segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Os esclarecimentos de Carlos Vieira


Depois da AG ter mantido a suspensão dos antigos membros do CD do Sporting, Carlos Vieira publicou na sua conta de Facebook uma mensagem de agradecimento aos Sportinguistas e também o texto apresentado na AG. O texto é longo mas que vale mesmo a pena ser lido por todos os Sportinguistas. 

Aqui fica:

A publicação


"A todas e a todos que ontem votaram a meu favor, contra a decisão de suspensão no âmbito de um processo disciplinar, fica o meu sincero agradecimento. Aos meus amigos e aos que, não o sendo, e até não gostando de mim, me defenderam de um processo que considero injusto, obrigado. Bem hajam. Deixo a todos, aqui, o texto que ontem apresentei na AG. Para memória futura. Porque a História do Sporting é superior a tudo e todos.

Exmo. Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal. Na sua pessoa cumprimento os restantes membros dos órgãos sociais. Estimados consócios do Sporting Clube de Portugal. Neste momento que para mim é de uma dureza extrema, venho aqui, a exemplo dos meus colegas de Direção e sócios, promover o vosso voto para o resultado de um procedimento disciplinar que, no fundo do meu ser, entendo como, em primeiro lugar, injusto. Tinha escrito um texto longo. Muito longo. Entendia que tinha de explicar aos aqui presentes todas as minhas razões. Mas esta semana percebi várias coisas. Em primeiro lugar, como pessoa de consciência tranquila e com orgulho de tudo o que tenho feito na minha vida pessoal e profissional nunca poderia dizer que me arrependo de qualquer ato feito ou omissão concedida. Percebo cada vez mais o que Ortega y Gasset quis dizer quando afirmava ser o Homem e a Sua Circunstância. E essa é a minha realidade no Sporting. E importa em primeiro lugar eu saber qual o meu lugar, e de muitos dos meus colegas, na História que ajudámos a construir.

Também estou consciente que a História é escrita pelos vencedores. E os vencedores ocasionais ou fortuitos nela não ficarão. O que me deixa descansado é que o Sporting tem sido sempre o vencedor, apesar de tudo, ou por tudo o que tem passado já na sua longa História. 

Assim, digo a quem me quer ouvir, para poder tomar uma decisão, que foi um imenso orgulho ter desempenhado as funções de Vice-Presidente do nosso Clube. E como não sou pessoa de me arrepender, sinto que cumpri com aquilo com que me comprometi até ao fim. 

Neste momento, em que vejo aqui pessoas que muito respeito, gostaria de enviar um abraço ao sócio do Sporting que, neste momento complexo, entendo que tem desempenhado o papel que gostaria que todos os Sportinguistas desempenhassem – o Professor Eduardo Barroso. Obrigado por continuar a ser a luz que me tem trazido algum conforto nesta escuridão que me confunde e calculo que confunda muitos outros sportinguistas, e não só.

Mas só para fazer uma breve história do processo, que foi isso que aqui me trouxe, gostaria de recuperar essa semana horrível com um dia 15 de maio que não irei esquecer. Para o que aqui nos traz hoje relembro o comunicado que o Conselho Fiscal, presidido pelo Dr. Nuno Silvério Marques, emitiu no dia 17 de maio. Nesse comunicado, onde os membros do órgão confirmavam a sua demissão, afirmavam na sua maioria entender que o Conselho Fiscal e Disciplinar não tinha competências estatutárias para proceder a qualquer tipo de ação política (entenda-se, disciplinar) contra membros do Conselho Diretivo. E da mesma forma que a Mesa da Assembleia Geral se manteve em funções apesar da sua demissão generalizada, nada impedia que o Conselho Fiscal também assim ficasse. Pois, como me foi transmitido por alguns membros desse Conselho Fiscal, eles foram instados a proceder a processos disciplinares contra os membros do Conselho Diretivo. E eles não o aceitaram. Daí a terem sido, no meu entender, destituídos e sido nomeada uma Comissão de Fiscalização constituída na sua maioria por pessoas que já tinham manifestado publicamente o seu desagrado foi um ápice. Tendo tido a oportunidade de ler a entrevista dada ao Jornal Sporting pelo atual Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, legitimamente eleito nas últimas eleições, penso que a mesma encerra algumas ou mesmo muitas imprecisões (como por exemplo a menção da obrigatoriedade de substituição de um Conselho Fiscal e Disciplinar que, manifestamente, pela leitura dos Estatutos não existe) e que as analogias feitas aos poderes executivos se devem mais a questões do foro da Magistratura do que com a realidade do Sporting Clube de Portugal. Se tiver a vontade de me ouvir em particular, também gostaria de lhe transmitir a minha visão. Para não ficar só com a visão e opinião dos que escreveram a História recente.

