terça-feira, 21 de maio de 2019

Uma visão histórica do título europeu


O Sporting é campeão da Europa de Hóquei em Patins. Quarenta e dois anos depois, os nossos rapazes repetiram o feito do "dream team" composto por Ramalhete, Júlio Rendeiro, Sobrinho, Chana e do melhor jogador português de todos os tempo, António Livramento. Mas para regressarmos ao topo da Europa foi necessário percorrer um longo e triste caminho. Um percurso que é fundamental recordar na hora da vitória. 

Honra à equipa maravilha



A conquista desta Liga Europeia tem na sua génese o título conquistado em 1977. Foram estes homens e a história que escreveram no Sporting que serviu de fundação e de inspiração para a conquista. Honra a todos estes heróis. 

O projecto Roquette


Para os mais jovens e para os mais esquecidos, importa recordar que o Sporting fechou a secção de hóquei em patins em 1995, pelas mãos do Presidente Santana Lopes. Estava dado o pontapé de saída no chamado "projecto Roquette", personagem que por essa altura entrou para a Presidência do então Conselho Fiscal. 
"O Sporting não pode andar nestas andanças, e teremos que adequar as modalidades ao que se passa nos outros clubes europeus, que se traduz na redução das modalidades de alta competição para duas ou três, mais o futebol, e o resto dedicar-se-á ao trabalho de formação e iniciação." Pedro Santana Lopes 30-05-1995
A 12 de Junho desse ano foi anunciado o fecho da secção de hóquei em patins e de voleibol. Foi também decidida a realização de um referendo aos sócios para que estes decidissem entre o fecho do andebol ou do basquetebol. É bom que os Sportinguistas saibam que os directores destas secções andaram em campanha eleitoral a defender a sua modalidade entre os sócios. Um enxovalho publico ao nome do Sporting que culminou com o fecho do Basquetebol e a manutenção do Andebol. 

Referendo aos sócios do Sporting
Importa também recordar que por esta altura o hóquei em patins era a segunda modalidade do Sporting com mais títulos internacionais no seu palmarés. Dos 20 títulos conquistados até então, 14 eram de Atletismo, 5 de hóquei em patins e um de futebol.

A primeira secção autónoma (1999-2005)


Em 1999/2000 pela mão de 14 sócios do Sporting, o hóquei em patins do Sporting foi constituído como secção autónoma do clube. Nessa época disputamos e vencemos a terceira divisão. Nas três épocas seguintes o Sporting lutou pela subida à primeira divisão, mas só à quarta tentativa foi possível, com a conquista do campeonato nacional da 2ª divisão.

Em 2004/2005, época de regresso à primeira divisão, os Sportinguistas foram brindados por outra "originalidade" dos dirigentes de punho rendado. Sporting terminou a primeira fase em 9º lugar em 14 equipas e tinha de disputar a segunda fase de apuramento das equipas de lutavam para não descer. A meio dessa segunda fase do campeonato, o Conselho Directivo anunciou a desistência do campeonato e o fim do projecto, por dificuldades financeiras da secção autónoma. Este foi apenas mais uma acto brilhante de gestão por parte do senhor Dias da Cunha, o mesmo artista que construiu um estádio cujo custo final teve uma derrapagem de cerca de 80 milhões de euros. Coisa pouca, numa obra orçada em 100 milhões e que acabou num incríveis 180 milhões de euros, sendo o estádio mais caro do país.

Enquanto tudo isto acontecia, os Sportinguistas batiam palmas e teciam loas a estes génios da finança e do tal "saber estar". Mas enfim, foi o Sporting que os Sportinguistas quiseram.

A segunda secção autónoma


Desta desistência nasceu nova secção autónoma, então designada por "Associação de patinagem do Sporting Clube de Portugal". A associação foi criada pelo Eng. Gilberto Borges em 2005 e contou apenas com a permissão do Sporting para a utilização do nome e do símbolo do clube. O projecto inicial dava sequência à formação que vinha da anterior secção autónoma, sendo que neste projecto havia claramente o sonho de voltar a ter equipa sénior. 

