quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

A "Mentalidade muito pequenina" da comunicação do Sporting


Na passada sexta-feira o Sporting conquistou a Liga dos Campeões Europeus de Judo em Bucareste. Com esta conquista o Sporting chegou às três dezenas de títulos internacionais. Só que inexplicavelmente o clube alterou a contabilização oficial destes títulos eliminando um dos 29 títulos anteriores.

Vamos lá ver se nos entendemos.

As 30 conquistas europeias 


Para começar apresento as 30 conquistas europeias do palmarés do Sporting.  

Para além destes 30 títulos, há ainda mais 3 conquistas internacionais em Atletismo que não entram nestas contas. A saber:
1997 - Taça dos Campeões Europeus em Pista Grupo B (F) - Valência - Espanha
2003 - Taça dos Campeões Europeus em Pista Grupo B (M) - Belgrado - Sérvia
2008 - Taça dos Campeões Europeus em Pista Grupo B (F) - Vila Real de Santo António - Portugal

Estas 3 conquistas não entram nestas contas por serem conquistas da segunda divisão (grupo B) da Taça dos clubes Campeões Europeus, competição onde o Sporting já venceu na primeira divisão (grupo A) em masculinos (2000) e em femininos (2016 e 2018). Logo, não teria sentido incluir estas conquistas.

A 28ª conquista - Super Liga Europeia de Goalball


A 11 de Fevereiro de 2018 o Sporting conquistou virtualmente a Super Liga Europeia de Goalball Masculina ao vencer a 3ª etapa em Malmo, na Suécia. Depois disso o Sporting ainda organizou a 4ª etapa da competição no Pavilhão João Rocha. Na altura, era o 28º título europeu do clube, sendo que cerca de 3 meses mais tarde ganhamos a Taça dos campeões europeus de Pista (29º) e agora a Champions de Judo (30º). 

Na edição do jornal Sporting seguinte à conquista do título de Goalball, foi dado inclusivamente destaque de capa com essa referência histórica. 

Capa Jornal Sporting 15/02/2018 e pequeno excerto reportagem
Em face da possibilidade de conquista do título europeu na Suécia, o Jornal Sporting e a SportingTV enviaram equipas de reportagem para cobrir o evento, mostrando também assim a importância do momento para o clube. Pelo jornal foram enviados à Suécia o jornalista Pedro Figueiredo e o fotógrafo José Cruz, como se vê na imagem anterior. Recordo-me de ver as reportagens e os directos na SportingTV, mas infelizmente não encontrei vídeos online. 

Posto isto, não ficamos com dúvidas que o Sporting contabilizou este título junto dos títulos internacionais e que deu muita importância mediática a essa conquista. 

A 29ª conquista - Taça dos Campeões Europeus Pista (F)


Cerca de três meses depois, nova conquista europeia e o Sporting manteve-se coerente, contabilizando o seu 29º título internacional, como se pode ver na edição seguinte do jornal Sporting. 

Edição Jornal Sporting 31/05/2018
Mais uma vez, e dada a importância da competição para o clube, o Jornal Sporting e a Sporting TV enviaram equipas para acompanhar eventual nova conquista do Sporting. Pelo Jornal seguiram viagem para Inglaterra o jornalista Tomás da Cunha e o fotógrafo José Cruz. Infelizmente, não estão disponíveis online vídeos do acompanhamento da SportingTV.

E assim chegamos à 29º conquista europeia a que se juntou agora a 30ª com a vitória no Judo.

Comissão de gestão e nova direcção continuaram a contagem


Recentemente a comunicação do Sporting foi reformulada e entregue à LPM de Luís Paixão Martins, como informei oportunamente. Uma das primeiras medidas destes senhores passou por transformar a página de Facebook do Futsal na página de todas as modalidades. Aquando dessa alteração foi escolhida para capa a seguinte imagem:


Como podem verificar no canto superior esquerdo, o próprio Sporting considerava as "29 Taças Europeias em 5 modalidades". Esta imagem foi publicada nas redes oficiais do Sporting a 5 de Novembro como se pode ver na imagem. Entretanto, depois da conquista do Judo esta imagem de capa e o respectivo post foram eliminados. 

Portanto, até 5 de Novembro a contabilização normal estaria em vigor.

A forma como foi passada a conquista do Judo


Passo agora à forma como as redes sociais, o site e a SportingTv noticiaram a conquista daquela que deveria ser a 30ª conquista europeia do Sporting.

