sexta-feira, 20 de julho de 2018

As 55 modalidades do Sporting por Frederico Varandas


Na passada quarta-feira realizou-se a primeira convenção "SportingTalks", organizada por Miguel Poiares Maduro. Fui tentando acompanhar a transmissão online ao longo do dia e confesso que me invadiu um enorme sentimento de vergonha por pertencer ao mesmo clube de algumas das pessoas presentes nos trabalhos. Nos próximos dias darei alguns exemplos disso mesmo. 

Para já quero-me cingir à parte dedicada ao ecletismo. Um momento em que o Sporting foi enxovalhado publicamente por grande parte das figuras presentes, através de críticas, acusações e insinuações muito graves. Ver um dos pilares do clube ser tratado desta forma foi como se me estivessem a espetar facas no coração. Existem uma série de declarações que mais tarde analisarei, mas para já quero destacar aquilo que foi dito por um dos candidatos à Presidência do Sporting. O Dr. Varandas.

Começo por um "pormaior".

Entrada em grande. "Mas pronto..."



É um pequeno pormenor de alguém que nem sequer sabia que "isto também era de manhã". E aqui compreendo perfeitamente o Dr. Varandas. Eu também preferia explicar o "programa à mesa".

Fica apenas esta pequena "curiosidade" sobre a forma como o Dr.Varandas não consegue gerir a sua agenda. Vamos ao que interessa.

"Desafio qualquer sócio a enumerar as 55 modalidades" 



No início do vídeo é possível ver Margarida Caldeira da Silva, membro da comissão de honra de Frederico Varandas a questionar as 55 modalidades do Sporting. Recordo que estamos a falar da mesma senhora que andou no Facebook a arranjar voluntários para "controlar a legalidade das votações" na AG de destituição do CD no passado dia 23. Voluntários esses que teriam de enviar a sua "candidatura" para o Dr. João Teives e não para a MAG. João Teives, que foi o mentor da queixa disciplinar que está a ser analisada pelo Conselho Fiscal e Disciplinar relativamente a Bruno de Carvalho, Carlos Vieira e restantes membros do CD. Curiosamente, João Teives faz agora parte das listas de Frederico Varandas. Coincidências. Mais informação sobre esse episódio (aqui).

Diz a senhora que o Sporting não tem 55 modalidades porque "Modalidades é qualquer coisa que tem um plano na formação. Tem bambis, iniciados, tudo até seniores. O resto são atletas que por acaso vestem a camisola do Sporting. Isso não são modalidades."

Ficamos então a saber que perante esta lógica os bravos leões do Voleibol que nos deram o título nacional - vinte e quatro anos depois da última conquista - não são uma modalidade do Sporting. São apenas "atletas que por acaso vestem a camisola do Sporting". Isto porque não existem escalões de formação no clube. 

Como se não bastasse alguém dizer isto de forma séria, Frederico Varandas, candidato à presidência do Sporting, tem a lata de dizer que concorda com Margarida Caldeira da Silva e ainda lança um repto a qualquer sócio para enumerar as 55 modalidades.

Pois bem, repto aceite Dr. Varandas. Vamos lá ver enumerar as 55 modalidades do Sporting ao pormenor.


Podia apenas fazer uma lista, mas parece-me melhor falar um pouco sobre as 55 modalidades.

1 a 5 - Futebol e modalidades do Pavilhão João Rocha

Frederico Varandas trabalhou de perto com a equipa de futebol, por isso deve reconhecer que a mesma existe. Relativamente às quatro modalidades que jogam no Pavilhão João Rocha e que se sagraram campeãs nacionais em 17/18, também deve saber que as mesmas existem, apesar de nunca lá pôr os pés. 

6 a 13 - Modalidades de combate

Das 8 modalidades de combate, três não são modalidades de competição: Aikido, Capoeira e Krav Maga. De qualquer forma, deixo fotos das 3 modalidades.

Aikido, Krav Maga e Capoeira do Sporting
Das restantes deixo algumas notas dos últimos títulos conquistados e os nomes de algumas figuras grandes do ecletismo leonino.

Boxe: Campeões Nacional de Juniores por equipas (2017)
Judo: Tricampeões nacionais, 3º lugar na Liga dos campeões de 2014 e 3º lugar na Golden League 2015 em masculinos. Recordar que temos nas nossas fileiras Joana Ramos, medalha de bronze nos Europeus de 2017. 
Kickboxing: Secção liderada pelo nosso campeoníssimo Fernando Fernandes. O palmarés é tão vasto que vou apenas dizer que Ricardo Fernandes foi campeão europeu em 2015, Bruno Susano foi campeão Mundial em 2016 e André Santos foi campeão mundial em 2017.
Karaté de competição: Campeões nacionais seniores em 2015 e Campeonato Nacional Juniores Femininos em 2018. 
Taekwondo: Modalidade que regressou em 2014/2015 na formação e na época passada em seniores.

Existe ainda uma outra modalidade dentro dos desportos de combate, o Karaté Shotokan que julgo que tem competição regional, mas não consegui confirmar. De qualquer forma não inclui na listagem.

14 e 15 - Ginástica

TeamGym: Campeões nacional em juniores e seniores masculinos em 2018, entre muitos outros títulos.
Trampolins: Secção da nossa campeoníssima Sílvia Saiote. Campeões nacionais em 2018 em diversas categorias. Seria fastidioso colocar todos os títulos nacionais conseguidos só este ano. 