Cinco anos depois, a equipa sénior estava de regresso. Na época de 2010/2011 conquistamos o título da terceira divisão nacional. Na época seguinte (11/12), novo título nacional da segunda divisão e estávamos de regresso à elite nacional. Nestas equipas que subiram da terceira para a primeira divisão pontificavam três meninos bem conhecidos do grande público. O nosso guardião Zé Diogo, André Pimenta ,que viria a fazer parte da equipa que venceu a Taça CERS em 2015 e Gonçalo Alves, craque que joga no FC Porto e na selecção nacional.

Gonçalo Alves ao serviço do Sporting

Gonçalo Alves que há muito era cobiçado por clubes de topo nacional e internacional, mas que teve sempre um comprometimento fantástico com o Sporting, cumprindo a promessa de ficar no clube até conseguir a promoção à primeira divisão. Mal esse objectivo foi cumprido, saiu do Sporting e foi para a Oliveirense.

Na primeira divisão sem apoio do Sporting


Em 2012/2013 a contratação mais sonante foi a de Ricardo Figueira, que regressou à modalidade depois de dois anos de paragem para se dedicar à medicina. Nesta primeira época na elite do hóquei nacional, o objectivo passava pela manutenção, que só foi conseguida na última jornada, num jogo épico que terminou com um empate a 6 bolas, precisamente contra a Oliveirense de Gonçalo Alves. Podem ver um pouco desse jogo e os festejos da equipa (aqui).

Em Março de 2013, Bruno de Carvalho tornou-se presidente do Sporting e face à grave situação financeira do Sporting não foi possível fazer regressar de imediato a modalidade ao seio do clube. Na época seguinte, 2013/2014, conseguimos a qualificação para a Taça CERS sob a liderança do capitão Ricardo Figueira. No banco da equipa destaque para a entrada de Nuno Lopes como treinador em Fevereiro de 2014.

Regresso anunciado no Congresso Leonino de 2014


Para quem não sabe, muito antes de ser presidente do Sporting, Bruno de Carvalho esteve ligado à "Associação de Patinagem do Sporting CP". De 2006 a 2009 como patrocinador e de 2009 a 2011 como vice-presidente da associação. Foi por isso com naturalidade que a modalidade regressou ao clube assim que a situação financeira ficou estabilizada.


A 8 de Junho de 2014, no discurso de encerramento do IX Congresso Leonino, Bruno de Carvalho anunciou aos Sportinguistas o regresso da modalidade ao seio do clube 
"É com orgulho, honra e esperança que todos os sportinguistas continuem a abraçar o sue clube, que anunciamos que o hóquei em patins sénior passou a ser modalidade oficial do clube" Bruno de Carvalho 8/06/2014
Nessa declaração foram logo anunciados 4 reforços para a época 2014/2015: Ângelo Girão, João Pinto, Poka e Nico Fernandez. 

2014/2015 - A conquista da Taça CERS



Para além destes quatro reforços anunciados de imediato por Bruno de Carvalho, entraram ainda no plantel Tiago Losna e Carlitos. O Sporting fez um campeonato tranquilo e lutou até à última jornada pelo 4ºlugar que daria a qualificação para a Liga Europeia. Acabamos no 5º lugar, atrás de Porto, Benfica, Oliveirense e Valongo. Fomos também à final da Taça de Portugal que perdemos contra o Benfica, num jogo que foi um verdadeiro assalto armado.

A grande alegria da época surgiu a 26 de Abril de 2015, com a conquista da Taça CERS. Nos últimos 20 anos antes desta conquista o Sporting tinha apenas vencido dois títulos internacionais: Taça Campeões Europeus de Pista em 2000 e a Taça Challenge de Andebol em 2010. 

2015/2016 - A conquista da Supertaça e a qualificação para a Liga Europeia


Link da notícia (aqui)

Para esta época entraram 4 novos jogadores: Tuco, Cacau, André Centeno e Luís "Zorro" Viana, veterano que tinha sido o melhor marcador do campeonato anterior. Saíram Nico Fernandez, Carlitos, André Pimenta e André Moreira.