Ponto 1

Sei, (porque sei!), que o ato de nomeação desta Comissão e o trabalho posterior por esta desenvolvido foi imoral e que o seu comportamento tendencioso e manipulador prejudicou o Sporting e sócios do Sporting Clube de Portugal. E que continua a prejudicar pois ainda me aguarda a conclusão de um processo que, curiosamente, se encontra nas mãos do atual Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar. Nas suas mãos e dos seus colegas, estou entregue. De novo…

Ponto 2

O processo disciplinar, para além de tendencioso teve um conjunto de incumprimentos explícitos do próprio regulamento disciplinar. Em resumo: não me foram transmitidas as penas de cada um dos atos individuais de que fui acusado; não identificam os factos provados e não provados; não têm em consideração os serviços prestados ao Clube como atenuante; não se ouviram testemunhas relevantes; ou seja, tudo foi feito para cumprir um desígnio político de um conjunto de pessoas que, tão somente, deveriam ter logo promovido a eleição de dois órgãos demissionários e que, do alto do seu descontrolo emocional não conseguiram cumprir os valores de desapego e independência que deveriam ter.

Ponto 3

Factos: Sou acusado de ter criado órgãos que não existiam estatutariamente. O que se fez, foi criar um mecanismo que a lei permitia (e para isso nos sustentámos em dois pareceres jurídicos) e que contrariamente ao afirmado não foi contra os Estatutos porque os Estatutos não o proíbem, e que pudesse fazer cumprir o que estava a faltar ao Sporting num momento importante da sua vida operacional e financeira, ou seja: 
1) agendamento de uma AG extraordinária pedida pela Direção logo a seguir aos acontecimentos de Alcochete, conforme os Estatutos;
2) Marcação das eleições para os dois órgãos demissionários, conforme os Estatutos;
3) Marcação de AG também para apresentação e aprovação do orçamento, em conformidade também com os Estatutos. 

Assim, resumindo este ponto 2, em nenhum momento quis ou quisemos criar órgãos que lesassem o Sporting. Fizemo-lo para cumprir a lei, respaldados por pareceres legítimos. 

No entanto, uma providência cautelar instaurada e aceite por um juiz (noto: uma 2ª providência pois uma anterior foi indeferida) foi recebida e foi por nós cumprida a 100%. Todas as solicitações cumpridas e todos os pagamentos efetuados, com assinaturas minhas e do Presidente da Direção. Portanto, não compreendo a que se refere a referida obstaculização. Não o percebi durante o processo. Não o percebo ainda hoje, quando a AG foi um sucesso em termos de organização. E não adianta dizer que eu e outros meus colegas invadimos a AG pois estávamos formalmente autorizados pelo Presidente da MAG e pela própria Comissão de Fiscalização. E entrei por onde entrei por indicações da segurança do evento. Tudo isto que refiro neste meu ponto 2 foi referido, por escrito e pessoalmente, frente a um instrutor, o Dr. António Paulo Santos, advogado, que também já publicamente tinha escrito contra a Direção do Sporting e que não se coibiu de fazer a figura de uma conferência de imprensa num hotel na altura das eleições, como cadeia de transmissão de números falsos, e que, esses sim, prejudicaram um processo de Empréstimo Obrigacionista que tinha de ser feito e que acabou, apesar de tudo, por ser um sucesso.

Ponto 4

Utilização de meios do Clube para comunicações e divulgação de reuniões – sem perder muito tempo, aqui nada mais fizemos que divulgar uma ata elaborada por pessoa independente, sendo de notar a não aceitação da gravação de uma reunião importante por parte do Presidente da Mesa e de alguns (não todos!) membros da Mesa da Assembleia Geral e de alguns também do Conselho Fiscal (que àquela data ainda não tinha sido substituído pela Comissão de Fiscalização).

Estes são os argumentos óbvios e que me dão toda a legitimidade para estar aqui hoje (como gostaria de ter sempre estado, nas AG’s e ao vosso lado no Pavilhão João Rocha). Mas mais digo. Vivemos tempos da chamada pós-verdade, goste-se ou não. E quero aqui apresentar factos que são os que deveriam ter sido também relevados no processo e que, aqui pretendo ajudar a desconstruir face às ideias que se vão escrevendo, e mal:

1. 1º Facto: Nunca assisti a tanta informação interna a sair para a praça pública, como desde o final de Junho deste ano; e o que me choca é a alarvidade das mentiras e das notícias capciosas; importa que todos nós, mas todos mesmo, incluindo a Direção, a quem compete a defesa intransigente dos direitos do Sporting, que o defendam, pois tudo isto, em primeiro lugar prejudica o Sporting Clube de Portugal; 

