terça-feira, 9 de outubro de 2018

Muita palavra e pouca acção


O dia seguinte à pesada e humilhante derrota frente ao até então lanterna vermelha do campeonato trouxe muitas movimentações que merecem alguma análise.

O regresso de Paíto pela manhã


O dia começou com uma entrevista de Paíto ao programa "Bola Branca". Nessas declarações divulgadas pela Renascença, o antigo jogador do Sporting diz que Peseiro foi "dos melhores treinadores que me treinou" e que "a direção do Sporting tem de ser inteligente. Não tem sido fácil fazer a equipa que o ‘mister’ Peseiro tem vindo a fazer, a arrumar a casa, e isso leva tempo. Há que ter paciência com o Peseiro".

Link da notícia (aqui)
Esta entrevista é obviamente uma "encomenda" a favor do José Peseiro. Resta saber se o serviço foi pedido por parte do Sporting ou de José Peseiro. Enquanto jogador, Paíto foi agenciado por Jorge Mendes, por isso é provável que o serviço tenha tido o "toque de Midas" do agente de José Peseiro. Mas mais relevante do que a própria encomenda é o facto de o melhor que terem conseguido arranjar para defender José Peseiro foi um jogador absolutamente banal. Era giro os jornalistas deste país pedissem uma opinião sobre José Peseiro aos pesos pesados do plantel treinado por Peseiro na sua primeira passagem pelo Sporting. Jogadores como Pedro Barbosa, Liedson, Polga, Ricardo, Nélson, Rui Jorge ou até mesmo o "amigo" Rochemback. Aposto que iam ter pano para mangas.

Beto ao entardecer 


Ao final da tarde de ontem a "estrutura" do Sporting reagiu de forma oficial. Pelas 18:32 a página de Facebook da Sporting TV anunciou uma entrevista de Roberto Severo no programa 19:06 (aqui). Depois das declarações de Paíto pela manhã e ao ver o anúncio da entrevista a Beto fiquei sem dúvidas sobre uma eventual demissão durante o dia de ontem.


O clássico leonino "há que levantar a cabeça" deu agora lugar a um "o campeonato é uma maratona e não uma prova de velocidade". Foi precisamente desta forma que o jornalista da SportingTV colocou a questão. Beto dissertou durante mais de 4 minutos sobre estes pontos: maratona e não corrida de velocidade, dignificar a camisola, dar a cara, união, trabalho, melhorar e grupo fantástico. 

Mais do que o que foi dito, destaco o que não foi dito. Beto nunca se referiu ao trabalho do treinador e da equipa técnica do Sporting. Durante a campanha eleitoral Frederico Varandas disse aos sócios que daria a cara nos momentos complicados e nos momentos positivos deixaria o palco livre para os artistas. Ora, das duas uma: Ou Frederico Varandas acha que uma derrota vergonhosa frente ao lanterna vermelha da Liga e o facto de o Sporting estar em 5º lugar com 1/5 do campeonato realizado não é um momento negativo, ou ou então está pouco importando com o que promete aos Sportinguistas. De uma maneira ou de outra não fica bem na fotografia. 

Desviar as atenções pela noitinha


Ao final do dia eis que surge mais uma "bomba" na CMTV, lançada por Tânia Laranjo. Segundo a senhora, na auditoria forense que está a ser feita às contas do Sporting não foram encontrados os relatórios de scouting de múltiplas facturas de diversas empresas que prestam estes serviços na época passada. Em causa estarão cerca de 700 mil euros. 

Acho particularmente relevante que esta notícia surja precisamente neste dia. Também é muito relevante que no período em causa o Sporting tenha tido o mesmo director de Scouting que tem actualmente. Falo de Manuel Fernandes. Destaco por isso o facto da senhora jornalista Tânia Laranjo não tenha questionado o líder desse departamento sobre essa matéria. Por que será? 

Sobre mais esta "encomenda" não deve ser muito difícil perceber quem foi o mandante do serviço. Das duas, uma. Ou a informação foi passada pelo Sporting ou então foi passada pela empresa que está a auditar as contas. Só estas partes estão na posse dos dados. E já agora, isto serve os interesses de quem? Do Sporting e dos seus associados não será de certeza absoluta. 

Para fechar sobre este assunto, dizer que espero que as conclusões da auditoria sejam apresentadas em sede de AG aos sócios e que sejam os sócios a decidir as medidas a tomar em caso de haver alguma irregularidade, tal como aconteceu com as auditorias feitas às gestões anteriores. E que não fiquem dúvidas, se alguém roubou o Sporting deve ser punido por isso. 