A época começou bem para o Sporting com a vitória na Supertaça frente ao Benfica (2x João Pinto, Centeno e Luís Viana) e com a vitória por 2-0 (Cacau e Tuco) na primeira mão da Supertaça Europeia em casa frente ao Barcelona. Na segunda mão, derrota por 5-1 em Espanha ficando o título europeu para os catalães. Na Taça CERS, quando se esperava que fosse possível revalidar o título, ficamos pelo caminho nas meias-finais frente ao Vilafranca.

No campeonato, 4º lugar a 20 pontos do campeão Benfica e a qualificação para a Liga Europeia da época seguinte.

2016/2017 - A primeira época a jogar para os primeiros lugares



Para esta época o Sporting apresentou-se como outros argumentos para lutar pelos primeiros lugares. Saíram Cacau, Luís Viana, Ricardo Figueira e Tiago Losna e entraram Sergi Miras, Caio, Ferran Font, Pedro Gil, Gonçalo Nunes. Henrique Magalhães e Gonçalo Nunes foram contratados mas emprestados nesta época.

Foi contratado Guillem Perez para treinador e Nuno Lopes passou a ser coordenador de toda a formação assim como líder da equipa B. A meio da época anterior já tinha sido feito uma alteração na estrutura com a contratação de José Trindade para coordenador geral da modalidade.

A realidade é que as coisas correram muito mal durante a época, sendo o caso da perda dos 3 pontos na secretaria pelo caso Zé Diogo, o mais sintomático. A meio da época, José Trindade e Guillem Perez saíram do Sporting e entrou para o comando técnico Paulo Freitas. 

2017/2018 - Campeões nacionais



No defeso foram dispensados Poka, Sergi Miras, Tuco e André Centeno. Entraram Henrique Magalhães, Toni Pérez, Vítor Hugo e Matias Platero. Com cara lavada, com novo técnico e sobretudo em casa nova, o Sporting tinha todas as condições para lutar finalmente pelo título nacional. Mas, do ter condições para lutar até ganhar vai uma grande distância, até porque os outros três rivais tinham grandes equipas e projectos consolidados de muitos anos.

Neste sentido é importante salientar que o Sporting não era favorito à conquista do título e que há muito mérito de toda a estrutura do Sporting, principalmente do seu treinador Paulo Freitas, que conseguiu montar uma equipa de guerreiros em que o "nós" se superou ao "eu" durante toda a época. A grande força do Sporting foi a raça e a entrega mostrada durante toda a época com os capitães Girão e João Pinto a darem o exemplo.

Em termos europeus, caímos nas meias-finais frente ao Porto no Dragão Caixa. Foi o primeiro grande ensaio para o título que chegou este ano.

Mais dois títulos internacionais na mira e a Taça de Portugal


Com a conquista da Liga Europeia, o Sporting aponta agora a mais dois títulos internacionais. A Taça Continental - que para os menos familiarizados com a modalidade é uma espécie de Supertaça europeia que desde 2017 passou a ser disputada em final 4 entre os finalistas da Liga Europeia e os finalistas da Taça CERS - e a Taça Intercontinental, a disputar entre os melhores da Europa e os melhores da América do Sul.

Relativamente à Taça Continental será a 5 presença do Sporting na final, depois já termos perdido 4 finais. Em 1981, 1985 e 2015 para o Barcelona e em 1991 para o Óquei de Barcelos. Desta feita jogaremos contra o Lleida, Sarzana e Porto. Relativamente à Taça Intecontinental, será a primeira participação do Sporting na competição.

No que diz respeito ao campeonato, as contas estão fechadas e o Porto será o novo campeão nacional. Resta saber se o Sporting será 2º ou 3º classificado. A época acaba com a Final 4 da Taça de Portugal que o Sporting disputará contra Benfica, Oliveirense e Riba D´Ave. Em caso de vitória, teremos que adicionar às contas da próxima época mais uma Supertaça.

Quanto ao futuro, o que os Sportinguistas querem é simples: continuar a ganhar. Ganhar a Taça de Portugal desta época. Começar a próxima época com a Taça Continental e com a Supertaça nacional. Fazer história e ganhar a Taça Intercontinental, reconquistar o campeonato e revalidar a Taça de Portugal.

Pra cima deles!