2. 2º Facto: A Direção a que tive a honra de pertencer foi a única, repito, a única que, desde o mandato de João Rocha, não apresentou prejuízos; Ficámos a zero na soma dos resultados de todos os anos em que estivemos efetivamente em funções; posso dizê-lo após a aprovação das contas de 2017/18 que apresentaram um resultado no Clube de cerca de 2M de euros; 

3. 3º Facto: a auditoria que está a decorrer não é uma auditoria forense (o que quer que queira dizer) mas sim a auditoria de gestão que foi aprovada na Assembleia Geral do passado dia 3 de fevereiro por grande parte de vós. E tem, em princípio, um caderno de encargos similar aos das anteriores Auditorias de Gestão. Aguardemos todos os resultados. E aguardemos que os sócios os leiam. Já agora, o meu louvor ao Fernando Carvalho, aqui presente, que foi o único sócio do Sporting que dedicou muito tempo da sua vida a ler a integralidade das auditorias já feitas. E que irá ler esta com certeza. E que não se eximirá de me fazer as críticas que achar justas. 

4. E já agora aproveito para esclarecer alguns aspetos que alguns têm querido trazer à baila tentando prejudicar esta minha e nossa defesa, e que não tendo nada a ver com o que hoje se está a discutir, a prejudica, obviamente. Então:

a. Na passada 3ª feira somos capa de um jornal que dizia que tirámos meio milhão ao Sporting. Lendo o artigo não se percebe nada; propositadamente. Mas esclareço, o valor mais relevante da notícia é de uma garantia bancária que o Sporting, através da Direção, executou, pois entendia que tinha sido prejudicado nalguns aspetos da obra de construção do Pavilhão João Rocha. São cerca de 375 mil euros que reverteram para o Sporting e para mais ninguém. Aliás sei que o atual Vice-Presidente do Sporting com o pelouro do Património já conhece muito bem o processo da construção do Pavilhão e das questões pendentes. O restante, devem ter sido pagamentos normais, como muitos foram feitos ao longo dos mais de cinco anos em que fui responsável pelas Finanças do Grupo Sporting. Fazendo contas por baixo, nestes anos devemos ter feito pagamentos a rondar os 600 milhões de euros. É perfeitamente inaceitável que se lance isto para o espaço público prejudicando, em 1º lugar o Sporting.

b. Sobre o escritório de advogados que se tem vindo a falar constantemente, posso dizer que foi o escritório que mais trabalhou com o Sporting no dia a dia. Trabalhou nos processos cíveis mais relevantes interpostos contra terceiros e fazia o pesado acompanhamento fiscal do Grupo. Para perceberem, fundamentalmente trabalhávamos com este escritório e com a Cuatrecasas que colaborou nas auditorias de gestão anteriores e nos empréstimos obrigacionistas. Nada mais. Os valores que se falam, divididos por 5 anos de atividade não fogem de valores normais. Tudo o resto são pós-verdades, construídas sobre coincidências, e vontades de criar suspeitas indevidas. Mas acima de tudo, aproveito para destacar a competência destes advogados que connosco trabalharam e que julgo ainda trabalham para o Sporting.

c. Quanto a gastos com scouting e afins, aguardemos pela auditoria em curso. Mas se a notícia é que não há relatórios de scouting, então…. É pedi-los.

d. Obviamente que fico ao dispor, se a Direção ou o Conselho Fiscal o entenderem para prestar quaisquer explicações que sejam necessárias no âmbito da referida auditoria.

e. (e já agora, depois de também tanto ter ouvido de Fake News ou em Português, notícias falsas e mentirosas, ficou afirmado pelo atual Vice Presidente Financeiro do SCP e pelo próprio Presidente do Clube, que não há buracos nas contas, que não há dinheiro retirado da SAD para o Clube ou vice-versa, e portanto, faço votos que o orçamento agora aprovado, diga-se, praticamente igual ao que a Direção a que pertenci apresentou, cumpra aquilo para o que foi construído - mais títulos, como o de Campeão Europeu de Judo desta semana e para uma cada vez maior divulgação dos valores do Clube).

Ponto 5 

Quase a terminar, reitero que nenhum dos membros da Direção foi condenado neste momento por qualquer facto; processos pode até haver, mas estar aqui neste momento a julgar ou querer de futuro condenar a expulsões qualquer sócio, como Elsa Judas ou Trindade Barros, é, se me permitem muito infeliz. Por muito mal comparado que seja, gostaria de vos alertar para o facto de os nossos adversários da Luz terem o poder disciplinar na Direção e não no Conselho Fiscal e só terem promovido a expulsão de um seu antigo Presidente quando ele foi efetivamente condenado, sem possibilidade ulterior de recurso; por curiosidade, o único membro dos órgãos sociais do Sporting que foi até hoje condenado de alguma forma, com ligação ao Sporting, obviamente, podendo é claro ainda apresentar recurso, foi o Comendador Jaime Marta Soares, num processo interposto pelo Eng. Godinho Lopes.

