terça-feira, 24 de julho de 2018

Ode à família


Foi ontem oficializada a venda de Cristino Piccini ao Valência por 8 milhões de euros, ficando o Sporting com 10% de uma futura venda. Mediante a sua valia e potencial de crescimento considero que o negócio poderia ter sido bastante melhor para o Sporting, mas o que faz escrever este post não é o negócio mas sim a forma como o italiano se despediu do Sporting e dos Sportinguistas.

Ode à família


Aqui fica a mensagem de despedida traduzida:

"Antes de mais gostaria de agradecer ao Sporting Clube de Portugal. Nunca me vou esquecer e nunca deixarei de apoiar este clube, apesar de tudo o que aconteceu no dia 15 de maio na Academia. 

Quando não tinha mais sentido, eu sempre tive claro na minha cabeça que queria sair pela porta grande e não podia falhar com um clube que me deu a oportunidade de crescer, que me deu a oportunidade de jogar a Liga dos Campeões, que viu minha filha nascer dando-me as melhores condições. Não poderia falhar para com 3 milhões e meio de adeptos, pelo erro de 40-50 pessoas que actuaram como autênticos criminosos, tentando matar o sentimento de todos os Sportinguistas. 

Eu não podia falhar para com as pessoas que sofreram e choraram com e por nós depois deste acontecimento. Na minha vida aprendi a ser grato e a ser agradecer por tudo o que acontece e por isso o pensamento de abandonar o clube nunca me passou pela cabeça. 

Eu, como homem e pessoa, sou eternamente grato ao Sporting Clube de Portugal  É também graças a ao Sporting que hoje concretizo o sonho de ser jogador do Valência. Algo que  me enche de orgulho, quando olho para a carreira que tenho feito no futebol e vejo todo o percurso feito, das séries C, B, A, 2A, Liga, Liga NOS, e agora chegar ao Valência, um dos maiores clubes da Espanha, a melhor liga do mundo. 

Não é fácil começar tão baixo e chegar a este ponto, é preciso muito trabalho, muitos sacrifícios e acreditar, sempre acreditar, mesmo quando ninguém acredita em ti. Não importa, se acreditas em ti chegarás onde te propões. Obrigado Valência e vou tentar dar o meu melhor na defesa deste escudo." 

Para fechar 


Quando Piccini chegou ao Sporting foi apelidado de coxo por grande parte da imprensa e por alguns Sportinguistas que se deixaram influenciar por isso. O jogador transformou as críticas em força para fazer uma época excepcional, tornando-se num titular indiscutível, com 40 jogos de leão rampante ao peito. 

Ao longo de toda a época mostrou sempre ser um profissional de excelência, sacrificando-se pela equipa em vários jogos em que jogou debilitado. Na memória ficará a triste exibição do Sporting na última jornada da Liga na Madeira, onde deu o que tinha e o que não tinha pelo clube, jogado em claras debilidades físicas perante a patética insistência de Jorge Jesus em o manter em campo.

Com apenas um ano de casa conseguiu o que outros que passaram décadas em Alvalade não conseguiram: sai do Sporting pela porta grande com o agradecimento, respeito e carinho de todos os Sportinguistas. Teria sido para ele muito fácil rescindir contrato como outros fizeram, até porque não faltaram clubes interessados no seu concurso. Não deixa de ser sintomático que enquanto Piccini estiver a jogar a Champions os seus antigos capitães estejam a jogar para não descerem de divisão. 

Obrigado, Piccini!  

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

28 comentários:

  1. É triste mas é verdade. Também não deixa de ser irónico que um "coxo" tenha saído do Bétis ,valorizado no Sporting e agora estar no Valência e um campeão Europeu, sáia do Sporting para a equipa onde o coxo estava.

    PS: Um negócio entre família também, fica agora entendido a "mágica" de Sousa Cintra que trouxe Nani a "custo zero"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de facto muito irónico...

      É isso e o facto de o Vítor Damas ter jogado no Racing Santander nos anos 70, quando toda a gente sabe que se trata de um clube espanhol e ainda por cima com um equipamento quase igual ao do Bétis.

      Sempre achei esse negócio muito estranho, mas ao fim de 40 anos está explicado.

      Fazia tudo parte de um plano maquiavélico do Sousa Cintra para prejudicar o Sporting e evitar que o grande e messiânico Bruno de Carvalho pudesse finalmente reerguer o clube das trevas.

