sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

A importância da comunicação


Passam hoje 32 anos da mítica vitória do Sporting sobre o Benfica por 7-1, mas não é essa efeméride que vos trago hoje. Mais recentemente, o dia 14 de Dezembro ficou marcado por uma comunicação muito relevante para o futebol português. 

A criação da comissão técnica


Link da notícia (aqui)

Faz precisamente hoje um ano que a FPF anunciou a criação de uma comissão técnica independente para estudar a história e os títulos do campeonato português. Segundo foi dito na altura pela FPF, essa comissão ficaria com a responsabilidade de apurar os factos e apresentar as conclusões em sede de Assembleia Geral da FPF para ser ratificada ou não pelos delegados.

Alguns dias depois deste anúncio foi aprovado em reunião de direcção da FPF o convite a três universidades nacionais para estudarem o assunto. 

Link da notícia (aqui)
Esta foi a última informação que encontrei sobre esta matéria. 

A acção


Ao longo do mandato de Bruno de Carvalho esta foi sempre uma matéria pela qual o clube se bateu, mas foi com uma campanha organizada no final de 2017 que este avanço importante foi conseguido. O pontapé de saída foi dado até através do Jornal Sporting, que no final do mês de Novembro desse ano fez uma extensa reportagem sobre esta matéria, tendo até dado destaque total na sua capa. 

Capa Jornal Sporting 30 Novembro de 2017

Nesta altura até foi criada uma secção no site do Sporting dedicada a esta matéria (aqui) e um video que teve bastante impacto entre os Sportinguistas e onde a matéria é resumida para que todos percebam o que está aqui em causa.


Todos estes esforços colocaram o assunto na agenda mediática de uma forma tão eficiente que rapidamente a FPF teve de se pronunciar e foi então criada a tal comissão independente. Importa também recordar que a reboque da comunicação do Sporting vieram outros clubes interessados na matéria. 


Tudo isto depois de em Maio desse ano o Sporting ter conseguido o apoio público do FC Porto no célebre comunicado conjunto de Porto e Sporting negociado pelos dois directores de comunicação dos clubes: Nuno Saraiva e Francisco J.Marques.

Link da notícia (aqui)
Importa recordar que uma série de clubes estão a ser prejudicados sendo que o único clube que não é prejudicado é o Benfica que continua com o mesmo número de títulos. Aqui está a contabilidade.


Como podem verificar, o revisionismo Benfiquista tem apenas e só o intuito de deixar os competidores mais afastados.

Uma luta que tem de continuar


É muito importante recordar que o Sporting sempre reconheceu estes títulos ao longo da sua história. Ao contrário do que muito pensam, não foi Bruno de Carvalho que "inventou" esta luta pelo reconhecimento dos 4 títulos de campeão de Portugal. Bruno de Carvalho tem sim o mérito de ter sido o único presidente do Sporting - depois do ano em que esta questão foi adulterada (2005)  - que lutou para que a história não fosse apagada e servida de acordo com interesses encarnados. 

Já fiz um post com recurso a informação oficial onde é fácil verificar que o Sporting sempre reconheceu os campeonatos de Portugal como títulos nacionais. O primeiro registo data de 1940 aquando da realização do I Congresso leonino. Há também registos do Jornal Sporting de 1954 e de 1980 e até uma declaração do Presidente José Roquette no livro de Ouro do Sporting publicado em 2000 pelo DN onde são referidos esses títulos como sendo nacionais. São apenas alguns exemplos que recolhi em post (aqui).

Sobre esta lutas pelo reconhecimento dos feitos do Sporting e dos seus atletas, recordar por exemplo a enorme vitória na questão do reconhecimento federativo que foi conseguido com Fernando Peyroteo. São nestas acções que os Sportinguistas se revêm é preciso que os actuais responsáveis pelo clube percebam isto de uma forma definitiva. Esta é uma luta que é preciso trazer de volta para a agenda e vencer. 

A "mentalidade muito pequenina" da comunicação do Sporting 


Nos últimos tempos a comunicação do Sporting têm cometido erros absolutamente inaceitáveis e que vão contra os valores e a história do clube. Na última semana tenho apontado uma série desses erros pelo que vale apenas a pena resumir a coisa, deixando os links desses posts mais completos para quem tiver interesse em ler.

Comunicação externa:

Em termos de comunicação externa o Sporting está completamente morto. Não há uma palavra sobre os escândalos que assolam o futebol português, não há uma palavra ou proposta para o desenvolvimento do futebol nacional ou internacional e fundamentalmente não existe qualquer defesa dos interesses do Sporting perante o que vai saindo na imprensa e que arrasta o nome do clube para a lama. Um vazio completo e absoluto.