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

28 comentários:

  1. Basicamente e resumindo, 90% da equipa que ganhou a taça dos campeões europeus de hóquei foi contratada pela anterior direcção e a equipa futsal que também ganhou outro título europeu 15 dias antes idem idem aspas aspas.

    E quanto a comemorar a final no pavilhão do próprio clube vencedor idem idem aspas aspas, a cereja no topo do bolo.

    35 títulos europeus no CV do grande SCP

    3º na Europa atrás de Real Madrid e Barcelona

    1º com mais modalidades tituladas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mérito também para o director de modalidades que se manteve na mudança de direções

      da 3ª divisão a campeões da europa, um percurso inédito com honras para quem acreditou no projecto e contribuiu para que o sonho se tornasse realidade

      Eliminar
    2. O director das modalidades apanhou o comboio em andamento e a equipa praticamente fechada, mérito da equipa chefiada pelo Eng. Gilberto Borges.
      Albuquerque manteve-se no futsal, direcção após direcção, pela grande competência que possui e acredito que que manterá nas modalidades a exigência e determinação que demonstrou no Futsal.
      SL

      Eliminar
  2. E a análise à auditoria, está para breve?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já és sócio do Sporting Clube de Portugal?

      Eliminar
    2. Não é nem queremos que ele seja, já temos cá merd@ que chegue.

      Eliminar
    3. DESAPARECE TOPEIRA VAI CHAPURDAR DEBAIXO DO CHÕ IRRA;;;;;;;;;;;;;

      Eliminar
  3. "O Sporting não pode andar nestas andanças"... Santanette dixit

    Espero que os "bem pensantes" especialistas em "exterminar secções" permitam que o hóquei do Sporting ande nestas "grande cavalgadas" pelo menos mais uns anitos...

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela partilha da história. É bom recordar o passado recente, onde o clube andava para comparar com o que se passa actualmente, e novamente existe um presidente que quer reduzir o investimento nas modalidades... a história realmente repete-se.

    ResponderEliminar
  5. BdC o que tu fazes para não te esquecerem, até parece que és o fundador dp SCP.

    Como todos tiveste os teus méritos, mas infelizmente, para o Sporting, fizeste muita coisa mal no futebol, se não tudo (finanças, scounting, formação e gestão do plantel). Futebol bola.

    Não percebeste ainda que és história, e má.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OpinionMaker lá vens tu criar opinião com argumentos falsos…
      sai o tiro pela culatra!
      é que mesmo assim, com "muita coisa mal" nas finanças, scounting (?!?!), formação e gestão do plantel, o sporting, ATENÇÃO, O SPORTING, não é os agentes e dirigentes, fizeram os melhores negócios de sempre (Slimani, R. Semedo, J. Mário, Adrien ou até, pasme-se, Shikabala). O péssimo "scounting" (teu) trouxe por exemplo o balão de oxigénio, abono de família, salvador da pátria, chamado B. Fernandes (que por acaso mamou e deu a mamar mais alguns milhões com uma rescisão UNILATERAL baseado num processo levantado por um sistema que, passado um ano mantém presos alguns adeptos, mas que nunca se preocupou com agressões ao ex arbitro e agora presidente da Liga, invasões semelhantes em Guimarães, assaltos a lojas no estádio da mesma cidade - há imagens de video, invasões a centro de treinos dos árbitros no norte…).
      O problema é que o que não falta são pessoas sem um pingo de vergonha, sem escrúpulos nenhuns, que preferem a mentira para defender o seu ideal do que a verdade para limpar o futebol e o desporto! E a CS que se alimenta disto são o maior veneno!
      Vergonhoso e lastimável!

      Eliminar
  6. Respeito a tua opinião mas não concordo.

    Scouting: R. Semedo, J. Mário, Adrien já estavam no sporting quando BdC chegou à presidência.
    BdC contratou 120 jogadores, quantos se aproveitaram? E deste quantos viraram rentabilidade desportiva? Não foram mais do que 24, até menos. assim nem um aproveitamento de 20% tivemos.
    Com com M Fernades com Head Scouting não podíamos pedir melhor. Até o teu líder já reconheceu que não tinha um Head Scouting capaz.

    Formação: Contratação de JJ e all in na equipa sénior enfraqueceu a formação. Até o teu líder já reconheceu.

