quarta-feira, 15 de maio de 2019

Negócio Gelson: Uma aldrabice


O Sporting anunciou ontem um acordo com o Atlético de Madrid no diferendo que opunha os dois clubes relativamente ao jogador Gelson Martins. Vamos lá analisar toda esta matéria.

A proposta rejeitada por Sousa Cintra


Antes de analisar os termos do negócio é importante recordar a proposta que foi rejeitada por Sousa Cintra.

Link da notícia (aqui)
Em Julho de 2018, Sousa Cintra rejeitou uma proposta de 22M fixos, mais 10M por objectivos, dos quais 5M era "fáceis" de atingir em troca de 60 ou 70% do passe do jogador. Portanto, estamos aqui a falar de 27M ficando ainda o Sporting com 30% ou 40% do passe do jogador. 

A "chapa 15M" de Jorge Mendes


Vejamos agora o comunicado do Sporting enviado à CMVM.


Em traços gerais o Sporting recebe 22,5 milhões de euros do Atlético por Gelson Martins, mas ao mesmo tempo compra 50% do passe de Luciano Vietto por 7,5 milhões de euros. Ou seja, Gelson Martins rende ao Sporting 15 Milhões de euros e 50% do passe de Vietto.

Durante os últimos anos os Sportinguistas gozaram com os rivais pelas negociatas com "chapa 15". Agora levamos nós com elas. Deve ser esta a tal coragem do Presidente Varandas em defender os interesses do Sporting...

O valor de mercado de Gelson Martins


Para efeitos de indemnização no caso das rescisões, o valor que conta é o valor de mercado à data da rescisão de contrato, sendo que o que acontece com a carreira do jogador depois disso não interessa para estas contas. Ora, consultando o portal Transfermarket verificamos que o jogador em Junho de 2018 estava avaliado em 35 milhões de euros.


Como sabemos, os valores do Transfermarkt são até normalmente nivelados por baixo para estes jogadores com muito mercado. Por exemplo, neste momento Bruno Fernandes está avaliado pelo mesmo portal em 35M. 

Visto o valor de Gelson, avanço para o actual valor de mercado de Vietto, segundo o transfermarkt. Como podem verificar, o atleta está avaliado em 6 milhões de euros. 


Ou seja...


Bem sei que os valores do Transfermarkt não são uma verdade absoluta, mas são indicativos. Tendo em conta estes dados, Gelson Martins foi vendido por 15M + metade do passe de Vietto. Ora, para chegarmos aos tais 35M do Transfermarkt, Vietto tinha de ser um jogador valorizado em 40 milhões de euros (15M+0,5x40). 

A realidade é que Vietto foi valorizado em 15 milhões de euros neste negócio, quando o mesmo portal diz que o atleta vale apenas 6 milhões de euros. Ou seja, a direcção do Sporting desvalorizou Gelson Martins e valorizou o Vietto. Para fechar este ponto, faço um exercício tendo por base o mesmo negócio mas com a valorização dada pelo Transfermarkt. Se assim fosse o Sporting receberia 35M pelo Gelson e pagaria 3M pelos 50% do passe do Vietto. Resumindo, receberíamos 32M + 50% passe de Vietto. A realidade é que recebemos apenas 15M e os tais 50% do passe do Vietto. Uma diferença de 17M de euros. Coisa pouca...

Luciano Vietto - A contratação mais valorizada da história do Sporting


Para que não percebeu, Luciano Vietto foi valorizado em 15 milhões de euros. É a contratação mais valorizada da história do Sporting (15M). Se falarmos em montante pago, é o 5º maior investimento da história do Sporting depois de Bas Dost, Bruno Fernandes, Marcos Acuna e Elias. Este é o 3º negócio com o Atlético de Madrid que entra para o Top-10 de compras do Sporting, depois de Elias e Sinama-Pongolle. Só nestes 3 meninos o Sporting deixou nos cofres do Atlético de Madrid quase 23 milhões de euros. Por outro lado, o Sporting vendeu em tempos Emiliano Insua por uns míseros 3M aos colchoneros. Sempre com a preciosa ajuda de Jorge Mendes, o "salvador" do Sporting.

Voltamos aos tempos das "percentagens de passes"


Comunicado Sporting CMVM (aqui)

Depois dos 60% de Tiago Ilori (2,4M), dos 80% de Borja (4,155M), dos 50% de Matheus Nunes (500mil euros) e dos 50% de Gonzalo Plata (1,479M), eis que temos mais um jogador com uma chapa de 50% do passe. Dos 7 jogadores contratados por Frederico Varandas, apenas 2 foram pela totalidade do passe (Luiz Phellype e Doumbia). Em termos globais estes 7 jogadores custaram aos cofres do Sporting cerca de 22,5 milhões de euros. Precisamente o tal valor tabelado pelo Gelson.

Uma jogada contabilística


O facto de esta negociação ter sido concluída em dois negócios separados (venda do Gelson e compra do Vietto) permite ao Sporting usar uma jogada contabilística feita recorrentemente pelos clubes do carrossel de Jorge Mendes.

Ora, os 22,5M da venda de Gelson entram directamente no apuramento do Resultado líquido do exercício de 2018/2019, facto que fará com que previsivelmente a SAD tenha lucros. Já os 7,5M da compra do Vietto entram nas contas na rúbrica de fornecedores e terão impacto nas amortizações a 5 anos, que é o espaço temporal do contrato do jogador. Ou seja, estes 7,5M serão diluídos ao longo de 5 anos (1,5M época).

