Alvalade na busca de um sonho que agora atingiu: ser campeão do mundo. Um caminho de luta, de resiliência e de força que levou este homem inclusivamente a ter de lutar pela sua própria vida vencendo um combate contra o cancro.

O Sporting em vez de aproveitar esta incrível história de superação e a conquista em si para se promover e promover o próprio atleta e a modalidade, ignora por completo o feito. Chega até ao cúmulo de ocultar a conquista da capa do jornal do clube e nem sequer dá uma homenagem oficial ao judoca. Isto quando o atleta anda num périplo de homenagens por todo o país (hoje será homenageado pelo IPDJ no CAR e no domingo no núcleo do Sporting do Cacém). E isto para não opinar muito relativamente à história muito mal contada do Rugido Minhoto. Tudo isto ainda é mais relevante quando temos Jogos Olímpicos no próximo ano e Jorge Fonseca será figura de proa da comitiva nacional e um dos grandes candidatos às medalhas.

Era importante que os órgãos sociais do Sporting explicassem aos Sportinguistas o que se passa. É que olhando para todas estas indignidades cheira a puro revanchismo, apenas e só pelo facto de o atleta numa das primeiras entrevistas após o título mundial, ter feito rasgados elogios ao antigo Presidente Bruno de Carvalho. É por isso que o atleta está a ser desconsiderado pelos órgãos sociais? E já agora, porque raio é que o senhor director-geral da modalidades não tem uma palavra a dizer sobre isto? Também se revê nesta indignidade ou está-se a borrifar para o seu atleta?

Perante tudo isto só há uma forma de terminar. Desculpa Jorge, estes senhores são indignos e não representam o sentimento dos Sportinguistas. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

16 comentários:

  1. São indignos e mais indignos mostram ser por cada dia que passa persistindo na indignidade. E pior para quem faz sempre alarde da sua condição de militar e das coisas que corajosamente diz ter enfrentado. Presunção e água benta cada um toma a que quer....

    ResponderEliminar
  2. Um reparo ao texto a atleta Daria Bilodid é Ucraniana mais concretamente da cidade de Kiev.Ucrânia

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou Sportinguista, mas sigo bastante este blog porque acho que tens muita razão no que escreves.
    Embora não seja sportinguista como disse em cima custa-me ver o clube como está. Definitivamente o Presidente atual não tem perfil nem capacidade para o cargo.

    ResponderEliminar
  4. É uma vergonha o que ando a fazer ao nosso atleta.

    Já agora a Daria é ucrâniana, não romena.

    ResponderEliminar
  5. Isto é a "porcaria" que meteram no clube. "Feios, porcos e maus", por que se dão ao luxo de se esquecerem do 1.º campeão do mundo de judo. QUE INDIGNIDADE!

    ResponderEliminar
  6. Nunca, em 65 anos de sócio do Sporting, senti repulsa de uma direcção como esta. Sr Doutor, faça dois favores em um. À medicina e ao clube. Demita-se.

    ResponderEliminar
  7. Está toda a gente a bater no pobre do "imb-e-cil que os mentores da golpada puseram a presidente bem como nos restantes elementos que o acompanham. Porém, parece que todos se esquecem dos principais responsáveis. Não se pode atribuir culpa a um mentecapto por não saber dirigir um clube quando a única culpa dele é ter aceitado o cargo. Culpados sim são aqueles que montaram a golpada e agora se escondem que nem ratos. Por onde anda o bombeiro "bê-ba-do"? e o Mister maggoo que ainda na 2ª feira fugiu da tribuna como um rato que é? Para quando uma AG para responsabilizar estes canalhas e irradiá-los de sócios?
    Não se iludam com a possível demissão do que está no lugar de presidente pois enquanto a "canalha" continuar lá, nada nem ninguém terá sucesso.
    Vamos todos os SPORTINGUISTAS unir-mo-nos numa frente nacional, isso mesmo, nacional, para limpar o clube desta escória que tanto mal tem feito ao nosso clube.

    ResponderEliminar
  8. Remoção rápida e urgente desta CORJA do punho de renda!

    Fdp! Não têm outro nome.

    SL

    ResponderEliminar
  9. E sabem dizer se homenagearam o atleta do SPORTING que venceu os 100m atletismo este ano?

    https://tvi24.iol.pt/desporto/23-06-2019/carlos-nascimento-conquista-primeira-medalha-de-ouro-para-portugal-nos-jogos-europeus

    Lembro-me que na altura a comunicação social ignorou o facto, nem apareceu nas capas de jornais. Porquê?

    Se esta época a equipa futebol ficar com pior classificação sempre isso merece uma medalha

    SCP - 35 títulos internacionais com o emblema do SCP na camisola

    Desafio ao Mister - quantas medalhas foram conquistadas por atletas do SCP com o escudo da seleção?

    ResponderEliminar
  10. Indigno... Inaceitável... Intolerável. Mas, lamentavelmente, é o Sporting Clube de Portugal que temos.

    ResponderEliminar
  11. O senhor director-geral da modalidades só fala quando é "agredido" pelos adeptos do Benfica e do Porto, o resto não lhe interessa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o que é que o director das modalidades tem a ver com isto?

      muito mérito tem o director das modalidades pelos inúmeros títulos conquistados (liga campeões frente ao FCP no hóquei e a liga campeões no futsal) e espero que continue lá muitos anos, já que as modalidades é o que se aproveita no clube

      que nunca se cale quando for agredido por cobardes

      Eliminar
  12. há dias

    "Acionistas do Sporting querem impedir aumento salarial de Varandas"

    https://www.sabado.pt/desporto/detalhe/acionistas-do-sporting-querem-impedir-aumento-salarial-de-varandas

    ResponderEliminar