    Gestão do plantel: destruiu um plantel devido a não ter Inteligência Emocional para liderar e ter demostrado incompetência na protecção aos jogadores.

    finanças: Conseguiu um bom contrato com a Nos com Benfica e Porto também o conseguiram. O mínimo exigível. Não pagou EO, isto antes da invasão à academia. Deixou o maior passivo de curto prazo na história do Sporting. Não confundir com passivo de longo prazo ( aqui dominaram as direcção anteriores a BdC). Devido a sua IA destruiu um plantel com evidentes prejuízos.

    De notar que mesmo que BdC não tenha sido o autor moral ou material da invasão a Alcochete, das quais tenho muitas dúvidas, foi incompetente ( ele a a sua direcção) na protecção aos jogadores depois das ameaças no Aeroporto da Madeira. E isto é tomado em conta no processo das decisões. Não seria para mim surpreendente não termos razão nas decisões e em vez de receber ainda ter que pagar.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, quais os efeitos de Alcochete nas restantes modalidades?É que de repente, os títulos de campeão obtidos foram quase todos à vida, assim como taças. Salva-se os titulos europeus ( que muito provavelmente eram ganhos na mesma com estes ou com os anteriores).

      Eliminar
    2. OpinionMaker, agradeço o teu respeito pela opinião divergente. Mas não é válido usar essa estratégia para continuar a deturpar factos.
      Os nomes que aponta como scouting não foram os que indiquei. Esses foram negócios com muito sucesso à semelhança do que foi feito com a Nos.
      E sobre este assunto da Nos, dizer que os outros 2 clubes também conseguiram acaba por ser contra.
      É que antes de BDC e, possivelmente depois de BDC, pelo menos actualmente, estar ao mesmo nível dos outros 2 clubes era e será uma miragem!
      Por isso, tomara nós ter contratos de patrocínio, de compras e vendas ao nível deles daqui para a frente. Uma direção conseguiu. Vamos aguardar para ver se há mais quem consiga.
      E até podem usar o B. Fernandes para demostrar isso. E aqui voltamos ao inicio da questão. Este nome já pode ser considerado bom scouting? Possivelmente pagará todos os eventuais maus scoutings.
      Esses sim, que acontecem em todos os clubes. Alguns casos para limpar outros negócios ou casos ainda mais estranhos (eventualmente lesivos de verdade desportiva! essa maldita que se calhar nao volta tão cedo. ou até aparecer outro, talvez mais cirurgico nesta luta).
      Já agora. O Wang por exemplo é bom scouting?
      Uma coisa que o "meu" líder tem é reconhecer erros. Pode ser tarde. Mas reconhece. MAnuel Fernandes? Otávio? Sim!
      Jorge Jesus foi outro. Marco Silva também. Ricardinho possivelmente seria outro. Tubo bem.
      É megalómano? Talvez! Mas tem o beneficio da duvida porque apresentou resultados. E se não apresentar devem ser os sócios a decidir, numa eleição JUSTA e ISENTA e sem a macacada da CS.

      Em relação a Alcochete, não sei se foi ele, se não foi. Cabe à justiça. O que sei é que ouvi um presidente dizer (sobre Varandas!) que se ele não se punha fino corriam com ele como fizeram com o "outro"!
      Só isto já dá que pensar. Depois há outros emails de ex-presidentes, visados pelo destituido, a alinhavar estrategias com o clube rival para um fim! Mais um dado.
      E alem disso há uma guerra aberta com os jogadores sim, mas porque era uma guerra que se não fosse travada iria continuar a lesar o sporting! Ou acharia melhor continuar a manha de deixar os meninos sairem porque sim?
      Como saiu J. Moutinho que logo depois foi muito bem vendido (junto com J. Rodrigues para encapotar uma venda real e fugir ao compromisso com o sporting! Ou o E. Dier que agora é só finalista da champions e internacional ingles.
      Há mais! Como passou a haver assim que o "meu" lider saiu. W. Carvalho, esse tambem fruto de bom scouting, saiu como saiu. Vamos aguardar e ver quanto trará o G. Martins aos cofres do Atletico Madrid.