Assume, Varandas! 


Frederico Varandas foi eleito pelos sócios do Sporting para presidir ao Sporting Clube de Portugal. Não foi eleito para se esconder no gabinete e deixar matérias desta relevância entregues ao team-manager. Aliás, foi o próprio Frederico Varandas que disse que a pasta do futebol seria assumida  por si, sendo que a responsabilidade seria sua. Se assim foi prometido aos sócios, porque não assume estas matérias? Os Sportinguistas têm o direito de saber se o Presidente da SAD apoia ou não a continuidade José Peseiro à frente da equipa. 

Que assuma definitivamente a sua posição, tal como por exemplo Bruno de Carvalho assumiu no final de 2012/2013, quando contra a vontade da maioria dos Sportinguistas decidiu não renovar contrato com Jesualdo Ferreira. Os presidentes são eleitos para decidir em nome dos sócios, por mais difíceis que sejam as decisões. Ficar parado a ver o que dá é que não me parece justo para os Sportinguistas que merecem uma palavra do seu presidente.

Unir!? Unir é ganhar!!!


A ideia com que fico é que Frederico Varandas está a analisar a situação tendo em perspectiva a vertente política da decisão e não a vertente desportiva. Desportivamente parece-me evidente para todos que José Peseiro é um treinador absolutamente medíocre e que não tem espaço num clube como o Sporting. E por "José Peseiro" incluo também a restante equipa técnica, que na minha opinão tem de ser varrida do clube. 

Do ponto de vista político, Varandas deve considerar que qualquer que seja a tomada de posição o pode fragilizar no futuro. Ora, é aqui que o presidente tem de perceber que cada minuto que passa e que descura a vertente desportiva da decisão, acaba por matar a validade política da mesma. Se não resolver de forma definitiva a questão desportiva não restará política que o salve. E antes de se pensar em salvar a si, deveria pensar naqueles que são os superiores interesses do Sporting e esses não se compadecem com ter a liderar a equipa mais representativa do clube um incompetente como José Peseiro. 

Se Frederico Varandas ainda não percebeu, eu explico de forma mais clara. Só há uma formula para  cumprir com o desígnio da sua campanha - "Unir o Sporting" - A formula é ganhar e não é com José Peseiro que o faremos.


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

22 comentários:

  1. pensem no treinador e não pensem na equipa que vão longe vão...

    ResponderEliminar
  2. Mister,
    Não quer dedicar um post aos 30 Milhoes que temos de reembolsar a 26 de Novembro?
    Qual é o plano?
    1) Negociar á pressa com Atletico de Madrid e Wolver, e pagar com as migalhas que nos vão dar, nesta posição negocial altamente fragilizada?
    2) Tentar rolar a divida, fazendo nova emissão?
    3) Pagar com o dinheiro em caixa ? (existe ??)

    ResponderEliminar
  3. Será que estão à espera que o JJ saia do clube onde está?

    ResponderEliminar
  4. Mister, já deu para perceber que o consulado de Varandas se fará no silêncio dos gabinates e não ao estilo belicoso, às vezes arruaceiro, de BdC. O que quero dizer com isto é que, levantando questões de lana caprina e fazer comparações, não nos leva a lado nenhum.

    A questão do treinador é neste momento, fácil de perceber: quem é que a esta data encontramos
    livre no mercado? E a que preço?

    Numa coisa o actual Peseiro melhorou, se comparado com o Peseiro seu antecessor: a comunicação!
    Quanto a futebol... estamos conversados, bastará olhar as últimas exibições.

    ResponderEliminar
  5. Gostei particularmente a ideia de se terem lembrado do Paíto para vir defender o incompetente do peZero.
    Todos sabemos a razão de Paíto não ter tido uma grande carreira, tinha excelentes pés mas não tinha cabeça. Só mesmo um individuo destes, sem cabeça, para vir defender o indefensável.
    PeZero tem que sair já, aliás nunca sequer devia ter entrado, adiar esta decisão só irá piorar as coisas. Não nos podemos preocupar com quem virá, pois mesmo que tivesse que ser o Paulinho a substituí-lo, não conseguiria fazer pior dos que esta cambada de incompetentes está a fazer.