Deixo apenas um pequeno exemplo para que todos percebam. Ainda há dias foi anunciada a redução do valor do IVA nas touradas para 6%, ficando o futebol de fora desta descida. Gostando ou não de Bruno de Carvalho, julgo que todos concordamos que com ele na presidência do Sporting o Governo já tinha levado "chumbo grosso" nesta matéria, até porque a descida do IVA nos espectáculos desportivos tinha sido uma proposta apresentada pela direcção de Bruno de Carvalho nos diversos fóruns desportivos e governativos.

Esta é uma matéria que me incomoda profundamente, porque não consigo encontrar explicação para o abandono desta luta. Porque raio é que a actual administração do Sporting não diz uma palavra sobre esta matéria? Porque raio não se defende com unhas e dentes uma proposta feita pelo Sporting? É por ter sido feita por Bruno de Carvalho? Mas então o Sporting e os outros clubes não beneficiavam da redução do IVA nos bilhetes dos jogos? Os Sportinguistas não beneficiavam desta redução? Porque raio não defendem o Sporting?

É apenas um exemplo. Infelizmente, outros poderia trazer.

Comunicação interna:

Se isto está terrível na vertente externa, em termos internos a coisa está ainda pior. Esta semana ficamos a saber que a direcção do Sporting decidiu retirar de forma vergonhosa o título do Goalball da contagem de conquistas internacionais do clube, mostrando assim que prefere seguir o caminho oposto da inserção social, que é o pilar do departamento paralímpico do Sporting e um orgulho para os Sportinguistas. O post que escrevi sobre esta matéria pode ser lido (aqui). Uma semana depois de ter sido atropelado o título do Goalball, continuo sem conseguir perceber o porquê de uma direcção eleita pelos sócios do Sporting fragilizar e atropelar os feitos do nosso clube e dos nossos atletas. Acho que esta vou morrer sem conseguir compreender.

Faço esta alerta público porque quem comete um crime de lesa-Sporting - como foi retirar o título do Goalball da contagem de títulos europeus - não mostra ser confiável e competente para dar seguimento à questão dos campeonatos de Portugal. Desculpem, mas não consigo confiar que esta matéria seja bem gerida por uma direcção que atropelou a história do Sporting e que nem sequer tem respeito pelos feitos conseguidos já no seu mandato, como foi o caso da enorme vitória do judo leonino (aqui). Espero e desejo que acordem para a vida antes que seja demasiado tarde, mas sinceramente não acredito.

Ainda dentro da comunicação "interna", esta semana falei também sobre a tentativa de assassinato público de Rui Caeiro e Bruno Mascarenhas, através de notícias plantadas na comunicação social pela comunicação do Sporting (aqui). Este revanchismo latente no Sporting tem de acabar definitivamente, sob pena de o clube sair gravemente prejudicado, como poderia ter acontecido na questão dos títulos nacionais, caso Rui Caeiro e Bruno Mascarenhas tivessem pedido a demissão dos cargos. Antes de passar a explicar, e para esclarecer algumas bocas ignorantes, importa dizer que falamos de cargos não remunerados.

Ora, como vimos na notícia inicial que apresentei neste post, a comissão independente irá apresentar as conclusões do estudo em sede de AG da FPF e ai o Sporting terá dois aliados importantes. Precisamente, Rui Caeiro e Bruno Mascarenhas que por certo continuarão a defender a tese leonina nesta matéria. Ora, Frederico Varandas e meia dúzia de patetas acham que estes dois Sportinguistas devem pedir a demissão dos cargos para os quais foram eleitos, o que fará com que entrem os suplentes, ou seja, pessoas afectas a outros clubes. Portanto, em vez de termos dois votos garantidos a defenderem a validação dos títulos do Sporting, Varandas considera que o Sporting fica melhor servido se lá estiverem delegados afectos a outros clubes. Daquele tipo de delegados de clubes casadoiros (sem IVA).

Desculpem-me mas isto não é defender o Sporting e muito menos será "unir o Sporting".

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

30 comentários:

  1. Pois, é chato ser dobrado em títulos...

    Essa efeméride dos 7-1 é das que a mim, como Benfiquista, mais alegra- foi no ano em que fizemos a dobradinha, e só tivemos essa derrota no campeonato. E o SPorting ganhou o que?

    Pois, nada! O costume.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting nesse ano ganhou 7-1 ao Benfica. Um dia o número de títulos poderá ser favorável ou desfavorável ao Sporting mas os 7-1 não se apagam. Eu vi ao vivo.

      Eliminar
    2. OK, acredito que seja um orgulho, eu prefiro os 3-6 em Alvalade que nos deu um titulo, ou o 0-1 no 1º ano de Jesus no SCP, que também deu titulo.

      Isso também ninguém apaga.