No comunicado do Sporting há uma passagem "deliciosa" que refere que o Atlético "comprometeu-se a pagar". Ou seja, se se comprometeu a pagar é porque não pagou de imediato os 22,5M. Assim sendo o montante será contabilizados na rúbrica de clientes de conta corrente. E este é o segundo passo do carrossel de Jorge Mendes. O saldo fica em conta corrente até que se arranje novo negócio entre as partes para abater estes montantes. Que é como quem diz que "qualquer dia compramos os restantes 50% do Vietto"...

E as comissões e a tal cláusula de renovação!?


Por saber ficam os montantes das comissões a pagar aos intermediários nestas negociatas. Talvez um dia se venha a saber esse valor.

Por saber também está a questão relacionada com a renovação automática efectuada pelo Sporting para compensar o jogador e convence-lo a não sair do clube no verão passado. Uma renovação que segundo a imprensa fez com que a cláusula de rescisão passasse de 60 para 100 milhões de euros, assim como significou um aumento salarial na ordem dos 400 mil euros brutos anuais (passou de 1,8 M€ para 2,2 M€, com direito a retroativos da temporada 17/18). Adicionalmente o jogador teria de receber mais 1,5 milhões de euros como prémio de assinatura. Continuo a aguardar (sentado) pela marcação de uma Assembleia Geral da SAD e do clube para serem dados esclarecimentos aos sócios e accionistas sobre estas e outras matérias.

Um salário milionário



Luciano Vietto tinha ainda mais dois anos de contrato com o Atlético de Madrid onde auferia a módica quantia de 2,1 milhões de euros limpos por época. Ora, para o jogador manter esse montante líquido em Portugal, o Sporting terá de desembolsar mais de 4M por época. Portanto, 5 épocas a multiplicar por 4M dá a extraordinária quantia de 20 milhões de euros. É neste berbicacho que o Sporting se está a meter. Só para que as pessoas percebam do que estamos a falar, deixo de seguida os orçamentos anuais da época 18/19 de 8 clubes da primeira Liga.


Luciano Vietto custará mais ao Sporting por época do que o total do orçamento anual de clubes como o Boavista, Setúbal, Portimonense, Santa Clara, Feirense, Tondela, Nacional ou Belenenses.

Mais! Quando Bas Dost chegou ao Sporting assinou por 3,5M/época. Aquando do seu regresso após rescisão, Sousa Cintra ofereceu-lhe 6M por época. Um montante absurdo que faz dele o jogador mais bem pago do Sporting e da Liga. Luciano Vietto será o 2º jogador mais bem pago do Sporting e um dos mais caros da Liga. Tudo isto por um avançado que nas últimas duas épocas fez 6 golos...

Mas mais relevante do que tudo isto é o facto de o Sporting libertar o Atlético de Madrid de um salário elevado por um jogador excedentário e com pouco mercado face ao seu vencimento. Sporting que faz este favor assumindo custos salariais num montante global de cerca de 20M de euros, partilhando depois o valor de uma venda futura com o Atlético. Portanto, se correr bem e o jogador for importante no Sporting ao ponto de ser cobiçado, o Atlético ainda recebe 50% da transferência. Se correr mal e o jogador for um flop (como todos os outros que vieram de Madrid) o Sporting fica com os 20M de vencimentos às costas. Negócio genial... para o Atlético.

Resumindo e concluindo


Por tudo isto, parece-me evidente que este negócio não tem ponta por onde se lhe pegue. É uma aldrabice pegada e um crime de lesa-Sporting. Concluo voltando a reiterar que nestes casos das rescisões está muito mais em causa do que apenas e só a vertente financeira. E é muito triste verificar que quem lidera o clube não pense nisso. Para fechar, e face a teorias do caos financeiro, dizer que neste momento o Sporting tem a situação financeira absolutamente controlada após o adiantamento de receitas da NOS e pelo facto de ter no seu plantel uma mina de ouro chamada Bruno Fernandes. São mais duas variáveis a juntar às anteriores que mostram que este "negócio" é uma aldrabice. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

84 comentários:

  1. E vamos a ver, ainda, se a mina de ouro de ouro não se transforma em latão (ou prata, vá lá, só para fazer o favor de não ser pessimista)!!

    ResponderEliminar
  2. Logo agora que iam sair os prints dos batuques e outras chinesisses sai este negócio para atrapalhar o raciocínio do mister!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente não se faz, é precisoescalpelizar muito bem os 150mil do Batuque que são bastante mais caros do que os 2M que o Sporting ofereceu por chinesices aos Wolfs.

      Eliminar
  3. Mina de ouro, o Bruno Fernandes? Vamos ver a negociata e depois vamos perceber para onde vai o ouro da mina. Cheira-me que o Sporting ficará apenas com umas migalhas...outra vez.

    ResponderEliminar
  4. És um burro de merda,e és tão burro que quando esta merda for à falência vens culpar o BdC. Tu e outras bestas quadradas como tu, colocaram o SCP nas mãos dos investidores e empresários. O SCP entrou no carrossel Jorge Mendes e aí só o Mendes ganha. Só peço que te cales e que quando esta merda for para o caralho te enfies num buraco bem escuro e mal cheiroso e aprecies tudo o que te fizeram engolir. Não passas de uma puta nas mãos dos chulos e espero que estes te fodam com todas as forças que arranjem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SCP 1096 nem percas tempo a responder a estas encomendas! a maior parte é infiltrados do inimigo ou mesmo dos golpistas!
      isto já só tem uma solução. Deitar isto tudo abaixo a sério. E pegar no clube à força!
      O trabalhos dos blogues é importante mas não chega!

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Ai as saudades que eu tinha destes negocios

    Ilori 2,4M 60%.
    Plata 1,4 40%.
    Vietto 7,5 50%.
    Doumbia 4,8M. 70%.
    Borja 4M. 80%.
    Matheus Nunes 0,5M. 50%.
    Wang 2M. 0%.

