quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Singularidades de um clube à deriva


O Sporting inicia hoje a sua caminhada europeia na Holanda, frente ao PSV. Os leões jogam contra o adversário direto à conquista do primeiro lugar do grupo e seria importante um bom resultado.


Pelas 21H30 de terça-feira o Sporting publicou a convocatória para o jogo contra o PSV para a Liga Europa. Pelas 22H34, ou seja, pouco mais de uma hora depois, surge nova comunicação do clube a dizer que Jesé foi desconvocado por ter uma "gastroenterite". Importa realçar que o atleta treinou sem qualquer limitação durante a tarde. 

Sobre esta doença e exclusão da lista de convocados, nem sequer vou tecer um único comentário. Cada um acreditará no que quiser. O que me parece aqui absolutamente fantástico é que para substituir o "Jey M" se tenha escolhido nada mais, nada menos, do que Jovane Cabral, um atleta que na passada terça-feira fez precisamente o 1º treino reintegrado no grupo após a lesão que o afastou dos relvados por mais de um mês e meio. 

Notícia de 17/09/2019 - Link da notícia (aqui)
Portanto, no dia em que fez o primeiro treino integrado no grupo após um mês e meio de paragem é convocado para o jogo do Sporting na Holanda frente ao PSV. Absolutamente brilhante. Bem sei que neste Sporting pouca ou nenhuma lógica existe, mas apesar disso o mais certo é que Jovane Cabral assista ao jogo na bancada.

Eu pergunto: qual era a dificuldade de levar outro atleta da formação quando o Jovane tem apenas um treino conjunto com a equipa? 

Habemus Ponta de lança


Jornal Record 10/09/2019
Como é do conhecimento geral, com excepção da administração da SAD presidida por alguém que acha que Jesé é um "avançado centro", o Sporting não contratou um ponta de lança para substituir Bas Dost. E se já precisava de um novo jogador para essa posição quando tinha Dost e Luiz Phellype, pior ficou depois de termos vendido o goleador holandês por "apenas 7M", como diz o director-executivo do Eintracht Frankfurt.

No meio deste processo absolutamente patético havia dentro de casa uma solução imediata. Trata-se de Pedro Mendes. Só que para estupefacção geral o jogador nem sequer foi inscrito na Liga de clubes, o que o impede de jogar jogos da Liga e da Taça da Liga, podendo apenas disputar a Taça de Portugal - uma vez que está inscrito na FPF para disputar a Liga Revelação - e também a Liga Europa, uma vez que foi inscrito nos últimos dias para disputar a prova. Como vimos em cima, o atleta foi convocado para a partida de mais logo onde previsivelmente fará a sua estreia com a camisola principal do Sporting.

O que vale Pedro Mendes?


O Sporting colocou-se numa posição em que no seu plantel principal tem único ponta de lança digno desse nome. A inscrição de Pedro Mendes na Liga era algo de tão lógico que nem sequer está em causa a capacidade ou o potencial do atleta. Até podia ser o maior cepo do mundo, mas tirando Luiz Phellype é o único verdadeiro homem de área, logo teria sempre de ser inscrito. Mais incompreensível esta decisão se torna quando o atleta tem estado a evoluir bem nos Sub23 onde até é o melhor marcador da Liga Revelação.

Quanto ao percurso do jogador no Sporting é preciso dizer que na sua primeira época nos juniores não esteve bem, mas na época passada já nos Sub23 mostrou algumas qualidades tendo marcado 18 golos. Qualidades que tem melhorado nesta época tendo conseguido elevar a fasquia levando já 7 golos em 6 partidas oficiais. Pedro Mendes não é um portento de técnica nem um velocista, mas é um jogador com características que não são comuns nos pontas de lança nacionais. Um perfil em tudo semelhante ao de Slimani, inclusivamente fisicamente, uma vez que têm o mesmo peso e em termos de altura diferem apenas 1 cm. Pedro Mendes, tal como Slimani,  não desiste de um lance, vai a bolas com a cabeça onde jogadores não metem o pé e é uma autêntica dor de cabeça para os adversários nas lutas na área. São características diferenciadas que podem ajudar a equipa em qualquer momento do jogo. Na minha opinião está por provar se tem potêncial para ser jogador para o plantel do Sporting, mas não tenho dúvidas que terá uma carreira no futebol. Agora, que merece a oportunidade é indesmentível.

Que passou se? 


