sábado, 25 de maio de 2019

Manter a tradição


Em dia de final da Taça frente ao Porto, recordo as 5 finais disputas entre os dois clubes este século. Todas com vitoria para o Sporting. Esperemos que a tradição seja para manter.

A Supertaça de 2001


Ainda nos tempos em que a competição era disputada a duas mãos. Na primeira mão no Estádio das Antas, empate a um golo com Acosta a marcar para o Sporting.


Na segunda mão no Estádio de Alvalade, novo empate, desta feita sem golos.


Tudo empatado e a competição teve de ser decidida na finalissima em Coimbra e ai o Sporting foi mais forte. 


Acosta resolveu o jogo de grande penalidade depois de Peter Schmeichel ter defendido uma penálti dos azuis e brancos.

A Supertaça de 2008


Vitória por 2-0 com dois golos de Djaló em mais uma partida marcada por um penálti falhado pelo Porto. Rui Patrício defendeu o penálti de Lucho.



A Taça de Portugal de 2008


A célebre final dos golos de Rodrigo Tiuí.


A Supertaça de 2009


O golaço de Marat Izmailov resolveu a partida a favor dos leões.



A Taça da Liga de 2019


Destas 5 vitórias, esta foi a única a ser decidida nas grandes penalidades.



Para fechar


Manter a tradição só é possível com uma exibição de garra e qualidade e é isso que os Sportinguistas esperam de uma equipa que anda há tanto tempo com esta partida na mente. Para cima deles como leões!


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

26 comentários:

  1. Não foi bem um milagre, mas no fundo tínhamos fé em mais uma "mãozinha" de Saint Reinan em caso de decisão nas grandes penalidades - é qualquer coisa digna de registo...

    A fruteira que voou para a Vila das Aves na final do ano passado, foi resgata frente ao Dragão com muita abnegação e mentalidade, e isso acabou por superar a adversidade, até a arbitragem com alguma parcialidade.

    ResponderEliminar
  2. Acabou a temporada para a equipa A de futebol de 11, à parte da vitória do slb para o campeonato, correu tudo mal para o Mister.
    Foi só pedir!
    Em agosto há mais.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só alguém que andou a chorar nas vitórias do SCP nos ultimos 5 anos é que pensa assim..
      Alguém os apelidou de sportingados,mas o termo certo é sportingados crónicos.È que estão sempre com a azia.

      SL

      Eliminar
  3. E depois desta vitória, vem ou não a análise à auditoria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vem no mesmo dia que vier a análise para se saber qual dos clientes da tua mãe é o teu pai.

      Eliminar
    2. Resposta com elevação e que traduz o nível educacional de todos os sportinguistas brunóides. Só quem tem um ambiente familiar semelhante poderia pensar em resposta tão elaborada.
      Cumprim3n7os.

      Eliminar
    3. Rudolfo,
      O ambiente familiar é bom, educação é coisa comum entre sportinguistas, mas para montes de merda, como tu, há sempre tempo para abrir uma exceção.
      Gostas de meter o bedelho na casa dos outros.
      Com quem foi que aprendeste isso?
      Com a tua mãezinha?

      Eliminar
    4. rudolfo, até devias estar calado porque o Dark na volta ainda é teu pai.... eu não que eu não ando com meretrizes, por isso, do meu lado estás "safo".

      Eliminar
    5. Seria fácil dizer que não foi com a minha mas que foi com a tua. Mas não o vou dizer para não teres uma desilusão progenitora.
      Cumprim3n7os.

      Eliminar
  4. Supertaça do Izmailov foi em 2007.

    ResponderEliminar
  5. O nosso grande Paulinho disse "Esta Taça é contra todos os que atacaram a equipa o ano todo".
    Fala pouco e fala bem. Para bom entendedor....

    2 taças num ano com 3 presidentes e 4 treinadores. 2 taças conquistadas a um rival directo (Porto) tendo eliminado numa das taças outro rival directo (Benfica).

    Para quem dizia que o Sporting ia acabar, lutar pelo meio da tabela, voltar ao antigamente... está aí o resultado. Mas também quando há artistas que dizem por aí sem se rirem que a época passada foi melhor do que esta quando se ganhou 2 Taças...