    ResponderEliminar
  6. isso agora a culpa é do BdC que gastou 700 mil€ em prospeção jogadores?
    todo e qualquer insucesso desportivo a culpa será do antecessor? não sei se essa estratégia cola para todos os adeptos

    já agora e quem faz uma auditoria à auditoria?

    obrigado comissão de gestão pelo sucesso da gestão e por saber que 30 milhões não serão problema
    obrigado comissão de gestão porque sei que esta época vamos superar os 18 títulos conquistados na época passada

    aí vem o rudolfo a dizer que é só avençados. faz confusão que nem todos pensem da mesma maneira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bem visto

      http://comquemsporting.blogspot.com/2018/10/o-proximo-vai-ser-o-demiral.html

      se calhar matheus tinha alguma razão?

      Eliminar
    2. CM, Essa do rudolfo, não sabes que esse anormal é do carnide?. Se tens dúvidas vai ao blog dos encornados verificar nos comentários que lá o encontras. http://geracaobenfica.blogspot.com/

      Eliminar
  7. Com todo o respeito pela própria pessoa, mas penso que Varandas é um croquete de tipo novo. Dizia que não tinha problemas em resolver a parte financeira, mas penso que os bancos não lhe ligam. O futebol está mau, incluindo a formação, as modalidades estão igualmente más. Vamos esperar que tudo isto passe, é o meu grande desejo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ó Duarte as modalidades estão más aonde? és alguma toupeira?

      Eliminar
  8. A turma dos golpistas no seu melhor!!esperemos pelo próximo episódio !

    ResponderEliminar
  9. Isto agora ao fim de cada jornada é como aquele remédio que se dá aos meninos: já passou calma não fiques triste para o ano é que vai ser.
    Eternamente a sonhar com o futuro e a desejar que o presente passe depressa (regressámos aos velhos tempos).
    Então mas contratar jogadores emprestados que para o ano vão embora é pensar no futuro?

    ResponderEliminar
  10. quem escolheu a equipa e o treinador?

    https://www.abola.pt/nnh/Noticias/Ver/753639

    ResponderEliminar
  11. Força Matheus
    Força Demiral
    Força Dala
    Força Palhinha
    Força Xico

    e força a todos aqueles a quem foi colocado um atestado de incompetência

    ResponderEliminar
  12. Isto é fantástico. A única coisa que acho muito mal é o Sporting não ter tornado público o seu protesto por ser obrigado a jogar domingo à noite. Isso sim, seria fundamental recordando até as queixas do RVitória semanas atrás...

    De resto, ao ler os comentários é caso para pensar que nos últimos anos nos fartámos de ganhar títulos com uma equipa bastante melhor do que esta. Que não levámos 3 em Guimarães, que não nos deixámos empatar em Guimarães com dois golos de vantagem, que não levámos uma tarosa do Rio Ave, que não levámos um banho de bola no Estoril, apesar do mestre da tática e de uma equipa onde só três dos actuais calçavam... que o Matheus, o Demiral, o Dala, o Palhinha, o Xico e já agora o Iuri, jogavam domingo sim, domingo não, não era?

    Já agora, vejam lá a taxa de sucesso das equipas europeias que jogam três dias depois de um jogo europeu. Isto nunca nos aconteceu, pois não?

    Estou, com isto, a defender o Peseiro? Não, ele é o responsável e vir dizer que não fomos, não fizemos o que devíamos etc., não serve. Acho que estamos a jogar muito mal. Mas já tivémos bons períodos. Gostaria que ele não renegasse tanto as suas ideias, prefiro perder jogando bem do que mal. Mas acham mesmo que temos uma equipa ao nível das outras? E mandá-lo agora embora, ok, mas só se vier alguém melhor. Quem está disponível? Quantos pontos tinha o RV de atraso após ter levado 3 secos nossos na Luz? Quem foi campeão?

    Compreendo que é preciso atacar o novo presidente (o meu voto, se tivesse podido votar -sou sócio há mais de 50 anos mas vivo a 2 000 km de distância - não teria sido nele), mas tenham um bocadinho de tento. Esperem mais uns mesitos. Lembrem-se que não chegámos aqui por acaso. E aos ressabiados que não compreendem que em democracia a maioria ganha, desejo muita coragem, força, ainda há muitas providências cautelares e acções para julgar, não há? Não percam a esperança.

    Já é tempo de começarmos a pensar Sporting, não em A ou B.

    ResponderEliminar
  13. Que grande banhoca na cidade banhada pelo Rio Arade...

