segunda-feira, 23 de setembro de 2019

O FC "Entreposto" de Idan Ofer e Jorge Mendes - Parte I


Já vai sendo tempo de os adeptos de futebol olharem com atenção para o rumo que o futebol português está a tomar, nomeadamente no que diz respeito às maiorias do capital das SAD. Para hoje trago-vos a primeira parte de um artigo sobre o FC Famalicão, ou como carinhosamente gosto de chamar, o FC "Entreposto". 


O perfil do dono da bola


Idan Ofer com Jorge Mendes

O homem da "massa" do Famalicão é Idan Ofer, um dos homens mais ricos de Israel, com negócios na prospecção petrolífera e na extracção mineira, sendo ainda armador de petroleiros e empreendedor no segmento dos carros eléctricos, com uma fortuna pessoal avaliada pela revista “Forbes” 4,1 mil milhões de euros, em parte devido a tudo aquilo que herdou do pai. 

É este o perfil que é traçado oficialmente. Se olharmos par ao perfil "oficioso", percebemos que este senhor está ligado em termos particulares ao escândalo dos "Panamá Papers", assim como aos "Paradise Papers", estando ainda a ser investigado pelo fisco de Israel pelo seu relacionamento com a Waylawn Limited, empresa da qual foi accionista entre 2004 e 2006 e que também aparece nos "Panama Papers", como entidade registada nas Ilhas Virgens Britânicas.

O pontapé de saída


Este senhor Israelita ficou a ser conhecido do grande público a 9 de Outubro de 2017, quando decidiu adquirir uma réplica da Bola de Ouro ganha por Cristiano Ronaldo em 2013, pela módica quantia de 600 mil euros. Coisa pouca.


Portanto, 600 mil euros por uma bola de ouro que nem sequer é a original. Como se vê na foto, quem "intermediou" o negócio foi o amigo Jorge Mendes. Curiosamente, até esta data não era conhecida qualquer ligação deste sujeito com o mundo do desporto. 

Investimento nos "colchoneros"


Link da notícia (aqui)

Por coincidência, no mês seguinte à compra da tal replica da Bola de Ouro, este sujeito, através do Quantum Pacific Group, apareceu com 50 milhões de euros num aumento do Atlético de Madrid. Por esta altura a estrutura accionista do Atlético de Madrid ficou da seguinte forma: Angel Marin e Enrique Cerezo com cerca de 65%, o grupo Wanda, detentor do naming do Estádio, ficou com 17%, o Quantum Pacific Group com 15% e pequenos accionistas totalizavam cerca de 3%. Para além desses 50 milhões de euros iniciais, falou-se logo na possibilidade de investir mais 50 milhões de euros no Atlético através de patrocínios. Só que...

Link da notícia (aqui)

O amor andava no ar e foi em pleno "dia dos namorados" que foi anunciado um "investimento" de mais 50 milhões de euros no Atlético de Madrid, através da compra da participação do Wanda Group. Os tais 17%, falados em cima, que antes do aumento de capital correspondiam a 20% do capital. Uma participação pela qual o grupo Wanda pagou 45 milhões de euros em Janeiro de 2015. O Atlético de Madrid passou então a ter a seguinte estrutura accionista: O CEO Angel Marin e o Presidente Enrique Cerezo continuaram com os cerca de 65% do capital enquanto que o Quantum Pacific Group passou a deter 32%. 

Conhecido o perfil e a "aposta" feita nos "colchoneros", é hora de virar o foco para os "negócios" em território nacional. 

A transformação de FC Famalicão em FC Entreposto


No início de Julho de 2018 a imprensa já falava na possível passagem do Famalicão de SDUQ a SAD, sendo de imediato alienada a maioria do capital da SAD à Gestifute.

Link da notícia (aqui)
Curiosamente, esta notícia até já dava corpo à teoria da escolha de Miguel Ribeiro para CEO da nova sociedade. Miguel Ribeiro que por essa altura era director-geral do Rio Ave, ou clube do carrossel de Jorge Mendes. 


A realidade é que no final do mês os sócios do Famalicão aprovaram a transformação em SAD com mais de 94% dos votos dos 251 associados presentes. Quatro dias depois, o Rio Ave oficializou a saída de Miguel Ribeiro (aqui) e foi anunciada a entrada da Quantum Pacific Group na SAD do Famalicão (aqui)

No passado dia 11 de Setembro o Famalicão anunciou que o Quantum Pacific Group passou dos 51% para 85% de capital da SAD (aqui). Uma opção que já estava contemplada no acordo inicial e que tinha a validade de 3 anos.

How much?


Até hoje não há qualquer referência sobre o montante que o Quantum Pacific Group terá pago para ficar com os 85% da SAD do Famalicão. A única indicação que existe foi dada numa entrevista de Miguel Ribeiro em Janeiro deste ano à Rádio Renascença (aqui), onde referiu que "entre os clubes apetecíveis e passíveis de serem adquiridos, o Famalicão estava no topo da lista. Era uma SAD recente, limpa e o investidor tinha que investir do chão para cima e não tinha de tapar o buraco até chegar ao chão". Uma resposta que dá a entender que o Famalicão cedeu 85% da sua SAD em troca de apenas e só uma promessa de investimento por parte do Quantum Pacific Group. 

