sábado, 8 de dezembro de 2018

União à moda de Frederico Varandas


Na passada quinta-feira o jornal Record deu o pontapé de saída em mais uma polémica envolvendo antigos dirigentes do Sporting. Passo a analisar o assunto. 

Cá vai "bomba"


Link da notícia (aqui)

Por volta das 3 da manhã de quinta-feira, a edição online de Record lançou a bomba: "Rui Caeiro e Bruno Mascarenhas recusam deixar o lugar de representantes do Sporting na FPF". Curiosamente, a esmagadora maioria dos leitores só tiveram acesso ao título, uma vez que o jornal considerou que este assunto merecia a designação de conteúdo premium, o que faz com que apenas quem paga uma subscrição ao jornal o consegue ler.

A notícia esteve em grande destaque na página inicial da edição online do jornal durante esse dia. Obviamente, olhando apenas para o título, a ideia que pass sobre os dois antigos membros dos órgãos sociais não é positiva. 

A notícia


É engraçado verificar que na versão em papel do jornal a notícia foi relegada para as últimas páginas e fora da secção do Sporting. Ou seja, na versão online metem como conteúdo premium e no jornal metem nas últimas páginas. Vejamos agora a notícia: 


Lendo a notícia não há margem para grandes dúvidas. Estamos perante uma encomenda da direcção do Sporting. Vejamos a narrativa:  
1 - Record "sabe que ambos foram contactados no sentido de se demitirem dos cargos mas terão recusado sair"
2 - Record diz que "na prática o Sporting fica sem assento na AG da FPF"
3 - Sporting enviou uma comunicação oficial à FPF a informar que "quaisquer posições manifestadas por Caeiro e Mascarenhas não vinculam o Sporting".

Como é que Record sabe que foram contactados? Como é que Record Sabe que o Sporting enviou uma comunicação formal à FPF? Obviamente, foi o Sporting a pedir esta encomenda. 


A resposta de Bruno Mascarenhas 



Pela hora de almoço, Bruno Mascarenhas esclareceu em "Bola Branca" toda esta matéria. Os esclarecimentos pode ser lidos (aqui). De qualquer forma faço um resumo da resposta, enquadrando-a no pontos anteriormente identificados da narrativa.

1) Bruno Mascarenhas esclareceu que após as eleições se colocou "à disposição" do novo presidente do Sporting para uma conversa sobre o assunto, mas ficou sem resposta.

"Quem tem de me contactar, até porque eu já demonstrei disponibilidade para isso, é o Dr. Frederico Varandas. Eu não vou andar a correr atrás dele a pôr-me em bicos de pés sobre este assunto"

2) Bruno Mascarenhas esclareceu que os cargos que ele e Rui Caeiro ocupam na FPF não são "cargos políticos", isto é, não foram indicados pelo Sporting mas sim eleitos em AG da Liga. Portanto, é falso dizer que o Sporting fica sem assento na AG da FPF, porque nunca o teve. Nem o Sporting nem nenhum clube. Formalmente o lugar de delegado é de representação de todos os clubes profissionais. 

Mascarenhas dá até com exemplo o caso de Diogo Matos (membro CD de Godinho Lopes) que continuou em funções como delegado mesmo depois da eleição da direcção de Bruno de Carvalho. 

3) A demissão de Bruno Mascarenhas e Rui Caeiro não faria com que o Sporting tivesse poder de escolher dois novos representantes. O que aconteceria é que entrariam para os seus lugares delegados afectos a outros clubes que foram a eleições como suplentes. Bruno Mascarenhas deu até o exemplo concreto da saída de recente de um delegado afecto ao Gil Vicente e que foi substituído por um afecto ao Tondela. 

Vamos a factos


Passo a explicar o que dizem os regulamentos federativos. A AG da FPF é composta por 55 delegados divididos por várias categorias. A saber: 

Regulamento FPF

Como podem verificar, são 20 delegados representantes de clubes profissionais e não deste ou daquele clube, até porque existem mais de 20 clubes profissionais em Portugal. Estes 20 delegados representantes dos clubes de futebol profissionais são eleitos em AG da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Foi precisamente isto que aconteceu no início de 2016 em AG da Liga. A Lista eleita em sede de AG da Liga foi depois ratificada pela FPF dentro dos princípios da regulamentação.