    ResponderEliminar
  14. Agora só falta subir o rio e ir a Silves perder para a Taça de Portugal, para ficar completo o périplo por aquele ramal fluvial do Algarve...

    ResponderEliminar
  15. Olha o Paíto aquele que levou 2 amarelos em 5 minutos na Madeira contra o Nacional e depois de ter entrado à 10 minutos.
    O Sporting perdeu os 2 jogos com o Nacional com quem o Benfica passeou.
    Memórias do tempo.

    ResponderEliminar
  16. Já agora:
    2004/5
    Nacional -3 x sporting- 2 Madeira
    Sporting - 2 x Naciol- 4 Alvalade

    Nacional - 1 x Benfica-2 Madeira
    Benfica- 1 x Nacional o Luz

    Em 2015/16 o Sporting perdeu com o União da Madeira, despromovido.
    Na última época o Marítimo, fazendo o jogo da vida tira o Sporting da Liga dos campe-oes.

    O Que se passa nas reçações Sporting clubes da Madeira, Já agora e o Benfica : em 2015/16 os encarnados foram recebidos no Aeroporto. O jogo foi o que se viu.
    SL

    ResponderEliminar
  17. "O jornal norte-americano The New York Times (NYT) revela esta quarta-feira que o Benfica pediu à Google dados pessoais de vários criadores de blogs que publicaram e divulgaram ficheiros confidenciais presentes nos vários casos em que as águias estão envolvidas."

    O karma apanha-nos a todos. Depois disto, se fosse o Mister do Café já ia era bem a caminho da Mongólia exterior só com bilhete de ida.

    Como é que gosta de os apelidar mesmo? "Máfia" certo? Espero então que saiba lidar quando a "Máfia" lhe for bater à porta.

    ResponderEliminar
  18. Comento já depois da derrota de hoje do Andebol contra o ISMAI e tendo em conta a derrota na Supertaça de Voleibol, contra o Benfica e a derrota do Hóquei na Supertaça contra o Porto Só espero que junto com estes desaires que estamos a começar a ter nas modalidades, (e isto não envolve nenhuma critica a essas derrotas, pois em qualquer dessas modalidades Sporting, Benfica e Porto estão ao mesmo nível, pelo que tudo pode acontecer...) não venha a ladainha de ainda há muito campeonato, só ainda estamos na 7ª jornada, isto não é uma corrida de velocidade, mas sim uma maratona, vamos trabalhar cada vez mais para honrar esta camisola e ainda vamos dar muitas alegrias aos sócios e simpatizantes, porque neste momento começamos a ser novamente um clube extremamente simpático, que os rivais dirão que faz falta um SPORTING forte ao desporto português e que, em especial no futebol começa a estar no lugar classificativo que tão simpático torna o clube, junto aos nossos rivais. E permitam-me um desabafo, a roçar o "carroceiro": "- Caro Beto o seu discurso é mais do mesmo, é o que estamos habituados a gramar já lá vão 40 anos, com pequenas honrosas excepções, O DISCURSO TEM QUE SER, QUE PORRA DE MERDA À 7ª JORNADA JÁ TEMOS 8 PONTOS PERDIDOS E ISSO NÃO PODE ACONTECER, NÃO DEVE ACONTECER E OU MUDAM DE RUMO OU TERÃO QUE SE TOMAR MEDIDAS DRÁSTICAS, PONTO FINAL PARÁGRAFO..."
    Nota:
    " Uma medida drástica pode ser, por exemplo a que o presidente do Benfica Fernando Martins usou durante a sua presidência e que foi a de que os ordenados dos jogadores do Benfica era inferior a 8 equipas, mas os prémios de jogo eram muito grandes, Assim se queriam ganhar dinheiro fizessem por isso. Outra medida drástica pode ser por exemplo nos prémios de jogo se a vitória dá X a cada jogador, em caso de derrota cada jogador paga ao clube a mesma quantia...

    ResponderEliminar
  19. Se não souberes porque o peseiro dispensou 2 capitães estas muito a leste das coisas...
    Os capitães foram só alguns dos soldados de uma golpada que visava afastar o dias da Cunha e usaram a equipa de futebol para derrubar o homem. Afinal, ele estava a ficar incomodo para os "amigos" do norte que precisavam da vassalagem do sporting.
    A mim da um arrepio na espinha quando vejo adeptos do Sporting a falar bem desse grupo de capitaes ou da direção seguinte... fascinante!

    ResponderEliminar