    ResponderEliminar
  7. este presidente ainda é pior que o Godinho Lopes. O Godinho Lopes só consegui-o fuder (pouco mais) de 100 M este vai fuder mais que 357 M em 4 anos e os bananas não fazem nada, nada…
    Estão a ter aquilo que merecem…
    Ninguém neste momento zela pelos interesses do clube é só desviar Milhões e o clube BOLA!!!
    Mas tudo está bem fomos campeões de futsal/hóquei há pala do outro mas o desertor é que leva cos louros...lol
    Somos o Sporting Chiquitas de Portugal

    ResponderEliminar
  8. este Vietto está como o Pongolle neste momento. Belo ordenado, ninguém o quer e jogar="BOLA" ou 0

    ResponderEliminar
  9. golpistas filhos de 30 p****, como é que tudo isto se vai passando e ninguém faz nada?? Isso é que me deixa completamente fora de mim!! É a prova de que este clube é mesmo um clube de otários ! Pobre Sporting...

    ResponderEliminar
  10. Isto de ultra na análise ao Sporting na gestão, poderia e deveria convidar a malta a ser um pouco mais cautelosa. Até porque sempre fomos ultras e tal, no Sporting deu merda!

    O negócio obviamente que não é bom. Mas o pessoal que se poe aqui a comentar e a criticar deve-se estar a esquecer do que aconteceu há um ano e a contabilidade do que então se perdeu em activos que demorará muito ainda a fazer.

    ResponderEliminar
  11. Gosto deste post de comemoração do título de Campeões Europeus em hoquei...

    ResponderEliminar
  12. ò j. vai dar banho ao cão , pa´ - tira as palas - se os clubes estão a pagar ao SCP pelos desertores é porque não tem razão para rescindir - ou se calhar são amigos do SCP .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então e o Lille que diz que não paga?
      Esse pelos vistos tem razão ou agora a tua lógica muda tornando-se em uma lógica adaptativa? E os outros que também não pagaram?

      Eliminar
    2. O Lille nao paga porque parece que o rl tem msgs do actual presidente a aconselha-lo a rescindir.

      Eliminar
    3. Claro, eu até já sabia disso.
      A culpa de tudo o que se passou foi do Varandas obviamente.
      Acho que até foi o Varandas que contratou o coxo do JJ e lhe renovou o contacto. Também alterou os estatutos.

      Eliminar
    4. O Lille pode dizer que não paga e nem tem de pagar. Quem rescindiu foi o RL, a haver algum pagamento será sempre da parte do jogador ou do clube pelo qual ele rescindiu consoante seja dada ou não razão ao clube ou ao jogador. Capisce?

      Eliminar
    5. Claro mac.
      Por isso esta aqui escrito que ""se os clubes estão a pagar é porque o Sporting tem razão"".
      Só não percebi então o porquê de os clubes pagarem se como dizes nada têm a vêr com isso.

      Certos camaradas pensam que estão a discutir ou argumentar com os catraios das escolas deles. Comigo devem de subir e bastante o nivel da conversa pois estou muito longe de me considerar um idiota.

      A primeira coisa em uma discusão é manter a coerencia pois com certeza que não irei perder o meu tempo a debater contra uma parade pois eu sei bem que a parede estara no paraiso e eu perderei o meu tempo.

      o anonimo dos comentarios a cima sou eu

      Eliminar
    6. Querer culpablizar a antiga direccao por ter renovado o contrato de jj que deu num fiasco é dos argumentos mais esfarrapados que pode dar com tal coerência que se quer fazer transmitir.
      Tambem nao morria de amores pelo JJ mas tal com eu tambem houve muitos de nos que nos fez acreditar ate a ultima jornada que tudo era possivel para sermos campeões mas a sua inteligencia artificial nao lhe deixa ver mais do que as palas que tem a par dos olhos.

      Eliminar
    7. Por 7 milhões por epoca não é para acreditar em nada, é para ganhar.
      Ao contrario dos fanaticos da seita eu não ando aqui a procura de culpados nem de problemas mas sim de soluções.
      O BdC arriscou e falhou como muitas antes dele e como tal só tem de assumir as responsabilidades. Não é comer todo o miolo e deixar a coldra para os outros.
      E sim, o JJ é da responsabilidade inteiramente dele tal como o mau ambiente vivido antes dos ataques a Alcochete pois ele andou a incendiar os animos e como tal tem grande culpa no cartorio.
      Eu só referi isso porque um crente já andava para aqui a dizer que a culpa do Ricardo Leão estar no Lille é do Varandas. Tambem referi isso porque o Mister é muito bom a fazer contas de prejuizos que o Sporting tera mas nunca o vi fazer contas a quanto o defunto prejudicou o Sporting.
      Realmente é necessario ser-se um grande controcionista para tirar essas ideias brilhantes da cartola.

      Eliminar
  13. O negócio ficou bastante aquém do que eu esperava. Agora é dar o beneficio da dúvida ao Vietto e se for bom, quem sabe se o negócio pode fazer sentido. Se Vietto não for bom fica como um negócio muito mau na história do Sporting.

    Acho engraçado é o Mdc assumir noticias de jornais como verdades absolutas quando dá jeito. O Vietto ganhava no Atlético X, para ganhar o mesmo no Sporting são 4M/ ano, vezes 5 anos de contrato são 20 milhões que o Sporting gasta. Ponto final. Investigar? Averiguar? Qual quê. Só quando dá jeito.

    Gastar 80 milhões num ano em orçamento e conquistar uma Taça da Liga em penalties ao Vit. de Setubal já não tem problema nenhum. Gastar 20 milhões num treinador que em 3 anos ganhou uma Taça da Liga e uma Supertaça também não tem mal. Gestão danosa? Que disparate.
    Gastar 7,5 milhões num jogador que ainda ninguém sabe o que vale já é uma aldrabice, gestão danosa, criminoso, caminho para a ruína...