16 a 30 - Modalidades Paralímpicas

Goalball: Campeões Europeus de clubes em 2018, tricampeões nacionais e inúmeras taças. 
Andebol em cadeira de rodas: Não tenho o palmarés, mas sei que fomos vice-campeões nacionais em 16/17 e que a última conquista foi há coisa de um mês com a vitória na Taça de Portugal. 
Atletismo: Diversos campeões nacionais e claro destaque para os seguintes atletas: Luís Gonçalves, vice campeão mundial dos 400m e bronze nos 200m; Carolina Duarte, bronze nos mundiais em 400m e 4º lugar nos 100m; Erica Gomes, vice-campeã mundial em salto em comprimento. 
Natação: Em 16/17 foram conquistados 16 títulos nacionais em piscina longa e 45 em piscina curta. Não tenho dados desta época.
Basquetebol em cadeira de rodas: Campeões do torneio de abertura da FPB em 16/17. Não tenho dados desta época.
Equitação Adaptada: 6 campeões nacionais de Special Olympics em 16/17
Paracanoagem: Campeões nacionais por equipas 16/17
Ténis de Mesa: Medalha de prata nos Trissimo Games (atletas com Síndrome de Down)
Tiro com arco: Nas nossas fileiras contamos "só" com a nº1 do Ranking Mundial, a brasileira Jane Göger.
Tiro com bala: Das 55 modalidades referidas, esta é a única modalidade que não consegui encontrar resultados recentes.
Paraciclismo: Luís Costa, medalha de bronze no mundial de paraciclismo
Futsal: Equipa formada no início do ano (aqui)
Boccia: Não há títulos a registar. Fiquem com uma reportagem da secção (aqui)
Futebol e Showdown: Modalidades introduzidas em Maio (aqui)

De salientar que temos quatro medalhas nos jogos paralimpicos. Em 2016 foram conquistadas 3 medalhas no Rio de Janeiro ( uma de ouro e duas de bronze).

Como nota pessoal, dizer que é um enorme orgulho ter no nosso clube uma secção paralimpica. A inclusão social e desportiva proporcionada pelo Sporting deve orgulhar todos os Sportinguistas. Uma palavra de apreço para o enorme trabalho de Luís Gestas, o homem responsável por tudo isto. 

31 a 55 - Outras

Atletismo: Só este ano foram conquistados 3 títulos europeus, no melhor ano de sempre da nossa história. 
Basquetebol: Projecto em escalões de formação para atingir os seniores.
Canoagem: Basta dizer que temos nas nossas fileiras o campeonissímo Emanuel Silva, medalha de prata nos jogos olímpicos e campeão mundial e europeu. 
Ciclismo: Está ai a chegar a Volta a Portugal. É só sair à rua e ver a verde e branca ao vento. 
Futebol de Praia: Equipa liderada pelo melhor jogador do Mundo: Madjer. Campeões nacionais em 16/17 e vice-campeões em 17/18. 
Golfe: Campeões nacionais de clubes sem campo em 2017
Natação: Heptacampeões nacionais seniores masculinos 
Paintball: Campeões Nacionais 2017
Pesca Desportiva: Campeão Regional de clubes em 2015
Polo Aquático: Tricampeão regional
Pool: Dobradinha em 17/18 (campeonato+Taça de Portugal)
Remo: Diversos títulos nacionais numa modalidade onde se destaca o campeoníssimo Pedro Fraga, campeão Europeu em 2013.
Rugby: Campeões nacionais seniores Sevens femininos em 2017/2018
Ténis de Mesa: Nas últimas 3 épocas venceram todas as competições nacionais: 3 campeonatos, 3 taças e 3 Supertaças. Presença histórica esta época nas meias-finais da Taça dos clubes campeões europeus. 
Tiro à bala: Pentacampeões nacionais liderados pelo campeoníssimo João Costa. 
Tiro com arco: Diversos campeonatos nacionais no último ano.
Triatlo: Campeões nacionais equipas femininas em 2017. Secção que conta com a campeoníssima Katarica Larsson.
Xadrez: O último título nacional conquistado nos seniores foi em 2015.
Ténis: Gastão Elias assinou em 2016 pelo Sporting e venceu um ATP Challenger Tour em 2017.
Voleibol de Praia: Estreia há cerca de um mês e o Sporting venceu as duas primeiras etapas do campeonato nacional com a dupla Kibinho/Roberto Reis. Tudo bem encaminhado para o título nacional.
Padel: Em 2016 vencemos o campeonato nacional em pares femininos e em 2017 vencemos o campeonato nacional de clubes e o campeonato nacional de pares mistos. 
E-Sports: Conquista da Taça de Portugal no Jamor. Salientar que os esports são organizados pela Federação Portuguesa de Futebol. 

Final da Taça de Portugal de esports

Hipismo (Dressage): Campeões nacionais em 2015 e 2016
Automobilismo: Secção dividida entre karting (Diogo Costa Pinto) e rali (Rafael Cardeira)
Bilhar: Último título conquistado foi a Supertaça de 2018


Para fechar


Não percebo que que intuito se colocam em causa as modalidades do Sporting. O que sei é que é inqualificável o que foi dito nesta sessão, nomeadamente por alguém que quer ser presidente do Sporting. Onde é que Frederico Varandas pretendia chegar com o desafio de enumerar as 55 modalidades do Sporting? É uma pergunta que no final desta série de posts sobre esta convenção deverá estar esclarecida definitivamente.  

Este é só um dos capítulos que publicarei sobre a sessão realizada sobre o ecletismo do Sporting.

 Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

61 comentários:

  1. O intuito é preparar as mentes para o clube exclusivamente de futebol. Esse era o projecto Roquette como foi publicamente assumido por Filipe Soares Franco quando era presidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exclusivamente não digo... a menos que queiram vender o Pavilhão João Rocha para o transformar numa espécie de centro comercial... os terrenos devem valer uma boa máquina..

      Croquetismo, incompetência, falta de visão, estupidez gratuita... eis a questão. pinto

      Tudo o que não for para os "bacalhaus à braz" da vida comentarem, não tem relevância nenhuma para esta gente... não põem os pés no pavilhão, nem vêem a SPORTINGTV, logo não sabem q tiveram mais de 100 títulos está época (femininos e masculinos desde infantis até seniores, quer por equipas como individuais... e ainda falta atletismo e futebol de praia)... de longe a época mais gloriosa de 112 anos de história... enquanto o futebol só ganhou uma taça da liga...