    Só o Sporting a ganhar interessa, seja com quem lá estiver. Para o ano há mais! Já em Agosto, com a Supertaça, a carregar na lampionagem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mecas, ficou-te atravessado!!! Ainda bem! É sinal que estás atento. Como não deves calcular eu digo-te. Fiquei muito contente com a vitória na Taça. Como fico com todas as vitórias. Mais do que triste nas derrotas. Essas fazem parte a quem anda no desporto. Só quem não perde NUNCA é que não é normal! E nesse caso, normal quer dizer sem ajudas extra.
      Eu explico-te. É normal, o Porto perder pontos até ao fim do campeonato. É normal o sporting perder jogos e pontos também. O que não é normal é os lamps não perderem NUNCA nos finais de campeonatos.
      Voltando à análise que fiz e que merece tão significante relevo dessa parte, vou voltar a explicar, desta vez para quem só vê o futebol…
      Então, no desporto, e para quem como nós apregoa o ecletismo há uma série de modalidades. Dessas todas, que por sinal as de pavilhão ganharam 4 títulos nacionais o ano passado, que ficaram habilitadas a participar nas competições europeias este ano, com as equipas INICIADAS nalguns casos, reforçadas noutros SÓ pela anterior direcção, 4 foram campeãs nacionais. 2, já este ano mas se quiser ser justo, são as equipas do ano passado, foram campeãs europeias, tendo uma terceira feito historia na champions de andebol e outra ido à meia final no voleibol. Este ano, nos nacionais, se vencermos uma (futsal) voltamos ao... normal! Chega? Para comparar feitos fora do futebol esta assunto encerrado?
      Vamos ao FUTEBOL novamente.
      No futebol, volto a dizer. É óptimo vencer 2 taças. Mas melhor ainda é ver que o ano passado estivemos uma prestação europeia muito boa, uma classificação competitiva na liga sendo afastados da liga dos campeões (o verdadeiro título hoje em dia) só na última jornada, uma taça da liga e uma final da taça perdida (nas condições que sabemos e que também não sabemos quem ou o que esteve por trás, que pode também ter sido o mesmo nos últimos jogos da liga).
      Um RESUMO para ser mais fácil:
      2018
      1 taça da liga
      1 final da taça perdida
      1 liga a lutar pelo título e liga dos campeões
      1 boa prestação europeia

      2019
      1 taça da liga
      1 taça de Portugal
      1 liga em 4º classificado a grande parte da época e sem qualquer hipótese de chegar ao título
      1 má prestação europeia

      Cabe a cada um ter opinião sobre o que foi melhor. É um direito. Para mim não será unanime nenhuma das duas. Mas vale o que vale e se formos ver bem importa pouco. E não deve ser usada como aram de arremesso de nenhum dos lados.

      No entanto, mantenho a minha opinião. E acrescento que a saída da direção anterior, nos termos em que foi feito foi um acto contra o sporting. Quem lhe seguiu irá viver sempre com esse estigma, tenha ou não culpas no cartório. NUNCA, mas NUNCA foi apresentado dados palpáveis aos SÓCIOS do porque da mudança, sendo que a voz que lhes foi dado não foi feita com a isenção e justiça que o sporting merece.
      Em agosto e sempre, ganhar! E que as desculpas de "toda a gente sabe o que aconteceu" e que "este ano vamos receber € pelos jogadores" não sirvam de desculpas para assumir responsabilidades!

      Eliminar
    2. Mecas,
      O Nani também disse, referindo a atitude oportunista dos jogadores, que para ganhar dinheiro no futebol é preciso jogar á bola.
      Para bom entendedor...

      Eliminar
  6. Esta não foi uma Taça qualquer, foi a vitória de um plantel para o qual muitos diziam que estava perdido depois das saídas de Patrício, William, Gelson e outros.

    Foi a vitória de Bruno Fernandes e de todos os que ficaram ou regressaram ao clube. BF um jogador que mostrou amor ao clube e não é da formação atenção.

    Após o sucedido no ano passado houve:
    - jogadores que viraram as costas ao clube
    - houve outros que recuaram e voltaram
    - e houve outros que permaneceram no plantel

    Os que ficaram ou regressaram ganharam 2 Taças esta época. Nada mal. Os adeptos agradecem.

    Geraldes: 3 Taças da Liga (2 SCP, 1 Moreirense) + 1 Taça Portugal

    Ah e tal dizem que a formação do SCP não presta "temos aqui o Max, o Jovane, o Diogo, o Miguel Luis" palavras de BF na SportingTV.

    BF é um grande símbolo do SCP pelo que é como jogador e pelo sentimento que tem ao clube. Foi BF que disse: "já estou num grande europeu".

    Quanto à arbitragem do jogo não gostei, o 1º amarelo para jogadores FCP foi só no prolongamento. No 1º golo do FCP parece-me que Herrera toca com braço na bola. O SCP jogou sem os 2 laterais titulares o que valorizou ainda mais a vitória.

    Questão pertinente: dos que rescindiram o ano passado quantos títulos ganharam ao nível desportivo esta época nos seus novos clubes?

    ResponderEliminar
  7. Clister fico à espera do texto sobre a melhor época do SCP dos últimos 17 anitos. Fala ai do Keizer sff e do Varandas. Vai a seco? empurra com pão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De unknown tens tudo! De sporting então nem se fala. E de atirar acas para a fogueira desvendas tudo! Xoooo, lampião! Vai navegar na vossa mentira…
      Nojo

      Eliminar
  8. A comemoração de mais esta vitória do Sporting está fantástica - parabéns Mister...

    ResponderEliminar
  9. Ola Mister. Esaueceu-se do post a enaltecer esta conquista? Ja passaram 3 dias... Ou o doido deixou de pagar a avença? Desfaçatez nao lhe falta!