    #quereséotachodevolta
    #nãotáfácil


    ps: a malta conquistou o titulo europeu em Hóquei. Já desiste de actualizar aquela tabela dos titulos europeus com os presidentes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mister do Café "Guerra".
      A decadência deste blog está bem visível na caixa de comentários. Sempre que se escreve um comentário depreciativo aparecem uns totós a insultar e a dizer coisas sem nexo. Enfim... eu agora venho aqui para me rir e ver qual será o próximo post anti-Varandas (ou anti-sporting já não sei) e noutros tempos até achava um blog interessante.

      Eliminar
  14. Tenho a sensação que quem está a escrever esta coisa do Mister do Café passou a ser o Pedro Guerra...

    ResponderEliminar
  15. Mas o Gelson não é nosso jogador portanto não estamos a falar de quanto vale mas sim de uma indemnização para desistirmos de um processo judicial. Comparar isto a uma possível venda é ridículo, nao temos um passe do Gelson para vender. Se foi um bom negócio, não. Se foi o negócio possível, provavelmente. Qual a alternativa? Ir para tribunal discutir e acreditar numa possível indemnização daqui a 4 anos? E até lá? Vivemos do quê? Por falares em aldrabices tens tabernas outras que aconteceram no Sporting onde nunca pegaste:

    Negócio Alan Ruiz
    Nomeações de órgãos ilegais
    Avenças fictícias a escritórios de advogados
    Pagamentos a claques sob forma de bilhetes (a maioria dos que aqui comentam são os pesados do fim desse “acordo” e que deixaram de ir a bola porque agora teem de pagar e mesmo assim acham se mais sportinguistas que os outros )

    Mas nunca pegaste numa aldrabice que o BC fez. Tu não defendes o Sporting mas o BC. Pega em alguns dos que aqui estão e no caminho passa na Tasca do Cherba e fundem o BC FC. Deixem os verdadeiros sportinguistas que pagam quotas e bilhete para assistirem aos jogos em paz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "E até lá? Vivemos do quê?" E que tal do empréstimo obrigacionista que pedimos no outro dia, não chega? pela tua conversa até parece que precisávamos destes 15 milhões para sobreviver... não faças das pessoas parvas!

      Eliminar
    2. Esta malta fala...o EO que pedimos em Novembro foi para reembolsar um outro de 30 milhões de euros cujo reembolso tinha sido adiado em Maio por BdC.
      Os 65 milhões foi para pagar dividas e compromissos com tesouraria durante este ano.
      15 milhões por Gelson é um péssimo negocio. Mas o bom mesmo, é que não tivesse rescindido e que a invasão de Alcochete nunca tivesse acontecido.... mas pronto, a malta prefere é chamar Traidor a quem passou por alvalade e arranjar teorias da conspiração para justificar a invasão, em vez de analisar pq é que isso aconteceu

      Eliminar
    3. Alcochete aconteceu porque alguém fez acontecer. e porque o futebol está um banditismo pegado! quem for o culpado que seja encontrado e condenado. se não encontrarem o culpado não se vai usar essa desculpa para qualquer acto de ma gestão indeterminadamente. quem não ganhou nada com isso sei eu bem quem foi. e se calhar quem querem fazer acreditar de ter mandado o ataque a Alcochete fez mais pela transparência e integridade do futebol do que qualquer outro. por isso foi corrido. mas nos somos mansos! e se por um lado nunca queria o sporting a ganhar jogos (e títulos), como aliás tem ganho esta época, como os lamps e frutas ganham actualmente, verdade seja dita, eles estão-se borrifando para a transparência e integridade!

      Eliminar
  16. Então, recapitulando: depois de décadas a trabalhar com o Mendes, onde nada se ganhava e com longos jejuns, tivemos 5 épocas com BdC sem negociatas com o mesmo. Os que não têm memória dizem que esta estratégia não resultou, mas "esquecem-se" do antigamente onde o clube afundou, futebolística, financeira e patrimonialmente.
    Depois, o Sporting começou a ser mais independente, deixou de ter passes partilhados com toda a-gente, para ser dono e senhor a 100% dos seus activos, fazendo negócios que até metiam inveja ao Mendes e amigos, transferindo por exemplo Slimani e João Mário a preços proibitivos, mas aqui entra o argumento dos "Títalos", que o SLB e o FCP compram nos mercados com aditivos, já dizia Sir Alex Ferguson que ainda está entre os vivos, basta ter olhos na cara e ouvidos, para saber que são corrompidos.
    Com a estratégia de BdC o Sporting era independente e começava a assustar muita gente, incluindo a gente de bem e diferente, que têm que manter o seu status quo e a malta subserviente, nem que para isso tenham de dar o cu e adorar o sistema corrupto vigente, que aliás está cada vez mais aparente e presente.
    E com tanta propaganda e com tanto aldrabão s(ab)ujo e prepotente, vão distraindo com migalhas enquanto roubam a toda a gente, e se defendem uns aos outros com o apoio subserviente dos que mais não sabem fazer que prostituir-se indecentemente, atirando poeira para os olhos e gerindo de forma negligente, para virem passar-te a factura lá mais para a frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, assustava muita gente....até os próprios jogadores, técnicos e dirigentes do Sporting assustava.
      Eu já perdi conta á quantidade de malta que o presidente heroi conseguiu odiar dps de os trazer para o Sporting. Bora lá contar rapidamente: Marco Silva, o Jesus, o Octávio e o Geraldes, o Marta Soares e o Carlos Vieira.
      Conseguiu a proeza de ter 9 jogadores a rescindir, um invasão á Academia que ainda está por digeir, 50 adeptos presos por acusações de terrorismo. Fantástico! Clube independente!? claro que sim.
      Isto é apenas tudo uma grande teoria da conspiração para tirar do clube, quem tão bem fez por nós. Fantástico!!!