Entretanto, passaram duas semanas após o fecho do mercado e ainda nenhum responsável do clube veio a terreiro assumir esta decisão patética de não inscrever na Liga o maior goleador da Liga Revelação. A única reacção que existe surgiu ontem pela boca do treinador interino. Vejamos:


Com muito cuidado, Leonel Pontes lá foi dizendo que a não inclusão de Pedro Mendes no lote de jogadores que podem jogar na Liga não é da sua responsabilidade, uma vez que quando assumiu o cargo o prazo para inscrever jogadores na Liga já tinha terminado. Algo que não tinha acontecido nas inscrições para a Liga Europa que já foram tomadas durante a "liderança" de Leonel Pontes. Isto é factual.

O que falta explicar é porque raio a estrutura directiva não inscreveu o Pedro Mendes na Liga sabendo que o plantel tinha apenas um ponta de lança de raiz? E esta resposta só pode ser dada pela administração da SAD ou no limite pelo director desportivo, Hugo Viana.

Só para terem uma melhor noção, o Sporting inscreveu os seguintes jogadores da equipa de Sub23 anos na Liga:
- GR: Diogo Sousa, Hugo Cunha, Anthony Walker;
- DEF: Nuno Mendes, João Silva, Gonçalo Costa, João Goulart, Edu Quaresma;
- MED: Bernardo Sousa, Diogo Brás, Tomás Silva, Rodrigo Fernandes;
- AVA: Bruno Tavares, Tiago Rodrigues.

Portanto, inscrevemos 14 jogadores dos Sub23 e deixamos de fora o Pedro Mendes. mesmo ao cúmulo de vermos ser inscrito o suplente de Pedro Mendes nos Sub23. Isto é absolutamente surreal, mas é apenas e só mais um episódio de surrealismo de um clube que onde ninguém sequer percebe se estamos à procura ou não de treinador, mas que andamos a pagar a três (Peseiro, Keizer e Pontes) e temos um processo em tribunal interposto por um quarto treinador (Sinisa Mihajlovic) que o mais certo é custar uma boa indemnização ao clube.


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

8 comentários:

  1. Esta època com certeza vamos bater um novo record, o maior numero de treinadores numa só época. Com Mihajlovic, Peseiro, Keizer e Pontes jà são quatro....o quinto nao tarda estará aí!

    ResponderEliminar
  2. Estamos em contagem decrescente para eleições antecipadas. E enquanto isso a oposição vai afiando as facas e os "notáveis paineleiros" irão dicertar a atual situação do Sporting na TV com aquela habitual assertividade de quem não suja sequer as mãos. A única solução possível do Sporting é convocar uma AG e então aí será o ponto de partida para uma eventual mudança. Porém, incentivem os atletas do clube e torçam sempre pelo Sporting.

    ResponderEliminar
  3. Amadorismo? Incompetência? Dar cabo do clube de dentro para fora? Tudo está em cima da mesa... Ao que chegámos! Será que o sr. presidente já nos dá a autorização para ficarmos preocupados? Pelo menos já sabemos porque houve os aumentos nos preços das gamebox: é preciso pagar aos administradores que ganham menos que os seus pares nos clubes que ganham títulos!

    ResponderEliminar
  4. Será isto tudo para pressionar Pedro Mendes a assinar com alguma agência ligada ao super agente? Tiago Rodrigues agenciado pela MNM SPORTS MANAGEMENT. Agência essa, que tal como o Mister falou neste post (https://misterdocafe.blogspot.com/2016/06/as-intervencoes-divinas-de-jorge-mendes.html), está ligada ao super agente...

    ResponderEliminar
  5. Ilori,Doumbia,Borja,Neto,Vieto,Eduardo tudo jogadores demasiado fracos para o Sporting
    jogadores emprestados jese nunca vai ser jogador de futebol, fernando quando se tem jovane,plata,camacho, joelson ou o bruno tavares so veio tirar lugar aos que ca estao.
    Que raio de scouting e que trabalha no clube parece que so veem jogadores atraves do youtube

    ResponderEliminar
  6. Há quem se esconda sob a capa espessa da cobardia silenciosa.

    ResponderEliminar
  7. Tudo isto é patético. Não há "pachorra" para aturar tanta incompetência dos dirigentes e responsáveis.
    Jorge Mendes FORA DO SPORTING! este individuo nunca gostou do clube e todos os seus negócios com o Sporting foram sempre ruinosos. Com ele nunca vem nada de bom para o clube. FORA com ele e COM TODOS OS SEUS APOIANTES DIRIGENTES DO SPORTING!

    ResponderEliminar