      Eliminar
    3. Sabes o que é chato, mas assim ao nível de uma carraça apenas com a diferença que essas ainda têm alguma utilidade na natureza? É saber que temos de respirar o mesmo ar que a tua laia de ignóbeis atrasados, com a devida desculpa a quem tem, de facto, um atraso cognitivo natural...
      Vai meter asco lá pras tuas tascas, onde te servem geladinhos fresquinhos para essa cabecinha oca vai... oh tristes!

      Eliminar
    4. Não foi o 0-1 que te deu o titulo. Um dia a Policia Judiciaria explica-te

      Eliminar
    5. A PJ está entretida a tratar da Juve Leo e do Bruno, e a investigar o Geraldes...

      Não cuspas para o ar, pode cair em cima.

      Eliminar
    6. És mesmo idiota ó rabolho 😂😂😂😂🤡🤡🤡🐙🐙🐙🦔🦔🦔🐁🐁🐁

      Eliminar
    7. Há pessoas que não conhecem o ciclo do grunho, mas podem sempre aprender:

      1-Não gostam do que é dito
      2-Reagem com intolerância, sintoma de não saber que há pessoas que pensam de maneira diferente
      3-Normalmente em vez de discutir o argumento partem ou para o insulto ou para violência
      4-Recebem uma resposta que não gostam=não gostam do que é dito
      5-Reiniciam o ciclo do grunho

      Não é preciso agradecer

      Eliminar
    8. Moço, tanta inteligência e sabedoria... andas aqui perdido, será melhor mudares de poiso e procurares lugares mais aprazíveis para o teu imenso ego.

      Eliminar
  2. 4 títulos metidos pelos proxenetas na gaveta, e não são da treta como os do rival lisboeta ou o outro do peta...

    ResponderEliminar
  3. Enquanto o keizer, esse treinador «falhado», «sem currículo» e «contratado por cunha de um médico» continuar a ganhar, o Clíster de Café continua entretido a falar de média e de massagens...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o tirasses do cu e o metesses na boca, caladinho eras um poeta

      Eliminar
    2. "Jorge" a avaliação que o MDC fez de Keiser foi realista.Sabes porquê?Porque foi baseada em factos e o MDC não foi o único a achar que Keiser era uma aposta arriscada.Fé é uma coisa e realismo é outra.
      Noto também que os títulos do SCP e todas as lutas que tivemos e que devíamos de continuar a ter ,para ti são um erro.
      Fica registado,"amigo".

      SL

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Bala:
      A questão nem está tanto na «avaliação» de alguém que não se conhece...
      O que me irrita são a manhas do Clíster. Porque quando ele remata dizendo que «deseja a maior sorte do mundo» ao Keiser está ser de uma hipocrisia enorme. No fundo, o Clíster e a maralha da yong network estão desejosos para que o Keiser se estampe na primeira curva, para depois se atirarem ao pescoço do Presidente... Acorda Balakov! Esta gente não quer o bem do Sporting. O Clíster quer é o dele de volta $$$$$ O Clíster é um mercenário como são mercenários os que lá estão agora!

      Quanto à questão dos títulos e outras lutas afins... Mais 1 vez, deduzes mal Balakov: acho importante manter esses assuntos na agenda mediática; acho que deviam ter dado maior destaque ao título do Judo; etc.

      Espero que registes Amigo

      Eliminar
    5. Onde estavas tu quando apareceram os cartilheiros do slbatota?onde estavas tu quando os taxistas como Carlos Severino e Espadinha etcetc faziam figuras tristes a denegrir o presidente do SCP?Onde estavas tu quando o Morgado andava a mandar informação confidencial do SCP para o Pedro Guerra?Onde estavas tu quando apareceram aqueles outdoors miseráveis?Onde estavas tu quando elegeram o advogado da Holdimo(accionista da SAD) para presidente da MAG?Onde estavas tu quando meio pais andava em burn out tanto que nem sabiam a diferença entre cuspo e fumo..onde estavas tu quando mentiam constantemente sobre o Presidente do SCP?Ainda há pouco tempo foi o "chato",só mentiras a denegrir o homem.
      Não achas estranho esta campanha e timings da COfina?
      Mas ainda bem que agora estás ai pronto a criticar um post cheio de verdades e de factos de alguém que sabe muito mais do que tu e eu da podridão do nosso País e que ao contrário de outros vendidos que são pagos para estarem calados o MDC se for pago para as dizer acho muito bem e que muita falta faz neste País de corruptos e aldrabões. È uma lufada de ar fresco!
      Na mesma linha por exemplo,acho bem BDC receber ordenado do SCP porque isso só fez com que ele tivesse tempo para se dedicar profissionalmente a 100% ao SCP.Tiveste outros que não cobravam nada mas tinham apenas 10min por dia para o SCP!Se calhar 10min é um exagero mas as diferenças das obras apresentadas é abismal!!
      Mas não te preocupes que tem tudo para piorar ainda mais, um Pais de vigaristas com um SCP fraturado vai ser um fartote para os bandidos.
      PS e PSD querem controlar o ministério publico,se o MDC fizer um post sobre isso já sabemos que o vais criticar..
      SL