      Eliminar
    2. assustava jogadores? Oh coitadinhos dos meninos!! se calhar o que tu queres dizer é que "enfurecia os jogadores", mas isso é fácil de percber porquê, afinal o Presidente, colocando os superiores interesses do Sporting sempre em 1º lugar, não os deixava sair por tuta e meia como eles queriam. Eles e os empresários, que no fim lá conseguiram dar cabo dele com a triste conivência dos adeptos, burros que nem uma porta, que se deixaram ir nas cantigas da Comunicação Social !

      Eliminar
    3. Deixou um contrato de 515 M € para o virem derreter, um Pavilhão sem derrapagens com modalidades a vencer, campeãs de Portugal e com títulos europeus a seguir, uma SportingTv que agora usam a seu bel-prazer, um relvado no Estádio que dá gosto só de ver, atletas valiosos q só no futebol não souberam vencer, uma reestruturação financeira que não quiseram fazer, tudo isso e quando chegou tinham-lhe deixado um PER.
      Mas vieram os neo-exigentes, auto-proclamados seres auto-pensantes, julgando-se mais espertos e diferentes, regurgitar a cartilha dos situacionista(s) reinantes, e tudo deitaram a perder. A culpa foi do Bruno, que não tinha nada que os contradizer...

      Eliminar
    4. Por mais méritos que possa ter tido no passado, que teve, isso não lhe dá o direito de incendiar o clube a seu belo prazer só para tentar provar pontos de vista "ultras":
      que os jogadores do Sporting eram uns mimados, os seus empresários uns sacanas, os dirigentes que trouxe para o clube uns ingratos e os treinadores uns manipuladores.
      Tudo estava mal no clube....menos ele! O iluminado que fez do clube uma casa a arder, pouco depois de ter ganho as segundas eleições no Sporting. Nem teve a coragem de se dimitir quando já tudo está a decair rapidamente.
      Tiveram que ser a maioria dos sócios a tirar-lo de lá fora. Mas já foi tarde...

      Eliminar
    5. J. o clube não está aceso agora? ou ainda é tudo por causa do BDC? até quando?
      Além disso é preferível alguém que incendeie o clube na sua defesa do que na sua extinção! Pelo menos acordou uma série de gente adormecida, trouxe outros de volta. Além claro dos resultados. Desportivos e financeiros. Sim porque só alguem muito mal intencionado, desonesto intelectualmente é que pode atribuir mérito nos titulos alcançados este ano. Mesmo o e futebol na taça da liga. Ninguem consegue, nem o BDC conseguiu, resultados num espaço tão curto e imediato.

      Eliminar
  17. quando se lê que Dost tem salário alto depois ao ver este salario fica-se sem coerência
    mas pronto espero que Vieto tenha sucesso e foi apadrinhado por Acuña

    não tenho a certeza da resposta: é verdade ou não que os jogadores de hóquei do plantel do SCP foram contratados pelo anterior presidente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já no futsal tinha sido a época toda planeada com o anterior presidente antes de ser destituído.

      Eliminar
    2. Metam na cabeça de uma vez por todas: só muito excecionalmente um Presidente "compra" um jogador - o Presidente (Direcção) trata dos orçamentos, aponta objectivos; os directores de secção tratam da gestão desse orçamento, compras, vendas de jogadores, etc etc.
      Assim, se falham objectivos, o Presidente "safa-se"; se a equipa ganha, o Presidente é o heroi -dêem-me um exemplo em sentido contrário.

      Eliminar
    3. Qual foi a parte de "a época ter sido toda planeada anteriormente" a esta direcção que não percebeste liondamaia?

      Eliminar
  18. Não dou 2 anos para o Sporting estar na merd@ outra vez, sem dinheiro.

    ResponderEliminar
  19. Gosto destas comemorações do Dia do Assalto à Academia - o Mr do BdC não faz por menos... Também estará incluído no texto as comemorações do dois últimos título internacionais do Sporting. Eu acho que deviam fazer um post à parte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi graças a quem esses triunfos?Se o MDC quiser fazer propaganda á antiga direcção era só fazer posts sobre as conquistas das mesmas.Ou achas que foi o Torres Pereira ou o Varandas que organizaram isto tudo?Foram eles também que deram uma casa ás modalidades?Ou achas que isso não é relevante também?Aliás o Varandas já mostrou ao que veio,já despediu treinadores campeões e dispensou atletas -não só o Montero e o Nani-mas atletas do Voleibol e futebol feminino.

      E eu acho engraçado virem falar das modalidades como fosse uma arma de arremesso mas acabam apenas por fazer figuras tristes,como aquele duque que criticou os orçamentos das modalidades.20 milhões em 5 anos dá 4 milhões por ano,se acham muito isto para as modalidades todas, acho melhor abrirem um café na colectividade da vossa zona e irem contar as moedas para a mesa dos matraquilhos..tenho a sensação que toda a gente seria mais feliz.

      SL

      Eliminar
    2. As cambalhotas que a malta dá....
      Este ano é apenas um ano histórico, pois nunca se tinham ganho tantos títulos internacionais numa só época. Foi este ano sim e não nos anteriores 5 anos e meio.
      Fica contente pá.
      Vir á com hisorias de matraquilhos e não sei que mais.....