O "homem de mão" de Jorge Mendes


Entrevista ao JN a 15-12-2018

Miguel Ribeiro, antigo director-geral do Rio Ave, outro clube do famoso carrossel de Jorge Mendes, foi "transferido" para Famalicão com o cargo de CEO. Em entrevista ao JN a 15-12-2018, assumiu que o negócio da entrada da Quantum Pacific Group no Famalicão foi feito por Jorge Mendes e que ele foi escolhido para liderar o projecto pelo próprio Jorge Mendes, sendo que a ideia passa por transformar o Famalicão no Wolves cá do burgo. 

Relativamente a este senhor e ao Rio Ave, aproveito a oportunidade para questionar algo que nunca compreendi e que passa por saber o que é que o Rio Ave fez com os 20 Milhões de euros que terá recebido pela venda dos seus 50% do passe de Ederson ao Manchester City. O Rio Ave não deveria estar neste momento a nadar em dinheiro?

Novo Estádio às custas do erário público


Curiosamente, cerca de 4 meses depois de o novo investidor ter entrado na SAD, eis que o município anuncia um investimento de 8 milhões de euros na requalificação do Estádio. Por falar em município, vejamos o que disse o próprio Idan Ofer em entrevista ao Record no dia 13 de Novembro de 2018, cerca de um mês depois do anúncio de requalificação do Estádio por parte da CM de Famalicão.


"Prestáveis e acolhedores". Foi desta forma que o milionário israelita qualificou o presidente da Câmara Municipal de Famalicão e a sua equipa. Absolutamente genial. E mais genial se torna quando se percebe que...

De Famalicão ao paraíso fiscal de Guarnsey


Link (aqui)

No excerto anterior é possível verificarmos que o Quantum Pacific Group está sediado no paraíso fiscal de Guernsey. Ou seja, temos um município em Portugal que irá oferecer a requalificação de um Estádio para o uso de uma SAD privada que é detida em 85% por uma empresa sediada num paraíso fiscal. Uma SAD onde o mentor de tudo é Jorge Mendes, um homem que anda a ser investigado pela justiça em 5 países diferentes e cujos seus principais clientes tiveram todos problemas de fuga ao fisco, entre outros crimes. Enfim, tudo normal, não estivéssemos nós em Portugal.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

9 comentários:

  1. É por estas e por outras que admiro os dirigentes do Belenenses, por quererem regressar às origens.
    Pelo contrário, os dirigentes do meu clube aproximam-se, perigosamente, da figura nefasta de Jorge Mendes que sempre prejudicou o Sporting, que está envolvido em negociatas duvidosas e com figuras obscuras, cheias de dinheiro de origem pouco transparente, no mínimo.
    Julgo cada vez mais que Bruno de Carvalho foi alvo de "defenestração", por estar a provar que o Sporting Clube de Portugal era um clube viável, dos sócios e adeptos, sem necessidade de entrar em negociatas e por caminhos obscuros, pouco transparentes. Neste sentido, é urgente estar-se vigilante e não deixarmos cair a SAD do clube, em mãos desconhecidas, ocultas e de origens duvidosas. Julgo que este era e é o desígnio inicial e final, que originou toda a agitação que se verificou no clube e que exigiu o afastamento do principal opositor a tal desígnio.
    Muitos foram enganados uma vez, não queiram ser enganados outra vez, agora de forma irremediável e definitiva.
    HAJA CORAÇÃO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. as SOCIEDADES ANONIMAS são o quê????????????????? shr A Martins, são o CRANCO dos clubes, os clubes ficam com as dividas e os ANÓNIMOS dividem os lucros, o que aconteceu ao grande PRESIDENTE BRUNO DE CARVALHO, foi por ele querer acabar com a sade, ou reduzila ao minimo e isso incomodava os NOTÁVEIS, façam a conta quanto é que certa gente etá a meter ao bolso só em comichões'''''''''''o meu querido SCP já acabou.............

      Eliminar
  2. Calma, depois o CM faz uma limpeza de imagem em como ele planta umas casitas para pessoas que sofreram no incêndio.

    Fácil

    ResponderEliminar
  3. O que se pergunta é como é que o Estado deixa estes vigaristas realizarem o negócio, ou como é que a sociedade civil não questiona nada disto. Em se tratando de futebol, parece que todos os ouvidos são moucos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo......queria perceber mas não consigo perceber a vossa lógica ou maneira de pensar.....os grandes fazem compram ganham milhões...... sabe-se lá onde e ninguém se questiona e o Famalicão.....com os mesmos empresários e e tudo máfia.....

      Eliminar
  4. Em janeiro está lá o Thierry Correia. Vai uma aposta?

    ResponderEliminar
  5. Se eu fosse jornalista, em Portugal, ficaria envergonhado por, desde há alguns anos para cá, qualquer jornalismo sério de investigação ser feito em blogues e fora das plataformas de comunicação social.

    ResponderEliminar
  6. Onde isto vai parar.
    Então o Xuxa Indiano e o adorador de meninos que tanto se exasperaram no ataque aos mimados juntamente com o das selfies agora não dizem nada ? Assim como quando da libação da sad dos rabolhos pelo MP !!!
    Não são ratos estes nogenyos são ratazanas e vivem paredes meias com os porcos completando uma vara com todos os géneros...

    ResponderEliminar
  7. Oh Mister e a PJ e MPúblico não investigam isto….!!!!

    ResponderEliminar