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Mister, um post que em muito ajudará Varandas. Sabe-se lá quantas modalidades já existentes ele estaria a pensar "criar".

    PS: devia ter posto o Padel a negrito para chamar mais à atenção

    ResponderEliminar
  4. Cambada de injustos , entao o Sô Dotor ate ker apostar em novos desportos como o Pedal ou o Padel ou lá o que é.
    Nem sei bem q raio de desporto é q é (agora inventam tudo). "Mas pronto..."

    ResponderEliminar
  5. Uma reunião de sportinguistas da treta para atacar aquilo que mais nos enche de orgulho, o ecletismo e o amor à camisola.

    ResponderEliminar
  6. Mister, como blog afecto ao Sporting considero que devia primar por uma maior isenção nas suas análises. Nos últimos meses tem sido tudo menos isento e agora, que identificou o mais provável candidato a suceder ao anterior Conselho Directivo (até ver, claro, porque a corrida ainda agora começou), tem dado mais amostras da sua isenção, ou falta dela. Obviamente tem direito ás suas opiniões, mas penso que as mesmas não deviam toldar-lhe o pensamento constantemente.

    De toda a intervenção do Varandas só refere o que lhe interessa. É ou não verdade que o Sporting tem várias modalidades em que a única contribuição do clube é uma tshirt do Sporting e quiçá a inscrição nos torneios? Já que sabe tão bem as 55 modalidades e o seu palmarés recente, também deve saber isto. Não deve ser do interesse do Sporting e dos seus sócios, pelo menos falo por mim, celebrar títulos que são única e exclusivamente fruto do trabalho individual dos atletas, sem que haja uma estrutura de apoio (não tem que ser profissional, naturalmente, nem todas as modalidades têm a mesma representatividade) que promova a sua evolução e sucesso. É ou não verdade que sem ser a parte desportiva (obviamente importante) a restante parte das estruturas das principais modalidades são amadoras? Claro que nós queremos é ganhar, mas se não houver uma profissionalização de tudo o que envolve a modalidade (parte comercial, jurídica, comunicacional, financeira, etc) o sucesso desportivo pode ficar comprometido. Não é só dizer que queremos ser tão grandes como os maiores da Europa e achar que comprar um leque de jogadores de qualidade resolve o assunto. O Varandas fala ainda de outros tópicos interessantes como a falta de merchandising afecto às modalidades ou a discrepância que existe com o futebol em termos de processo de finalização da contratação dos atletas.

    Agora eu pergunto: Foi assim tão má a intervenção do Varandas? Eu acho que foi muito positiva. Levantou questões interessantes e, principalmente, importantes que eu espero que o próximo Conselho Directivo tente resolver, seja por ele presidido ou não. Porque o que interessa são os interesses superiores do Sporting Clube de Portugal (como muitos gostam de dizer, mas não agem em conformidade).

    Para quem puder e quiser, é ainda possível assistir a todos os painéis de discussão das Sporting Talks (https://sportingtalks2018.blogspot.com/). Goste-se ou não de todos os presentes, é necessário que haja pluralidade porque estimula a criatividade, e foram debatidas muitas ideias que certamente poderão trazer o Sporting mais perto de um caminho de sucesso.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe que lhe diga, vi os quatro vídeos deste Sporting Talks que foram disponibilizados, ouvi coisas muito acertadas que seria bom ver implementadas, outras que não concordei. Posso destacar pela negativa a intervenção de Rogério Alves que me pareceu que falou, não como sportinguista, mas como advogado de um dos principais acionistas, e não nos podemos esquecer que é o presidente da MAG do Varandas (melhor só se fossse mesmo o Álvaro Sobrinho em pessoa).
      Agora em relação a Frederico Varandas acho que o Mister não precisa de fazer nenhum esforço para o desacreditar e pôr a nu a sua imensa incompetência para o cargo que se propõe ocupar, ele sozinho dá muito bem conta do recado. Nunca pensei dizer isto, mas Madeira Rodrigues, pessoa por quem eu não nutro nenhuma simpatia, nem mesmo com o Ranieri no lugae do Peseiro, mostrou estar muito mais preparado do que o Dr. Varandas.

      Eliminar
    2. Paulo, obviamente que numa discussão (total) de mais de 6 horas nem todas as coisas que são ditas são acertadas, mas bastava haver uma (e como o Paulo reconhece existiram várias) para já valer a pena que o evento tenha sido realizado. E acrescento que o evento era aberto para qualquer pessoa que se quisesse inscrever, portanto as críticas que vejo em outros comentários não fazem qualquer sentido.

      Relativamente a Frederico Varandas e a sua competência ou falta dela, não foi isso que eu quis discutir. Até porque acho cedo fazermos juízos sobre qualquer candidatura sem que possamos conhecer mais e melhor. O que eu disse foi que o Mister reduziu a intervenção do Varandas ao que lhe convinha, quando o que ele disse foi muito mais amplo e até bastante relevante e acertado, como comprovei no meu comentário. Se isto não é um esforço para desacreditar alguém, então é o quê? Incompetência? Todos sabemos que o Mestre não é incompetente, porque já o mostrou, mas ultimamente tem sido pouco isento.

      Relativamente à intervenção de Rogério Alves, discordo da sua interpretação. Supondo que se refere à parte dos investidores e não do contexto histórico das SAD, o próprio Carlos Vieira, penso que na entrevista à SIC Notícias ou na apresentação da candidatura, teve um discurso semelhante. Podemos concordar ou discordar da visão, mas não é preciso estar sempre a questionar os motivos e a querer colar as pessoas a este ou aquele interesse.