Facebook: "Este é o 29º título europeu"
Link (aqui)

Site oficial: "O Sporting CP conquistou o 29º título europeu da sua história"
Link da notícia (aqui)

SportingTV: "Os leões regressam a Portugal com o 29º título europeu do Sporting na bagagem"

Como podem verificar, de um momento para o outro o Sporting eliminou uma conquista europeia da sua história. Resta saber oficialmente qual foi a competição eliminada. 

Completamente ignorados


Desta feita e ao contrário dos últimos títulos europeus conquistados pelo Sporting, ninguém no clube deu a devida relevância ao momento. A SportingTv não enviou nenhuma equipa de reportagem, tal como o jornal. Mesmo em termos de representação directiva, nem Miguel Afonso, vogal do CD com o pelouro das modalidades, nem Miguel Albuquerque, director-geral das modalidades estiveram junto da equipa num momento histórico da vida do Sporting. Não ter estado um único membro dos órgãos sociais nem o máximo representante das modalidades na competição deveria ser motivo de reflexão. 

No noticiário da SportingTV da noite de sexta-feira os Sportinguistas conheceram as reacção dos protagonistas através de chamadas telefónicas gravadas. A reportagem e o directo que se impunha para vermos as reacções dos novos campeões europeus não aconteceu porque não estava lá ninguém para fazer esse trabalho. E onde é que estavam esses meios, perguntam os caros leitores? Estavam precisamente em dois jantares que se realizaram nessa noite: no jantar de Frederico Varandas com o grupo "Tertúlia Sporting" e no jantar de Natal da Juventude Leonina. 


Curiosamente, o responsável do Conselho Directivo pelas modalidades também estava no jantar da tal "Tertúlia Sporting". Outra curiosidade envolvendo este senhor passa pelo facto de este senhor ser uma alto quadro da LPM, a tal empresa de comunicação que fez a campanha de Frederico Varandas e que agora trabalha para o Sporting. Coincidências.

Ridículo!!!


Chegamos ao ponto de ter duas competições completamente diferentes anunciadas oficialmente pelo Sporting como sendo o 29º título europeu do clube:

Links (aqui) e (aqui)

Absolutamente ridículo.

Título do Goalball eliminado?


É impossível dizer com certeza absoluta qual foi a conquista europeia que a comunicação de Frederico Varandas decidiu retirar da contagem, uma vez que desde que a comunicação do Sporting começou a brincar com os títulos, os Sportinguistas não foram informados da actual contabilidade. De qualquer forma, nas redes sociais lá se vai dizendo que o título de Goalball foi retirado da contagem por ser uma modalidade paralímpica, sendo até levantadas algumas dúvidas em relação à competição. Analisando no pressuposto que foi esta a conquista retirada, tenho a dizer o seguinte: 

Quanto à competição em si, importa dizer ao contrário daquilo que tem sido propagandeado por alguns patetas, a organização da prova é da IBSF (International Blind Sports Federation). Para que se perceba melhor, a IBSF é membro fundador do Comité Paralímpico Internacional, organismo máximo do desporto paralímpico mundial e que organiza os Jogos Paralímpicos. Quanto à modalidade em si, dizer que se pratica desde 1946 e que foi introduzida nos jogos paralímpicos em 1976. Falamos de uma prova que contou com 4 etapas na época passada (Alemanhã, Finlandia, Suécia e Portugal) sendo que o Sporting consegui vencer todas sagrando-se vencedor da prova. 

Quanto à importância da modalidade no clube, dizer que se há modalidade que me orgulho de ter no Sporting é o Goalball. No fundo, são a face mais visível de um departamento paralímpico que conta com 15 das 55 modalidades do Sporting e que tantas conquistas têm conseguido ao clube. Mas mais do que as conquistas, nada bate o orgulho de o nosso clube ajudar na inclusão social destes pessoas, acrescentando-lhes qualidade de vida e permitindo que desenvolvam a actividade desportiva com todas as condições. 

Ainda esta semana foram distinguidos 2 atletas do Sporting assim como a nossa treinadora nos European Goalball Awards, como sendo os melhores da Europa. 


Para fechar


Para fechar, deixo as palavras de Márcia Ferreira, treinadora do Goalball e responsável máxima pelo departamento paralímpico do Sporting, aquando da conquista do título europeu em Fevereiro deste ano. Reflictam nisto. 

