terça-feira, 10 de setembro de 2019

Sporting entra no carrossel da "chapa 15M" de Jorge Mendes


Que o Sporting liderado por Frederico Varandas é um clube afiliado das negociatas de Jorge Mendes, já todos tínhamos percebido. O que ainda não se sabia era que o clube também tinha entrado numa das mais famosas variantes dos carrosseis de Jorge Mendes. Falo do famoso carrossel da "chapa 15M", celebrizado por Luís Filipe Vieira e pelo Benfica. No último dia de mercado os Sportinguistas tiveram a confirmação oficial deste facto que analiso de seguida.

15 "Kilos" num negócio Mendes


No comunicado oficial do Sporting onde a venda é anunciada é referido que o jogador sai numa "transferência a título definitivo pelo valor fixo de 12.000.000 € (doze milhões de euros)". A forma como se salienta o "valor fixo", antevê que há um montante variável no negócio. A realidade é que até ao momento o Sporting ainda não comunicou os contornos dos negócios do mercado de verão. 

Link do anúncio (aqui)
Curiosamente, ou talvez não, o Sporting também não fez qualquer comunicado à CMVM a anunciar este negócio. De qualquer forma, segundo a imprensa portuguesa e espanhola existem 3M de variáveis associadas a esta transferência que podem elevar os valores para a tal "chapa 15M". Vamos lá ver o que se diz em relação a isto. 

“No diga negocio, diga Mendes”


Goal (aqui), Mundo Deportivo (aqui) e As (aqui)

Basta olharmos para os títulos das notícias espanholas para percebermos a intervenção de Jorge Mendes no negócio, com particular destaque para o título escolhido pelo reputado portal "Goal" que dizia: “No diga negocio, diga Mendes”. Mais evidente do que isto é complicado. 

Mas se os títulos são bons, os conteúdos das notícias não são piores. 

Link notícia Goal (aqui)
Diz o Goal que a transferência foi feita por um montante global de 15M, sendo que desse montante, 3M correspondem a "variables de fácil cumplimiento". Nem é preciso traduzir. 

Mas há ainda outra passagem destas notícias que vale a pena trazer para análise. 


Portanto, os 12M da parte fixa do negócio serão pagos em 4 momentos diferentes. As datas dos pagamentos não são referidas, mas dá a sensação que os pagamentos não serão todos feitos no curto prazo. 

"Show me the money"


Sabem o que também é interessante nesta transferência? É o facto de Jorge Mendes nem sequer ser agente do atleta. 

Link da página de Thierry Correia no site da empresa que agencia o jogador (aqui)
Portanto, Jorge Mendes passa à frente da Eurofoot no processo de venda do atleta. Absolutamente fantástico. 

A entrada no carrossel de "chapa 15" de Jorge Mendes


Perante tudo isto, parece-me evidente que o Sporting é oficialmente um novo player no famoso jogo do carrossel de "chapa 15M" do empresário Jorge Mendes. Vamos recordar as voltinhas já dadas só neste carrossel em especifico. 


Como podem verificar, está é a terceira voltinha que o Valência dá neste carrossel, sendo que pela primeira vez o "brinquedo" da negociata não é um atleta do Benfica.

Negócios inexplicáveis


Se há algo que todos estes negócios têm em comum é o facto de praticamente todos serem inexplicáveis para a maior parte dos especialistas e adeptos do futebol. Vamos a dados:


Dos 7 jogadores a entrarem no carrossel da "chapa 15M" apenas num caso existe alguma base para uma venda desses valores. Falo de André Gomes, que participou em duas épocas do Benfica onde não sendo um titular indiscutível ainda teve a oportunidade de fazer uma série de jogos importantes. Ao todo foram 41 jogos pelo Benfica. Praticamente tantos quantos os jogos de todos os outros 6 elementos do carossel somados... antes da "voltinha".

Dos outros 6 atletas não há um que tenha conseguido ser titular em mais de 5 partidas pelo clube de origem. Até hoje ninguém consegue explicar com alguma lógica ou racionalidade estes negócios astronómicos por jogadores que na altura da venda estão muito longe de valerem esses montantes. Mas, há quem saiba explicar essa "estratégia".

"Lampionização" do Sporting



Em março de 2017 em entrevista na CMTV, Luís Filipe Vieira abriu um pouco o jogo em relação à estratégia do carrossel da "chapa 15M" com a célebre expressão: "Há uma estratégia para isso. Daqui a dois anos saberão. Tem de ser segredo, as pessoas copiam-nos tudo, temos de ter cuidado..". A realidade é que o segredo tão bem guardado já chegou às mãos de Frederico Varandas que o tenta replicar no Sporting. É aquilo a que eu chamo de "lampionização do Sporting".