      Eliminar
    3. Balakov, tira os presidentes da tua equação e regista -mas regista mesmo- que se há alguém no Sporting a merecer os louvores pelos êxitos do Óquei, é o engº Gilberto Borges.
      Foi ele que recomeçou (e pagou) o óquei leonino, quatro anos antes de BdC -BdC teve o mérito (?), isso sim, de dispobilizar meios para que as modalidades dessem o salto em frente e, depois, limitou-se a colher os louros, graças a outro pilar das modalidades: M Albuquerque.

      E é sempre assim: falham-se os objectivos, pagam "os de baixo"; vence-se e "os de baixo" dão os ombros para que os presidentes -sejam carvalhos, varandas, o que forem- fiquem bem visíveis.
      É assim em todo o lado, não te excites.

      Eliminar
    4. Esse M. Albuquerque não é aquele condenado por agredir um jogador adversário e que agora bateu na mulher? É um pilar das modalidades e das moralidades.

      Eliminar
    5. E eu é que dou cambalhotas?lol..
      Liondamaia se fores a analisar seriamente a situação vais ver que quem tem realmente o mérito é José de Alvalade, que fundou o clube..lol
      O Rudolfo já nem se controla só de saber que roubou mais um campeonato e que finalmente vai voltar a estar de baixo do Leão,o seu sonho molhado.

      Enfim,o mérito é de todos,mas se quiserem ser sinceros teem que saber que a antiga direcção foi fundamental para o sucesso das modalidades.
      E no futebol?No futebol estávamos tão "mal" que a exigência era "só" ultrupassar o Atlético de Madrid.
      Vejam agora como estamos,os negócios feitos e a gestão danosa do Cintra e Varandas.
      Se querem por BDC e Carlos Vieira na cadeia por 150mil euros ao Batuque,nem quero imaginar o que vão fazer ao Cintra e Varandas que esbanjaram milhões..

      SL

      Eliminar
    6. O "Liondamaia" bem se esforça por defender a actual Direcção do Sporting e em especial o seu presidente, mas a realidade é dura e mais tarde ou mais cedo baterá na parede.
      O "Gordo" do facebook, era maluco, egocentrista, um "deus sol" e até comemorava as vitórias do clube, como um louco, mas a sua loucura ainda lhe permitiu deixar um pavilhão, uma TV Sporting e o maior contrato com a NÓS. Ai se não fosse a loucura...
      Varandas tem sido tão fraco, que até o "liondamaia" não hesita em despromover o mérito dos presidentes, para não o confrontar com os méritos do Gordo. Assim, são todos apenas peças de decoração. Que hipocrisia!

      Eliminar
  20. E a análise à auditoria, está para breve?

    ResponderEliminar
  21. Agora agradece ao tresloucado do teu "ex presidente demente" pela bela merda que fez!!

    ResponderEliminar
  22. isto está cada vez mais cheio de lampiões! Ainda bem! é sinal que o legado de BdC se mantém aceso! até antes dele ninguém se preocupava com o sporting!
    Apelo a todos os verdadeiros sportinguistas para não desistirem da luta. O clube pode ir ao fundo com este caminho, mas quando não houver dinheiro outra vez (nem possibilidades de dar a ganhar dinheiro a terceiros) vai aparecer outro BdC para reerguer o clube. Pode ser que nessa altura tenham aprendido alguma coisinha com as estratégias dos nossos inimigos (não ceder na luta - os frutas não cedem aos ataques da CS comprada, contra atacar - responder à letra e atacar os jogadores deles, usar as armas deles contra eles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou obrigado a concordar contigo, não sei se são lampiões ou se são fanaticos religiosos de seitas brunitas. A começar pelo dono do espaço.

      Postes do mister de Maio de 2018:

      Pagar para perder
      GOLPADA ESTATUTÁRIA - Jaime Marta Soares não pediu...
      A questão estatutária - As demissões
      Os 29 títulos internacionais da história do Sporti...
      Leoas indomáveis
      A transferência de Alan Ruiz
      O Varandas desertou
      Então e o default financeiro?
      Ricardo Araújo Pereira explica o processo CashBall...
      A rescisão de contrato da NOS
      "O campeão voltou"
      Conclusões sobre o ataque à Academia
      EXCLUSIVO - Almoço entre José Maria Ricciardi, Rog...
      Olhos bem abertos
      MENTIRA!
      A fase do "vale tudo"
      Poder aos sócios
      Cenários possíveis em torno dos órgãos sociais
      Algumas notas sobre o momento do Sporting
      A "suspensão" de Jorge Jesus
      Dia de horror
      Não brinquem com os Sportinguistas
      Os donos do Benfica
      Mais dois arguidos no caso das "toupeiras" do Benf...
      As queixinhas da treta
      A "Acção Especial para a Tutela da Personalidade"
      Miguel Maia - "O orçamento do Benfica para o Volei...
      Alguém vai ser despedida...
      "Apertar o Rangel para ele resolver aquela merda"
      O cântico mais desumano da história do futebol nac...
      Bi-campeões
      ROUBALHEIRA!!!!
      Agora, apaguem tudo!
      Uma Boaventura em Viana
      "Veni, Vidi, Vici"
      O campeão voltou - A vitória leonina na imprensa n...
      Os novos prémios da Champions League

      Podem consultar todos pois estão ai e em 90 % deles foi a inaltecer o dito cujo e a malhar nos outros. 10% foi nos lampiões.
      Até fez um poste a inaltecer o dito cujo por ter conquistado alguma coisa 20 e tal anos depois mas este ano nada fez sobre a conquista do hokey 30 e tal anos depois.
      Chegou ao cumulo de fazer um poste unicamente para criar um quadro com as conquistas internacionais do falecido e se dependessemos deste blogue este ano nem saberiamos que o Sporting foi campeão de alguma coisa.

      postes de Maio de 2019:

      Negócio Gelson: Uma aldrabice
      A rica vida dos falidos da banca - Luís Filipe Vie...
      Auditoria Leaks - Revisionismo mentiroso.