"Só mentalidades muito pequeninas é que desvalorizam um título como este. Agradeço aos Sócios o carinho com que nos têm dado, assim como a todas as pessoas que nos seguem, gostando ou não de goalball, mas que reconhecem o nosso feito, para o Clube e para Portugal"

Retirar o título europeu de Goalball do lote das conquistas europeias do Sporting é caminhar no sentido oposto da inclusão e da valorização destes atletas cujo infortúnio lhes dificultou a vida. É excluir quem deveria ser incluído. É retirar o valor ao seu esforço, dedicação, devoção e glória. É colocar esta modalidade e estes atletas num patamar de inferioridade face aos outros. E pior ainda, é fazê-lo depois de ter havido quem no passado os tenha considerado como iguais na família leonina. 

Enquanto Sportinguista sinto-me envergonhado de ter no Sporting gente com uma mentalidade tão pequenina e com atitudes que vão contra os valores e princípios daquilo que é o Sporting. Um clube que nasceu para ser tão grande quanto os maiores da Europa. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

26 comentários:

  1. Bem-vindos ao "novo" Spórtem! Matam-nos de vergonha, estes croquetes fora de prazo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sportem? Que clube é esse?... O Sporting - Sporting Clube de Portugal - não é, de certeza. E só lampiões escrevem o nosso nome como tu o fizeste.
      Põe-te a andar, gaivota!

      Eliminar
    2. E Sr. "Liondamaia" nada sobre esta contagem dos títulos? Ou é apenas um pequeno censor?

      Eliminar
  2. Estou, agora mesmo, a ver o programa "Pressão alta" na Sporting TV, e cada vez mais me convenço que estamos a ficar um Clube de totós, e gente estúpida.
    Os dois convidados que estão a comentar a actualidade desportiva, metem nojo, até me dá a volta ao estômago.
    A Sporting TV está irreconhecível, é um espetáculo bizarro, uma paródia deprimente, sem nenhum conteúdo. Abriram as portas aos fantoches, caga na saquinha.

    ResponderEliminar
  3. Para quem como eu tem um filho deficiente só pode sentir que quem está neste momento no clube e tem uma atitude destas não sabe o que inclusão é e só vem provar que a união que tanto eles apregoam são somente frases que o vento leva.
    Mais , nem tão pouco têm o sentido do ridículo que sistematicamente caiem.
    Mais, isto é pessoal que não tem bagagem para estar à frente dos destinos do clube nem os valores sportinguistas sentem ou sabem manter.

    ResponderEliminar
  4. Felizmente não fui o único que reparou.
    Se forem ver na wikipedia página SCP aparece lá 30 títulos europeus.
    Qual foi o título "eliminado"? E porquê este apagar da história? Eu quero acreditar que foi um lapso. Mas...
    Se forem contabilizados 30 então BdC conta com 7 e SC 6, se eliminarem um fica 6 igual...

    Já agora a propósito disto nunca mais se falou nos campeonatos nacionais ganhos no passado pelo SCP que a FPF decidiu não contabilizar.

    Outro aparte a decisão da e-toupeira era para ser amanhã (13 dez) e foi adiada pra 20 dez. Salvo erro é a 4ª data anunciada. Entre 13 dez e 20 dez há uma AG polémica do SCP...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu comentário deixou-me confuso, talvez efeitos da cebolada...
      Os títulos que referes, 7 e 6, foram ganhos por BdC e SC? Desconhecia, descculpa, daí perguntar..

      Sobre as datas adiadas, terás que ler as razões aduzidas pelos juizes - a faca e o queijo são deles...

      Eliminar
  5. PARABÉNS MISTER DO CAFÉ!
    ASSINO POR BAIXO...

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Mister! Imcompreensível esta atitude.

    ResponderEliminar
  7. Muito bom. Isso é exatamente o que me veio à "cabeça" quando vi nos canais oficiais anunciarem o 29 título. É vergonhoso.

    ResponderEliminar
  8. E ainda querem unir? É uma vergonha.
    E ainda conseguem descredibilizar o sócio nim minito.
    Sobre isso aqui: http://bit.ly/2C7foEW

    ResponderEliminar
  9. Arrebatador ! Obrigado Mister por colocares a nu a nojeira dos tachos, dos interesses, dos favores e do croquetismo a voltar lentamente de novo ao nosso amado clube.
    Falando por mim, eu não descansarei enquanto este parasitas todos não saírem do Sporting!