Os "donos" dos cavalos


No carrossel da "chapa 15M" de Jorge Mendes há um factor que se repete em todos os clubes que "pagam o bilhete", que está no facto de todos estes clubes serem detidos por um milionário estrangeiro.


No Valência temos Peter Lim (Singapura) com uma fortuna estimada de 2,5 mil milhões de dólares. No Notthingham Forest temos Evangelos Marinakis (Grécia) com uma fortuna estimada de 650 milhões de dólares. No Wolves temos Guo Guangchang (China), presidente da Fosun, com uma fortuna estimada de 6,2 mil milhões de dólares e por fim no Mónaco temos Dmitry Rybolovlev (Rússia) com uma fortuna estimada de 6,8 mil milhões de dólares.

Outro factor que se repete nestes 4 homens é o facto de estarem ligados a uma série de escândalos que vão desde "match-fixing", corrupção, fraude fiscal, tráfico de influências, branqueamento de capitais e até "doping financeiro". Enfim, tudo coisas giras.

Por falar em milionários gregos, será que os Sportinguistas têm noção que este Evangelos Marinakis, para além de ser o dono do Notthingham Forest, também é dono do Olympiacos? Olha, precisamente o clube que nos roubou Daniel Podence. Curiosamente, um atleta que por coincidência das coincidências até é agenciado por... Jorge Mendes. Também por coincidência, claro, no mesmo dia em que é anunciada a venda de Thierry Correia por um valor que chegará aos 15M, o Sporting anuncia que chegou a acordo com o clube grego pelo Daniel Podence por uns míseros 7M. Fantástico, absolutamente fantástico. Há coisas absolutamente incríveis não há?

Jorge "interessante" Mendes


Link da notícia (aqui)
É enternecedor ver um vice-presidente do Sporting a vir a terreiro defender Jorge Mendes. "Comidos" e ainda agradecemos o contributo nos negócios "interessantes" com Jorge Mendes. Peço desculpa pela expressão, mas não me ocorre nada que se adeqúe tão bem ao meu sentimento. Portanto, Jorge Mendes o agente que deu o pontapé nas rescisões de contrato com o Sporting através de Rui Patrício e Daniel Podence ainda é chamado e pago pelo Sporting para "resolver" o problema. Curiosamente, das 3 rescisões de contrato em causa, todos os jogadores foram para clubes do carrossel de Jorge Mendes: Atlético de Madrid, Wolves e o Olympiacos do senhor que já falei em cima. Absolutamente inacreditável.

Para outras núpcias fica a análise ao famoso protocolo com os chineses que custou ao Sporting a módica quantia de 2M de euros, assim como a vinda de um chinês para os sub-23 proveniente do Jumilla, da terceira divisão espanhola. Clube que mais não é do que um entreposto do Wolves/Jorge Mendes e que por mera coincidência até foi treinado na época passada por Leonel Pontes, actual treinador do Sporting. Azar dos azares, o Jumilla foi despromovido à 4ª divisão espanhola e acabou por fechar portas pouco tempo depois, tendo Leonel Pontes sido escolhido para os sub-23 do Sporting. Tudo certo e bonito.

Devemos 5M a Jorge Mendes


Só para que os Sportinguistas tenham noção do estado de coisas, no relatório e contas apresentado ontem - referente ao exercício de 2018/2019 - consta uma dívida de cerca de 5M de euros do Sporting para com a Gestifute de Jorge Mendes.

Pag 129 e 131 do ReC anual 18/19 Sporting SAD
Portanto, o Sporting deve à Gestifute 4,459M de euros (Fornecedores - não corrente) e 461 mil euros (Fornecedores - corrente). Tudo somado, falamos de cerca de 5 milhões de euros. Coisa pouca. E importa dizer que neste exercício não estão incluídos os negócios de Podence e de Thierry Correia, uma vez que foram realizados após o fecho de contas de 18/19. Importa ainda dizer que este é o valor devido a 30/06/2019 e que é impossível dizer quanto é que o Sporting já pagou à Gestifute para além desta dívida.

Para fechar


Cartoon de hoje do jornal Ojogo

Durante anos os Sportinguistas gozaram com os Benfiquistas por estes terem no seu clube um entreposto de negociatas obscuras com Jorge Mendes. Infelizmente, já não estamos em posição de gozar com os rivais, uma vez que Jorge Mendes transformou o nosso clube num entreposto igual ou pior ao do rival.

