quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Processo e-Toupeira vai a julgamento


De acordo com comunicado oficial da procuradoria-geral Distrital de Lisboa, o MP "requereu o julgamento em tribunal colectivo" relativo ao processo e-Toupeira. De seguida faço um resumo para que percebam o que está em causa.

Deduzida acusação contra quatro arguidos


No comunicado é dito que foi deduzida acusação contra quatro arguidos: "Dois funcionários judiciais (um deles observador de arbitragem), um colaborador de sociedade anónima desportiva e uma pessoa coletiva (sociedade anónima desportiva)". 

Ora, os dois funcionários judiciais são José "Toupeira" Silva, que continua preso preventivamente há meio ano e Júlio Loureiro, que acumulava o cargo judicial com o cargo de observador de arbitragem. Sobre o senhor Júlio Loureiro já escrevi um post a contar o seu percurso de vida (aqui).

Os outros dois arguidos são Paulo Gonçalves e a Benfica SAD. 

Crimes a levar a julgamento


Estes senhores estão acusados 10 tipos de crimes. A saber:

- Corrupção passiva (e na pena acessória prevista no art.º 66.º, n.º 1, als. a), b) e c), do Código Penal; - Corrupção activa; 
- Oferta ou recebimento indevido de vantagem (e na pena acessória prevista no 4.º, do mesmo diploma - regime de responsabilidade penal por comportamentos suscetíveis de afetar a verdade, a lealdade e a correção da competição e do seu resultado na atividade desportiva); 
- Favorecimento pessoal; 
- Violação do segredo de justiça; 
- Violação de segredo por funcionário; 
- Peculato; 
- Acesso indevido; 
- Violação do dever de sigilo; 
- Falsidade informática.

Os indícios


"No essencial ficou suficientemente indiciado que os arguidos com a qualidade de funcionários de justiça, pelo menos desde Março de 2017, acederam a processos-crime pendentes no DIAP de Lisboa e do Porto e em outros tribunais, transmitindo as informações relevantes ao arguido colaborador da SAD, fazendo-o de acordo com a solicitação do mesmo e em benefício da mesma sociedade.

Tais processos tinham por objeto investigações da área do futebol ou de pessoas relacionadas com este meio, ou de clubes adversários, seus administradores ou colaboradores.

Tais pesquisas foram efetuadas fraudulentamente com a utilização de credenciais de terceiros, sem o seu conhecimento ou consentimento, por forma a obterem acessos encobertos, não detetáveis. Tais informações foram obtidas ilicitamente tendo como contrapartida benefícios indevidos para os funcionários e vantagens ilícitas no interesse da respetiva SAD.

Tais condutas ocorreram designadamente, durante as épocas desportivas 2016/2017 e 2017/2018. Com estes comportamentos os arguidos puseram em risco a integridade do sistema informático da justiça, a probidade das funções públicas, os interesses da verdade e da lealdade desportiva e a integridade das investigações criminais. "

Esta passagem do comunicado é absolutamente reveladora das estrepolias que o Benfica anda a fazer no desporto em Portugal. Gostaria apenas de realçar que o MP considera que não foi só a lealdade desportiva que foi colocada em causa por estes comportamentos. A própria integridade de investigações criminais e a justiça portuguesas também foram colocadas em causa. Nesse sentido, continuo a aguardar comentários das mais altas esferas do Estado e da Justiça.

Comunicado da PGDL


Aqui fica na integra o comunicado histórico da PGDL


Nota final


Na passada segunda-feira já tinha dito que o melhor estava a chegar. Não me enganei. Dos inúmeros casos que envolvem o Benfica, o processo e-Toupeira será o primeiro a chegar à barra dos tribunais, mas não tenho grandes dúvidas que outros se seguirão. 

Ainda durante o dia de hoje colocarei mais posts sobre esta matéria.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

11 comentários:

  1. Irra! Finalmente!

    Agora quero ver comentários dos comem gelados com a testa!