    ResponderEliminar
  10. Afinal quem manda no SCP? Não há responsável para justificar ou esclarecer tal divergência? E quanto aos títulos do campeonato nacional de futebol? Esqueceram-se? Julgo que a actividade d4esportiva é de todos e para todos, pelo que que não posso aceitar qualquer tipo de discriminação. SÃO 30 TITULOS E NÃO 29. HAJA DEUS!!!!

    ResponderEliminar
  11. Serviço público, Mister, que nunca os dedos lhe doam a teclar.

    Já que se vem falando da Sporting Tv, quero dizer que a programação piorou. Muito!
    Via entre 2 a 3 horas diárias. Agora, quase sempre é entrar e saír.

    ResponderEliminar
  12. Qual será a intenção? Reduzir a contagem de títulos europeus diz últimos 5 anos?
    Gostaria de ouvir a opinião de Rui Calafate a propósito deste assunto, no Pressão Alta.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Aqui está uma boa pergunta, para alguem fazer, na assembleia do próximo dia 15. Porque é que escamotearam um título europeu ao clube, e qual foi o título, que eliminaram.

    ResponderEliminar
  14. Prometeram-nos um Sporting transparente. Estão-nos a servir um de grande opacidade. Paulatinamente os meus piores receios vão-se confirmando.Dos meus sessenta e quadro anos (64) ininterruptos de sócio do Sporting, agradeço ao Mister do Café todos os textos que nos tem presenteado. O nosso rival SLB foi tomado (capturado )por um bando de gente nada recomendada, temos que lutar, com todas as nossas forças, para que não nos aconteça o mesmo.

    ResponderEliminar
  15. Grande Mister do Café que nos presenteia sempre com textos de qualidade, bom jornalismo na linha de Gustavo Sampaio que com os seus 3 livros: Os Privilegiados, Os Facilitadores e Porque Falha Portugal? , nos auxiliam na compreensão da espuma dos dias.

    ResponderEliminar
  16. Só agora é que de repente te preocupas com a comunicação do Sporting quando, durante os ultimos anos, foi um dos maiores cancros que tivemos no Clube?

    É muito curioso o editorial que segues.

    Posts e posts a falar do empréstimo obrigacionista e da sua importância. Quando ele acontece, nem uma palavra.
    Posts e posts a falar sobre os muchachos do Ricciardi, Varandas, Sousa Cintra, Godinho Lopes entre outros. Sobre os muchachos de Bruno de Carvalho (Elsa Judas, Pedro Proença, Trindade Barros etc) nem uma palavra (deve ser tudo gente séria).
    A LPM já foi aqui citada uma série de vezes, sempre da pior forma. Sobre o papel da Young Network nos ultimos anos, nem uma palavra.

    Aguardemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E para ti, esta comunicação de merda, já está muito boa! A outra é que não prestava! Não és mecas, talvez um merdas...De qualquer forma, podes sempre ler o "és a minha fé" que todos os dias tem diarreia da boa do pedro correia, uma especie de cmerdatv em ponto pequenino, que deves adorar.

      Eliminar
  17. É o branqueamento do novo sporting... um clube de comédia, onde é melhor rir para não chorar. O nosso Sporting morreu.

    Quem é que achou que iria ter mais transparência do que quando o Presidente lá estava? Basicamente ele esclarecia diariamente sempre que alguma coisa estava a gerar confusão... este golpista apenas fala quando lhe mandam, e treme que nem varas verdes sempre que lhe dirigem a palavra....

    ResponderEliminar
  18. Epa será que alguém arranja um bilhetinho para logo? Vou conseguir sair mais cedo do work. smurfie@sapo.pt

    ResponderEliminar
  19. Apesar dos esforços, mister, nao me parece que a contagem esteja errada. Alias se fizessem um esforço para mostrar os titulos das outras potencias do desporto mundial que incluem campeonatos paralimpicos provariam que essa vossa indignaçao nao passa de folclore propangadistico a um ex-futuro-pseudo candidato a presidencia do SPORTING. O tal que deixou de ser socio e voltou a se-lo em menos de um dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Míster, parvos não faltam, infelizmente. Este nem é dos piores mas todos provocam um asco tal que eu louvo a sua capacidade para manter este espaço aberto a todos.

      Eliminar
    2. Oh, Toni tu de parvo não tens pouco. Tens tudo. Mais um iludido pelo sociopata Bruno.

      Eliminar
  20. Os clubes vendem emoções de vitoria e nesse aspecto o BDC vendeu bem o peixe ! Só não vendeu no futebol porque havia muita toupeira a inclinar os campos !

    ResponderEliminar