      Eliminar
  2. Um Homem com H maiúsculo, ao invés dos traidores (de)formados na academia, que nunca passarão de nódoas na história do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nódoas memoráveis e persistentes na história do SCP são os 40 camelos do assalto a Alcochete e o seu chefe BdC Alibabá.

      Eliminar
    2. Afrikaner

      Porque é que o facto de uns serem nódoas iliba os restantes?
      Ou os Camelos que assaltaram os formados na academia são diferentes dos que assaltaram Piccini?

      Mas faz sentido... só quem acredita em histórinhas do Alibabá é que acredita que os (de)formados na Academia rescindiram por causa do ataque e não porque lhes cheirou ao tesouro...

      Eliminar
  3. Caro mister, um conhecido meu referiu que o negócio já estava alinhavado desde o final da temporada anterior e está ligado à negociação de Nani, por diversos motivos só agora pode ser concretizado e os valores em questão são sensivelmente os mesmos que já estavam acordados. nesse sentido compreende-se melhor a necessidade de BdC ter ido buscar Bruno Gaspar. de qualquer forma independentemente da forma como Piccini se despede e do profissionalismo e dedicação que demonstrou enquanto esteve no clube, na minha modesta opinião acho Ristovski superior e nunca vou entender porque JJ insistiu sempre no italiano principalmente quando estava em claro sofrimento físico.

    ResponderEliminar
  4. Para os media do Valência disse que foi um grande salto, do Sporting para o Valência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se o Angelo reparou que este post/comunicado do Pccini não foi só de despedida aos adeptos do Sporting mas também de apresentação aos do Valência. e nele já fala da progressão na sua carreira: nada de mais. É a pura verdade o Valência actual, no futebol, é melhor que o actual Sporting e está na Champions!
      Querer lançar a "mensagem subliminar" de que existe falsidade nas palavras de Piccini é, no mínimo, de uma enorme ingratidão! Nem me interessa se o senhor é sportinguista ou não, porque este comunicado de Piccini é um HINO DE RECONHECIMENTO AO MAIS IMPORTANTE DO FUTEBOL: OS ADEPTOS!!

      Eliminar
  5. jogador grato aposta de jj o teimoso... mas normalissimo temos la quem faça melhor ou igual bem vendido....

    ResponderEliminar
  6. Só falta mesmo apurar em nome e a mando de quem é que o «pelotão de choque» da JL fez o que fez em Alcochete.

    É que depois do episódio das tochas em Alvalade sobre Rui Patrício, com BdC mudo e calado sobre tal comportamento, as suspeitas são imediatas e óbvias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de se saber que o benfica esteve por trás da rescisão do Bruma, é fácil julgar que se calhar...!

      Eliminar
    2. Ficámos então a saber que na JL são infiltrados do toupeiral?!...

      E BdC, como grande compincha da JL, também deve ser agremiado do toupeiral...

      Eliminar
    3. O nome já se sabe há meses, foi o Alvaro Sobrinho.
      Toda a gente sabe disso, até porque já foi dito pelo Fernando Mendes quando foi preso.
      Agora falta apenas tratar da venda da SAD depressa para ele poder fugir para Angola ou para as Mauricias, para que nada lhe aconteca.

      Eliminar
  7. Depois são os sportinguistas que comem tudo o que a imprensa escreve.

    É demasiado óbvio que o negócio Piccini já estava a ser falado desde o final da época. Naturalmente que não tinha razão nenhuma para rescindir, apenas ser paciente e aguardar pelo desfecho do negócio. Piccini não vale 8 milhões e a anterior direcção e a actual sabem bem disso. Era um negócio bom demais para recusar.

    Um jogador profissional, mediano, com um ano de casa. Já merece honras de estado pelo comportamento exemplar que teve..
    Amanhã também teremos um artigo a elogiar o Petrovic e o Misic que não rescindiram porque respeitam imenso o clube e querem sair pela porta grande...

    Continuo na minha: a tua diferença para as Cofinas e companhia é apenas o lado para que olham. Ambos só falam e dizem o que convém para o lado que vos dá mais jeito.

    Piccini, o italiano com 1 ano de casa sai com honras de estado porque quis sair pela porta grande do Clube. Gelados com a testa? Não, obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que Piccini caso rescindisse ninguém pegava nele, pois não vale o risco de uma possível indemnização ao SCP.