Quero concluir dizendo que cumpri o meu papel como órgão social do nosso Clube e de outras instituições do Grupo. Não peço, como nunca pedi, qualquer tipo de tratamento favorável ou privilegiado. Peço-vos agora que, fundamentalmente, tenham em consideração os meus atos em prol do Sporting neste processo em que pretendo que seja revertida uma decisão que considero, como vocês todos considerariam, injusta.

Quero aproveitar, porque não tive até hoje, oportunidade, para agradecer a todos os funcionários e colaboradores com quem tive o prazer de trabalhar. Agradeço terem feito a minha vida mais fácil e peço que me desculpem se tornei a vossa mais difícil. Vocês são uma das razões pelas quais o Sporting se mantém, sempre forte e resiliente.

E quero finalizar num tom mais rebelde dizendo que não aceito qualquer tipo de afirmação sobre a lei de Talião, do olho por olho, dente por dente. Que nos fazem a nós aquilo que fizemos a outros. Julgo que aqui, neste momento, é importante dizer que a Direção do Sporting a que pertenci não fez qualquer pedido de Processo Disciplinar contra ex-Presidentes. Inclusivamente, e os anteriores membros do Conselho Fiscal do Sporting, alguns aqui presentes, podem confirmá-lo: eu e o Presidente Bruno de Carvalho apresentámos as nossas alegações para que o Conselho Fiscal e Disciplinar, presidido pelo Professor Jorge Bacelar Gouveia não expulsasse o Eng. Godinho Lopes. Fizemo-lo, pois entendíamos que deveria haver alguma tolerância e que a história da altura, de agora e futura, seria escrita avaliando o que de mau e bom qualquer Presidente fez. Sei que a história honrará os mais de 5 anos em que os membros que hoje estão aqui a ser “julgados” estiveram no Sporting, independentemente da vossa decisão. Assim como honra hoje o Presidente João Rocha que há mais de 30 anos saiu também de Presidente, debaixo de críticas (até de alguns de vós que hoje aqui estão). Lembro também as críticas que ele sempre fez ao Projeto Roquette e sempre que sentia que os valores que defendia não estavam a ser cumpridos. E isso não o fragiliza aos meus olhos. Muito pelo contrário.

Sei que hoje sou por um Sporting plural. Que aceita as opiniões e até as divisões. E que é desta realidade, muito diferente da dos nossos adversários, que se faz um Clube que é o maior do Mundo.

Humildemente vos peço. Sem mágoas. Com espírito leonino. Queiram por favor votar favoravelmente este meu recurso.

E Viva o Sporting Clube de Portugal.

Obrigado."

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

41 comentários:

  1. Os sócios fazem o que a CMTV e o Benfica lhes manda fazer. Não surpreende o resultado das votações...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resumido na perfeição, hoje em dia é isto que fazem os 71% dos associados que votam

      Eliminar
  2. Se algum membro da direcção, do conselho fiscal, ou da mag, em funções, acharem que esta exposição do nosso consócio Carlos Vieira, contem alguma mentira ou imperfeição, têm o dever de claramente nos esclarecerem. Caso se mantenham calados, posso deduzir ou que tudo o que foi referido está correto, ou então estão imbuídos da mais vil cobardia (algo que não acredito)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FALTOU AO VIEIRA DIZER UM *FACTO VERDADEIRO* MUITO IMPORTANTE
      ... se calhar também não leu o Comunicado Oficial sobre as Suspensões (muito provavelmente a Escumalhas das Comissões, apagou tal prova, pouco tempo depois) ...

      No tal Comunicado QUE EU LI, logo no 1ø parágrafo, tinha como causa primeira e assim principal, o facto de Bruno de Carvalho e o Conselho Directivo, terem—se oposto à AG Ilegal Destitutiva para 23 de Junho...

      Ora, mas quem marcou a AG de 23 de Junho, num acto de loucura política, foi Bruno de Carvalho e a Direcção (é claro) - > NUNCA HOUVE NENHUMA ORDEM DE TRIBUNAL ALGUM, A IMPOR TAL AG, NEM NINGUÉM NEM A JORNALIXEIRADA SUSTENTOU TAL COISA...

      Ora como é que alguém pode ser “suspenso“ por se opor a algo que acabou por fazer, e sem QUALQUER ORDEM JUDICIAL??? ... manda a lógica e bom senso q no mínimo deveriam era de DAR OS PARABÉNS, NÃO???