      Para finalizar, se foi incompetente, ainda que me custe aceitar esse titulo face ao que foi alcançado durante 5 anos, o mínimo que se deveria ter feito era deixá-lo assumir a luta por essa "incompetencia"!
      Da mesma forma que se deixa o presdidente do V Guimaraes lidar com essas incompetencias. Do presidente do Porto, pelos actos dos SD. E, claro, do Benfica, que por acaso não só já fizeram tanto ou mais que os de alcochete
      (aliás, alcochete já conhece bem os resultados dessa "incompetecia". e, ao mesmo tempo, eles também conhecem bem alcochete!).

      Mais uma vez uma "Opinion" claramente para "maker" apenas quem o quiser ser...
      Enquanto o dia não chegar, vamos aguentando. Quando chegar, ou acabar os MMMMMs, voltamos à estaca 0. Recomeça a luta com este exemplo na história!

      Eliminar
  7. Estas publicações que pretendem elevar os destituído - ainda por cima com foto do inominável...! - são de bastante mau gosto. Estamos a três dias da final da Taça de Portugal - e não nos esquecemos do que fez o ano passado e ao que levou o que ele fez ou mandou fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O director de segurança da academia foi promovido a director de segurança do Estádio com o Varandas.
      Deve ter sido por ter atingido os objectivos..
      Mas pessoas como tu não deviam de perder tempo na net,teem que ir directamente á PJ contar o que sabem.Pelos vistos sabes que BDC foi o mandante,deves andar em meios muito bem informados..

      SL

      Eliminar
    2. Lê primeiro o post e depois usa a cabeça para pensar. Não entres nessas coisas tão típicas de lampião que assim que vêem o nome ou a fotografia do homem desatam logo para a burrice. E depois sente-te agradecido porque ele trouxe o hoquei e outras modalidades extintas para o clube que te permitiram festejar títulos.

      Eliminar
    3. Malucos e aldrabões...?!? Nunca mais...! Acho incrível como ainda há gente que acredita no destituído. Foi um bom presidente até final do 1º mandato e deixou muita coisa boa - mas as asneiradas sucessivas após a reeleição são inacreditáveis. E a maioria dos sócios nem pintado a ouro o vai aceitar outra vez. E se apoiassem o Sporting, para ganharmos este ano a Taça, em vez de andarmos a brincar aos malucos como ele fez o ano passado e alguns querem repetir este ano...!?!

      Eliminar
    4. Fernando Oliveira Martins, ganhar ou não a taça não é sinal nenhum que o caminho é o correcto. ganhar com arranjinhos é muito mau! Se for esse o preço a pagar melhor nem ganhar nada. apoiar o sporting sempre. independentemente dos titulos. sobretudo no futebol. porque esses, os titulos, o ano passado (e os deste ano tambem, como o post bem ilustra) foram conseguidos. Nem por isso parou de haver ataques não só ao "maluco" como a toda a direção e sobretudo ao clube!
      Como ve, se quiser ser minimamente razoavel, o bom trabalho nao foi só no primeiro mandato. Até no futebol, num campo cada vez mais minado por dentro, o sporting lutou por tudo ate o fim da epoca passada. Este ano, ainda que ganhe a taça de portugal nunca será melhor que o ano passado, mais uma vez só vê se quiser ser razoável. E nao vale a pena dizer que aconteceram muitas coisas. Até quando vão usar esse argumento?
      Malucos e aldrabões? O Vieira? O Mendes? O PdC? O Godinho? O Ricciardi? Esses é que são sérios? O Sobrinho?
      Enfim, estes comentários ou são toupeiras do inimigo ou são mesmo golpistas pagos para irem buscar o deles...

      Eliminar
    5. "Este ano, ainda que ganhe a taça de portugal nunca será melhor que o ano passado"

      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
      AHAHAHAHAHAHAHAHAH

      Nunca mudem! Não desistam! E já agora quando puderem partilhem o material que andam a meter no nariz para a malta que não apoia o destituído também poder curtir um bocado esse estado de alucinações!