      SL

      Eliminar
  7. A questão de enumerar as 55 modalidades do Sporting prende-se com o facto de que mesmo quem escreveu este post, ter que recorrer a algum suporte para criar um quadro bonito com todas enumeradas. Porque ninguém neste clube viu a equipa de Pesca Desportiva ou o Paintball. Essas modalidades nada acresecentam ao Universo Sporting a não ser matéria para o senhor presidente dizer que aumentou as modalidades do clube em X. Sou completamente a favor das modalidades, acho mesmo que é um dos pilares do Sporting Clube de Portugal, agora não é só ter modalidades, é ter projecto desportivo em cada uma das modalidades, e isso secalhar não existe em umas quantas que aqui estão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O argumento que aduz só prova a demagogia do "desafio" lançado por Frederico Varandas. Se pedir a qualquer estudante universitário americano para enunciar de rajada os 51 Estados dos EUA, 99% não será capaz. Até porque a um "terço do caminho" já não saberá quais os que enunciou. A questão é REALMENTE saber o que quis Frederico Varanda "atingir" com esse demagógico "desafio".

      Saudações leoninas

      Eliminar
  8. Este Blog é para esclarecer e apoiar o sporting ou para atacar todos os adversários do BC á presidencia?
    Nao me admirava nada que este blog seja o esconderijo do Nuno Saraiva!
    Sejam isentos falem de todos da mesma forma e informem os sportinguistas de todos os projectos das diferentes listas.
    PS: Força modalidades, nao se esquecam dos 4 milhoes do Ricardinho.RIP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja a Sporting TV que é de uma isenção total.

      Eliminar
    2. Este miserável que critica este Blog nem merece resposta!Pois este blog é um dos poucos que conheço que fundamenta as sua críticas em factos, cujas evidências são confrontadas e colocadas a nú.

      Eliminar
  9. Sentado no meu sofá, sinto uma sensação de impotência e frustração de não poder contribuir para a defesa do meu clube. Algo parecido, (mas evidentemente numa outra escala é claro) como tivessem invadido a minha casa, prenderem-me com cordas fortes a uma cadeira e molestarem a minha mulher e filhos. Desde que sou sócio que sempre constatei que havia uma quinta coluna no interior do clube, nunca pensei que fosse tão grande e poderosa.

    ResponderEliminar
  10. Realmente acho ridículo desvalorizarem modalidades onde não há a mesma infra-estrutura e escalões de formação como no futebol mas seria impossível tê-lo assim da noite para o dia.

    Assim, prefiro sempre ter qualquer coisa do que não ter nada. Porque é que não se há de promover o sportinguismo e a marca Sporting?

    Quem sabe no futuro haverão condições para expandir cada modalidade. Se quiserem chamem-lhe outra coisa (mas se calhar seria injusto) mas criticar a sua existência é simplesmente má-fé e um antibrunismo demagógico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1
      Eu acho que a questão é esta mesmo.
      O facto de o clube estar "ligado" a quase tudo o que mexe em desporto e competição, só posiciona o nome Sporting como clube de topo/elite que obviamente traz benefícios à marca.

      Eliminar
    2. Certo, caro Dude. A atestar o que diz está o facto de o Sporting passar a estar referenciado como padrão de promoção do Desporto para Todos e da Inclusão Social, por ser o Clube no Mundo com mais Modalidades paralímpicas e de Desporto Adaptado.
      Já agora, aproveito para salientar que algumas das Modalidades que funcionam como amadoras e por carolice sportinguista dos seus praticantes e seccionistas são Modalidades Olímpicas, e até já deram Medalhados do Clube (o Tiro, por exemplo); em contrapartida, uma Modalidade de grande expressão e altamente profissionalizada em Portugal, como é o Hóquei em Patins, não é Modalidade Olímpica e tem menos praticantes a nível Mundial que o Tiro ou até o emergente Padel.
      Face a isto que critérios pode alguém usar para dizer que uma Modalidade é mais Modalidade que qualquer outra.
      Finalmente, chamo a atenção para os "novos paradigmas do desporto moderno": antes era enaltecido o amadorismo das Modalidades e o Olimpismo retirava medalhas a extraordinários atletas como Jim Thorpe (o único índio nativo, a ser medalhado olímpico) por ter recebido um patrocínio absolutamente simbólico e após a competição; hoje lemos e ouvimos como sendo natural e correcto acabar com Modalidades que não se "profissionalizam" e vivem da paixão e carolice de verdadeiros AMADORES (que amam).
      SL

      Eliminar
  11. Este post é um vergonha e mostra bem que este blog representa o mais baixo populismo em que o Sporting esteve mergulhado nos últimos anos.

    O que o Frederico Varandas disse (e, atenção, que eu não conheço esse senhor de lado nenhum) foi que não se pode colar um autocolante do Sporting num carro e dizer que o Sporting tem mais uma modalidade.

    Foi esse também, obviamente, o discurso da tal Margarida Caldeira da Silva (de quem nunca tinha ouvi falar até ler este post).

    Sendo que nada disto retira o mérito ou os títulos às modalidades em que o Sporting está envolvido.

    Achar que isto é ofensivo ou que os sportinguistas não podem discutir isto é demagogia barata.

    Embora tenha as minhas suspeitas, não faço ideia do que está por trás deste blog, nem quem patrocina todos estes trabalhos de investigação, mas isto é uma vergonha.

    Este blog não tem nada de sportinguista. Isto é um blog de facção.

    Para que fique claro, estou-me nas tintas para o Varandas, em quem nem sequer votarei.

    SL



    ResponderEliminar
    Respostas


    1. Mas deu-se ao trabalho de abrir os vídeos e ligar o som pelo mesmo antes de fazer juízos de valor???
      "A tal margarida" disse de forma estruturada e prolongada que modalidade é apenas o que tem escalão de formação, disse-o taxativamente. Está obviamente a excluir o Voleibol.

      Demagogia? Continuam a tentar amansar-nos para terem carta branca na destruição do ecletismo do Sporting e os Sportinguistas acham melhor atacar o mensageiro, neste caso o Mister do Café.