      Isto não são processos!.. isto são macacadas e jogadas de comunicação de pulhas, escroques e escumalhas da pior espécie... E Toda a gente está a adorar a era Kaiser, mas enquanto não houver uma LIMPEZA desta podridão, o Sporting terá o futuro, sempre em grave risco (aqui discordo de Vieira).

      Eliminar
    2. Acho que o caro Mario fazia um favor aos Sportinguistas que aqui vêm se conseguisse indicar onde se têm acesso a esse comunicado oficial.

      De resto, tem o direito de pensar o que quiser. Para mim qualquer explicação que não começa com uma verdadeira contextualização, e a contextualização é tão simples como termos um PMAG a forçar um presidente a demitir-se, quando tem o dever estatutário de solidariedade com todos os orgãos oficiais.

      Eu se não tivesse que fazer ao tempo e ao dinheiro, como sócio, punha uma acção contra a PMAG, por danos irreparáveis ao Sporting.

      Depois devia rever algumas asneiras que por aqui coloca. Ou não sabe ou tem segundas intenções, se é o segundo caso, perde o seu tempo, pois as pessoas que por aqui vão navegando são uma minoria e estão informadas.

      Eliminar
    3. Eu vi na SportingTV.. e parei a imagem para ler bem... Acho que o li todo, apesar de eles terem posto o documento em Scroll... de qualquer forma o que resalta logo à 1a vista, e impregna-se na memória, é o 1o paragrafo, q li muito bem (o sistema informático/box dá até para voltar para trás e para a frente e pausa, e para programas até 7 dias atrás )... Q MENTIRA DESCARADA... e sinceramente não me surpreendeu nada..

      Como até estava a espera de tretas maiores, nunca fui ver ao site oficial se o documento estava lá... mas se não estiver também não me surpreende a mínima, garanto-te.

      Eliminar
    4. Quanto ao resto acho que o Pedro está a ver a coisa ao contrário, apesar de haver separação de poderes ou pelouros, a Autoridade Máxima dentro dum clube é o Presidente (veja o que se passou no Carnide, com o Narco Vieira por causa do Vitória)... Não há mínima dúvida...

      Quem DEVIA SOLIDERIEDADE ao Presidente seriam os outros órgãos, até dum ponto de vista político, q agora está na moda... o Bombeiro se não fosse o Bruno de Carvalho, teria sido um ZERO ABSOLUTO dentro do Sporting nestes últimos 5 anos...

      Se NÃO GOSTA E NÃO QUER, faz como o anterior CF&D eleito antes deste, demite—se e não faz guerras de fora para dentro (o anterior CF&D nunca mais ninguém os ouviu desde que se demitiram - UM EXEMPLO)... se HÁ CRIMES E TEM PROVAS CONCRETAS EXTREMAMENTE OBJECTIVAS (não é ouviu dizer que), deve participar às autoridades (e mesmo assim sem fazer guerras).

      Eliminar
    5. Caro Mario, concordo com muitas das coisas que escreveu. Contudo pensar/escrever que a autoridade máxima no SPC é o Presidente, é tudo menos verdade.

      A AG é, sem qualquer margem para duvidas o Orgão máximo. Agora a forma como esta pode ser manipulada é outra estória.

      Acho que numa das ediçoes do Jornal do Sporting, naquela em que o Presidente do CFeD está na capa tambem vem a perspectiva dessa comissão.

      Eliminar
  3. Tornamo nos no Sporting da CMTV e por aí vamos ficar.. as pessoas andam iludidas que agora é que é bom esperem até nos puxarem o tapete.. será brevemente. Não sou de um clube governado por Tanias Laranjos e inside informations para certa comunicação social. Perderam um sócio com 30 anos de associado, agora que os lpms desta vida apoiem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com aquilo que escreve, mas continuo a ser sócio, porque o SCP não pode ser apenas de "fidalgos falidos"...

      Eliminar
  4. Independente de posições políticas, não deixa de merecer críticas que o clube do qual Nelson Mandela era sócio honorário seja hoje o mais reaccionário e dos mais segregacionistas, num regime de apartheid de curtas vistas, mas ainda hei-de vê-los a auto-proclamarem-se unionistas.

    Nesta montanha-russa de sociais alpinistas, é natural que proliferem os revisionistas e a esquizofrenia se estenda dos regos às cristas, enquanto os mais ultramontanos se afirmam progressistas.

    Dos 9 aos 90, o blogue que aventa e reinventa

    https://profeciasleoninas.blogspot.com/2018/12/costa-costa-das-palpitacoes.html

    Profecias Leoninas, é como viajar de mota e ser ultrapassado por binas!