    ResponderEliminar
  10. BdC apanhas-te uma gastroenterite.... por nunca teres consigo uma época e este nível ( suficiente +) quanto tu nunca passas-te de suficiente. disfarça com um posts a comemorar a vitória na taça de portugal.

    ResponderEliminar
  11. Fernando Oliveira Martins, Santi, OpinionMaker… (ou basta indicar 1?)
    estão sedentos de sangue não é? interessa é (tentar) enterrar de vez o clube!
    ainda não perceberam que agora somos vossos amigos?
    já nos deram a taça e para o próximo ano até estão dispostos a dar o campeonato!
    tudo desde que não haja a minima hipótese de ir para lá quem defenda o clube a sério!
    e já agora que vos chegue alguns milhões também. sim, porque quem mexe isto não o faz por amor/ódio. vai recebendo o dele. até de onde menos se suspeita (comissões aqui, prémios ali, apostas…)
    cambada de lampiões nojentos!!! vão navegar na vossa web de corrupção tentacular!
    a verdade chegará. pode ser que a estratégia se volte contra vocês! e neste processo só ajudem a fazer crescer ainda mais a paixão pelo Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sedentos de sangue? Eu quero todos a remar para o mesmo lado - até ando a ajudar o Mister a ver para que lado é o lado certo, para remarmos todos para o mesmo lado...! E não está a ir nada mal...

      Eliminar
    2. Fernando Oliveira Martins, com papas e bolos…
      Está a ir lindamente! Toma uma tacita e faz o que te mando! Se te portares bem, até vais À champions daqui a 2 anos…
      Entretanto vamos sendo espoliados até voltar ao GLoriosos (xiiii, gloriosos…) anos.. GL!!!

      Eliminar
    3. Não era preciso seres mau - isto de papas e bolos sempre é melhor do que porrada e Liga Europa com rescisões, como o ano passado...

      Eliminar
  12. Que o enterro para o ano seja maior, com sporting seja campeão e o BdC com gastroenterite dupla.
    Não me importo que me chames lampião desde que o sporting seja campeão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim. Sentado! Mas mesmo que isso aconteça (ou que seja só a champions, que já seria muito importante) será que vale a pena? Esqueçam o futebol. Acabou! É um negócio. Do pior. E entretanto as modalidades servem apenas de bengala para enganar os mais ingénuos!
      No volei razia, e amigos no comando. No hóquei, saídas por explicar, treinador a isentar-se de responsabilidades na gestão e derrotas inesperadas. No andebol, adversários a reforçar-se (a baixo custo com certeza, porque no sporting era aos 20M) e derrotas com adversários que lutam para não descer. No futsal, vamos ver até quando se mantém o nível!
      Já agora, por quanto foi vendido o Gelson ao Monaco? Porque não fizemos o negócio directamente? Para ter vietto por 7.5M? Melhor, metade do Vietto...
      Qual o benefício de voltar a ter passes partilhados? não será uma base promiscua ter jogadores que não temos a totalidade dos passes? Que interesses defenderão esses jogadores (além dos deles próprios)? quem será mesmo o proprietário além do sporting? um empresário ou alguém que se esconde atrás desse empresário? no limite o vietto pode ser 50% do sporting e 50% do LFV por exemplo…
      Esqueçam os títulos. Enquanto não se limpar isto tudo, não é um título que vairesolver o futebol. Vejam a seleção por exemplo. Querem maior vergonha que uma seleção (ou várias, porque ao nível dos jovens ainda é pior…) o critério de convocação não é o talento e qualidade mas sim a quem pertence o passe?
      Mas sim, o problema era o BdC que era um bruto!!!
      Tristes os que acreditam nesse cenário.
      Nojentos os que lutam porque isso continue!
      Ah, para lembrar também outra coisa. Enquanto nos últimos anos tivemos o poder de limitar a acção de adversários em contratar jogadores formados por nós, tudo isso acabou.
      Não se admirem portanto se daqui a uma época tiverem, R Patricio no porto ou B Fernandes nos lamps. E, em caso de venda a partir de aí, não vamos sequer receber oque se recebeu pelo Moutinho do porto para o monaco (clausula facilmente ultrapassada com a junção de james no negócio).
      Podem alegar que havia as rescisões e que havia o risco de não receber nada. Pois é. MAs aí era um risco. Agora é garantido! Preferia o risco. Até porque há ainda 3 casos que estão a fazer uma grande força para ter compensações. Ou seja, será que haveria justa causa?
      Uma podridão este futebol!
      Assobiem para o lado. Lutem contra o BdC. Entretanto alguém se vai rindo. Até os ricciardis andam sossegados. Foi só fogo de vista. Agora voltou tudo ao normal!

      Eliminar
    2. Ou há justiça e as coisas voltam a ser o que eram, ou então o Sporting está condenado de forma irremediável.
      Os títulos do futebol não nos devolvem a honra e o orgulho em ser Sporting.
      Fico contente quando ganhamos, mas já não sinto aquele entusiasmo de libertação.
      Na verdade o que sinto é um vazio completo.

      Eliminar