      TUDO, repito TUDO que o MdC diz neste post à imagem do que faz habitualmente, é baseado em factos, vídeos, documentos.
      Não são simples opiniões.
      Se o Jô ou outros quaisquer não concordam, tem o mesmo suporte para os contestar e contra-argumentar.

      O problema é que quando contra factos não há argumentos passa-se para o insulto com "não tem nada de Sportinguista" ou "é de facção".
      Curiosamente…. os mesmos argumentos que o tal Estado Lampiânico usou e tem usado quando o MdC usou factos, argumentos e suporte documental para as suas suspeitas.

      Haja algo que vos une. Orgulhem-se disso.



      Eliminar
    2. Eu vi os vídeos e o que vi foi reproduções escolhidas a dedo com o claro intuito de denegrir as pessoas.

      O primeiro vídeo diz tudo e acrescenta zero ao debate.

      Onde vocês vêem facto e argumentos, eu vejo demagogia e mais demagogia.

      As modalidades são um activo importante do clube e, como é evidente, podem e devem ser discutidas.

      Todos os sócios e candidatos têm legitmidade para o fazer e para apresentarem os projectos que bem entenderem.

      Eu não estou de acordo com tuodo o que essa senhora disse, mas entendo que uma modalidade, para ser uma verdadeira modalidade do Sporting, deve ser um projecto do clube e deve ser dirigida pelo clube.

      Para mim, oferecer uma camisola do Sporting a um miudo que vai participar num torneio de playstation ou colocar um autocolante num carro, não integra propriamente o conceito de modalidade.

      Integra, isso sim, o conceito de demagocia e populismo, que nos últimos anos tem sido acolhido de forma submissa pelos sportinguistas (onde me incluo), que não têm feito mais nada a a não ser comer gelados com a testa e sorrir.

      A colar autocolantes é fácil ter 55 ou 100 modalidades.

      Mas é isto que interessa ao clube? Foi para isto que o Sporting foi fundado?

      Eu admito que me digam que não e que digam que o marketing é importante, que isto e aquilo, mas não admito que não se permita a discussão sobre o assunto, muito menos da forma baixa promovida por este blog.

      Eliminar
    3. João (e Jõ):
      O que eu acho mais extraordinário é verificar a existência de sportinguista que até 23 de Junho (e bem) tinham por padrão EXIGÊNCIA MÁXIMA e TOLERÂNCIA ZERO mas que, após 23 de Junho parece que mudaram o lema para TOLERÂNCIA MÁXIMA e EXIGÊNCIA ZERO.
      Como entoava a lírica de Camões: "Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades".
      Saudações leoninas

      Eliminar
    4. Fala-se em demagogia e em populismo, mas esquecemo-nos do que é necessário para um clube ser grande, para ser falado e para crescer enquanto marca... Falando, por exemplo da "modalidade" E-Games, têm noção que a grande parte dessa comunidade não vê futebol, andebol, ou qualquer outro tipo de modalidade que não os vídeojogos, certo?!

      Têm noção que esse é um nicho de mercado / público-alvo que dificilmente se consegue atingir, certo?

      Pois, agora se pensarem com a cabeça, e sem ter presente qualquer nome (seja ele BdC, JMS, FV...), vejam se não foi uma excelente estratégia, "atacar" esse nicho que de outra maneira continuaria à margem e sem ser explorada!!

      Quem fala nos "gamers" (v-loggers, youtubers, etc), também fala em modalidades menos mediáticas (mas com muitos praticantes, como é o caso da Natação), mas que também têm um determinado público-alvo, muitas das vezes sem serem seguidores do futebol... Nesse sentido, se não formos nós a explorar e a nos adaptarmos a essa pluralidade da sociedade, vamo-nos cingir a um nicho de mercado completamente saturado e dominado por 3 entidades (Sporting, Porto e Benfica), limitando-nos na margem de expansão.

      Já nestes campos, a margem é maior, devido à própria marginalização que os nossos rivais fazem a estas (com a ideia limitada e castradora de que o que importa é o futebol), podendo dessa maneira cativar quem, de outra forma, não seria cativado.

      Se o Sporting quer ser grande, tem que ser aglotinador, e só consegue isso, se mais pessoas se revirem no que (e onde) estamos representados (com ou sem autocolantes, porque o que hoje é um autocolante, amanhã pode ser muito mais).

      Saudações Leoninas

      Eliminar
    5. Álvaro Dias Antunes, não sei o que é que queres dizer com isso nem o que isso tem a ver com a discussão.

      Eu apoiei o Bruno, mas nunca deixei de pensar pela minha cabeça.

      Aliás uma das coisas que fez distanciar do Bruno foi precisamente essa coisa maniqueísta, do mundo a preto e branco, em que a tolerância ou é zero ou é máxima, em que a exigência ou é zero ou é máxima, em que, quem não está com o Bruno, está contra ele, etc.

      O discurso dá jeito ao clima de barricada e guerrilha, mas é só estúpido.

      O meu nível de exigência e ambição não muda.



      Eliminar


    6. Eu não estou a discutir as 55 modalidades. Tenho uma opinião própria assim como para todos os assuntos que envolvem o Sporting.
      O que eu estou aqui a falar é do insulto ao trabalho deste Blog.

      Enquanto noutros Blogs, ou meios de comunicação, a maioria se limita a expor pontos de vista ou a levantar suspeitas com "fontes anónimas", este Blog refere as fontes em que se baseia. Tu podes não concordar, mas podes ir ver a fonte e dar o teu ponto de vista.

      Neste post, por exemplo, o MdC deu o seu ponto de vista, colocou as partes dos vídeos em que baseou o seu ponto de vista e indicou a fonte.
      O que tu fizeste, foi não gostar da opinião e partir para o insulto que é precisamente o que acusas os outros de fazer.