      Mas os brunecos agarram-se a todas as ilusões para não perceber que a causa real das rescisões foi... BdC.

      Eliminar
    2. As figuras que fizeram Patrício, Gelson, Rafael Leão é que foram "grandiosas" e "exemplares". Piccini, um jogador profissional mediano e com clubes interessados? É de pasmar...

      Eliminar
    3. Afrikaner:
      Sim porque o Ruben Ribeiro vale mesmo o risco.
      Mas as justas causas não são óbvias, qual é o risco?



      Eliminar
    4. Gente burra é outro nível...

      Eliminar
    5. Mentalizem-se do óbvio: os jogadores actuais são só e somente PROFISSIONAIS. Com tudo o que isso acarreta, como, por exemplo, na hora do seu interesse próprio colocarem sentimentalismos e outros parâmetros em posição secundária.

      E isso é assim no SCP (para jogadores que rescindiram ou não), no SLB, no FCP, no Real Madrid ou no Barcelona...

      Ainda há é crentes que acreditam que no futebol actual existe o Pai Natal.

      Eliminar
    6. Caro A Martins

      Para criticar o Rui Patricio, Gelson ou Rafael Leão, não é necessário elevar Piccini à categoria de exemplo de lealdade ao Clube. É só apenas patético.

      Eliminar
  8. BF, Dost e Picini tiveram mais consideração pelo clube do que alguns formados na academia. É um facto e que dá que pensar e merece reflexão para aqueles que defendem um plantel 100% formação.
    Tribunal FIFA decidirá se a causa de rescisão foi ou não justa.
    Uma coisa é certa os regressos de jogadores dão argumentos ao SCP para defesa dos seus interesses.

    ResponderEliminar
  9. curioso:

    https://observador.pt/2018/07/22/caso-maddie-tvi-condenada-a-pagar-20-mil-euros-a-robert-murat/

    ResponderEliminar

  10. Piccini sempre demonstrou grande profissionalismo e entrega ao Clube. Não há nada a apontar-lhe. Nada!

    Ainda me lembro do famoso jogo na Madeira, em que nitidamente limitado a nível físico, continuou a dar o que podia e não podia, com a absurda apatia e negligência do JJ.

    Não teve um ambiente fácil. Pelo contrário, teve de conquistar a pulso a confiança dos adeptos e da crítica.

    Foi muito nobre na saída e demonstrou o que é ser um Homem. Grande exemplo para esses miseráveis que nos abandoraram de forma vil!

    Sendo ou não sinceras, as declarações de Piccini fazem-me acreditar um pouco mais no futebol paixão. Dão-me um pouco mais de alento para quando chegar o momento, voltar ao estádio e apoiar a minha equipa sem reservas nem ressentimentos. Sei que vai ser difícil mas tem que ser, pelos que pensam como Piccini, que ainda devem ser alguns.

    Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  11. Bonito! Enquanto sócio agrada-me este reconhecimento sentido (sim, acho que é sentido). E só esteve 2 épocas no Clube. Como Homem é, seguramente, melhor formado que os que rescindiram e foram formados na nossa Academia. Um bom exemplo para ser usado na nossa Academia junto dos mais novos.

    ResponderEliminar
  12. Ora não é que neste mundo com tanta gente de índole mais que duvidosa, aparece um SENHOR com o S maior que se possa arranjar? Que tenha a melhor sorte do mundo e que a sua atitude e exemplo seja dado continuamente aos jovens da nossa formação, onde este ano, principalmente nas equipas de Juvenis e Juniores, vi demasiada sobranceria e convencimento, para o meu gosto...

    ResponderEliminar
  13. Offtopic: https://www.google.com/amp/s/www.ojogo.pt/internacional/noticias/interior/amp/chile-adeptos-do-colo-colo-invadem-treinos-e-houve-agressoes-e-tiros-9632811.html

    ResponderEliminar
  14. Ainda há Homens no futebol. Desejo-lhe os melhores êxitos.

    ResponderEliminar
  15. Tenho ideia que os 10% são apenas sobre a mais-valia, e não sobre uma venda futura.
    Mas posso estar enganado.
    Caso contrario seria o novo sporting a deter 10% do passe e não foi isso o noticiado.

    ResponderEliminar