      Eliminar
    6. A festa dos brunistas é linda! Acho que se ganharmos a Taça pode ser que se conformem, mas isto anda complicado nas hostes do inominável... Um destes dias o moço ainda os manda acreditar no pai Natal e este aparece a voar, com renas e tudo, para os lados duma Prisão ou dum Hospício em Lisboa.

      Eliminar
    7. Claro,a culpa foi de BDC por termos perdido os ultimos 3 jogos.
      Vai lá bater palmas nas voltas olimpicas dos mercenários,é tradição nos bananinhas.
      Nem depois de tudo o que se passou e continua a passar(vejam a "venda" de Gelson) acordam para a vida.

      SL

      Eliminar
    8. Mecas, Mecas… eu disse que era só para quem "quiser ser razoável"... claramente não se aplica!
      Mas eu explico como se fosse uma criança! Ou se fosse isento! Pronto, se fosse minimamente razoável!
      Como é obvio, ganhar títulos é o que importa. E vamos ficar pelo futebol, porque se formos buscar as modalidades não é preciso explicar mais nada pois não?
      O que quis dizer é que não se pode olhar só para os títulos para avaliar se é uma época boa. Muito menos melhor que outra. Como não se pode dizer que esta direção ganhou 3 títulos europeus. Quem ganhou foi o clube e, obviamente quem fez por isso. E aí sim, há que dar mérito à direcção anterior porque se foi o clube que ganhou os títulos, foi graças ao seu trabalho que isso foi alcançado! Mas voltando ao futebol, esse "desporto" das SAD's!
      Pegando só na época passada, o sporting além do título da taça da liga, vencida com muito mérito, mas que até podia não ter ganho (penalties, etc..), foi também com mérito à final da taça e lutou até ao fim pelo campeonato e liga dos campeões! Foi só nesse sentido que fiz essa comparação. E foi num ano que, à semelhança dos anteriores, já estávamos a ser atacados e constantemente prejudicados por um ambiente de corrupção e jogadas muito estranhas no mínimo.
      Mais uma vez ,quem for minimamente razoável verá que este ano, além de não termos assustado minimamente sequer o acesso à liga dos campeões, só estamos na posição onde estamos muito graças a ajudas que nunca tivemos (o lance do golo contra o guimarães, a goleada a um belenenses que até joga muito são apenas dois exemplos!). Se pensarmos também que já circulou uns ruídos sobre pactos para alternar vitorias, nos interesses de empresários e agentes, não fica difícil até para si, perceber que o futebol está completamente minado de verdade desportiva!
      Por isso digo que só com uma atitude de Leão, a lutar por tudo em que competimos, de forma justa e verdadeira, poderemos comparar dados desportivos! MAs para isso é preciso analisar com razão!
      E não é atirar com clichés de "nunca mudem" ou "partilhem o que andam a meter no nariz" que se vai algum lado. Clichés e frases feitas todos sabem! é como "comer os gelados com a testa". Vale o que vale importa pouco se não se apresentar razões fundamentadas!
      Pensa antes de escrever! Re-lê! E... "apaga tudo"!

      Eliminar
    9. "só estamos na posição onde estamos muito graças a ajudas que nunca tivemos (o lance do golo contra o guimarães, a goleada a um belenenses que até joga muito são apenas dois exemplos!)"

      AHAHAHAHAHAHAHAHAHA
      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
      AHAHAHAHAHAAHAHAHAH

      TÃO BOM QUE ISTO É!!!!!!!!!

      Damos 8-1 a um adversário e é considerada uma "ajuda". E agora de repente também já passamos a ser benefeciados. Lindo.

      Partilha o número do teu dealer! POR FAVOR

      Eliminar
    10. Mecas! manda aí mais uns chavões!! E umas gargalhadas também! Só para te enquadrar! Falta pouco para ver por quem vens!
      Ou então abre os olhos!
      Se calhar também achas que as goleadas dos lamps é por serem muito melhores que os outros...
      10 a 0! Marca o roupeiro. E um jogador!
      O numero do dealer é para usar com o dinheiro que te pagam de onde?

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. BdC apanhas-te uma gastroenterite.... por nunca teres consigo uma época e este nível ( suficiente +) quanto tu nunca passas-te de suficiente. disfarça com um posts a comemorar a vitória na taça de portugal.

    ResponderEliminar