      E essa é a maior crítica que faço ao teu comentário.

      De qualquer forma não concordo com o teu ponto de vista sobre as modalidades.
      Eu se fosse campeão do mundo de jogar ao berlinde e o Sporting quisesse fazer uma parceria comigo colando o tal autocolante, seria um orgulho enorme para mim.

      Para os outros milhões de Sportinguistas poderia não significar nada mas para os praticantes, por vezes, é a diferença entre continuar a praticar o desporto em causa ou abandonar o mesmo.

      O Sporting é a maior potência desportiva nacional mas não é pelos títulos que ganha mas pela forma como promove o desporto de norte a sul.
      Não se confunda isso com "meter um autocolante" para ter mais um titulo.
      Existem modalidades que permitem ter um acompanhamento e investimento maior mas há outras que pouco mais que dar o nome é possível.

      Tu tens opinião contrária mas não te vou chamar Croquete por causa disso assim como tu não devias insultar quem tem pontos de vista semelhantes à anterior direção só porque tu deixaste de ter.
      Desde que me dêem justificações e fontes para chegar a conclusões só come com "demagogias" quem quiser porque é-lhes dada toda a matéria para pensarem pela própria cabeça como eu sempre fiz.

      Eliminar
  12. Varandas é o pateta que foi escolhido para ser a fachada de um projecto cheio de "notaveis". Primeiro ainda tentaram o Benedito que, pelos vistos, os mandou dar uma volta.

    ResponderEliminar
  13. Mister ou YN quero lá saber... Nuno Cabral ? Adão Mendes ? continua no registo BdC... já chega é passado
    Vamos lá a falar dos padres, apontar as baterias aos outros e não a Sportinguistas.
    Vamos dar tema de conversa aos paneleiros... O BdC abafa tudo melhor aliado dos esquemas de corrupção do Vieira

    ResponderEliminar
  14. Ridiculos todos os que se queixam da falta de isenção deste blog. E o que se tem passado em todas a TVs a toda a hora nos ultimos meses, para não falar anos. É isenção? Será que tb se insurgiram? Hipocrisia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja, criticam-se as TVs mas faz-se o mesmo? A isso é que eu chamaria hipocrisia.

      Relativamente a este caso concreto, não há problema em passar uma imagem errada do discurso do Varandas porque as TVs também não são isentas. Tem razão, que ridículo.

      Eliminar
  15. 'Como nota pessoal, dizer que é um enorme orgulho ter no nosso clube uma secção paralimpica. A inclusão social e desportiva proporcionada pelo Sporting deve orgulhar todos os Sportinguistas. Uma palavra de apreço para o enorme trabalho de Luís Gestas, o homem responsável por tudo isto.'

    Subscrevo totalmente...

    ResponderEliminar
  16. Como é que é? Criar uma modalidade que já existe? E no qual somos campeões?
    ai ai

    Como é que é? Então se um clube for campeão - por exemplo no futebol - e não utilizar um único jogador da formação não é modalidade?
    ai ai

    Conta-me histórias conta...

    Fui ver ao dicionário a definição de modalidade (modal + idade)
    substantivo feminino
    [Desporto] Actividade desportiva praticada segundo regras definidas.

    ---

    Dost regressa, só falta saber se Batta também.

    ResponderEliminar
  17. Mister será que ainda não se apercebeu que perde o seu tempo para elucidar certas coisas e tem gente que não chega lá, para muitos o Sporting devia chamar se Sporting futebol clube e mais nada, e eu que dai muitos anos como atleta do Sporting clube de Portugal e alguns títulos individuais e coletivos dame nojo ter certa gente no scp.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nasci num seio familiar de cerca de 50 pessoas (pai, mãe, cada um tinha 7 irmãs/irmãos mais as/os respectivos conjuges e os filhos destes, meus primos... ah e os avós/avôs)... tudo portista ou benfiquista (irra que me custa escrever esta palavra), e eu apaixonei-me pelo Sporting Clube de Portugal... porquê?? Pois isto foi no final da era JR, portanto não foi por sermos campeões em futebol... foi mesmo o escletismo... tinha já visto, antes de tomar a decisão de ser sportinguista, o Mamede e o Lopes a dominarem a Europa em meetings e corta-mato, o mesmo Lopes ser o PRIMEIRO MEDALHA DE OURO OLÍMPICA PORTUGUÊS, já tinha visto o Sporting no Tour e a vencer uma etapa, enorme Paulo Ferreira creio, aquele que dizem ser o melhor hoquista de todos os tempos treinava a equipa do Sporting, e eu que adoro esta modalidade fiquei tão mas tão feliz com o campeonato deste ano...

      O ecletismo é para mim o verdadeiro ADN do clube, pois para se ser tão grande como os maiores da Europa, estando inserido num nicho de mercado tão pequeno e com um concorrente como vizinho que anseia e ambiciona esse mesmo patamar de grandeza europeia, o Sporting deve explorar todas as formas que permitam a expansão e projecção da marca Sporting... sempre sem perder a dignidade nem cair no ridículo.