    ResponderEliminar
  5. O Sporting jogou ontem? Alguém sabe o resultado?
    A Assembleia decidiu, está decidido.
    Ainda não acabou, a escumalha tem que ser expulsa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o poveco, ou zé vista curta o importante é o resultado de ontem. Faça bom proveito e se calhar podia ir para outro local, pois já deu para ver que não tem categoria e alcance para perceber o que de grave aqui se passou.

      Eliminar
    2. "escumalha"? Deve ser "especialista no assunto...

      Eliminar
    3. O dono aqui do tasco não é pago para dar resultados da direcção Varandista, mas sim para enaltecer e glorificar os suspensos e expulsos. E os carneiros seguidistas como o Martins.

      Eliminar
  6. E tu, sabes o resultado? Não passas de um joão ninguém ressabiado.

    ResponderEliminar
  7. Esta AG já tinha sido pedida à muito pelos visados, muito antes das eleições, para poderem concorrer, é óbvio.

    Ora com as Escumalhas das Comissões de posse dos controlos de comando, não sei porque é que se deram ao trabalho, e porque é que estão espantados com os resultados, pois era MAIS Q ÓBVIO, q as escumalha iriam fazer tudo para impor o seu voto político para as eleições.

    Alguém tem de estar sempre a informar e explicar porquê, o Sporting NÃO É UM PARTIDO POLÍTICO... e se alguém deveria ter sido vetado para qualquer posição, não importa se temporária, era o próprio pulha traiçoeiro do bombeiro criminoso, pois tinha 3 meses pelos estatutos, para pôr em efectividade o que foi aprovado pelos sócios em Fevereiro de 2018, mas levou 6, numa atitude de estar-se positivamente a cagar pós sócios... pois quando foi para pôr pressão e eventuais chantagens, para a demissão da direcção, trabalhou 24h/dia, 7 dias/semana.

    Depois do SUCESSO dessas AG de Fevereiro/Março, com um pedido de BOICOTE À JORNALIXEIRADA SUJA CORRUPTA DEMAGOGA IMORAL E PARCIAL (coisa que faço a 20 anos), era óbvio que tal camorra e todos os q vivem à sua custa e à de Gabinetes de Crime, iam Cobtra-Atacar forte e feio... sinceramente não percebo porque é que BdC e direcção parece que foram apanhados de surpresa...

    É certo que ninguém estava à espera de algo tão traiçoeiro e criminoso (de bom grado sustento com qualquer Varatojo da PJ, q as pressões e chantagens ilícitas e criminosas, o caso Cashboola em entrevista paga pelo CM, o Assalto a Alcochete e as rescisões ilícitas dos Jogadores, está tudo interligado, e deveria ser posto no mesmo caso), mas a comunicação e estratégias de BdC, revelaram-se de mal a pior para um descalabro no fim... devia estar calado e deixar os Porcos Grunhir, e ser extremamente OBJECTIVO E SUCINTO E INCISIVO, em fez de se deixar envolver na emoção e ser controlado por isso -> o último comunicado emotivo à última AG, q à JORNALIXEIRADA apelida somente de “desculpas“ é exemplo desse descalabro e erros crassos, quando deveria era de pedir FACTOS CONCRETOS, EXTREMSMENTE OBJECTIVOS. PONTO

    É claro que a JORNALIXEIRADA é um factor de enorme influência no Sporting, e não é de agora, é desde o tempo do Salazar... e se tal não fôr revertido, os Sportinguados (Sportinguistas intoxicados pelos JORNALIXEIRADAS) poderão ser sempre muitos úteis como piores inimigos do Clube ... de tal forma que os dejetos Criminosos do tipo que andou a passar informações confidenciais do clube e o tipo dos “empurrõezinhos“ para sacar dinheiro ao clube num acto descarado de CORRUPÇÃO, não só andam a espalhar a sua pérfida opinião pela JORNALIXEIRADA inteira, como nunca serão suspensos ou expulsos, como serão louvados (FIM DO SPORTING, MARQUEM BEM )

    ResponderEliminar
  8. 71% dos votos e não 71% de associados pois como sabe a cada associado não corresponde apenas 1 voto

    ResponderEliminar
  9. Não é dificil entender porque aconteceu.
    Por um lado porque a maioria dos sócios são estupidos, e sem querer ofender, mas quem vê televisão e acredita em tudo não é com certeza inteligente.
    Por outro todas as eleicões desde Junho andam a ser aldrabadas.
    Por muito que querem fazer bater os numeros, eles nunca batem certo.

    Infelizmente perdemos o nosso clube. O Sporting morreu. O novo sporting irá continuar até conseguir vender a SAD para que a golpada possa distribuir o dinheiro por todos os que ajudaram a tudo isto.

    ResponderEliminar
  10. Mister, obrigado por continuares a divulgar os factos e não as mentiras que populam na CS.
    Perdemos o nosso clube mas podemos sempre continuar a lutar.