Por curiosidade, fiquem a saber que nessa lista foram eleitos Paulo Gonçalves e Antero Henrique. No caso do "benfiquista", apesar de já nem sequer ser funcionário do clube, continua como delegado. No caso de Antero perdeu o cargo por imposição estatutária, uma vez que só podem ser delegados residentes em Portugal, algo que deixou de acontecer com Antero Henrique quando foi contratado pelo PSG.

Para completar a informação, Bruno Mascarenhas foi eleito na posição de suplente, mas com a saída de alguns membros subiu a membro efectivo, razão pela qual o Sporting tem dois delegados.

Varandas liga a Mascarenhas


No dia seguinte (ontem), o jornal Record apresentou a resposta de Frederico Varandas a Bruno Mascarenhas.


Diz o Record que Frederico Varandas ligou a Bruno Mascarenhas "pedindo-lhe de viva voz para renunciar ao cargo na FPF, por entender que o seu afastamento é uma questão de bom senso". Portanto, estamos perante mais uma encomenda de Frederico Varandas e da comunicação do Sporting que informaram o Record do tal telefonema, tendo posteriormente o jornalista do Record confirmado a história junto de Bruno Mascarenhas como é referido na peça.

Curiosamente, esta notícia continuou a estar como conteúdo premium do site do Record.

Resumindo


Má-fé, ignorância e incompetência são os ingredientes principais deste triste filme escrito e realizado pelo Conselho Directivo e que contou também com co-produção do jornal Record. 

A Má-fé começou no momento em que a direcção do Sporting "meteu" no jornal Record uma história sem pés nem cabeça para denegrir dois antigos membros do Conselho Directivo. O Record contribuiu para essa ideia passar, ao colocar a notícia no seu site como acesso premium, não permitindo ao grande público ter mais informação sobre o caso, ficando-se por um título enganador. Na versão em papel decidiram colocar a notícia no final do jornal e fora da secção dedicada ao Sporting. Nessa notícia inicial é dito que os dois se recusaram a demitir dos cargos não permitindo ao Sporting nomear novos delegados. Algo que é mentira, como já vimos. O Sporting não pode nomear ninguém e em caso de demissão entram suplentes afectos a outros clubes. 

A ignorância fica bem patente quando se lança um assunto na imprensa sem se ter a mínima noção dos regulamentos. O Sporting não pode nomear absolutamente ninguém nesta fase. O que pode fazer é daqui a dois anos indicar em sede de AG da Liga representantes para fazerem parte de uma lista eleitoral, como aconteceu no início de 2016. Ao contrário do que o Sporting alega, estes representantes não representam o clube, mas sim a totalidade dos clubes profissionais em Portugal. Foi para isso que foram eleitos em sede de AG da Liga. 

A incompetência do jornal Record é evidente na primeira notícia quando engole sem mastigar a narrativa do conselho directivo do Sporting. Se no jornal houvesse gente séria e competente, tinham ido ver os regulamentos e feito o devido contraditório com os visados, de acordo com as práticas correntes do jornalismo. Não o fizeram.

Concluindo


Com a incompetência do Record, posso eu bem. O que não posso é com a incompetência do conselho directivo do Sporting que transformou um assunto banal em mais uma polémica que visa essencialmente atacar os antigos membros dos órgãos sociais. 

Se Frederico Varandas quisesse unir o Sporting, como tantas vezes afirmou na campanha, teria falado logo com Rui Caeiro e Bruno Mascarenhas, pedindo-lhes para continuarem nas suas funções de delegados. Nessa mesma conversa seria importante chegarem a uma plataforma de entendimento para unirem esforços na defesa dos interesses do Sporting. Era isto que eu esperava de um Presidente do Sporting. Era também isto que todos os Sportinguistas esperavam.

Infelizmente, Frederico Varandas quer unir o Sporting fazendo de tudo para correr com os únicos Sportinguistas com lugar na FPF, oferecendo esses dois lugares a outros clubes. Tudo isto num campeonato onde sabemos como se "vende" influência em votações da Liga e FPF. Desculpem-me mas isto não é defender os superiores interesses do Sporting. É apenas um acto de revanchismo puro com salpicos de má-fé, ignorância e incompetência. Tudo isto vindo do homem que na véspera disse: "Sporting vai vencer com inteligência e não com barulho".