      Eliminar
    2. Junto o meu contributo ao de Helder Tavares, no qual concordo 100%, e digo que fui Campeão Nacional de Trampolins varias vezes pelo nosso SCP.
      Outros tempos, mas que nada mudaram a sangria desta gente que só quer é aproveitar-se do Grande Sporting Clube de Portugal

      Eliminar
  18. Varandas não tem o dom da oratória mas verdade seja dita conhece bem a realidade do clube tirando algumas gaffes, mas na verdade não me cativa muito, não vejo qualquer problema de ter Rogério Alves na sua lista, tal como acho natural que acabe por cativar Ricciardi e Sobrinho, pois estes certamente quererão estar junto da candidatura que acham mais forte. mas quero dizer o seguinte, João Benedito é para mim até agora o mais forte candidato isto apesar de não ter a cobertura mediática que Varandas teve até agora. É o mais forte até agora pelas seguintes razões: É um dos heróis desportivos leoninos, foi um enorme capitão do clube, no seu percurso acompanhou sempre o Sporting em quase todas as modalidades e sempre que podia e nunca terá o seu sportinguismo questionado pois todos nós sabemos que é um dos nossos. no seu manifesto/programa refere inequivocamente que pretender manter a SAD no clube aprofundando inclusive essa mesma relação e tem uma ideia definida de que o modelo de gestão do clube e da SAD tem de ter o sucesso desportivo como base de todas as politicas e opções tomadas pela direcção. tem um ideia clara e um programa focado nas pessoas e na exigência de todos os elementos ligados ao universo Sporting assentada não só em valores mas como também na evolução técnica e acompanhamento cientifico desportivo das modalidades e futebol. Vejo nele a juventude suficiente para ter o dinamismo e a força necessária para estar 24 horas ao dispor do clube ao mesmo tempo que dispõe de uma experiência desportiva e um capital humano ímpar para a posição que pretende ocupar. Poderá ser um bocadinho verde inicialmente para lidar com a podridão do futebol português mas apreenderá rapidamente pois tenho a certeza que com ele Sporting estará sempre em primeiro lugar.

    ResponderEliminar
  19. Depois do desvario BdC qualquer «bicho-careto» que aparecer como candidato até parece sóbrio, sério, e ponderado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fakeira continuas a ser o maior fdp por aqui.Verme nojento.

      Eliminar
  20. Sobre as 55 modalidades e a posição de Varandas ela é corporizada por uma percentagem de adeptos para quem acima de tudo o Sporting é um clube de futebol com vários apêndices. Posição legítima, mas que não traduz a opinião de muito do universo do nosso clube, que considera o futebol a modalidade mais importante do clube, mas que consideram o ecletismo um valor identitário do clube. O que eu sub entendo com estas tomadas de posição é que na época seguinte a esta muitas destas modalidades correrão o risco de fechar ou de ter cortes drásticos. Uma das coisas que mais prurido me dá é a forma como o Dr Varandas não é questionado relativamente a vários assuntos aos quais ele como médico e responsável pela equipa médica durante 7 anos deveria responder: 1 - Se teve alguma responsabilidade na criação do Projeto Sporting Olympics de acompanhamento médico aos atletas no ciclo Olímpico do Rio de Janeiro e nos próximos de Tokyo. Quando foi apresentada o novo corpo clínico do Sporting, consequência da sua demissão, vários dos seus elementos (foi publicitado) fazia parte desse elenco. Até hoje não teve uma palavra sobre a sua dispensa por Sousa Cintra. Porquê? 2 - Quanto ao seu desempenho médico, como foi possivel ter permitido que jogássemos com 10 durante tanto tempo na Madeira com Piccini lesionado? (não terá também contribuído para termos perdido o 2º lugar e a perda de milhões com a não entrada na Liga dos Campeões). 3 - Que medidas tomou partido do pressuposto que não foi o Dr para saber que partilhou nas redes sociais a foto do presidente na maca num espaço de sua responsabilidade? Apurou quem foi o responsável? 4 - Relativamente ao futebol, está preocupado com o excessivo dinheiro investido nas modalidades e não está com os desperdícios de casos como Douglas cujas férias em Portugal davam para pagar o orçamento de várias modalidades anuais. 5 - O que se passou este ano com a equipa B foi vergonhoso. Pela primeira vez uma equipa de futebol do clube desceu de divisão. Muito por responsabilidade da direção da SAD, pois a qualidade de muitos jogadores era sofrível, mas também da formação. Acho muito questionável a forma como são geridos os últimos anos da formação do clube. Há jogadores que estão na Academia desde meninos e que não têm qualidade nos seniores para jogarem sequer numa 2ª Liga. Porque se fazem contratos profissionais com esses jogadores? Quem avalia esses jogadores? Que prejuízos anuais são resultado dessas avaliações? Que responsabilização existe para quem toma essa decisão? Estamos a falar de muito dinheiro que nunca foi contabilizado.

    ResponderEliminar
  21. Já foram bons. Agora é que são maus. É mais um,depois de tantos e tantos... Toma umas Rennies que isso passa.

    ResponderEliminar
  22. Sobre as modalidades e o pavilhão. Seria interessante saber qual o retorno para o futebol das modalidades. Todos falam dos custos, mas ninguém fez o inverso que foi saber, qual o contributo das modalidades para o aumento das receitas de bilheteira motivados pelo aumento de assistência aos jogos da equipa de futebol. Era importante por exemplo, saber quantos dos que apoiaram a operação pavilhão se tornaram sócios ou retornaram a sócios e quantos desses compram game box. Qual foi o aumento do número de sócios nos dois últimos anos em que o futebol foi paupérrimo e não ganhámos bola, porque vencemos a Taça da Liga frente ao Vitória de Setúbal nas grandes penalidades. Quanto cresceu ao nível do merchandising nos últimos dois anos e quanto facturou a mais a loja verdade desde que passou para o pavilhão. Qual o aumento do número de visitante em período homólogo no museu.

    ResponderEliminar
  23. Segundo alguém que esteve no talks, também temos campismo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a Margarida que disse isso, mas desconheço se assim é. Sei que o Benfica tem campismo. Isso até esta na página do clube na internet.

      Eliminar
  24. Eu pergunto-me para que quer o SCP 55 modalidades... Porque não 87 ou 345?...

    Enfim, haja areia para lançar aos pacóvios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então foi para ir buscar matéria prima que foi para AfriKa

      Eliminar
  25. Mais um que regressa:

    https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/741169

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e na calha o regresso de Rafael L que aqui há uns tempos:

      https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/rafael-leao-fiel-ao-sporting.html

      Eliminar
  26. O que nos estão a fazer, é anestesiar-nos aos poucos para depois nos extraírem as modalidades. É confrangedor ver o clube sujeito a estes vampiros. À medida que os dias passam, a minha revolta vai crescendo.