    ResponderEliminar
  11. Sempre apoiei a anterior direcço do clube, até mesmo depois de Acochete.
    Acontece que tenho de concordar com Mário Siva :
    "a comunicação e estratégias de BdC, revelaram-se de mal a pior para um descalabro no fim... devia estar calado e deixar os Porcos Grunhir, e ser extremamente OBJECTIVO E SUCINTO E INCISIVO, em fez de se deixar envolver na emoção e ser controlado por isso" apenas referindo que, desde o início do ano, se sentia uma espécie de pensamento caótico e comportamentos desvairados de BdC que se foram agravando a cada dia.
    Considero errado que se tomem os sócios por estúpidos ou imbecis.
    Qualquer pessoa sabe que ninguém, excepto fanáticos, aguentam situações de caos durante muito tempo - daí que ser frio e controlado seja uma condição básica para se ser gestor de uma grande organizaçao.
    Esta última AG apenas confirmou o que já se sabia : que os sócios querem paz.
    E que vai levar algum tempo até terem a capacidade de avaliarem friamente os acontecimentos de 2018.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A unica coisa que se provou na ultima AG é que a maioria dos sócios são estupidos, e não é pouco. Se acreditam nos golpistas, se acreditam na Propaganda, se acreditam na comunicacão social, então são estupidos que nem uma porta.

      Culpa o Presidente pelo que aconteceu é como culpar a Polónia por ter entrado na Segunda Guerra Mundial.... foi ocupada por duas potências, mas segundo estas bestas deveria ter estado quieta e não lutado por manter a sua independência.

      Enfim.... pessoas que assistem à televisão são estupidas e nem devemos criticar porque quem o é nem sabe que o é.

      Eliminar
    2. O que está a acontecer no Sporting, desde o miserável dia do final da taça, é a história mais tenebrosa e desleal de que me lembro.
      Tudo isto graças à comunicação social, encarnada, e a sportinguistas que nunca imaginei existirem. O Sporting foi espremido à "boa vontade" dos seus adversários. Foi pois, reduzido a nada. Viva a imbecilidade e a vontade dos loucos.

      Eliminar
    3. Caro Romao, os responsaveis são sempre os outros, olhe par dentro e veja quem foi o responsável pela crise do sporting. Diga-se crise anunciada desde a celebre assembleia de fev.

      A grade deslealdade foi do BdC que enganou os sportinguistas que votaram nele. Eu votei 3 vezes e senti-me traído e engando. De repente julgava-se dono do clube, não respeitava ninguem.

      Eliminar
    4. TM, em vez de chamar estupidos aos sócios, não seria melhor olhar ao espelho?

      Eliminar
    5. Mas isso são razões para suspensões ou expulsões? Então e a obra válida não se sobrepõe aos aspectos negativos? O que é verdade, é que enquanto não derrubarem o pavilhão JR, BDC e sua Direcção não serão esquecidos, por todos, sejam apoiantes, como eu, ou opositores, desde sempre.

      Eliminar
  12. E todos falam em Paz, à custa da direcção que mais e melhor fez pelo nosso clube nos últimos 30 anos, baseados em mentiras e manipulações, perseguem e acusam quem defendeu o clube e elegem quem o assaltou.
    Muito assertiva a explicação de carlos Vieira. Quem não entende isto não entende nada!

    "Nunca a Paz é a Paz toda enfeitada de Guerra."
    (Fausto Bordalo Dias)

    ResponderEliminar
  13. RESUMINDO!
    O Sporting é governado pela Comunicação Social através do benfica... essa estratégia está mais que provada nos emails... pensei que os Sportinguistas eram mais inteligentes! Uma situação destas num rival nunca iria acontecer, pois mesmo com todas as provas à vista eles ficaram unidos e continuam unidos, apesar de todas a evidências! Assim seremos campeões de 20 em 20 anos no futebol quando nos deixarem... tipo rebuçado para nos mantermos assim... SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dede o ultimo campeonato de João Rocha o Sporting ganha campeonatos de 18/18 anos, o de 1999/2000 foi ganho pelo Inácio ainda hoje não sabemos como. Fernando Santos foi o unico treinador a não ganhar o campeonato com Jardel.
      Claro que foruns como este dão uma ajuda. Questionar DUAS decisões dos sócios é democracia? Se os 3 milhões de adeptos se pudessem pronunciar, nunca mais se ouviria sequer o nome de Bruno de Carvalho no Sporting. Saiam à rua, ouçam o povo.

      Eliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. TM é tudo uma cambada de estupidos, o seu chefe é que está sempre correcto, é o deus sol... mas pelos vistos já veio pedir desculpa, porque será?