É assim que se vai unir o Sporting?


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

29 comentários:

  1. Simplesmente de PASMAR!!! e mais não digo por enquanto!

    ResponderEliminar
  2. O Mister ataca tão bem, ainda fazia perninha ao lado do Bas Dost. Aponte lá as armas para os rivais...

    ResponderEliminar
  3. A acta da AG de 23 de Junho também foi disponibilizada ao Record para ser publicada hoje. Serviço público Cofina...
    SL

    ResponderEliminar
  4. O Bruno Mascarenhas foi o tal que disse que Paulo Gonçalves estando arguido por corrupção, não devia de estar na Liga.
    Há que pagar os favores

    ResponderEliminar
  5. Um blogger que se alimenta das críticas a tudo o que não esteja alinhado com a anterior direção - nem que para isso tenha que lançar diariamente as mais vis mentiras e suspeições - devia era lavar a boca vinte vezes antes de de acusar os outros de quererem a divisão.

    O título deste post é uma vergonha e diz muito sobre o lodo em que andámos mergulhados durante 5 anos.

    É tanta a azia que anda por aqui, que já vale tudo. Agora até se acusa com todos os dentes a direção de ter feito uma coisa só porque sim e porque isso dá jeito a uma certa narrativa.

    Um blog que grangeou algum respeito pelos profundos trabalhos de investigação (feitos por profissionais, obviamente) sempre fundados em factos está transformado numa telenovela mexicana.

    UMA VERGONHA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes bem..."(granjeou) respeito pelos profundos trabalhos de investigação " .
      Queres ver jô que o MISTER teve logo que falhar neste artigo a investigação.?!!!
      Continua como os lampiões a comer gelados com a testa que vais longe.

      Eliminar
    2. Vergonhoso é alguém criticar outro, que explica de forma clara, só porque não é alinhado com os actuais. Criticar é facil, dificil é explicar e apresentar motivos válidos a crítica que se faz e o Jô é só mais um daqueles burros que come tudo o que lhe deitam na gamela sem pensar um pouco.

      Eliminar
  6. Deixei há muito de ver os programas da SIC e TVI,cujo conteúdo é claramente agressivo contra o Sporting.Gente avençada,que debita atoardas, indignidades, calúnias, pondo permanentemente a honradez e os sentimentos de quem (em tão pouco tempo)5 anos, muito deu ao Sporting.
    A Sporting TV e o Pavilhão João Rocha são entre muitos exemplos puros de quem prometeu e cumpriu.
    O Dr Bruno de Carvalho foi indubitavelmente o melhor presidente da História do Sporting, isto independentemente de o mesmo ter um feitio muito difícil, para não dizer mau feitio, mas que respeitou e defendeu sempre o Sporting, é verdade!Que ninguém disso duvide!Os golpistas e não só correram com ele no ano em que o Sporting teve a melhor prestação desportiva de sempre e ter conseguido de forma absolutamente sensacional o melhor contrato da história do futebol português.Já o tenho dito, se o que aconteceu ao Dr Bruno de Carvalho fosse no Porto, Marta Soares e os seus acólitos estariam hoje
    em muitos maus lençóis bem como a CMTV a SIC e a TVI.Mister do Café aceite os meus parabéns pelo seu bom trabalho cujo tom educado, esclarecido e muito coerente permite a muitos estarem permanentemente muito bem informados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste logo tocar no doi-doi das meninas...
      Vais ter muita puta ofendida por aqui pelo que afirmas.
      SL

      Eliminar
    2. E agora vão os cadetes, os jôs e outros papalvos que tais debitar insultos e acusar de receber para falar bem da anterior direcção.

      Eliminar
    3. Dr Bruno de Carvalgo??? Quem é esse gajo??? Vocé só pode ser um bajulador desse demente.
      Doutores são os Licenciados em Medicina, Direito, Economia e qualquer CURSO SUPERIOR.
      Não é tirar um ou outro curso da treta que faz ser Doutor.
      Qualquer dia chama-se também Doutores aos Treinadores de Futebol.Também tiraram cursos.