      Enquanto em Maio de 2018 criou 37 Posts e até dia 16 (hoje) ja tinha 18 posts criados admirem-se, em Maio de 2019 criou a marca incrivel de 3 posts e vitorias ou festejos nem ve-los, 2 postes a malhar na direção e 1 nos lampiões.

      Como dodes ver não poderia estar mis de acordo quando afirmas que este blogues esta a abarrotar de lampiões.

      Eliminar
    2. oh bananinha, tens que perceber que nos tempos que correm há assuntos bem mais prementes do que as conquistas das modalidades do Sporting (que já agora, diga-se de sua justiça, o MDC têm sempre enaltecido via redes sociais). Afinal estamos a falar da sobrevivência do clube, algo que já percebi que não te interessa particualmrmente, mas que para os Sportinguistas tens que entender que é assunto da maior importância.
      Assim, e porque nunca é demais, gostaria de deixar aqui, mais uma vez, um grande bem haja ao Mister por todo o trabalho de investigação e serviço sempre em prol desta grande instituição... instituição essa que, infelizmente, como já todos percebemos, foi tomada de assalto por um bando de criminosos golpistas e seus amigos agentes...
      Aos Sportinguistas, aos verdadeiros Sportinguistas, está na hora de acordarem, antes que seja tarde demais!

      Eliminar
    3. Pois.
      deve de ser pior o momento atual do que em Maio de 2018 com a invasão a Alcochete e as asneiras seguidas do guru.
      Mas naquela epoca as conquistas já interessavam.

      Já vos disse que não jogamos no mesmo campeonato e se quiserem jogar comigo terão de melhorar bastante esses argumentos.

      Não faço parte da vossa ceita.

      Eliminar
    4. o que é que o cu tem a ver com as calças? tu não vês que o teu problema é seres incapaz
      de analisar o presente sem recorreres ao passado? És muito limitado rapazinho e depois dizes que os outros é que não jogam no teu campeonato...

      Eliminar
    5. Começa por expilcar-me qual é a crise do presente ( a criada pelos fanaticos da seita não conta) e depois diz-me em que é pior do que o que assistimos em Maio passado.

      Depois podemos continuar a conversa....

      Eliminar
    6. Quanto o maravilhoso pensamento que prtilhas conosco de "" tu não vês que o teu problema é seres incapaz
      de analisar o presente sem recorreres ao passado?"" é um tico exemplo da do que digo da vossa coerencia.
      Passam a vida a falar de Godinhos e voltar ao tempo dos croquetes "" que para vocês como o BdC não faz parte foi no minimo a 6 anos"" e choram por se comparar a mesma epoca em anos seguidos.

      Ok, aprendemos todos os dias, nem que sejá o que nunca fazer.

      Eliminar
    7. "qual é a crise do presente?" olha começa por ler o artigo da pessoa que vieste aqui insultar, pode ser que aprendas qualquer coisa...
      "e depois diz-me em que é pior do que o que assistimos em Maio passado"
      outra vez? porra que este gajo insiste na burrice, já te disse, são coisas distintas, eu para avaliar a actual direcção não preciso de a comparar com a precedente. Entendes? Agora começo a perceber porque é que dizes que jogas noutro campeonato...

      Eliminar
    8. Ok.
      Já percebi que tambem não sabes do que te queixas.

      Es como os cães que começa a ladrar porque ouvio outros a ladrar.

      Eliminar
    9. Conhecimentodanosescolhassabiasemcosciencia… é ouviu!! Ouviu? de Ouvir! Como viu, de ver...
      Quando quiser ser honesto intelectualmente participe. até lá, leia e assista para aprender!
      se não for lampião ou golpista, se for mesmo isento, ponha a mão na consciência para perceber que estão a fazer ao seu clube! o ataque cerrado efectuado! e a injustiça que fizeram a quem o defendeu!
      além dos crimes legais todos, em integridade é uma desgraça! o karma chegará, infelizmente, porque não desejo o mal a ninguém!! mas chegará. Nao por motivos espirituais, mas porque quem pratica o mal fica mais sujeito às más consequências! toda a gente vai a tempo de mudar! mude!

      Eliminar
    10. Conhecimentodanosescolhassabiasemcosciencia está preocupado com o MDC.
      Que fofinho.

      Eu estou preocupado com o SCP,mas cada um tem as suas prioridades.
      SL

      Eliminar
    11. Bla Bla, bla Bla.
      E a seita continua.

      Eliminar
  23. Ah, pois é! gostas de rodar no "carrocel" do habilidoso do Jorge Mendes e de lhe pagares comissões de 20% e o Sporting que se "lixe". agora, andares a comprar entulho ao AM, com a conivência de um traste com contornos mafiosos, é que é interessante para o Sporting. também já estamos "modo Godinho", a comprar percentagens de passes de jogadores, isso é que é conveniente para o Sporting.
    Agora que falaste do Pedro Guerra, lembra-me que esse jumento, ao enaltecer o actual presidente do Sporting, coisa que agora faz, com frequência, é o mais credível atestado de incompetência passado ao Sr. Varandas. Só Pedro Guerra, o jumento, para atestar os dotes de um incompetente.

    ResponderEliminar
  24. Bom post, há que pedir esclarecimentos e confrontar o Varandas com estes dados !

    ResponderEliminar
  25. À primeira vista parecer ser um mau negócio da forma como está colocado pelo blogue, mas atendendo ao desespero em que se encontra a direcção do clube com a falta de liquidez e com dívidas gigantescas para pagar a curto e médio prazo, entende-se a necessidade do negócio. Outros activos irão ser vendidos, até porque não irão conseguir manter o nível de salários que pagam a alguns atletas.
    No entanto continuam armados em ricos, com a aposta em novas modalidades caso do basket, muito caro, e do hoquei feminino.