      Eliminar
    6. Eu acho que o "Jorge" está coberto de razão. Comecei a seguir esta página por ser pró-Sporting, mas acho que que me induziram em erro... Gostaria só de dizer que, para mim, ninguém está acima do Sporting, seja o Varandas, o Bruno, o Godinho Lopes, ou as restantes personalidades que têm desfilado e se têm promovido à pala do nosso clube.
      Sportinguistas de todo o mundo, uni-vos!

      Eliminar
    7. Balakov, vou confidenciar-te uma coisa porque tu és um tipo que revela sentido de humor e eu aprecio isso. Sabes onde é que eu estava no 25 de Abril de 74? - Estava em Coimbra. E no dia 5 de Maio de 74, sabes onde eu estava? - Estava no antigo Municipal de Coimbra a ver o Baltazar (1) e o Yazalde (2) a darem três à Académica
      na caminhada para o título de Campeão Nacional de 1974!
      E ontem sabes onde é que eu estava?...

      Eliminar
    8. A sério?Se calhar ando distraído,digam me os 2 qual foi o post em que o MDC não defendeu o SCP e defendeu se a si próprio ou a BDC?
      Obrigado.
      A não ser que achem exigência e informação uma coisa má para o SCP..duvido que encontrem algo.
      Mas fico á espera..
      SL

      Eliminar
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    10. Bala,
      Bruno de Carvalho, até determinado momento, foi um GRANDE presidente, em todos os aspetos. Conseguiu unir os sportinguistas, gerar consensos, investiu... mas depois deslumbrou-se e perdeu-se, atacou tudo e todos, pensou que era o todo poderoso e detentor da única verdade. Os amigos e admiradores alertaram-no, não fez caso! Todas as pessoas que trabalharam com ele o elogiaram, no início, e ele escorraçou-os a todos, inclusive Carlos Vieira e os indefetíveis: Elsa Judas, Trindade Barros, etc.
      Já não se lembram de uma das últimas declarações de Rui Rigueiro, que dizia mais ou menos, "e este que é o melhor presidente de que me lembro no Sporting obstina-se em destruir tudo o que construiu"?. Bruno de Carvalho é passado, porque ele quis, porque não ouviu, porque não teve humildade e modéstia para se autocontrolar. O Sporting é presente e será futuro. Sempre e para sempre!
      Quanto à tua pergunta, Bala, devo ser muito pueril porque em 90% das publicações do MdC vejo a apologia a Bruno de Carvalho e ataques a tudo que parte da atual direção. E desculpa, não vou perder tempo a ir procurar publicações porque praticamente são todas elas, de forma conotativa e denotativa. Viva o nosso SPORTING CLUBE de PORTUGAL!

      Eliminar
  4. Chakra,já encontraram o computador do presidente da FPF ?

    ResponderEliminar
  5. Isto é a benfiquização do Sporting.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Texto excelente - falta é comentarem a suspensões e expulsões de ontem... Coragem...

    ResponderEliminar
  8. Ontem o clube chamou-nos para votar. Como não podia deixar de o fazer, apresentei-me para tal. Saí do pavilhão com uma profunda tristeza. Tudo isto não é mais que uma guerra. A pior de todas, uma guerra civil, aquela que ninguém ganha, todos perdemos. Saí com uma cara carrancuda. Por oposição, vi na televisão um senhor, que se diz nosso representante, com intermináveis sorrisos. Pareceram-me iguais aos que vi em Alcochete. Só conheço dois tipos de sorrisos, os inteligentes e os cretinos. Não tive dúvida de qual presenciei.

    ResponderEliminar
  9. Hoje só passo por aqui para apresentar os meus pêsames ao blogue, ao dono do blogue e aos inúmeros brunóides que por aqui pululam em virtude do resultado da votação da última assembleia geral.
    PS: excelentes piscinas do Das Bost.

    ResponderEliminar
  10. NÃO SABIA QUE A RENA(rudolfo)DO PAI NATAL JÁ OPINAVA SOBRE ASSUNTOS DO SCP

    ResponderEliminar
  11. Need quick mobile recharge without any hustle? Now you can get it through your digital currency i.e. top up phone with bitcoin or cryptocurrency. NETELL.NET will become the source of this service. Our company has long list of customers whom we have provided this service. Mobile recharge is one of the necessity nowadays

    ResponderEliminar