Mas, importa recordar que estamos nesta posição por opção própria. Foram os Sportinguistas que deram a Frederico Varandas um mandato para fazer regressar a Alvalade o senhor Jorge Mendes. A realidade é esta e é com ela que temos de lidar. Depois de ter em Godinho Lopes um peão excepcional, Jorge Mendes tem agora em Frederico Varandas um amigo para espalhar a sua "magia". Uma "magia", que como é do conhecimento geral, beneficia apenas os interesses deste.

Enfim, pode ser que um dia os Sportinguistas percebam que Jorge Mendes foi um dos principais beneficiados do ataque na Academia. Esperemos é que não seja demasiado tarde.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Tiraste-me as letras do teclado...

      Eliminar
    2. E a mim também! :( Como é que é possível isto estar à vista de toda a gente... e faz de conta que não se passa nada! Enfim... Quo Vadis Sporting

      Eliminar
  2. já só faltam cerca de 2 meses para poder cancelar o meu cartão de associado deste clube, no qual não mais me revejo... foram muitos e belos anos, sobretudo os de BdC, mas agora chega, isto já atingiu todos os limites do razoável... é incrível como conseguiram dar cabo da minha paixão pelo Sporting, obrigado aos 71% de atrasados mentais que votaram nisto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também estou cheio desta bandalheira, o cinismo de alguns é insuportável, já não aguento esta infame vergonha.
      Vou esperar o resultado da justiça, em relação a Bruno de Carvalho, e só depois tomo uma atitude.
      Se matarem o Leão, acabou o Sporting.

      Eliminar
  3. Triste sina, a do SCP... E dos acéfalos que continuam a defender este rumo de hoje nas redes sociais...
    Porque se for com "agenda", ainda vá... Agora, por convicção???...
    Como se pode ser uma besta tão grande e estúpida???...
    Um "case-study", o "Sócio Acéfalo do SCP"...

    ResponderEliminar
  4. Mister, não podemos esquecer nem desvalorizar o facto de estarmos entregues a um quadro dos mais reputados CIENTISTAS DA FINANÇA!!! Não esteja preocupado, que eles também não!!! Quem se preocuparia com um aumento de input salarial não-virtual de curto prazo? Defaults é nas contas da SAD, não nas contas dos administradores, que tanta ciência têm.

    ResponderEliminar
  5. Nao esquecer o novo clube de Jorge Mendes, Famalicão. Este sim vai ser o real projeto dele

    ResponderEliminar
  6. E os Sportinguistas crentes, continuem a pagar as quotas para esta ladroagem continuar o seu trabalhinho eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. as quotas são "peaners" como diria o outro, enquanto houver "pesada herança" da NOS: não desamparam a loja

      Eliminar
    2. já estou com dúvidas, mas os meus votos ainda podem servir para correr com estes "cancros", pelo que ainda sinto que pode ser útil, continuar...

      Eliminar
  7. Bom dia!

    Passem pelo meu blogue para ler e comentar o meu artigo "Seis jogadores dos sub-23 do Sporting à beira da equipa principal" (https://davidjosepereira.blogspot.com/2019/09/sporting-sub-23-liga-revelacao-goncalo-inacio-nuno-mendes-rodrigo-fernandes-matheus-nunes-tomas-silva-pedro-mendes-joelson-fernandes-bruno-tavares.html)

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Muito, muito esclarecedor. Obrigado Mister pela análise disponibilizada.

    ResponderEliminar
  9. Sócio há quase 40 anos, também estou quase a desistir.
    Esta associação a Mendes é vergonhosa, para mim, e deveria ser também para o Sporting.

    ResponderEliminar
  10. Mister;

    Hoje Henrique Monteiro lançou mais um escarro (estranho...um escarro a lançar outro escarro) num jornal qualquer (A Bola?) no âmbito da campanha de evangelização dos adeptos para a perda da maioria do capital da SAD.

    Esta matéria merece, na minha modesta opinião, uma análise profunda do Mister do Café. Este cenário da perda da SAD, real e por isso aterrador, só vem comfirmar a teoria do GOLPE que culminou com a deposição do anterior presidente Bruno de Carvalho, para a reentrada dos chupistas que levaram o Clube à ruína.

    SL

    ResponderEliminar
  11. O André Gomes foi vendido por trinta milhões e não quinze.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.tsf.pt/desporto/interior/andre-gomes-vendido-por-milhoes-ao-valencia-4620714.html

      Eliminar