    Com a falta de alternativas de financiamento - esqueçam bancos e NOS, - resta a venda de activos. Que neste caso só é possível porque foi o próprio jogador que fez pressão para se fazer o negócio. De outro modo ficavam de mãos a abanar com irão ficar com os outros três jogadores que não voltam ao clube e preferem ir a tribunal. E irão ganhar o processo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes alguma coisa que permita afiançar que os jogadores vão ter razão?

      Eliminar
    2. Manuel, que estupidez… como há desespero e falta de liquidez aumenta-se o encargo salarial com uma dúvida maior que os que se dispensou!
      Neste caso valia completamente o risco ir para tribunal. Pesando o que se "ganha" e o que se poderia perder não há grande diferença! Melhor seria apostar num bom advogado para lutar pelos direitos do clube. Ou ainda não percebeu que o ataque só prejudicou uma parte? o clube! (e obviamente quem o defendia claro!)

      Eliminar
  26. Parece o discurso dos nossos adversários e que já ouvimos há mais de 20 anos. O Benfica e o Porto têm dívidas muito superiores ao Sporting e não se vê este alarido. Com a venda de parte das receitas da Nos ficámos com o problema de Tesouraria imediata resolvido. O Benfica já o fez há muito. Gastamos menos nas modalidades que outros que não têm os mesmos resultados.

    ResponderEliminar
  27. Não falta o pacote Alan Ruiz + irmão (cerca de 8,4M) nos maiores negócios pagos?

    Há opções para aumentarmos as percentagens dos passes de Borja, Illori e Matheus Nunes.

    Convem colocar a informação completa.

    De resto, não gostei deste negócio do Gelson. Disse-o na altura o Cintra devia ter aceite essa proposta que se falou há uns meses.

    ResponderEliminar
  28. Visite meu blog:
    https://blogdoestudantedeatuariais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  29. E as comemorações do título do Campeões Europeus de modalidade qualquer que agora não lembro, quando é? E as comemorações do título de campeões nacionais de ténis de mesas... Isto está a ficar chato, muito chato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. È só "duques" a darem tiros nos pés..

      TETRACAMPEÕES de Tenis de Mesa.TETRA!
      Agora agradece ao Torres Pereira,Sousa Cintra e Varandas..LOOOOL
      SL

      Eliminar
    2. Agradeço aos atletas, treinadores, equipa técnica e dirigentes - TODOS... Quando perdemos, a culpa é do Varandas (ou de outras coisas que lhe chamam) - quando ganhamos, é só por causa do Glorioso Líder...! Incoerências brunistas...

      Eliminar
    3. È isso,a incoerência é minha.Fica lá com a bicicleta.O Varandas foi fundamental nestas conquistas todas,a antiga direcção só atrapalhou pelos vistos dai teres vindo tentar mandar isso á cara não é?
      È o que eu digo,é so "duques" no SCP..

      SL

      Eliminar
    4. Caro balakov BdC: é bom ver como tu percebeste logo isso das incoerências...! Sejam sportinguistas e esqueçam que os sócios rejeitaram por duas vezes. Comemorem as vitórias e fiquem tristes com as derrotas - mas apoiem sempre. Curem a azia e sejam verdadeiros sportinguistas, não adeptos de um aldrabão qualquer, ainda por cima acusado de dezenas de crimes contra o Sporting.

      Eliminar
    5. Fernando Martins,
      O que de bom tem acontecido no nosso Clube, as conquistas nacionais e os títulos europeus, foi tudo obra de um homem visionário, extremamente dedicado.
      Não te esqueças que durante anos andaste a ver o Benfica e o Porto a vencer em todas as frentes, e nós nem um pavilhão tínhamos.
      A um Sporting grandioso, com mais de 50 modalidades, vencedoras, agradece ao Bruno de Carvalho e não insultes a nossa inteligência.

      Eliminar
    6. No primeiro mandato foi um presidente excecional - mas, a a partir da campanha da reeleição, só fez asneiras. E a partir de janeiro, só se meteu em embrulhadas. Muitos apoiámo-lo até ao limite - o meu foi a 15 de maio. O bom que fez foi para o Sporting, o mau nunca perdoarei. E malucos nunca mais.

      Eliminar
  30. Bdc és um grande aldrabão

    1. Como sabes o salário que o Sporting vai pagar ao Vietto?
    2. Se o valor de mercado de vietto, segundo o transfermarket é 6M, então o de gelson é 28M e não 35M.

    Como sempre manipulas os números.

    A tua manipulação de 5 anos levou-te á destituição

    vai à badamerda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OpinionMaker, mesmo com os teus dados o negócio continua uma merda! Que saudades dos negócios Slimani ou Ruben Semedo! Ou mesmo Shikabala
      OpinionMaker, as tuas opinions é que são uma merda!
      Se vinhas criar opiniões a mando dos inimigos ou dos golpistas, faz algo de útil na vida! se és do sporting, andas muito mal de consciencia! és uma VERGONHA de qualquer das maneira!

      Eliminar
  31. Cometeste alguns erros aqui.
    Primeiro o valor da clausula é o valor a pagar pela rescisão. O valor de mercado não se aplicar quando existe uma clausula, afinal essa clausula é precisamente para estes casos.
    Depois falas que os 7.5 serão amortizados em 5 anos, certo, mas a despesa entra na altura em que ocorre, não pode ser distribuida ao longo de 5 anos. Não é assim que funciona a contabiidade.

    ResponderEliminar