    ResponderEliminar
  16. "José"! inteligentes é que não devem ser muito e para sua informação, BdC não é nenhum "deus sol", mas foi o melhor presidente, desde João Rocha. Oxalá que o atual, tenha sucesso, porque continuando a ser apoiante da "politica" de BDC, o que quero é que o Sporting "ande para a frente", em todas as suas dimensões, contrariamente a muitos opositores de BdC que não hesitaram, desde sempre, a prejudicarem o clube, apenas por não o "gramarem". As televisões não me deixam mentir...

    ResponderEliminar
  17. Varandas-"O SCP já não é alvo de chacota"

    "Sabias que? No dia em que fazes anos, em 1993, o jogador russo Sergey Cherbakov sofreu um acidente de carro (por não respeitar um sinal vermelho) o que o empurrou para uma cadeira de rodas. Com apenas 22 anos, terminou precocemente uma carreira que todos anteviam como brilhante", podia ler-se no referido email, que lembrou também outras "glórias sportinguistas" que nasceram em dezembro, como Emanuel Silva, Liedson ou Nuno Dias.

    Perante a indignação dos associados e adeptos leoninos em várias redes sociais, o Sporting justificou o sucedido com uma "falha informática".

    "O Sporting CP informa que devido a uma falha informática foi gerado e enviado um email indevido a alguns Sócios aniversariantes. O Clube já desenvolveu todos os procedimentos para resolver a situação e lamenta o sucedido", sublinharam.""

    O GRANDE Cherbakov-

    Leia o comunicado na íntegra:

    "1. Foi com profundo lamento e mágoa que tivemos conhecimento que o nome do ex-jogador Serguei Cherbakov se encontrava a ser utilizado de forma torpe e totalmente despropositada pela comunicação do Sporting Clube de Portugal;

    2. A data em que ocorreu o trágico acidente que envolveu o Serguei Cherbakov, não deve ser aproveitada como forma de felicitar o aniversário de sócios do Sporting Clube de Portugal. Ora, misturar uma data trágica com uma data de felicidade além de despropositado, reveste-se de uma deselegância extrema para o ex-jogador do Sporting, bem como para a esmagadora maioria da massa adepta do Sporting Clube de Portugal;

    3. A data do trágico acidente deveria sim, ser lembrada, para retomar um processo que desde o mandato do ex-Presidente Sousa Cintra, foi abandonado. O Serguei continua a aguardar, pacientemente, que uma Direcção do Sporting Clube de Portugal tome as rédeas do processo em definitivo e limpe uma mancha que se tem vindo a arrastar de Direcção em Direcção;

    4. O nome do Serguei é lembrado sempre em campanhas eleitorais, e lamentavelmente, agora, é também recordado de uma forma rude e extremamente agressiva em campanhas de comunicação do Sporting Clube de Portugal;

    5. Recordamos que o Serguei Cherbakov nunca deixou de carregar consigo o sangue de leão, e embora maltratado, nunca abandonará o clube do Seu coração."

    ----"---

    Varandas "No SCP não há imagens e videos manipulados"

    https://www.youtube.com/watch?v=3pb9V2qX-Uc&t=1s

    Enfim,é complicado apoiar um aldrabão que tem muito mais de politico do que militar.Aliás um traidor será sempre um traidor.
    O Pedro Martins quando esteve no Vitória de Guimarães explicou bem que o ataque que o Guimarães sofreu ainda foi pior mas as pessoas junto do grupo pensaram no clube e não no próprio umbigo e nas suas agendas pessoais,não tentaram se aproveitar da situação,fossem técnicos,dirigentes ou atletas.
    O primeiro passo para unir o SCP é correr com esta direcção que só mente e desune.
    E para mim o ideal seria o antigo CD,com BDC como braço direito de Bessone Bastos.Ele sim merece e tem o ADN do SCP.
    Mas isto sou eu..
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vergonhoso esse vídeo. Esse "apagão" era uma bela questão para Varandas responder.

      Eliminar
  18. CLíster,
    Já estás a escrever?... Acho bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://misterdocafe.blogspot.com/2018/12/a-importancia-da-comunicacao.html#comment-form

      Então fugiste?Podias ter colocado a viola no saco..mas continuas de má fé.
      SL

      Eliminar
    2. O analfabetismo funcional não te larga Balakov...
      É pena.

      Eliminar
    3. Penas tens tu e os lampiões..insultos e mentiras é contigo,quando é para provares com factos o que dizes ,deixas de responder,és apenas um troll que está aqui para prejudicar o SCP.E da minha parte não levas mais feedback.
      Fica a trollar sozinho,estou demasiado preocupado com o SCP para me preocupar contigo.
      SL

      Eliminar
  19. Martins, Martins, és mesmo cego, rapaz.
    Quanto mais te batem mais tu gostas e apoias.

    ResponderEliminar