    ResponderEliminar
  27. Para quando a chegada das modalidades da SUBIDA AO PAU DE SEBO, ou mesmo do emblemático JOGO DA MOEDINHA, ou até o nostálgico JOGO DA CARICA...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já no jogo da mala, o seu clube é o maior. Mas cuidado a PJ anda por aí.

      Eliminar
  28. Ó homem, deixe-se de ser assim tão faccioso. O que o Varandins quis dizer é que nenhum sportinguista conhece todas as 55 modalidades do Sporting, vibra com elas e as acarinha como se de o futebol se tratasse. Isto sem recorrer à preciosa ajuda da net como fez aqui o Clister do Café.
    É curioso que no tempo das calinadas brunistas os tópicos aqui eram sobre...o Benfica.
    Das duas uma, ou disfarça muito mal ou este post foi feito sem muito açúcar no sangue por falta de vouchers para a refeição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sr. na qualidade de vermelhusco, também é associado do Sporting Clube de Portugal? O melhor é frequentar o "Mercado do Benfica" e deliciar-se com as noticias.

      Eliminar
    2. Caro A.Martins, não sou associado do SCP nem quero ser mas opino. Oh pino e de que maneira!

      Eliminar
    3. Uns seus colegas,Rudolfo ganhavam 300 euros por mês, outros 400 euros. Qual é a sua tabela ?

      Eliminar
    4. A minha tabela é $ervir o Benfica e alertar-vos para aspectos do vosso clube que vocês não conseguem ver mas que estão mesmo à frente dos olhos.

      Eliminar
    5. Um verdadeiro benemerito. Não me esquecerei de vos levar laranjas aquando das visitas.

      Eliminar
    6. Peço desculpa de não estar de acordo consigo. Você não "Serve " o Benfica. Instituição que tem homens honestos, mas que não têm coragem ainda para declararem que o rei vai nu. Você representa tão somente o lado obscuro, e utiliza os métodos que de há alguns anos a esta parte se introduziram no clube. Aliás o que se pode esperar de um clube que tem um presidente que já foi sócio de todos os rivais. Você personaliza essa forma de estar. Mais do que critica, nutro por si um sentimento de pena.

      Eliminar
  29. Mister ....Estes senhores não tem plano nenhum para o sporting e por isso atacam o que de bom foi feito no nosso clube nos últimos anos . Ao de Varandas que de uma forma desrespeitosa disse que os atletas das modalidades não eram profissionais ...perguntava onde é que ele estava quando a equipa de futebol ganhou uma taça que não valia nada este ano numa altura crítica do campeonato e na SIC passava o regresso dos jogadores profissionais a beber cerveja dentro do autocarro no regresso a Lisboa ....e esse o profissionalismo que ele faça ....foi por isso que ele chegou tarde por ser muito profissional ....

    ResponderEliminar
  30. Não sejas mentiroso, ganhaste uma m#$## a taça de portugal de e-sports. És mesmo aldrabão e quero ver a tua coragem a colocares este post e admitires que estás errado.

    ResponderEliminar
  31. Mister, they are back!!
    O ar de satisfação desta gentalha que se auto intitula de "notáveis do clube", é algo de profundamente ofensivo para todos os sócios e adeptos do nosso grande Sporting. O grandioso Sporting é reflexo dos milhões que o alimentam com o seu esforço, dedicação, devoção e amor.
    Cinco anos "livres" desta gente a ver o clube a crescer, cada vez mais unido e forte, e agora assistir a estes vampiros sentados em torno de uma mesa a minar todo esse trabalho é revoltante! O Dias Ferreira, sentado ao lado do seu novo mestre, merece o cognome do Senhor das faca longas. Todos os mandatos é isto, apoia o presidente, mas assim que cheira o sangue na água, puxa do punhal e cá vai do mesmo... Candidata-se para atrair os votos dos velhos que não confiam, e com razão, no parvinho do Varandas, para no final ceder a candidatura ao próximo senhor que um dia, também ele sentirá a faca nas costas.
    O BdC deixou-se enlouquecer por esta gente e já não tem condições para ser presidente do clube, mas tem razão! Estas pessoas não fazem falta nenhuma ao Sporting. É evidente que o seu status como pseudo donos do clube é o que realmente os motiva, e se fizerem uns cobres em negociatas pelo caminho, tanto melhor.
    Quanto ao objetivo desta conversa sobre as modalidades, é evidente! Investir dinheiro da SAD nas modalidades!! Mas os investidores que querem comprar a maioria da SAD só estão interessados no futebol e na naquela que é uma das mais reconhecidas incubadoras da modalidade!
    Sustentar 55 modalidades, ou até mais, para alimentar o orgulho de sócios e adeptos!? Como diria o outro, o que passou se?! O que interessa são os dividendos...
    Infelizmente, o José de Alvalade deve estar a dar voltas no túmulo.
    Sporting Primeiro.

    ResponderEliminar
  32. Preocupa-me este deslumbramento pelo Varandas.
    Já demonstrou que não tem conhecimento a fundo do clube - compreendo a dificuldade para estar a 100% por dentro dos assuntos do clube, mas há erros e erros. Não sabe, não fala, simples.

    Até agora apenas vejo nomes mais ou menos conhecidos - uns por bem, outros por mal, e um "transporte" do seu nome como sendo o mais credível - qual a razão??

    Sem falar de que a força motriz resume-se muito ao "fazer o que se fez de bem no mandato onde estive", em que inclusive assumiu que aí se esteve bem.

    Que Bruno de Carvalho não tem capacidade para ser presidente estamos de acordo mas estar a meter lá outro apenas porque aparece muitas vezes na CS vai um longo caminho para um trabalho eficaz.
    E não me venham falar de dar oportunidades que para isso ficava lá o da Holdimo!

    ResponderEliminar