    ResponderEliminar
  2. Portugal é um país de especialistas! Atão, a SAD é acusada e a essa "acusação" não recai sobre nenhum dos representantes legais?
    Esta "coisa" da "acusação" não é mais do que a forma mais ou menos higiénica de o MP se limpar da merda em que andou metido. Aguardemos pelo resultado instrução do Processo e pelo "julgamento"... Até lá, o sporting vai ter que continuar a prostituir-se para arranjar dinheiro para sobreviver e o fcp vai ter que continuar a corromper para tentar dar cabo do Benfica, como se isso lhes desse dinheiro para pagarem o que devem. E o Benfica vai continuar a ganhar!
    Com essa fantasia de o Benfica poder ser impedido de competir, o que será do desporto em Portugal sem Benfica? Quem pode dar-se ao luxo de ignorar que os Benfiquistas (em massa) possam votar na ABSTENÇÃO nas próximas legislativas?
    Já agora, com quem o sporting se comparará para se sentir... grande? Com o fcp? Desde o tempo do Roquette que o sporting mais não tem sido do que um mero instrumento que o fcp manipula a seu bel prazer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tradução directa do lampionês para português: Estamos acima da Lei e somos inimputáveis. A nos a Lei nao se aplica.

      Eliminar
    2. "o que será do desporto em Portugal sem Benfica?" Eis a dúvida "existencial" do Saraiva! E, no entanto, a resposta é óbvia: SERÁ UM DESPORTO MAIS LIMPO, MAIS VERDADEIRO, MAIS CORRECTO, MENOS CORUPTO, MENOS TRAPACEIRO!

      Eliminar
    3. "Quem pode dar-se ao luxo de ignorar que os Benfiquistas (em massa) possam votar na ABSTENÇÃO nas próximas legislativas?" Mais uma dúvida existencial do Saraiva … que só comprova que os lampiões poderão ser 6 milhões, mas dificilmente poderão ser considerados de portugueses. Já os benfiquistas, não acredito que façam depender o seu voto partidário de qualquer questão clubística, principalmente se essa questão manchar a imagem reputacional do seu clube.
      SL

      Eliminar
    4. Não estás atento ou não és Sportinguista imformado oh Saraiva.. a JORNALIXEIRADA fala é q o Sporting precisa de mais de 100 milhões de Tesouraria, esquecendo-se q comprar VMOCS não é um custo é Capital (apesar de aumentar a dívida bancária, não perde dinheiro)... e mesmo assim esquecendo-se que o Sporting tem de longe a menor dívida financeira dos 3, e esquecendo-se q nos 4 jogadores que rescindiram, entregues à FIFA, estão mais de 100 milhões a receber.

      Esta última fase dos Jogadores "entregues" à FIFA, é q faz ter enorme saudade do BdC!.. seriam mais de 100 milhões certinhos, nem que chovesse canivetes... tenho fé que Benedito ou Dias Ferreira vão até às últimas consequências (especialmente Dias Ferreira), mas não é certo, pois ameaças, chantagens, subornos e JORNALIXEIRADA, são crimes "usuais" no Sporting com bastante influência nos Presidentes... Já os outros candidatos muito incluindo o "pau mandado" Frederico Oh tas Quietinho ou Levas no Focinho Varandas, é certinho é q os 100 milhões vão para o Mendez & Friends, e o Sporting fica com umas migalhas (fazer outra AG destitutiva não vai a tempo, pois as "negociações" vão ser completamente no escuro, ao contrário de BdC, e os sócios, ou melhor a JORNALIXEIRADA PRIMEIRO, só vão saber depois de tudo concluído).

      Eliminar
    5. Estás enganado, pois a largissima maioria dos êxitos de Portugal no desporto, confunde-se muito mais com Sporting do que com benfica.. e depois deverias estar era preocupado com uma LIMPEZA PROFUNDA no Carnide, tal como eu advogo para o Sporting e para o desporto em geral.

      Eliminar
    6. "Quem pode dar-se ao luxo de ignorar que os Benfiquistas (em massa) possam votar na ABSTENÇÃO nas próximas legislativas? " As eternas ameaças de pacotilha. Era deixarem de beber Super Bock, era deixarem de ir ao BES que não dava mais dinheiro aos meninos malandros, era não votar no Presidente da CMl porque não dava massa para o Estádio, era isto e aquilo....inacreditavel !

      Eliminar
  3. Vão sonhando!!! É como a famosa "frase leonina", Pro'ano é que é!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho que os vossos dirigentes encarnados vão entretanto comprando umas bisnagas de vaselina, a menos que já não precisem.

      Eliminar
  4. https://pt.scribd.com/document/387915585/E-Toupeira-Despacho-final#from_embed Muito Interessante

    ResponderEliminar