      Eliminar
  7. Blogger Sporting até morrer disse...
    A LPM a trabalhar
    ..e mal como se percebe.

    Para lá da má fé, o que é mais evidente é mesmo a falta de profissionalismo desta gente.

    ResponderEliminar
  8. Concebo posts do género como uma tentativa de manter a indignação numa franja de sportinguistas que poderiam começar a deixar-se levar pelo ambiente mais positivo que os recentes resultados e exibições trouxeram.

    Muito honestamente, acho que esta polémica tem uma importância tão reduzida que terá passado ao lado da maioria dos sportinguistas. Ir buscá-la e tentar transformá-la num caso de grandes dimensões será sinal de que começam a faltar argumentos para manter o discurso inflamado contra a actual direcção.

    Nem quero imaginar o que se lerá aqui se hoje não ganharmos ao Aves. Se ganharmos… pausa para descanso do pessoal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só por mera curiosidade , como concebes as milhares de notícias falsas ou inflamadas, horas e horas de comentadores nas TVS , a denegrirem a anterior direcção em especial o seu presidente?

      Eliminar
    2. São assuntos distintos. Não ligo esse espectáculo mediático à direcção actual, mas ao simples facto de que o Bruno de Carvalho vende e dá audiências. Antes era o Sócrates, agora é o BdC, qualquer dia será outro qualquer. A verdade é que o homem, com a sua sede de protagonismo, colocou-se a jeito e é difícil vê-lo como vítima.

      Não vale a pena é ver, em cada acto desta direcção, uma perseguição à direcção anterior e um ataque ao que antes foi feito. A página virou e seguiu-se em frente. Houve uma destituição com números claros e houve uma eleição (essa com números menos claros, mas enfim). É seguir em frente. Eu nem votei nele e nunca acreditei que tivesse capacidades para levar o Sporting a bom porto, mas até ver está a portar-se bem. Havendo razão para criticar, cá estarei, mas com factos que valham a pena, não com teorias de conspiração.

      Eliminar
    3. Concordo em parte com o que dizes, mas nem tudo é assim tão branco ou preto. Muitos dos motivos que levaram à destituição foram arquitectados por noticias maliciosas e que colocaram muitos sportinguistas contra BdC. Muita coisa ainda estará por esclarecer no caso de Alcochete ou Chashball, por exemplo. Mas também é verdade que o BdC se colocou várias vezes a jeito à crítica.

      Eliminar
    4. Dou mais crédito aos sportinguistas do que isso. Não acho que aquela esmagadora maioria de sócios que votou na destituição do BdC tenha sido assim tão permeável à informação manipulada. Houve mais do que isso para justificar aquela decisão tão clara.

      Se os sportinguistas fossem tão influenciáveis, quem seria hoje presidente seria o Ricciardi, que foi praticamente o candidato CMTV, e que felizmente teve um resultado irrisório.

      Eliminar
    5. Só uma pessoa muito estupida é que pode achar que o ricciardi e o varandas não faziam parte da mesma candidatura.
      Quando a sad for vendida o ricciardi não terá de abandonar o país, ao contrario do tropa raso, logo ganham ambos.

      Eliminar
  9. Nunca pensei que o Sporting chegasse a isto. Actualmente não se pode criticar seja o que for, que se é logo classificado como "brunista". Até quando este clima? Não chega? Já voltámos a ser o clube simpático que dá audiências e que não passa do terceiro ou quarto lugar. Ainda será preciso descer mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também se não ganharem ao aves que é que andam lá fazer ?

      Eliminar
    2. Ganhar ao Aves - eis uma coisa de que um brunista que se preze não deve nunca falar.

      Eliminar
  10. E sobre o relativo sucesso do emprésdtimo obrigacionista, continuamos sem uma palavra?

    Estranho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já começam a aceitar que a equipa até não é má e o treinador até presta e tu queres que o Mister engula mais esse sapo? Mau, mau...

      Eliminar
  11. Mister, sempre atento às patranhas do novo sporting.
    O nosso clube pode ter morrido mas nós seguimos atentos!!!

    Um dia o Sporting irá regressar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o D. Sebastião não se perder em Alcoentre ou no Júlio de Matos, num dia de nevoeiro...

      Eliminar